Page 1

PARTO HUMANIZADO

Entenda mais sobre esse tipo de parto, que pode tornar o momento de dar Ă luz ainda mais especial!


2 CHECK IT!


CHECK IT! 3


4 CHECK IT!


CHECK IT! 5


6 CHECK IT!


novembro de

2018 - ano 5 - nº 57

08 por trás do profissional – antonia maria zogaeb 09 fashion it 10 desafio do emagreSer 11 feira conexão design 12 iguatemi talks 14 novo espaço bonaluce 16 feira de vinhos 18 la chica de oro bahya 20 capa – parto humanizado

38

42 34

22 click it – bernardo coelho 24 chef it – renata tannuri meneghetti 26 arquitetura – lari fernandes 28 flash it 30 big jack repaginado 32 dicas – tábata boccatto 34 hípica brinda 70 anos 38 bruna cardoso apaga velinhas 40 casamento – camilla & felipe 42 entrevista com felipe hintze 44 casamento – ana claudia & thomas 46 viagem – giro pela europa 50 expediente

30

46

nossa capa PARTO HUMANIZADO pág. 20 Foto: Bernardo Coelho

CHECK IT! 7


por trás do profissional

by Antonia Maria Zogaeb

instagram @amzogaeb

UM DIA TÍPICO DE TRABALHO:

Quando tenho 10 minutos livre:

Reuniões, progressos, bons textos escritos e sugestões jurídicas.

Leio algo relacionado a entretenimento (música, jogos ou filmes).

AS FUNÇÕES QUE DESEMPENHO: Reuniões internas e externas, acompanhamento de e-mails, revisões de peças jurídicas e muita leitura. OBJETOS INDISPENSÁVEIS PARA TRABALHAR:

LUCAS MALAVASI

Natural de Limeira, o advogado Lucas Ciarrocchi Malavasi conta com entusiasmo as aventuras da infância no sítio do avô paterno, em Rio Claro: “minha infância foi incrível; no sítio de meu saudoso Vô Careca era estimulado ao contato com os mais variados tipos de animais e tarefas, como carpir e roçar, por exemplo, embora fosse tímido e muito desajustado para a coisa. Lá caí, levantei, machuquei e aprendi muito com meu avô”. O gosto pela leitura e admiração pelos grandes argumentadores o levaram ao curso de Direito. Chegou em Campinas a convite do Dr. Henrique Zalaf, a quem prestava contas e hoje divide a sociedade do escritório, dentre outros sócios. “Me lembro bem de comentar com amigos da graduação que, diferentemente deles, cujos sonhos atingiam promotoria, Polícia Federal e magistratura, meu grande objetivo era advogar para empresas. Sou realizado com a minha profissão”.

Notebook.

Eric Clapton - A Autobiografia.

Passatempo favorito:

O MELHOR CONSELHO QUE JÁ RECEBI: Muitos, mas posso destacar um que me acompanha sempre e que vem de meu pai: tenha paciência.

O CONSELHO QUE DARIA A MEUS AMIGOS: DEPENDE DO AMIGO (RISOS).

Quando me sinto desanimado, tiro forças: De minha história.

QUANDO NÃO ESTOU TRABALHANDO:

Estou jogando videogame, ou estou com a família, geralmente numa mesa com bastante comida italiana e jogando conversa fora; com minha segunda família (Zalaf) ou com o amor da minha vida, Lais Ferrarini Rigone, que é quem mais tem paciência comigo.

NOME COMPLETO: LUCAS CIARROCCHI MALAVASI. IDADE: 31 ANOS. PROFISSÃO: ADVOGADO. FORMAÇÃO: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE.

O MELHOR LIVRO QUE LI:

A PARTE FAVORITA DO MEU TRABALHO: TUDO, DESDE QUE ACONTEÇA NO PERÍODO DA MANHÃ.

10 DAQUI A

ANOS

MINHA INSPIRAÇÃO VEM:

COM MAIS CABELOS BRANCOS E EXPERIÊNCIA.

Jano e Henrique (sócios).

QUANDO PRECISO DE UM BOM CONSELHO:

Pai e/ou Dr. Claudio.

MINHA PAIXÃO:

Reconhecimento de nossos clientes.

Videogame.

8 CHECK IT!


moda

fotos Pedro Henrique | instagram albaloyolastore

A

chegada da primavera e a proximidade do verão pedem looks fresquinhos e casuais, pra vocês ficarem lindas e confortáveis em qualquer situação. Além de leves e coloridos, os modelos que separei seguem as cores e tendências da estação, com muito charme e feminilidade. Gostaram?

Vestido Renata Campos

Macacão Renata Campos

Vestido estampado da Ateen

Blusa e saia em couro Tássia Ely | Bolsa Ferri

Blusa e shorts Lenny Niemeyer | Óculos Ferragamo Bolsa Ferri

ALBA LOYOLA STORE | Av. Coronel Silva Telles, 570 - Cambuí - Campinas/SP CHECK IT! 9


nutrição

Desafio do EmagreSer A

nutricionista Raquel Pupo é formada pela PUC Campinas e tem pós-graduação em Nutrição e Metabolismo Esportivo, Nutrição Clínica Funcional e Atividade Física, e Qualidade de Vida, além de formação como Personal Diet. Investe em atualização constante através de cursos presenciais, congressos e grupos de estudos. “Minha especialidade é promover a longevidade saudável através do emagrecimento, performance física, gerenciamento de doenças e ganho de massa muscular”, diz. Nesse bate-papo, ela conta sobre uma nova modalidade de atendimento que vem fazendo muito sucesso entre seus pacientes. Corre que ainda dá tempo de emagrecer com saúde e se sentir bem para o verão! Check it: O que é o Desafio do emagreSer? Raquel Pupo: É um desafio on-line de 21 dias realizado pelo aplicativo WhatsApp, para promover o início das mudanças necessárias para o emagrecimento saudável e definitivo. Não se trata de uma dieta, mas sim de pequenos desafios diários a serem cumpridos, em prol do emagrecimento e da saúde. O cliente pode realizar o desafio em grupos próprios (com a própria família e amigos, por exemplo), ou através de grupos que eu mesma organizo com as pessoas interessadas. Check it: Por que resolveu iniciar esse método de atendimento? RP: Muitas pessoas me procuram com as mesmas queixas, mesmas dificuldades e mesmas expectativas. Outras me abordam em eventos presenciais e nas redes sociais dispostas a fazer qualquer coisa para emagrecer. E também recebo muitas perguntas sobre dietas da moda, o que funciona, o que engorda, o que é verdade etc. Como não consigo atender a todos de maneira presencial, pois muitos são de fora e não conseguem passar em consulta; e também para poder dar mais informação a quem já é meu cliente de consultório, montei o programa. Nele, abordo aspectos que considero de grande relevância no processo de emagrecimento e saúde, através de desafios diários. E por ser 10 CHECK IT!

em grupo, consigo agregar motivação, trocas, Eu utilizo os termos estratégia nutricional, experiências, ideias e esclarecimentos. planejamento nutricional ou periodização nutricional. Nessas situações, abordo aspectos Check it: Não há nenhum contato pessoal relevantes para o emagrecimento, como durante o processo? elaboração de cardápios e prescrição de RP: Durante e após o desafio, passar em suplementos de acordo com o momento de consulta presencial é opcional e depende de vida da pessoa. É fundamental considerar, por cada um. exemplo: exercício físico, qualidade do sono, uso de medicamentos, histórico familiar de Check it: A partir de que idade a pessoa doenças e objetivos em curto e médio prazos. pode participar?

RP: O conteúdo é para o público adulto, mas Check it: Quais outros serviços você no primeiro grupo tive um adolescente. oferece? Check it: Há alguma condição física que RP: Consulta presencial avulsa e o Programa Nutricional Personalizado (PNP), de três ou restrinja a participação? RP: Não, eu apenas peço para informar sobre seis consultas. Utilizo esses encontros para a situação de saúde, alguma doença e uso de promover a educação nutricional através medicamentos antes da pessoa fazer a inscrição, de estratégias que estejam alinhadas com o por uma questão de segurança. momento do meu cliente. Tenho também um grupo de emagrecimento Check it: Há quanto tempo faz o desafio? presencial chamado Redefina, em parceria com dois RP: O desafio é um serviço novo e inovador. Fiz profissionais da área da saúde (psicóloga e personal o primeiro em setembro como um piloto, mas trainer), com encontros quinzenais, para promover foi tão incrível e bem aceito que acabo de iniciar o emagrecimento definitivo. Nesse grupo o segundo grupo. abordamos aspectos comportamentais como: Check it: Qual é em média a perda de peso iniciar a prática do exercício físico programado, comer sem culpa, respeitar a fome, entre outros. obtida? RP: O emagrecimento é um processo individual Além disso, atuo como Personal Diet, realizando e depende de vários fatores. Não utilizo o peso atendimentos domiciliares para uma pessoa ou como uma referência de avaliação no desafio, para toda a família. Nesse trabalho levo todo pois não estou vendo a pessoa, o que pode o meu conhecimento para dentro da casa da mascarar uma avaliação, pois ela pode ter muita pessoa, através de cardápios personalizados, massa muscular e ser pesada. Então optei pelo guias de receitas, listas de compras, treinamento registro fotográfico comparativo e a medida culinário e acompanhamento ao mercado e lojas da circunferência abdominal para avaliar o especializadas em alimentação saudável. emagrecimento. Check it: Quais são as principais mudanças de hábitos propostas no programa? RP: É surpresa! Só quem participa sabe! Check it: Poderia dar um exemplo de dieta para se seguir num dia? RP: Na minha opinião utilizar o termo dieta para o emagrecimento não é adequado, pois remete à sensação de algo com começo, meio e fim, repleto de restrições e receitas sem graça e sem sabor. A pessoa já entra com esse préconceito e não muda os hábitos, apenas segue algo por um período e depois abandona.

Raquel Pupo CRN 3 - 8962 E-mail: raquel@nutriraquelpupo.com.br Fone: (19) 97404.8707/(19) 2511-2010 Redes sociais: nutriraquelpupo Site: nutriraquelpupo.com.br


publieditorial

FEIRA

CONEXÃO DESIGN

CRIATIVIDADE A TODA PROVA

Eliane Melo Centro de Mesa TRI Studio Thiago Bicas

Um conceito inovador! A Feira Conexão Design chega à quarta edição e traz o melhor do design autoral em ascensão do país para Campinas. A Conexão Design foi a primeira feira a trazer esse formato de evento à região metropolitana, em 2016, e por isso é uma referência em design autoral independente por aqui. Nos dias 23, 24 e 25 de novembro desembarcarão na cidade profissionais com suas criações em forma de móveis, luminárias, objetos de design, cerâmica, joias, moda e artes visuais. O design autoral poderá ser visto em peças exclusivas, edições limitadas e, sobretudo, acessíveis. A cada evento, novos talentos! Por isso, é sempre uma oportunidade excelente para o público conhecer os designers pessoalmente, aprender sobre a criação e produção, curiosidades sobre a cultura brasileira e levar para casa uma peça com personalidade. Um dos destaques dessa edição é o arquiteto e designer Thiago Bicas, vencedor do prêmio Designer do Ano, na categoria Handmade, pelo Mercado de Arte e Design de São Paulo, em 2017. Thiago fez com exclusividade o centro de mesa TRI, que será lançado na mostra em Campinas. Também de São Paulo virá a ceramista Ana Pennone, uma craque quando se trata de dar forma à cerâmica. Como design e arte não têm fronteiras, a designer de joias alemã Svenja Kalteich se juntará ao coletivo de profissionais brasileiros. E sempre há espaço para o design local, por isso o arquiteto e urbanista campineiro Daniel Alves mostrará porque é um ás em design de produto. Daniel virá com a luminária Faith, desenvolvida para um concurso canadense. Os 30 designers passaram pela curadoria de Eliane Melo, jornalista que, depois de trabalhar durante 15 anos nas principais redes de TV do país e viver 10 anos em Barcelona, fixou residência em Campinas e movimenta a cidade a cada nova edição!

Feira Conexão Design 23, 24 e 25 de novembro Das 11h às 20h – entrada gratuita Av. Dr. Heitor Penteado, 1611 Campinas-SP (em frente à concha acústica do Parque Taquaral) @feiraconexaodesign

Colar Arquitetura na Joalheria Svenja Kalteich

Luminária Faith Daniel Alves

Cerâmica Ana Pennone CHECK IT! 11


palestra Rita Paulino e Bia Milani

Cesar Lima, Alexsandra Masimo, Paulo Tilkian e Lívia Abdalla

IGUATEMI TALKS fotos Celso de Menezes site iguatemi.com.br/campinas

O

Cinemark Prime do Iguatemi Campinas foi palco para o evento Iguatemi Talks, na manhã do dia 23 de outubro, que reuniu convidados especiais para conferir a transmissão das palestras O Universo Zegna, com o estilista Ermenegildo Zegna, CEO do grupo que leva seu nome, e com a jornalista e apresentadora Maria Prata; seguida pela palestra O império de Christian Loubotin, com o famoso designer dos icônicos sapatos de sola vermelha Christian Loubotin, e com o jornalista e apresentador Pedro Bial.n

Carolina Furtado

Viviane Prado e Flávia Ferreira 12 CHECK IT!

Milena Escabeche, Ellen Jacob e Aline Marcolino

Daniella Zimmer

Rosana Crosara

Gláucia Fischer

Marcela Mendes

Carolina Albuquerque e Rafaela Sulian


CHECK IT! 13


publieditorial Denise Furcolin (na cadeira) e equipe Bonaluce

NOVO ESPAÇO BONALUCE fotos Divulgação site bonaluce.com.br

A

fotos Nicolas Camargo

Luminária guarda-chuva de Ana Neute

14 CHECK IT!

Bonaluce está completando 30 anos na área de iluminação e acaba de se mudar para um novo endereço, um showroom mais adequado para as necessidades do mercado atual, muito mais dinâmico, onde as novidades e lançamentos acontecem e podem ser vistos a todo o momento. O espaço também atende a outra demanda e que já é foco da loja há alguns anos: os projetos luminotécnicos. São projetos desenvolvidos por uma equipe de arquitetos e especificadores com ampla experiência na área, o que permite aos clientes e profissionais de arquitetura, paisagismo e decoração estarem sempre atualizados e à frente do mercado. Segundo Denise Furcolin, proprietária da loja, cada projeto luminotécnico é desenvolvido com soluções específicas para cada obra, seja ela comercial, residencial ou corporativa, com as sugestões de modelos de luminárias, focos de luz, definição de pontos de gesso e automação. “Tudo é pensado nos mínimos detalhes, para não termos surpresas durante a obra”, explica. À frente da Bonaluce durante esses 30 anos, Denise faz também uma curadoria afiada, sempre atenta às tendências, trazendo nomes importantes do design para o seu espaço, tais como: Ana Neute, Claudia Troncon, Cristina Bertolucci, Guilherme Wentz, Mel Kawahara e Thiago Curioni. A loja

também representa em Campinas marcas de destaque, como DSGNSelo, Estúdio Bola, Estúdio Iludi, Itens, Klaxon, La Lampe, Lampgras, Luxion, Scatto Lampadário, Studio ID e Tensonflex. Além de oferecer nomes e marcas de destaque em iluminação, Denise trabalha para estar de acordo com as necessidades dos consumidores. Foi observando isso durante os últimos anos que trouxe para a loja a tecnologia LED, que vem se desenvolvendo a passos acelerados, em especial no setor de iluminação geral. Esse sucesso não surpreende, já que as lâmpadas LED têm inúmeras vantagens sobre as tecnologias de iluminação tradicional: são compactas, têm uma vida útil longa e podem ser usadas de um modo extremamente versátil, oferecendo a ‘quantidade’ de luz ideal para vários ambientes, como de trabalho, maquiagem, closets, cozinhas, armários e até em fachadas. Além de tudo isso, há também a reprodução de cor, que pode ir de boa a excelente. “Essas são apenas algumas das razões para utilizar essa tecnologia poderosa e eficiente, que veio para ficar”, afirma Furcolin. Todas as novas soluções e tendências do mercado, assim como espaço para os projetos luminotécnicos e peças dos renomados designers podem ser vistos na nova loja da Bonaluce, situada na Avenida José Bonifácio, 2281, Jardim das Paineiras, Campinas - SP.n


fotos Amauri Fujii

Ambiente da arquiteta Rita Diniz

Pendente Muddy de Cristiana Bertolluci

Luminária Tomiko de Mel Kawahara

Café Bistrô de Michelle Moreira CHECK IT! 15


vinhos Eloisa Barbosa Lima e Thalita Cavina

Luciana de Lucca e Simone Purcineli

FEIRA DE VINHOS fotos Camila Barros site museudagula.com.br

N

o dia 30 de outubro o Museu da Gula promoveu uma feira de vinhos no Buffet Delikatessen, com a presença de 22 parceiros e 106 rótulos de vinhos e espumantes de diversas partes do mundo. Cerca de 150 participantes puderam trocar informações e conhecimento com produtores renomados e sommeliers, além de degustarem vinhos consagrados de excelente pontuação, acompanhados pelos deliciosos petiscos servidos pelo buffet. Agora é aguardar a edição de 2019!n

Massoud Nassar e Rodrigo Cavalette

Simone Dib e Roberto Sterza 16 CHECK IT!

