Page 1


8

Editorial 29º SALÃO DO AUTOMÓVEL: O LUXO NA CRISE E de repente estou em São Paulo, me dirigindo para o São Paulo Expo, onde aconteceria a coletiva, para os jornalistas que formavam o “pool” da ANFAVEA/ABEIVA na abertura, exclusiva para os jornalistas especializados, do 29º Salão do Automóvel e, logo senti, que completava 50 anos de cobertura dos salões. O primeiro em 1966 foi um convite da Ford, que mostrava em seu estande o Ford Galaxie 500. Aconteceu no Ibirapuera e o Galáxie tornou-se a paixão dos que queriam muito conforto (ele acomodava confortavelmente até seis passageiros), um tremendo motor (era o mesmo que equipava a picape) e muito, muito luxo. Já estava há um ano no jornal Tribuna do Ceará, onde tudo começou. Neste ano, fui mais uma vez convidado – como sempre aconteceu -, e por ser o diretor-editor da Revista CHIC Automóveis, Sociedade & Lifestyle, ela tornou-se assim, a única revista cearense a participar do “pool” ANFAVEA/ABEIVA. O 29º Salão Internacional do Automóvel, montado em um moderníssimo centro de exposições, onde foram investidos mais R$ 400 milhões, foi visitado por mais de 700 mil pessoas. O pavilhão, bem como os estandes, desfrutou de um perfeito sistema de ar condicionado. Um edifício garagem foi construído com mais de quatro mil vagas e os jornalistas tiveram uma excelente sala de imprensa, onde puderam trabalhar com todo conforto. Agora é esperar o trigésimo, em 2018, quando a economia do nosso País deve ter melhorado – e muito – para mais uma vez vermos o que a indústria automobilística vai mostrar, principalmente, os modelos com energias alternativas.

O atual foi dos SUVs, picapes e muitos modelos de luxo, o que demonstram uma anestesia na crise, que deverá nos deixar até os meados de 2017. As montadoras, mesmo com uma produção muito além da metade de suas previsões, que era de cinco milhões, não deixaram de apresentar novos modelos e demonstraram uma grande confiança na melhora do mercado, próximo ano. Mas a CHIC não é só carro e o leitor vai se deliciar ao passar as páginas e ver matérias sobre relógios, a nova moda baseada no balé, a gastronomia, os vinhos e as colunas com as últimas da sociedade e adjacências. A novidade é a estreia de Juliane Carroll, relatando suas andanças e revelando lugares incríveis. Formada em cultura espanhola pela Universidad Complutense de Madrid, também é especialista fashion e já representou estilistas brasileiros nos EUA, com Glória Coelho e Reinaldo Lourenço. Já conhece os 6 continentes e quase 40 países e agora vai compartilhar experiências com as pessoas curiosas como ela. Além disso, a edição tem uma grande novidade: a programação gráfica e visual, criada pelo talento do designer Raul Peixoto. Os editores gostariam muito de saber sua opinião. Aproveitamos para desejar um Natal de muita alegria e um Ano Novo, repleto de realizações. Marcondes Viana Editor & Publisher


9


10

EXPEDIENTE Editor e Publisher Marcondes Viana marcondesviana@revistachic.com.br

Diretora de conteúdo

Edição e revisão

Assistente de redação

Juliana Amaral julianaamaral@revistachic.com.br

Danielly Portela danielly@revistachic.com.br

Beatriz Melo redacao@revistachic.com.br

Automóveis

Esporte

Gastronomia

Marcondes Viana

Manuella Viana

Marcos Barbosa

Turismo

Correspondente (Alemanha)

Fotografia

Juliane Carroll

Wilgen Arone

Bentivi | Caio César Cival Jr | Joislan Lima

Colunistas Fábio Doyle | Fernando Calmon | Iratuã Freitas Joana Ramalho | Kennya Rocha I Jonny Wolff | Matheus Feitosa

Marketing

Comercial

Projeto gráfico

Tatiana Soares marketing@revistachic.com.br (85) 99977.6477

Tiberio Moreira comercial@revistachic.com.br (85) 99919.1259

Raul Peixoto

Assessoria juridica

Adminstração

Welton Demétrio Advogados Associados

Sophia Viana

Impressão & Tiragem Unigráfica | 10 mil exemplares Contato | (85) 3393-8807 I 8701-4432 | contato@revistachic.com.br Correspondência | Rua Vicente Leite, 1011/101 | 60170-151 | Meireles | Fortaleza/CE “CHIC Automóveis & Sociedade” é marca registrada no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial (RPI 1912, de 28/08/2007) CHIC Automóveis & Sociedade não se responsabiliza por opiniões expressadas nos artigos assinados. É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem autorização por escrito.

@revistachicoficial

@revistachicoficial


11


12

SUMÁRIO

12 AUTOMÓVEIS 12 BMW SÉRIE 5 26 PERFORMANCE SDA 2016

42

54

42 SHOW DE PERFORMANCE 54 CHEVROLET CAMARO 94 JEEP COMPASS 100 NOVO MINI 108 CLASSE E 112 NOVO UNO


13

COLUNA 34 CLIC’S CHIC 38 BOA MESA 48 TODA HORA É HORA 62 AGITO CULTURAL 58 BANCA LITERÁRIA 74 ARTE DE BEBER 82 LA VIE EN ROSE 90 CHECK IN 116 HOT CHIC 128

48

GARAGEM CHIC

GASTRONOMIA 50 EM UM RELACIONAMENTO SERIO

116

104

COMO CAFÉ

MODA

ENTREVISTA

98 A DANÇA DA MODA 104 O NOVO CLÁSSICO

64 DECORANDO SONHOS CENOGRÁFICOS 78 LOCKER BLINDAGENS 126 A QUEDA NO SETOR AUTOMOTIVO

EVENTO 16 FEIJOADA CHIC

ARQUITETURA 70 INOVAÇÃO E EXCLUSIVIDADE O CORAÇÃO

DO DESIGN


14 CHIC & AUTOMÓVEIS

NOVA MÁQUINA SÉRIE 5:

Mais leve, dinâmico, eficiente e totalmente conectado

A sétima geração do sedã BMW Série 5 chega em 2017, ainda mais esportiva, elegante e moderna. Revigorado dinamicamente, com um line-up imbatível de dispositivos de assistência, e um grau incomparável de conectividade, além de um sistema operacional totalmente inovador, a nova geração se destaca pelas novas funcionalidades. O novo BMW Série 5 tem todos os atributos para continuar o sucesso notável de seus antecessores, que se traduz em mais de 7,6 milhões de unidades vendidas pelas primeiras seis gerações do modelo.

O próximo passo para a condução automatizada O novo BMW Série 5 traz uma grande variedade de sistemas de assistência capaz de oferecer um imbatível auxílio ao motorista. Não apenas em momentos críticos, mas também em situações menos exigentes ao volante, como em congestionamentos, tráfego lento e trajetos monótonos em estradas.


15

Todos os faróis vêm com tecnologia LED como padrão, com distribuição variável de luz. Os fachos de luz chegam a 500 metros de distância.

Para esta aplicação, o sedã é equipado de série com câmera estéreo associada a um radar e sensores de ultrassom para monitorar a área ao redor do carro (ambos opcionais). Novos recursos integram o Assistente de Mudança de Pista, como o auxiliar de fuga, o alerta de tráfego cruzado e a proteção de colisão lateral ativa. Este dispositivo percebe as marcações de pista e da área em volta do veículo, ajudando ativamente o motorista a evitar colisões iminentes por meio da aplicação de correções diretivas. O BMW Connected está disponível na Europa desde julho último. A próxima etapa de desenvolvimento do sistema, completo e com serviços adicionais, está previsto para ser introduzido com o novo BMW Série 5. O BMW Connected Onboard (a bordo) permite aos motoristas uma visão geral de suas informações relacionadas à mobilidade. Conteúdos relevantes, como destinos do navegador GPS e tempo estimado de chegada ao destino são transferidos para o Connected a bordo e exibidos em uma tela personalizada. Já o Remote View 3D possibilita que o usuário acesse a área em torno do carro por meio do smartphone e com o veículo em movimento.

BMW Connected Onboard (a bordo) permite aos motoristas uma visão geral de suas informações relacionadas à mobilidade.


16

BMW 530i e BMW 540i: os novos motores a gasolina Dois motores a diesel e mais duas versões a gasolina estarão disponíveis a partir do lançamento do sedã, trabalhando em conjunto, seja ele com tração traseira, ou com tração inteligente BMW xDrive, nas quatro rodas. O novo motor de quatro cilindros em linha, 2.0 litros, do BMW 530i é capaz de entregar um torque máximo de 350 Nm e potência máxima de 252 cv. O BMW 530i acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. O BMW 540i, por sua vez, traz sob o capô um motor de seis cilindros em linha, 3.0 litros, apto a produzir 340 cv e 450 Nm de torque. Equipado com tração integral xDrive, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos.

A máquina vem com novos motores a diesel e gasolina


17

BMW 520d e BMW 530d: novos motores a diesel. O motor a diesel de quatro cilindros que empurra o BMW 520d desenvolve 190 cv e 400 Nm. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 s, com câmbio automático e a velocidade máxima é de 237 km/h. O BMW 530d, por sua vez, traz um perfeito equilíbrio entre esportividade e eficiência. Seu motor, de seis cilindros em linha, entrega 265 cv e um torque de 620 Nm. Os novos BMW 530d aceleram de 0 a 100 km/h em 5,7 s apenas e alcançam 250 km/h de velocidade máxima.


18 CHIC & EVENTOS

VI

FEIJOADA CHIC Localizado no complexo Aquiraz Riviera, foi no resort Dom Pedro Laguna que aconteceu a sexta edição da Feijoada CHIC. Ao mesmo tempo em que foi lançada a edição de nº 39 da revista CHIC Automóveis & Sociedade by Marcondes Viana, os convidados do time “A” da sociedade se deliciaram com a feijoada cinco estrelas, acompanhada do excelente Chivas Regal e do prosecco María de Codornuí Sur. A Feijoada CHIC, que é um dos eventos mais elegantes e chiques da cidade, recebeu o apoio da General Motors, Fenabrave-Ce/Sincodiv-CE, Ceará Diesel e da distribuidora de bebidas D’Origem. A decoração, mais uma vez, foi da criativa Érika Queiroz Oliveira e a cerimonialista Eva Mendes cuidou dos detalhes, para recepcionar os convidados.

Patrocínio Master:


19

Célio,Liliany Gomes e filhos

Rachel e Lewton Monteiro Jr

César e Marcy Fiúza

Odmar e Naiana Feitosa

Cristiane e Roberto Muniz

Bertran e Socorrinha Medeiros

Daniellee e Alexandre Leão

Renata e Marcelo Pinheiro

Madalena Cavalcante e Moema Guilhon


20

Epitácio e Érika Oliveira

Geraldo Bezerra, Cid Peixoto e Wellington Jr

Jorjeana e Marcos Pinheiro

Augusto e Cléo Vianna.

Iratuã Freitas, Arcelino e Carol Mentor

Augusto e Renata Cavalcante

Bosco Ferreira Gomes e Dulce Vieira


21

JosĂŠ Sobreira e Aline Mattos

Marcos e Carla Maia

Maria Odete Sales, Roberto Costa e Victor Viana

Marcia Ferreira Gomes e Geraldina Bezerra

Marcos Silveira, Betinha e Tito Sampaio, Arlete e Andre Holanda, Vera e Costinha

Beto Bastos e Luciana

FlĂĄvio e Jeissler Melo


22

Hamilto e Isabele Viana

Geraldo e Geraldina Bezerra

BMW M4

Wander Aquino, Naison Sampaio e Augusto Neto

Graziela Guedes e Willem Neto


23

Marcondes Viana, Bruno Rodrigues e Ernani Viana

Marizete e Américo Picanço

Christina Fonteles e Socorrinha Medeiros

Marleide Maciel, Vera Costa e Ana Cristina

Marcos Tabosa, Auxiliadora Mourão, Kleber e Milena Pereira

Maninho Brigído e Arcelino Mentor


24

Fran Aviles, Ana Claudia e Juliana Tavares

SĂŠrgio e Christina Fonteles

Marcondes Viana, Juliana Amaral e Emanuel Freitas

Roberto Bruno e Roberta Coutinho

Novo Cevrolet Cruze

Marilia Arraes e Juliana


25

Carros em exposição

Camila Souza, Juliana Melo, Carlos Moura e Erlon Souza.

Maninho Brigído e Arcelino Mentor

Marcos Silveira, Tito Sampaio e Betinha

Chef Manoel Marinho comandou a feijoada


26

Euler e Teresinha Pontes

Tatiana Soares e Tiberio Moreira

Marcio e Manoela Crisostomo, Marcondes Viana, Marilia e Mardhen AraĂşjo

Nova Chevrolet S10

Arabela Medeiros e Danielly Portela

Renato e Marta Bonfin

Tiago Arruda e Fernanda Rabelo


27

Rebeca e Raul Martins

Cid e Marlia Peixoto

Antônio Carlos e Lucia Maria Albuquerque Verônica e Ricardo Cavalcante

Jonny e Lúcia Wolf

Adriana Miranda e Fernando Ferrer

Wander Aquino e Juliana Tavares

Marcondes Viana e Rodrigo Muniz (General Motors)


28 CHIC & AUTOMÓVEIS

PERFORMANCE NO SDA 2016 Com 10 dias de evento, a expectativa é que ele se consolide como o mais importante da América Latina e um dos maiores do mundo. Direto de São Paulo, o 29º Salão Internacional do Automóvel chegou com muitas novidades. Montado em um moderno centro de exposições, o São Paulo Expo, foram investidos mais de R$ 400 milhões e visitado por mais de 700 mil pessoas. Todos os pavilhões receberam ar condicionado e um edifício garagem com 4,5 mil vagas de estacionamento. Foram mais de 540 veículos expostos - dos quais 150 são lançamentos. SUVs, picapes, modelos de luxo e conceitos futuristas marcaram uma nova era para a indústria automobilística brasileira. Separamos os melhores modelos que irão demonstrar uma grande confiança na melhora do mercado. Divirta-se!

MICRO Para o novo Peugeot 3008, a marca lançou o e-Kick, um patinete elétrico. Fabricado pela montadora, tem autonomia de 12 km e pode ser recarregado em um dispositivo acoplado ao porta-malas do carro.

1 BMW CONCEPT X2 A grande surpresa da BMW foi o novíssimo Concept X2, que teve sua primeira aparição no salão de Paris, em outubro, e agora pela primeira vez nas Américas. O protótipo estabelece a nova estratégia da BMW para o segmento global de cupês compactos premium. O modelo deve compartilhar motorizações e plataformas com o X1, incluindo opções de tração dianteira e integral. A expectativa para sua chegada é em 2018.


29

2 CRETA PICAPE Diferente das picapes convencionais, a Hyundai desenvolveu um veículo pensando em um público mais jovem, que vive em grandes centros urbanos. O Creta Sport Truck Concept (STC) é um estudo de uma picape de cabine estendida baseada no SUV Creta, porém é mais largo, o que lhe garante uma dose extra de esportividade. O veículo foi projetado na Coreia do Sul, mas não será comercializado. O objetivo é observar a reação do consumidor brasileiro diante do seu visual ousado.

3 HONDA WR-V

4 AUDI H TRON QUATTRO Emissão zero é o novo conceito e maior atrativo do Audi h-tron quattro. O abastecimento efeito em quatro minutos e a autonomia pode chegar a 600km. O carro fornece até 136cv de potência e possui torque sistêmico de 550 Nm. O h-tron acelera de 0-100km/h em menos de sete segundos, atingindo velocidade máxima de 200km/h.

Com significado alegre, agradável e atraente a Honda apresentou mundialmente seu novo integrante. O WR-V que foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda do Brasil. Ele será menor que o HR-V e mais barato. Seu objetivo é atender a uma grande gama de consumidores que busca um automóvel prazeroso, para a condução diária nas cidades, mas também confortável em viagens. O veículo será fabricado em Sumaré (SP), na mesma plataforma do Honda Fit. Seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2017 e, em um futuro breve, também nos países da América do Sul.


30

5 CRETA

6

Com nome inspirado na maior ilha da Grécia, O SUV compacto Hyundai Creta será produzido na fábrica de Piracicaba (SP), e dividirá linha de montagem com a família HB20, tendo sua estrutura baseada no sedã Elantra. O carro já é vendido na Rússia, Ásia e América Central, mas o nacional terá características únicas desenvolvidas com base no gosto e preferência do consumidor brasileiro. O Creta brasileiro pode ser equipado com motor 1.6 de 130 cv ou 2.0 de 166 cv. Seu lançamento deve acontecer em janeiro de 2017.

AUDI R8 COUPE PLUS O novo coupe da Audi é o mais potente e rápido modelo da história da marca. O carro atinge 100km/h em apenas 3,2 segundos. O design moderno reflete caráter poderoso e esportivo, com destaque para o capô extenso. Potente, o R8 possui 610cv e 50kg mais leve que o seu antecessor. O coupe tem lançamento previsto para próximo mês.

7 IONIC O IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização disponíveis para um único modelo – híbrida, híbrida plug-in e elétrica, proporciona uma experiência de condução dinâmica, baixos níveis de emissões de poluentes, alta eficiência energética e design atraente. Equipado com motor Kappa 1.6 GDI, a gasolina, com quatro cilindros, atinge a velocidade máxima de 185 km/h com emissões de CO² abaixo de 79 g/km. Nesta versão, é possível que o motorista carregue 80% da bateria do veículo ao conectá-lo a uma tomada em apenas 24 minutos, utilizando um carregador rápido de 100 kW.

8 CERATO Em sua terceira geração, o Cerato é um sedã com qualidade de acabamento que o coloca em patamar superior em sua categoria. Com perfil elegante, também conta com qualidade aperfeiçoada, cabine espaçosa e motor de alta tecnologia que oferece significativa economia de combustível. O Cerato, agora fabricado no México, mostra competitividade por meio de uma imagem ainda mais luxuosa. O sedã possui motor Gamma 1.6 litro flexfuel. Abastecido com gasolina, gera 122 cv a 6.000 rpm com torque de 16 kgm a 4.500 rpm.


31

9 NIRO Uma das peças-chave para a consolidação da montadora sul-coreana no circuito verde, o Kia Niro Hybrid traz o equilíbrio de uma condução prazerosa com um design atraente. O utilitário esportivo híbrido é o primeiro modelo da marca montado sobre uma plataforma ECO, totalmente nova e dedicada ao próximo line-up de modelos verdes. O Niro acelera rapidamente e dá continuidade a sua entrega de potência suave, inspirando confiança ao motorista em manobras de condução diárias tanto nas cidades quanto nas estradas.

11 UNI-CUB

10 AUDI LUNAR Desenvolvido em parceria com a Part -Times Scientists, o Audi Lunar Quattro será lançado no espaço em 2017. Ele vai estar a bordo de um foguete que levará cerca de cinco dias para chegar à lua. São mais de 380 mil quilômetros de viagem até o satélite natural. A Audi apóia a equipe com sua expertise na construção de componentes leves e e-mobility, com a tração integral e a condução pilotada. A montadora fornece também, ampla assistência para os testes, ensaios e garantia de qualidade.

Você já ouviu falar em dispositivo de mobilidade individual? A Honda inovou com o UNI-CUB, que foi projetado para facilitar a locomoção pessoal. O Honda Omni Traction Drive System proporciona completa liberdade de movimento em todas as direções, seguindo o balanço natural do corpo. O dispositivo se movimenta de forma similar ao de uma pessoa caminhando e permite inclusive desvios de rota laterais e diagonais. Por ser compacto, facilita a locomoção entre multidões e pode ser usado em áreas internas como escritórios e prédios comerciais.

12 TUCSON O New Tucson chega para completar a família de utilitários comercializados pela Hyundai. Com design que inclui contornos esportivos, o veículo será fabricado em Anápolis (GO). Além de conforto e segurança, o SUV possui como característica a força do motor 1.6 T-GDI (Gasoline Direct Injection), que gera 177 cv de potência a 5.500 rpm e 27 kgfm de torque.


32

13 CAPTUR O destaque do Captur é a elegância do seu design francês. Produzido no Paraná, o SUV terá uma gama completa para o mercado brasileiro. A primeira é composta por uma versão com o novo motor 1.6 SCe com câmbio manual e outras duas com o câmbio CVT X-Tronic, que reúne ótimo desempenho, baixo consumo de combustível e conforto para os grandes centros urbanos. A quarta opção é com motor 2.0 e câmbio automático, voltada a quem deseja ainda mais desempenho.

14 KOLEOS Com a alta dos utilitários-esportivos no Brasil, a Renault apresentou o Koleos, SUV Premium mundial da marca, que mescla as características de um SUV à sofisticação dos grandes sedãs. Os atributos típicos do segmento foram acentuados por meio de uma carroceria musculosa, linhas horizontais bem marcadas, além de uma distância do solo mais alta. O modelo traz a tecnologia 4x4i, que torna fácil a troca entre os modos 2WD, 4WD Auto e 4WD Lock. O veículo faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

15 KWID O Kwid é um SUV compacto urbano ideal para as grandes cidades. Ágil e com grande versatilidade, utiliza uma nova plataforma mundial da Aliança RenaultNissan, conhecida como CMF-A, com cerca de 80% do seu conteúdo composto por peças novas para atender às necessidades dos mercados brasileiros e latino-americanos. O resultado é um modelo compacto, referência em espaço interno e em segurança – trazendo de série, por exemplo, quatro airbags, algo inédito no seu segmento.

16 CAYENNE S E-HYBRID Primeiro híbrido de tomada no segmento de SUV de luxo do mundo, o Cayenne S E-Hybrid chega para ser o primeiro carro plug-in híbrido da Porsche a ser vendido no país. O SUV pode ser conduzido exclusivamente com o motor elétrico ou à combustão, além da união de ambos acionando o modo híbrido. Usando os dois, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5s9 e a máxima fica em 243 km/h; no modo elétrico é de 125 km/h. Seu câmbio é um Tiptronic S de 8 velocidades e o carro já está disponível para vendas no Brasil.


33

18 S10 XTREME

17 BOLT

Pronta para encarar qualquer desafio. Esse é o conceito da S10 Xtreme. O modelo traz elementos que traduzem toda sua robustez e valentia. A começar pelo visual da carroceria, pintada na cor laranja fosca, assim como as rodas, para contrastar com as peças plásticas e os acessórios em tons escuros. A picape traz faróis com máscara negra e luzes auxiliares centrais de LED tanto na parte inferior quanto na superior, ideal para trilhas noturnas. Já a caçamba abriga o estepe e uma série de ferramentas entre as caixas de roda.

Capaz de percorrer com uma única carga das baterias mais de 380 quilômetros, o Bolt possui a forte marca de ser o carro elétrico acessível de maior autonomia do seu segmento. O veículo é simples de ser abastecido. Basta plugar o cabo de energia na tomada da própria garagem residencial. Uma hora de energia elétrica corresponde a cerca de 40 quilômetros de autonomia.

19 T-CROSS BREEZE Desenvolvido na Alemanha por designers brasileiros, o T-Cross Breeze apresenta o conceito de design de um novo SUV da marca. O carro é equipado com motor 1.0 TSI, para oferecer o máximo em prazer ao dirigir de forma sustentável. O motor tem potência de 110 cv. O SUV conversível precisa de apenas 10,3 segundos para atingir 100 km/h e chega a uma velocidade máxima de 188 km/h.

20 BUDD-E O BUDD-e mostra carisma com seu design icônico. É um Volkswagen que celebra a história da marca e simultaneamente estabelece sua visão para o futuro imediato. Tudo é mais intuitivo do que nunca. Controles por toques e gestos se integram sem barreiras: interruptores e botões são coisas do passado. O diferencial do veículo é a autonomia de até 533 km (ciclo europeu), com o plus de recarregar 80% da bateria em apenas 30 minutos.


34

21 NOVA NISSAN FRONTIER Moderna, 12ª geração da Nissan Frontier aparece com um design totalmente novo e robusto. A peça-chave dessa nova geração é a estrutura ainda mais resistente. Com um chassi reforçado, é quatro vezes mais durável, ao mesmo tempo que é mais leve e eficiente. A picape, na versão cabine dupla com tração 4x4, é equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo, de 190 cavalos de potência.

22 NISSAN CONCEPT 2020 VISION GRAN TURISMO Moderna, 12ª geração da Nissan Frontier aparece com um design totalmente novo e robusto. A peça-chave dessa nova geração é a estrutura ainda mais resistente. Com um chassi reforçado, é quatro vezes mais durável, ao mesmo tempo que é mais leve e eficiente. A picape, na versão cabine dupla com tração 4x4, é equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo, de 190 cavalos de potência.

24 C-HR O mais novo representante da Toyota no segmento de crossovers compactos, o C-HR lidera uma inédita e revolucionária direção no design da montadora. O modelo, sem confirmação de vendas no Brasil, faz uso da nova plataforma global da marca, a TNGA (Toyota New Global Architecture), que proporciona maior rigidez do chassi, aumenta o silêncio a bordo, garante melhor dirigibilidade e elevado nível de conforto.

23 LEXUS LC 500H A Lexus mostrou o LC 500h, protótipo do cupê esportivo híbrido de luxo, que representa o futuro do design da marca. O modelo conta com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida no mundo. O LC 500h é equipado com um motor 3.5L V6 e outro elétrico que, juntos geram potência combinada de 264 kw. Possui torque de 35,5 kgfm a 4.900 giros e transmissão automática de 10 velocidades.


Cinto de segurança salva vidas.

emicĂŞ


36 CHIC & COLUNA

Clic’s Chic Com muita honra, orgulho e alegria que mais uma vez preparamos um material fotográfico – muitos deles exclusivos - que nos traz um mix dos principais eventos que aconteceram na nossa linda e animada Fortaleza. Mais um ano se aproxima do fim, por esse motivo aproveito para desejar a todos um final de 2016 cheio de afeto e alegrias, e que 2017 só nos traga coisas boas. Abraços e até a próxima!

Escritor e educador Ednilo Sóarez no dia do lançamento do seu livro “Náufragos do Porto”, emoldurado pelas mulheres da sua vida Helena (filha), Fany (esposa) e Eliana (filha).

Por Iratuã Freitas

Na inauguração do shopping RioMar Kennedy as presenças do governador Camilo Santana com os anfitriões Auxiliadora e João Carlos Paes Medonça e o empresário Chiquinho Feitosa.

Durante reunião nacional da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) o presidente da entidade Orlando Marques aparece na foto com Honório Pinheiro que foi um dos palestrantes do evento.

Severino Ramalho Neto, José do Egito (palestrante) e Deusmar Queiroz, quando aconteceu mais uma edição do projeto Diálogos Empresariais, onde o empresário José do Egito apresentou palestra falando sobre “Um olho no mercado e outro na gestão para vencer desafios”.

Durante coquetel que aconteceu na Multigaleria do Centro Dragão do Mar foi aberta a exposição “Entre os Traços e a Cor” do artista plástico Mano Alencar, na foto está com os filhos Guto, Aline e Alana.

Tereza Câmara e Consuelo Dias Branco foram presença em mais uma edição do “Concerto na Capela” que acontece na Igreja do Pequeno Grande e é organizado pela AECIC (Associação das ex-alunas do Colégio Imaculada Conceição).


37

No desfile de 7 de setembro que aconteceu na avenida Beira Mar, vemos a princesinha Sophia Chaves com o Governador Camilo Santana e com a Dra Margarida Borges de Carvalho.

A Caixa Cultural serviu de local para abrigar a expô “O Tempo dos Sonhos - Arte Aborígene Contemporânea da Austrália”. Aquio clic da noite de abertura do evento que traz o embaixador da Austrália no Brasil John Richardson, Cely Sena, Clay D’Paula e Márcio Borges.

Também prestigiaram o coquetel da Jack Daniels, Milton Carneiro, Marcelo Braga, André Linheiro e Marcelo Alcântara.

Para se comemorar os 150 anos da Jack Daniels, foi realizado coquetel no São Luis da Santos Dumont. Fernando Ramalho e José Jereissati prestigiaram o evento.

Os guapos Karen Hissa e Icaraí Vasconcelos Filho, trocaram alianças durante cerimônia religiosa que aconteceu na Igreja do Pequeno Grande. Os noivos receberam os cumprimentos com festa no La Maison Buffet. Prestigiando o evento das mesas e árvores natalinas em prol do ICC Vanessa e Socorro Rabelo (que assinou uma mesa).

Amarilio Cavalcante, presidente do Ideal Clube, prestigiando o lançamento do livro “Pequenas Eternidades de autoria do escritor Zeca Lemos. Aila Sampaio, mãe do autor da obra, também aparece com eles na foto.


38

Lobelita França, Maria Simões Nogueira, Marilse Studart, Terezinha Rolim e Maria Esteves Maia abraçando o amigo colunista Flávio Torres que trocava de idade.

A melhor chef pâtisserie do Brasil Lia Quinderé, palestrou em evento – organizado pela Open Point Turismo -  que ocorreu na Livraria Cultura, oportunidade em que ela falou de gastronomia, viagens e a sua formação na Le Cordon Bleu, a mais famosa escola de gastronomia do mundo.

Generais Torres de Melo, Estevam Theophilo, Domingos Gazzineo e Theo Basto na comemoração dos 74 anos da Décima Região Militar.

Com um coquetel foi lançada a exposição de mesas e árvores natalinas em prol do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), que ficou em cartaz aconteceu na Galeria BSPAR, o clic reúne Renata Santos (BSPAR), Roberto Dias (curador da mostra) e Lúcia Alcântara (ICC).

Lúcia Mello organizou festa para o amado Arthur, momento em que ele comemorou seus 80 anos de vida. Na foto o casal aparece entre as amigas Stela Araújo e Mônica Arruda.

Argemiro Guidolin e José Wahnon, pilotaram coquetel para apresentar as estruturas do novo Hotel Croco Beach.

Durante festa que aconteceu a troca da marca de Coelce para a ENEL  Abel Rochinha, Carlo Zorzoli, Mário Santos e José Nunes foram os anfitriões.


40 CHIC & COLUNA

Boa Mesa

Por Marcos Barbosa

OUI ! MERCI ! GASTRONOMIA FRANCESA É AQUI. ET VOILÀ ! A idade média chega ao fim e o mundo começou a evoluir. As especiarias deixaram de ser utilizadas apenas para disfarçar o gosto ruim das comidas e passaram a ter individualmente o seu lugar de destaque na cozinha. Desapareceram os molhos com sabor forte e ácido e o molho branco, rico em manteiga, passou a predominar nas mesas francesas como uma marca distintiva. Os menus começaram a se harmonizar e uma ordem foi estabelecida na apresentação dos pratos, evitando-se as extravagâncias até então dominantes. Reinava na cozinha da corte francesa de Henrique IV e Maria de Médicis o mestre cozinheiro “François Pierre de La Varenne” inovando e descrevendo experimentos culinários tais como reduções, molhos, e cocções que revolucionariam para sempre a gastronomia do mundo. Nas mesas iniciava-se uma era, que perdura até hoje, e que apesar das muitas transformações está longe de ter o seu fim: o predomínio do gosto francês.


41

“Diga-me o que comes, e te direi quem és”, disse anos mais tarde Anthelme Brillat-Savarin, um dos mais famosos epicuristas e gastrônomos franceses, que viveu no período napoleônico, em que a França reinava absoluta ditando a moda gastronômica no mundo. Na mesma época viveu Marie-Antoine Carême, que ficou conhecido como o “chef dos reis e o rei dos chefs”, responsável pela simplificação e codificação da alta gastronomia francesa. Alguns anos mais tarde surgiria no mesmo cenário Auguste Escoffier, o pai da gastronomia moderna, que levaria o nome da França para todas as mesas onde se comesse com classe e refinamento. De lá prá cá muita coisa mudou. O mundo passou por duas grandes guerras e a Europa viu seu território ser redesenhado. Estamos em pleno século XXI, o ano é 2016 e nunca o homem esteve tão conectado tecnologicamente. Contudo a gastronomia francesa tradicional permanece inabalada na sua essência, apenas se reinventando e continuando a encantar os amantes da boa mesa. E qual seria o segredo dessa hegemonia?

No meio de tudo isso desliza o Sena, majestoso e exuberante, contando com o auxílio do Garônne e do Rhône, facilitando o transporte dessas delícias rio abaixo e rio acima.

A França é definitivamente o berço da alta gastronomia que pode ser considerada um patrimônio mundial de onde saem delicias como o “foie gras”, as quiches, os crepes, o champagne, os queijos...tudo de dar água na boca. Um país tão grande, com mais de 500 mil km², onde vivem mais de 60 milhões de habitantes que se orgulham de produzir delícias que seduzem o mundo, quer seja à beira mar do atlântico ou do mediterrâneo, nos frios Alpes, nas planícies do interior, na iluminada Paris ou em suas fronteiras com a Espanha, Bélgica, Alemanha, Suíça, Luxemburgo ou a Itália. No meio de tudo isso desliza o Sena, majestoso e exuberante, contando com o auxílio do Garônne e do Rhône, facilitando o transporte dessas delícias rio abaixo e rio acima.


42

Foie gras, pasta a base de fígado de ganso ou pato.

