Page 1

A CARA DO LEOPOLDO O Chef Gabriel Grassmann mostra seu talento em pratos diferentes e requintados no restaurante que jĂĄ ĂŠ sucesso na cidade


LIQUIDAÇÃO JANEIRO 2020

5

até

oo

f f o

AV. DR. JESUÍNO MARCONDES MACHADO, 210 | CAMPINAS-SP | 19 3252-4463 2 CHECK IT!


C A M P I N A S

CHECK IT! 3


Em 2020 deixe sua marca em evidência Planeje suas estratégias e anuncie para um público qualificado, com alto poder de consumo.

viajam mais de 3 vezes ao ano, sendo pelo menos 1x para o exterior

4 CHECK IT!

têm 2 carros ou mais na família


Entre em contato mayra@revistacheckit.com.br (19) 98843-1853

CHECK IT! 5


6 CHECK IT!


36

janeiro de

2020 - ano 6 - nº 71

22

08 cirurgia plástica – adriano mesquita bento 10 por trás do profissional – antonia maria zogaeb 12 health it – juliana k. de almeida 14 corrida seorosa 18 celebração de fim de ano 20 capa – a cara do leopoldo 22 psicologia – ana helena do amaral andrade 24 decor & design – dani cherfen 26 flash it 28 parabéns pra você 30 chef it – renata tannuri meneghetti 32 amigo secreto 34 dicas – tábata boccatto 36 adote um sonho 38 viagem – bruges

32

42 expediente

38

nossa capa A CARA DO LEOPOLDO pág. 20 Foto: Bernardo Coelho

14 CHECK IT! 7


cirurgia plástica INDICAÇÃO A rinomodelação é um preenchimento nasal com ácido hialurônico. Nela tentamos suavizar alguns traços do nariz que podem ser considerados inestéticos, como a giba (“calombinho” ósseo), a ponta caída (empinando a ponta do nariz), e detalhando mais a definição da ponta nasal. Algumas alterações, principalmente relacionadas à ponta (“batatinha”) e base do nariz (nariz “largo”) dificilmente são melhoradas com o preenchimento. Basicamente, todo nariz que tem indicação de rinomodelação tem indicação de rinoplastia, mas o contrário nem sempre é verdade. A cirurgia consegue corrigir com precisão muito mais detalhes do que o preenchimento, mas é preciso considerar os riscos e benefícios de cada procedimento para cada paciente.

RINOPLASTIA OU RINOMODELAÇÃO? fotos Celso de Menezes | Divulgação

O

crescente uso de redes sociais e aumento da popularidade das selfies acabou colocando em evidência um órgão no centro dos nossos rostos: o nariz! Dependendo do ângulo da foto e das características da câmera, o nariz pode aparentar ser até maior do que realmente é, e tem sido frequente a procura no consultório pelos dois procedimentos mais comuns nele: a rinoplastia e a rinomodelação. Como há muitas dúvidas sobre as diferenças entre os dois procedimentos, este mês vamos descobrir um pouco mais sobre eles!

CIRURGIA X COSMIATRIA A primeira diferença é que a rinoplastia é uma cirurgia, e a rinomodelação é um procedimento

RISCOS

“roxinho”, principalmente se houver fratura dos ossos do nariz. Em cerca de 30 dias o paciente já pode voltar às atividades físicas normais e usar óculos, e normalmente vai para casa no dia do procedimento. Embora demore pelo menos um ano para o inchaço completo sair, com 3 meses o resultado já está bem próximo do final, e é um resultado que vai se manter praticamente de forma definitiva. A rinomodelação tem a grande vantagem de uma recuperação imediata. Os resultados são vistos logo em seguida e, embora haja um pouco de acomodação no primeiro mês, o paciente já sai do procedimento “vestindo” o nariz novo e pronto para as atividades normais do dia a dia. Diferente da cirurgia, os resultados costumam durar aproximadamente um ano, que é o tempo de o corpo absorver o ácido hialurônico do preenchimento. Nesse momento o paciente pode optar por novo preenchimento ou pela cirurgia.

PARTICULARIDADES

A rinoplastia apresenta riscos associados principalmente ao procedimento cirúrgico, como anestesia, sangramento etc., que com uma avaliação pré-operatória cuidadosa são minimizados ao máximo. A rinomodelação tem riscos principalmente vasculares, comuns em todo preenchimento facial e mais ainda no nariz. O ácido hialurônico, se injetado dentro de vaso sanguíneo ou comprimindo algum vaso do nariz, pode causar obstrução e fazer com que a pele sofra pela falta de sangue, ou até complicações mais sérias, como levar à cegueira. Por isso, é de extrema importância fazer esse procedimento com um cirurgião plástico ou dermatologista bem treinado, com conhecimento de anatomia e que possa identificar rapidamente qualquer problema, tratando com agilidade eventuais complicações.

O nariz não deve ser avaliado isoladamente. Nosso rosto é um conjunto de traços, entre eles o nariz, e devemos respeitar a harmonia entre eles para um resultado natural, que combine com o paciente. Por isso, são essenciais durante a consulta médica a avaliação das expectativas do paciente e a conversa, para saber exatamente o que pode ser melhorado com um procedimento ou o outro, e valorizar o nariz sem transformálo em outra pessoa. Ambos os procedimentos promovem excelentes resultados, com melhora da autoestima, e um profissional adequado é essencial para essa avaliação, para uma indicação precisa e para garantia da maior segurança do paciente.

Dr. Adriano Mesquita Bento CRM 150061/RQE 71548

RECUPERAÇÃO

de cosmiatria, que são os procedimentos estéticos Embora seja uma cirurgia, a rinoplastia costuma avançados e devem ser realizados por médicos ter uma recuperação tranquila. É comum inchaço especialistas. no nariz e embaixo dos olhos, assim como um

Formado

em

Medicina

pela

UNICAMP, especializado em Cirurgia Plástica pela mesma instituição,

Imagem meramente ilustrativa

membro das Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e American Society of Plastic Surgeons. Realizou observerships nas universidades NYU,

em

Nova

Iorque,

e

UT

Southwestern, em Dallas. Atua nas cidades de São Paulo e Campinas, além de fazer parte do Corpo Docente do Instituto Boggio, em São Paulo, como professor em cursos com foco em Cosmiatria (toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores, microagulhamento etc). @dr.adrianomd

8 CHECK IT!


CHECK IT! 9


by Antonia Maria Zogaeb

foto Guilherme Gongra

por trás do profissional

instagram @amzogaeb

UM DIA TÍPICO DE TRABALHO:

Quando tenho 10 minutos livre:

Normalmente se inicia às 6h. Procuro fazer algo para mim, porque depois que entro na empresa só consigo respirar trabalho e negócios. O dia termina quando o último cliente manda mensagem por whatsapp, às vezes tarde da noite.

Ligo a TV para assistir qualquer coisa que me distraia os pensamentos, que estão sempre fervilhando.

AS FUNÇÕES QUE DESEMPENHO:

Administração de empresa imobiliária, contato com clientes, negociações na venda, compra e locação de imóveis.

CASSIA ADALA

Cassia Adala nasceu em São Paulo e foi criada em São Carlos. Aos 18 anos veio estudar em Campinas e acabou ficando por aqui. Aos 40 enfrentou uma leucemia e o tratamento durou três anos. “Sempre fui muito dedicada e procurei ser a melhor em tudo que fiz. Nessa época, ainda sob cuidados médicos, iniciei a minha profissão atual com muita garra, para reverter a situação financeira da nossa família. Passei a amar a atividade e os clientes começaram a me indicar para outros. Fui ficando conhecida no mercado e crescendo na carreira. Abrimos a empresa há 11 anos e o negócio se tornou familiar. Quero deixar meu legado aos filhos, ensinando a corretagem e a forma de trabalhar”, diz ela. “A minha maior satisfação é perceber que faço a diferença nesse mercado tão deturpado, sendo clara, honesta e transparente. A cada dia, mais e mais clientes saem satisfeitos com a nossa conduta nas empresas, que agora são Adala Corporativa, Adala Residencial e Criar Soluções Imobiliárias. Os profissionais, qualificados, são treinados por nós para que passem a agir de acordo com o nosso DNA”, conclui.

