__MAIN_TEXT__

Page 54

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

Entrevista

O

Fabio Montoro

engenheiro eletrônico Fabio Montoro, autor do livro Telecomunicações em edifícios, diz que a construção civil está no início de uma revolução, que vai transformar a forma em que as edificações são planejadas e erguidas. Envolvido com a comemoração do aniversário de 15 anos de sua empresa, o engenheiro respondeu algumas perguntas sobre o assunto. Que revolução é essa? Desde a época das cavernas a construção civil vem incorporando aspectos tecnológicos relacionados à “mecânica”. Apenas recentemente, no início do século 20, quando a energia elétrica começou a ser distribuída nas cidades, um novo aspecto passou a ser considerado nos projetos das edificações: a “rede elétrica”. Agora é a vez da “rede eletrônica”, digamos assim, que está por trás dos cinemas em casa (home theater), da distribuição de áudio e vídeo, dos controles de acesso de pessoas e veículos, da Internet e da automação de dispositivos elétricos. A partir de algum momento no século passado, uma edificação sem projeto da rede elétrica passou a ser inconcebível e, logo em seguida, esse projeto passou a ser legalmente obrigatório. Em breve será inaceitável que uma edificação seja erguida sem o projeto da “rede eletrônica”, que incorpora recursos de comunicação interna e automação. Mas isso já não está acontecendo há algum tempo com as redes telefônicas e as redes lógicas internas? Sim, toda revolução começa com levantes isolados. De fato, tudo começou com rede telefônica interna simples, depois vieram as antenas e os cabos para 54

distribuir sinal de TV, depois a rede lógica, alguns focos de distribuição de áudio foram surgindo e veio também a insurreição da automação. A insatisfação popular de não receber um bom sinal de telefonia celular em alguma edificação pode provocar explosões de insatisfação, dependendo da concentração de nomofóbicos. Agora chegou a hora de se fazer uma aliança entre esses movimentos isolados. Essa é a revolução. Um projeto integrado de tudo isso. Seu último livro trata dessa revolução comportamental? Não, o livro aborda apenas o aspecto técnico dessa revolução e é direcionado aos profissionais de arquitetura e engenharia envolvidos com projetos de edificações. O livro apresenta uma nova metodologia de projeto a qual denominei One shot design, ou projeto em um único tiro.

Fabio Montoro é diretor de Tecnologia da Rhox Networking, mestre em Engenharia Elétrica pela UnB e autor do livro Telecomunicações em edifícios no projeto de arquitetura, pela Editora Pini, São Paulo.

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VI  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VI  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement