Page 1

Rev ista

Cenário MINAS

Cultura

CENÁRIO MINAS

to

r Tu

en

im ten

o ism

tre

En

Ano 3 - Edição 13 - Revista Virtual - Janeiro 2017 Torna-te fã

Homenagem George Michael

Rolling Stones PAIXÃO, TALENTO com 'Blue & Lonesome'

enTrevisTA Musa do Galo

E TÉCNICA Pag. 13

Pablo Ferreyra Kemila PinheiroSensualidade da modelo Olhar Urbano

Patrícia Nunes


É MAIS QUE UM AEROPORTO É A SUA MAIS NOVA OPÇÃO DE COMPRAS E LAZER.

www.bh-airport.com.br

+ Gastronomia + Conveniência + Compras + Lazer + Serviços O Aeroporto Internacional de BH está se transformando no seu mais novo ponto de encontro. São lojas de grandes marcas, várias opções de gastronomia, conveniência e serviços.

Venha se surpreender.


3 Cenário Divulgação

Editorial

2017! Que venha mais um ano de desafios, de realizações e de concretizações, como mais uma edição da Revista Cenário Minas! A nossa primeira edição do terceiro ano de circulação da Revista. Aqui estamos, começando mais um ano, renovados e prontos para fazermos da Cenário Minas, um elo de ligação com seu público, únicos, sua espiritualidade que é uma das suas marcas, e nossos leitores diários. Já estamos com uma reportagem especial sobre andar de bicicleta, e seus benefícios para a saúde. O segredo da modelo Patrícia Nunes e os bares com as cervejas artesanais da cidade no perfil gastronômico. Tem também no mês de férias um roteiro completo de dicas de viagens pelo Brasil. Tudo isso e muito mais, você confere agora nesta edição da Revista Cenário Minas! Geraldo Félix Júnior jornalista

Boa leitura!


Cenário

Cenário Minas Contato: cenarionegocios@gmail.com

Geraldo Félix Jr Jornalista

Felipe J. Jesus Jornalista

Sérgio Steiner

4

Anderson Schörner Colunista

Leonardo Horta

Marcelo Marçal Colunista / Advogado

Mario Curcio Colunista / Autos

Elberty Valadares


5 Cenário Pitadas com Pimenta MINAS En

T

tr

o

Geraldo Félix

n ete

to

en

im

i sm

Mensagem de Dallagnol no FB “Passamos o dia trabalhando duro para concluir duas denúncias e fechar um grande acordo de leniência. Agora, de noite, percebo que alguns senadores passaram o dia trabalhando duro no Senado para derrubar tudo o que fazemos aqui. Congresso: nos deixem trabalhar. Sociedade: precisamos de vocês.”

Cultura

ur

PSDB & PMDB juntos novamente Está se desenhando a sucessão mineira. A provável candidatura do Senador Anastasia a Governador e vice o Deputado Federal Rodrigo Pacheco, PMDB, poderá ser viabilizada. Este teve um ótimo despenho como candidato a prefeito de BEAGA e fechou questão no apoio a João Leite, PSDB. Tem bom trânsito junto ao ex- secretário de Governo Danilo de Castro, PSDB, e ao vice Governador Toninho ANDRADE, PMDB, que sempre foi muito ligado ao PSDB. Provavelmente deverá receber apoio para o senado. Resta saber como fica o ex Deputado Diniz Pinheiro, que está fazendo um trabalho andando por Minas Gerais para ser candidato ao Governo de Minas. Enfim PSDB e PMDB juntos de novo. Será que o PMDB aceitará ser tratado com o desprezo que Anastasia tratou quando foi governador? Política é isto. Interesse pelo poder!

www.cenariominas.com.br

EXPEDIENTE

Transição PBH A equipe que começa o Redação e Administração: o ano na prefeitura de Av. prof. Cândido Candido Holanda, Belo Horizonte com 70/405 - São Sao Bento - Belo Alexandre Kalil Horizonte - Minas Gerais começou sem uma CEP: 30.350-340 interrupção nos t r a b a l h o s . O s q u e (31) 3344-5751 / 99126-5236 cenarionegocios@gmail.com o c u p a m c a r g o s d e cenarionegocios@gmail.com segundo escalão, com Vale ValedodoAço Aço- MG: - MG: perfil técnico, devem Geraldo Felix de Alm. Geraldo FélixJunior Junior ser mantidos, a Presidente: exemplo do que fez o Presidente: Geraldo Félix Júnior Geraldo Félix Júnior - DRT: governador Fernando FENAJ: 9430 JP-MG Pimentel, quando 9430 JP-MG a s s u m i u a Jornalista Responsável a d m i n i s t r a ç ã o Felipe José Felipe José de de Jesus - Jesus estadual.

Ressaca de Fim de ano Para passar a ressaca dos excessos cometidos no final do ano, os nutricionistas dão algumas dicas de alimentos que funcionam como agentes de limpeza. É bom consumir nesta época couve, brócolis, couve-fl or, frutas cítricas, arroz integral e beber muita água. No mais, é aproveitar as festa com responsabilidade. Associe-se na AIN A Associação Imprensa Nacional estão com inscrições abertas aos profissionais de comunicação. Consulte: www.ainonline.com.br Mercado Central O Mercado Central vai perdendo suas características de uma central de abastecimento hortifruti. Restam poucas bancas de comercialização de verduras e legumes e sobram lojas de venda de produtos energéticos. Dizem que é por causa do preço de locação dos

FENAJ:15.263-JP-MG FENAJ:15.263-JP-MG DiretorComercial: Comercial: Diretor Geraldo Félix Junior Geraldo Felix de Alm. Junior Copy Desk: Sérgio Steiner Sérgio Steiner - MTE 30773 RJ MTE 30773 RJ Site e Programação: Site Líder Agência Site Agência Líder Filiado a AIN

Filiado a AIN

Filiado: ABRAMÍDIA - MG (Assoc. Brasileira de Midia Filiado: ABRAMÍDIA - MG Eletrônica) (Assoc. Brasileira de Midia Eletrônica) Digital da Editora Presidente 2018 - O golpe dentro do golpe... já falam nos nomes de FHC ou Publicação Cenário Comunicação Publicação da Editorae Jobim para presidente... bicho pegando em Brasília. Tem ainda: Aécio Neves, Marketing Ltda. Geraldo Alckmin, Álvaro Dias e José Serra; o prefeito do Rio Eduardo Paes O s aCenario r t i g o s aComunicação ssinados são e de (PMDB); Ciro Gomes e Cristóvam Buarque (ambos do PDT); Marina Silva responsabilidade dos autores e não (Rede); Ronaldo Caiado (DEM); Jair Bolsonaro (PP); Luciana Genro (PSOL), refletem a opinião da Revista Cenário A Cenário Minas também não se além do ex-presidente Lula (PT); Roberto Justus, Mercadante (PT) e o médico rMinas. esponsabiliza pelo uso de suas Robert Rey (Dr. Hollywood). Ninguém merece... informações no site e na Revista. Marketing Ltda.


6 Cenรกrio

Paisagem Urbana

Leonardo Silva Horta

Mercado Central de BH


7 Cenário Os cuidados com aluguel de imóveis para temporada por Dr. Marcelo Marçal

Com a aproximação das festividades de final de

Divulgação

ano e férias escolares, o número de locações de imóveis para temporada cresce significativamente, sobretudo para destinos litorâneos e cidades históricas. O aluguel para temporada é uma modalidade de locação muito utilizada no período do verão, que propicia o conforto e a praticidade de se ter parentes e amigos reunidos em um ambiente mais íntimo e familiar, geralmente com tarifas mais baixas do que as de hotéis convencionais. Todavia, é importante ter ciência de que tal modalidade de locação encontra-se devidamente prevista na Lei 8.245/91, também conhecida como Lei do Inquilinato, que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes, possuindo, portanto, regras e deveres a serem observados para se evitar surpresas indesejáveis no período de descanso, bem como para se resguardar os direitos dos interessados.