Dividida administrativamente em regiões, seria possível definir a origem de seus pratos apenas pelos ingredientes que utilizam, onde o sabor e o frescor são os aspectos mais importantes. O roteiro pode começar por qualquer região, mas começemos por Paris, onde se combina talento, experiência e os produtos franceses da mais alta qualidade. Um das especialidades mais famosas é o “Coq au Vin”, galo cozido em vinho tinto e se pensarmos em um iguaria mais exótica temos o foie gras, pasta a base de fígado de ganso ou pato. A Pâtisserie tradicional é composta pelo “Crème brûlée”, a Mousse de chocolate, os Macarons e os Mille-feuilles (mil folhas). A Alsácia e a Lorena, uma área pequena que em uma época distante já foi Alemanha, possuem uma tradição de festas e de banquetes, herança dos tempos em que por lá reinaram os Habsburgos.

zz

De lá saem chucrutes feitos com couve, batatas e bacon e a tradicional Quiche Lorraine, que um dia já foi chamada de “kuchen”, quando a região ainda se chamava de “Lothringen”. De lá também saem tortas de maçãs, de ameixas, de “mirabelles”, de amora e duas delícias típicas da confeitaria local: o brioche e o “kougelhopf”, um biscoite feito em forma de coroa.

Se você estiver na Bretanha, que fica à beira mar do Atlântico, poderá degustar as melhores ostras e mariscos, bem como uma famosa sopa de pescado, a “cotriade”, além dos famosos crepes, que são sempre doces e das galettes, estas sim salgadas. Os bretões têm fama de ser um povo de origem bárbara, mas a sua cozinha é antes de tudo macia, pelo excesso de manteiga, e doce... muito doce: caramelos, “far betron”, um bolo recheado com ameixa presta e o “kouign-amann”, a sobremesa mais famosa da região com muita manteiga e açúcar. As ruas da Bretanha são um teste de resistência contra o pecado da gula. Não muito longe dali está a espetacular região da “Champagne-Ardenne”, terra de reis e de duas pedras preciosas: a trufa e o champagne. Epernay, uma pequena vila, é a capital mundial da champagne. Uma olhada mais atenta e sua vista pode acompanhar até o infinito plantações de uvas, que cedo ou tarde produzirão


43

bolhas. A praça da champagne e a avenida da champagne não te deixarão esquecer de onde você está. Daí é só escolher uma, se você for capaz de se contentar, entre a Moët & Chandon, Mercier, Perrier-Jouët e Veuve Clicquot, apenas para citar algumas das mais famosas “caves” que oferecem visita e degustação. No vale do “Loire”, você não verá apenas castelos. Ervilhas verdes, queijo de cabra e a famosa “Tarte Tatin” que a lenda – ou será verdade? - se encarregou de eternizar. Ela teria saído das mãos das irmãs “Tatin” que teriam deixado a torta cair no chão invertendo o seu modo de fazer e que hoje pouca diferença faz. Quem nunca ouviu falar de uma delícia que atende pelo nome de “Gratin Dauphinois”, feita com batatas, ovos e creme de leite fresco? Junto com os tradicionais vinhos “Beaujolais” e “Côtes du Rhône”, as salsichas de Lyon e os “Nougat” feitos de açúcar, mel, ovos, baunilha e amêndoas e fazem a alegria dos visitantes da região conhecida como “Rhône-Alpes”. Por último deixamos a “Provence” e a “Côte d’Azur”, com seus azeites, ervas, figos, morangos, melões e peixes, e o inconfundível cheiro de lavanda no ar. É de lá a famosa “bouillabaisse” e Marselha seria a cidade que guarda a receita mais tradicional.

A “tapenade”, um puré de azeitonas negras com alcaparras, anchovas e atum ou o “Ratatouille”, aquele tradicional gratinado de verduras, também são especialidades da região. E para finalizar o banquete nada melhor que os “Calissons”, docinhos típicos da região de “Aix-em-Provence”, com um sabor ligeiramente amargo de laranja, e creme de amêndoas, recobertos por uma fina camada de açúcar. É quase uma hóstia. Amém! E depois dessa viagem gastronômica, a gente ainda fica se perguntando o porquê de todas essas delícias virem de um só lugar: a França. Deve ser mesmo um presente dos Deuses!


44 CHIC & AUTOMÓVEIS

UM SHOW DE PERFORMANCE

As mulheres também curtem as emoções da alta velocidade. No Ladies Day mostraram que sabem acelerar.


45

Um dos destaques do AMG Performance Tour foi o Ladies Day, com programação reservada especialmente para o público feminino. Atividades exclusivas foram desenvolvidas para as mulheres, que se mostram cada vez mais envolvidas e interessadas pelo universo dos superesportivos. A revista foi convidada e nossa Diretora de Conteúdo teve uma experiência de pista com os modelos AMG citados anteriormente, além de workshop de direção defensiva. No final dos exercícios em pista, houve uma competição entre as participantes e premiação para os três melhores tempos.

Juliana Amaral, Diretora de Conteúdo “Quando pensamos em Mercedes AMG, pensamos logo em velocidade e eu simplesmente amo esse universo de pista e muita adrenalina. E foi em um dia de muita descontração e competição que a Mercedes recebeu mulheres apaixonadas pela marca. O Ladies Day é um evento super exclusivo e mostra o quanto as mulheres também gostam de carros e competiçãow. No evento tive a oportunidade de dirigir os novos lançamentos da marca: C 43 e C 63 S. A seguir você poderá conhecer um pouquinho de cada modelo.”


46

O MAIS ESPORTIVO DE TODOS OS TEMPOS A Mercedes-AMG está estabelecendo mais um marco em sua história: o novo C 63 S Coupé. As modificações técnicas são evidentes à primeira vista: as marcantes molduras salientes das rodas dianteiras e traseiras, a maior bitola e as rodas maiores dão ao cupê um visual marcante e, ao mesmo tempo, criam a base para a grande agilidade da dinâmica longitudinal e lateral oferecidas pelo modelo. O Coupé também proporciona um elevadíssimo padrão de segurança. Ele vem equipado de série com 7 airbags, contando com o airbag de joelhos para o motorista. O conceito “Driving Performance”, típico da marca, também foi elevado a novos patamares com o Mercedes-AMG C 63 S Coupé. O motor AMG V8 4,0 litros biturbo, com 510 cv é um dos vários desenvolvimentos realizados completamente em Affalterbach, assim como, por exemplo, a sofisticada suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecedores controlados eletronicamente,


47

os parâmetros dos modos de condução do sistema AMG DYNAMIC SELECT, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro ou os coxins dinâmicos do motor.

Bloqueio eletrônico do diferencial traseiro : ótima tração, inclusive nas pistas

Para uma melhor tração e melhor comportamento dinâmico, a nova máquina conta com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, que controla a perda de tração. Esse sistema permite ao condutor acelerar mais cedo na saída das curvas, graças à melhor tração disponível. O veículo permanece mais estável nas frenagens em alta velocidade e o diferencial blocante também contribui para melhorar a tração na retomada de velocidade. O eixo traseiro, especial para o modelo e completamente reprojetado, foi adaptado especialmente para o alto dinamismo veicular do cupê.

Fascinante design oferece desempenho excepcional

Ele fascina ao primeiro olhar, graças às suas impressionantes proporções. O design exterior difere bastante do modelo da Mercedes-Benz, com o qual compartilha apenas as mesmas portas, teto e tampa do capô. O poderoso motor de oito cilindros, juntamente com a bitola aumentada dos eixos dianteiro e traseiro, exigiu a criação de uma nova dianteira, assim como um conjunto traseiro específico para o modelo e novas laterais. Os arcos das rodas salientes tornaram o carro 64 milímetros mais largo na dianteira e 66 milímetros na traseira, permitindo ao veículo aderir melhor à pista. O lançamento já chegou ao Brasil com o preço sugerido de R$ 615.900,00.


48

N OVO M O D E L O ESPORTIVO Chega ao Brasil o novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé. Proporcionando uma experiência de direção excepcional, marca registrada da AMG, o novo modelo reúne um pacote de engenharia: o motor V6 Biturbo 3,0 litros com 367 cv, combinado com a nova transmissão automática 9G-TRONIC, que garante ágeis trocas de marchas. Juntamente com a tração integral AMG Performance 4MATIC e a tecnologia de chassi específica para o modelo, este conjunto garante uma base otimizada para um automóvel com alta agilidade e dinâmica lateral.

Design ainda mais esportivo

O novo Mercedes também é esportivo na aparência, que o identifica instantaneamente como um integrante da família AMG. Itens característicos incluem o estilo diferenciado AMG, assim como as rodas de liga leve especiais. Eles ressaltam a natureza avançada e a performance da marca. A tampa do motor com um inserto de alumínio em vermelho enfatiza as qualidades do novo motor Biturbo de seis cilindros. Ideal para um estilo de condução dinâmico, o volante esportivo multifuncional em


49

couro preto tem a parte inferior plana, acomodando-se perfeitamente às mãos. O condutor desfruta de uma posição segura no banco, graças ao melhor apoio lateral. Bancos com revestimento em couro e o painel superior em ARTICO criam um ambiente muito esportivo. O mesmo material do painel superior também é utilizado nas bordas superiores das portas. As peças de acabamento em alumínio no painel e o acabamento em fibra de vidro prata AMG no console central criam um ambiente esportivo e ao mesmo tempo elegante.

Motor V6 3,0 litros Biturbo

Avanços tecnológicos, incluindo a alteração da pressão do compressor permitiram aos engenheiros da AMG aumentar a potência e o torque do motor, assim como elevar seu dinamismo e flexibilidade aos níveis típicos da AMG. Com 367 cv e 520 Nm, o motor V6 estabelece novos padrões em seu segmento. O revestimento NANOSLIDE® das camisas dos cilindros é usado também nos motores da equipe MERCEDES-AMG PETRONAS na Fórmula 1. Especialmente duro e, consequentemente, resistente ao desgaste, esse revestimento também reduz o atrito, contribuindo assim para uma eficiência ainda maior. A unidade de força da AMG pode ser identificada pelo inserto vermelho em alumínio na tampa do motor. O modelo já chegou às concessionárias de todo País. O preço sugerido é de R$ 397.900,00.


50 CHIC & COLUNA

Toda hora é hora As principais novidades do mundo da relojoaria estão aqui. Aproveite e desfrute do acessório que dá um toque especial em qualquer produção.

1

3

2

ESPORTE CHIC

RELÓGIO JÓIA

AZUL DELICADO

A Audemars Piguet acaba de ganhar mais um relógio em comemoração aos 40 anos da coleção Royal Oak. Chamando atenção pelo lindo exterior, ele vem com uma caixa em ouro rosé ou branco de 18 quilates. Com display de safira, a peça foi criada em parceria com a designer de jóias Carolina Bucci e chega ao mercado em 2017.

O mostrador azul glacial já diz tudo! É um relógio Tiffany & Co CT60 de 3 ponteiros. A marca fez o relançamento do modelo com um aro de 60 diamantes, além de oito que compões as horas e os números em prata. Ele é a prova d’água até 100 metros e sua pulseira em aço inoxidável.

Dêem boas vindas para o novo Apple Watch Series 2! A nova geração chegou mais esportiva e fashion, graças às parcerias com Nike e Hermès. Na primeira, o modelo tem GPS integrado e resistência à água sob 50 metros. Já a segunda vem com pulseiras em couro elaboradas pela grife francesa, que podem ser de fecho duplo - inspirada em uma sandália da maison - e fecho simples.

4 LAFERRARI SAPHIRE. Quando Hublot e Ferrari se unem, a criação é de uma peça única! Os protagonistas são a Ferrari FXX K e o relógio ultra especial da Hublot, o MP05 “Ferrari Laferrari” Saphire. O lançamento tem como objetivo apresentar a história do movimento HUB9005.H1.PN.1 e da caixa em safira de construção única do MP-05 LaFerrari Saphire.


51

5 BALL + BMW Quando a relojoaria Ball une-se à BMW, o resultado é a criação do modelo TimeTrekker. A peça oferece caixa elaborada em aço, 200 metros de resistência sob a água e pulseira de borracha preta ou em aço. Agora o diferencial: mostrador em estilo perfurado que remete ao estofamento de um luxuoso BMW.

7 CONNECTED WATCH

6 TAG HEUER FORMULA 1 A suíça TAG Heuer e a Formula 1 Red Bull Racing firmaram parceria! A criação é um relógio com detalhes em azul, branco e vermelho - alusão as cores da Red Bull e do universo de corridas. Suas pulseiras são em versões de aço e tecido com costura que lembras os cintos de segurança dos carros de corrida. Caixa em aço inoxidável de 43 mm de diâmetro, função cronógrafo.

8 EL PRIMERO RANGE ROVER A Zenith e a Land Rover uniramse para lançar um relógio em homenagem a duas criações lendárias das marcas, o El Primero Range Rover. O relógio uniu os melhores elementos do cronógrafo e do primeiro SUV de luxo, como mostrador cinza escovado e caixa em alumínio ceramizado. O modelo tem reserva de marcha de 50 horas, vidro de safira convexo antirreflexo e pulseira de borracha preta revestida em couro.

A centenária TAG Heuer anunciou a chegada do seu smartwatch de luxo no Brasil, o Connected Watch. Em visual esportivo, ele foi desenvolvido em parceria com a Intel e o Google e é compatível com Android e iOS. Sua bateria tem capacidade para autonomia de 25 horas e 4 GB de armazenamento interno. Após o período de garantia de dois anos, os clientes poderão trocá-lo por um relógio tradicional com design criado exclusivamente para os proprietários do Connected Watch.

9 ARMANI CONNECTED Juntando estilo e tecnologia, a Emporio Armani lançou uma coleção de relógios híbridos que se conectam com o smartphone do seu proprietário! Basta instalar o aplicativo da marca no celular e sincronizar com o smartwatch. Entre as funcionalidades estão acompanhamento do sono e recebimento de notificações de chamadas e mensagens. Com pulseira em couro ou em gomos de aço, o Emporio Armani Connected chega em 2017.


52 CHIC & GASTRONOMIA

EM UM RELACIONAMENTO SÉRIO COM O CAFÉ Cada vez mais cedo a mania do café entra na vida e na rotina das pessoas. Com diversos sabores e possibilidades de combinações, a bebida começa a ganhar status de gourmet e tem se tornado mais acessível para o público. Por Beatriz Melo Se você não dispensa um cafezinho ao acordar ou depois do almoço, você não está sozinho. Além de ajudar a movimentar a economia, o café acabou sendo incorporado ao estilo de vida no país. Hoje, é a segunda bebida mais consumida, perdendo apenas para a água. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo do café no Brasil tem crescido ano a ano e em 2015, foram 81 litros por habitante no país. Mesmo diante da crise, o café continua com elevada introdução e presença firme nos lares brasileiros. Com a demanda em crescimento, houve importantes mudanças para toda a cadeira cafeeira, desde a produção de cafés especiais no campo até as indústrias, que desenvolvem blends e investem nas certificações. A demanda por inovação em aromas e sabores tem impulsionado o mercado do consumo em cápsulas. A Associação Brasileira da Indústria de Café espera que até 2019 esse mercado triplique de valor, atingindo R$ 3 bilhões de reais. Aqui, preparamos um guia para entender melhor o mundo do café, seu consumo e suas mudanças ao longo do tempo. Além de benefícios para a saúde.


53

História do café Existem diversas lendas de quando e como o café foi descoberto. A mais comum conta que um pastor de cabras chamado Kaldi, que viveu na Etiópia por volta do ano de 575, percebeu um comportamento esquisito em seu rebanho. As cabras estavam saltitantes, cheias de energia. Kaldi começou a observá-las e descobriu que elas vinham comendo frutos vermelhos e folhas de uma planta desconhecida. Ele então resolveu experimentar o fruto que dava energia e disposição. Mastigou, apreciou. Logo, apresentou o café a um monge, que começou a utilizá-lo em infusão, dando origem à bebida que hoje é conhecida em todo o mundo. No Brasil, a primeira plantação de café aconteceu em 1727 no Estado do Pará. Devido às condições climáticas favoráveis do país, o seu cultivo se expandiu rápido. Em pouco tempo surgiram as grandes plantações e durante 40 anos o café foi responsável por metade das receitas de exportações do país. Atualmente, o Brasil é líder na exportação de café e é o segundo maior consumidor do produto no mundo.

Diferentes tipos de grãos Os diferentes tipos de grãos dão inúmeras características ao café, que pode ser suave, forte, orgânico, dentre outros. No mundo, existem diversas espécies cultivadas, como a arábica e a robusta, que são as mais conhecidas no Brasil. Cláudia Leite, gerente de Coffee Affairs Nespresso no Brasil, explica que a arábica tem uma composição robusta e representa 70% de toda a produção no mundo. É um café mais delicado que gosta de crescer em altitudes e regiões mais altas. Já a robusta é um grão mais rígido e cresce em regiões mais baixas, como planícies. Ele demanda um pouco menos de cuidado no cultivo e costuma ter notas mais exóticas. Segundo a gerente, os brasileiros consumem um café mais intenso e pouco a pouco estão conhecendo outras variedades de café, como os mais delicados.

