{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

ANO I - EDIÇÃO IV

ARQUITETURA COMERCIAL YES COSMETICS

ARQ. GURUPRASAD PANDIT DA ÍNDIA FALA SOBRE RECICLAGEM DE PLÁSTICOS

CASA

E A VENCEDORA DO CONCURSO CONCEITOS É... GALPÃO RECICLÁVEL EM ARQUITETURA E AÇO SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CONHEÇA AS ECO LAJES 4ª Edição 2016

R$ 9,90


desenvolviMento de proJetos coMerciais e residenciais estruturas MetÁlicas incorporação iMoBiliÁria e construçÕes

Tel: (35) 4141-2576 contato@rjconstrutora.com.br Rua Piauí, 725 - Sala 22 Poços de Caldas - MG www.rjconstrutora.com.br


SINTA A BRISA COMO SE ESTIVESSE NA NATUREZA arcondicionado@rjarcondicionado.com.br

dimensionAmentos VendAs instAlAções m Anutenções

(35) 3721-8464 / 3721-9501 Rua Piauí, 729 - Centro Poços de Caldas - MG (19) 3056-2765 / 3623-1006 R. Prudente de Moraes, 457 São João da Boa Vista - SP www.rjarcondicionado.com.br


Desde 1990 oferecendo a melhor opção em vidros de segurança (laminados e temperados) e especiais (com isolamento térmico e acústico), além de esquadrias de alumínio e estrutura em PVC. Boxes Portas e janelas Coberturas de vidro

Tampos com lapidações diversas Guarda-corpo Kit sacada

REPRESENTANTE

Espelhos com bisotê e iluminação de LED

O reflexo dos seus sonhos está em cada ambiente da sua casa

Venha nos conhecer e agende um orçamento sem compromisso

Rua Coronel Virgilio Silva, 1.674 | Bem Bastos Tel. (35) 3713 1205 | Pocos de Caldas | Minas Gerais w w w.vidracariapocosdecaldas.com.br


SUMÁRIO

CARTA DO EDITOR

06 r eciclAGem de plásticos 11 r esultAdo concurso conceitos 12 Yes cosmetics 18 eco lAJes

22 23 24

cAixAs d’áGuA plásticAs proJetAndo pArA o seu pet A rquiteturA e Aço

NOSSO ESCRITÓRIO ViViAnn trielli

rodriGo pereirA

tHAmiris scHWetHer

nAtHAliA de GodoY

l ArissA m enossi

cristinA corrÊA

JAcqueline cArdoso

lucAs K enJi

GustAVo sousA

m AriAnA BArBosA

cAroline pereZ

ruA Assis fiGueiredo 1661 - centro - poços de cAldAs (35) 3722-5060 / 3722-2500

PARTICIPANTES AG m AteriAis elÉtricos (35) 3712-8920 contato.ageletricos@gmail.com A rGAmAssAs leme (19) 3555-3552 / 3554-5782 ismael@argamassasleme.com l AJes mundiAl - (35) 3731-4083

romAnZZA - (35) 3715-3832 www.romanzza.com.br sercAr inox - (35) 3712-3562 comercial.sercar@gmail.com VidrAçAriA A rco Íris - (35) 3713-1631 vendas1@vidracariaarcoiris.com

lino imÓVeis - (35) 3716-2700 www.linoimoveis.com.br

VidrAçAriA poços de cAldAs (35) 3713-1205 www.vidracariapocosdecaldas.com.br

rJ Ar condicionAdo (35) 3721-8464 / 3721-9501

Vip m AteriAis elÉtricos (35) 3174-7001 vip.materiaiseletricos@hotmail.com

arcondicionado@rjarcondicionado.com.br

EDITOR Arq. Rodrigo Pereira rodrigo@conceitos.arq.br

C

om muito entusiasmo apresentamos a obra da franquia YES Cosmetics. Um projeto comercial que visa valorizar tanto a marca quanto a exposição dos produtos, além da circulação e o bem estar dos funcionários e clientes. Em outra matéria damos dicas de como projetar o lar do seu pet e o arquiteto Indiano Guruprasand escreve a respeito de plásticos. Além de tudo isso, nesta edição apresentamos a ganhadora do 1º Concurso Conceitos. Não foi facíl escolher entre tantos projetos de qualidade, mas ao final chegamos a uma decisão e a vencedora já está em nosso escritório cursando um estágio! Agradeço o apoio de todos e aproveitem nossas matérias.


