Page 1

1 Caminhoneiro


EDITORIAL DIRETOR: Saulo P. Muniz Furtado saulo@revistacaminhoneiro.com.br

REDAÇÃO: Graziela Potenza (editora) editoria@revistacaminhoneiro.com.br Francisco Reis (redator) redator@revistacaminhoneiro.com.br EDITOR DE ARTE Julio Kniss PROMOÇÕES O. Quatrini (gerente), Rafael Gouveia, Cristiane Mattos, Maurício Fernandes e Maurício Marques promocoes@revistacaminhoneiro.com.br PUBLICIDADE Executivos de contas: Decival Pinheiro, Gabriela Ely Bedrossian e Rodrigo Cachioni comercial@revistacaminhoneiro.com.br DEPARTAMENTO DE DISTRIBUIÇÃO (E ASSINATURAS) Cláudio Alves de Oliveira (gerente), Rosana Simões Domingues e Janaina Samara da Conceição assinaturas@revistacaminhoneiro.com.br DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO Jorge Moura, Marcos Antonio Battagiotto e Carlos Alberto Pereira Yeda Machado de Melo Wittmann (secretária da diretoria) DEPARTAMENTO DE RH Juliana Furtado IMPRESSÃO E ACABAMENTO Gráfica e Editora Parma JORNALISTA RESPONSÁVEL Graziela Potenza (Reg. MTb: nº 16.992) REDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Rua Fiandeiras, 687/693 – Vila Olímpia São Paulo-SP, CEP 04545-004 Tel.: (11) 3049-1799 CAMINHONEIRO, revista mensal dirigida a caminhoneiros, foi matriculada em 20/02/85 no 5º Registro de Títulos e Documentos de São Paulo. Ela é distribuída gratuitamente em uma rede de postos credenciados pela Tudo em Transporte Editora Ltda., CNPJ 07.052.911/0001-01 e Inscr. Estadual 149.430.506.110. As opiniões dos artigos assinados e dos entrevistados são de seus autores e não necessariamente as mesmas de CAMINHONEIRO. A elaboração de matérias redacionais não tem nenhuma vinculação com a venda de espaços publicitários. Não aceitamos matérias redacionais pagas. Informes publicitários são de responsabilidade das empresas que os veiculam, não tendo escolha de fotos, ilustrações ou definição de estilo e de texto submetidos à Redação da revista. Os anúncios são de responsabilidade das empresas anunciantes. Não temos corretores de assinaturas ou representantes em outros estados ou países. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações, mapas sem a autorização por escrito da Redação (Lei de Direitos Autorais, nº 9610/98).

Publicação Mensal - nº 250 Agosto/2008 - R$ 6,50 Tudo em Transporte Editora Ltda. internet: www.revistacaminhoneiro.com.br

Uma marca para comemorar

N

ão é qualquer revista especializada que atinge a edição de nº. 250. Só uma publicação que sempre primou pelo jornalismo ético com informações precisas e isentas consegue comemorar essa marca. Desde a sua primeira edição, em 1985, a revista Caminhoneiro vem acompanhando as transformações dos caminhões, a evolução da informática, da tecnologia embarcada e, infelizmente, o abandono das estradas e da categoria cada vez mais sofrida, com menos direitos e mais dificuldades como pedágios, assaltos, entre outros. Confira neste número a retrospectiva de alguns fatos que marcaram a história da revista. Dando continuidade à valorização da informação com qualidade, trazemos matérias sobre as tecnologias empregadas em pneus novos e reformados. Os principais fabricantes e reformadores de pneus investem em novas tecnologias e métodos de construção e de reforma, respectivamente. Tudo isso resulta em um maior benefício e segurança para as frotas e para o transportador autônomo, como vida estendida do pneu que proporciona melhor custo por quilômetro, redução dos custos operacionais e melhor rentabilidade do negócio. Saindo da área de tecnologia e entrando na área de política, é bom lembrar que as eleições municipais estão aí. Por isso, vote consciente e escolha bem seus candidatos. Publicamos algumas propostas dos políticos de São Paulo para o segmento de transportes. Mesmo que você resida em outra cidade tenha como base essas propostas e procure saber quais são as intenções dos seus candidatos. Fique por dentro também sobre a inspeção veicular. Saiba todos os detalhes e se programe para não ser pego de surpresa. Ainda nesta edição, veja como foram as competições de caminhões Fórmula Sul, em Cascavel (PR), Campeonato Gaúcho de Arrancada em Santa Cruz do Sul (RS) e a Copa Centro-Sul de Arrancada na Terra em Araucária (PR). Não perca ainda, os rodotrens australianos, a 5ª etapa da Gincana do Caminhoneiro que aconteceu em Campina Grande do Sul (PR) e aprenda na seção Bem informado como calcular o valor justo do seu frete.

Boa leitura, Graziela Potenza

Tiragem desta edição (100 mil exemplares) auditada por PricewaterhouseCoopers, cuja carta-relatório está à disposição dos interessados.

Foto da capa: Roberto Silva A revista Caminhoneiro é uma publicação filiada à

Agradecimentos a Cofipe Concessionária Iveco que cedeu o caminhão

4 Caminhoneiro


l Índice 08 l Urgente g Saiba o que acontece no setor.

10 l CCorreio Espaço dos nossos leitores. Esp

12 l Autopeças 50 anos da ZF no Brasil.

15 l Bem inf informado nformaddo Calcule o preço do seu frete. e.

20 l Pneus neus novos noovos usada na construção do pneu. As tecnologias usadas

28 l Pneu Pneus reformados As novidades para recuperar um pneu.

32 l RRetrospectiva Revista Caminhoneiro atinge 250 edições.

36 l Inspeção veicular Saiba como será feita e quando começa.

442 l Política As propostas dos candidatos de São Paulo.

446 l Campeonato Adr Adrenalina em Santa Cruz do Sul.

448 l Fórmula Sul Mai uma categoria de corrida com caminhões. Mais

50 l Copa Centro Sul 5ª Etapa da Copa Centro Sul de Velocidade na Terra.

552 l Futebol Destaque: Ivan Manoel de Oliveira, o Badeco. Des

554 l Internacional Os roadtrains australianos. roa

58 l Competição Gincana do d Caminhoneiro, em Campina Grande do Sul (PR).

62 l Po Poupa Diesel Saiba como e economizar o diesel do seu caminhão.

74 l Merca Mercado Saiba os preços dos caminhões novos e usados. c

81 l Agenda Veja as datas de cursos e even eventos do setor.

82 l Passatempo Divirta-se com os jogos e brincadeiras.

6 Caminhoneiro

ed250.pdf  

Caminhoneiro 1 DIRETOR: Saulo P. Muniz Furtado saulo@revistacaminhoneiro.com.br PROMOÇÕES O. Quatrini (gerente), Rafael Gouveia, Cristiane M...

Advertisement