Revista COFI 219

Page 32

Matérias Especiais Matérias Especiais

O Primeiro Máximo Postal do Brasil A prática de combinar o selo, o cartão-postal e o carimbo em uma mesma peça de temática única e harmônica (o chamado “máximo postal”) já é centenária em terras brasileiras. Os principais especialistas no assunto defendem que o primeiro máximo postal do país data de 25 de outubro de 1908. No site da Associação Filatélica e Numismática de Brasília (AFNB) - http:// afnb-bsb-colecionismo.blogpot.com - um dos melhores da Internet sobre Filatelia, Aluísio Queiroga, que recentemente expôs sua coleção de máximos na Agência Filatélica de Brasília (ver seção Destaques desta edição da COFI) confirma as observações já efetuadas por Galvão de Queiroz, no artigo “O Primeiro Máximo Postal Brasileiro”, publicado, originalmente, na COFI 173, de 1998. da Barra, do Brasil. e Entrada ostal Identificado a ri ló G a Morro d Máximo P eiro - 1º Rio de Jan

Cento e dois anos depois de sua montagem, essa preciosidade merece ser reproduzida mais uma vez nas páginas da COFI: trata-se de uma vista do Morro da Glória e Entrada da Barra, com o Pão de Açúcar ao fundo. O selo utilizado na montagem é um exemplar de 50 réis, da série “Madrugada Republicana”, também com a imagem do Pão de Açúcar. Queiroga não foi citado mais uma vez nesta edição da COFI por mero acaso. Ele é simplesmente o atual proprietário do primeiro máximo brasileiro, presente que recebeu de seu amigo Luiz Borba, então tesoureiro da AFNB. Detalhe: o presente foi entregue exatamente no dia do centenário da peça, 25 de outubro de 2008.

34

O u t u b ro a D e z e m b ro de 2 0 1 0


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.