RECICL AGEM DE PL ÁSTICOS

Arquiteto

Guruprasad Pandit

Entenda os diferentes tipos de plásticos para reciclá-los

Arquiteto formado na Universidade Tecnológica de Visvesvaraya, no estado de Karnataka, na Índia, e mestre em Design Sustentável pela Universidade da Filadélfia, trabalhou em empresas de engenharia e arquitetura e atuou como consultor de Design Sustentável. Atualmente, faz parte da LEAD Consultancy, empresa de consultoria em construção verde.

6

O

s plásticos são tipicamente polímeros orgânicos que consistem de elevada massa molecular. Em 1862, Alexander Parkes desenvolveu o primeiro plástico sintético em Londres. O material foi então chamado de Parkesine, que era um material orgânico derivado da celulose. Ele demonstrou que uma vez que o material é aquecido pode ser moldado e mantém a sua forma quando resfriado. No entanto, com o passar dos anos, o uso de plásticos tornou-se comum e indústrias do mais alto grau fazem uso do plástico em toda fabricação.

Os plásticos utilizados devem ser reciclados de maneira adequada - para se ter idéia, os plásticos descartados atualmente, levam aproximadamente 5.000 anos ou mais para se degradar. No entanto, para uma melhor compreensão sobre os plásticos que você usa, segue uma LISTA DE PLÁSTICOS para ajudar a identificar a categoria de cada plástico e facilitar a reciclagem. Além disso, se você adotar a maneira correta de descarte, você estará definitivamente ajudando o meio ambiente.


1. PET OU PETE (TEREFTALATO DE POLIETILENO) O plástico PET é o mais comum no uso de bebidas engarrafadas porque é barato, leve e fácil de reciclar. Porém, as taxas de reciclagem são relativamente baixas (em torno de 20%) embora o material tenha alta demanda por fabricantes. Reciclado em: vestuário, sacolas, tapetes, painéis, correias. 2. HDPE (POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE) O HDPE é um plástico versátil com muitas utilizações, especialmente para embalagens de água sanitária, detergente, frascos de xampu, entre outros. Ele possui baixo risco de lixiviação e é facilmente reciclável em muitos produtos. Reciclado em: frascos de óleo, canetas, tubos de drenagem, casas de cachorro. 3. VINIL OU PVC O PVC é um plástico resistente, por isso é comumente usado em tubulações, embalagens de alimentos, equipamentos médicos, entre outros. ATENÇÃO! O PVC contém cloro e sua produção pode liberar dioxinas altamente perigosas. Caso utilize algum material composto de PVC para cozinhar, não deixe que a comida toque o plástico. Reciclado em: decks, para-lamas, pisos, redutores de velocidade, esteiras. 4. PEBD (POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE) O LDPE é um plástico flexível, com muitas aplicações como em embalagens de pão,

sacolas de compras, vestuário, mobiliário, entre outros. Reciclado em: lata de lixo, caixas de adubo, envelopes, madeira, pisos em mosaico. 5. PP (POLIPROPILENO) O Polipropileno tem um alto ponto de fusão, e por isso é muitas vezes escolhido na fabricação de recipientes que abrigam líquidos quentes como frascos de xarope. Comumente visto em pastas plásticas. Reciclado em: cabos de bateria, vassouras, escovas, caixas de baterias de automóveis. 6. PS (POLIESTIRENO) O Poliestireno pode resultar em produtos rígidos ou espuma - neste segundo caso é popularmente conhecido como Isopor (marca). ATENÇÃO! Evidências sugerem que o poliestireno pode contaminar alimentos em contato por toxinas. O material demora para degradar-se e é um problema para os ambientalistas por ser muito utilizado e difícil de reciclar. Reciclado em: placas de interruptor de luz, caixas de ovos, régua. 7. VARIADOS Uma grande variedade de resinas plásticas, encontradas em óculos de sol, DVDs, peças mecânicas, entre outros, que não se enquadram nas categorias anteriores são aglomeradas neste item. Reciclado em: tábuas de plástico e produtos feitos sob medida.