Eduardo Cypriano e João Palhinha

Otto e Taisa Gubel

Leonardo Guineci e Carolina Panuncio

Fábio e Aline Frighetto


Renta e Plínio Albuquerque, Virgínia e Eduardo Lopes

Antonio e Viviane Barreto

Frederico e Flavia Ponfick, Paulo Pereira e João Júlio

Gustavo e Adriana Carvalho

Fábio Camargo, João Júlio e Aguinaldo Marques

Mary Coelho, Marcia Carvalho e Andrea Yasuda

Ancelmo Pessotto e Pamela Lima

Marina e Beto Dias

João Júlio, Joaquim Carlos Dias e Liliana Samara Dias CHECK IT! 17


lançamento

Daniela Zanotta, Andrea Herrmann e Bruna Cardoso

Mirela d’Andrea e Maura Vasques

Fernanda Rocha Azevedo

LA CHICA DE ORO BAHYA fotos Celso de Menezes site lachicadeoro.com.br

A

empresária Andrea Herrmann recebeu clientes e convidados na tarde de 23 de outubro, no salão Ajour, para o lançamento da sua mais nova coleção de joias La Chica de Oro. Inspirada nos orixás, amuletos e toda a proteção através de pimentas, olhos gregos e patuás, a nova linha foi intitulada Bahya. O evento contou com música, drinks e comidinhas seguindo o tema, e com talk especial de Bruna Cardoso, influencer da marca.n

Bruna Cardoso 18 CHECK IT!

Mariana Pimentel, Mariana Cavalcante e Fabíola Margiotto

Adriana Garcia

Bruna Martins

Nina Reis

Clarissa Molon


Iza Tegon

Tábata Boccatto

Beatriz Piccolotto

Alessandra Leite

Pri Barison

Betina Herrmann

Silvio d’Paula

Sílvia Giacobbe

Andrea Herrmann

Alessandra Herrmann

Andrea Gonçalves CHECK IT! 19


capa

PARTO HUMANIZADO ENTENDA MAIS SOBRE ESSE TIPO DE PARTO, QUE PODE TORNAR O MOMENTO DE DAR À LUZ AINDA MAIS ESPECIAL! fotos Bernardo Coelho

T

texto Kátia Mourilhe

ornar-se mãe é o sonho de inúmeras mulheres e, assim como toda a gestação, a hora do parto é um momento muito especial, que deveria sempre deixar boas lembranças na memória da mulher. Por outro lado, é também um momento idealizado e cheio de expectativas na gestante, principalmente as de primeira viagem, que ainda não passaram pelas dores e delícias de trazer um bebê ao mundo! A ginecologista e obstetra Mariana Simões, casada e com duas meninas nascidas de parto humanizado, tem 14 anos de profissão e há 10 anos trabalha com esse tipo de parto, onde a palavra principal é o respeito, à mãe e à criança que vai chegar. “É uma coisa que foi entrando gradativamente na minha vida, pois desde recém-formada, trabalhando em pronto-socorro, me deparei com situações aonde a gestante chegava ao hospital para ter seu bebê com o médico de plantão, e acabava questionando alguns procedimentos. Naquela

20 CHECK IT!

época já havia uma pequena sala chamada de sala de parto humanizado, mas que era inutilizada. Comecei a pesquisar e me interessar por esse assunto, onde a vontade da mulher está acima de tudo, claro sempre respeitando limites que não coloquem em risco sua própria saúde e a do bebê que está para nascer, conta a médica”. Segundo Mariana, estudos científicos comprovam que no parto humanizado a mãe e seu filho só têm a ganhar, pois ela tem total consciência do que será feito com seu corpo durante todo o processo. “Ela não será anestesiada ou passará por procedimentos indesejados sem seu conhecimento. No parto humanizado oferecemos opções para alívio da dor, como ambiente com uma luz mais suave, imersão em água quente para amenizar as contrações, acompanhamento do parceiro e da doula (profissional de escolha da mulher, que não realiza procedimentos técnicos, mas está lá para garantir suporte físico e emocional para a gestante). Mas, se ela quiser fazer uso de anestesia tradicional não há problema. O parto é humanizado justamente porque são dadas opções para a mulher, ela sabe e decide tudo que vai acontecer nesse momento tão especial de sua vida”, explica a médica. Em sua clínica no bairro Nova Campinas, as gestantes são atendidas de forma global, tanto no pré-natal quanto no pós-parto. “Além da rotina normal do pré-natal, que envolve consultas e exames específicos, fazemos um trabalho com leituras, vídeos, conversas com a paciente, grupos de gestantes e fisioterapia preparatória, para que ela fique bem informada e segura do que está por vir, do que é o trabalho de parto e de quem são os profissionais que podem auxiliá-la. Atualmente, as gestantes no Brasil normalmente não têm


um histórico familiar de mulheres que deram à luz de forma tradicional, com trabalho de parto e contrações. A grande maioria de suas mães, tias e conhecidas fez cesárea e há um desconhecimento de todo o processo, o que pode gerar insegurança, por isso fazemos essa preparação”. Mariana realiza o atendimento dos partos em ambiente hospitalar, na companhia de profissionais do seu corpo clínico e parceiros. “Normalmente há o acompanhamento de uma doula, além do parceiro da gestante, enfermeiras e obstetrizes”, revela. A boa notícia é que os hospitais em Campinas estão começando a se adequar a essa demanda, onde o ambiente conta muito. “Desligar o ar condicionado, deixar uma iluminação mais amena, fazer uso de banheira com água quente para aliviar a dor, tudo isso é extremamente favorável ao parto humanizado”, diz Mariana. “Após o nascimento, o bebê vai diretamente para o colo da mãe. Todo o atendimento desse recém-nascido, se possível, deve ser feito na frente dos pais”, completa. “Além da dor, o grande medo das mulheres é ter uma alteração na anatomia da vagina, algum comprometimento do assoalho pélvico, o que pode acontecer. Mas há formas de isso ser menos lesivo. A posição tradicional, onde a mulher fica deitada, não ajuda em nada. Posições mais favoráveis são de cócoras, de joelhos ou com quatro apoios, onde a sobrecarga do períneo é muito menor”, explica a médica. A obstetra afirma que idade, obesidade, magreza extrema, diabetes, pressão alta da mãe, cordão umbilical em volta do pescoço da criança, nada disso inviabiliza o parto normal e humanizado. “Claro que o monitoramento é

constante em todo o trabalho de parto, mas a cesárea só está realmente indicada em casos bem específicos, como placenta prévia, por exemplo”, diz. Após o nascimento e alta do bebê e da mãe, ela encontra na clínica todo o suporte que possa precisar no pós-parto. “Passar pelo puerpério muitas vezes não é fácil e, hoje em dia, pode ser muito solitário, já que muitas vezes as mães dessas gestantes trabalham ou moram longe e ela acaba não tendo tanto suporte familiar, como acontecia antigamente. Damos consultoria de amamentação e atendimento com enfermeira especializada, apoio psicológico, nutricionista, fisioterapia ginecológica, curso de dança materna, tanto na gestação como depois com o bebê, rodas de conversa, contato com outras mulheres na mesma situação, para que elas formem uma rede de apoio e troquem experiências”. Inaugurada em maio deste ano, a clínica é a realização de um sonho de 10 anos. “Sempre quis ter um lugar assim, um ambiente confortável, bonito e aconchegante para fazer meus atendimentos, onde a mulher seja acolhida integralmente. A chave é o conhecimento. A mulher sabe que vai passar por um processo complexo, mas que é da natureza humana e não precisa ser de angústia e sofrimento, mas sim de respeito e beleza”, finaliza a médica.

MARIANA SIMÕES GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Rua Dom Francisco de Campos Barreto, 277 Nova Campinas - Campinas/SP. Fone: (19) 3255.1851 | Instagram/Facebook: parindocomrespeito CHECK IT! 21


fotografia

familiacoelhostudio.com | contato@familiacoelhostudio.com | @familiacoelho

FREDY SIQUEIRA

H

istórias inspiradoras de trabalho e sucesso sempre nos motivam a continuar em frente. Este mês divido com vocês exemplos de profissionais que admiro e recomendo!

