Page 1

Revista Brigadeiro É GOSTOSA E EDUCATIVA

Nesta edição: Volume 2 Edição I

Acompanhe o gosto pela leitura de alguns profissionais da escola p.11 e 12

Novembro 2013

O povo grita: Revolução! Confira o artigo de opinião sobre as manifestações de 2013

Ponte Hercílio Luz 87 anos

E

p. 10

mais!

Saiba tudo sobre a sala Multimeios da escola! p. 8

Resenha critica sobre o filme Colegas na p. 13

Leia as entrevistas especiais com as professoras auxiliares Zênia e Greyce p. 3 e 9


Índice Carta do editor................................................................................... 3 Carta do leitor—Edição primeira!................................................... 4 Entrevista professora Rosana........................................................... 5 Artigo de opinião .............................................................................. 6 Biografia da diretoria........................................................................ .7 ..................................................8 Entrevista com Zênia........................................................................9 Reportagem– Nossa primeira ligação............................................10 Dicas de livros...................................................................................11 Resenha crítica — Bons colegas......................................................13 Boa leitura!

Alunos da Turma 74

Redatora: Aline Zilli Diretora de Arte: Greyce Bressan Repórteres: Alunos da turma 74 (2013) Colaboradores: Direção, Equipe Pedagógica e professores da Unidade Escolar.

Durante o trabalho na SI, da esquerda Renato e Eduardo Nery, acima Gabriela e Karyn. Não conseguimos registrar muitas fotos, mas essas já marcam o trabalho da turma. Parabéns a todos!


Carta do editor

3

F

azer um segundo volume da revista virtual Brigadeiro foi um trabalho empolgante, mas cansativo. A participação e a colaboração de todos da sala deixaram a desejar, talvez por ser uma turma mais nova (do sétimo ano), ou talvez pelo fato de que cada um ficou encarregado por alguma tarefa de formatação na revista, o que exige um bom tempo. Apesar disso, nossa revista traz entrevistas com profissionais comprometidos com a escola, novas tecnologias e dicas incríveis para os leitores! Conheça um pouco mais sobre nosso cartão postal e aproveite a leitura desta revista com sabor de brigadeiro! Abraços, Aline Zilli

Na Sala Informatizada Greyce Bressan é uma Professora Auxiliar de Tecnologia Educacional que fica a maioria do tempo na Sala Informatizada. Ela tem a função de promover o uso Pedagógico de diversas mídias eletrônicas da Escola. Greyce também substitui professores em hora/ atividade e aqueles que estão ausentes.

A SI passa por alguns problemas técnicos, como a falta de computadores, internet lenta, o sistema operacional (LINUX) é diferente do que a maioria dos alunos têm em casa, falta de espaço e de professores auxiliares. Só que não tem como ter computadores novos e nem mais espaço sem a verbas doadas pelo Ministério da Educação (MEC). Seria ótimo se todas as turmas tivessem três professores na SI, porém, só a turma 74 tem três professores, contando com a Professora de Educação Especial, Patrícia, que contribui no atendimento especializado do nosso colega de turma Inácio Luis.

Heithor B. e Lucca F.


Carta do leitor

E como foi a 1ª revista? Um projeto desafiador, haja vista as ferramentas, os recursos tecnológicos desatualizados que a escola oferece. A motivação maior foi o empenho dos alunos e da professora Aline. -Greyce Bressan

4 Foi uma revista que trouxe informações de fatos que aconteceram na escola e que foi uma experiência interessante de se fazer com os alunos da 8 série. A foto do mês foi a parte que mais gostei, porque tinha o Kainan e o nosso dia especial no Beto Carrero. -Aline Zilli

Top 5 aplicativos gratuitos para android Uma lista com os melhores aplicativos para android de acordo com a playstore e nossa aprovação:

1-Pou

Você sabe o que é preciso para cuidar de seu próprio animal de estimação alienígena?! Alimentá-lo, limpá-lo, brincar com ele e vê-lo crescer ao mesmo tempo em que você conquista novos níveis e desbloqueia papéis de parede e roupas à sua escolha. Como você vai personalizar seu Pou?

2-Baixar MP3 Grátis Pesquisar e baixar músicas gratuitamente! - Baixar músicas em MP3 para o seu celular Android - Ouvir a música MP3 - Serviço para download em segundo plano - Gerenciar suas canções de música MP3.

