Page 1

Junho 2013 - Nº 2 Distribuição Gratuita

Gramado e Canela

Cirurgia Conheça os destinos mais saborosos do inverno

Plástica O limite entre a solução e a obsessão

7dicas

Decoração para ampliar ambientes pequenos

O bebê

nasceu E agora?

Amor e facebook

Saiba qual é o seu perfil de relacionamento na rede


Expediente Editora: Keila Schons Direção de Arte: Maximiliano Richieri Colunistas: Carol Lô, Nadini Morais, Isadora

Dupont, Rafaella Manfroi, Danielle Vanelli Benetti e Francis Eduardo Bernardi Revisão: Karin Chiamenti Fotógrafa de capa: Aline Moraes Jurídico: Carla Schons de Lima Comercial: Emerson Luiz de Almeida Impressão: Gráfica Brilhograph Tiragem: 3 mil exemplares Distribuição: Toledo e Cascavel Endereço: Av. Brasil, 6282 - 14º - Cascavel-Pr Contato: contato@revistaboutique.com.br

Editorial Caras leitoras

Em Junho o amor está no ar e a segunda edição da Revista Boutique está nas ruas. Neste mês dos Namorados você confere a edição mais romântica do ano. O momento é de muitas declarações de amor, fotos de casais e poesias nas redes sociais. E você, como se comportou? Confira uma análise bem humorada dos diferentes casais e descubra qual é o seu perfil de relacionamento na rede. E para as solteiras, a Boutique apresenta algumas vantagens de estar sem compromisso. E por falar de amor, acompanhe-nos em uma viagem a Gramado e Canela, os destinos mais românticos do Brasil. E para quem gosta de ficar em casa, conheça algumas soluções de decoração para ampliar pequenos ambientes com praticidade e bom gosto. Ainda nesta edição você confere as dores e delícias do nascimento do primeiro filho e pode saber tudo sobre cirurgia plástica com o Cirurgião Dr. André Dall Oglio. Para finalizar, a Boutique mostra uma cobertura dos últimos eventos nas cidades de Toledo e Cascavel. Fique por dentro e boa leitura!


Workshop Moda e Beleza encontro mobiliza empresárias em Toledo ►Aconteceu na noite de 23 de maio, na Associação Comercial de Toledo, um workshop sobre Beleza e estilo. O encontro contou com dicas valiosas sobre maquiagem com a Make-Up Artist Suelen Johann e sobre moda com a Personal Stylist Juju Negrisolli. Todas as fotos do evento na fan-page da revista Boutique.


Gramado & Canela

A estação mais charmosa do ano também é a época perfeita para viagens ao Sul do país. Com o friozinho chegando, um dos destinos preferidos é a cidade de Gramado, principalmente pelo romantismo do lugar. Apesar de pequena, a cidade oferece muitas atrações: são vários parques, museus, rotas e restaurantes que proporcionam um recanto de sossego. Logo ao lado, a apenas 7km de distância, está Canela. Juntas, as cidades interagem e se complementam, oferecendo aos turistas um roteiro único.

O roteiro perfeito para você saborear o inverno

As duas cidades chamam a atenção pelas belas paisagens, repletas de flores e jardins, clima frio e arquitetura típica germânica. O destino oferece toda a calma e beleza das cidades do interior, mas com a estrutura de cidade grande, sem mencionar a culinária que encanta a todos os visitantes. Sequências de fondue e vinhos, assimo como chocolates são uma característica marcante da gastronomia local. Outro destaque importante é o artesanato que contempla diversas técnicas e materiais, como


vime, madeira, cerâmica, tecido e metal, resultando em belíssimas decorações natalinas, além de uma infinidade de souveniers aos visitantes.

Pontos imperdíveis:

Museu do Chocolate:

O Museu exibe uma fábrica de chocolates artesanais, além de retratar a história do cacau, a produção do chocolate e o seu consumo.