Fredy é cabeleireiro, com mais de 10 anos de experiência no mercado da beleza. Sua carreira começou em 2008 na cidade de Stuttgart, na Alemanha, ao ingressar na escola Meininghaus, considerada uma das melhores para iniciantes na área. Já seguindo os passos do pai, o renomado cabeleireiro Aguinaldo Siqueira, o ainda jovem profissional começou a trabalhar na Europa e passou pelos processos de estágio e trainee, além de ter atuado ao lado do famoso René Asch, profissional conceituado e proprietário do salão que leva seu nome – René Asch Haare & Cosmetic. Em 2010 voltou ao Brasil e se estabeleceu em Campinas, para onde trouxe todo o seu conhecimento e experiência em cortes, penteados, tratamentos, coloração e mechas. Em 2012 fez uma rápida passagem pela Europa, em Londres, para uma especialização no Toni & Guy Academy e esteve ao lado dos maiores instrutores do mercado mundial. Fredy especializou-se em mechas e atualmente atende cerca de 300 clientes por mês, em sua disputada agenda, além de ter se tornado conhecido no Brasil inteiro por seu trabalho diferenciado na técnica. A partir desse sucesso, desenvolveu o workshop Expert Blond, que vem lotando salas por todo país. Entre os temas abordados estão visagismo, contraste de tom de pele e cabelo, fundo, desfiado, hair contour, morenas iluminadas, loiras e técnicas para alavancar as redes sociais divulgando os trabalhos dos profissionais. Fredy Siqueira atende no salão Aguinaldo Cabelos Cambuí, Rua Coronel Francisco Andrade Coutinho, 87. Telefone (19) 3705-1900.

YNNER TREINAMENTOS O que pode ser mais motivador do que apoiar as pessoas a realizarem todo o seu potencial, ajudando-as a cultivar seus talentos, adquirir novos conhecimentos e afiar suas habilidades? E fazer tudo isso com um grande amigo é ainda melhor. E se esse amigo for seu irmão? Aí estaremos falando da Ynner. Uma empresa que tem à sua frente Yan e Yuri Trafane. Yuri construiu sua experiência profissional em empresas reconhecidas como Johnson & Johnson, Unilever, Bauducco e Grupo Abril; e Yan, com formação pela ESPM e University of California, atuou no Marketing e Vendas da Bosch em Campinas, Alemanha e Espanha, dentre outras experiências. Juntos, hoje somam competências complementares para oferecer um amplo rol de ferramentas de desenvolvimento profissional: treinamentos, coaching e ensino à distância. Não dá para ficar melhor? Então você precisa conhecer o time com dezenas de consultores e colaboradores que, com muita energia e bom humor, fazem desse empreendimento com mais de quinze anos de operação, uma organização especial. Você pode conhecer mais do trabalho deles pelo site ynner.com.br 22 CHECK IT!


CHECK IT! 23


instagram @eloproducoes

fotos: Doug Fotógrafo

chef it by Renata Tannuri Meneghetti

CHEF ERIKSEN MIYASAKI

E

sse mês nossa coluna é com o jovem chef boulanger Eriksen Miyasaki, da Trighum la Boulangerie Artisanale. Engenheiro de alimentos com formação em panificação clássica francesa, Miyasaki produz pães artesanais de fermentação natural e alta hidratação, a partir de ingredientes altamente selecionados, técnicas apuradas e base científica. Porém, ressalta que um dos segredos para se produzir um bom pão é gostar do que se faz. A panificação surgiu em sua vida durante a conclusão da graduação em 2009 como estagiário da Embrapa Trigo, em Passo Fundo/ RS. Esse assunto ficou guardado em sua memória e ressurgiu em 2016, como professor de um colégio técnico municipal de Campinas, quando iniciou um projeto-piloto de padaria artesanal chamado Trighum, que mais tarde se tornaria o que é o seu negócio hoje. De família oriental, aprendeu a cozinhar com os pais e os avós. “Fazer um alimento sempre foi algo forte em nossa cultura. Me lembro dos meus pais e avós, japoneses nativos, preparando e comendo pratos típicos. Havia uma contemplação no manuseio, nas cocções e na degustação do alimento e isso sempre me encantou. Parte dessa essência carrego comigo, adoro contemplar todo o processo de fabricação dos pães. É prazeroso comer um pão que você sabe que deu bastante trabalho, fermentou 48h a 60h e resultou em uma experiência única. E ainda por cima, poder repartir esse pão”, diz Eriksen. O chef conta que sua inspiração vem de diversas maneiras. “Às vezes fico fascinado ao ver pessoas que nunca estudaram gastronomia preparar algo como se fosse alquimia. Também me encanta ver a criatividade e a inovação de certos chefs. Outro aspecto particular é com a minha história como pesquisador e engenheiro de alimentos. Adoro descobrir, pesquisar, saber o porquê. É uma sede que me impulsiona a fazer algo inusitado”, completa. Sua micropadaria produz pães tradicionais, a maioria da panificação francesa e italiana, à base de farinhas especiais e importadas. Para dar um toque brasileiro, usa ingredientes como a rapadura, o café e o melado. Quem quiser provar os pães originais pode acessar o site trighum.com.br e fazer a compra online, com entrega a domicílio nos dias de fornada. Tem também o Club do Pão, uma assinatura que inclui um pão especial por semana em sua casa; e para quem gosta de pegar o pão na mão e escolher o seu predileto, existem alguns pontos de venda listados no site com entregas programadas. Entre as muitas variedades estão a baguete, o brioche, os grissinis, a ciabatta e as focaccias, que são um capítulo à parte. Dotada de textura e sabor inigualáveis, foi o meu pedido para a receita que segue. Segundo o chef, ele simplificou o processo para que os nossos leitores pudessem repetir em casa, afinal não custa se aventurar para produzir um pão saboroso e dizer que a obra-prima é sua. Espero que gostem!n 24 CHECK IT!

FOCACCIA DE ALECRIM COM SAL GROSSO INGREDIENTES PARA A MASSA 250g de farinha de trigo, 175g de água, 3g de fermento biológico seco ou 9g de fermento fresco, 25g de azeite de oliva frutado, 6g de sal de cozinha.

ACABAMENTO FINAL 1/2 maço de alecrim fresco, sal grosso e azeite de oliva.

MODO DE PREPARO - Pesar os ingredientes a fim de manter a proporção da receita. - Colocar em um bowl a farinha, sal, o fermento e homogeneizar. Adicionar a água aos poucos enquanto realiza a mistura com as mãos. - Ao incorporar toda a água, iniciar a sovagem da massa. Tal processo é efetivo se for realizado o seguinte movimento: puxar qualquer parte da borda ou canto da massa para o centro e pressionar com a base de uma ou de duas mãos. Esse movimento, feito de maneira vigorosa e repetida por 30 minutos, garante uma massa lisa e forte. - Uma vez constatado este estado da massa, adicionar o azeite. -D  eixar a massa descansar por 20 minutos dentro de uma caixa plástica quadrada untada com azeite. Cubra a caixa com uma tampa ou filme plástico. - Após esse tempo, virar a massa sobre uma mesa levemente untada com azeite e abri-la com as mãos ou com um rolo de massas no formato retangular. Após, dobrar a massa ao meio e, em seguida, ajustar a camada superior de modo a cobrir por inteiro a camada de baixo. Em seguida, colocá-la dentro de uma assadeira retangular para fermentar. - Após aproximadamente 1h30 ou quando a massa estiver próximo à borda da assadeira, ligar o forno a 200oC por 20 minutos. Enquanto o forno aquece, adicionar alecrim fresco sobre toda a superfície da focaccia, regar levemente azeite sobre o alecrim e distribuir um pouco de sal grosso. Molhar a ponta dos dedos com água e pressionar a massa, a fim de que as bolhas de gases apareçam na superfície. -A  ssar a 200oC por 15 minutos e a 180oC por mais 20 minutos, ou até dourar.

DICA DO CHEF – Para incrementar ainda mais a sua focaccia e torná-la mais aromática e colorida, o chef sugere adicionar uma colher de sopa de cúrcuma na receita e espalhar sobre a massa seis tomatinhos cereja cortados na metade. Ambos os ingredientes harmonizam muito bem com o azeite, o sal grosso e o alecrim.


