Revista Business Portugal | Julho '15

Page 86

REVISTA BUSINESS PORTUGAL UM OLHAR SOBRE SANTO TIRSO

“Determinação, empenho e sentido de dever” junta de freguesia de são tomé de negrelos Filho da terra, Roberto Figueiredo viveu em S. Tomé de Negrelos toda a sua vida e foi crescendo com o sonho e ambição de um dia vir a ser presidente da Junta de Freguesia e de poder fazer o melhor pelos seus habitantes. Desta forma, lutou afincadamente pelo seu sonho… E conseguiu concretizá-lo! Tornou-se o presidente mais novo que alguma vez S. Tomé de Negrelos teve. Questionado sobre o seu compromisso para com a freguesia, Roberto Figueiredo não hesita na sua resposta: “determinação, empenho e sentido de dever”. produzindo agora apenas para consumo próprio”, explica-nos o edil.

de eleição no concelho de Santo Tirso.

De visita obrigatória Próximo da população

roberto figueiredo Presidente

V

isitar S. Tomé de Negrelos é viajar no tempo. Esta freguesia do concelho de Santo Tirso, elevada a vila a 27 de maio de 1993, chegou a ser sede de concelho e nos dias de hoje continua a destacar-se no panorama nacional pelo seu património arquitetónico e cultural. Com uma população de cerca de 5 mil habitantes, S. Tomé de Negrelos é, atualmente, e desde há mais de uma década, a terceira freguesia mais importante do concelho de Santo Tirso. A principal atividade da freguesia já foi a agricultura. Hoje, esta é apenas um complemento às atividades profissionais dos seus habitantes. “Com o desenvolvimento, implementação e proliferação da indústria têxtil no concelho, as pessoas vocacionaram-se cada vez mais para esta área e abdicaram da agricultura,

86

Sob uma política de proximidade, o nosso interlocutor assume-se como um presidente próximo da sua população e bastante consciente da sua realidade e, consequentemente, das suas necessidades e dificuldades. “Para além de presidente, sinto-me como um amigo e conselheiro dos meus fregueses. Querme parecer que fazia falta às pessoas serem ouvidas, fazia-lhes falta um pouco de estímulo, mas também de carinho e, nesse sentido, sinto que eu e o meu Executivo temos desempenhado bem a tarefa”. Roberto Figueiredo reconhece que existem alguns problemas estruturais em S. Tomé de Negrelos, problemas esses que não dependem apenas da boa vontade e empenho da Junta de Freguesia para serem colmatados. “Temos um grave problema de acessibilidades rodoviárias. Aqui estão as instalações de uma das mais modernas escolas do país, a Escola Básica de Negrelos, e os acessos não são condignos”. Em conjunto com o seu Executivo, o autarca está a fazer todos os esforços para que este e outros problemas possam ser solucionados, com a maior celeridade possível. E, a pensar em miúdos e graúdos, desde que chegou à Junta de Freguesia, Roberto Figueiredo já dinamizou várias atividades que decorrem diariamente nas instalações da Junta de Freguesia. São elas a informática, a dança, o zumba e pilates… (entre outras). As mesmas fazem desta, uma freguesia ativa e um local

Com um vasto património cultural, S. Tomé de Negrelos é o local ideal para quem gosta de serenidade ou aventura. Para quem aprecia uma visita a locais de interesse histórico e até arquitetónico, a Capela do Santíssimo, unida à Igreja Paroquial, com loggia exterior, é local de passagem obrigatória. Para além desta, o Castro de Santa Margarida, classificado como Imóvel de Interesse Público, assim como o Solar da Quinta de Vilela, onde pode até pernoitar, são locais dotados de beleza e aos quais é indispensável uma visita atenta. Para os mais audazes, os percursos pedestres são, indubitavelmente, um atrativo. Destaca-se o percurso ‘Moinhos do Fojo’, no qual poderá encontrar alguns moinhos de água ainda em funcionamento e um antigo engenho de azeite. No que concerne às romarias, S. Tomé de Negrelos acolhe a maior festa de Carnaval do concelho de Santo Tirso. “O Cortejo de Carnaval da freguesia decorre há já 32 anos. É uma festa bastante grande e que atrai muitos populares não só de Santo Tirso, mas de vários pontos do país”, refere o presidente. As festas religiosas completam este leque de ofertas da freguesia, nomeadamente a Festa do Santíssimo Sacramento e a Festa do Espírito Santo. Impossível de não evidenciar, é a Festa das Vindimas, de caráter associativo, organizadas pela Casa do Povo do Rio Vizela.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.