1.

.2

3.

.4

5.

.6

7.


ARGAMASSAS LEME Entenda os diferentes tipos de massas M assa pronta para drywall Base protetora para placas cimentícias

M assa cimentícia para placas cimentícias

Localizada na cidade de Leme-SP, cerca de 130 km de Poços de Caldas, Argamassas Leme oferece uma linha completa para construções a seco, desde sua massa pronta para aplicação em paredes de gesso acartonado (drywall), até massas especiais para aplicação em placas cimentícias.

(19) 3555-3552 / 3554-5782 Rua Demezio Nabarreti, 819 Cidade Jardim - Leme - SP CEP: 13614-300

MASSAS PRONTAS PARA DRYWALL Utilizada para o acabamento de juntas de chapas de gesso acartonado (drywall). Pode ser utilizada como acabamento total das chapas de gesso acartonado antes da pintura.

MASSA CIMENTÍCIA É um composto acrílico monocomponente, pronto para uso, formulado especialmente para o sistema de vedações e tratamento de juntas de chapas cimentícias.

MASSA BASE COAT É um composto acrílico monocomponente, pronto para uso, formulado especialmente para o sistema de vedações e tratamento em steel frame (paredes externas, áres úmidas).

MASSA CIMENTÍCIA PLUS É um composto acrílico monocomponente, pronto para uso, formulado especialmente para o sistema de vedações e tratamento de juntas de chapa cimentícia. É uma massa que foi desenvolvida com maior elasticidade e flexibilidade, dando um acabamento mais fino e evitando futuros aparecimentos de trincas devido às pequenas dilatações em intempéries da natureza.

AABASE PROTETORA PARA PLACAAA CIMENTÍCIA Composto acrílico pronto para preparar a superfície que receberá os demais componentes do sistema steel frame. Usar no início do tratamento de juntas de placas cimentícias.


www.ageletricos.com.br

Pendentes Plafon A randelas

L âmpadas de filamento

O melhor showroom de iluminação de Poços e região. Especializado em LED de alta qualidade.

Tel: (35) 3712-8920 contato.ageletricos@gmail.com A. José R emígio Prezia, 555 Poços de Caldas - MG


E A VENCEDORA DO 1º CONCURSO

Conceitos É...

CAROLINE PEREZ DOS SANTOS Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas, e de Edificações pelo Instituto Federal do Sul de Minas, em Poços de Caldas.

O

objetivo do projeto da Carol foi priorizar o uso de recursos bioclimáticos e sustentáveis, gerando economia no uso d’água através da captação de águas pluviais, implantando telhado verde e jardins, e utilizando madeira de reflorestamento. Para maior conforto, ventilação e iluminação natural, utilizou de luz zenital, brises soleils e cobogós. Para otimizar os espaços internos, paredes de drywall. Pensando na acessibilidade, projetou uma entrada alternativa na rua ao fundo do terreno. Desta forma, tornou o novo escritório da Conceitos um excelente e agradável local de trabalho, cumprindo todos os requisitos propostos. Parabéns Carol!

11


YES COSMETICS

Arquitetos

Viviann Trielli Rodrigo Pereira

A

Formados em Arquitetura pela PUC Minas e pela Universidade da Cidade de Nova Iorque, possuem cursos de pós-graduação em interiores, iluminação e mestrado em design sustentável. Com um portfólio de mais de 400 projetos realizados nas áreas de arquitetura residencial, comercial, corporativa e de interiores, o objetivo deles e de sua equipe é priorizar a qualidade de vida dos clientes e usuários dos espaços por eles projetados. Tel: (35) 3722-2500 / 3722-5060 contato@conceitos.arq.br Rua Assis Figueiredo, nº 1.661 Poços de Caldas - MG 12

www.conceitos.arq.br

arquitetura comercial tem o objetivo de dar conforto aos funcionários, melhorar a circulação e a comunicação entre as pessoas e, principalmente, criar um ambiente em que os clientes vão se sentir à vontade. Além disso, tem o poder de impulsionar o seu negócio, se bem executada. Neste projeto comercial, realizado pela Conceitos Arquitetura e Construções, em Poços de Caldas, o uso das cores preto e branco, predominantemente, nas paredes e no mobiliário, contrasta com as cores vibrantes dos produtos e dos painéis fotográficos.


