Page 20

CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES

LEI 8.213/91 ASSEGURA COTAS PARA DEFICIENTES

A

legislação brasileira estabelece cotas para preenchimento de postos de trabalho com portadores de deficiência (Lei 8.213 de julho de 1991). Segundo a mesma legislação as deficiências podem ser: física, auditiva, visual e mental em diferentes graus de intensidade de possibilidade laboral. A Lei se aplica a empresas com mais de cem funcionários. Sendo que o total de vagas destinado a deficientes vai de 2% até 5% (para aquelas com mais de mil empregados). Na área dos condomínios os contratos de deficientes são esporádicos, pois raramente chegam até mais de cem colaboradores. Um cadeirante, por exemplo, não tem muitas restrições para atuar como recepcionista ou porteiro, desde que tenha acesso às dependências e espaços dos prédios. O tema inclusão de deficientes tem sido pauta nas discussões de vários setores da sociedade.

Érico de Souza - Diretor da Asc Service

A ASC Service, empresa da área de limpeza e conservação, administração e segurança patrimonial, conta com o número de deficientes físicos de acordo com a Lei 8.213/91. O diretor-executivo da empresa Érico de Souza salienta que não é tão fácil conseguir os funcionários. No caso da ASC só foi possível graças a um relacionamento com uma associação de deficientes. A empresa patrocina atletas paraolímpicos participantes de olimpíadas, em vários estados do País que, além de atletas, são funcionários da empresa. 20

RCS: Em relação aos condomínios, existem dificuldades na inserção desses funcionários? Sim, temos muitas dificuldades em encontrar profissionais para atender a legislação. Muitas vezes quando encontramos, dependendo da deficiência, não podem trabalhar em áreas como portaria ou limpeza, devido a algumas características exigidas para a função. RCS: Há diferentes graus da mesma deficiência. Como a empresa lida com isso? Sim, este grau de deficiência é comprovado através de laudo pericial feito por médico especializado. Através desse laudo a nossa empresa avalia e seleciona, treina e acompanha o candidato para o posto de trabalho. RCS: Os funcionários deficientes físicos atendem às exigências do trabalho? Temos vários casos de sucesso de funcionários quando integrados ao trabalho em condomínios obtêm um ótimo resultado, superando as suas limitações, são pontuais, valorizam o trabalho e são elogiados pelos moradores. Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VI  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO VI  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais no Distrito Federal e Entorno.

Advertisement