É sempre aconselhável conhecer pessoalmente o imóvel na cidade desejada, além de verificar sua localização, as condições de acesso ao local, a infraestrutura da região e suas condições de segurança.

Outro meio de se evitar fraudes é a busca por referências sobre a imobiliária locadora ou sobre os proprietários do imóvel, quando a locação não possuir corretores intermediando o negócio, sendo Basicamente, os preceitos legais relacionados à certo que o contrato somente deve ser redigido após locação para fins residenciais são os mesmos superadas essas pesquisas iniciais. para as locações de imóveis para temporada, com algumas importantes ressalvas: nos contratos A redação do contrato é outro ponto de crucial para temporada, a lei determina expressamente importância para uma relação saudável e profícua em seu art. 48 que o prazo de locação não pode entre as partes. Nele deve ficar claro o nome, a ser superior a noventa dias; dispõe, ainda, no qualificação das partes e seu endereço completo; o artigo seguinte, que o locador poderá receber prazo de locação, que como já enfatizado, não antecipadamente, e em parcela única, o valor poderá ser superior a 90 (noventa) dias; a pactuado, podendo, inclusive, exigir qualquer uma discriminação da data de entrada e saída do imóvel; das modalidades de garantia previstas em lei, o valor total do negócio, a forma e a data de como a fiança, ou a caução, ou ainda o seguro, pagamento; o local de retirada e entrega das chaves; para atender as demais obrigações contratuais. e, por fim, as demais obrigações de locadores e locatários, como número máximo de pessoas no Existem outros aspectos que devem ser imóvel, possibilidade da presença de animais cuidadosamente observados antes de uma efetiva domésticos, a disponibilidade de vagas de garagem locação para temporada, e a pesquisa prévia é e os termos de eventual no-show. determinante para se afastar transtornos simples de serem evitados.


Cenário 8

Se o imóvel locado estiver mobiliado, a Lei do Inquilinato determina, em seu Art. 48, parágrafo único, a obrigatoriedade de se relacionar no contrato os móveis, utensílios e, claro, os danos pré-existentes no imóvel, para efeito de se evitar cobranças equivocadas e indevidas por danos não cometidos durante a temporada. Para tanto, ideal é que seja realizada vistoria prévia, preferencialmente presenciada por locador e locatário, com a discriminação detalhada dos bens que guarnecem o imóvel. Caso não seja possível a realização conjunta da vistoria, o locatário, tão logo acesse o imóvel, deve conferir o termo de vistoria e informar por escrito ao locador qualquer divergência quanto às informações, lavrando novo termo, se necessário. A observância da lei e o cuidado no momento de celebrar um contrato de locação para temporada pode evitar grandes dissabores e possibilitar o merecido descanso de maneira segura e resguardada. E lembre-se, havendo dúvidas, a assessoria de um advogado imobiliarista é o melhor caminho, afinal, saber o direito é direito de todos! Marcelo Marçal marcelomarcal.adv@gmail.com é advogado especialista em direito imobiliário, sócio do Marçal Fialho & Miguel Sociedade de Advogados; Graduado em Direito pela PucMinas; Pós-graduando em Direito Público: Tributário, Constitucional e Administrativo; Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/MG.

Número de domicílios com internet cresce 20% no Brasil em dois anos O Estadão Indicação Jornalista: Felipe de Jesus

O número de domicílios brasileiros que contam com acesso à internet - por meio de computador, telefone ou outros aparelhos - chegou a 57,8% em 2015, segundo o IBGE. O levantamento "Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal", que usa números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, mostra que a expansão de 2013 para 2015 foi de 20,4%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (22).Nas áreas urbanas, o porcentual atingiu 63,9%; nas rurais, ficou em 21,2%. Nos domicílios em que o rendimento mensal per capita excede cinco salários mínimos, alcançou 90,7%. Em todas as grandes regiões, a banda larga ultrapassou 99% dos domicílios. Os idosos estão cada vez mais conectados. De 2013 a 2015, aumentou 38% a parcela das pessoas de 60 anos ou mais que fazem uso da internet. A pesquisa ratificou levantamentos anteriores que aferiram que os brasileiros navegam cada vez menos pelo computador e mais pelo celular - dentre as residências com acesso à internet, aqueles em que o computador foi usado caiu de 76,6%, em 2014, para 70,1% em 2015.

Dos 68 milhões de domicílios particulares permanentes do País, 91,2% têm ao menos um celular, 40,5% têm computador ligado à internet; 16,3%, tablet. Os tablets tiveram grande expansão de 2013 para 2014, de 5,7 pontos percentuais. Em 2015, os números se mantiveram. A maior presença do equipamento é no Sudeste, 20,6% dos domicílios. A população de 10 anos ou mais de idade que tinham celular foi de 78,3%. Os telefones fixos convencionais estão presentes em 35,3% das residências, enquanto a TV é um eletrodoméstico praticamente universalizado: 97,1% dos domicílios contam com o aparelho. O índice dos que têm TV por assinatura é de 32,1%; os aparelhos de tela fina, cujo preço se tornou mais acessível nos últimos anos, estão em 55,5% dos lares, e pela primeira vez superaram os da TV de tubo (44,5%). De 2014 para 2015, esse item cresceu 7,6 pontos percentuais na pesquisa. Nas áreas rurais, as TVs de tubo ainda representam 68% dos aparelhos. Foi observado crescimento na proporção de domicílios com acesso ao serviço de televisão digital aberta: era de 31,2%, em 2013, e passou para 45,1% em 2015.


9 Cenário Letras: uma profissão importante para quem deseja fazer carreira na escrita e na docência Sempre tive a curiosidade de saber o que faz de fato um profissional formado em Letras. A única coisa que sabia era que esse profissional poderia dar aulas e se especializar em uma das três línguas durante sua graduação: Português, Espanhol ou Inglês. Todavia, descobri que o profissional de Letras pode fazer muito mais e fora do Brasil, sua atuação se dá fortemente em jornais, já que nos Estados Unidos, ou o profissional se forma em Comunicação Social: Jornalismo ou faz Letras (e se especializa) para também escrever em jornais. No Brasil a profissão vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente os que desejam aprimorar a escrita e seguir carreira acadêmica. Para conhecer mais sobre essa 'bela' profissão, trago na coluna “Profissões da Revista Cenário” com dados do “Guia da Carreira” um pouco do que essa profissão pode proporcionar. Vale a pena se aventurar em Letras, já que cada vez mais, a linguagem da internet vem tirando de 'cabeça' os jovens e “abreviando” palavras importantíssimas e insubstituíveis em nosso português.

A Carreira em Letras O profissional formado em Letras é um estudioso do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Quem se forma em Letras pode seguir a carreira acadêmica, tornar-se tradutor, intérprete, pesquisador e muito mais. Vamos conhecer algumas das áreas em que este profissional pode atuar e as principais atividades que desenvolve em cada uma delas: Tradução – Traduz textos em português para outros idiomas ou vice-versa. Pode traduzir desde obras literárias até bulas de remédio. Editoração – Edita textos dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, etc. Define o formato e adapta os textos para os diferentes tipos de mídia. Revisão – Realiza revisões em textos, corrigindo tanto a ortografia e gramática como a estrutura do textos (divisão dos capítulos e parágrafos, citações, etc.) a fim de que o texto esteja dentro das normas exigidas. Interpretação – Atua como intérprete e estabelece a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma. Pode traduzir simultaneamente reuniões, palestras e até transmissões ao vivo de eventos internacionais. Produção Textual – Escreve os mais diversos tipos de textos: obras literárias (romances, novelas, prosas, etc.), crônicas e colunas para jornais e revistas, textos publicitários utilizados como peças de marketing, conteúdo para sites, blogs e muito mais. Ensino – Atua como professor de Língua Portuguesa, Redação ou Literatura nos ensinos fundamental e médio. Ministra aulas de outros idiomas. Realiza palestras e cursos sobre vários temas relacionados a língua falada e escrita.