Sobre o mobiliário, optamos por estantes expositivas com diversos nichos, prateleiras, expositores de parede e uma ilha central, otimizando a exposição dos produtos da melhor forma, sem obstruir a passagem. As listras verticais e o uso de espelhos, passam a ideia de um ambiente mais amplo e são uma ótima alternativa para espaços compactos. Por outro lado, os espelhos também auxiliam para que as clientes possam experimentar os produtos e sair produzidas diretamente da loja. O projeto contou também com uma penteadeira, no estilo dos camarins. A iluminação adequada e o contraste das cores deixaram o espaço alegre e vibrante, correspondendo a identidade visual da marca, um ponto essencial da arquitetura comercial. Outro item de destaque é o revestimento de gesso utilizado na parede do fundo contrastando com as cores da loja criando um ritmo diferenciado. Desta forma, buscamos valorizar tanto a marca quanto a exposição dos produtos, além da circulação e o bem estar dos funcionários e clientes.


14


lustr es

a c q ua s t o r M u lt r a

l â M pa da s l ed

a c q ua s t o r M u lt r a

Av. José Remigio Prezia, 41 - Poços de Caldas vip.materiaiseletricos@hotmail.com

VI P MATERIAIS ELÉTRICOS

(35) 3174-7001


engenheiro carlos a lBerto ferreira sales

ECO L AJES sustentABilidAde e economiA

C

L AJES MUNDIAL Tel: (35) 3731-4083 Avenida Ricarti Teixeira, 673 Jd. América, Andradas - MG 18

Imagens: ecolaje.com.br

O engenheiro civil Carlos Alberto Ferreira Salles fundou a Lajes Mundial no dia 30 de Agosto de 1.999, na cidade de Andradas. Desde então a empresa é uma referência na cidade e na região, não só para lajes mas para as diversas linhas de materiais de construção, desde o básico até o acabamento. A empresa se destaca por sempre trazer novidades da área construtiva para seus clientes e amigos.

om os aumentos constantes na conta de energia, a população tem alterado o padrão de consumo e buscado novas alternativas que resultem em uma economia. De olho nisso, a indústria da construção civil tem trabalhado em novos produtos que possam gerar essa economia para a população, como a Eco Laje®, que permite a iluminação pela luz solar. Trata-se de uma iluminação límpida e homogêna, que eleva nossa qualidade de vida, durante todo o dia, ao longo de todo o ano, a custo zero. A Eco Laje® é composta por um suporte ao redor de um tijolo de vidro instalado na laje. Com isso, a luz do sol incide no tijolo, proporcionando luz natural ao ambiente. De acordo com o fabricante, o produto possui instalação rápida, ajusta-se perfeitamente a qualquer tipo de ambiente, e os resultados são notórios: espaços mais amplos, cores mais vivas, menor cansaço


Imagens: ecolaje.com.br

ocular e maior produtividade. Também pode ser aplicada no piso, permitindo o trânsito de pessoas enquanto ilumina o ambiente inferior. Criada com um belo design em chanfro, e produzida em cimento branco estrutural, conta com estrutura de garrafas pet, que contribuem com a coleta

seletiva, acompanhada também com uma grande quantidade de insumos reciclados da construção civil. A Eco Laje® é uma solução tanto decorativa, quanto econômica para ambientes escuros. É um produto diferenciado e de baixo custo.

a plicação 1. Colocar os trilhos da laje no nivel desejado; 2. Assentar as lajotas cerâmicas como de costume; 3. Adicionar as “eco-lajes” no alinhamento desejado; 4. Acoplar os blocos de vidros; 5. Concretar a laje (certifique-se de que o concreto esteja bem vibrado). 19


r. oswaldo Benedicto Bertozzi, 245 - Jd. philadelphia - (35) 3713-1631 - vendas1@vidracariaarcoiris.com


ENGENHARIA CIVIL

Eng. Civil

Thamiris Schwether

D

Caixas d’água plásticas

evido à sua leveza, resistência aos raios UV e à facilidade de manutenção, as caixas d’água plásticas, em especial as de polietileno, tem conquistado cada vez mais seu espaço no mercado, em substituição às de fibrocimento.