3-My School Schedule

Mantem sua vida de estudante organizada! Esse aplicativo não irá somente te manter informado sobre suas próximas aulas, mas também te lembra de provas e deveres de casa não terminados. A principal característica desse aplicativo é sua tabela que mostra seus horários para qualquer dia ou semana em particular.

4-Subway Surfers Esquive-se de trens enquanto foge do inspetor e seu cão. Desbloqueie novos personagens e complete missões para desbloquear novos itens. Será que você consegue fugir do inspetor?

5-Color Note ColorNote é um simples aplicativo de notas. Tenha uma experiência rápida e simples ao editar notas, lembretes, emails, mensagens, listas e mais. Escrever notas com ColorNote é mais fácil que com outros aplicativos.

Por Julia e Bianca


Entrevista - Professora Rosana

5

Projeto com a Professora Rosana Karyn Horn Ferrarezi e Gabriela da Silva Macedo Rosana Arruda é Professora da Escola E .B .M Brigadeiro Eduardo Gomes ela dá aula para um projeto que a escola tem, que é a oitava série integral. O projeto é bem interessante tem aula nos dois períodos Matutino e Vespertino. Por Karyn Horn e Gabriela Silva O que é Projeto ? Rosana Oitava série integral,na qual participam 29 alunos selecionados do ano anterior.

Você gosta de dar aula para essa galera toda? Rosana Gosto, é uma experiência muito boa.

Como é o trabalho de vocês na horta? Rosana Oficina toda Quinta-feira, vem os oficineiros do MST, pessoal sinergia e trabalham com a com postagem.

Você da regras para uma boa convivência ? Rosana Sim, regras e limites.

Como é seu trabalho no Projeto? Rosana Coordenação com os professores de áreas e oficinas . Como trabalhar com essa equipe ? Rosana Muito bom, trabalho diferente e gostoso.

Tem planos para o futuro ? Rosana Aposentar, dar continuidade a associação. Que dica você dá para professores que estão começando agora ? Rosana Existir uma harmonia entre aluno e professor, ter um momento bom, e trabalhos diferentes.

Que tipo de trabalho vocês fazem ? Rosana Baseado em pesquisa.

“ Deve existir uma harmonia entre aluno e professor”


Artigo de Opinião

O

6

O povo grita: revolução!

s protestos em Florianópolis, SC, iniciaram na quinta-feira, 25 de junho de 2013. No começo era por causa do aumento de 0,20 centavos no valor da tarifa do ônibus. Cerca de 30 mil pessoas compareceram em lugares importantes como nas pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campo — importante ligação da Ilha ao continente — que ficaram fechadas por aproximadamente cinco horas, devido a presença dos manifestantes nas vias.

Florianópolis terminou às 10h do dia 23 de junho de 2013, após uma hora e meia de duração, sem nenhum registro de protestos, o povo se organizou na mesma data para criticar o governo, patrões e pedir mais verba para saúde e educação, mas não apareceu. Muitas pessoas mostraram a cara nas ruas devido ao aumento das passagens, mas depois por vários outros motivos, inclusive pedindo o fim da corrupção.

No meio da multidão foram citados os protestos de 2004 a 2005 conhecido como “ a revolução das catracas ”. Foi uma revolução que durou aproximadamente 3 anos, foi parecida com essa, porém mais violenta, e era a favor do passe livre para os estudantes da cidade. O desfile de sete de setembro em

Opiniões: Andressa:

Elma:

Paola:

Eu achei uma ótima ideia dos protestos, porque é uma forma de demonstrar a força de vontade do povo, apesar de ter ocorrido alguns problemas (tumultos, vandalismos.) em outros estados.

Eu achei que eles tinham razão

Eu acho que os protestos ti-

para realizar os protestos, é u-

veram muitos problemas, já

ma injustiça o que o governo

citados pela Andressa, acredi-

está fazendo com o Brasil.

to que talvez houvesse outra maneira de se manifestar, mas sair às ruas sem violência é com certeza a melhor escolha.

do a Macha Andress iela br Elma Ga quita es Paola M


Biografia

7

A Vida na Diretoria Vitória Mariele - Bruna Esmin - Rebeka Augusto

A diretora Carla quando era criança queria ser médica ou veterinária, porém agora ela é professora. E está como diretora da escola Brigadeiro.