Assine a edição digital e ganhe uma publicação mensal em nosso site. 0

R$

9 20,

www.brasilagoraonline.com.br


10 Cenário Nos Estados Unidos os graduados em Letras podem seguir alguns caminhos como: Universidade; Literatura ou podem se especializar para trabalhar em jornais

Perfil do profissional formado em Letras Gostar de ler e escrever são características essenciais para quem deseja seguir carreira em Letras. Ao estudar um idioma estrangeiro, aprende-se muito sobre a cultura dos povos que falam aquela língua. Portanto, o profissional de Letras deve ter o desejo de conhecer novas culturas e ter interesse por literatura. Boa comunicação é importante para aqueles que optam por uma carreira acadêmica ou pretendem trabalhar como intérpretes. Poder de concentração, organização e disciplina são fundamentais para quem deseja trabalhar com pesquisa ou tradução. A língua falada e escrita sofre alterações ao longo dos anos. O profissional de Letras deve estar atento às modificações do idioma. Mercado de trabalho para quem faz Letras Quem opta pela carreira acadêmica encontra um alto índice de empregabilidade. Isto se deve ao fato de faltarem professores de todas as áreas na rede básica de ensino. O profissional formado em Letras encontra oportunidades de emprego em empresas como: Escolas de idiomas; Escolas de ensino fundamental e médio; Cursos preparatórios para concursos e vestibular; Universidades; Editoras; Agências de publicidade; Emissoras de TV e rádio e Departamento de comunicação em empresas privadas.

Rasgou? Desfi ou? Emagreceu?

Passe na Só Consertos que ajustamos suas roupas com rapidez e de acordo com a sua necessidade. Conheça os nossos serviços! Rua dos Aimorés, 637 | Funcionários | Tel.: 3213 5300


12 Cenário

Descubra o segredo de Patrícia Nunes, A inspiração do Verão 2017, vem de Patrícia Nunes, a própria mulher; romântica, clássica e ao mesmo tempo contemporânea, é a pluralidade característica do verão.

Patrícia Nunes Idade: 21 anos Altura: 175 Peso: 58kg Cintura: 68 Quadril: 92 Sapato: 38 Manequim: 36 Busto: 89 Cabelos: Castanho Escuro Olhos: Castanho Escuro Quem disse que a carreira de modelo é somente nas passarelas ou sob a lente dos fotógrafos? Quando se fala a palavra modelo, o que vem na mente da grande maioria das pessoas são belas mulheres desfilando nas passarelas ou deslumbrantes mulheres que encabeçam as páginas de revistas de moda. Mas muitas pessoas não sabem que existe um grupo de modelos “anônimas”, não aparecem em desfiles e nem nas revistas. Essas, são descobertas por olheiros, ou as vezes nem pensam em ser modelo.

A Revista Cenário Minas, descobriu a jovem Patrícia Nunes, nascida em Várzea da Palma, interior de Minas Gerais, em uma família de classe média-baixa, que aos 17 anos resolveu, que era hora de vim para Belo Horizonte e encarar a profissão e para isso precisava uma parceria com profissionais que pudessem assessorar seus passos, cada vez mais longe.


13 Cenário

a modelo que encanta os mineiros Em busca da consolidação da carreira de modelo, Patrícia, trabalha e estuda. Pretende ingressar na carreira jurídica. No ping pong abaixo a modelo conta um pouco sobre tudo e fala sobre o mercado de trabalho na área.

PING PONG Sempre te chamam: Patty Signo: Câncer Comeria todos os dias: Acai Adora ir para: Nova York Gosta de ouvir: Sertanejo e para ler: Romance Dias de sofá, o que tem na tv: Desenho Seu perfume favorito é: Acordes Boticário o que não falta na sua bolsa: Batom sua manicure , ja sabe, você gosta de para ficar mais linda: Francesinha o primeiro item da sua lista: protetor solar nao usaria nunca: sapatilha para usar na correrria do dia a dia tênis e para sair a noite: salto uma praia: Fernando de Noronha uma cidade: Curitiba Fotos:Marcelo Tolledo divulgação

Automóvel Clube de Minas Gerais Um restaurante com história, deliciosa gastronomia e público diferenciado! Almoço com buffet e l carte, de 12h às 15h. Jantar l carte de segunda a sábado, a partir das 20h. Reservas: (31) 3222-5416 - Setor de Eventos contato@automovelclubemg.com.br Av. Afonso Pena, 1394 - Centro - Manobrista no local


14 Cenário 7ª edição do Salão Moto Brasil integra negócios, entretenimento, educação e turismo, no Rio de Janeiro

Da redação: Jornalista:Geraldo Félix Júnior

Já fixado no calendário do motociclista brasileiro, o Salão Moto Brasil – segundo maior evento do segmento no país – a cada nova edição ganha proporções e credibilidade, por conta das ações voltadas para garantir um evento que integre negócios, entretenimento, educação e turismo. A próxima edição acontecerá entre os dias 26 e 29 de janeiro, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

Novidade na edição 2017 é a 1ª Feira de Negócios Moto Brasil - No setor de negócios a grande novidade, para a 7ª edição é o lançamento da 1ª Feira de Negócios Moto Brasil. Será um evento dentro do evento; um espaço destinado a um público qualificado e interessado em comprar. A criação dessa feira voltada somente para bussiness to bussiness foi motivada pelo número crescente de negócios gerados nas edições anteriores e no potencial desse nicho. Na última edição – em janeiro deste ano – foram movimentados R$ 9 milhões em volume de negócios e mais de 86.000 visitantes, desses 93% com intenção de voltar em 2017. “São números expressivos que não podemos desconsiderar. Para a próxima edição, daremos mais destaque para a parte de negócios e teremos como expositores, fabricantes, importadores, distribuidores de motopeças e acessórios, que apresentarão suas linhas de produtos e lançamentos e co n so l i d a rã o su a s ma rca s p a ra grandes clientes”, diz Lorenzo. “Fica mais organizado e centralizado e isso deve otimizar tempo e alavancar vendas”,completa. Entre os expositores confirmados estão Control Flex, Laquila, Mega Moto Brasil, Plasmoto e Pro Tork, entre outros.

Como ocorre com eventos de sucesso, a expansão é natural e em 2017 ocupará o pavilhão 4 do Riocentro, que tem mais de 23.000 m² de área. Entre as atrações – pensadas para unir toda família no passeio – estão shows, customização de motocicletas, exposição de fotos, Bikers Bar, museu temático, food trucks, espaço kids, palestras educativas, test ride, shows de manobras radicais as equipes ProTork Alto Giro e GTM Show, serviços e a inédita Feira de Negócios.