A ssentamentos incorretos

Os reservatórios de polietileno são produzidos geralmente em processo de rotomoldagem mecanizado, que fabrica o produto por inteiro, sem emendas. Este processo, aliado às informações de que sua matériaprima é atóxica, explica o fato deste material estar sendo tão utilizado na produção de caixas d’água. A engenheira civil Thamiris Schwether formou-se em 2012 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Poços de Caldas, possui 10 anos de atuação na área da construção civil e experiência em cálculos estruturais, residenciais, industriais, projetos hidráulicos e execução de obras.

Os métodos de instalação podem variar de acordo com o caso, porém algumas etapas são fundamentais, como o assentamento da base para que a superfície esteja isenta de pedras ou elementos que possam comprometer a estrutura da caixa. Para os furos de entrada e saída, usase uma serra-copo.

1. Não use base desnivelada e/ou arenosa.

Recomenda-se um espaço mínimo em torno da caixa de 60 cm. Uma vez que todos os acessórios forem instalados na caixa d’água, aconselha-se passar um pano úmido no interior, para então fechar a tampa e acionar o recebimento de água. R ecomendações

2. Não enterre.

1. A caixa d’água deve ser fabricada de acordo com a NBR 14799.

Tel: (35) 3722-2500 contato@conceitos.arq.br Rua Assis Figueiredo, nº 1.661 Poços de Caldas - MG

2. A partir de 10 m de gabarito, deve ser instalado um reservatório inferior com bomba de recalque. Isto porque, em Poços de Caldas, por exemplo, o DMAE garante a pressão somente de 10 m de coluna d’água.

www.conceitos.arq.br

4. Durante a limpeza não é recomendado usar sabão ou detergente, para não comprometer a qualidade da água.

22

3. A limpeza da caixa deve ser periódica. Recomenda-se realizá-la semestralmente. 3. Não use base gradeada ou cruzetas.


PROJETANDO PAR A O SEU PET

O

lar do nosso melhor amigo deve ser pensado com muito cuidado para garantir um espaço confortável e que atenda às suas necessidades. Para isso, a revista Conceitos traz algumas dicas para você:

3. Para a altura da cerca e altura do telhado da parte coberta, o porte também deve ser levado em consideração. A cerca deve ser vazada para permitir a visualização do entorno.

1. O primeiro ponto a ser considerado é a posição do canil na área externa da casa. Ele deve ficar em uma área ventilada e ensolarada preferencialmente pela manhã, para uma melhor higienização do local e qualidade para seu pet. 2. A área descoberta do canil deve ser planejada de acordo com o porte do animal. O ideal é que ele tenha espaço para se movimentar, se alongar e realizar as suas atividades com conforto.

4. Uma dica interessante é prever pontos de água, fria e quente, para o banho do animal, assim como um ralo próprio para reter os pelos. O ideal é se ter uma

ArquitetA e urBAnistA

nAtHAliA GodoY

estrutura de alvenaria na altura de bancada para auxiliar na ergonomia do dono durante o banho do seu pet. 5. Recomendamos também um ponto hidráulico próximo ou, se possível, no interior do canil e uma leve inclinação no piso para escoamento da água na hora da limpeza. 6. A área de alimentação deve ficar em uma área coberta, protegida de sol e chuva, e com um recipiente de água fixo, a fim de evitar que ele derrube. Uma dica são os bebedouros e comedouros dual pet, práticos e que possibilitem aos seus animais um controle da porção e que a água e a ração se mantenham sempre frescos. 7. Para o piso e revestimento, não utilize materiais que possam ficar quentes com contato direto do sol, isso poderá machucar as patinhas do seu pet. Estas são apenas algumas das muitas dicas que nossa equipe, preparada para arquitetar para o seu animal, separou para você!