E

la é diretora há 9 anos, e foi professora durante 9 anos, portanto, está aqui na escola Brigadeiro Eduardo Gomes há 18 anos. A diretora Carla tem 43 anos de idade e já está casada há 23 anos com o seu marido George, eles têm um filho, chamado Guilherme. Ela fala que uma das coisas mais difíceis que ac o nt ec eu na escola foi pegar droga na bolsa de um aluno(a). Outra situação que não foi agradável, era de um diretor que passou dos limites dentro da escola, e claro, que tiveram muitas coisas que aconteceram.

Na escola a diretora tem várias funções, principalmente ajudar os alunos, resolver os problemas para melhorar a escola e muitos outros. Para ser um bom diretor, a Carla diz que precisa respeitar as regras e tentar ser justo com todos os alunos, porque direito de um na escola, é direito de todos. A diretora Carla diz que para ela se candidatar novamente à eleição, depende de muitas coisas, inclusive do decreto da prefeitura. O dia da eleição será 30 de novembro de 2013, porém somente a partir de janeiro de 2014 que o novo (a) diretor (a) assumirá a escola.

-Diretora atual da Instituição.

“Direito de um na escola, é direito de todos. “ -Carla Patrícia-

Quando ela deixar de ser diretora, quer voltar a ser professora do primário, ela tem sonhos para o futuro e diz que quer fazer muitas viagens e cuidar das futuras netas.


Entrevista

8

Uma sala especial Entrevista realizada por João Vitor, Kinderman e Inácio com a Yara, professora da Sala Multimeios da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, Florianópolis-SC

A

escola Brigadeiro Eduardo Gomes possui uma sala multimeios que é polo no sul da ilha. A equipe da sala atende a outras cinco escolas e NEI`s, além de assistir a inúmeras crianças que precisam de atendimento e que visitam a sala em período oposto ao seu turno de aula. Qual é a quantidade de alunos que a Equipe Multimeios acompanha?

São aproximadamente 25 alunos. Quando começou a sala Multimeios na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes?

A sala teve inicio há mais ou menos cinco anos, em 2008. Nessa época eu não trabalhava na escola.

Quais os principais equipamentos que a sala de Multimeios possui?

Nós temos vários materiais de última tecnologia como máquina de braile, computadores, luvas, jogos e outros mais.

elas possam cursar o ensino regular de modo a aproveitar ao máximo o seu potencial.

Quantos profissionais estão atuando em toda sala multimeios?

São 11 profissionais: 7 professores auxiliares de ensino; 2 professores de libras e 2 professores de sala Multimeios.

Para quem é a inclusão?

A inclusão é para todas as crianças, e não apenas com deficiência. Todas as crianças, tenham ou não alguma dificuldade, podem, de uma forma ou de outra, serem excluídas do processo educativo e nosso objetivo é o de impedir isso. Qual a função e importância da sala Multimeios?

O nosso objetivo é o de trabalhar a acessibilidade das crianças a fim de que

http://inclusaodosalunosespeciais. blogspot.com.br/


Entrevista

9

Entrevistando a querida Zênia Entrevistamos a Zênia Aparecida Inácio, que trabalha há 27 anos na escola e tem 47 anos, professora auxiliar de ensino, na ausência de professores em saídas de estudos ela os substitui.

Eduardo Néry e Renato Barbosa

A professora Zênia Aparecida Inácio coordenando jogos escolares que aconteceram no final do mês de agosto, na escola.

Quando você começou a trabalhar na escola? Zênia: 1986, há 27 anos. Você gosta de trabalhar na escola? Zênia: Sim. Qual sua opinião sobre a escola? Zênia : a Escola Brigadeiro Eduardo Gomes é acolhedora e tem uma comunidade escolar muito comprometida com a qualidade de ensino.

Escola? Por quê? Zênia: Sim, gosto dos alunos porque eles são educados e inteligentes. Você pretende sair da escola? Quando? Zênia: Não, só quando eu me aposentar. Você gosta de ser professora auxiliar? Qual a sua função? Zênia: Sim, eu auxilio os professores na sua ausência, nas saídas de estudos, e sempre quando for solicitada. Você gosta de ser professora auxiliar, ou você queria ser outra coisa na escola? O quê?

Zênia: Na escola gosto muito da minha profissão. Qual o seu hobby? Zênia: Gosto de esportes e gosto de ler. Quais seus programas favoritos fora da escola? Zênia: Gosto de viajar, ir ao cinema, na praia, estar com a família reunida e com os amigos. Você já viajou para algum lugar especial? Zênia: Sim, São Paulo, Nova York, Balneário Camboriú, Gramado. Foi muito lindo e prazeroso.