Parque do Caracol:

Destino perfeito para os aventureiros, o parque contempla a Cascata do Caracol com 131m de queda livre. O local possui uma estrutura completa, contando com restaurante, feira de artesanato, mirantes, trilhas ecológicas e passeio de trem. Além disso, os visitantes podem realizar um passeio de teleférico, tirolesa, rafting, rapel, canyoning e muito mais.

Mini Mundo: Exibe réplicas de castelos europeus, além de aeroportos, metrôs, prefeituras, casas, tudo em tamanho reduzido. A proporção é de aproximadamente 24 vezes menor.

Aldeia do Papai Noel:

A Fábrica de Brinquedos conta com o bom velhinho e seus ajudantes trabalhando. A Casa do Papai Noel tem 700m² e foi construída em 1940, em estilo da Bavária.

Mundo a Vapor:

Fundado em 1939, o espaço é composto por máquinas a vapor fabricadas artesanalmente. O prédio reconstitui o acidente ocorrido em 1895, na França, na qual uma locomotiva atravessa a parede da estação.

Rua Coberta:

O caminho é repleto de lojas, restaurantes e cafés, oferecendo uma ótima alternativa para compras e gastronomia.

E, se além de todos esses encantos, você tiver um pouco de sorte, pode ser que encontre neve. Apesar de ser difícil, pode acontecer quando as temperaturas estão muito baixas. E antes da viagem, prepare bem as malas com muitos agasalhos para aproveitar toda a beleza que friozinho em boa companhia pode oferecer.


OBESIDADE por DANIELLE VANELLI ►A obesidade tem se tornado um problema preocupante, pois seus índices estão aumentando a cada ano em conjunto com inúmeras doenças associadas, podendo até levar o indivíduo a óbito em casos extremos. A obesidade é ocasionada quando a quantidade de gordura ingerida é muito superior à gordura queimada durante a realização das atividades do dia-a-dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é definida como “Doença na qual o excesso de gordura corporal se acumulou a tal ponto que a saúde pode ser afetada”. Essa definição demonstra a preocupação da entidade com as consequências do acúmulo de tecido adiposo no organismo. Muitas das causas da obesidade sequer estão ligadas à alimentação. Frequentemente são ocasionadas por fatores genéticos, psicológicos e até

sociais, já que o ambiente pode influenciar muito nos hábitos alimentares. Muitas vezes a comida é vista como uma fuga a certas emoções. Grande parte das pessoas com excesso de peso geralmente possuem algum problema psicológico que lhes faz ingerir uma grande quantidade de comida quando se sentem confusas, tristes ou até nervosas. Geralmente esta situação é encarada com naturalidade, porém quando a ingestão de comida se torna um ato mecânico, então é sinal que a obesidade estará bastante próxima. Por isso, é importante aprender a escolher as refeições de acordo com as necessidades de seu organismo e reconhecer os fatores que influenciam na má-alimentação. Deve-se ainda combinar estes cuidados com uma atividade física regular. Existem ainda outras causas que podem levar à obesidade, como por exemplo doenças neurológicas, cardiológicas e endócrinas ou até mesmo o uso de medicamentos que têm como efeitos secundários o ganho de peso. A reeducação alimentar é a melhor forma de

buscarmos resultados permanentes para a perda de peso. Para uma alimentação balanceada, é indispensável o cuidado na escolha e na quantidade de alimentos ingeridos em cada refeição do dia. E ao contrário do que se possa pensar, na reeducação alimentar é possível guloseimas saborosas, sim. No entanto, é essencial controlar a quantidade, consumindo assim todo o tipo de nutrientes e proteínas, mas apenas na quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo. De fato, dar este primeiro passo sozinho não é tão simples assim. Para isso, a ajuda de um profissional da saúde pode ser indispensável. Representando a maior franquia de emagrecimento no Brasil, a Emagrecentro de Toledo é uma clínica especializada e oferece tratamentos exclusivos de emagrecimento, com acompanhamento médico, dietas de reeducação, aromaterapia, acupuntura auricular e estética dermatofuncional para redução de gordura localizada.