Torrefação e moagem Quando colhidos pela natureza, os grãos do café têm coloração esverdeada. Com o processo de torrefação ao quais os grãos são submetidos, a coloração começa a ficar mais escura, como também a acidez, o corpo e o aroma do produto. Porém, esses aspectos variam muito em relação ao tipo de torrefação. Nas fábricas da Nespresso, na Suíça, eles recebem grãos não torrado de mais de 12 países e cada um é tratado de maneira individual. O processo de torra da empresa tenta fazer uma receita específica pra cada país, trazendo o máximo do seu aroma. “Nessa torra, tem dois parâmetros que são controlados: tempo e temperatura. Tempo menor e uma temperatura mais baixa deixam o café mais delicado. A torra tem uma receita única para cada café.” Explica Cláudia. Já os diferentes processos de moagem são importantes para obter o melhor sabor do café. “No caso do café com a água, se eu faço uma moagem mais fina, eu perco a superfície de contato, ou seja, é como se a água tivesse maior contato com o pó do café. Se a moagem é um pouco mais grossa, esse contato diminui.” Em uma moagem mais fina, a água tende a passar de forma mais lenta, portanto tira mais a elegância do café. “Se eu quero ter um café mais fluido, faço uma moagem um pouco mais grossa pra diminuir um pouco esse contato do café com a água.”


54 Tipos de cafeteiras Foi-se a época em que o café era somente no coador de pano ou no de papel. Nas últimas décadas tivemos acesso a cafés especiais e novos métodos de preparo. Apesar de sermos habituados a tomar e a apreciar o café, não há melhor método para obter um melhor resultado da bebida. O mercado conta com diferentes tipos de cafeteiras e equipamentos para atender o gosto de cada um. Confira:

É a precursora das máquinas de café expresso e ainda é o equipamento mais usado na Europa. Para fazer o café, é só colocar a água no compartimento de baixo e o pó dentro do recipiente furadinho. Depois, leve ao fogo e o café pronto ficará no reservatório de cima.

Cafeteira francesa Nela você coloca o pó no fundo, mistura com a água já quente e, depois, empurre o êmbolo para baixo para que o café seja filtrado.

Coador de pano Esta é a forma mais tradicional de se preparar o café. Colocar o pó direto na água já quente e, depois, passar a mistura pelo coador. Os mais tradicionais colocam o café em um bule.

Filtro de papel Este velho conhecido nosso foi inventado, em 1908, por uma dona de casa alemã que substituiu a toalha com que filtrava os resíduos do café por um papel mata-borrão sobre um aro de metal vazado. Algo muito próximo do que ainda fazemos hoje em dia: despejamos água aferventada sobre o pó de café colocado no filtro.

Cafeteira Italiana

Máquina de café em cápsulas São práticas e muito modernas. O preparo é bastante simples: basta colocar água no recipiente, abrir o compartimento onde fica a cavidade própria para a cápsula ser inserida, depositar a da sua preferência (elas possuem variação de intensidade e sabor) e abaixar a tampa. Em pouco tempo o café sai bastante cremoso e na medida exata da xícara.

Cafeteira elétrica Para fazer o café, você ajeita o filtro de papel em um compartimento, coloca o pó e adiciona água em outro. Quando a água atingir a temperatura certa, ela automaticamente passará pelo coador e o café sairá prontinho.

Benefícios à saúde A bebida não é apenas composta de cafeína. Ele também é rico em ferro, potássio, vitamina B, além de antioxidantes naturais. O café também ajuda a evitar diabetes. Uma pesquisa publicada no Journal of Gerontology, afirma que mulheres com mais de 65 anos que bebem mais de 261 miligramas de cafeína por dia, têm uma redução de 36% no risco de demência. Para que seja possível sentir os benefícios do café no organismo, é necessário o consumo médio de três a quatro xícaras diárias - não mais do que isso.


55

Café perfeito Para um delicioso café, Cláudia enfatiza que é importante ter uma boa referência sobre a origem do café, a maneira como ele foi tratado e torrado. Um aspecto extremamente importante é garantir que o café esteja sempre fresco e também a maneira do preparo. Até de acordo com o momento do dia, com o perfil da pessoa podem influenciar na hora de servir o café perfeito. Além disso, você pode seguir essas três regrinhas básicas: 1 - a água deve ser sempre limpa, filtrada e nunca fervida, sendo importante ser retirada do fogo assim que começa a ser fervida. 2 - o café deve ser protegido da umidade, luz e temperaturas que não sejam ambientes. 3 - o preparo deve sempre seguir a mesma proporção de 180 ml de água para 10g de café moído.

Um aspecto extremamente importante é garantir que o café esteja sempre fresco e também a maneira do preparo.

Degustação Assim como o vinho, o café pode despertar várias sensações. Para reconhecer as características, a Cláudia sugere que não se adoce. “O café é naturalmente doce. Não como o açúcar ou o adoçante, mas ele desce bem. Você toma e nem percebe. Esse é o primeiro aspecto.” O segundo é evitar escovar os dentes antes. Além disso, algumas cafeterias servem água com gás com o café. “A intenção é de limpar o paladar, prepará-lo para degustar a bebida. No café torrado e moído na hora você percebe muito mais as características da própria bebida.” A pessoa deve, ainda, estar atenta para os quatro passos da degustação: 1 - sinta o aroma. Feche os olhos para ter uma sensação completa. 2 - sirva o café. Traga para a boca oxigênio junto com o café, fazendo barulho como se estivesse tomando sopa de colher. 3 - identifique o momento. Tente entender quais as sensações e lembranças que você tem ao tomar a bebida. 4 - compartilhe a experiência. Trocas de informações sobre o café ajuda a conhecer melhor a bebida.

Harmonização A gerente de Coffee Affairs Nespresso no Brasil dá dicas de acompanhamento para o cafezinho, de acordo com a intensidade. “Cafés mais delicados acabam pedindo algo mais delicado. Um queijo fresco com um pouquinho de mel de engenho acaba sendo uma excelente combinação. Já os mais intensos pedem elementos mais intensos. O queijo gorgonzola além de ser bastante ousado é extremamente sofisticado. Um café e um queijo que são muito marcantes, combinados, a explosão de doçura é incrível.” Ela ainda ressalta que os acompanhamentos precisam acompanhar a intensidade do café, para que um não se sobressaia sobre o outro.


56 CHIC & AUTOMÓVEIS

6ª GERAÇÃO MAIS POTENTE Arquitetura vem mais leve e compacta

Superesportivo de maior sucesso no Brasil, o Camaro chega com mais potência, tecnologia e ainda mais refinado. O estilo “Muscle Car” que consagrou o modelo anterior foi mantido, porém, agora com uma linguagem mais contemporânea. As dimensões e a arquitetura são completamente inovadoras, contribuindo para uma dinâmica veicular realmente surpreendente. Os avanços também estão presentes no conjunto mecânico. O novo motor V8 de 6.2L de injeção direta entrega 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, enquanto a transmissão é de 8 marchas com sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de alertas atrás do volante, por exemplo. Outra novidade é o intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe. Uma experiência verdadeiramente única para entusiastas e fãs de superesportivos.


57

Transmissão de oitos marchas e drive mode selector são algumas das novidades.

O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs. Do modelo anterior, foram mantidas: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama.

Arquitetura leve e tecnologias são a diferença Aproximadamente 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28% mais rígido e 83kg mais leve. Já a distribuição de peso é praticamente idêntica entre os dois eixos. Isso foi possível devido ao uso abundante de materiais nobres, como o aço de alta resistência e o alumínio em diversos componentes do veículo. Um exemplo é o sistema de suspensão, que ficou 12 kg mais leve.  O conjunto dianteiro agora é multi-link Pherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar controle excepcional do veículo e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas.


58

Visual “Muscle Car” atlético e expressivo, projetado para a máxima performance Apesar de completamente redesenhado, o Novo Camaro manteve a identidade visual que o consagrou como ícone dos “Muscle Cars”. A sexta geração do carro deixa ainda mais acentuado o efeito dos músculos esculpidos pela carroceria, que teve todas as dimensões revistas e a aerodinâmica aperfeiçoada. A parte frontal do Novo Camaro é marcada por um elemento retangular que, ao fundo, emoldura os faróis e a grade, como no modelo da primeira geração. As proporções e os traços atuais, no entanto, ressaltam força e agressividade numa linguagem extremamente contemporânea. O capô alongado reforça o porte atlético do carro.

Cabine mais refinada, confortável e equipada Como a parte externa, a interna foi completamente renovada preservando elementos característicos que consagraram o Camaro ao longo dessas últimas cinco décadas, como o quadro de instrumentos com o “canhão” do conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos. A novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores essenciais. Configurável, a tela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo.

Série Fifty marca a estreia do novo Camaro Ofertada apenas na carroceria cupê no Brasil, a série especial comemorativa ao cinquentenário do Camaro traz inúmeros ítens específicos, como faixas decorativas no capô e na tampa traseira, grade versão “50th” com detalhes cromados, roda de alumínio aro 20” com design especial e calota personalizada “50th” bancos e detalhes com costura laranja e emblema “Fifty”, painel dianteiro com acabamento customizado e soleiras iluminadas com emblema comemorativo “50th”.


59

O SS mais potente da história O mais potente Camaro SS de todos os tempos chega ao Brasil equipado com o novo motor V8 6.2L, o mesmo do Corvette Stingray. Cerca de 20% dos componentes do motor, no entanto, foram desenvolvidos especificamente para atender às especificações do Camaro, incluindo um sistema de escapamento tubular em forma de “Y”.

Nas lojas Uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Camaro chega às concessionárias este mês. As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos. A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela chegue às lojas no fim do primeiro trimestre do ano que vem.

O Novo Camaro manteve a identidade visual que o consagrou como ícone dos “Muscle Cars”.


60 CHIC & COLUNA

Banca literária Encontre aqui uma seleção de novidades de diferentes estilos literário. Aproveite!

2 O QUE TEM NA GELADEIRA? (RITA LOBO) Neste livro, Rita ensina sua fórmula de criar receitas e apresenta mais de 200 opções para variar o cardápio. Dividida em 30 capítulos, a obra é dedicada a cada alimento – da abóbora ao tomate, passando pela cebola e milho. Você vai aprender os melhores cortes, técnicas de cozimento e combinações de sabor. Entre as muitas receitas, você vai encontrar opções de entradas, pratos principais e até alguns bolos.

1 RITA LEE: UMA AUTOBIOGRAFIA Histórias e revelações sobre a vida da roqueira fazem parte desta autobiografia. Do seu baú, a artista fez questão de escolher as que ilustram sua obra. É um relato honesto, muitas vezes brutal, que contrasta com a doçura e a leveza desse mais de 50 anos de carreira.

3 101 CANÇÕES QUE TOCARAM O BRASIL (NELSON MOTTA) Esse é um livro sobre músicas que tiveram impacto no Brasil. A lista é abrangente e foi feita em ordem de lançamento. A começar pela marchinha “Ó Abre Alas”, depois por “Carinhoso” e se encerra com “Metamorfose Ambulante” e “A Procura da Batida Perfeita.”A obra é feita sob medida para os fãs de música brasileira e do autor Nelson Motta.


61

4 THE BEATLES TODAS MÚSICAS, TODAS AS LETRAS, TODAS AS HISTÓRIAS (STEVE TURNER) Todas as canções do grupo musical mais aclamado de todos os tempos estão neste livro. Com letras completas e detalhes de quando, como onde e por que cada álbum foi concebido. O jornalista musical, biógrafo e poeta inglês Steve Turner explora as origens, influências e os significados das músicas, identificando ainda os personagens e histórias por trás das canções. Repleta de fotos,ilustrações e curiosidades, a obra é essencial para os apaixonados pela banda.

5 O BIQUÍNI MADE IN BRAZIL (LILIAN PACCE) Realizada por Lilian Pacce, o livro é uma superpesquisa sobre o biquíni, que comemora 70 anos de história. Além disso, traz histórias dos criadores mais importantes da área: Amir Slana, David Azulay, Lenny Nimeyer e outros. Lilian vai lá na origem e mostra como a evolução da peça só fez bem ou conjunto.

6 ROGÉRIA: UMA MULHER E MAIS UM POUCO Nascida Astolfo Barroso Pinto, a ícone do transformismo e, acima de tudo, artista, acaba de lançar um livro. Feito por Marcio Paschoal, o autor reconstrói a intensa trajetória de Astolfo-Rogéria, desde maquiador das estrelas da TV Rio, passando por sua estreia nos palcos em plena ditadura até o sucesso internacional. Reunindo lindíssimas fotos, a biografada conta deliciosas histórias do showbiz em mais de 50 anos de carreira.


64 CHIC & COLUNA

Agito cultural

Por Matheus Feitosa

Quer um fim de ano inesquecível? Separamos um incrível roteiro do que vai ter de bom no Estado para você receber 2017 de braços abertos! As opções são as mais variadas. Desde os que querem uma noite mais tranquila até uma mais dançante e animada.

Com muito luxo e requinte, os resorts Carmel Charme e Carmel Cumbuco preparam uma festa especial de réveillon para os seus hóspedes. Localizados, respectivamente, na Praia do Barro Preto (Aquiraz) e Praia do Cumbuco (Caucaia), a música no Carmel Charme terá Dj Luciano e Mano Braz banda. Já o Carmel Cumbuco terá DjRodrigo e a Banda D.Dreams como atrações. Além do tradicional show pirotécnico, ambos oferecerão buffet, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Em clima de mudanças, o Marina Park Hotel traz o Marina White 2017. O branco como título vem sugerir a paz e o encantamento, numa festa com megaestrutura ao ar livre em perfeita sintonia com a natureza. A festa vai ter Ivete Sangalo como atração principal, além de Márcia Fellipe e a banda Caribbean Kings, reunindo um contagiante mix de ritmos, garantindo assim a animação.

O Reveillon Colosso 2017 vai ser uma verdadeira viagem a três refúgios do mar mediterrâneo: Mykonos, Santorini e Ios. Um luxo que vai deixar sua noite ainda mais marcante. A trilha sonora fica por parte de Jorge e Mateus, oito7nove4, Pedro e Benício e Marcinho. Já o Lake Exclusive será o espaço Premium para a música eletrônica que recebe o DJ Alok e convidados.

Quem não dispensa o clima praiano pode optar pela festa da virada no Réveillon Crocobeach. O evento acontecerá a partir das 22h do dia 31 de dezembro de 2016 e seguirá até as 8h do dia seguinte. Serão oferecidos buffet e open bar. A programação musical terá a participação de cinco atrações que farão shows de axé, sertanejo, música eletrônica e outros ritmos. Além da queima de fogos, o Réveillon terá um espaço infantil, para que os pais tenham maior comodidade ao levarem seus filhos para a festa.

O Réveillon Vila das Águas pode ser uma das opções para quem deseja curtir a virada de ano com mais tranquilidade. O evento irá ocorrer no Aquaville Resort e uma das atrações será a cantora Márcia Freire. A festa terá a área das mesas, com open food, open bar de bebidas e uma garrafa de champanhe por mesa e a do lounge, onde o consumo não está incluído no valor do ingresso.


66 CHIC & ENTREVISTA

DECORANDO SONHOS CENOGRÁFICOS Com um currículo de sucesso, Erika Martins teve um início de carreira muito natural. Atuando no mercado de design e eventos há 12 anos, a empresária quer levar novidades e sofisticação para o mercado em 2017. Por Beatriz Melo

Pesquisa de materiais, escolha de amostras e fornecedores, orçamentos e cronograma. Parece muito trabalho, não? Para o profissional de design de interiores, nem tanto. Quem trabalha no ramo, busca a melhor interação entre as pessoas e seus espaços. Além disso, valorizam cada detalhe, transformando os ambientes em algo singular e especial. Foi assim que o design entrou na vida de Erika. Quando foi morar em Brasília, ela resolveu fazer o curso e, posteriormente, de paisagismo. Começou a ganhar mercado e quando viu, já estava fazendo grandes projetos. O sucesso estava batendo na porta. Logo, ela se deparou com uma situação: seus clientes chamando-a para organizar a casa e jardim para jantares e festas. Unindo talento e paixão, foi fazer cursos de arranjos florais e festas no Chile. E assim a empresária nasceu.


67

Para ela, o início de sua carreira foi muito natural. “Passei de projetos residenciais e comerciais para decoração de festas residenciais e corporativas” lembra. Sua empresa EMD Produções já realizou trabalhos memoráveis pelo País. Réveillon de Fortaleza, Carnaval da Saudade do Náutico, Festival do Camarão em Acaraú e Pré-inauguração do Centro de Eventos com Jennifer Lopez, foram alguns dos eventos. “Sempre falo que sou decoradora da vida do meu cliente, e não de uma única festa.” O grande salto foi quando a empresária Conceição Guimarães lhe apresentou o projeto que viria a ser o Palace Bistrô. “Sou apaixonada por tudo que é histórico. Quando Conceição me mostrou o espaço, fiquei completamente apaixonada.” A conexão foi imediata. Localizado na Rua Major Facundo, no Centro, hoje o lugar é sinônimo de sofisticação e requinte à disposição do público. Construído na segunda metade do século XIX, o Palace já foi um sobrado residencial pertencente a Odorico Sergismundo de Arnout.

