__MAIN_TEXT__

Page 38

Condomínio & Soluções

Métodos de Por Felipe Quintiere Maia e Marcelo Quintiere

O tratamento adequado dos resíduos sólidos representa um considerável desafio para os gestores públicos em razão dos volumes crescentes e da composição com a presença de elementos nocivos (metais pesados, lubrificantes, produtos químicos, agrotóxicos etc). A maior parte de nossos municípios adotou a solução equivocada de encaminhar os resíduos gerados aos chamados lixões e os resultados extremamente danosos começam a surgir. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e editada em 2010, a disposição final de lixo nos municípios brasileiros é dividida da seguinte forma: • 50,8 % em lixões;

38

Revista on-line : www.condominioesolucoes.com.br

• 22,5 % em aterros controlados; • 27,7 % em aterros sanitários. A “solução dos lixões” independe do tamanho do município ou de sua capacidade financeira, sendo possível observar lixões antigos em operação ou já desativados em praticamente todos os nossos municípios. A prevalência dos lixões demonstra que grande porcentagem do lixo gerado diariamente não recebe o tratamento adequado, representando inconsistências e fragilidades da gestão pública dos resíduos sólidos no Brasil. Além disso, a presença de lixões significa maiores riscos para a saúde humana e comprometimento da biodiversidade, além de maior probabilidade de degradação da qualidade do ar, solo e água.

Ano V | Edição XIV

Profile for Revista Condomínio & Soluções - Brasília-DF

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO XIV  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais. Brasília-DF, Distrito Federal.

REVISTA CONDOMÍNIO & SOLUÇÕES - EDIÇÃO XIV  

Revista voltada para o mundo condominial, síndicos, prefeitos de quadras, administradores prediais. Brasília-DF, Distrito Federal.

Advertisement