O Speed Plus Performance Aesthetic é hoje o pacote de Emagrecimento mais procurado e está durante todo o mês de Junho e Julho com 20% de desconto a vista e 10% parcelado em até 9 vezes.


ENFIM, MEU BEBÊ NASCEU!

Mas e agora, o que fazer? ►Olá papais e mamães! É um prazer imenso poder compartilhar com vocês um pouquinho do meu trabalho, aprendizado e experiências neste espaço tão lindo e cheio de novidades que é a revista Boutique.

A chegada de um bebê é uma experiência única e vem recheada de descobertas, surpresas e aprendizagens. Porém, nem sempre é fácil de lidar com elas. Antes de pegarmos o bebê nos braços, darmos o primeiro banho, trocarmos as primeiras 8 fraldas do dia, nos adaptarmos aos desafios da amamentação, antes de passarmos noites e noites acordadas tentando decifrar os indecifráveis choros do bebê,. Com certeza a idéia de ser mãe era muito mais romântica e simples. A realidade, porém, é outra. Ela vem com uma mistura de amor e raiva, alegria e ansiedade, realizações e frustrações. Sim, estes são sentimentos comuns a muitas mães de primeira viagem. O que normalmente acontece é que nós não ficamos sabendo. Quando questionadas sobre como está sendo a experiência com o bebê recém nascido, elas respondem algo automático como: “Vai tudo ótimo, graças a Deus! Filhos são uma verdadeira benção”. Mas, na verdade, estão apavoradas com a cólica dos 3 meses, o umbigo que insiste em não cair, os choros da madrugada e o peito tomado de rachaduras. Seu coração está cheio de dúvidas e seu corpo, cheio de cansaço. O filho tão desejado e planejado é também a criaturinha que bagunçou a sua rotina, diminuiu suas horas

de sono e descanso e as colocou num mundo novo. E como o novo vem normalmente acompanhado de uma possível crise, é hora de respirar fundo e entender que a sua forma de reagir às dificuldades é que vai fazer toda diferença nesse momento. Por mais lindo e saudável que seu filho seja, toda criança dá trabalho e exige de nós um amor sacrificial. Então, a minha dica é que vocês mamães e papais se permitam errar, chorar, descansar e até mesmo pedir ajuda à família, amigos e profissionais se necessário. As vovós e os vovôs são maravilhosos em nos socorrerem


nos momentos de sufoco, dividindo conosco suas experiências, seu amor e maturidade. Todos os pais sofrem nessa fase, uns mais, outros menos, e o que diferencia não é apenas a intensidade dos problemas, mas o grau de importância

nesse processo de aprender a ser pais. Então, deixem o sentimento de culpa e impotência de lado, não tentem ser perfeitos (porque este é um sonho impossível) e curtam as dores e as delicias desse momento tão prazeroso e desafiador com a bagagem que vocês têm. Lembrando sempre que vocês são os pais que seus filhos precisam para se tornarem os adultos que eles deverão ser. Que Deus abençoe vocês e os encorajem nesta linda missão de serem pais! Rafaella Manfroi de Carvalho é casada, tem uma filha de 3 anos, a Gabriella e está à espera de mais um membro na família!

que damos a eles, por isso, tentar levar de forma leve as mudanças e desafios dessa fase são uma boa saída, lembrando inclusive que “Tudo passa” e passa mesmo! Infelizmente o único fator constante na vida dos pais é a mudança. Quando pensamos que já sabemos lidar com aquela situação e que está tudo sob controle, tudo muda novamente! O crescimento da criança é caracterizado por períodos de equilíbrio e desequilíbrio e nós estamos nos equilibrando e desequilibrando junto com ela

