__MAIN_TEXT__

Page 42

Condomínio & Soluções

Por Juliane Berber

A N O N O V O

42

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

O ano se encerrou com muitas questões em aberto acerca da gestão de resíduos sólidos. Apesar de muitas ações terem sido válidas, pouco se inovou e quase nada mudou. Os problemas seguem os mesmos, porque para que a mudança aconteça devem ser pensadas novas maneiras de se organizar, novos significados e, em especial, uma nova abordagem voltada para o ser humano, que é o maior gerador de resíduos em qualquer lugar que esteja e atividade que exerça. Neste balanço anual outro equívoco crônico, muito se espera do governo local. Ou melhor, quase todas as mazelas são atribuídas ao governo! Esta visão não pacifica a questão e direciona nossa responsabilidade para fora de nós. Existem aspectos legais a serem imbuídos e disponibilizados pelo governo para uma gestão de resíduos integrada, mas em uma estrutura de déficits e resultados fragilizados, esperar agilidade e velocidade de resposta é esperar resultados negativos. Identificar padrões negativos e, portanto, oportunidades de mudanças em nossos locais de moradia e trabalho é uma grande fórmula que pode dar certo para agregar valor ao nosso espaço. Implementar ações em prol do coletivo, mesmo que aparentemente em pequena quantidade, além de gerar o corte de custos estruturais, gera interação/motivação, essa sinergia é um grande instrumento estratégico de mudança e acontece sempre em pequena escala, ou seja localmente, e é eficiente. Um condomínio que trabalha fortemente dentro de uma visão integrada, realizando a gestão interna dos seus resíduos gerados como algo que irá impactar diretamente na saúde pública, deverá investir muito? Não. A mudança de hábito é o maior investimento e vem como resultado da sinergia mencionada. A motivação vem do entendimento dos resultados alcançados. Mas como nesta área de saneamento (água, esgoto, saneamento e resíduos sólidos) os resultados nem sempre aparecem e normalmente são vistos a longo prazo, baixos investimentos são realizados.

Ano V | Edição XIV

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO XIV  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais. Brasília-DF, Distrito Federal.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO XIV  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais. Brasília-DF, Distrito Federal.

Advertisement