CHECK IT! 25


Patrocínio

Foto Celso de Menezes

arquitetura by Lari Fernandes

Lari Fernandes e Ana Helena Ferrari Vieira

N

esta edição trago com muito carinho Ana Helena Ferrari Vieira, uma das maiores profissionais da nova geração de arquitetos. Bom gosto, criação e arte em decorar fazem parte de todos os seus projetos. Sua mistura do clássico com o contemporâneo traz um grande diferencial ao seu trabalho. Então aproveite e me conte depois, ok?

fotos ambientes Victor Alves contato contato@anahelenaferrari.com.br

ANA HELENA FERRARI VIEIRA

Graduada pela PUC Campinas, Ana Helena usa da arquitetura sensorial e do conceito zen budista wabi-sabi em seus projetos, que valorizam o natural, o existente, muitas vezes imperfeito, simplificando a estrutura arquitetônica e reduzindo os excessos. “Não é necessária a combinação perfeita, desde que o resultado seja harmônico e respeite a essência do usuário”, diz ela. As composições espaciais minimalistas procuram sempre estabelecer conexões fortes com as necessidades cotidianas do cliente, e tudo aquilo que o faz ter contato com a própria essência, daí a importância da curadoria dos elementos que compõem o projeto, e a valorização de itens genuinamente brasileiros.

SOBRE O PROJETO

Esse escritório em Sousas é onde Ana Helena passa a maior parte do seu tempo e, para ela, é a extensão de sua casa, sua essência. Os móveis ficaram responsáveis por delimitar espaços e mesclar os novos designs, com peças atemporais que juntas fazem a valorização da integridade de objetos e seus processos naturais. A tonalidade branca foi mantida e ganhou textura quando aplicada na madeira de pinus, dando ênfase aos mobiliários de criação própria, como a mesa redonda com base em madeira e tampo em pedra, e o arquivo baixo – em lâmina natural e portas em couro.n 26 CHECK IT!

site acasadabaronesa.com.br instagram @acasadabaronesa


CHECK IT! 27


flash it

Fábio Arruda, Maria Isabel Santos e Débora Selanne

ARREMATE ROSA foto Adriana Leme

Envolvida em várias ações em torno do Outubro Rosa, a loja de bolsas e acessórios em couro Débora Selanne promoveu, dia 17 de outubro, um leilão beneficente com renda revertida para o Caism – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher e ao Grupo Rosa e Amor. Tendo Fábio Arruda como mestre de cerimônias, o leilão contou com a participação de diversos parceiros que doaram produtos e serviços, além de coquetel do Buffet Antonello e Cannoleria Brasil.

Algumas das mulheres fotografadas, juntamente com a primeira-dama, Sandra Ciocci, e o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira

OUTUBRO ROSA

André Rouco e Priscila Feliz

BABY GYM INAUGURA EM CAMPINAS

foto Fernanda Sunega

foto Divulgação

Durante o mês de outubro os shoppings Iguatemi e Galleria receberam a exposição fotográfica “Mulheres Fortes” como parte da campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, junto ao movimento Outubro Rosa. Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, a mostra reuniu o trabalho de 13 fotógrafos campineiros e uma jornalista que, por meio de fotografias e texto, trouxeram as histórias de 13 mulheres que aceitaram o desafio de contar como enfrentaram o câncer de mama. Durante o mês, a cor rosa também iluminou as fachadas dos shoppings, além de flores e peças de comunicação no tom da campanha.

A Baby Gym, centro de psicomotricidade e atividades multissensoriais para crianças entre dois meses e quatro anos, inaugurou dia 20 de outubro sua primeira unidade em Campinas. O espaço dos sócios Priscila Feliz e André Rouco tem como objetivo aprimorar o potencial psicológico, cognitivo e social dos alunos, por meio de atividades adequadas para cada etapa do desenvolvimento infantil. Através de programas únicos que giram em torno do brincar livre, complementam e aprimoram a experiência tradicional da escola mesmo antes que as crianças tenham idade escolar. A novidade está na Rua Santo Antônio, 364 - Cambuí. meubabygym.com

28 CHECK IT!


Felipe Marchi, Caio Castro, Marcio Cappa, Sandro Andrade e Mark Cappa

NOVO MERCADO DA JUANA foto Matheus Campos

No dia 16 de outubro a loja Mercado da Juana, das sócias Juliana Tonetto e Ana Pozzebon, reuniu clientes e convidados para a inauguração de sua segunda unidade em Campinas, oferecendo um coquetel para apresentar a nova casa em primeira mão. A marca trabalha com móveis e artigos de decoração e design para todos os tipos de ambientes em diferentes estilos, residenciais ou corporativos, além de projetos exclusivos de decoração de interiores. As lojas ficam na Rua Rafael Sampaio, 421 e na Av. Carlos Stevenson, 575.

HAMBURGUERIA ESTRELADA foto Leco Viana

O ator global Caio Castro veio a Campinas, dia 9 de outubro, para inaugurar a primeira franquia da rede The Black Beef, na Rua Santos Dumont, 499 – Cambuí. A hamburgueria surgiu em 2014, idealizada pelo chef Deco Sadigursky e três sócios do mercado financeiro, unindo o sabor dos burgers artesanais com preço justo e atendimento despojado, direto no balcão. A unidade campineira tem como sócios o ator Caio Castro, seu empresário Sandro Andrade, além de Felipe Marchi, Mark Cappa e Marcio Cappa.

Juliana Tonetto e Ana Pozzebon

CHECK IT! 29


inauguração Ricardo e Flavia Bonato

Fabiano Lot, Fernando Simões, Rosangela Mitie, Claudio Fernandes e Alexandre de Paula

BIG JACK REPAGINADO fotos Camila Barros instagram @bigjackhamburgueria

A

nova unidade da hamburgueria Big Jack abriu suas portas dia 16 de outubro na Entrada das Águas do Parque D. Pedro Shopping, com uma nova arquitetura e identidade visual, mais moderna e arrojada. A rede, que comemora nove anos em dezembro, recebeu inúmeros convidados para saborear seus deliciosos lanches, trazendo também mais itens no cardápio, novos rótulos Izelda, Jose Antonio, Fernando Simões, Fabia e Fernando de chope e refrigerante refil.n

Karoline, Leticia, Elaine e Alexandre Fernandes

Patrik e Daniel Ratis

Thais Munhoz, Juliana Rezende e Mariana Dias

Paula Canola e Eric Vaz

30 CHECK IT!

Claudio Fernandes

Fabiano Lot e Rosangela Mitie


Luana, Alanderson e Regiane Souza e Sonara Medeiros

Gabriel, Lucinha Fernandes e Luciane Mattos

Andreia Gualtieri e Carolina Ribeiro

Amanda Paccola e Aline Figueira

Frederico Marques e Ana Claudia Rozano Marques

MaitĂŞ e MarĂ­lia Rhormens

Claudia e Rafaela Losano

Giovanna Vozza e Mateus Lentini

Juliana Fernandes e Airton Medeiros

Marcela Gaia, Gabriel e Filipe Fernandes CHECK IT! 31


foto: Mariana Pimentel

dicas

GUERLAIN DOUBLE R RENEW & REPAIR

fotos Divulgação site lastlook.com.br | tgbcomunicacao.com.br instagram @tabataboccatto

T

odo mês seleciono e trago aqui para vocês as novidades da estação, sejam de beleza, moda, gastronomia, turismo e até mesmo arquitetura. Por aqui sempre um lançamento ou dica que seleciono a dedo. Espero que gostem das novidades de novembro, de moda e beleza! Boa leitura!n

A marca francesa Guerlain acaba de lançar o seu serum renovador e reparador Double R Renew & Repair Serum, uma fórmula dupla que concentra o melhor de duas tecnologias, para radiância e firmeza da pele. Inspirada em procedimentos dermatológicos, a fórmula promove a renovação celular e contém os ácidos lático, cítrico e glicólico que, gradualmente misturados, promovem um delicado e contínuo efeito de pele nova. Dividido em duas partes completamente separadas, o recipiente conserva os ingredientes de cada fórmula até o momento da aplicação. Quando pressionado, libera a dose exata de cada fórmula para garantir maior efetividade. Testado e aprovado. Disponível nos tamanhos 30ml e 50ml, nas lojas físicas e on-line da Sephora. sephora.com.br

ELOISA FUMMERO A marca de biquínis e moda praia Eloisa Fummero, antiga Bardot Beachwear, lança para o verão 2019 a coleção Grécia, que foi fotografada em Mykonos com a modelo Patrícia Barros. Com uma linha poderosa e luxuosa, a coleção vem com estampas e modelagens exclusivas que fogem do óbvio, sempre com foco no conforto e na qualidade das peças. Biquínis, bodys, maiôs, hot pants e acessórios aparecem em estampas criativas desenvolvidas pela estilista, e também em cores básicas que nós mulheres amamos! eloisafummero.com.br

AREZZO + 90 ANOS DE MICKEY Após o grande sucesso da coleção com a Disney e celebrando os 90 anos do Mickey Mouse, transformando o personagem mais famoso do mundo em ícone fashion, a coleção Arezzo Celebra Mickey apresenta um mix de acessórios divertidos e irreverentes que, assim como o personagem, são charmosos, estilosos e carregam um senso de humor e personalidade únicos. Nos sapatos, a aposta está no conforto das rasteiras, flatforms e chinelos. Destaques da coleção, os tênis vêm com pins removíveis, dando um toque jovem e despojado aos looks. Nas bolsas, modelos como mochilas, pochetes, tiracolo e até mesmo carteiras e nécessaires podem ser vistas nas versões com bottons, lenço amarrado ou até mesmo com as orelhas do camundongo mais querido do planeta. A coleção já está disponível no site arezzo.com.br e nos pontos de venda da marca. 32 CHECK IT!