Rafaella é Psicóloga Clinica e Escolar, com Com especialização em Casais e Família e autora do Blog: www.vamoseducar.com.br, espaço que criou recentemente com o objetivo de compartilhar temas, duvidas e anseios da maternidade. Ela faz atendimentos domiciliares e consultoria familiar e ministra cursos de Preparação para a chegada do bebê. TEL: 45-9135-1204


sToledo ociais - Pr


7

dicas

Nos dias de hoje, morar bem é quase um desafio, principalmente se considerarmos a área cada vez mais reduzida dos apartamentos nas grandes cidades. Esse jeito de viver urbano pede peças multiuso, ambientes integrados e soluções versáteis. Por isso, é preciso saber reinventar os espaços, para que o dia a dia fique mais prático e confortável. Agora você conferir algumas soluções para ganhar espaço em ambientes reduzidos:

para ampliar ambientes pequenos

1. Use e abuse de cores claras

Mas não precisa ficar só no branquinho! Opte por tons pastéis, offwhites e beges. Os tons clarinhos refletem a luminosidade e dão a sensação de amplitude. Para dar a impressão de uma área maior, escolha as mesmas cores e o mesmo piso para todo o ambiente. As mudanças bruscas fazem o ambiente parecer dividido e, consequentemente, menor. Se possível, os móveis devem ser, também, do mesmo material e mesmas cores.


6. Economize nos móveis

Tenha poucos móveis. Não cabe o sofá e as poltronas? Fique apenas com o sofá. Pode ser um modelo com chaise, ou com o assento mais alongado. Além disso, os móveis baixos e retos funcionam melhor. O ambiente fica maior com a limpeza visual. Para guarda-roupas, prefira os com porta de correr, que não ocupam espaço quando abertas. Invista em móveis que possam mudar de lugar: o banquinho que está na cozinha pode atender à sala, em um dia em que a casa esteja cheia de visitas. Além disso, as peças dobráveis e empilháveis são grandes aliadas das metragens reduzidas, desde que, além da praticidade, ofereçam conforto e estabilidade.

7. Ajude o pé-direito a crescer

Para ganhar altura no pé-direito, esqueça os tetos rebaixados. Outra dica é optar por um rodapé mais fininho.

2. Espaços integrados

Cozinha aberta (ou americana) e ambientes interligados, sem divisórias, são alguns dos principais truques para ampliar casas e apartamentos muito pequenos.

3. Invista em espelhos

Ao refletirem o próprio ambiente, os espelhos dão a sensação imediata de continuidade, ampliando o ambiente. Quanto mais e maiores, melhor. Podem ser colocados em paredes que ficam uma em

4. Deixe a luz entrar

A claridade tem o poder de ampliar o espaço, por isso utilizar cortinas claras e deixa-las abertas dá leveza ao ambiente. Outra opção é investir em um projeto de iluminação. O profissional vai posicionar as lâmpadas para que os espaços pareçam maiores.

5. Listras alongam

Assim como no vestuário, as listras dão a impressão de um ambiente mais comprido. Um tapete listrado alonga o espaço da sala. Se o problema for o teto baixo, utilize pintura ou papel de parede com linhas verticais. Essa dica também serve para amenizar um ambiente muito quadrado.


Isadora Dupont Arquiteta, urbanista e paisagista

Sócia no escritório Dupont Arquitetura e Construções (45) 3223 5445 - Rua Rio de Janeiro, número 1756.

Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz


Mulheres e a Economia moderna ►Embora algumas pessoas ainda insistam em dizer que lugar de mulher é na cozinha, todos os dias nos deparamos com situações que comprovam o contrário.

por Francis Eduardo Bernardi Para muitas mulheres, economia é um assunto monótono e complicado. Pensando nelas é que foi criada esta coluna, para desmistificar este assunto e tratá-lo de uma forma mais irreverente e descomplicada. A participação das mulheres na sociedade moderna vem crescendo muito e colocando-as em uma posição de destaque. Há muito tempo elas estão adentrando espaços antes ocupados apenas por homens. Dados do Censo 2010 revelam que no Brasil as mulheres representam 48,5% da população total e chefiam 37,3% das famílias. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres representam 44% da população economicamente ativa do Brasil e estima-se que em 2013 R$1 trilhão da renda nacional estará nas mãos delas, influência da redução da disparidade salarial entre os gêneros. Sabe quanto representa isso em um país que possui um PIB de aproximadamente R$ 4,5 trilhões?? Eu digo! Isto representa muito! Elas já representam o maior mercado consumidor do mun-