OBJETOS INDISPENSÁVEIS PARA TRABALHAR:

Celular e toda a tecnologia existente nos dias de hoje são fundamentais na minha área de atuação.

Quando me sinto desanimada, tiro forças: Procuro mudar a minha energia e a energia ao meu redor. Acredito ser possível reverter nosso pensamento, trazendo bem-estar imediato.

Passatempo favorito: Estar com amigos. 10 CHECK IT!

QUANDO NÃO ESTOU TRABALHANDO:

Adoro estar numa praia ou viajar.

O MELHOR CONSELHO QUE JÁ RECEBI: Cuide e agradeça por tudo o que tem. Porém, nada te pertence!

O CONSELHO QUE DARIA A MEUS AMIGOS: SEJA HUMILDE SEMPRE, PORQUE O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS!

NOME COMPLETO: CASSIA ADALA. IDADE: 63 ANOS. PROFISSÃO: EMPRESÁRIA DA ÁREA IMOBILIÁRIA. FORMAÇÃO: ANÁLISE DE SISTEMAS. O MELHOR LIVRO QUE LI: Como fazer amigos e influenciar pessoas.

A PARTE FAVORITA DO MEU TRABALHO: AMO O QUE FAÇO. NÃO SABERIA FALAR QUAL A MELHOR PARTE, TALVEZ O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES NUMA NEGOCIAÇÃO.

10 DAQUI A

ANOS

QUERO ESTAR AINDA NA ATIVA COMO CONSELHEIRA DAS NOSSAS EMPRESAS.

MINHA INSPIRAÇÃO VEM:

Da minha família.

QUANDO PRECISO DE UM BOM CONSELHO:

Converso com meus filhos e minha família.

MINHA PAIXÃO:

Meus netos!


CHECK IT! 11


foto Fabricio Halchuk

Imagem meramente ilustrativa

health it

ROUPAS E ACESSÓRIOS Além do filtro solar, lance mão também de roupas e chapéus com tecidos tecnológicos que garantem proteção contra o sol. Há diversas marcas que desenvolveram roupas com tecidos que proporcionam proteção UVB. Estão disponíveis no mercado camisetas, maiôs, chapéus, bonés e roupas de banho infantis com esses tecidos. Além de protegidos, esses acessórios garantem um toque fashionista no seu verão.

U

ma das épocas mais esperadas finalmente chegou! Janeiro é o mês marcado por férias, sol, praia, piscina e calor, mas não devemos descuidar da nossa pele. Então seguem algumas dicas para vocês aproveitarem essa época tão gostosa de bem com a pele!

APLIQUEI O FILTRO SOLAR EM TODO O CORPO. SERÁ MESMO? Existem algumas áreas do corpo que sempre são esquecidas ou negligenciadas durante a aplicação do filtro solar. Mas isso não deveria ocorrer, já que há risco aumentado de queimaduras solares e aparecimento de câncer de pele. São elas: orelhas, nuca, couro cabeludo (isso vale principalmente para as pessoas calvas ou com pouco cabelo), dorso de mãos, dorso de pés, lábios e cabelos! Sim, os lábios merecem protetores labiais com filtro solar, já que o câncer de pele é muito comum nessa área, e os cabelos merecem proteção solar com produtos específicos, que evitam ressecamento e danos às hastes capilares! E você? Havia esquecido de alguma dessas áreas?

MICOSES FILTRO SOLAR Todo mundo já sabe que devemos passar filtro solar e reaplicálo de 2 em 2 horas ao nos expormos ao sol. Mas o que nem todos sabem é que precisamos escolher bem o produto utilizado: opte por filtro solar com FPS de no mínimo 30, que garante proteção contra os raios UVB, mas também se preocupe com a proteção contra os raios UVA, que é sinalizada pela numeração de proteção denominada PPD. Por isso, ao comprar seu protetor solar, escolha aquele que garanta a proteção tanto para raios UVB (FPS) como UVA (PPD). Hoje em dia diversas marcas já nos proporcionam ambas as proteções. 12 CHECK IT!

PROTEÇ ÃO REDOBR ADA EM MANCHAS E CICATRIZES Se você tem alguma mancha no corpo ou mesmo cicatriz, redobre a proteção dessas lesões aplicando filtro solar com maior frequência nessas áreas e proteja-as também com uma barreira física, como esparadrapo ou fita adesiva. A exposição solar escurece cicatrizes e manchas, deixando-as mais visíveis e inestéticas.

As micoses são muito frequentes nessa época do ano, já que os fungos adoram proliferar em ambientes quentes e úmidos. Os locais mais acometidos são virilha, pés e unhas. Para prevenir essas infecções evite permanecer muito tempo com roupas úmidas no corpo. Evite também andar descalço em pisos constantemente úmidos e, após o banho, sequese bem, principalmente em áreas de dobras como virilhas, axilas e entre os dedos dos pés. Ninguém merece ter de companhia no verão uma micose, não é mesmo? Espero que tenham gostado e aproveitem a estação!

DRA. JULIANA K. DE ALMEIDA CRM 150.223 | RQE: 60.188

Médica e Dermatologista pela UNICAMP Sócia Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Membro da American Academy of Dermatology (AAD).

@drajulianadealmeida


CHECK IT! 13


esporte

CORRIDA SEOROSA fotos Bruno Kanashiro instagram @seorosa

E

ncerrando o agitado calendário esportivo da cidade, a 11ª edição da Corrida SeoRosa 6k, com organização da Noblu Sports, levou 1150 atletas ao bairro Gramado, no domingo 15 de dezembro. Quem chegou cedinho já se preparou para a prova no aquecimento oferecido pela Change Academia. Depois da corrida foi hora de curtir um delicioso café da manhã promovido pelos organizadores do evento.n

Ana Paula Moretti, primeira colocada

Camila Toffoli e Priscila Ramacciotti

Adriana Fochezatto

Ana Murback

Carlos Vaz

Eduardo Bianchin e Adriano Furlan

14 CHECK IT!

Andreza Fabretti

Bruna Lima e Thiago Andia

Antonio Carlos da Cruz de Jesus, primeiro colocado


Carol Oliveira e Nathan Moreira

Daniela Aleixo

Veronica Antunes e Luziane Buson

Helder Goes e Vanessa de Assis

Daniel Duft e Paula Lima

Fรกbio Betarello

Fernanda Faralhe

Gabriel Caetano e Rodrigo Leonardi

Gui Coelho, Luis Lourenรงo, Marcelo Pontin e Allan Casciano

Henrique Leopoldina e Denis Rizato CHECK IT! 15


esporte Livia Guizzo e Marcela Contardi

Marcus Ceregatti, Rogério Oliveira e Thais Araújo

Ricardo Cappucci e Rogério Lourencetti

Pâmela Casagrande e Bruno Luigi

Ana Carolina Baldin e Karoline Pagotto 16 CHECK IT!

Maria Júlia de Carvalho

Tati Beleze, Fernanda Sartori e Fernanda Angeli

Milena Manuel, Reginaldo Ponce, Renata Moura e Renato Costa

Marcel Martins e Natalia Lopes


DESIGN de interiores para negócios eficientes

CLÍNICAS E HOSPITAIS

RESTAURANTES

CORPORATIVOS

COMERCIAIS

RESIDENCIAIS

Rua Tiradentes, 446, Estúdio 33, Guanabara | Campinas - SP contato@casaleopoldina.art.br @casaleopoldinaconceito (19) 3054.6700

(19) 99820.7429 CHECK IT! 17


confraternização Aline Facanali, Juliana Stefanelli, João Costa e Tereza Fanton

CELEBRAÇÃO DE FIM DE ANO fotos Bruno Kanashiro

instagram @portobelloshopcampinas

A

Portobello Shop Campinas promoveu um gostoso coquetel, na noite de 17 de dezembro, para agradecer a parceria com arquitetos e designers durante o ano de 2019 e celebrar o ano que se aproxima. Em meio a comidinhas e drinques, a atração principal foi a apresentação do coral de crianças do Instituto Anello. Os convidados também foram presenteados com um champanhe ao final do evento.n

Ana Lucia Castro e Selma Milare Rubim

Ariadne de Araújo Peres e Maria Silvia Abrucezze

Bruna Barbieri, Silvia Cabrino, Cristina Sagarra e Andrea Ottoni 18 CHECK IT!

Adriana Bellão e Renato Forti

Beth Jorge, Sonia Pereira e Rogério Jorge

Fabia Turchetti e Fernando Abreu

Miriam Camargo e Camila Chagas

Matheus Mehler, Bia Canuto, Dani Vellasco e Fernanda Zarattini


Tatiana Danilewskyj e Laura Pezolato

Thamires Moreno

Equipe Portobello Shop

Paulo Oliveira, Fabiana Oliveira e Lívia Gracioli

Victor Sitta e Ana Mitzakoff

Sandra Moura e Rebeka Domingues

publieditorial fotos Celso de Menezes | decoração Santa Frescura Decoração

ILUMINAÇÃO DIVERSIFICA AMBIENTE Ambiente versátil se faz com iluminação criativa. O desafio era grande: criar um restaurante que atendesse a demanda do prédio comercial onde está instalado, para cafés da manhã, almoços executivos e até espaço de coworking, mas sem deixar de aproveitar a localização estratégica e sofisticada de Indaiatuba, que permitiria almoços de finais de semana e até jantares românticos. Mas será que é possível todos esses cenários em um único ambiente? Com a iluminação correta, sim! A arquiteta Ísis Marion, em parceria com a bonaluce iluminação, usou os artifícios que um projeto luminotécnico permite e desenhou um ambiente para atender vários cenários. Foram usadas arandelas, fitas de LED, sanca com lâmpada tubular, pendentes em várias alturas e diferentes tipos de lâmpadas, além das luzes de foco. Com isso, foi possível dar o charme do foco nas mesas, mas também ganhar amplitude para atender o público diurno. “Com a iluminação variada conseguimos criar diversos ambientes em um único local, para atender diferentes públicos” – Ísis Marion facebook.com/bonaluce | @bonaluceiluminação Para orçamentos: orcamentos@bonaluce.com.br

bonaluce.com.br

Mambáia Restaurante, por Ísis Marion

AVENIDA JOSÉ BONIFÁCIO, 2281, JD. DAS PAINEIRAS – CAMPINAS/SP. | (19) 3365-4650


capa

Chef Gabriel Grassmann

A CARA DO LEOPOLDO O CHEF GABRIEL GRASSMANN MOSTRA SEU TALENTO EM PRATOS DIFERENTES E REQUINTADOS NO RESTAURANTE QUE JÁ É SUCESSO NA CIDADE texto Kátia Mourilhe fotos Bernardo Coelho, Guilherme Gongra e Roseli Grassmann

O jovem chef por trás das panelas criativas do restaurante Leopoldo atende pelo nome de Gabriel Grassmann. Em apenas quatro meses de funcionamento, a casa já atrai clientes cativos e novos frequentadores em número crescente a cada semana, revelando o sucesso que o menu autoral de Grassmann vem alcançando no paladar do campineiro. Assim como muitos na sua área, a paixão pela culinária começou em casa e, no caso dele, através da influência de sua avó materna italiana, com quem almoçava e jantava todos os dias. Foi ela quem lhe ensinou os primeiros passos na cozinha, traduzidos em pasteizinhos, bolinhos italianos, nhoque e outros quitutes. “Desde menino sempre gostei muito de comer, além de preparar gemada, bolo e hambúrguer. Minha maior alegria, quando aprendi a ler, foi poder decifrar os cardápios de restaurantes que frequentava com meus pais e escolher sozinho o que pedir”, conta Grassmann. Antes mesmo de iniciar a faculdade de gastronomia, Gabriel já se aventurava no mundo dos eventos, fazendo alguns trabalhos para o Buffet Fasano e consolidando sua vocação. Estagiou no renomado DOM e teve oportunidade de conhecer grandes chefs. Após um ano de formado, com 22 anos, partiu para vivenciar novas experiências na Irlanda, incentivado por uma colega de faculdade que já estava por lá. Ao todo foram quatro anos 20 CHECK IT!

trabalhando em solo irlandês e mais uma passagem pela Itália, percorrendo restaurantes renomados, o que lhe rendeu um grande aprendizado em culinária internacional. Quando voltou ao Brasil, Gabriel e seus tios, Flávio Gussoni e Roseli Grassmann, que buscavam novos desafios na vida profissional, decidiram iniciar um negócio na área de gastronomia. A ideia original foi montar seis conceitos diferentes de foodtrucks, algo que na época, há três anos, estava em ascensão. O primeiro lançado foi um sucesso, oferecendo sanduíches e porções diferenciados, para participação em grandes eventos. “No momento de avaliar se faríamos a expansão do trabalho com os trucks decidimos partir para montar o restaurante, e aqui estamos”, diz Grassmann. Em um ambiente moderno e requintado, projetado pelo arquiteto Otto Felix, o Leopoldo conta com 101 lugares distribuídos entre bar, salão e terraço, com decoração clássica, muita luz natural e um jardim vertical que traz aconchego e beleza. Mas o que chama mesmo atenção é poder observar o trabalho da cozinha desde a entrada, e de qualquer lugar onde o cliente se acomode. “Pedimos isso ao arquiteto, uma cozinha que ficasse aberta à visão de todos”, revela o chef, que gosta de transitar pelo salão e conversar com os clientes, para ter um feedback instantâneo do que está sendo servido. Já o cardápio recebeu inspiração da experiência internacional de Grassmann, da versatilidade de criar pratos diferenciados para eventos, e também das viagens dos sócios. “Procurei misturar diversas técnicas e sabores de cada lugar que passamos, as mais gostosas, as mais exóticas, as mais simples e as mais elaboradas. Temos o conceito de cozinha internacional e gosto de usar ingredientes e misturas de diversos países, inclusive do Brasil, naturalmente, aproveitando o que cada lugar tem de melhor”, explica. As massas, curas, marinadas, defumação, tudo é feito no restaurante. Especialista na técnica de defumação, Grassmann gosta de discorrer sobre o assunto e usar a criatividade para elaborar as receitas com peixes, carnes, queijos e até chocolate defumado. A equipe toda do restaurante tem atualmente 14 pessoas, incluindo outros quatro chefs e um auxiliar na cozinha.


Vieiras com rodelas de morcela, cama de arroz negro e ervilha torta, com molho à base de manteiga e pingos de panceta

Abre para almoço de terça a domingo e para o jantar de quinta a sábado, com deliciosas opções no menu à la carte e cardápio executivo, este último trocado a cada duas semanas. O restaurante também tem sido uma ótima escolha para a realização de eventos sociais e corporativos, oferecendo a possibilidade de exclusividade do ambiente todo, com cardápio elaborado especialmente para a ocasião. Com um público exigente, que procura um nível de experiência diferenciado, a criatividade não pode parar. Segundo Grassmann, eles buscam sempre por novas ideias, processos e técnicas. Isso inclui receitas diferentes, a troca de alguns pratos no cardápio com a chegada do verão, a formatação de festivais gastronômicos e até aulas de culinária, que estão em processo de elaboração. “Nossos clientes estão nos dando um retorno muito positivo em relação às receitas, apresentação dos pratos, ambiente e atendimento. Nossa expectativa para 2020 é muito grande, estamos apostando num grande sucesso”, finaliza o chef.

Equipe do restaurante

Carpaccio de carne com molho béarnaise de chá preto e trufas negras

Salão

CHECK IT! 21


Foto: Camila Barros

psicologia

O desejo de ser mãe representa para cada mulher uma imagem distinta e são inúmeras as questões associadas a ela. Seja para a formação de uma família, por instinto de perpetuação, o tal “relógio biológico”, o desejo do companheiro ou as “cobranças sociais”, o fato é que há um espaço a ser descoberto entre a maternidade ideal e a maternidade real. São expectativas, idealizações e projeções que vão se deparar com a maternidade possível. Ao longo da história esse papel vem sofrendo modificações. As mudanças sociais e econômicas e as novas configurações familiares tornaram a mulher cada vez mais presente no mercado de trabalho e, consequentemente, mais ausente da rotina familiar. Passou a ser necessário que outros ocupassem essa função, sejam os avós, as babás ou a creche/escola. O termo Função Materna é utilizado na Psicanálise para descrever aquele que ocupa e realiza essa função, não necessariamente a mãe. Muitas crianças hoje têm uma ou mais pessoas responsáveis por ela e a importância dessa relação é enorme, pois além dos cuidados maternos básicos, é nela que se dá a estruturação e a formação do psiquismo da criança. Cabe a quem exerce a função a responsabilidade dos cuidados primários como alimentar, limpar, aquecer, abrigar e proteger o bebê, além de também proporcionar um ambiente onde a criança possa desenvolver suas capacidades físicas, mentais e sociais. Já ouvimos o termo: “quando nasce um bebê nasce também uma mãe”! Porém, não sabíamos que ambos eram “desconhecidos”. E para se conhecerem é necessária uma conexão, um encontro que exige entrega e doação, cuidados, um olhar para além do eu, mas que busque o outro, decifrando e interpretando suas necessidades! Costumo dizer 22 CHECK IT!

Imagem meramente ilustrativa

DORES E DELÍCIAS DA MATERNIDADE

em sala de análise que a mãe empresta sua mente possibilidade de desenvolvimento, de uma mãe para a criança, para dar um símbolo, um nome às que atenda às demandas onipotentes iniciais suas sensações: é fome, sono ou frio; ou apenas do bebê e que, aos poucos, espontaneamente vai dando lugar às frustrações de não estar necessidade de colo e proteção! Que maravilhoso e profundo esse encontro! O sempre disponível, já contando que a criança bebê vai se constituindo no olhar da mãe, e a mãe gradualmente vai podendo suportar suas aflições vai suportando suas demandas. Alegra-se com os e anseios sozinha, por um tempo cada vez maior. sorrisos, embriaga-se com o cheiro, mas também Tudo isso é um processo, uma evolução que suporta o choro, as cólicas, as inquietudes... e para a corresponde a cada relação, a cada dupla. força da constituição desse bebê, ele encontra um lugar que o suporta, o nutre, e “Muitas crianças hoje têm uma ou especialmente o ama! mais pessoas responsáveis por ela e a Ao longo de 25 anos importância dessa relação é enorme, pois como psicóloga que além dos cuidados maternos básicos, é nela atende crianças, pais, adolescentes e adultos, que se dá a estruturação e a formação do muito pude ouvir, psiquismo da criança”. aprender e transformar. E sei, assim como toda mãe deveria saber, que não existem receitas ou Diante de tantos desafios, a maternidade se torna regras prontas, algo que “com certeza funciona”. uma função complexa, profunda e de imensa O que existe é uma disponibilidade para conhecer responsabilidade. Porém, igualmente profundo o desconhecido, investigar, arriscar, dar sentido e é o amor, o vínculo mais visceral que podemos então crescer juntos. A mãe do bebê não é a mesma estabelecer com alguém, que nasce no corpo e se do adolescente, tão pouco do filho adulto. São desenvolve na mente, um ato de tanto cuidar, que espaços e necessidades diferentes. Como já dito fica tatuado para sempre na alma. Realmente uma pelo pediatra e psicanalista inglês D. W. Winnicott, experiência única e incomparável, deliciosamente o bebê evolui, ou deveria evoluir, do estado de repleta de dúvidas, dores e muitos encantos! dependência absoluta rumo a independência! Para isso, as distâncias precisam aumentar aos poucos. Gosto muito da imagem da construção de uma casa, que para uma sustentação segura é necessário um alicerce profundo e muito bem calçado. A qualidade desse material também faz toda diferença. Não temos como evitar o mau tempo, as adversidades externas ou mesmo algo que brote internamente, mas, com uma base reforçada e de alta qualidade, as chances de desabamentos são menores; caso apresentem rachaduras, as possibilidades de reparação são maiores. Fico pensando naquelas orientações que muitas mães recebem ao se queixarem do choro de seu filho. Por vezes, pela exaustão ou por angústias, não conseguem acalentar e tranquilizar o bebê, necessitam de ajuda, estão perdidas e daí escutam: “deixa chorar, não fica pegando o bebê senão ele vai te controlar”. É bem verdade que uma hora esse choro para, mas a que custo emocional? Como pode um recém-nascido, emergido em sensações que desconhece, solicitar um amparo, um colo, uma voz que acolha, através da única maneira que dispõe que é o choro, e receber silêncio e solidão, ou então ruídos ameaçadores? Penso que esse colo tem que chegar, acalentar, dar um conforto e, aos poucos, Ana Helena simbolizar para o bebê que ele está seguro e não está só. Quando a mãe está mais tranquila, confiante nos do Amaral Andrade seus instintos, e conectada às necessidades do bebê, CRP: 06/45950 fica mais fácil atender essa demanda. Mas então é isso a maternidade? Uma disponibilidade imediata para sempre? Preciso atender a tudo que Formada em Psicologia pela ele necessita? Não, se entendermos que um filho PUC-Campinas não será um bebê para sempre. Afinal, existe uma Mestre em Neurociências pela evolução, um crescimento, e as funções mudam ao Faculdade de Ciências Médicas da longo do tempo. Aquilo que num primeiro momento UNICAMP exige um cuidado absoluto vai dando lugar a outras funções, ampliando o espaço mãe-bebê e rompendo Professora da Faculdade de Psicologia o vínculo simbiótico gradualmente, para que ambos da PUC-SP (2001 a 2011) possam continuar crescendo, cada um diante de Trabalha como psicóloga clínica de suas necessidades, que vão mudando com o tempo. criança, adolescente e adulto. O conceito de “mãe suficientemente boa” também de Winnicott, vem de encontro a essa


CHECK IT! 23


instagram @danicherfen | email dbureautv@gmail.com

Foto Studio 47 -Filipe Paes

decor & design por Dani Cherfen

É verão, tempo de férias! Preparei dicas especiais para a curtição dessa época tão esperada do ano. Design para valorizar a convivência al mare e outdoor, com tendências de decor e estilo. E uma dica de férias inesquecíveis na Capadócia, num hotel que é também inspiração em conceito de design. Aproveitem!

DECOR NÁUTICO

Seguindo a inspiração do verão em design náutico, algumas dicas vão nortear quem vai decorar o barco, a piscina ou a casa na praia. Utilize tecidos leves de fibras naturais como algodão, em cores claras e ao mesmo tempo coloridas. Para a decor, os materiais mais recomendados na hora da compra são inox, madrepérola, policarbonato, bambu e cristal com titânio. Menos é mais! Todos os objetos, além de fazer parte da decoração, têm que ter alguma utilidade com materiais e formas adequadas.

24 CHECK IT!

FÉRIAS INESQUECÍVEIS NA CAPADÓCIA A Capadócia por si só já é um destino surpreendente, conhecida pelas incríveis formações rochosas e passeios de balão. O Hotel Museum é um dos mais maravilhosos que já conheci. Erguido sobre ruínas antigas e habilmente restaurado, os quartos são construídos em cavernas e a decoração de pedra, presente também nas salas de estar e no restaurante, é iluminada pelas cores fortes dos tapetes, tecidos e mobiliário. O hotel também abriga um fabuloso acervo de obras de arte turcas e antiguidades inestimáveis, além de proporcionar uma vista fabulosa de seus terraços. Por tudo isso, é o único hotel na Turquia convidado a fazer parte do Relais & Châteaux, seleto grupo de hotéis boutique de luxo.


DESIGN DE LUXO TEM NOME: PININFARINA LANÇA SUPERIATE

Pininfarina dá um show em matéria de design. A marca ficou famosa por projetar carros como Alfa Romeo, Fiat e, claro, a Ferrari. Ao longo dos anos, o estúdio italiano também se especializou em outros tipos de veículos, imóveis de luxo e também no design industrial, projetando bens de consumo de todo tipo — canetas, eletroeletrônicos, móveis e artigos de luxo. A grande novidade é a parceria com o estaleiro italiano Rossinavi no lançamento do superiate Super Sport 65. O design buscou inspiração nos carros de alto desempenho e na fluidez do estilo icônico da Pininfarina.

CLASSIC BLUE – A COR PANTONE DE 2020

O ano de 2020 será marcado por um tom de azul clássico, atemporal e sólido se depender da Pantone, consultoria americana famosa por divulgar as nuances que prometem ser hit e conquistar o público. A cor que sugere o céu ao anoitecer é certeira em peças básicas do guarda-roupa como vestidos, blazers e blusas. No street style internacional, algumas fashionistas já apostaram em produções poderosas com o tom eleito pela consultoria americana. Por ser coringa, a tonalidade funciona em looks monocromáticos, combinada a tons neutros como cinza ou aliada a cores marcantes como amarelo. Outra opção em alta é deixar a peça ser o ponto de destaque da produção: a dica, nesse caso, é apostar em uma terceira peça azul. No decor, a cor fica linda em praticamente todas as composições!

TAPETES EM ALTA PARA ÁREA EXTERNA

Sempre adorei os tapetes da Paola Lenti, marca italiana expert em outdoor design, mas com preços não muito atrativos no Brasil. A boa notícia é que o mercado nacional inicia essa produção para o nosso deleite. Que maravilha podermos usar esses produtos que trazem tanta bossa aos projetos! Em materiais como poliestireno (superresistentes a sol e chuva) e em corda náutica (a mesma usada em barcos) as peças podem compor desde lounges externos mais elegantes até jardins descontraídos. A criatividade não tem limites, e os teares produzem tramas ricas e repletas de cores em desenhos geométricos e exclusivos.

CHECK IT! 25


flash it

DELÍCIAS DO EMPÓRIO POR UMA BOA CAUSA foto Guilherme Gongra

Recém-inaugurado no Cambuí, o Leopoldo Restaurante foi prestigiado por diversos formadores de opinião, que se reuniram em um jantar beneficente em prol da Casa Lar – Uniasec, no dia 4 de dezembro. Responsável pelo cardápio, o chef Gabriel Grassmann surpreendeu os convidados com um menu criado especialmente para a ocasião. O evento foi embalado pelos músicos Derico e Sérgio Sciotti, e contou com leilões que arrecadaram fundos para a instituição.

foto Divulgação

A Grand Cru Campinas acaba de abrir um empório gourmet com deck climatizado e produtos exclusivos. Reconhecida pelo portfólio de rótulos inigualáveis, a loja amplia o leque de serviços e oferece ainda mais opções aos clientes. Nas prateleiras, massas, queijos, presuntos, geleias, castanhas, azeites e temperos estão entre as alternativas. A expansão também resultou em setores para destilados, linhas de cristais e uma nova área para os interessados em relaxar e consumir ali mesmo os produtos da casa. O evento de lançamento para imprensa e convidados ocorreu no dia 12 de dezembro.

Crianças da ONG Ana Brasil Adilson Mirante em noite de autógrafos

MAIORES DE 50 foto Matheus Campos

No dia 28 de novembro o empresário Adilson Mirante lançou seu livro Carreira e pós-carreira na Livraria Leitura do Parque D. Pedro Shopping, atraindo um grande número de pessoas que quiseram garantir seu exemplar, além de foto e autógrafo do autor. O livro, que aborda os desafios do trabalho para profissionais acima dos 50 anos, é um guia para quem busca empregabilidade nessa faixa etária. A obra pode ser adquirida na própria livraria ou pelo site m1altagerencia.com.br 26 CHECK IT!

NATAL SOLIDÁRIO foto Alex Brasil

Durante o mês de dezembro, a marca de joias Marcello Campos promoveu a campanha Natal Solidário em prol da ONG Ana Brasil, através de desconto em peças selecionadas nas lojas do Cambuí e do Shopping Iguatemi, com parte da renda revertida para a instituição. No encerramento da ação, com um coquetel dia 17 de dezembro na unidade do Cambuí, todas as joias da loja tiveram preços diferenciados, e algumas crianças da ONG fizeram uma apresentação de coral.


Risoto de limão siciliano, contrafilé e molho napolitano

NOTA MÁXIMA SÃO LEOPOLDO MANDIC foto Divulgação

A Faculdade São Leopoldo Mandic, referência em Odontologia e Medicina, conquista pelo décimo segundo ano consecutivo a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC: nota 5. Foi considerada no ranking como a 4ª melhor instituição de ensino superior do Brasil, dentre as 2.052 universidades, faculdades e centros universitários avaliados e é a primeira na área de saúde do País. “É uma honra ser reconhecida, pelo 12º ano consecutivo, como uma das cinco melhores instituições de ensino superior do País. O resultado, além do orgulho de um trabalho que segue no caminho certo, nos motiva e nos desafia a continuar nesse patamar”, afirma o diretorgeral da São Leopoldo Mandic, José Luiz Cintra Junqueira.

CARDÁPIO DE VERÃO foto Carol Mezzalira

Os pratos e sobremesas sempre saborosos do restaurante Maialini ganharam nova roupagem para o menu executivo de verão, apresentado para imprensa e influenciadores no almoço do dia 17 de dezembro. Elaborado pelo chef Nicholas Callejas, o cardápio oferece três entradas, entre saladas e carpaccio; prato principal com uma proteína acompanhada de massa ou risoto; e deliciosas sobremesas para finalizar. Para acompanhar os pratos, a sugestão do chef são as sodas italianas disponíveis em cinco sabores. O menu executivo varia de R$ 39,00 a R$ 54,00.

publieditorial

ESPAÇO SIERRA

Os sofás curvos são uma forte tendência há algum tempo na decoração. Antes vistos somente em lounges mais amplos, hoje aparecem em residências, trazendo um belíssimo diferencial. As linhas curvas dão uma bossa ao ambiente, com seu suave traçado. Texturas em croco, como na mesa de centro, são tendência não somente na moda de Versace. A Sierra ousou e traz na sua linha assinada, a Santino, toda a personalidade e versatilidade nesse móvel ímpar, que pode transitar pelo quarto, sala, hall de entrada e em texturas nas gavetas, conferindo requinte e tornando cada peça única.

A arquiteta Aurea Monteiro imprime seu bom gosto, ousadia e personalidade, trazendo referências de luxo e inovação a seus projetos. Respeitando sempre o lifestyle de seus clientes, transita pelo minimalismo com texturas, requinte e estilo.

SIERRA - AV. DR. JESUÍNO MARCONDES MACHADO, 210 – NOVA CAMPINAS | (19) 3252.4463


aniversário Priscila Trevisan e Flavio Andrijic com os filhos

Erika Regina, Marina Dadalto, Graziela Chagas, Thifanny Kutkiewicz, Twiggy, Ciça Camargo, Trygvy Kutkiewicz e Emmanuel Nogueira

PARABÉNS PRA VOCÊ fotos Felipe Henrique Fotografia

Q

uem soprou velinhas dia 8 de dezembro foi a querida Twiggy Kutkiewicz, que comemorou em grande estilo com um almoço para familiares e convidados no Haras Albar. Tudo estava uma delícia, com drinques especiais do Faro in Bar e Buffet Dom Duarte. Para as crianças teve diversão garantida com os infláveis da Diverte Kids. E para os adultos show de Suellen Ka e DJ Rafael Bitu.n

Alexandre Aldred, Paulo Kutkiewicz e Fernando Borges

Maitê, Daniel Campelo, Andreia Schwartzmann e Twiggy 28 CHECK IT!

Enrico, Melina, Thomas, Raul e Lorenzo

Raony e Rayne Leite

Fernando Leite, Paulo Kutkiewicz, Ernildo Neto e Valentim Jr.

Mariana Garcia e Priscila Felizardo

Isadora Aldred e Suely Kutkiewicz


Neliana, JoĂŁo, Daniel e Thomas Lotufo

Pedro, JoĂŁo Marcelo e Andressa Pandolpho com as meninas

Pedro e Camila Gibbon, e Paulo Armando Kutkiewicz

Tiago e Michele Pardini com sua filha

Paula Furlaneto e Karina

Sandra Aggio e Nilde Assis

CHECK IT! 29


chef it by Renata Tannuri Meneghetti

instagram @eloproducoes

SALADA SPITI INGREDIENTES 80g de mix de folhas 1 figo cortado em 4 pedaços 20g de nozes 10g de chancliche

RENATO LOPES

MOLHO BALSÂMICO

fotos Divulgação

300ml de mel 170ml de molho de mostarda 150ml de aceto balsâmico 170ml de azeite

V

amos abrir 2020 com algo bem leve, colorido e saboroso? Afinal são ou não bons ingredientes para começar o ano novo? Estou de peito aberto para receber esse ciclo e tenho certeza que ele virá de uma maneira muito bonita e plena, pois é plantando coisas boas que colhemos bons frutos e é isso que desejo a todos nesse ano que se inicia, um ótimo plantio. Por falar em novo, nossa coluna é com Renato Lopes do Spiti, restaurante que aportou recentemente no Galleria Shopping em Campinas. O local oferece receitas clássicas do mediterrâneo com versões assinadas pelo chef. Além do Spiti, desde agosto de 2017 Renato é responsável também pela cozinha das três unidades do Tahin – Pinheiros, Market Place e Morumbi Town, restaurante voltado para a culinária do Oriente Médio, onde é chef e sócio, e do General Prime Burger. Sua imersão na gastronomia foi influência de sua mãe, que vendia sobremesas para restaurantes. Entre 17 e 18 anos assumiu a herança materna e iniciou sua carreira trabalhando como ajudante de cozinha em restaurantes e confeitarias. Sua dedicação foi bem recompensada e, anos mais tarde, pôde se aperfeiçoar na área gastronômica fora do país pela Pacific Culinary Institute (2001 a 2003), em Vancouver, e pela French Culinary Institute (2003 a 2005), em Nova Iorque. O chef teve passagens por casas importantes, como o tradicional restaurante Mestiço, no centro de São Paulo, onde começou sua trajetória em 1997 e permaneceu por quatro anos. Uma verdadeira escola, já que o local é ponto de encontro de artistas e intelectuais exigentes. Amo esse lugar, um dos meus prediletos na capital e parada obrigatória quando estou na cidade. Restaurantes como Filipo, Saj e Manish também fizeram parte da carreira no nosso entrevistado que, em outubro de 2019, assumiu o comando do Spiti, onde assina um cardápio totalmente voltado para a culinária grega, com inspiração no Oriente Médio. É dessa inspiração que ele nos presenteia com duas receitas superfáceis, ideais para o verão e com sabor marcante. Consciente e adepto do movimento Slow Food, valoriza os pequenos produtores encomendando seus insumos de produtores locais. Outra questão que ele leva em conta é a sazonalidade, afinal o ingrediente da época costuma ser mais fresco, mais doce, econômico e muito saboroso. Por esse motivo uma das receitas leva figo roxo, já que estamos na época desse fruto delicioso. Bom apetite!n 30 CHECK IT!

MODO DE PREPARO Coloque o mix de folhas e preencha com figo. Coloque as nozes sobre as folhas e acrescente o chancliche. Em seguida, regue com o molho balsâmico.

SOUVLAK DE POLVO INGREDIENTES 160g de tentáculos de polvo 30g de abobrinha italiana cortada 30g de tomate cortado Sal a gosto

MODO DE PREPARO Corte o polvo em pedaços. Em um espeto, intercale os ingredientes da maneira como preferir. Leve até a grelha até que obtenha o ponto desejado.


CHECK IT! 31


confraternização Silvia Giacobbe e Gabriela Joá

AMIGO SECRETO fotos Thiago Deluca

Q

uem não gosta de fazer amigo secreto no Natal? Organizada pela TGB Comunicação, a brincadeira reuniu um grupo de influenciadoras no Nuya Bar, dia 18 de dezembro, que foram confraternizar e trocar presentes da loja de cosméticos multimarcas Beauty Box, parceira do evento. O happy hour teve drinques elaborados e comidinhas deliciosas do bar, que vem fazendo muito sucesso na cidade.n

Carol Coppi

Carol Mezzalira

Caroline Avelar

Caroline Bonesi e Fernanda Noguera

Nicholas Callejas e Natalia Furlan

Isabella Balestra

Julia Nazarini

Karine Rodrigues

32 CHECK IT!

Veridiana Ruy

Luiza Francis


CHECK IT! 33


foto: Pedro Henrique

dicas

FITNESS

fotos Divulgação site lastlook.com.br | tgbcomunicacao.com.br instagram @tabataboccatto

U

m novo ano começa e trago aqui os últimos lançamentos da estação, minhas escolhas de moda e beleza para você começar 2020 arrasando. Boa leitura e muita energia!n

Leveza e liberdade estão no DNA da La Clofit. Com isso em mente, a marca de light fitness apresenta opções de peças coloridas para animar esse verão. Bodies, croppeds, blusas, tops, calças e shorts aparecem em versões alegres e cores fortes, como pink, verde flúor, vermelho, salmão e até mesmo estampas de flores e listras, para trazer mais cor no dia a dia. Com tecnologia de ponta, que permite que as peças tenham poucas gramas de peso, e alinhadas à moda internacional, a La Clofit tem design diferenciado para agradar mulheres de todas as idades, estilos, práticas esportivas e lifestyle. laclofit.com.br

MODA MASCULINA

ELOISA FUMMERO É tempo de praia, sol e mar! A estilista Eloisa Fummero acaba de lançar sua coleção alto verão 2020. A estampa tie dye promete que veio para ficar. Bodies, maiôs, saídas e muito mais já disponíveis no e-commerce da marca. eloisafummero.com.br 34 CHECK IT!

Os homens que querem curtir o verão com classe e elegância devem ficar atentos a uma das maiores tendências dessa temporada: o casual chique. Para os meses de calor e sol, o ideal é pensar em composições que mesclem o social com o casual, em todos os tipos de situações, desde trabalho até o almoço de domingo. A Buckman apresenta diversas opções para homens modernos como as camisas de manga longa ou curta, estampadas ou lisas, combinadas com shorts, jeans e calças de sarja, que conseguem ser, ao mesmo tempo, arrumadas e despojadas. As polos nunca saem de moda e são uma boa opção casual para o verão. Já as de linho chegam com tudo para um look sofisticado e fresco. Vale apostar também nos shorts, que não podem ficar de fora das composições nesses meses de calor. buckmanbck.com.br


CRIS BARROS SS20 A coleção SS20 de Cris Barros buscou inspiração em uma estória de amor vivida num passado distante em algum lugar do Oriente entre Titânia, rainha das fadas e deusa do amor verdadeiro e o Alquimista, cientista e filósofo em busca da elevação espiritual. Traz propostas leves e fluidas para o verão, com vestidos que se destacam pelas rendas exclusivas e modelos plissados, perfeitos para a estação. Outro diferencial são as peças estampadas com desenhos feitos à mão pelo ateliê da marca em uma cartela de cores neutra, como o bordado de elefante “Rajastão’’ em algodão offwhite. Biquínis e maiôs aparecem com detalhes em pérolas naturais cultivadas em água doce e outros modelos em tie dye tingidos artesanalmente, resultando em uma coloração única. crisbarros.com.br

BASES SOLARES SHISEIDO A Shiseido, marca #1 em bases solares de alta proteção no Brasil, amplia seu portfólio com o lançamento de BB for Sports e HydroBB Compact for Sports, protetores inspirados na crescente tendência dos looks esportivos nas passarelas, no red carpet e nas ruas. Ambos foram projetados especificamente para consumidores cada vez mais ativos, portanto formulados com uma tecnologia inovadora que protege a pele do sol e do suor. Com inspiração na indústria têxtil, a tecnologia Quick Dry evita a sensação pegajosa e permite que a transpiração evapore mais rápido, sem comprometer a proteção solar e a maquiagem. shiseido.com.br

LINHA DE BATONS NARS Em comemoração aos 25 anos de beleza inovadora, a Nars lança uma linha com novas tendências em cores para lábios provocantes, além das 12 nuances originais da marca. Homenageando a visão criativa do lendário makeup artist François Nars, fundador e diretor criativo da empresa, a coleção se guia para uma ilimitada veia artística e de autoexpressão. A gama de 72 tons (com 17 disponíveis no Brasil) em acabamentos mate, acetinado e translúcido apresenta uma inovadora fórmula altamente pigmentada, que entrega uma cor vibrante instantaneamente e hidrata os lábios, com textura leve e confortável, sem precedentes! narscosmetics.com.br

PROTEÇÃO SOLAR O cuidado diário com a pele é essencial e, com os dias mais quentes, é ainda mais importante investir na proteção. Nesse verão, a L’Oréal Paris amplia seu portfólio trazendo duas novidades: o Solar Expertise Antirrugas FPS 60 com cor, desenvolvido para a brasileira, é oil free e tem efeito matte, que uniformiza o tom da pele do rosto; para o corpo, o Solar Expertise Protect Gold vem nas versões FPS 15 e FPS 30, tem fórmula com tecnologia exclusiva Bronze Active de tirosina e cafeína, ativos que favorecem o bronzeado, deixando a pele iluminada e radiante. Com oito horas de hidratação intensa, a novidade também preserva o colágeno e, com o Mexoryl SX, previne contra os raios UVA, UVB e danos profundos provocados pela exposição ao sol. belezaextraordinaria.com.br CHECK IT! 35


solidariedade Samuel e Esmeralda Espíndola

Dário Saad e José Abrão Jr.

Flávia Godoy, Lúcia, Felipe, Luis Enrique e Luis Fernando Cabrino

ADOTE UM SONHO fotos Celso de Menezes

D

ezembro é mês de solidariedade e no dia 4 foi realizado um jantar beneficente em prol da entidade Base Transformar, no Montana Bar N’ Grill do Shopping Iguatemi Campinas, com o tema “Quanto vale um sonho”. Muitas pessoas estiveram presentes para contribuir com a campanha lançada no dia do jantar, onde através de um pequeno valor mensal pode-se adotar um sonho e torná-lo realidade na vida de cada aluno. O Base Transformar fica na região do bairro Ouro Verde e atende semanalmente mais de 400 pessoas em aulas de reforço escolar, inglês, música, artesanato e diversas atividades físicas, desde crianças a partir de 4 anos até idosos. Todo o valor arrecadado foi destinado para a instituição. n

Marta Junqueira, Renata Bull, Ana Paula e Marcelo Zanetti

Fernando Figueiredo

Cecília Prado

Luciana Lins e Wilson Delgadinho

Judith e Clóvis Cabrino

Marta Caloi, Rosana Crosara, Fátima Queiroz, Ana Simões, Mara Taveira, Adriana Passos, Gisele Bonavita e Simone Castanho 36 CHECK IT!

Flávia e Carlos Cominato


Janayna Arouca, Jaqueline e Ivan Camargo

Vanessa e Ruben Olson

Gabriela Bizzacchi, Rachel Machado e Camila Freitas

Patrick e Sílvia Naday

Arthur Borgonov e Renata Orsi

Renata Bacarelli e Marilidia Mesquita

Luciana Vanin

Lucas Sousa e Juliana Massaioli

Carol Cabrino, Gabriel e Jéssica Espíndola

Larissa Rocha

Daniela Massaioli, Carolina Loyola, Rita Homem de Mello, Gabriela Real, Danielle Cabrino, Katia Uriza e Letícia Massaioli CHECK IT! 37


viagem Grote Markt

BRUGES: PARA QUEM AMA CERVEJA E CHOCOLATE fotos Carol Mezzalira, Thiago Luz e divulgação

V

iajando pela Europa, a fotógrafa de gastronomia e food stylling Carol Mezzalira, há três anos à frente da @senhoritagourmetoficial, e seu marido Thiago Luz, visitaram Bruges, na Bélgica, e se encantaram com sua arquitetura e comida deliciosa. Ela nos traz um relato bem-humorado e conta suas experiências gastronômicas em uma das cidades mais charmosas que visitaram no velho continente. Confiram!

Ah, Bruges! Com certeza uma das paisagens mais instigantes da Bélgica e, sem medo de errar, da Europa inteira. A cidade, que foi palco de uma vida mercantil rica e intensa, mantém muito de sua arquitetura original, bem como os canais que a circundam, fazendo-nos viajar no tempo e mergulhar nesta que foi a capital mercantil europeia do mundo medieval. Partimos de dias incríveis em Paris e, cedinho, alugamos um carro em direção à Bélgica. Depois de um trânsito intenso para sair da capital francesa, entramos em uma rodovia de pavimentação impecável e trânsito bem tranquilo por cerca de três horas, até cruzarmos a fronteira. Quando paramos para abastecer, de cara a infraestrutura dos postos de combustíveis nos impressionou muito em terras belgas. Sabe tudo o que você conhece sobre conveniência? Esqueça! Lá os postos contam com minimercados 38 CHECK IT!

Carol Mezzalira

extremamente modernos, com banheiros impecáveis (gratuitos caso você consuma algo na loja) e a qualidade de tudo é inacreditável! Próximo da chegada a Bruges notamos a diferença entre uma capital e uma cidade interiorana na Europa. Ruas muito, mas muito limpas, trânsito organizado com poucos carros e todas as pessoas extremamente educadas. Você se sente em um condomínio fechado em qualquer lugar nesse país maravilhoso! Foi emocionante chegar a uma cidade quase intocada desde antes do século XVI. Ruas estreitas com arquitetura peculiar e de paralelepípedos, nas quais quase se ouve os cavalos, os ruídos e se sente os aromas de uma época mágica da história europeia. Nos hospedamos no Hotel Duke’s Palace, antigo palácio do ducado local, já bastante adaptado, porém não menos elegante. Na recepção, no lugar das tradicionais balinhas oferecidas aos hóspedes, havia chocolates belgas à vontade! Devo ter engordado uns 2 kg nesse momento específico da viagem...


O hotel, com sua arquitetura original, consegue criar um ambiente muito aconchegante, sem perder nenhum requinte típico da nobreza do ducado de Borgonha, que um dia ali viveu. Quarto espaçoso, com uma cama muito confortável e um banheiro fabuloso. O jardim impecável e convidativo para um chá da tarde, bem como o restaurante com um bar enorme e uma carta extensa de excelentes vinhos, além do menu que nos fez demorar uma eternidade para escolhermos o que pedir. Seguindo o mesmo padrão, os hotéis de Bruges são extremamente aconchegantes e charmosos, em especial os que se situam na beira dos canais. Com a pressa de conhecermos a cidade logo partimos a pé. Em Bruges você não precisará de carro. Caminhar pela cidade é a melhor forma de apreciar tudo, com muita calma e, claro, procurar um produto que torna a gastronomia do lugar conhecida mundialmente: a cerveja! De todas as cores e fermentações, servidas nos mais variados tipos de copo e com sabores marcantes, você, apreciador e cervejeiro, vai se encontrar no maior parque de diversões para adultos do mundo! Lá não existe cerveja mais ou menos, todas são espetaculares, cada uma com sua peculiaridade, e com preços tão acessíveis que vão te fazer chorar ao comprar uma cerveja belga no Brasil. Fomos direto à Grote Markt (traduzindo, a grande praça, e o nome não mente, possui um hectare de área) e sentamos em um dos vários restaurantes pitorescos que ornamentam o lugar. De frente ao campanário da praça (que possui, acreditem, 47 sinos e 83 metros de altura) fizemos nossa primeira refeição no Le Panier D’or. A sensação de estar bem ali é incrível! Parecia até que estávamos em uma cidade cenográfica de Hollywood, de tão inusitada que é a arquitetura.

Há serviços de City Tour disponíveis em Bruges

CHECK IT! 39


viagem Mariscada com molho de aipo

Começamos com uma degustação de cervejas (La Trappe, Duvel e Tripel D’Anvers). Como prato principal, comi uma mariscada com molho de aipo feita de uma forma muito local, já que é um prato comum por ali. Meu marido pediu almôndegas com um molho surpreendente à base de cerveja e cerejas, acompanhado de batatas fritas fininhas e crocantes, que se vê muito em Bruges, vendidas nas ruas em cones de papel, para serem degustadas enquanto você passeia pela cidade. Para fechar o almoço com chave de ouro o famoso waffle com sorvete de baunilha, outra especialidade que você encontra em praticamente todas as ruas de Bruges, o melhor que já comi na vida! À noite quase bobeamos e perdemos o jantar! Fomos descansar no nosso palácio e descobrimos que as lojas e restaurantes em Bruges fecham cedo. Depois das 22h já não se vê nada aberto na cidade. Com inúmeros bistrôs fora do agito da Grote Markt, inclusive alguns com Estrela Michelin, Bruges oferece bastante opções para os amantes da gastronomia, e a maioria exige reserva. Infelizmente, como ficamos somente uma noite no destino, não tivemos a oportunidade de conhecer nenhum deles. Porém, foi uma feliz surpresa ao nos depararmos com a Hamburgueria Paul’s Boutique, ambiente superdescolado e voltado para grandes nomes da música mundial. Minha escolha foi o Ecuador, hambúrguer que leva queijo, molho de pimenta e nibs de cacau; o Thiago escolheu o Magic Mushroom, com cogumelos e trufas. Estavam sensacionais! No dia seguinte, já não bastasse toda a comilança do primeiro dia, acordamos e, com muita dificuldade, levantamos daquela cama que nos sugava de tão confortável! Descemos para tomar apenas um espresso e voilá! O desjejum era digno de duques e duquesas, regado a espumantes maravilhosos e uma infinidade de sucos! Isso sem entrar em maiores detalhes sobre os quitutes, que iam de salmão defumado a cogumelos salteados, passando por uma grande diversidade de embutidos da mais alta qualidade. E, como já era de se esperar, barras enormes de chocolates ao leite, branco e meio amargo para serem degustadas. Depois desse banquete partimos diretamente para o passeio pelos canais, é imperdível! Navegar entre cisnes em meio àquela paisagem é muito romântico para qualquer casal apaixonado. A ideia inicial seria partir no almoço pra Amsterdam, mas não resistimos a uma esticadinha até o final do dia. Com pouco tempo para vermos tudo o que há para ser visto, passeamos pelas ruelas e fomos visitar alguns pontos turísticos relevantes, como a Igreja do Sangue Sagrado, que fica em outra praça muito importante da cidade, a Burg, onde está concentrado o coração administrativo e financeiro municipal. Essa igreja atraiu e ainda atrai peregrinos do mundo todo, por lá existir um frasco com supostamente o sangue de Jesus, que é mostrado aos fiéis nas missas das sextas-feiras. 40 CHECK IT!

Degustação de cervejas

Logo depois já fomos correndo ao Museu Historium, onde fizemos uma visita guiada que nos deixou de queixo caído. Pudemos vivenciar a época de ouro de Bruges, no final do Século XV. A cidade tornou-se tão rica nessa época que ali foi criada a primeira bolsa de valores da história! Enquanto a história é contada, seus cinco sentidos são aguçados. O ambiente é tão realista que viajamos para os tempos áureos em que o comércio fervilhava por ali. No final do passeio experimentamos um drinque no bar da Duvel, no andar superior, onde se tem uma visão panorâmica da Praça do Mercado. Tivemos a sorte de contemplar um lindíssimo pôr do sol. Acabando o tour não poderíamos deixar de conhecer a maior cervejaria local, a Brouwerij De Halve Maan, uma empresa familiar que encontrou uma forma no mínimo curiosa de distribuir sua produção para toda Europa. Quem aí já pensou em ter cerveja encanada? Pois é. Como as ruas da cidade são estreitas e o trânsito de veículos é muito reduzido, seria inviável a logística para o transporte da produção da cerveja para outras cidades e para o porto. Foi então que um dos empreendedores resolveu o impasse. Depois de muitas autorizações de moradores e políticos, finalmente foi possível transportar a cerveja para fora da fábrica por encanamentos subterrâneos que atravessam toda a cidade! Sen-sa-cio-nal!


Waffle com sorvete de baunilha, sobremesa típica local

Canal de Bruges e sua arquitetura incomparável

Além da cerveja, o chocolate faz parte da cultura gastronômica local e não poderia ficar de fora de nosso corrido roteiro. Há chocolaterias por toda parte, desde as mais conhecidas, como a Godiva, até as menores escondidas nas ruelas. Texturas impressionantes e sabores inigualáveis tornam essa iguaria única e uma referência mundial. Em qualquer lugar que você vá o chocolate de altíssima qualidade está presente. Não entendo como os belgas podem ser magros! Já à noite, e infelizmente no fim do nosso tour gastrocultural, não poderíamos nos esquecer da cerveja produzida somente naquela cidade. A Tripel De Garre é uma cerveja que só pode ser degustada lá, não há exportação e sua produção foi desenvolvida exclusivamente para os visitantes de Bruges! E mais, apenas é encontrada em um bar, o Staminee De Garre, escondido em uma viela realmente difícil de se encontrar. Afinal, que tesouro é visto facilmente, não é mesmo? Frutada e intensa, só indo até lá para sentir o aroma, a textura e o sabor únicos dessa bebida. Bruges deixou saudades! Nos apaixonamos por lá. Ao invés de um adeus, com certeza, dissemos ao partir, um até breve!

Thiago e Carol

CHECK IT! 41


DIRETORIA

PARA ANUNCIAR

MAYRA PACE BOOCK, DIOGO FAGUNDES

CONTATO@REVISTACHECKIT.COM.BR

EDITORA-CHEFE

TEL. (19) 98843-1853

MAYRA PACE BOOCK - mayra@revistacheckit.com.br

JORNALISTA KÁTIA MOURILHE – MTB 22.276 - redacao@revistacheckit.com.br

COLABORARAM PARA ESTA EDIÇÃO TÁBATA BOCCATTO, JULIANA K. DE ALMEIDA, RENATA TANNURI MENEGHETTI, ANTONIA MARIA ZOGAEB, ADRIANO MESQUITA BENTO, ANA HELENA DO AMARAL ANDRADE,

Publicação mensal de distribuição gratuita em pontos residênciais e comerciais de Campinas. • Condomínios fechados e Apartamentos de alto padrão (cadastrados nos bairros Gramado, Cambui, Hipica, Notre Dame, Sousas). Lojas e Boutiques no Cambuí; Cabeleireiros e Manicures; Cafés e Padarias; Concessionárias de Veículos; Sorveterias; Consultórios Médicos e Odontológicos; Clínicas de Estética; Estúdios de Pilates; Hotéis. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização por escrito do editor.

DANI CHERFEN, BERNARDO COELHO, BRUNO KANASHIRO, CELSO DE MENEZES, THIAGO DELUCA E FELIPE HENRIQUE FOTOGRAFIA

TIRAGEM – 3 MIL EXEMPLARES

PROJETO GRÁFICO GUILHERME NEPTUNE MARCON

DESIGNER GRÁFICO GUILHERME NEPTUNE MARCON – arte.checkit@gmail.com

“QUER SABER ONDE ENCONTRAR O SEU EXEMPLAR DA REVISTA QUE AGITA CAMPINAS? PASSE EM UM DOS NOSSOS PARCEIROS E RETIRE O SEU.”

Alba Loyola Store Av. Cel. Silva Telles, 570 - Cambuí

42 CHECK IT!

Maria Antonieta Rua Coronel Quirino, 1239 - Cambuí

Silvia Faé Rua General Osório, 2259 - Cambuí


ยบ

Profile for Revista Check it!

Revista Check it! Janeiro de 2020  

A Revista para ver e ser visto!

Revista Check it! Janeiro de 2020  

A Revista para ver e ser visto!

Advertisement