NOVIDADE THE BODY SHOP Essa novidade é uma deliciosa loção corporal, com aparência de iogurte, que possui uma textura superleve e de rápida absorção, oferecendo até 48 horas de hidratação. A nova fórmula 100% vegana e não pegajosa contém extrato de rosas proveniente do comércio com comunidades da Inglaterra, e leite de amêndoas orgânico da Espanha. Adorei! thebodyshop.com.br


NEW COLLECTION DAMYLLER Intitulada Denim Clash, a nova coleção da Damyller aposta no denim como peça-chave para as mais variadas produções. Contemporâneo e urbano, clássico e atemporal, o jeans é indispensável para quem procura estilo e praticidade. Partindo desse mood, apesar da forma com modelagem mais básica e minimalista na maioria das peças, a coleção ganha atitude e irreverência com um plus de camisetas estampadas e estilizadas, com uma pegada mais rock n’ roll. Fáceis de combinar e ótimas para qualquer momento, as peças já estão no e-commerce e nas lojas da marca. damyller.com.br

HIDRATANTE L’OCCITANE Com textura cremosa e infusão de óleos, o novo creme corporal hidrante L’Occitane tem fórmula enriquecida com manteiga de karité e óleo de amêndoa, o que torna sua textura ideal também para uma massagem. Possui rápida absorção e uma incrível finalização que deixa a pele hidratada, macia e com uma fragrância única e aconchegante, desenvolvida para promover uma sensação agradável no momento da aplicação. A embalagem em alumínio, leve e elegante, é ideal para transportar. Eu adorei! loccitane.com.br

CHECK IT! 33


aniversário Ana Roge, José Henrique de Castro, Andrea Loureiro e Patricia Castro

Besaliel Botelho, Raquel Ferrari e Lívia Dahmen

Leticia Maluf

HÍPICA BRINDA 70 ANOS fotos Camila Barros e Celso de Menezes

A

festa de comemoração dos 70 anos da Sociedade Hípica de Campinas vai ficar para a história do clube! A área da piscina se transformou num grande salão social, finamente decorado e estruturado para receber mais de quatro mil pessoas na noite de 28 de outubro, um trabalho primoroso da presidente Stella Roge Ferreira, da diretora social Vera Lia Schiller e de todos os envolvidos na preparação do evento. Ninguém ficou parado durante o show da estrela da noite, Ivete Sangalo, que sacudiu as dependências do clube com sua energia e simpatia contagiantes! O buffet Claudia Porteiro arrasou com um cardápio delicioso e a festa seguiu madrugada adentro, ao som dos DJs Alexandre Ferro e Kefing, Banda Rock Boxx e Orquestra Allegro.n

Isabela Nascimento dos Santos

Jose Luiz Roge e Roberta Chaib Coelho 34 CHECK IT!

Giuliana Lacerda Guimarães

Tatiana Marcondes, Nara Baldove e Denise Tozzi

Mariana Vaqueiro

Hendricus Ruhe e Michelle Bosco

Andreia Rossi


Carla Marzanasco e Giovanni Maddaloni

Rita Paulina e Lili Bellas

Flรกvia e Daniel Morelli

Stella e Admir Tozo

Carlos Dewit e Izilda Moraes

Ricardo Lima, Camila Porto, Graziella Ortuso e Caio Porto

Leda Segurado

Damien Sochet e Priscila Junqueira

Alfredo e Raquel Aquino

Leandro e Regiane Silva

Caroline Ramos e Alfredo Figueiredo CHECK IT! 35


aniversário José e Maria Parra, Josi e Fábio Caricilli, Raquel e Marcos Prado

Anna Julia e Neil Pena, e Cenira Amaral Angelo e Carolina Badan

Simone e Julia Brondi

Érica e Paulo Percário 36 CHECK IT!

Daniel e Drielly Serpa

Camilla e Pedro Costa

Rossana Nacarato José Francisco Veiga e Stella Roge Ferreira


Bruna Bortoletto e Betina Herrmann

Stella Roge Ferreira e Vera Lia Schiller

Josephine Moussa e Oswaldo Assumpção

Mario e Tatiana Bertuzzo, Maurício e Roberta Lima, e Carolina Fonseca

Vitória Vaqueiro e Theodora Ribeiro

Verônica Oliveira, Angela Chinellato e Cristina Cunha

Roberta e Thiago Moreira

Eduardo e Juliana Berenguel CHECK IT! 37


aniversário

Bruna Cardoso

Andre Alves e Marcelo Penteado

BRUNA CARDOSO APAGA VELINHAS

N

o dia 28 de outubro a blogueira Bruna Cardoso, @brureallife, comemorou seu aniversário de 33 anos no novo espaço de eventos Casa SeoRosa, no Gramado. O evento foi muito badalado e rolou do começo da tarde até a meia-noite, com muitos convidados que puderam curtir uma deliciosa feijoada do Delikatessen Buffet, chope geladinho, espumante Chandon e sorvetes Nero. A mesa de doces e bolo (lindo de morrer!) de Bruna Gauss estava incrível, além dos arranjos de Solange Thonon e décor de Beta Luca.n Sandra e Bruna Cardoso

Laura Bier Moreira

Frederico Meinberg e Aletania Oliveira 38 CHECK IT!

Juliana Piccolotto e Beatriz Miranda

Joao Marcos Calfat e Ju Barbeiro

Gerson Julio e Isabelle Santini

Nati Vozza

Giovana Oliveira e Daniela Cabrera

Genevieve Junqueira e Paulo Martinho


CHECK IT! 39


casamento Camilla, Felipe e Whisky

Família da noiva, Gustavo e Armando Fernandes, os noivos, Regina e Felipe Fernandes

CAMILLA & FELIPE fotos Andrea Almeida

A

pós um ano de noivado, o casal Camilla Fernandes Henry e Felipe Prado Henry realizou o sonho de se casar numa bela cerimônia ambientada na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Hotel. Designer de moda, Camilla desenhou seu próprio vestido e estava deslumbrante, com beleza de Thiago Scagliarini. A decoração de Carmen Arromba, toda em branco, chamou atenção dos convidados, assim como o bolo de Nininha Sigrist e doces Petite Fleur e Maria Beatriz. Para a lua de mel os noivos seguiram para as Ilhas Maldivas, Dubai e Abu Dhabi. n

Os noivos com as madrinhas

Manuela, Joaquim e Nicole Naday 40 CHECK IT!

Família do Noivo, Gustavo e Renata Alves, Marcos Henry, os noivos, Vitória e Victor Bittar e Caroline Carvalho