Um bom projeto de Arquitetura está nos detalhes e Nathalia não deixa passar nenhum deles. Formada em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Poços de Caldas, sua organização, disciplina e bom gosto agregam qualidade nos projetos da Conceitos. Tel: (35) 3722-2500 contato@conceitos.arq.br Rua Assis Figueiredo, nº 1.661 Poços de Caldas - MG www.conceitos.arq.br 23


GALPÃO RECICL ÁVEL centro de distriBuiçÃo, totAlmente desmontáVel, com estruturA em Aço

A decisão de criar no Brasil o CBCA - Centro Brasileiro da Construção em Aço, baseouse na análise, pelos fundadores do GSCM, das experiências de outros países, sobretudo os que se empenharam em ampliar o uso do aço na construção, como a Grã-Bretanha, EUA e Japão, onde entidades como o Steel Construction Institute (SCI), o American Institute of Steel Construction (AISC) e o Kozai Club, tiveram um papel fundamental no desenvolvimento e consolidação da construção em aço nos seus respectivos mercados. O CBCA vem juntar-se também aos esforços de organizações nacionais que congregam representantes da indústria local, entidades e profissionais ligados à construção em aço. 24

N

o primeiro semestre de 2014, a rede de farmácias Pague Menos colocou em operação o seu mais novo centro de distribuição, na cidade de Hidrolândia, em Goiás. O empreendimento, um dos maiores do varejo farmacêutico na América Latina, tem cerca de 20 mil m² de área construída e foi concebido com as estruturas e fechamentos em aço. “Optamos pela solução metálica porque queríamos que o edifício fosse inteiramente reciclável e, também, que o mesmo ficasse pronto rapidamente para atender à demanda do cliente. A obra, aliás, ficou pronta em um ano”, explica o arquiteto responsável pelo projeto, Luiz Deusdara, do escritório LDBW – Luiz Deusdara Building Workshop. “Quase não utilizamos concreto na edificação. O centro é completamente desmontável”, completa. O centro de distribuição tem pé-direito livre de 12,2 m para armazenagem. Os pilares de aço, em perfis “I”, foram distribuídos conforme a modulação da cobertura. De acordo com a Marko, fornecedora da estrutura e dos fechamentos em aço, o projeto previu vãos de 28 m. “Queríamos o mínimo possível de pilares para garantir a distribuição mais eficaz dos corredores de abastecimento”, define Deusdara. O fechamento lateral da área de chegada e expedição de mercadorias também surge como um outro destaque. “Criamos uma marquise para proteger os caminhões nas docas. Fotos: Marko / divulgação

Contudo, queríamos que ela estivesse incorporada à edificação, e que não fosse apenas um elemento


externo. Então, optamos por um fechamento vertical inclinado para fora, para criar uma cobertura integrada ao centro de distribuição”, aponta Deusdara.

Fotos: Marko / divulgação

O fechamento inclinado abre a visão da área de escritórios para a parte externa do centro de distribuição e também funciona como cobertura para os veículos. Na obra, foram empregadas cerca de 867 toneladas de aço galvanizado e, em alguns pontos, pré-pintado. “A cobertura conta com revestimento de telhas com tratamento termo acústico, com lã de vidro. No lado interno, uma pintura especial, em várias camadas à base de epóxi, evita a proliferação de microorganismos”, detalha Deusdara.

FICHA

TÉCNICA

Projeto arquitetônico: LDBW – Luiz Deusdara Building Workshop Área construída: 19.856 m² Projeto estrutural: Sistemas Metálicos

Marko

Execução da obra: Avicon Local: Hidrolândia, GO Conclusão da obra: 2013 25


Você totalmente satisfeito av. João pinheiro, 414 | poços de caldas Tel. (35) 3715-3832


VocĂŞ totalmente satisfeito


PROGRAMA

FAÇA VOCÊ MESMO! TODOS OS SÁBADOS ÀS 18H40 REPRISES AOS DOMINGOS ÀS 16H00

www.conceitos.arq.br

CANAL 22 UHF - CANAL 21.1 DIGITAL - CANAL 14 NET

Profile for Revista Conceitos

Casa Conceitos ed 04  

Revista sobre arquitetura e construção com sede em Poços de Caldas, MG.

Casa Conceitos ed 04  

Revista sobre arquitetura e construção com sede em Poços de Caldas, MG.

Advertisement