O local era o antigo Palace Hotel, hotel cinco estrelas que funcionava na capital no século passado e marcou a vida da cidade. Para ela, outros locais históricos de Fortaleza deveriam seguir o exemplo do projeto que se tornou o Palace Bistrô. “Deveríamos valorizar a nossa história e preservá-la. Quando viajamos, encontramos a história de outros países preservada e valorizada.” Para Erika, os eventos são únicos! O cliente tem sua personalidade e isso é o brilho de toda festa. Não existe nenhum tipo de decoração padrão. “Encontramos em cada detalhes um pouco do cliente.” Mesmo com a crescente personalização e exclusividade, ela conta que as decorações tradicionais continuam sendo as mais pedidas, em especial nas cores brancas, marfim, verde e rosa seco. Para se trabalhar com eventos, é preciso ter o apoio da família, pois não se tem horário. Essa é a primeira dificuldade em se trabalhar no ramo. “Trabalhamos durante o dia e a noite. Não possuímos horário comercial. Além disso, temos que ter muita liderança para organizar e orientar todas as pessoas envolvidas em uma festa.” Para 2017, Erika aposta em um ano de ajuste e disciplina. “O mercado de eventos terá um recomeço e, com certeza, colheremos muitos frutos.” Ela admite que é detalhista e gosta de inovar. “Quero trazer novidades e sofisticação com classe para o mercado de eventos. 2017 será um ano abençoado e de expansão.” Muitos projetos e sonhos esperam a mulher visionária que Erika se tornou.

Palace Bistrô

Rua Major Facundo, 30 - Centro Proximo ao Passeio Público


72

Foto: Joislan Lima

CHIC & ENTREVISTA

INOVAÇÃO E EXCLUSIVIDADE NO CORAÇÃO DO DESIGN Responsável por projetar espaços de forma estética e funcional, ao se trabalhar com um designer, o ambiente fica totalmente diferenciado, tornando-se único. A crescente demanda pelos profissionais é sinal de que a personalização faz diferença sim em um local. Por Beatriz Melo

Não há nada melhor do que deixar o ambiente de uma casa de acordo com gostos pessoais. A decoração de um espaço sempre reflete a personalidade de quem o ocupa. Para isso, nada melhor do que contratar alguém especialista na área. Planejamento, comodidade, conhecimento, dentre outras características fazem parte do cotidiano dos designers de interiores. A busca por esses profissionais no mercado brasileiro foi impulsionada tanto na área residencial quanto na industrial e comercial. Espaços de lojas, imobiliárias, escritórios e shoppings necessitavam, cada vez mais, de detalhes e personificação.A profissão já é reconhecida, com cursos em universidades de todo o Brasil e com um projeto de regulamentação.


73

O especialista proporciona ao cliente a disponibilidade de fazer um orçamento pré-estabelecido, com o estudo prévio da sua casa e do seu estilo, além de poder acompanhar todo o processo, sem precisar se estressar. Os designers também possuem parceria com outros profissionais da área de decoração: pintores, carpinteiros, entre outros, o que facilita ainda mais na hora da contratação. É o caso de Camila Leite, designer de interiores que está no mercado há três anos. Ela já produziu diversos trabalhos comerciais e residenciais, além de ser especializada em projetos funcionais. Sócia da CL Design de Interiores e parceira da construtora Múltiplas Construções, Camila já realizou muitas obras pelo Brasil.

Projetos Com um currículo extenso, a parceria com a Múltiplas Construções rendeu projetos no Rio de Janeiro, como o Barra Shopping e o Rio Sul Shopping. Já em Natal foi o Posto Muriú. Atualmente, a designer está com dois projetos em Fortaleza: o luxuoso e funcional Hotel Resort Sobre as Ondas e a decoração de natal do Shopping Via Sul, onde há toda uma montagem manual e a reciclagem de materiais dos natais passados.


74 Profissão: Design de Interiores O profissional dessa área deve entender de tudo um pouco do mercado, fazer projetos comerciais, residenciais, exteriores e interiores. Além disso, deve manter um portfólio com todos os seus trabalhos. Isso porque a maioria das pessoas realiza contratação através de indicação ou viram uma foto de alguma obra e se identificaram com a decoração. Sobre conciliar o serviço com um preço mais acessível, ela nos conta que o projeto é personalizado de acordo com o orçamento do cliente, ou seja, depende do quanto ele está disposto a pagar. Citando alguns exemplos de serviços prestados, Camila nos diz que há quatro opções: 1. A realização somente do projeto 2. Projeto + Acompanhamento da obra 3. Projeto + Visita as lojas 4. Projeto + Acompanhamento da obra + Visita as lojas (média de 10 horas, agendáveis) A quarta opção dá ao cliente vinte por cento de desconto, por se tratar do pacote completo. Ao trabalhar em parceria com a construtora, o cliente pode optar pelo preço global. Ou seja, a design monta o projeto ou traz o projeto já pronto para a realização ou por administração, em que o cliente contrata os trabalhadores da obra a parte e a design só administra a obra.

Tendências atuais e expectativas para 2017 Para mobílias, as tendências são duas. A primeira é a laca, que renova móveis antigos. A segunda é a adesivagem, que dá um up na mobília e é usado de acordo com a personalidade do cliente. No piso, o porcelanato líquido está em alta. Ele possibilita trabalhar com estampas e efeitos visuais. Na área de revestimento, o cimento queimado e o gesso 3D são os queridinhos. O primeiro traz aparência diferenciada à um baixo custo e o segundo traz um visual de movimentação.‘’O cliente ainda pode escolher qual forma usar: ondulação, quadrado, entre outros’’, explica Camila. Para a personalização, ela projeta móveis de acordo com o gosto do cliente ou mostra alguns prontos para serem escolhidos. CL DESIGN DE INTERIORES CAMILA LEITE (85) 99738.7484 FACEBOOK: @CLDESIGNDEINTERIORES1


76 CHIC & COLUNA

Arte de Beber

Por Jonny Wolff

HARMONIZANDO A COZINHA NORDESTINA COM VINHO ! Desde que me mudei para o Ceará há mais de 10 anos penso na melhor maneira de harmonizar a rica cozinha da região com as bebidas vínicas! A resposta não é tão fácil pelas características de ambas num clima que não ajuda muito! Impus-me a esse desafio e passo agora a dividir minhas idéias com vocês. No nordeste temos duas vertentes bem claras, uma região litorânea repleta de peixes e frutos do mar, e o grande interior mais seco, agreste, árido onde carnes como o charque e frutos importantes como o coco, banana, e a mandioca são a base da alimentação. Essa incrível mistura entre os recursos disponíveis , a cultura dos povos que ao longo de séculos ocuparam a região, além da influencia africana, criaram pratos como Baião de dois, Acarajé, Moqueca baiana, Charque, Galinha à Cabidela , Vatapá, Sarapatel, Buchada, Panelada, e tantos outros. Então vamos lá!


77

Acarajé Elaborado principalmente com caruru, vatapá, camarões e frito em azeite de dendê , é um prato muito pesado além de bem gorduroso com sabores únicos harmonizam com espumante Brut e vinhos rosés com bastante acidez.

Baião de dois Prato rico, muito saboroso e gorduroso pede vinho branco (Sauvignon Blanc) ou um tinto novo sem barrica com boa acidez (Pinot Noir e Sangiovese).

Carne de sol com macaxeira e manteiga de garrafa Está ai um prato de peso, mistura carne um tanto salgada, um fruto da terra e muita gordura! Certamente harmoniza com espumante sempre Brut, vinho branco que pode ser da uva Chardonnay ou um tinto de médio corpo (Syrah ou Sangiovese)

Galinha à cabidela Me parece ser um prato de origem portuguesa cujo diferencial é o molho feito com o sangue da ave! Tem um sabor bastante intenso e para harmonizar precisamos de um branco mais elaborado (Chardonnay com passagem por madeira) ou um tinto de médio corpo.


78

Moqueca baiana Acredito ser o prato mais complexo de todos! É uma festa de sabores intensos resultando em algo único! O azeite de dendê com leite de coco, peixe e frutos do mar e boas doses de pimenta só podem ser compensados por um espumante Brut bem gelado.

Panelada/Sarapatel/Buchada A composição varia um pouco nos estados da região, mas é sempre um prato rico em sabores, muito estruturado! Aqui também é difícil encontrar uma parceria que não seja um bom espumante Brut. É importante para nossos leitores entender um pouco a questão da acidez e do corpo de um vinho quando, se pensa em harmonização: a acidez a que nos referimos esta presente na maioria dos vinhos, em maior ou menor intensidade, e é referência importante para vinhos brancos e espumantes. Ela harmoniza (equilibra) com a gordura tão presente na maioria dos pratos citados! Você perceberá sua presença ao sentir na boca uma salivação maior ou menor conforme a quantidade de elementos ácidos! Jà o corpo do vinho, tinto principalmente, está relacionado à presença de taninos em maior ou menor quantidade. São eles que dão a sensação de adstringência na boca. A presença dos taninos varia muito em cada tipo de uva e vai determinar se um vinho é mais ou menos encorpado ( tem mais ou menos corpo). Saúde e bom apetite!


OD

L

é

H

h

I

í ti f

f O y V

L

I D

V G &B

L W

4

f

V

ã

f é4

f

2

f

é à

à

ti 2

ti

ti

I B

N

ã

à Q y

ç fi ê ç

24h ti 24h

Praia da Marambaia - Estrada do Iguape - Ceará

K à

G f


Foto: Joislan Lima

80 CHIC & ENTREVISTA

SUCESSO EM BLINDAGEM A empresa que em pouco tempo conquistou Fortaleza. Por Danielly Portela Prestes a completar 2 anos no mercado com 33 funcionários e mais de 600 veículos blindados, a Locker Blindagens dos sócios Rosalvo Carneiro e Célio Gurgel, comemora o sucesso. Na única blindadora do Ceará associada à ABRABLIN – Associação Brasileira de Blindagem, não se fala em crise. Neste ano de 2016, o desafio foi suportar o aumento do preço da matéria-prima, comprada em dólar, sem repassar totalmente para o consumidor final.


81

“Este ano a gente imprensou a margem de lucro e repassou para o cliente, no máximo, 15% de aumento. Nosso problema jamais foi falta de venda.” diz Rosalvo. A comprovação está nos números. A Locker blinda, em média, de 25 a 30 carros por mês. Esse número até chegou a ser um pouco maior no ano passado. Mas aumentou o número de blindadoras em Fortaleza e a demanda, naturalmente, diminuiu. Mesmo assim a empresa não se abate com a concorrência. A qualidade e a segurança da Locker, fazem a diferença. Todo material usado é superior ao máximo exigido pelas normas do exército. “O exército pede aço de 2 milímetros, aramida de 8 camadas e qualquer vidro homologado.

A gente vende o vidro mais testado do Brasil, o aço de 2.5 ou 2.75mm, dependendo do tipo de carro, e a aramida de 9 camadas. Por isso o nosso preço acaba saindo mais caro. Em compensação o nosso cliente é o mais satisfeito.” diz Rosalvo.

33 funcionários e mais de 600 veículos blindados


82

Processo de Blindagem O primeiro procedimento para blindar um carro, é conseguir a autorização do Exército Brasileiro. Chegando à empresa o veículo passa por uma vistoria, para identificação de amassados e arranhões. Em seguida ele é desmontado e as peças são guardadas num armário reservado para o cliente. A partir daí começa o trabalho de instalação da blindagem. Para terminar, a etapa de testes e polimento. Todo o processo demora de 15 a 20 dias. Segundo Célio Gurgel, qualquer carro, independente do ano de fabricação(com exceção os veículos com motor 1.0,) pode ser blindado e suportar o disparo até de uma potente ´Magnum 44´. O custo do serviço varia de acordo com o tipo de blindagem: de R$ 36.000,00 a R$ 68.000,00. A empresa conta atualmente com 31 boxes de blindagem e 3 de manutenção.

Treinamento de Funcionários Para ficar à frente da concorrência, a Locker decidiu apostar no treinamento dos funcionários. Desde Setembro eles começaram a participar de cursos em blindadoras renomadas de São Paulo. “Isso faz com que a gente mantenha a nossa equipe. Ninguém consegue tirar funcionário nosso, porque nós pagamos bem. Também não tiramos funcionário de ninguém. Quando precisamos de funcionário, mandamos chamar alguém de fora e treinamos” diz Célio. Ainda segundo o empresário, a dupla de sócios também está sempre em busca de aprendizado. Viaja muito para conhecer novas tecnologias. Vai às fábricas, conhece novos e bons produtos, e traz para a empresa.

Novidade Por falar em inovação, a Locker trouxe para Fortaleza um kit de aço e aramida já cortado. A empresa manda os moldes do veículo para a fábrica e recebe de volta tudo já pronto. “Assim a gente não desperdiça material e o cliente recebe o carro mais rápido. Fica bom pra todo mundo.” conclui Célio, satisfeito e confiante em um 2017 de ótimos negócios.

AVENIDA ALBERTO CRAVEIRO, 466 FORTALEZA (85) 3295-6663 @LOCKERBLINDAGENS


84 CHIC & COLUNA

La Vie en Rose

Por Kennya Rocha

O plissado voltou com tudo! Onipresente nas passarelas da Paris Fashion Week, ele pode vir com uma estética romântica ou mais minimalista. Super versátil, ele é capaz de enriquecer o look, deixandoo mais elegante e charmoso, além de ajudar a alongar a silhueta.

Mais legendário do que a famosa caixinha azul, só a campanha de inverno 2016 da Tiffany & Co. Intitulado “Legendary Style”, a campanha celebra as coleções icônicas da joalheria com um time de mulheres modernas e talentosas, como a atriz Elle Fanning que celebra a coleção Tiffany Victoria.

Camisas brancas estão com tudo! Sinônimo de elegância, ela é a solução para uma produção chic e moderna. Ela pode compor looks com outras peças básicas, como um jeans, ou chamativas, como saias e shorts estampados. Já os acessórios dão um toque mais elegante no look. Invista em uma camisa que tenha um bom corte e aposte sem medo.

Força, individualidade e sedução. Essas são as características que o Eros Pour Femme captura. Essa fragrância da Versace traz a essência de uma mulher sensual com notas de limão, jasmim, bergamota de Calábria e almíscar, perfeito para ser usado à noite ou em um encontro a dois.


85

Quem também brilhou na Paris Fashion Week foi a Miu Miu. As bolsas e sandálias do desfile viraram desejos de consumo. Com um toque de luxúria e delicadeza, a marca acertou em cheio nos acessórios!

Los Angeles é inspiração para a nova linha de beleza primavera/verão 2016 da Chanel. A energia de uma bela manhã californiana dá os tons de cores dos produtos, que vão desde tons de vermelho, até dourado e turquesa. São sombras cintilantes, batons vivos e blushes reluzentes.

Pedra preciosa e sinônimo de cura, o âmbar é utilizado há séculos na Europa como um antiinflamatório e analgésico natural. Com influência positiva em bebês e crianças em formato de colar, ele estimula o sistema imunológico, alivia a dor da dentição e age como um analgésico natural.

Oferecido nos grandes hotéis de luxo internacionais, a linha verbena, da L’occitane, é um sucesso total! Isso porque a verbena é um arbusto típico do Mediterrâneo que traz uma fragrância fresca e cítrica, que revigora o corpo e a mente. A linha completa é composta de dez produtos, que vão desde sais de banhos até Eau de Toilette.

Louis Vuitton deu um show de luxuosidade ao apresentar peças da sua coleção de alta joalheria ‘Blossom’, na sua Maison de Marina Bay Sands. A linha é baseada no floral desenhado por George Vuitton no final do século XIX e combina elementos clássicos com gemas excepcionais. Ao lado de diamantes, berilo verde, espinélio vermelho e opala preta chamam a atenção para um verdadeiro tesouro.


86

Conhecer a famosa Cidade Luz é um sonho de praticamente qualquer viajante. Paris é o destino certo para quem busca arquitetura, cultura, gastronomia, moda e claro, romantismo. O charme de suas ruas e avenidas faz da capital da França o local para se aventurar e conhecê-la, seja a pé ou utilizando transporte público. A cidade tem muita informação, mas um guia básico para não se perder é conhecer os locais mais famosos. Se você busca apreciar arte, o Museu do Louvre e o Museu D’orsay são imperdíveis. Já os pontos turísticos obrigatórios são a magnífica Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame. Para aquelas comprinhas, vale à pena ir ao Champs Elysées e se deliciar com as principais e mais exclusivas marcas do mundo, como Chanel, Dior e Cartier. Invista em um passeio no Palácio de Versalhes, uma das mais belas realizações da arte francesa. Para aproveitar a gastronomia, experimente o famoso ratatouille como acompanhamento, os especiais crepes e fondues para um lanche e os delicados macarons e crème brûlée para a sobremesa. Como disse Audrey Hepburn: “Paris é sempre uma boa ideia”!