Noivos e padrinhos

Gabriel Affonso Ferreira, Felipe Henry e Gustavo Affonso Ferreira

Gustavo e Marcella Campagnone

Guilherme, Luciana e Gabriel Rocha

Anthony e Ana Oliveira

Francisco e Denise Tranchesi com noivos

Patrícia Negreiros e Gabriel Cervone

Marcos Henry, Olinto Marques, Felipe Henry e Walber Bittar

Noiva com sua avó, Purificação R. Yuaso

Flávia e Juarez Cintra

Maurício e Felipe Henry, Gustavo Chaib e Fernando Afonso

Noivos e pajens CHECK IT! 41


entrevista

ATOR CAMPINEIRO FELIPE HINTZE INTEGRA NOVA NOVELA DAS 21H

O

ator campineiro Felipe Hintze se prepara para estrear no horário nobre da Rede Globo em novembro, integrando o elenco da próxima novela das 21h – O Sétimo Guardião, do consagrado dramaturgo Aguinaldo Silva. O jovem ator, de 24 anos, ganhou visibilidade interpretando o vilão Moqueca na última temporada de Malhação Viva a Diferença, da mesma emissora, e agora viverá Peçanha, um policial que faz dupla com o personagem de Milhem Cortaz, o delegado de Serra Azul. Além de Malhação, Hintze já fez outros papéis na emissora. Ele viveu Eizel em Verdades Secretas; foi o único brasileiro - junto com Laura Neiva - a fazer a série Supermax Internacional; e participou da minissérie Dupla Identidade. As preparações para interpretar o policial Peçanha começaram no mês de junho e as gravações iniciaram em julho. Além de Felipe Hintze, foram confirmados no elenco Marina Ruy Barbosa, Tony Ramos, Bruno Gagliasso, Lília Cabral e Flávia Alessandra. Veja abaixo a entrevista que fizemos com o ator e saiba um pouco mais de sua jornada profissional. Check it: Como começou a se interessar em ser ator? O que o despertou para a profissão? Felipe Hintze: Minha mãe produzia peças infantis e apresentações em escolas e eu sempre acompanhava. Ir ao teatro era algo bem comum na minha infância e na da minha irmã. Fomos tomando gosto pela arte desde muito cedo. Check it: Teve apoio dos familiares nessa decisão? Conte um pouco sobre essa fase. FH: Muito apoio! Meus pais me tiveram muito jovem, com seus vinte anos. A gente sempre teve uma relação de muita parceria. Meu pai tinha o sonho de ser jogador de futebol, mas por conta de um problema no joelho ele não 42 CHECK IT!

pôde se dedicar ao esporte. Acho que por isso ele sempre apoiou meus sonhos e os da minha irmã. Minha mãe sempre lutou para que a gente fosse em busca da nossa felicidade. Quando se tem o apoio dos pais, já é meio caminho andado! Check it: E como foi sua infância e adolescência em Campinas? FH: Eu amo minha cidade! Passei minha infância e adolescência curtindo o que campineiro mais gosta de fazer: ir ao shopping! Cinema e teatro no Shopping Iguatemi e D. Pedro. Eu gostava muito de passear no Taquaral também, sempre inventava algum rolê dentro do parque. Adorava ir ao bosque e ao zoológico, assistia muitas peças no Centro de Convivência e ía também ao Hopi Hari e Wet’n Wild. Check it: Como foi se mudar tão novo para São Paulo? FH: Também com o apoio dos meus pais! Eles viram que para eu ir atrás dos meus objetivos eu teria que me mudar para São Paulo, já que lá o mercado é muito mais desenvolvido. Fui pra São Paulo com 19 anos e aos 21 já estava trabalhando na área. Check it: Muitos querem ser ator, uns realmente por vocação, outros pelo glamour. Que conselhos daria a quem quer ingressar na carreira? FH: Se quer ser ator pelo glamour, desista! Nossa profissão é muito árdua e séria. Tem que ter muito comprometimento, estudar muito. E esse é o melhor conselho a se dar nessa profissão: estude muito! Faça muito teatro. Check it: Prefere atuar no teatro ou na TV? Por quê?

FH: Não tenho uma preferência. A base é a mesma e a sensação de realização também. Claro que eu comecei no teatro, lá é o lugar onde eu pude experimentar, evoluir e estudar. Check it: Como lida com a fama? FH: É muito gratificante quando as pessoas reconhecem o seu trabalho. Quando você transforma algo dentro de uma outra pessoa através do seu trabalho é a certeza mais concreta que você está no caminho certo. Nós temos uma responsabilidade social. A arte muda vidas. Check it: Ainda tem família em Campinas? Costuma vir à cidade? FH: Sim! Minha família toda é de Campinas, volto muito para a cidade. Check it: O que significa para você atuar na novela de maior visibilidade da Rede Globo? FH: Tem aquela responsabilidade de estar no horário nobre, mas eu tenho uma equipe que desenvolveu uma espécie de rede de proteção; eles têm muito cuidado com o nosso trabalho, sempre nos colocando no melhor caminho. Tenho me divertido muito nas cenas e diversão é o ingrediente necessário para se fazer um bom trabalho. Check it: Quando começaram as gravações? Qual é a sua rotina atualmente? FH: Começamos a gravar em agosto. Fizemos algumas viagens, mas agora estamos gravando nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Check it: Já tem planos após o término da novela? FH: Ainda não, a novela nem começou ainda, tudo com muita calma, um passo de cada vez.


Encomende sua Ceia Especial de Natal

Acompanhamentos

Assados

Salpicão Maionese de batata com ovo Arroz crocante com utas secas Farofa natalina

Peru Chester Pernil Leitoa Tender Lombo

Entradas

Molhos

Jabuticaba Framboesa Agridoce Noisetté (cebola caramelizada, limão e shoyo) Barbecue de goiaba Ba

Frutos do Mar

Bobó de Camarão Bacalhau com Broa Bacalhau com Natas Bacalhau à portuguesa

Tábua de ios nobres Cesta de pães rústicos Mix de torradas Tapenade Caponata Tartare de tomate Terrine gorgonzola com figo Mini sanduíches Brusquetas Quiches Mix de utos secos caramelizados Tortas Salgadas Mix de mini salgados itos Steak tartare

Doces

Bolos Confeitados Panetone Bolo Rei Charlote de utas Pavlova Mini docinhos Eclair Macarons Cupcake de Natal Cheese Cake

An dre a Ponte Gourmet Rua Antônio Lapa, 402 - Cambuí - Campinas-SP (19) 3239-6666 / (19) 99736-0368 @andreapontegourmet

CHECK IT! 43


casamento Os irmãos Gabriel e Thomas Zabala

ANA CLAUDIA & THOMAS fotos Alex Brasil

O

casamento de Ana Claudia Miguel Zabala e Thomas Martins Zabala foi uma cerimônia emocionante no belo espaço da Casa de Campo do Royal Palm Plaza, dia 29 de setembro. Os noivos estavam radiantes, juntos de seus pais, familiares e amigos, comemorando o encontro que começou ainda no colégio, em 2009. Começaram a namorar há dois anos e noivaram por apenas um mês, já que o noivo morava fora do Brasil. Com organização do Cerimonial Camila Pan, a festa teve doces Lamego, brigadeiros La Cakerie e decoração de Beto Aguiar e João Mulatto. Para a lua de mel, o casal escolheu Antonio e Vera Zabala, Thomas e Ana Claudia, Gabriel Zabala e Nicole Gonzalez Croácia e Espanha. n

Os noivos entre seus pais 44 CHECK IT!

Gabriel Zabala, Ana Claudia Miguel e Thomas Zabala


Amigos dos noivos

A avĂł da noiva, Therezinha Bueno, entre Thomas e Ana Claudia

Ana Claudia com amigas

Olivia Martin e Sarah Morello

Noiva e madrinhas

Thomas Zabala e Luiz Alberto Martini Miguel

Noivo e padrinhos

Juliana de Paris TerrĂŁo e Caroline Soquetti Thomas Zabala, Caio Vargas, Jessica Hueb, Ana Claudia Miguel, Beatriz Villela, Amanda Sallum e Alexandre Nivoloni

CHECK IT! 45


viagem

foto Renato Monteiro

Catedral de Berlin

GIRO PELA EUROPA por Kátia Mourilhe

fotos Divulgação

V

iajar para a Europa é sempre um banho de civilidade, de história e de experiências ricas e intensas para contarmos na volta. Estive em outubro com meu marido em algumas cidades da Alemanha; em Praga, na República Tcheca; e na charmosa Amsterdã, na Holanda. Cada qual com suas atrações e peculiaridades, sempre deixam saudade e um gostinho de quero mais. Reuni abaixo algumas dicas para quem quiser visitar esses lugares e desfrutar de uma viagem gostosa e atrativa!

BERLIM Começamos nosso roteiro pela capital da Alemanha, imponente com seus prédios históricos e ao mesmo tempo cosmopolita e vibrante. Berlim é uma cidade linda, que atrai muitos turistas em busca de cultura e história, já que conhecer mais sobre a Segunda Guerra e o Muro de Berlim não são os únicos atrativos de quem vai visitá-la. Fiquei encantada com os prédios históricos, como o do Bundestag (prédio do Parlamento), uma estrutura imponente que abriga uma moderna cúpula de vidro e pode ser visitada pelo público, mediante agendamento pela Internet em bundestag.de/en. Fica no distrito governamental, que abriga outros prédios do governo alemão. Tudo muito organizado, inclusive com áudio em português. A vista da cidade de cima da cúpula é incrível! 46 CHECK IT!