Divulgação

Como estratégia, a 1ª Feira de Negócios será destinada a convidados VIP´s os melhores atacadistas, distribuidores, grandes lojistas e representantes de vendas - da região sudeste, que compreende Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. E também alguns selecionados do Rio Grande do Sul. Serão 2.800 m² destinados à 1ª Feira de Negócios que prevê mais de 60 expositores. Os dias e horários serão diferenciados: dia 26/01 (das 16 h às 22


15 Cenário Cadastre seu Motoclube e ganhe 02 Ingressos para o Salão Moto Brasil 2017 Bike & Art Show - O Salão Moto Brasil também é lugar de arte. Aquela arte que empresta cor, conceito e originalidade às motos. O assunto é tão interessante que, devido ao sucesso da última edição, o Bike & Art Show – uma “galeria” de arte que reúne as principais tendências e importantes nomes da customização de motocicletas noBrasil – ganhou mais espaço. Serão mais de 1.200 m² de área destinados a exposição de todo tipo de arte relacionada ao motociclismo e a temática é “feito à mão”: pinturas, esculturas, fotografias, tanques e capacetes customizados, peças artesanais e gravação em metais. Uma das atrações desse espaço será um concurso de motos customizadas, assinadas por respeitados customizadores do Brasil. O público poderá votar por meio de terminais digitais no próprio local. Em paralelo haverá outro concurso, dessa vez com um qualificado quadro de juízes: os próprios customizadores.

Com o objetivo de difundir e popularizar o interesse por customização e, principalmente, dar espaço ao “artista de garagem” ou o customizador artesanal, divulgar sua arte, o Bike & Art Show 2017 fará uma ação especial chamada “show your ride”. Durante os quatro dias do evento, diariamente, serão escolhidas no estacionamento 3 motoscustomizadas para ganharem destaque e serem expostas dentro do Salão Moto Brasil. Qualquer customizador artesanal pode participar, basta ir ao evento com a moto customizada. Motoclubes - Os parceiros que não podem faltar no Salão são os motoclubes. Com tratamento especial que merecem, todos que se cadastrarem no site ganharão um par de ingressos. Os ingressos – liberados apenas para membros escudados - deverão ser retirados na bilheteria “motoclubes”, na data do evento - e são válidos para um dia a ser escolhido entre 26, 27, 28 e 29 de janeiro. As inscrições poderão ser feitas até dia 16/01. Atualmente, quase 300 motoclubes já confirmaram presença no evento. Divulgação

Divulgação

Salão Moto Brasil - Na sua 7ª edição, o Salão Moto Brasil, já está consolidado no calendário anual do motociclismo nacional e é um dos maiores do setor no Brasil. Com o intuito de gerar negócios, entretenimento, educação e turismo, o evento tem expositores das principais montadoras, fabricantes e distribuidoras de motopeças e acessórios, além de shows, atrações e um público qualificado e apaixonado por duas rodas.

SERVIÇO: Salão Moto Brasil 2017 - Rio de Janeiro - RJ Dias: 26, 27, 28 e 29 de janeiro 1ª Feira de Negócios Moto Brasil Dias: 26, 27 e 28 de janeiro Informações sobre os pontos de venda de ingressos: www.salaomotobrasil.com.br/ingressos Saiba mais em: www.salaomotobrasil.com.br Curta: www.facebook.com/salaomotobrasil


16 Cenário Aniversário do Itatiaia Rádio Bar: Festa reúne 25 mil pessoas na Esplanada do Mineirão Evento contou com nomes importantes da música sertaneja como Victor e Fabiano; Marília Mendonça e Henrique e Juliano Textos e fotos: *Jornalista (JP) Felipe de Jesus

Uma festa para ser boa deve reunir ingredientes de primeira qualidade e foi assim que o aniversário de três anos do “Itatiaia Rádio Bar” foi comemorado na última quarta-feira, 7 de dezembro (véspera de feriado) na Esplanada do Mineirão. Cerca de 25 mil pessoas estiveram presentes no evento que contou com nomes importantes da música sertaneja como Victor e Fabiano; Marília Mendonça e Henrique e Juliano. O evento teve a realização da 'Nenety Eventos'. Para abrir a festa, a dupla Victor e Fabiano tocou seus gandes sucessos e logo no início elogiaram o evento.”Não poderíamos deixar de elogiar essa linda festa com tanta gente bonita. Parabéns ao nosso amigo Nenety por realizar mais um ótimo evento. Obrigado pelo convite”, disseram. Já a segunda atração, a bela e talentosa Marília Mendonça tocou os sucessos de seu “DVD Ao Vivo” e simpaticamente agradeceu os fãs. “Obrigado por virem me prestigiar nessa linda festa. Como é bom poder estar BH com todos vocês e receber tanto carinho”, comentou a cantora que levou o público a loucura com a canção Infiel. Quase às 23h os cotadíssimos Henrique e Juliano foram anunciados pelo radialista/jornalista e humorista 'Ricardo Bello' e subiram ao palco para a alegria das fãs.

Na entrada Henrique e Juliano cumprimentaram todos com muita alegria. “Que noite bonita hein pessoal? Vamos cantar nossos sucessos juntos? Essa festa é para todos vocês”, disseram os irmãos tocando a canção 'Na Hora da Raiva', hit estourado nas rádios e também na internet. Além das novas canções do DVD e CD “Novas Histórias”, a dupla tocou as músicas mais antigas não deixando ninguém parado. Quase às 0h para a tristeza dos fãs, o show se encerrou deixando um gostinho 'notável' de quero mais, mas a certeza de satisfação garantida no rosto de cada fã. Fãs e imprensa)) No final de cada show, os artistas da festa atenderam carinhosamente todos os fãs. Além disso, a imprensa presente também foi cuidadosamente atendida e mediada pelo Grupo Balo de Comunicação (GBC).


ATENÇÃO MÁXIMA. A REVISTA CENÁRIO MINAS É UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA A VEICULAÇÃO DE SUA MARCA SOLICITE NOSSO MIDIA KIT PELO EMAIL: CENARIONEGOCIOS@GMAIL.COM


Divulgação

Bares de cerveja

especiais botando banca nos

mercados públicos

Da redação: Jornalista:Geraldo Félix Júnior

A novidade é boa e tomara que se expanda: os

bares de cervejas artesanais começam a invadir os mercados públicos, templos de temperos, grãos, cheiros e aromas. Mais que centro de compras, é um lugar de convívio – e agora, nestes casos aqui apresentados, também de degustar boas cervejas.


Sabor alemão Belo Horizonte é a capital mundial dos botecos, isso está fora de discussão. Mas nem todo mundo sabe que o estado de Minas Gerais é um dos maiores produtores de cervejas artesanais do Brasil, e lidera em variedade de estilos. Incrível, né? Foi por isso que a Cenário Minas, fez uma listinha básica dos cinco melhores lugares para se beber uma boa cerveja artesanal em BH. Então, como diz o meu amigo Ronaldo Morado, autor da Larousse da Cerveja, bora beber menos, e beber melhor? Aqui vão algumas sugestões. Tem outra? Manda pra mim!

Foto: Diego Leonhardt, acervo de André e Raul Ruschel

em Belo Horizonte


20 Cenário

Quatro Bares Café Viena Avenida do Contorno, 3968, Funcionários, www.cafeviena.com.br.

3221-9555.

Nada menos que 1.100 rótulos de cerveja disponíveis na casa, sendo um dos maiores cardápios do Brasil e de longe o maior de BH.A comida é alemã, com petiscos ideais para tomar uma boa cerveja, como joelho de porco, kassler… e tem sempre a lenda do leitão ao leite, que não faz parte do cardápio mas que os conoisseurs pediriam por fora.

Cervejaria Backer Rua Santa Rita, 220, Olhos D´água, 31 3228-8888. www.cervejariabacker.com.br O Templo Cervejeiro ofecere uma visita guiada à fábrica, em que você pode conhecer todo o processo de produção e ainda degustar algumas variedades de cerveja. Ao lado, tem um restaurante com algumas exclusividades, como o chopp da cerveja Medieval, mas que tem um precinho salgado (R$ 16,50 por 400ml). Claro que lá só se bebem cervejas feitas pela Backer, mas tem várias opções. Aos sábados vale reservar com antecedência, porque tem ficado bem lotado. Reduto da Cerveja Avenida Álvares Cabral, 1030, loja 6, Lourdes, 2515-1770. | www.redutodacerveja.com.br. Possuem cerca de 400 rótulos disponíveis na casa, e você pode comprar para levar ou beber lá mesmo. Fundada por três jovens primos em 2011, o negócio era uma portinha na Álvares Cabral, mas foi crescendo e agora tem 3 endereços.

Rima dos Sabores Rua Esmeralda, 522, Prado, 3243-7120. www.rimadossabores.com.br. A Rima é escondidinha lá no bucólico bairro do Prado, e tem como destaque, além de variadas cervejas especiais, carnes exóticas. O cardápio é bem-humorado e o espaço é legal pra família. Se você tiver na vibe de experimentar o jacaré, saiba que é uma carne deliciosa.


CICLOTURISMO COM ENERGIA LIMPA CONHEÇA O PROJETO BIKE SOLAR Texto Anderson Ricardo Schörner / Fotos Carlos Cavalari Revista Bicicleta

nir a paixão pela bicicleta com o conceito de energia limpa foi o que motivou o empresário e engenheiro eletricista Carlos Cavalari a desenvolver este projeto: uma bicicleta para cicloturismo que conta com uma verdadeira usina elé -

U

trica movida à energia solar. A ideia é que esta energia auxilie o ciclista no deslocamento, na iluminação e na ali mentação dos equipamentos eletrôni cos, cada vez mais indispensáveis para a autonomia e comunicação do ciclotu rista.


O projeto fornece ao ciclista opções de utilização em três formatos: Primeiro: o ciclista que deseja seguir um trajeto longo seguirá com a configuração da bike com motor elétrico, mais trailer com usina fotovoltaica acoplada.

Segundo: o ciclista, chegando ao destino de uma pousada ou acampamento, desacopla o trailer e o deixa exposto ao sol, para recarregar as baterias do trailer. Terceiro: o ciclista tem a opção de desbravar o local por meio da bike motorizada, ou retirar o motor e bateria e seguir com uma bike normal.


25 Cenário Segundo Carlos, “nota-se que a oferta de bikes elétricas são, na sua maioria, para uso urbano. Para cicloturismo a oferta é mínima. Provavelmente porque não se encontra energia elétrica com facilidade em trajetos longos ou em acampamentos afastados de centros urbanos”. O equipamento foi adaptado em um trailer que é rebocado pela bicicleta. Este trailer estende a bicicleta, oferecendo mais lugares para carregar alforjes, equipamentos e peças sobressalentes. “O trailer contém um painel solar, controlador de carga, inversor 12V para 110V e baterias estacionárias”, diz Carlos, “e a idealização do projeto é para que o praticante de cicloturismo possa se deslocar por longos trechos com a bike mais o trailer até o local de acampamento ou pousada. Ao che gar lá poderá desconectar o trailer e deixa-lo exposto ao sol carregando as baterias. Com a bike desconectada do trailer poderá fazer um passeio pelo parque somente com a bike elétrica ou retirar a roda que contém o motor e a bateria e desbravar a região com uma bicicleta normal. À noite, poderá carregar a bateria de lítio da bike, o celular, tablet, câmera e ainda ter iluminação para o pernoite: tudo isso usando energia limpa”. O trailer foi - di mensionado com o painel fotovoltaico, inver sor e baterias para atender o ciclista por até três dias nublados. O idealizador já fez alguns testes com a bike na região de Guiricema, em Minas Gerais, e pretende pôr à prova o conceito realizando uma cicloviagem de Guiricema até Araponga, na Serra do Brigadeiro, onde quer criar um acampamento sustentável e apreciar a Serra da Mantiqueira utilizando energia limpa.


PAIXÃO, TALENTO E TÉCNICA

Da redação: Indicação Matéria Fotos: Jeff Porto

Conversamos com o Chef Pablo Ferreyra do restaurante Térèze, um adepto à comfort food, a chamada comida ‘do coração’, apaixonado pelo que faz e que acredita no poder do alimento preparado com carinho e respeito. Tartar de salmão fresco com molho chipotle, guacamole, vinagrete de tangerina, espuma de raiz forte e crocante de castanhas.


29 Cenário Com 39 anos e vigor de iniciante, o argentino Pablo Ferreyra é um entusiasta da prossão de cozinheiro. Com o brilho no olhar de quem foi envolvido pelo ofício logo no início da vida adulta, ele acredita que o respeito ao ingrediente é o que mais conta na hora de preparar uma refeição: “Não adianta ter os melhores fornecedores se não soubermos cortar bem um atum, por exemplo. É isso que transmito para a minha brigada. Respeito do início ao m, nossa missão é servir comida boa. Quero que o cliente entre triste e saia feliz. E se entrar feliz, que saia pulando de alegria”.

Pablo conta que a falta de informação sobre o Brasil foi sua maior diculdade, tanto em relação ao trabalho quanto na adaptação, desde a língua até as condições de vida. Começou no Gula Gula (cuidando do buffet de saladas), ajudou a criar a Prima Bruschetteria, passou anos no Chez L'Ami Martin e no Le Pre Catelan – onde aprendeu toda a sua base francesa com o chef Roland Villard, mestre de alguns dos melhores chefs da cidade - , e antes de assumir o Térèze fez história no Iate Clube do Rio. “Eu nunca quis seguir pelo caminho mais fácil. Apesar de usar técnicas francesas e ser classicado como cozinha contemporânea, considero que faço comida latino-americana. Que é o que É com essa convicção que há 20 anos sou, o que somos, e o que gosto de Pablo trabalha na cozinha, onde comer. Aqui consegui mostrar um pouco começou lavando louça em um navio do meu jeito de cozinhar”, enfatiza. O em Miami. Depois de percorrer chef também teve como escola a comfort diversos países e se apaixonar pelo food da chef Roberta Ciasca. Caribe, onde adquiriu experiência como cozinheiro, o argentino nascido em Buenos Aires descobriu o Brasil pelos caminhos do coração. “Minha mulher é carioca e a gente cava se dividindo. Até que aconteceu o ataque terrorista de 11 de setembro (de 2001) e eu estava nos Estados Unidos. Meus amigos, parentes, todo mundo me mandava sair de lá. Vendi tudo e vim para o Brasil”, explica. Já são quinze anos em terras brasileiras, mas a trajetória não foi fácil. “Cheguei ganhando 600 reais, que era a base de um cozinheiro que estava Divulgação começando. Era duro, porque lá fora eu ganhava mais. Mas quando eu saía DOCE CARNAVAL DE 8: Petit Gateau, Canele e via as praias, as pessoas, sabia que de dulce de leche, Macarons, Pannacotta com frutas vermelhas, Verrine de frutas frescas, tinha que car. Quando descobri Brûlée de tangerina, Alfajor de chocolate e Grumari, pensei porque demorei Brownie de chocolate. Foto: Jeff Porto tanto para vir para cá. Era o Caribe!”.


30 Cenário

As receitas que ele compartilha por aqui são uma boa mostra disso. O tartare de salmão com guacamole, vinagrete de tangerina, espuma de raiz forte e crocante de castanhas é uma receita originalmente do chef Phillipe Moulin, que esteve na casa antes de Pablo e cedeu a preparação para continuar sendo oferecida pelo restaurante. Com o tempo, algumas mudanças foram feitas e os comensais aprovaram. “Já virou um clássico e considero que hoje é uma receita de todos nós, pois cada um na cozinha foi sugerindo algum elemento até chegarmos no que é servido hoje”. Já o camarão real é uma novidade da última mudança de cardápio e um dos pratos queridinhos do chef atualmente. Apesar de car localizado em Santa Teresa, e de ter entre os preferidos do chef os pratos com pato e com leitão, o restaurante é conhecido por suas receitas com frutos do mar, como a terrine de polvo criada por Pablo – uma alternativa ao patê de foie gras. “É um assunto polêmico, mas acredito que dá para fazer boa gastronomia sem precisar de foie gras, mesmo de origem controlada. Por que não usar o que temos de mais fresco, com mais brasilidade, e técnicas clássicas?”, instiga o chef, que conta receber insumos de três a quatro vezes por semana. “Somos muito unidos, mas nosso espaço é pequeno, não congelamos os alimentos. O respeito ao que está sendo servido começa no fornecedor, mas precisa chegar até a mesa”.


A Cenรกrio


32 Cenรกrio

Jornalista em Automotive Business


FÉRIAS NO BRASIL

Diversão e lazer para todos os gostos

Com o dólar nas alturas, muita gente trocou os parques da Flórida por férias por aqui mesmo. E não é para ficar chateado, muito pelo contrário. Além de pagar em reais há opções interessantes e divertidas para toda a família em diversas partes do País. Praias paradisíaca, parques aquáticos alucinantes, ecoturismo e aventura em regiões encantadoras e muitas outras atrações vão tornar suas férias inesquecíveis. Quem sabe essa não é uma boa oportunidade para você também descobrir o Brasil Da redação: Jornalista:Geraldo Félix Júnior Fotos: Divulgação


FOTO: ROBERTO MAIA

34 Cenário

MATO GROSSO DO SUL

LAGOA MISTERIOSA onsiderado um dos principais destinos de ecoturismo do Bra sil, a Serra da Bodoquena, região onde está a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, reúne uma grande diversidade de atrações. Entre elas a fantástica Lagoa Misteriosa, uma caverna inundada localizada no município vizinho de Jardim. Suas águas transparentes e azuladas são ideais para a flutuação e mergulho – com cilindro e técnico. A visibilidade chega a até 50 metros. O nome vem por causa da não definição exata da sua pro fundidade. Sabe-se, porém, que ela tem cerca de 220 metros de coluna d’água, o que a torna uma das mais profundas do Brasil. O passeio para chegar até ela inclui uma caminhada através de uma trilha que leva ao mirante, se guido de uma escadaria com 179 degraus para atingir o magnifico

C

espelho d’água. A beleza impres siona. Além da Lagoa Misteriosa, o destino guarda outros atrativos não menos belos como a Gruta do Mi moso, Abismo Anhumas, Nascente do Taquaral e Buraco das Abelhas, entre outras. Mas engana-se quem pensa que a região atrai apenas os turistas loucos por adrenalina e atividades radicais. Há atividades para todos os gostos e para toda a família, inclusive para quem quer apenas contemplar os magníficos santuá rios naturais espalhados por lá. Caminhadas, cavalgadas, passeios de bicicleta e observação de pássaros também integram o vasto cardá pio de atividades. Bonito, Jardim e outros municípios vizinhos reúnem cerca de 40 opções turísticas. Faça suas escolhas que o prazer e a diversão serão inevitáveis.

Serviço Jardim apresenta grande potencial turístico, inclusive no segmento Histó rico-Cultural, além do pioneirismo no artesanato em osso, madeira e couro.

COMO CHEGAR As principais companhias aéreas na cionais têm voos diários para Campo Grande (MS). Saindo da capital do Mato Grosso do Sul são 270 km. A partir de Bonito são cerca de uma hora de carro. O acesso é feito pela BR-267, saindo no km 515, na mesma estrada que dá acesso ao Recanto Ecológico Rio da Prata.

PACOTES TURÍSTICOS impactotour.com.br cvc.com.br visualturismo.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS turismo.bonito.ms.gov.br lagoamisteriosa.com.br


FÉRIAS NO BRASIL

MARANHÃO

LENÇÓIS MARANHENSES

I

magine um destino único no mundo. Os Lenções Mara nhenses estão nessa categoria. As dunas de areias dou radas e as lagoas de águas límpidas formam um cenário inesquecível e belo. O Parque Nacional dos Lençóis Mara nhenses tem cerca de 155 mil hectares e as portas de entrada são as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro. As lagoas mais próximas são a Azul e a Bonita. Igualmente belas as lagoas Gaivota e Betânia são desertas e selvagens. Além das dunas e lagoas, a região oferece outros atrativos. Para conhecer e curtir o lugar uma dica interessante é realizar um passeio de barco pelo Rio Preguiças com paradas em praias, vilarejos e pequenas comunidades até a chegada na entrada do parque. Se preferir ir de carro, utilize veículos com tração 4x4. No caminho encante-se com as lagoas Verde e do Mário e com praias como as de Caburé e Atins. Localizada na margem esquerda da Barra ao lado de Mandacaru na foz do Rio Preguiças, Atins tem uma pequena vila de pescadores na confluência entre o rio e o mar. Uma caminhada de hora e meia leva a uma das extremidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Já Caburé é um calmo vilarejo que tem como atrativo principal a Praia das Dunas, um convite ao relax e muitas fotos. Ponto de parada dos passeios de quadriciclo e dos barcos do Rio Preguiças, possui bares e restaurantes que servem bebidas e petiscos.

-


36 Cenário FÉRIAS NO BRASIL CEARÁ

Serviço

C

onsiderada uma das mais bonitas praias do extenso litoral cearense, Jericoacoara tem dunas majestosas, lagoas com águas cristalinas e um mar calmo e convidativo. Jeri, como é carinhosamente chamada, é uma vila de pescadores que surpreende pela beleza de suas dunas e lagoas que compõe o cenário natural. Opções de passeios não faltam, seja uma despretensiosa caminhada a pé ou um emocionante passeio de bugue. No caminho, paisagens de tirar o fôlego. Quem gosta de praias imagina rá ter chegado ao paraíso. Há,

também, lagoas de água doce. O calor é amenizado pelos ventos constantes que sopram na região. Ventos que atraem os praticantes de esportes como o kitesurfe e o windsurfe. Eles se reúnem principalmente na Praia de Preá e na Lagoa de Jijoca – onde o vento é mais forte - em busca de aventura e adre nalina. A partir de Jeri os visitantes podem seguir em direção à Rota das Emoções, que leva a encantadoras praias do Piauí e do Maranhão, explorando o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.

O turismo é a principal atividade de Jericoacoara, um antigo vilarejo de pescadores. Na praia principal há bons bares e restaurantes que servem deli ciosos pratos de frutos do mar.

COMO CHEGAR As companhias aéreas TAM, GOL. Azul e Avianca oferecem voos diários para Fortaleza. A partir da capital do Cea rá são 300 km e é possível ir de carro, principalmente em um com tração 4x4. A estrada para Jeri não é bem sinaliza da e tem muitos buracos. Não esqueça de levar um mapa. A partir de Jijoca, o trajeto torna-se mais difícil para carros. Lá há uma jardineira para fazer o trans fer e que operam das 8h às 16h.

PACOTES TURÍSTICOS cvc.com.br decolar.com visualturismo.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS ceara.gov.br/turismo jericoacoara.com jijocadejericoacoara.ce.gov.br

FOTO: © OSTILL / ISTOCKPHOTO

JERICOACOARA


FOTO: POUSADA CANTINHO MÁGICO

37 Cenário

BAHIA

PENÍNSULA DE MARAÚ

L

ocalizada na Costa do Dendê, no litoral da Bahia, entre destinos famosos como Morro de São Paulo e Itacaré, possui 42 quilômetros de praias praticamente desertas e enfeitadas por coqueirais. Não bastasse a beleza natural encantadora do lugar, durante a maré baixa dezenas de piscinas naturais se formam entre os arrecifes na Praia de Tai pu de Fora e ficam repletas de peixinhos coloridos. Essa praia é considerada uma das mais belas do Brasil. Quem gosta de mergulhar vai adorar. No verão são realizados mergulhos noturnos e os períodos de lua cheia, quando a maré está seca, são ideais para a observação da fauna marinha. Vale à pena fazer um passeio

de barco para conhecer algumas ilhas da península. Entre elas a Sapinho e não deixe de provar o guaiamum, um caranguejo azul que é capturado e prepa rado na hora. O barco também levará você até a Cachoeira do Tremembé - única no País que deságua no mar. Irresistível! Maraú, a cidade que dá nome à península fica ao sul e longe das praias. Ela foi fundada por frades italianos em 1705 e entre os seus atrativos estão a velha igreja, casas coloniais e as ruínas de uma usina de querosene do século 19. A maior vila da península é Bar ra Grande, que ainda mantém a simplicidade caiçara. Lá estão também as principais pousadas, bares e restaurantes do local.

Serviço A região da Península do Maraú tem charmosas pousadas e bons restaurantes especia lizados em frutos do mar, peixes e o melhor da cozinha baiana. Em quase todas as praias há pousadas com veículos 4×4, lanchas e catamarãs que organizam passeios.

COMO CHEGAR As principais companhias aéreas nacionais oferecem voos diários para Salvador e Ilhéus. A partir da capital baiana é possível chegar até Barra Grande em voos regulares e -fre tados. De carro o acesso é feito através da BR-030a partir de Itacaré (65 km de Ilhéus). São cerca de três horas de viagem passando pela maioria das praias até chegar em Bar ra Grande. De preferência a um veículo com tração 4x4.

PACOTES TURÍSTICOS

-

adventureclub.com.br intravel.com.br tamviagens.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS setur.ba.gov.br


FOTO: TADEU BIANCONI

38 Cenário

ITAÚNAS ESPÍRITO SANTO

L

ocalizada no extremo norte do Espírito Santo, Itaúnas é uma agradável vila litorânea que fica quase na divisa com a Bahia, onde se pode tomar banho de rio, de mar, e dançar um forró pé-de-serra. As Dunas de Itaúnas, que ficam no caminho entre a vila e a praia, dão um charme todo especial para o lugar. Debaixo das areias se esconde uma cidade: a antiga vila de Itaúnas. O cenário é diferente de tudo que se costuma ver na cidade: estrada de chão, nada de meio

fios, os pedestres, que andam à pé e de roupa de banho, têm sempre a preferência. Nada de carros, nada de axé, nada de funk, nada de rock. Só forró. Não existe um lugar melhor para descansar. A pequena vila tem três praias maravilhosas. A mais frequentada fica logo atrás das dunas, a chamada Praia de Itaúnas. A menos de uma hora de carro da vila, ficam a Praia do Riacho Doce, onde o Rio Itaúnas desagua no mar, e a Praia da Costa Dourada.

Serviço Itaúnas, no Espírito Santo, é destino famoso por suas praias e pelo forró pé-de-serra. O destino é um pequeno vilarejo com clima de interior e paisa gens paradisíacas.

COMO CHEGAR O aeroporto mais próximo é o de Vitó ria, a 280 quilômetros.

PACOTES TURÍSTICOS cvc.com.br hotelurbano.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS setur.es.gov.br


54


40 Cenário

27ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) atrai diversos expositores do país para o Expominas Cerca de 180 mil pessoas passaram pelo local *Textos e fotos *Jornalista (JP) Felipe de Jesus *Cobertura Especial: Repórter esteve no local no dia 10 de dezembro

de suma importância ter esse tipo de evento reunindo tantas pessoas do país. Belo Horizonte com certeza foi uma grande escolha dos organizadores, porque o Expominas tem um espaço perfeito para isso”, elogiou. Além disso ela também falou sobre os tipos de especiarias colocados no espaço. “Muita coisa bacana, de doces, queijos, salaminhos até mesmo utensílios para a casa. Estão de parabéns por tantas opções ofertadas em apenas um espaço”, completou.

Roupas, sapatos, flores, cortinas, toalhas, redes, doces, cachaças, velas, enfeites e muito mais em apenas um só lugar. Para quem estava a procura de um bom presente de Natal, a ’27ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) – O Brasil Feito a Mão’ foi uma ótima pedida nesse fim de ano. A feira que reúne expositores de todo o país foi realizada no Expominas (BH/MG) de 6 a 11 de dezembro e contou com o apoio do Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Além deles, da JCHELBY; SouBH; Abexa; Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e demais apoiadores. Uma média de 180 mil pessoas passaram pelo local e foi registrado um movimento de R$90 milhões em negócios. O Expominas abrigou cerca de 7 mil expositores que foram divididos em 1,2 mil stands com mais de 25 mil itens, trazendo o melhor do artesanato de todas as regiões do país. Prova do sucesso da 27ª edição da feira foi comprovado no sorriso e na animação de vários visitantes. Para Roberto Maia, 46, administrador – empresário, a edição trouxe muitas novidades, principalmente a parte do artesanato mineiro. “Foi muito boa a exposição. “Foi muito boa a exposição. Além do ótimo atendimento feito pelos expositores, ou seja, a logística do evento funcionou muito bem nos dois andares. Um dos stands que me chamou muita atenção também foi o de comida portuguesa. Nunca tinha comido doces feitos com fios de macarrão, de massa. Achei muito gostoso e bem interessante. Deu vontade até de comprar para revender de tão bom que é. Além dele, gostei demais do espaço cedido para o artesanato mineiro. Minas é um celeiro do artesanato em minha opinião e dedicar um espaço foi muito bacana”, comentou o empresário.Já para Fernanda Silva, 24, estudante de engenharia, a Feira Nacional de Artesanato (FNA) foi de suma importância para esse momento de economia enfraquecida no Brasil. “Precisamos ter sempre feiras que foquem exatamente nesse tipo de evento. O Brasil atravessa um período de pouca produção na indústria, comércio vendendo pouco, por isso, acho que é

alavancar o seu negócio através de eventos.

Descubra como a Sama pode

Multiplique sua taxa de retenção de clientes Promova experiências memoráveis Amplie seu networking Feche novos negócios

31.3354.1666 MG-030, 8625 Torre 2, Nível 4 Shopping Serena Mall Vale do Sereno Nova Lima/MG CEP: 34000-000 samaproducoes.com.br eventos@samaproducoes.com.br

Bebidas diferenciadas )) Para os amantes e apreciadores de bebidas quentes e geladas, a feira trouxe diversas novidades ainda desconhecidas pelo público, como o chá gelado ou quente (de vários sabores). A bebida que estava sendo servida para os visitantes foi aprovado pelos que passaram pelo lugar. “Que delicia esse chá. Acertaram na escolha dos sabores e também na forma de servir. Chá quente é muito gostoso, gelado ainda mais. Com tantos sabores a disposição ficou até difícil escolher um para provar. As misturas me agradaram demais”, disse Antônio Geraldo, 56, comerciante. Já para os amantes de toalhas, pano de prato (cama, mesa e banho), a exposição trouxe também muitas opções valorizando estampas e também belas costuras. A microempresária Ana Paula, 38, aprovou as toalhas e achou lindas as costuras. “Fiquei impressionada de ver tanta qualidade na feira. É tudo muito lindo e as promoções me agradaram demais. ´Pena que eu só consegui visitar a feira hoje. Espero que no ano que vem ela volte em BH e que eles tragam muitas novidades”, disse. Atendimento de imprensa )) Todo o atendimento de imprensa foi realizado pela 'Assessoria de Comunicação do Centro Cape – Feira Nacional de Artesanato'. Todas a informações foram disponibilizadas pelo 'Press Book' fornecido pela equipe de comunicação que ficou de prontidão para atender os profissionais de imprensa.


41 Cenário

Rolling Stones volta em grande estilo com 'Blue & Lonesome' Eric Clapton também participa do álbum; Disco já está disponível em CD, vinil e nas plataformas digitais

*Jornalista: Felipe José de Jesus *Repórter “ganhou” e escutou o novo disco do grupo

Meu primeiro contato com o “blues” foi aos 13 anos de idade através da coletânea “Reis do Blues” com dois grandes nomes do gênero: Eric Clapton e B.B.King. Na época não gostei muito do CD porque não tinha hits conhecidos dos dois artistas. No entanto, comecei a entender porque o 'blues' influenciava tantos nomes da música, como por exemplo os Rolling Stones de Mick Jagger; Keith Richards; Ron Wood e Charlie Watts. E 'Blue & Lonesome', novo álbum do grupo mostra de onde surgiu a inspiração para os grandes sucessos e clássicos da banda como Gimme Shelter (1965) e I Got The Blues (1971). O disco traz reeleituras de nomes importantes da música como Jimmy Reed, Willie Dixon, Eddie Taylor e Howlin' Wolf e canções conhecidas: Just Your Fool; Commit A Crime; Blue And Lonesome; All Of Your Love e I Gotta Go. Além disso, traz participações que valem a compra do disco.

Divulgação

Participação especial )) Eric Clapton participa de duas faixas e deixa sua marca 'bluesistica' no CD. Para os fãs que não foram aos shows realizados esse ano no Brasil, 'Blue & Lonesome' pode ser a chance caso o disco renda uma turnê. Enquanto isso não acontece, adquira em CD / vinil ou pelas plataformas digitais o novo disco e se deixe levar pelo 'blues' dos Stones. Vale a pena escutar e também adquirir esse novo trabalho dos Stones. Também no Instagram: @felipe_jesusjornalista #Criticamusical #Rollingstones #Blueselenesome #Jornalistafelipedejesus #Musica #Lancamentocd #Cultura

Reprodução


42 Cenário Carnaval Kids 2017 reunirá toda a família no Mineirão Os palhaços Patati e Patata, a banda Pato Fu e o grupo Charanga das Padês estão confirmados para animar a criançada através de música Da Redação Indicação de Matéria: Jornalista: Felipe de Jesus

Carnaval é sinônimo de festa, e se engana quem pensa que é só para os adultos. Em 2017 a folia em BH contará com uma ótima novidade para toda a família. É que agora as crianças também poderão curtir a mais tradicional festa brasileira, no Carnaval Kids Mineirão 2017. O evento contará com shows dos palhaços Patati e Patata (o original), da banda Patu Fu, apresentando seu repertório com músicas de brinquedo, e do grupo Charanga das Padês, que leva muita diversão e descontração através de música.

Além disso, um espaço de diversão foi pensado especialmente para agradar e alegrar o público mirim, com direito a piscina de bolinha, pulapula, mágico, palhaços, malabares, brincadeiras de rua, brinquedoteca e muito mais. Para garantir a segurança e comodidade ao público, haverá estacionamento e uma estrutura com área de descanso coberta, praça de alimentação, food trucks e fraldário. Guardas particulares e brigadistas estarão de plantão para garantir a segurança dos presentes. Serviço Carnaval Kids Mineirão 2017 Data: 27 de fevereiro de 2017 Horário: A partir das 9h Local: Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 - São José, Belo Horizonte – MG) Ingressos: R$20,00 Criança | R$30,00 Adulto Combo com 3 ingressos – R$60,00 reais (os 3 ingressos deste combo podem ser usados por adulto ou criança) Pontos de vendas: Central dos Eventos Classificação etária: Livre

O primeiro grande evento de carnaval voltado para a criançada acontecerá na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a partir das 9h, no Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 - São José, Belo Horizonte – MG), e o que não vai faltar são opções de diversão para a garotada. O evento contará com a presença de diferentes personagens infantis e os mascotes dos times mineiros(o Rapozão, Galão e Coelhão) que farão a alegria dos baixinhos animando e tirando foto com todos.


43 Cenário George Michael: Vai o artista, fica a obra e sua marcante contribuição para a música mundial *Jornalista: Felipe de Jesus (Homenagem)

Logo após o anúncio do fim dos Beatles em 1970, John Lennon foi questionado em uma entrevista sobre o porque do fim do grupo e disse: "Acabamos, mas os discos estão ai para serem ouvidos, para que as pessoas se lembrem de nós". Sei que não se trata do maior cantor do mundo, mas falo de George Michael, um artista completo (que fez parte do grupo Wham! nos anos de 1980) e que serviu com certeza de inspiração para diversas 'Boy Bands' dos anos de 1990 como 'N Synk e Backstreet Boys’. George Michael teve um papel importante na minha e na juventude do meu irmão nos anos de 1990. Sempre esteve ligado a esfera Pop, mas agradou também os apaixonados por outros estilos musicais como alguns amigos que eram mais ligados ao Rock. Os álbuns "Faith" (1987) e "Listen Whitout Prejudice (1990)" foram a maior prova de que é possível fazer discos com raízes "dance", mas com a cara de "Pop e Rock". O álbum Listen Whithout Prejudice se tornou um clássico com direito a um documentário especial intitulado por: "Classics Álbuns". As canções: Praying For Time; Freedom 90; Something Save (toda no violão elétrico) e Heal The Pain foram as responsáveis pelo grande sucesso. Além desses discos, George Michael lançou para o mundo o álbum Older (1997) e a canção Fast Love embalou as casas noturnas; Ladies e Gentleman (1998); Songs From The Last Century (1999); Patience (2004) e o memorável Symphonica (2014). George Michael deixa a marca da simpatia; da atenção com fãs e da quebra de tabus, já que no ano de 1999 ele mostrou para o mundo o clipe de Outside (onde vários tipos de relacionamentos) foram abordados e sua opção sexual ainda mais reforçada na mídia. Para mim um artista completo já que dança muito bem; tem uma bela voz e músicas dançantes e lentas para todos os tipos de públicos. Tempo )) A certeza que vejo na perda do cantor "George Michael" é a de que o tempo passa muito rápido, por isso, precisamos cada vez mais contribuir para uma sociedade melhor: seja na cultura; seja no social, nos relacionamentos afetivos para que nossas ações sejam lembradas sempre com muito carinho. Vai o artista, mas fica sua obra e sua eterna contribuição para a música mundial. Grande George. Ficará na memória :)

1963

2016

George Michael, nome artístico de Georgios Kyriacos Panayiotou foi um cantor britânico que vendeu mais de 80 milhões de discos no mundo todo.


Revista Cenário Minas Janeiro 2017  

Revista Cenário Minas - Janeiro de 2017 - a publicação se notabiliza pela absoluta isenção editorial e é uma revista regional de variedades...

Revista Cenário Minas Janeiro 2017  

Revista Cenário Minas - Janeiro de 2017 - a publicação se notabiliza pela absoluta isenção editorial e é uma revista regional de variedades...

Advertisement