“A Escola Brigadeiro Eduardo Gomes é acolhedora e tem uma comunidade escolar muito comprometida com a qualidade de ensino.”


Reportagem

10

Nossa primeira ligação Renan Bento e Matheus Ertle Nada mais bonito numa cidade do que ter um cartão postal. Nós temos a ponte Hercílio luz, que foi a primeira ligação entre a ilha e o continente.

A

primeira ponte de Florianópolis foi planejada pelo governador Hercílio luz e começou a ser construída em 1922. foi muito importante para os florianopolitanos, fez a cidade crescer. A ponte Hercílio luz é uma das maiores pontes penseis do mundo e a maior do brasil. Teve a sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. a partir dessa data acabou com o antigo sofrimento de 40 mil habitantes de Florianópolis: depender de balsas para atravessar da ilha ao continente ou vice-versa. Monopolizado, o serviço era tão ruim que sequer oferecia cobertura para proteger os passageiros do sol ou da chuva . Infelizmente, o governador da época não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, 12 dias depois de inaugurar uma ponte pênsil de madeira

construída na praça XV especial mente para o ato simbólico. Por esse motivo o nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte do governador. O projeto foi de autoria dos engenheiros norte americanos Robinson e Steinmann e todo o material nele empregado foi trazido do Estados

Unidos, e foi construída por uma equipe composta de 19 técnicos especializados norte-americanos e operários catarinenses. A primeira vez que a ponte Hercílio Luz foi fechada para o

tráfego foi em 1982 e a segunda vez foi 1991, definitivamente. Desde lá, a nossa ponte não é utilizada, serve mais como cartão postal e embelezamento da cidade. Quando a ponte completou 71 anos foi tombada como patrimônio histórico e artístico de Florianópolis. Este ano de 2013 a ponte completou 87 anos e continua sendo restaurada. O trabalho atual faz parte da restauração do vão central. Quando a base estiver pronta, serão trocadas as barras e as rotulas danificadas, para então, a estrutura provisória ser removida e a ponte liberada para o trafego de veículos. Estas informações foram fornecidas segundo um jornal local, que ainda prevê a reabertura da ponte até o final de 2014.Vamos aguardar para ver!


F

Dicas de Livros izemos uma entrevista com algumas pessoas da escola sobre dicas de livros. Confira!

Sarah e Ana Paula ÚLTIMO LIVRO QUE LEU

Guilherme, Bibliotecário

Aline, Prof. de português

Greyce, Prof. da SI

Luciani, Orientadora

Carla, Diretora

Zênia, Prof. auxiliar

LIVRO QUE RECOMENDARIA


LIVRO PREFERIDO

Guilherme

Aline

Greyce e Zênia

Luciani

Carla

Aproveite as dicas para conhecer novos livros! Depois de escolher, você também pode colocar o nome do seu livro preferido aqui:


Resenha Crítica

13

Bons Colegas Aline Zilli

C

olegas é um filme surpreendente. Lançado em 2012 e dirigido por Marcelo Galvão, o longa conta com a participação de atores fantásticos. Uma aventura que envolve três colegas, Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) que têm sonhos diferentes, mas se unem para realizar. Eles vivem em um Instituto para portadores da Síndrome de Down e saem de carro (do jardineiro da instituição) em busca de aventura. O sonho de Stallone, era conhecer o mar; o de Aninha, casar; e o de Marcio, voar. A trama tem a trilha sonora do inesquecível maluco beleza, Raul Seixas, e to-

dos os sonhos vão se concretizando com uma certa ousadia e beleza que deixa o espectador encantado. Os colegas são procurados por policiais desastrados, o que provoca cenas engraçadas. Além disso, o que mais chama a atenção é a forma de lidar com o preconceito dos portadores desta síndrome. Há cenas de ação, assim como cenas delicadas, de amor e líberda-

de, que revelam a inclusão de forma real, sem sentimentalismo barato. O melhor do filme é que nos faz refletir sobre o que é ser diferente? Ou: o que é ser normal? Afinal, eles fazem tudo que qualquer um de nós poderia fazer. Então para que tanto preconceito? Vale a pena assistir com uma pipoca à frente e o preconceito de lado.

http://cantinhocarolina.blogspot.com.br/2013/02/colegas-o-filme-.html

Revista Brigadeiro: É gostosa e educativa - vol II  

Elaborada pelos alunos do 8° ano da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada no Campeche - Florianópolis, sob a coordenação da Professora...