__MAIN_TEXT__

Page 44

Condomínio & Soluções

ABC DA CASA Continuação...

E

ESPIGÃO: encontro saliente, em desnível, de duas águas do telhado. ESTACA: peça de madeira, concreto ou ferro, que se crava no terreno como base da construção. Pode ser também o tipo de fundação. ESTRIBO: peça de ferro destinada a sustentar um elemento de construção em relação a outro. Ex: na armação de ferro de um pilar. ESTUQUE: argamassa muito fina usada para revestimento de paredes e forros. É composto de gesso, areia e água.

F

FIBRA ÓPTICA: é um filamento fino e flexível, plástico, condutor somente de luz, iluminando suas extremidades. FOLHA: superfície plana e móvel da esquadria. FORRO FALSO: forro que se coloca após a construção da laje e independente dela. FUNDAÇÃO: base abaixo do solo onde se apoia uma construção. Mesmo que alicerce.

G

GÁRGULA: parte saliente das calhas dos telhados destinada a excluir as águas da chuva. Podem ser ornamentais com figuras animalescas, humanas etc. GUARDA-CORPO: parapeito. Estrutura vertical de pouca altura (aproximadamente um metro) para proteção, com corrimão ou travessa na parte superior. GUILHOTINA: tipo de abertura de uma esquadria. Janela onde as folhas se movem verticalmente. 44

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

H

HABITE-SE: documento fornecido pela Prefeitura onde se reconhece a condição de habitabilidade de uma edificação.

I

IRC: sigla de Índice de Reprodução de Cor. O IRC identifica em porcentagem quando a lâmpada emite luz próxima da natural. Quanto maior seu IRC, melhor é a reprodução da cor de um objeto iluminado por ela.

J

JIRAU: estrado ou laje de piso colocado à meiaaltura. JUNTA: espaço entre elementos. Ex: junta de grama colocada entre as placas de piso.

L LADRILHO HIDRÁULICO: peças de cerâmica usadas para revestimento de pisos e paredes. É chamado de hidráulico pois no momento da aplicação, este fica imerso em água por algumas horas. Ex: azulejo. LAJE GRELHA: elemento estrutural onde as vigas se cruzam, com a finalidade de vencer grandes vãos. Utilizada em vãos de formato quadrado. LAJE NERVURADA: elemento estrutural onde as vigas são colocadas numa única direção com a finalidade de vencer grandes vãos. Utilizada em vãos de formato retangular, com as vigas dispostas transversalmente ao vão maior. LAMBRI: revestimento de parede interna, feito à meia altura ou parede inteira, de finalidade Ano V | Edição XIV

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO XIV  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais. Brasília-DF, Distrito Federal.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO XIV  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais. Brasília-DF, Distrito Federal.

Advertisement