Revista Business Portugal - Julho 2022

Page 14

LÍDERES E EMPRESÁRIAS DE SUCESSO | HAPPINESS BUSINESS SCHOOL

A SUA ACADEMIA PARA A FELICIDADE CORPORATIVA Um trabalho feliz leva a uma vida feliz, quem o diz é Madalena Carey, Founder & Director da Happiness Business School, destacando que este é um projeto que deu vida ao sonho e missão de levar mais felicidade para o trabalho e mais felicidade para o dia a dia das pessoas.

Madalena Carey, Founder & Director

Esteve mais de quatro anos ligada à área do coaching. A experiência adquirida durante este período foi o “mote” para a criação da Happiness Business School? Conte-nos como tudo começou. Absolutamente. Quando comecei a facilitar processos de coaching, ajudando os meus clientes a otimizar as suas vidas, percebi que as causas que maioritariamente alavancavam o mal-estar dos mesmos, eram laborais. Na altura tinha acabado de chegar da Austrália, onde vivi muitos anos, e tive também um choque com o contraste da cultura de trabalho cá e decidi que tinha que tinha de promover em Portugal o que tinha vivido lá fora. Os problemas do trabalho não ficam no trabalho, eles impactam a nossa vida pessoal. E sendo que passamos a maior parte do nosso tempo acordados a trabalhar, percebi que a minha missão era trazer mais felicidade para o trabalho, para trazer mais felicidade para o dia a dia das pessoas. Acredita que a felicidade no local de trabalho é um tema ao qual ainda não é dada a devida importância? Explique o trabalho que é desenvolvido pela HBS e quais os cursos que são disponibilizados. A importância dada ao tema aumenta de dia para dia e a cada dia convertemos mais céticos. Fazemo-lo através da desmistificação da temática e da qualidade do nosso trabalho. As empresas que não davam importância ao tema são as que hoje mais pedem ajuda porque os desafios e estatísticas internos falam por si. Os colaboradores estão mais exigentes do que nunca. Nós certificamos Happiness Managers e Chief Happiness Officers, que são posições que começam a ser cruciais na gestão da felicidade corporativa. Temos um MBA Felicidade Organizacional com o ISEC Lisboa. www.happinessbusinessschool.com

14 // REVISTA BUSINESS PORTUGAL

Damos formação, workshops e palestras em Liderança Humanizada, Mindset for Happiness, e outros à medida na área comportamental. Fazemos também consultoria, onde ajudamos empresas a criar um Plano de Felicidade e Bem-estar organizacional. A HBS está, atualmente, presente em Portugal, em Angola e no Brasil. Quais os passos que se seguem? Temos, neste momento, um portfólio de clientes em 15 países, não tendo sede nos mesmos, o que é em si um desafio de logística. À medida que a consciencialização da marca cresceu, os pedidos de parceria e representação da mesma têm vindo a ser muitos. Nesse sentido, a primeira novidade que posso adiantar é que estamos a desenvolver um modelo de negócio de franchising e vamos ter o primeiro franchisee no Canadá a partir de Setembro. Outra novidade, é o lançamento da HBS On Demand: pacotes de formação digital para as academias de formação interna das empresas, com o grande objetivo de democratizar o acesso ao Desenvolvimento Profissional. Por último, a partir de Outubro vamos estar em várias escolas internacionais com uma atividade extra curricular ‘The Class of Happiness’, para que as crianças – que são os adultos do futuro – possam ter acesso à Educação Positiva que muitos de nós não tivemos e assim conseguirem lidar com a pressão deste mundo cheio de incerteza. O trabalho da Madalena enquanto Diretora da Happiness Business School tem sido notável. Que caraterísticas acha necessárias para liderar uma equipa? Que palavras gostaria de deixar às mulheres que ambicionam fazer um percurso semelhante? Liderar pelo exemplo, inspirar o propósito do que fazemos e tentar honrar e reforçar os talentos de cada pessoa da minha equipa, ao invés de corrigir as suas fraquezas é o que tento fazer. A quem queira fazer um percurso semelhante: Não levem a vida tão a sério, e usufruam do processo.