Como a cidade é grande e tem atrações por toda parte, recomendo usar os famosos ônibus Hop On Hop Off para ter uma visão geral dos principais pontos turísticos, em um ou dois dias. Além da Torre de TV (Berliner Fernsehturm) e da Coluna da Vitória (Siegessäule), valem a visita a Alexander Platz, o Portão de Brademburgo, a Catedral de Berlim e o Checkpoint Charlie, nome dado pelos aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante os anos da Guerra Fria. Para quem se interessa pela guerra há muitos museus e memoriais que abordam o holocausto e o muro de Berlim, que permanece de pé em alguns trechos com farto material sobre os anos que separaram a Alemanha em duas. Uma visita imperdível na cidade é a Museuminsel, uma “ilha” que abriga cinco museus imponentes, como o maravilhoso Pergamon, que apesar de ter sido o último construído é o mais famoso e visitado, além de abrigar uma coleção magnífica do Oriente Médio, com destaque para o Altar de Pérgamo, entrada de um templo da antiguidade reconstruído no museu. PRAGA De Berlim alugamos um carro e seguimos para Praga, capital da República Tcheca, erguida às margens do rio Vltava. Tinha um sonho de conhecer essa cidade, considerada uma das mais belas da Europa. O turismo em Praga gira em torno da praça da cidade antiga, que abriga o relógio astronômico, construído em 1410 e o mais antigo relógio em


Portão de Brademburgo

Praça da cidade velha em Praga

funcionamento no mundo. Não deixe de subir em sua torre para admirar uma vista impressionante da cidade e do castelo de Praga. O relógio adorna a fachada da Câmara Municipal e atrai uma multidão de pessoas toda vez que bate uma hora cheia. Na praça ficam também as belíssimas igrejas de São Nicolas e de Nossa Senhora de Tyn. Passear pelas ruas da cidade, visitar suas igrejas, o bairro judeu e a famosa Ponte Carlos, cartão postal da cidade, vão tomar um ou dois dias de sua estadia. Reserve mais um para conhecer a região do Castelo de Praga, que atrai milhares de pessoas todos os dias. O complexo do castelo reúne joias da arquitetura, como a Catedral de São Vito, o antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge e a Rua do Ouro, com casinhas pitorescas de mais de 500 anos. Voltando ao centro histórico, uma das ruas que desemboca na praça da cidade antiga, Parížská é o endereço das grifes em Praga, com lojas de marcas mundialmente famosas como Prada, Cartier, Gucci e Hermès. Linda e arborizada, a rua é cheia de belas construções. Em Praga você também encontra os maravilhosos cristais da Bohemia, que podem ser comprados na Celetná Cristal, uma loja de vários andares, ou mesmo em lojas espalhadas pelas ruazinhas da cidade. MUNIQUE Voltando à Alemanha, seguimos para Munique, a capital do estado da Baviera, que tem um clima mais alegre e festivo que as cidades mais ao norte, e as pessoas são mais hospitaleiras também. Ícone da cidade, um programa imperdível é visitar a Hofbräuhaus, a cervejaria mais famosa de lá. Aproveite para saborear um joelho de porco, que vem crocante e macio, acompanhado de uma bela caneca de um litro de chope! Ainda pelo centro histórico, passeie sem pressa pela Marienplatz, a praça que abriga o maravilhoso prédio da Neues Rathaus – ou prefeitura nova; da Altes Rathaus – ou prefeitura velha; e bem pertinho fica a famosa Peterskirche CHECK IT! 47


viagem (Igreja de São Pedro). Se quiser ir às compras, a Maximilianstrasse abriga uma grande quantidade de lojas e grifes. Visitamos também a Oktoberfest, por coincidência ficamos em Munique no último final de semana da festa, que este ano vendeu mais de 6 milhões de litros de cerveja! A cerca de duas horas de Munique está o magnífico castelo Neuschwanstein, que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela. Fica na chamada Rota Romântica da Alemanha, roteiro de 28 cidades medievais que se estende de Würzburg até Füssen, por cerca de 400 km. Conhecer esse castelo é mergulhar num conto de fadas e a visita pode ser agendada através do site hohenschwangau.de. Recomendo agendar, pois as filas podem ser bem grandes por lá. Depois de visitar o castelo você pode dar um pulinho em Füssen, que fica a apenas 4 km e almoçar por ali mesmo.

Cervejaria Hofbräuhaus

COLÔNIA Nossa última parada na Alemanha foi em Colônia, onde fomos visitar uns amigos. A cidade é linda também, cercada de ciclovias e muito verde. Além de conhecer sua famosa catedral e subir na torre com mais de 500 degraus, para ter uma vista deslumbrante da cidade, outro passeio bacana é navegar pelo rio Reno. Há barcos que vão até Düsseldorf, com almoço incluído. A cidade possui muitos museus, inclusive o apetitoso museu do chocolate, da Lindt, e abriga a deliciosa cerveja Kölsch. AMSTERDÃ Entregamos o carro na estação ferroviária em Colônia e seguimos de trem para Amsterdã, numa viagem superconfortável de três horas. Os trens são limpos e pontuais e uma ótima opção para viajar pela Europa, inclusive de primeira classe. Comprei nossa passagem direto no site da Deutsche Bahn, empresa alemã: bahn.com. Amsterdã é daquelas cidades onde você se sente num filme, de tão pitoresca. Tem um estilo cool e parece ter mais bicicletas que gente! Para quem gosta de bike, o jeito mais divertido é alugar uma e se aventurar pelas ruas da cidade buscando os pontos turísticos: casa da Anne Frank, cujo ingresso só pode ser comprado pela internet em annefrank.org/ em; a Museumplein, praça que abriga os museus mais famosos da cidade: Rijksmuseum, Stedelijk e Van Gogh, além do famoso letreiro I Amsterdan; Heinecken Experience, um museu interativo que conta toda a história da famosa cerveja original da cidade e que, ao final da visita, oferece dois chopes geladinhos da marca. Sem dúvida alguma quem vai a Amsterdã não pode deixar de fazer um passeio de barco pelos canais da cidade, uma forma diferente de apreciar a paisagem e tomar um drinque, almoçar ou jantar. Além, é claro, de conhecer o famoso bairro da luz vermelha, que atrai muitos turistas para ver de perto as prostitutas nas “vitrines”, shows eróticos e sex shops. Por último, apenas sentar em um dos inúmeros restaurantes e cafés, com mesinhas na calçada, e apreciar o movimento, é um enorme prazer numa cidade vibrante e atraente como Amsterdã!

Castelo Neuschwanstein

48 CHECK IT!


Catedral de Colônia

Amsterdã

CHECK IT! 49


DIRETORIA MAYRA PACE BOOCK, DIOGO FAGUNDES

EDITORA-CHEFE

PARA ANUNCIAR

MAYRA PACE BOOCK - mayra@revistacheckit.com.br

CONTATO@REVISTACHECKIT.COM.BR

JORNALISTA

TEL. (19) 98843-1853

KÁTIA MOURILHE – MTB 22.276 - redacao@revistacheckit.com.br

COLABORARAM PARA ESTA EDIÇÃO ANTONIA MARIA ZOGAEB, LARISSA FERNANDES, RENATA TANNURI MENEGHETTI, TÁBATA BOCCATTO, BERNARDO COELHO, CAMILA BARROS, CELSO DE MENEZES, ALEX BRASIL, ANDREA ALMEIDA E MARIANA PIMENTEL

Publicação mensal de distribuição gratuita em pontos residênciais e comerciais de Campinas. • Condomínios fechados e Apartamentos de alto padrão (cadastrados nos bairros Gramado, Cambui, Hipica, Notre Dame, Sousas). Lojas e Boutiques no Cambuí; Cabeleireiros e Manicures; Cafés e Padarias; Concessionárias de Veículos; Sorveterias; Consultórios Médicos e Odontológicos; Clínicas de Estética; Estúdios de Pilates; Hotéis. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização por escrito do editor.

PROJETO GRÁFICO GUILHERME NEPTUNE MARCON

TIRAGEM – 3 MIL EXEMPLARES

DESIGNER GRÁFICO GUILHERME NEPTUNE MARCON – arte.checkit@gmail.com

“QUER SABER ONDE ENCONTRAR O SEU EXEMPLAR DA REVISTA QUE AGITA CAMPINAS? PASSE EM UM DOS NOSSOS PARCEIROS E RETIRE O SEU.”

Alba Loyola Store Av. Cel. Silva Telles, 570 - Cambuí

50 CHECK IT!

Maria Antonieta Rua Coronel Quirino, 1239 - Cambuí

Silvia Faé Rua General Osório, 2259 - Cambuí


Profile for Revista Check it!

Revista Check it! Edição nov/18  

A Revista para ver e ser visto.

Revista Check it! Edição nov/18  

A Revista para ver e ser visto.

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded