Revista Cenário Minas - Outubro de 2017

Page 10

Cenário Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lança 86 bases móveis na capital para diminuir crimes Por: Felipe José de Jesus - Jornalista

Visando trazer mais segurança para a população belo-horizontina, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou no dia 28 de agosto o “Programa Mais Segurança” que distribuiu 86 bases comunitárias em diversos bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto oferece vans com quatro policiais por veiculo, ou seja, dois que ficam na base e mais dois fazendo o patrulhamento de moto de 14h a 0h, que é um horário com maior risco de crimes. Com a implantação das bases que são equipadas com câmeras de vídeo-monitoramento, rádios e equipamentos de segurança, a polícia acredita que os moradores da região sempre vão ter um apoio. Isso, porque de acordo com o projeto da PM, a cada 4 km de distância, haverá uma base para ajudar na atuação da policia. Em declaração a imprensa, o Comandante Geral da Policia Militar de Minas Gerais (PMMG), Helbert Figueiró de Lourdes, com 29 anos de carreira na PM, disse que a idéia é garantir uma presença mais ampla de policiamento nas ruas da cidade de Belo Horizonte. “O atendimento é concentrado primeiro, na disponibilidade para o cidadão ao ver a base para registrar sua ocorrência e, segundo no patrulhamento preventivo. As bases têm acesso às câmeras do Olho Vivo da área onde estão presentes, e por esse monitoramento têm condições de solicitar que o militar em patrulhamento vá ao local e cheque alguma situação de suspeição gerando um grande potencial preventivo” declarou. Lembrando que para o “Programa Mais Segurança” ser efetivado na capital, foram investidos R$20 milhões.

Moradores e transeuntes De acordo com o Luiz Francisco, 48, as bases comunitárias móveis trazem um alivio. “De certa forma traz mais tranqüilidade para quem mora e também para quem frequenta a região. Não acredito que de imediato vá resolver muito, mas já inibe os assaltantes que já estavam acostumados a abordar moradores com total liberdade", disse. Já para Rodrigo Farias, 22, estudante, o fato de ter dois policiais de prontidão e dois rodando traz certo conforto nos horários mais complicados, “Já acho mais confortável sair da aula e voltar do serviço sabendo que tem um posto policial mais rápido para nos atender em qualquer emergência. Não sei se ele realmente vai coibir os crimes, tomara, mas não acredito muito que o serviço será tão efetivo assim. Eu ainda acredito que deveria ter mais uma base móvel da PM em mais pontos dos bairros. Achei muito distante os 4 km entre uma base da PM e outra”, completou.

Desativação? Com as bases móveis comunitárias já instaladas em diversos pontos da cidade, o Comandante Geral da Policia Militar de Minas Gerais (PMMG) Helbert Figueiró de Lourdes, disse que poderá haver a desativação de alguns endereços da PM. “A corporação está fazendo estudos para desativar alguns endereços da PM em Belo Horizonte, como forma de otimizar recursos. Ainda de acordo com ele, atualmente há 24 companhias da policia na cidade e 10 delas podem ser deslocadas para a sede dos respectivos batalhões, mantendo o efetivo. Porém essa decisão ainda está sendo estudada pela PM. Nenhuma mudança será feita antes de dezembro”.

Satisfação Em pouco mais de 20 dias de inauguração o serviço vem sendo bastante comentado por moradores da cidade. Use o serviço sempre que necessário, pois ele foi feito para os cidadãos belo-Horizontinos.

10 - Cenário Minas

Revista Cenário Minas - www.cenariominas.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.