Finalmente estamos com o iPhone 7! O lançamento da Apple teve pouca mudança no design, mas temos novidades, como o novo mecanismo do botão Home - que agora é eletrônico e um celular resistente a água. Também vamos encontrar a ausência de saída de áudio. Os fones de ouvido vêm sem fio, funcionando em wireless. Agora a super novidade vem no 7 Plus: câmera dupla, com benefício do zoom ótico de duas vezes. Perfeito para melhoras as selfies!


GRAFICA


88 CHIC & COLUNA

Carros do Futuro

1 RENAULT TREZOR Amor é a inspiração para o futurístico design do Renault Trezor. Com rodas de 22 polegadas na traseira e de 21 na dianteira, o modelo abriga um motor de 350 cv e 38,7 kgfm com tração traseira. O suficiente para, segundo a montadora, acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. Na parte de tecnologia, o Trezor vem com uma tela OLED Glass que é controlada por outro monitor touchscreen inferior, que oferece proteção contra arranhões. Outra inovação do modelo é o volante que muda de forma quando o modo autônomo é acionado. Para facilitar o acesso ao cockpit de dois lugares, o capô e o teto (em peça única) levantam, como uma caixinha contendo um anel dentro para um pedido de casamento.


89

2 MERCEDES GENERATION EQ Para a marca Mercedes-Benz, o futuro está no conceito elétrico “Generation EQ”, um SUV de emissão zero que deverá servir de prévia para a futura linha de elétricos da montadora. Todo tecnológico, o veículo traz uma carroceria com linhas arredondadas, teto com caimento inclinado, limpadores de para-brisa embutidos, câmeras no lugar dos retrovisores convencionais e portas sem maçanetas. Impressiona a força despejada pelos dois motores elétricos, que geram 300 kW ou o equivalente a 402 cv e 71 kgfm de torque. Números que o permitem ir da inércia a 100 km/h em menos de cinco segundos. A cabine, minimalista, é equipada com um amplo painel de instrumentos de 24 polegadas. Para deixar o layout ainda mais simples, praticamente todos os botões de comando dentro do carro são sensíveis ao toque.


90

3 VOLKSWAGEN ID CONCEPT O futuro que a Volkswagen lançará no mercado em 2020 é um carro 100% elétrico. O motor do I.D. desenvolve o equivalente a 170 cavalos de potência (125 kW), enquanto as baterias terão autonomia para percorrer entre 400 e 600 quilômetros com uma carga. Atualmente, o conceito tem funções automáticas (nível 2) e, quando for lançado, deverá ser capaz de dirigir sozinho dentro de certos limites (nível 3). O conceito do I.D. já prevê um futuro de carros que dirigem sozinhos. Além disso, a Volkswagen pretende popularizar os carros elétricos, colocando-os na casa dos US$ 30 mil.

4 MITSUBISHI GT PHEV A Mitsubishi traz como ideia de futuro o conceito GT-PHEV, que é um híbrido capaz de percorrer até 1.200 km sem precisar abastecer. O SUV indica as novas tendências

5

da montadora, com destaque para

CITROEN CXPERIENCE Com ousadia, a Citroen antecipa o futuro com o sedã CXperience. O motor apresentado no conceito tem um conjunto híbrido com uma potência de 300 cv. Em seu modo elétrico, de 80 KW, o carro ainda possui autonomia de 60 quilômetros. Ainda existe a possibilidade de alternar entre as potências disponíveis no motor a gasolina, que pode variar de 150 cv a 200 cv. Propõe uma série de equipamentos como uma combinação híbrida para o motor e um sistema de suspensão diferenciado, que recebeu o nome de Advanced Comfort Programme. O seu interior tem um grande destaque: uma tela touchscreen de 19 polegadas domina a maior a parte do

a grade frontal, os faróis bem finos, linhas nas laterais, uma traseira mais arredondada e o teto estilo flutuante. O Mitsubishi GT PHEV será alimentado por três motores elétricos, um na parte dianteira e dois na traseira que receberão energia de uma bateria de alta capacidade, com o apoio de um motor de combustão interna.

console central do modelo e serve não só como uma central de informações para o condutor como uma televisão para os passageiros assistirem filmes. Além disso, contém o sistema ConnecteCAM que permite gravações das viagens feitas com o veículo.

6 LEXUS UX O misterioso concept futurista da Lexus traz o conceito SUV UX, que irá contar com um visual agressivo, com alusão aos crossovers NX e RX. O modelo será um híbrido e, com isso, irá abrigar dois motores: um a combustão e outro elétrico. A grande novidade é a “interface homem-máquina a três dimensões” , onde vários dados serão apresentados em forma de holograma. Ainda em termos de avanços tecnológicos, o protótipo possui vidros eletrocromáticos, sendo que os espelhos retrovisores exteriores são substituídos por câmaras muito mais finas do que as que normalmente albergam os retrovisores convencionais. O Lexus UX é uma experiência de condução imersiva 3D. A expectativa de venda, em alguns mercados, é em meados de 2017.


Cinto de segurança salva vidas.

emicĂŞ

91


92 CHIC & COLUNA Muito prazer, sou a nova colunista de viagens nacionais e internacionais. Hoje divido-me entre Atlanta, Brasília, Fortaleza e Jericoacoara. Meu debut será um passeio pela moderna Singapura.

Check in

Por Ju Carroll

A COSMOPOLITA MODERNA ONDE FICAR

Piscina de borda infinita

Hotel Raffles

MARINA BAY SANDS HOTEL

RAFFLES HOTEL

O local é um marco da arquitetura moderna

Inaugurado em 1887, o hotel é um marco do

da cidade-estado. Ele é dividido em três

período colonial britânico e um dos poucos

torres em uma plataforma suspensa, onde

grandes hotéis do século XIX que existem até

é possível relaxar na piscina de borda infinita

hoje. As colunatas de mármore branco são

– com uma vista fantástica de Singapura.

espalhadas por todo o local, deixando sua

Padrão

suítes

atmosfera bem histórica. 103 suítes e 14

modernas e sofisticadas. O hotel oferece área

restaurantes, além de lojas, são umas das várias

de lazer para todos os gostos, desde casinos

opções que o local oferece. No segundo andar do

e shopping até museu e restaurantes. Foi

hotel fica o Long Bar. É nele que foi criado, em

desenvolvido pela Las Vegas Sands em

1915 pelo bartender Ngiam Tong Boon, o drink

parceria com o arquiteto Moshe Safdie.

ícone da cidade-estado, o Singapore Sling.

Endereço: 10 Bayfront Avenue,

Endereço: 10 Bayfront Avenue,

Singapore 018956

Singapore 018956

Telefone: +65 6688 8888

Telefone: +65 6688 8888

cinco

estrelas,

possui


93

PONTOS TURÍSTICOS

TEMPLO SRI VEERAMAKALIAMMAN Localizado na principal avenida do

SINGAPORE FLYER Inaugurada em 2008, a segunda maior

distrito de Little India, foi construído no

GARDENS BY THE BAY

roda-gigante do mundo fica perto do

Uma incrível área com 100 hectares de

Marina Bay Sands. Com altura total de

verde esculpida pelo homem. O lugar é

165 metros, ela tem 28 cápsulas e cada

ideal para relaxar com a família e para

uma pode transportar 28 passageiros.

a prática de esportes. A maior atração

Demora 30 minutos para dar uma volta,

são as Supertrees, árvores artificiais

funciona de 8:30 às 22he o ticket custa

esculpidas em metal e em formato de

$33,00.

sobrinhas. À noite, ficam iluminadas com

século XIX e é o templo hindu mais antigo de Singapura. É dedicada a deusa Kali, “mãe” do universo e destruidora do mal. É uma boa oportunidade para ter uma experiência muito próxima dos diversos templos que tem na Índia. Funciona diariamente de 05h30 as 21h30.

a própria energia capturada durante o dia.

ARTSCIENCE MUSEUM Funcionando desde 2011, foi o primeiro museu no mundo dedicado à Ciência da Arte. Fica dentro do complexo do Marina Bay Sands e sua arquitetura lembra uma flor de lótus. Conferi uma exposição sobre a teoria do Big Bang e a exibição Visão do Mundo. Funciona todos os dias das 10h às 19h.

BUDDHA TOOTH RELIC TEMPLE AND MUSEUM Inaugurado em 2007, esse templo budista

foi

construído

no

estilo

arquitetônico da dinastia Tang para

THE SHOPPES AT MARINA BAY SANDS Fica no térreo do complexo e é um moderníssimo shopping, com muitas lojas de alto luxo. O destaque é a da Louis Vuitton, que parece um museu com o interior inspirado em um navio. O empreendimento ainda tem passeio de gôndola e passagem por cima para o Gardens By the Bay.

abrigar a relíquia do dente de Buddha. Rico em detalhes, fica no coração do distrito de Chinatown e é decorado com várias estátuas de Buddha em seu interior. Ainda possui um museu que fica no terceiro andar e abriga cerca de 300 artefatos budistas de todo o mundo. Funciona de segunda a domingo, das 7h às 19h.


94

ONDE COMER ADRIFT BY DAVID MYERS Meu favorito. Eles servem a comida em pequenas porções, os “small plates”, em uma mistura de gastronomia da Califórnia com a Asiática. O menu inclui saladas, frutos do mar e carnes grelhadas. Para jantar, meu escolhido foi o Gazpacho com frutos do mar e um atum levemente grelhado com wasabi. Para beber, experimentei o famoso “Singapura Sling”, o drink icônico de Singapura. Fica no térreo da torre dois do Marina Bay.

MY AWESOME CAFE O proprietário Frankie e sua equipe oferecem uma experiência que fará você se sentir acolhido e em casa. É um ótimo lugar para comer, caso esteja visitando Chinatown. Lá tem uma energia incrível e a decoração faz com que fique mais encantador. O cardápio é muito variado e o preço/ porção é em conta. Em torno de $15. O destaque fica por conta das variedades de saladas.

BAKERY CUISINE XPRESS O local fica na estação do metrô Tanjong Pagar. Simples mas delicioso, é vendido croissant e sanduíches leves. O chef usa bastante ervas e pão fresco, tudo para deixar a comida mais saborosa. Pedi o Hawaii Tuna Bread, o sanduíche mais gostoso que já provei! É bem barato e uma ótima refeição, caso esteja na correria.


95

SINGAPURA

CÓDIGO DE ÁREA: +65 FUSO HORÁRIO: 11H (HORÁRIO DE BRASÍLIA) IDIOMAS OFICIAIS: INGLESA, TÂMIL, MALAIA E MANDARIM PADRÃO MOEDA: DÓLAR DE SINGAPURA VISTO: NÃO

ENGLISH AFTERNOON TEA A prática do chá da tarde é tradição na cidade, especialmente o do Raffles Hotel. Se quiser ir, é preciso comprar o ticket com muita antecedência, antes mesmo de você viajar, pois é sempre lotado. O dress code precisa ser o mais

VOOS: GOL LINHAS AÉREAS VIA AIR FRANCE, DELTA AIR LINES, ETIHAD AIRWAYS, KLM, KOREAN AIR, QATAR AIRWAYS

clássico possível. Tênis e bermuda não são permitidos. O ambiente sofisticado, que vai desde a vestimenta dos garçons até os talheres. Saladas, frios, frutas e sanduíches de vários sabores estão à disposição. E doces. Muitos doces que você possa imaginar.

DICAS

O país é tão organizado que até o lugar onde você tem que ficar no metrô é sinalizado no chão. Singapura foi fundada em 1819, mas só se tornou independente em 1965, quando se separou da Malásia. o Leão é o símbolo nacional da cidade-estado, conhecido como “The Lion City.” Próximo da linha do Equador, o clima é quente e úmido durante o ano. De meio

Não é permitido comer, fumar e jogar lixo na rua. O simples ato de jogar uma “bituca” de cigarro no chão vai te fazer pagar uma multa de cerca de 300 dólares.

dia às 15h você vê poucas pessoas na rua. Beba muita água e abuse do protetor solar. Dentro da área mais central da cidade só é possível pegar um táxi em pontos específicos. Existe uma linha pra isso. O taxímetro começa com $ 3,20.


96 CHIC & AUTOMÓVEIS

ESTILO SOFISTICADO E ACABAMENTO DIGNO É assim o mais novo e legítimo SUV de nível superior.


97

Se no ano passado a Jeep® reinventou o segmento de SUVs compactos com o Renegade, chegou a vez de a marca que criou a categoria de veículos 4x4 lançar a nova referência entre os SUVs de médio porte: o inteiramente novo Jeep Compass. Produzido na mais moderna fábrica da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, em Goiana (PE), o novo modelo une design, tecnologia, desempenho e sofisticação de forma inédita no segmento no Brasil. Tudo isso somado à incomparável capacidade off-road que está no DNA de qualquer veículo da marca Jeep. O Jeep Compass dita um novo rumo para a categoria dos SUVs médios com um projeto de classe mundial. O modelo vai estrear no Brasil, tanto em produção quanto em vendas, e no ano que vem será produzido em outras fábricas, com oferta em mais de 100 países. Pela primeira vez em um veículo produzido no Brasil, o consumidor terá acesso a um conjunto avançadíssimo de itens de segurança, que incluirá controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e aviso/prevenção de colisão frontal (FCWp), entre outros.

Design com sofisticação e autenticidade Jeep O novo Jeep Compass apresenta estética com linhas emocionais e expressivas, de grande atitude e com excepcionais proporções. O novo SUV é imediatamente reconhecível como um Jeep, não apenas pelas características típicas (grade de sete fendas e para-lamas de contornos trapezoidais), mas também por traços que remetem a modelos mais sofisticados da marca, notadamente o Grand Cherokee. E sem deixar de lado toques únicos, como a linha de teto descendente na traseira, aumentando o apelo esportivo, mas sem prejudicar o espaço interno.


98

Os conjuntos óticos ganharam atenção especial dos designers, e por isso contam com assinaturas de LEDs tanto na dianteira como na traseira – de série desde a versão inicial. A iluminação frontal é completada por luzes diurnas e faróis de neblina, também itens presentes em todas as configurações do novo Jeep, e por projetores do tipo canhão, que podem ser de xenon (Trailhawk e Limited). As linhas que denotam força aparecem também no capô, em formato de concha e com um ressalto central esculpido. Mas o traço mais surpreendente e sofisticado é o friso que começa na base da coluna A, acompanha a linha superior dos vidros laterais, atravessa a coluna C, contorna o vidro traseiro pela lateral e por baixo – e repete esse caminho do outro lado.

Tecnologia sem precedentes Antes mesmo de entrar no Jeep Compass, a chave de presença Keyless Enter’n’Go (de série a partir das versões Longitude) já começa a apresentar a extensa relação de equipamentos tecnológicos, feitos para facilitar e, em especial, proteger todos os ocupantes. Com a chave no bolso, é possível entrar no veículo e dar a partida apertando o botão na coluna de direção. A chave de presença pode ainda contar com a opção da partida remota do motor, possibilitando climatizar previamente a cabine.


99

Bem à frente do motorista, a tela configurável de TFT (presente em todas as versões) no quadro de instrumentos apresenta quase duas dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, a exemplo de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança. Ela pode ser colorida e de 7 polegadas, destacando ainda mais o refinamento interno. Tudo acionado por botões no raio esquerdo do volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. O bem-estar a bordo pode ser ampliado com bancos elétricos para motorista (8 direções) e passageiro (4).

Prontos para encomenda O Jeep Compass já pode ser encomendado nos 200 pontos de venda da rede Jeep no Brasil, nas seguintes configurações: Sport, Longitude e Limited, equipadas com o 2.0 Tigershark; e Longitude e Trailhawk, com o 2.0 Multijet II.

O novo Jeep Compass apresenta estética com linhas emocionais e expressivas de grande atitude e excepcionais propoções


100 CHIC & MODA

A DANÇA DA MODA Esse ano o ballet resolveu sair dos palcos para ser primeiro ato de inspiração na moda e nos acessórios. Já temos a sapatilha e o coque alto como referências da dança clássica no nosso dia-a-dia, mas agora o closet da verdadeira bailarina entra em ação. Fizemos um dossiê sobre como essa dança clássica inspira não só o mundo fashion, mas também o universo da beleza e cultura.

Por Beatriz Melo

1 Em 2015 tivemos a charmosa coleção de clutches da Olympia Le-Tan inspirada no fundador do lendário Ballet Russes, Serguei Diaguilev. Os acessórios são bordados a mão e detalhados com feltro. Puro luxo!

2 No comecinho do ano, tivemos a coleção limitada Make B. Urban Ballet, inspirada no contraste entre a leveza da dança e a força das grandes cidades.Os produtos tiveram design e referências do ballet, como as cores e o batom em um lindo formato de sapatilha.

3 A coleção de inverno 2017 da Maison Valentino foi inteiramente inspirada na dança. Mesmo com uma pegada mais gótica, os elementos básicos estavam lá. Destaque para as sapatilhas e vestidos fluidos.


101

4 A gigante Zara também lançou uma coleção com peças inspiradas na dança clássica. Tons de nude e preto invadem vestidos com tules, sutiãs e saias. Perfeito para as bailarinas do mundo moderno.

5 Rosa quartzo é a cor do ano, então porque não investir em peças com a típica cor da prática do ballet? Além de chamoso, dá um toque mais elegante ao look. Vale investir também nas variações, como salmão, bege e nude.

6

7 No cinema, o ballet também toma forma. De modo mais sutil ou dramático, a dança é protagonista de filmes famosos. Quem não se lembra do clássico Sob a Luz da Fama? Ou como não se emocionar com o sensível Billy Elliot? Sem falar no drama psicológico de Cisne Negro. Esses e outros conseguem retratar os intensos sentimentos, os constantes ensaios e a paixão dessa carreira.

A Guerlain lançou o perfume especial Prima Ballerina, inspirada no famoso ballet de Bolshoi. A fragrância tem notas de limão e bergamota que se juntam com o toque de jasmim e baunilha. Em tons roxo, a embalagem lembra aquele perfume que com certeza uma bailarina deve ter.

8 Estrela do clipe ‘Freedom’ de Beyoncé aos 21 anos, Michaela DePrince batalhou muito para chegar nesse patamar. É por isso que a bailarina escreveu o livro O Voo da Bailarina, que fala sobre a tragetória de sua vida: desde o nascimento em plena guerra civil na Serra Leoa até a adoção por uma família americana quando criança. Vale a pena conferir a emocionante biografia!

9 O novo programa de treinamento dos funcionários dos hóteis W Marriott é inspirada na dança. Em parceria com a Joffrey Ballet, o programa “Poise & Grace” ensina linguagens corporais para melhor atender os clientes, além de exercícios de respiração e postura. Tudo para construir confiança e melhor impressão com os hóspedes.


102 CHIC & AUTOMÓVEIS

NOVO MINI Condução prazerosa para todas as ocasiões

A nova geração do MINI Countryman acaba de alçar uma posição única entre seus concorrentes diretos do mercado premium. Tudo graças ao seu design poderosamente expressivo, formas externas voltadas para garantir eficiência de consumo e emissões, agilidade de condução inigualável, e à versão mais recente do sistema de tração nas quatro rodas ALL4, capaz de garantir uma dirigibilidade prazerosa e que vai além das estradas asfaltadas. Com lançamento confirmado para o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, este mês, e chegada ao mercado europeu em fevereiro de 2017, o novo MINI Countryman também será lançado no Brasil, no segundo semestre de 2017.


103

Mais longo que o antecessor O novo MINI Countryman é cerca de 20 centímetros mais longo que seu antecessor e cerca de 3 cm mais largo. Este crescimento resulta em um aumento significativo do espaço para cinco ocupantes, bem como no claro incremento da capacidade e versatilidade para acomodar bagagens. O assento do motorista, em posição elevada, garante uma visibilidade excelente e um prazer ao volante sem igual. Seus encostos são rebatíveis na proporção 40:20:40. Ele também proporciona um ângulo de inclinação variável, de modo a oferecer conforto e espaço adicional de armazenamento na parte traseira. A capacidade do porta-malas é de 450 litros, podendo ser ampliado, quando necessário, para um volume total de 1.309 l. – 220 a mais que o modelo anterior.

Novo sistema de tração ALL4: rápido e preciso, compacto e eficiente. A mais recente versão do sistema de tração nas quatro rodas ALL4, também contribui para o novo MINI Countryman atingir níveis extraordinários de eficiência. Ele não só reage com rapidez e precisão em situações de dirigibilidade, que mudam a todo o


104

momento, como também é compacto e oferece alto nível de rendimento interno. Ele é composto por uma unidade de tomada de força integrada ao diferencial dianteiro, uma árvore de transmissão direcionada ao eixo traseiro e uma embreagem Hang-On, capaz de enviar a dose exata de tração para as rodas traseiras. O controle eletrônico do sistema está conectado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (DSC), que detecta a necessidade de demanda de distribuição de força desde o início. Assim, a tração ALL4 é capaz de otimizar a tração e a estabilidade em condições adversas e sobre qualquer tipo de superfície assim como agilidade em tomadas dinâmicas de curva.

Novidades de MINI Connected

O carro estreia com uma gama de motores a combustão concebida recentemente: um de três cilindros e outro de quatro cilindros. Ambos à gasolina.

O MINI Connected vai além das funções padrão de infotainment no carro para se tornar um assistente de mobilidade pessoal, como parte de um conceito holístico que fornece suporte para mobilidade individual também fora do veículo. Baseado em uma plataforma flexível, uma nuvem aberta de mobilidade, o MINI Connected integra o veículo com a vida digital do motorista via gadgets como o Apple iPhone e o Apple Watch. No coração desta conectividade do novo MINI Countryman está o MINI Connected, o assistente de mobilidade pessoal disponível para os motoristas MINI com serviços inovadores. O conceito é simples e focado para melhorar a vida dos motoristas, planejando uma chegada sem estresse nos diferentes destinos.

A tecnologia é um dos destaques que facilitam a vida do condutor.


CHIC & MODA

O NOVO CLÁSSICO Investir no clássico ou inovar no estilo? Para as festas de fim de ano, investir no styling diferencia a busca pelo look ideal.

Elegantismo

O vermelho é indicado para um look bem apresentado e elegante. O vestido de tricot é uma boa escolha para uma produção mais confortável e cheia de estilo.


Destaque

O segredo está nas estampas. O combo geométrico + calça flare valoriza o quadril e alonga a silhueta, respectivamente. Finalize com jóias, para dar aquela valorizada no look.


Festa

De maneira reinventada, o pretinho bรกsico ganha destaque com o recorte barroco e recortes na lateral. Sofisticado para festas, basta acrescentar um brinco bem trabalhado.


Clássico e Marcante

Branco e preto são cores que nunca saem de moda. Para um visual mais marcante, invista em peças com recortes diferenciados, como a saia sereia.

Fotos: Caio César Modelo: Ana Clara Furigo Produção de moda: Yáskara Monteiro Tratamento de imagem: Raul Peixoto


110 CHIC & AUTOMÓVEIS

NOVO SEDÃ Sinônimo de Inteligência

A Mercedes-Benz traz para o Brasil o novo Classe E 250, um dos sedãs executivos de maior prestígio no mundo. A décima geração do Classe E chega ao País em três versões e se destaca pelo design diferenciado e emocional, da mesma forma que um interior no mais alto padrão. O modelo também marca a apresentação mundial de diversas inovações técnicas. Elas proporcionam uma condução confortável e segura, com uma nova dimensão na assistência ao condutor. Sistemas de informação, entretenimento e controle integram o conceito Intelligent Drive e oferecem uma experiência de condução semiautônoma. Da mesma forma são exemplares a carroceria de baixo peso e os números recordes na aerodinâmica, que estabelecem os padrões de eficiência. A soma dessas inovações torna o Classe E o sedã mais inteligente do segmento.


111

Potente e com um toque de cupê O novo Classe E é sofisticado e esportivo. O design exibe as proporções marcantes dos sedãs da Mercedes-Benz: o capô alongado, aliado a um teto com perfil de cupê que flui para uma traseira com ombros largos, criando uma silhueta empolgante. Uma dianteira marcante reforça o status do sedã executivo, exibindo um visual diferenciado para cada linha de design e equipamento.

Nova geração de motor O novo E 250 traz um motor a gasolina de quatro cilindros de nova geração, com 2,0 litros e 211 cv de potência. O torque máximo de 350 Nm é disponibilizado a partir de apenas 1.200 rpm, o que garante reações rápidas mesmo em baixa velocidade e um dinamismo apreciável nas situações mais comuns no trânsito urbano. Turbo alimentado com injeção direta na câmara de combustão, o motor tem os injetores montados no centro do cabeçote do cilindro, com capacidade de executar até oito injeções por ciclo, a uma pressão de 200 bar, criando um jato cônico de combustível. Desta forma, a gasolina se mescla ao ar com maior facilidade, chegando com menor intensidade à parede dos cilindros, o que ajuda a reduzir emissões indesejadas. Os motores do novo Classe E são sempre equipados de serie com a função ECO start/ stop como toda a linha da Mercedes-Benz.


112

Iluminação interna com 64 cores e bancos ainda mais confortáveis

Carroceria robusta, mas leve Uma carroceria excepcionalmente rígida cria a base para a excelente dirigibilidade proporcionada pelo veículo, níveis de ruído e vibração muito baixos e um alto nível de segurança em colisões. Para chegar a isso, os engenheiros optaram por criar uma estrutura de carroceria com uma proporção ainda mais alta de componentes de alumínio e aço de ultra-alta resistência do que na versão anterior.

Interior inteligente O sistema de infotainment COMAND Online no novo Classe E não deixa nada a desejar em termos de informação, navegação e comunicação. Todas as informações são exibidas em uma tela de mídia de alta resolução de 31,2 cm (12,3 polegadas) e uma resolução de 1920 x 720 pixels. Iluminação interna com 64 cores e bancos ainda mais confortáveis. A iluminação do interior utiliza exclusivamente a eficiente tecnologia LED. O mesmo se aplica à iluminação ambiente aprimorada incluída nas versões do modelo. Com 64 cores, ela oferece uma vasta gama de possibilidades de personalização. Ela adiciona toques de luz, por exemplo, aos frisos, display central, compartimento porta-objetos do console central, recessos das maçanetas, bolsos nas portas, áreas dos pés dianteiras e traseiras, console de teto.


113

O novo E 250 traz um motor 2.0 a gasolina de 4 cilindros de nova geração.

Outro destaque do novo Classe E são os bancos. Suas formas ergonômicas e esculturais combinam a tradição da Mercedes-Benz de adequação à longas viagens com um visual refinado e esportivo, apresentando um design exclusivo para cada linha. O banco traseiro do novo sedã Classe E tem encosto rebatível, tornando o veículo excepcionalmente versátil. Os itens integrados ao apoio de braços central incluem uma caixa porta-objetos e dois suportes para bebidas.

Três versões O novo Classe E é oferecido no mercado brasileiro em três versões de acabamento e design, todas elas com uma ampla gama de equipamentos e sistemas de segurança e assistência ao motorista. O veículo chega ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 309.900,00.


114 CHIC & AUTOMÓVEIS


115

FAMÍLIA GLOBAL DE MOTORES Mais sofisticado pacote tecnológico

O Fiat Uno, dono de uma vitoriosa carreira no mercado brasileiro, chega à linha 2017 com uma profunda renovação tecnológica, elevando ainda mais seus patamares de modernidade, sofisticação e constante evolução sem perder os atributos que já o consagraram, como design arrojado, generoso aproveitamento de espaço interno, excelente acabamento, conforto, robustez e confiabilidade. Símbolo de inovação, foi escolhido para estrear a nova família global de motores FIREFLY da FCA, com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros. Pequenos mas poderosos, eles oferecem o maior torque de seus respectivos segmentos aliado a baixo consumo de combustível, além de reduzido nível de emissões. O carro também chega recheado de novas tecnologias.  Direção elétrica com função City como item de série em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR , partida assistida (Tip Start), novo pneus superverdes, entre outros. Externamente o Fiat Uno 2017 chega com um visual mais moderno e bonito. Ele ganhou novas grades e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting. A gama está bem completa, formada por seis versões, todas em carroceria 4 portas: Attractive 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Way 1.3 Flex,Sporting1.3 Flex, Way 1.3 Flex Dualogic e Sporting 1.3 Flex Dualogic.  

Nova família global de motores FIREFLY, símbolo de poder e eficiência

O novo Uno 2017 é o primeiro modelo em escala global da FCA a receber a nova família mundial de motores FIREFLY. Ela foi desenvolvida para atender às mais rígidas normas e padrões de eficiência energética, emissões e durabilidade em todo o mundo. Os novos motores não só atendem às resoluções Euro 6 e Proconve L6 como já estão


116

preparados para as próximas etapas destes programas, e foram aprovados nos rigorosos testes do mercado norteamericano, que prevê durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros. Os inéditos motores 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que equipam o Uno 2017 adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada – pela primeira vez usada em motores 1.0 três cilindros. Essa arquitetura resulta em potência elevada, o maior torque em baixas rotações de suas respectivas categorias e baixo consumo de combustível. O avançado sistema de combustão dos novos motores Flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina, representando o novo estadoda-arte para motores de duas válvulas por cilindro: o 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgf.m (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgf.m (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgf.m (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgf.m (etanol).

Direção elétrica de série em todas as versões.

O Fiat Uno 2017 traz de série em todas as versões direção com assistência elétrica. O sistema proporciona maior conforto ao motorista. Todas as versões receberam ainda a função City: ativada por meio de um botão no painel, deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento. Outra vantagem do sistema de direção com assistência elétrica está no baixo consumo energético, correspondendo a aproximadamente 8% do consumo de um sistema de assistência hidráulica. Essa maior eficiência resulta também na redução de consumo de combustível.

O motor trabalha em giro reduzido, assegurando maior economia de combustivel e maior silêncio a bordo.


118 CHIC & COLUNA

Hot Chic Encontre aqui as principais novidades do mercado de luxo. Peças brasileiras e do exterior ganham destaque em nossa galeria. Desfrute.

1 CRYSTAL GALAXY Peças assimétricas e cheias de estilo dão o toque da coleção ‘Reverse’ do Atelier Swarovski em parceria com Jean Paul Gaultier. Em acabamento luxuoso, os cristais Silver Night possuem lapidação semelhante a um meteoro, além de uma paleta de cores gélidas.

2 AVENTURA LUXUOSA Marco Polo é o novo homenageado da Montblanc! A série tem quatro edições inspiradas nas histórias do aventureiro. A mais exuberante tem apenas uma unidade e é baseada no comércio de pedras preciosas no Oriente. A caneta tem o corpo coberto por diamantes e rubis e detalhes em referência às viagens do veneziano.

4 PINK CHAMPAGNE

3

SETE DESIGNS

A it bolsa Palazzo Empire, da Versace, ganhou sete novos modelos lindos inspirados em sete cidades ao redor do mundo! O projeto ‘Seven Bags for Seven Cities’ traz espaços icônicos das cidades escolhidas, que foram Milão, Beijing, Hong Kong, Nova York, Paris, Tóquio e São Paulo.

A it bolsa Palazzo Empire, da Versace, ganhou sete novos modelos lindos inspirados em sete cidades ao redor do mundo! O projeto ‘Seven Bags for Seven Cities’ traz espaços icônicos das cidades escolhidas, que foram Milão, Beijing, Hong Kong, Nova York, Paris, Tóquio e a São Paulo.


119

6

5

ACONCHEGO CHEIROSO

CANETA FASCINANTE A suíça Richard Mille lançou uma caneta impressionante. A RMS05 tem corpo e tampa feitos de carbono NTPT cinza escuro e bico de ouro branco 18 quilates. Seu funcionamento se dá com um mecanismo com 12 jóias visto através de um cristal de safira. O simples aperto do botão é tão fascinante, que talvez você até esqueça que a caneta é para escrever.

Quem não gosta de ganhar um abraço? Foi essa a inspiração da L’Occitane au Brésil para o lançamento da linha Abraço. A acolhedora fragrância combina extratos naturais de Mandacaru e Bromélia com notas de baunilha. Creme de mãos, loção desodorante corporal e sabonete perfumado compõem a linha.

7 HONEY BRONZE Com o verão chegando, nada mais justo do que uma pele bronzeada. Para ficar ainda mais evidente, a The Body Shop lançou a linha Honey Bronze, formulados a partir de Mel e Vitamina E. Os produtos vão desde spray para pernas até fluido bronzeador. Dourado e iluminado!

8

9

FENDI FUN

VIKS BIKE

Toda fofura do mundo na nova coleção cápsula da Fendi! Intitulada de Hypnoteyes, as peças vem com enfeites coloridos e pompons. Tudo para deixar o look mais divertido.

A incrível Lamborghini serviu de inspiração para a GT Viks, uma bicicleta de uma pequena fabricante da Estônia. A magrela é feita toda de liga de alumínio e adotou a mesma geometria, styling e pintura - o amarelo “Giallo Midas” - do icônico automóvel.


120

10 INSTAFASHION A Fujifilm chamou o Michael Kors para lançar uma câmera instantânea fashion! A novidade é uma versão na cor bronze da Instax mini. Ela vem com um modelo de bolsa feito especialmente pelo estilista. O difícil é escolher qual cor da bolsa.

11 CAFÉ PORTÁTIL

12 LOUIS XIII LE MATHUSALEM O tradicional conhaque Louis XIII lançou uma luxuosa edição limitada: o Louis XIII Le Mathusalem. A garrafa traz um décanteur de 6 litros e rolha de cristal em uma caixa de madeira elaborada com carvalho. A bebida evoca notas e aromas de ameixa, mel e maracujá.

A empresa Wacaco inventou a Minipresso, uma cafeteira portátil que prepara um espresso na hora. Basta adicionar água, pó de café e usar uma bomba manual para o preparo. Outra opção do produto substitui o pó por cápsulas. Tudo isso sem energia elétrica!

14 KENZO WORLD

13 BIBLIOTECA FUTURISTA Com 1000 m², a China inaugurou uma biblioteca futurista impressionante! Desenhada pelo arquiteto Li Xiang, a AYangzhou Zhongshuge tem uma entrada com parede arqueadas de livros e reflexivo acabamento espelhado preto no chão. Tudo para incentivar o visitante a ler.

Os diretores artísticos da Maison Kenzo conceberam a nova fragrância feminina da marca, o Kenzo World. O perfume oferece um floral composto de peônias e jasmim de Egito. Bem artístico, o frasco tem uma aparência de olho inspirada na bolsa Kenzo Kalifornia.


121

15 GLOW LINGERIE O brilho agora está presente nas roupas íntimas! Novidade no mercado, a glow lingerie tem fibras pigmentadas fotoluminescentes que, estimulados pela luz, emitem brilho no escuro. Ótima opção para usar entre quatro paredes ou compor um look.

16 CHIVAS ULTIS

17 DESEJOS AROMÁTICOS Celebrar a mulher e seus desejos. Esse foi o objetivo da mais recente novidade de Christian Louboutin: três fragrâncias para seus novos perfumes. “Tornado Blonde”, “Bikini Questa Sera” e “Trouble in Heaven” contém aromas de chipre floral, oriental floral com notas verdes e oriental floral, respectivamente.

Fazendo homenagem ao compromisso dos Master Blenders, o famoso whisky lança uma edição de maltes da sua gama: o Chivas Regal Ultis. A garrafa apresenta uma suntuosa tampa em formato de caneta clipe, gravado com cinco anéis e um surpreendente numeral romano cinco no rótulo.

18 ECOSHOE Dando um salto de sustentabilidade, a Adidas uniu forças com a organização Parley for The Ocean para lançar um tênis feito com plástico retirado do oceano. Além disso, o Adidas Parley tem poliéster reciclável em sua composição. Superfashionista e ecofriendly!

19 SHOEPEAKS O universo de Twin Peaks se junta a mais nova criação de Christian Louboutin: uma clutch inspirada nessa série dos anos 90. A ‘ShoePeaks’ é unida por dois solados vermelhos do modelo ‘So Kate’, da marca francesa. Ela tem opções em dourado ou preto e virou wishlist do mundo fashion.


122 CHIC & AUTOMÓVEIS

DESIGN RENOVADO E NOVAS TECNOLOGIAS É a novidade no segmento esportivo

A nova linha Fusion 2017 vem com novidades de design e tecnologias inéditas no segmento. O modelo chega ao mercado em quatro versões de acabamento, todas completas com equipamentos exclusivos para segurança, dirigibilidade e conectividade. A linha parte de R$ 121.500,00 no modelo flex e tem três versões com motor turbo EcoBoost de 248 cv, com preços de R$ 125.000 a R$ R$154.000 no topo da linha, com uma série de tecnologias semiautônomas. Como oferta especial de lançamento, há um plano de financiamento com juro zero, para pagamento em 12 vezes com entrada de 60%. O novo Fusion é o primeiro da categoria a oferecer assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres. Oferece ainda piloto automático adaptativo com “stop and go”, que, quando acionado, acelera e freia automaticamente na aproximação de outro veículo. Tem também o alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma, além do sistema “start and go”, que desliga e liga o carro no trânsito para economia de combustível.


123

Outra novidade é o estacionamento de segunda geração, para vagas paralelas e perpendiculares. Em termos de conectividade, vem com o sistema SYNC 3 com tela de 8 polegadas, que permite, por comandos de voz, acesso a telefone, navegador, música, climatização e aplicativos, além de interface Apple CarPlay e Android Auto para smartphones. A transmissão automática de seis velocidades é acionada pelo novo seletor E-shifter no console no lugar da tradicional alavanca de câmbio, mais elegante e funcional. A lista de equipamentos inclui ainda oito airbags, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa, sistema de detecção de cansaço, cintos de segurança traseiros infláveis e controle eletrônico de estabilidade e tração, que garantem o padrão cinco estrelas de segurança.


124

Design esportivo

O novo design deixou o Fusion ainda mais esportivo e elegante, destacado pela grade dianteira cromada redesenhada. Os faróis ganharam perfil mais alongado, com lâmpadas halógenas nas versões SE e SEL e tecnologia Full LED na Titanium, ambos com luz diurna. As lanternas traseiras de LED têm novo desenho e são unidas por um friso cromado. As rodas de liga leve de 18 polegadas também trazem três desenhos exclusivos. A linha tem sete opções de cores: branco Sibéria, preto Astúrias, azul Belize, vermelho Vermont, cinza Moscou, prata Dublin e prata Sevilla. Os bancos de couro contam com ajuste elétrico, memória e aquecimento na frente, além de refrigeração na versão Titanium. O painel tem acabamento “soft”. A cabine, além do preto Ebony, oferece a opção Soft Ceramic, com bancos e detalhes das portas em couro claro na versão Titanium AWD.

Mais potência O novo Fusion 2017 teve a potência do motor 2.0 EcoBoost aumentada para 248 cv e ficou 7% mais econômico. O motor 2.5 Flex, de 175 cv, melhorou o consumo na mesma proporção. A transmissão automática de seis velocidades conta com Paddle Shift nos modelos 2.0 EcoBoost e, junto com o seletor rotativo E-shifter, acrescenta a função “Low” na versão Flex e Sport na EcoBoost. A tração integral inteligente (AWD) tem uma nova interface, aumentando a estabilidade e tração em pistas escorregadias. O isolamento acústico aprimorado torna a cabine mais silenciosa.


125

Veículo premium O Novo Fusion chega para competir em vantagem com todos os veículos do segmento de sedãs premium. Além de preço competitivo, tem três anos de garantia e manutenção econômica. As três primeiras revisões somam R$1.636. O preço das peças de reposição também é o mais econômico da categoria. A marca oferece ainda os planos de revisão pré-paga com quatro ou cinco revisões, que ampliam a garantia de fábrica para quatro e cinco anos, respectivamente. O novo Fusion tem também uma apólice exclusiva dos Seguros Ford, com ampla cobertura e preço médio abaixo do mercado, tornando o custo de posse do novo sedã ainda mais vantajoso.

FUSION HYBRID Outra versão disponível no mercado é Fusion Hybrid 2017. Oferecido exclusivamente na versão Titanium, o modelo combina um motor 2.0 a gasolina e um elétrico alimentado por uma bateria avançada de íons de lítio, desenvolvendo 190 cv de potência. O sedã de luxo traz tecnologias como piloto automático adaptativo, sensor de fadiga e monitoramento 360 graus. Além de oito airbags e teto solar. O valor do carro é fixado a R$159.500.

A lista de equipamentos do Fusion Hybrid inclui ainda 8 airbags, sensor de chuva e chave com sensor de presença.


128 CHIC & ENTREVISTA

A QUEDA NAS VENDAS NO SETOR AUTOMOTIVO E as estratégias para trazer o cliente de volta. Por Danielly Portela Os números não são nada animadores. 2016 termina com uma grande queda no comércio de veículos novos. Em todo Brasil as vendas caíram em torno de 15%. Aqui no Ceará o número foi menor, mas considerável: entre 6% e 8%. Segundo o presidente da FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores/Ce, Fernando Pontes, nem o tão esperado último trimestre do ano, atingiu as expectativas. “Outubro não foi tão bom assim. O que aumentou foi o fluxo nas lojas. Agora em Novembro é que o cliente está aparecendo mais.” E para que as vendas aconteçam, a estratégia usada pelas concessionárias é apostar em feirões e promoções. A chegada do décimo terceiro salário, também é animadora. “Nós já vemos a possibilidade de um crescimento no próximo mês. A gente espera terminar o ano de 2016 com bons resultados. Já estamos sentindo uma reação no mercado.” afirma Fernando.


129

Crise O que estaria provocando esta crise no mercado, para o presidente da Fenabrave, não é um problema financeiro. E sim, a falta de credibilidade no novo governo. “Há um receio de investir. Na medida em que houve um impeachment, entrou uma nova equipe econômica, as pessoas ficaram com medo. Mas isso está mudando. As taxas de juros de financiamento, que variam de 0.98% a 1.2%, são as mais baixas do mercado. E aos poucos as pessoas estão voltando a comprar”, diz o presidente.

Reação Para o próximo ano, Fernando Pontes não espera uma reação logo no início por conta dos muitos compromissos como pagamentos de impostos, matrícula, compra de material escolar... mas a expectativa é positiva. “Eu acredito que nós tenhamos um ano de 2017 muito melhor. Não será tão bom como 4 anos atrás quando o número de emplacamento em Fortaleza chegava a 6 mil carros. Mas tudo vai se ajustar.”

“A gente espera terminar o ano de 2016 com bons resultados. Já estamos sentindo uma reação no mercado.”

Novos Rumos A estratégia é seguir o caminho das montadoras e “enxugar” o negócio, diminuindo a estrutura física das revendas e reduzindo o número de funcionários. “Quem fez isso, vai ter um 2017 bom. Quem não fez, vai ter que fazer porque o mercado está exigindo essa adequação.”, conclui Fernando Pontes.


130 CHIC & COLUNA

Garagem Chic

Por Marcondes Viana

Hoje, 25 de novembro, acontece mais uma edição da NOITE CHIC, que marca o lançamento da edição nº 40 da Revista CHIC - a última do ano -, e abre as comemorações dos meus 50 anos de colunismo social, que será comemorado, oficialmente com a festa de escolha da Glamour Girl, programada para novembro de 2017. A última foi em 2011, com Larissa Leitão vencendo o concurso. Os convidados que representam o time “A” da sociedade, curtem uma noitada inesquecível, acompanhada do excelente Chivas Regal e do prosseco María de Codornuí Sur. A NOITE CHIC, um dos eventos mais elegante e chique da cidade, recebe o patrocínio máster da General Motors do Brasil e apoio da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, D&M Soluções Ambientais, Palatium Buffet & Eventos, Fenabrave-Ce/, EMD Produções (leia-se Érika Queiroz Oliveira e Conceição Guimarães), cerimonialista Eva Mendes e D’Origem.

SAUDADES

NOVO ROTARY

A morte do jornalista Rangel Cavalcante, muito querido no meio jornalístico, deixou muito saudosa a imprensa do Ceará, mesmo que residisse a longo tempo no Distrito Federal. Foi correspondente do Jornal do Brasil, componente do Clube dos Correspondentes, elite formada também pelos saudosos jornalistas Rodolfo Espínola, Edmundo Maia, Lustosa da Costa e Thomaz Coelho. Da turma, também fazia parte Egídio Serpa, que continua com sua atuação no Diário do Nordeste e TV Diário. Rangel foi assessor de imprensa do grande governador Virgílio Távora e, depois, do Ministério da Irrigação. Saudades!

Já que falamos em Ideal Clube, lembramos que o empresário de sucesso (sua empresa Mega Imóveis completa 25 anos) iniciou as articulações para fundar o Rotary Club de Fortaleza Ideal. Por certo alguns companheiros de outros Rotary deverão acompanha-lho em sua iniciativa.

VÁRIAS Mônica Monteiro curtindo uns dias em João Pessoa, onde mata as saudades do filho João Otávio. Por lá, também, o bem sucedido Maninho Brígido.

O cirurgião Cardiovascular João Marcela Albuquerque – com Lucíola - tomou parte em Barcelona de Congresso de Cirurgiões Cardiovasculares.

Outro médico, que sempre se faz presente em congressos de sua especialidade, que é a cirurgia plástica, é o boa gente Márcio Crisóstomo. O último que ele participou foi aqui, em Fortaleza. Na oportunidade foi criada a Comenda Ivo Pitanguy, a maior honraria da Sociedade Brasileira de cirurgia Plástica, numa justa homenagem ao grande mestre, Prof. Ivo Pitanguy.


131

IATE

Fotógrafo: David Magalhães

Licínio Correia é o novo Comodoro do Iate Clube e já diz a que veio ao mostrar novidades, sendo uma delas a reforma da boate, onde aconteceram eventos elogiados pelos presentes. Dizem que a boate ficou linda e muito aconchegante. Seu vice, o excelente praça Chiquinho Aragão, que dispensa apresentação, está com ele na orientação dos trabalhos, bem como Pompeuzinho Vasconcelos, diretor social. A presidência do Conselho é do cirurgião plástico Carlos Juaçaba.

Frederico, Francisco Campelo e Andrade Medonça

Glaucia Andrade, Osler e Isabel Machado

NIVER

Roberta Nogueira, Francisco Campelo, Eveline Fujita e Suyane Dias Branco

O promoter Francisco Campelo foi homenageado, quando de sua troca de idade, em uma comemoração organizada por amigos, tendo como palco o Mango Casa de Eventos. A decoração foi de Dito Machado. Os frutos do mar fizeram parte do menu, preparado com carinho pela excelente chef Marana Figlioulo. O astral ficou por conta do setlist do Dj Rômulo Bravo e apresentação de Franklin Dantas.

IDEAL O presidente do Ideal Clube, Amarílio Cavalcante, já pensa em novas atrações para o excelente restaurante do clube. Um dos principais itens será o cardápio. Aguardemos depois.

CHIC SUSTENTÁVEL Criado pelo marketing da Revista CHIC, o projeto ReciclaCHIC tem o objetivo de mostrar que é possível ser chic e ter estilo ao mesmo tempo trabalhando com customização sustentável na área da moda. De forma mais clara, a cada edição a revista irá escolher um material para criar ecobags recicladas para presentear os convidados no lançamento de cada edição. Para esta edição escolhemos o jeans. Vamos reutilizar o tecido bruto que não seria mais usado em confecções para produzir as bolsas, através de corte e costura manual. A personalização ficará por conta da marca da CHIC e da parceira Handara, a primeira empresa envolvida no projeto. Mostraremos que se pode, com bom gosto, reutilizar e criar peças únicas e contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.


TAR VOCÊ DEVE SE PERGUN DE IA C N Ê G A A M U E U Q R O P UNCIA N A L A IT IG D G IN T E K R A M SA. S E R P IM A T IS V E R A M U EM É SIMPLES: ESTÃO OS NÓS VAMOS ONDE S. MELHORES CLIENTE Produção de conteúdo Atuação estratégica e criativa

Monitoramento em mídia social Marketing Político Digital


Desenvolvimento de açþes promocionais e de relacionamento Atendimento 2.0

reimaginecomunicacao.com.br / 85 3246-2297

reimaginecom


134

NOVO CHEVROLET

CRUZE 2017

UM CARRO QUE DESAFIA AS MAIS ALTAS EXPECTATIVAS.

MOTOR TURBO DE 153 CV

MYLINK NOVA GERAÇÃO COM TELA DE 8”

FAÇA UM TEST DRIVE E REDESCUBRA SEU CONCEITO DE SEDAN PREMIUM.

SISTEMA START/STOP CONTROLES DE TRAÇÃO E ESTABILIDADE

TECNOLOGIA ONSTAR

EASY PARK

6 AIRBAGS ALERTA DE PONTO CEGO

CAPITAL

CODISMAN - (85) 3277.5000 | CODISMAN - (85) 3307.3400 | DAFONTE - (85) 3444.6600 | DAFONTE - (85) 3535.6600 KRAUTOP - (85) 3455.7333 | SANAUTO - (85) 3306.7700 | SILCAR - (85) 4012.4000 | SILCAR - (85) 3031.3500

INTERIOR

PEDRA VEÍCULOS - QUIXADÁ (88) 3412.2121 | SILCAR - SOBRAL (88) 3677.1000 | NOVO RIO - JUAZEIRO DO NORTE (88) 2101.1366 ASSISVEL - IGUATU (88) 3566.7750 | IBIAPABA VEÍCULOS - GUARACIABA DO NORTE (88) 3652.2040

WWW.OFERTASCHEVROLET.COM.BR

Faça revisões em seu veículo regularmente. Os serviços OnStar dependem da disponibilidade da rede celular compatível com a rede OnStar e da disponibilidade do sinal de GPS. Visite www.chevrolet.com.br/onstar para verificar a área de cobertura dos serviços OnStar, bem como demais limitações dos Serviços OnStar. Oferta válida no período de 05/11/2016 a 30/11/2016, no Estado do Ceará. Os veículos Chevrolet estão em conformidade com o PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Preserve a vida. Use o cinto de segurança. A imagem do veículo é ilustrativa, não condizente necessariamente com o modelo anunciado. Mais informações pelo site www.chevrolet.com.br. Consulte condições na sua concessionária participante quanto a preço, taxas de juros e condições de financiamento aqui anunciados. SAC: 0800 702 4200. Ouvidoria GMAC: 0800 722 6022.

#CHIC40  

A edição de número 40 da #RevistaCHIC chegou e já está circulando na cidade! Com um novo design gráfico, ela está recheada de novidades! Nov...