do (não tenho dúvidas!). Não é por menos que a maior parte das propagandas que vemos por aí são voltadas ao público feminino, afinal é cada vez mais comum que as mulheres controlem o dinheiro da casa, de empresas e até do país. Até mesmo as propagandas voltadas ao público masculino são pensadas para atingi-las. Os produtos também sofreram modificações para atender ao

público exigente composto pela classe feminina. Atualmente, além das roupas e calçados (leia-se aos montes) pensados para satisfazer às necessidades delas, também encontramos carros, eletroeletrônicos, produtos e serviços bancários, e até um produto tipicamente masculino caiu no gosto delas... a CERVEJA. As mudanças proporcionadas nas últimas décadas no cenário social e econômico, principalmente após a década de 60, levaram à perda da hegemonia masculina na sociedade moderna, abrindo espaço para que as mulheres ocupem este espaço. Quem imaginaria, há 50 anos, ver uma mulher como presidente de um país? Apesar de poucos, 9 dos 192 países são governados por mulheres, pois a “política de salto alto” ainda é vista com certo preconceito por algumas culturas. Já houve evolução em relação a isto nas últimas décadas e o Brasil é um bom exemplo de país que tem crescido econômica e socialmente guiado pelo pulso firme de uma mulher. Chega de dizer que mulher é o sexo frágil! Mulheres têm capacidade física, intelectual e moral para assumir seu papel na sociedade, chefiando lares, empresas e, por que não, nações inteiras.


FECOM Cascavel Evento movimentou o comércio no mês de maio ►A feira que foi sucesso de público e vendas reuniu novidades para mulheres de todas as idades. E é claro que a Revista Boutique não poderia deixar de conferir: O mês de maio foi marcado por uma data muito especial no calendário das famílias e principalmente do comércio. O Dia das Mães é a segunda data mais rentável do ano, ficando atrás apenas do Natal. E para estimular o varejo e ainda facilitar a vida dos filhos confusos na escolha do presente, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), realizou a FECOM – Feira do Comércio de Cascavel, edição especial “Dia das Mães”. O evento aconteceu de 9 a 12 de maio no Centro de Convenções e Eventos e reuniu os mais diversos segmentos ,em um total de 260 estandes. Cerca de 100 mil visitantes passaram pelo evento e puderam aproveitar uma infinidade de ofertas, com descontos diferenciados em uma grande variedade de produtos: roupas, calçados, acessórios, cosméticos, móveis, artigos para decoração e muito mais. E se você não visitou a FECOM, não se preocupe. A próxima edição do evento já está confirmada e acontece no mês de agosto e recebe o nome de Liquida Tudo Cascavel. Aguardem!


Presidente da CDL,

Samuel Antônio de Mattos Jr, fala sobre o sucesso da FECOM: Quais as novidades desta edição da FECOM?

A principal novidade da edição deste ano são os descontos que chegam até a 70% e que não são encontrados no dia-a-dia do comércio local. Além disso temos atrações como desfile de moda, atrações culturais, parque de diversões e uma ampla praça de alimentação.

A FECOM deste ano comercializou todos os estandes disponíveis. Qual a razão deste sucesso?

Credibilidade. Tudo aquilo que prometemos é cumprido. Além disso a FECOM é uma feira consolidada e as pessoas já tem o hábito e já conhecem a estruturação do evento. E principalmente, temos o compromisso de garantir o resultado financeiro do empresário.

Quais as vantagens do evento para os visitantes?

Em um único lugar as pessoas podem encontrar mais de 150 empresas e podem visitar todas elas. Na maioria das vezes, no dia-a-dia do comércio local isso não é possível.

Qual o recado você deixa ao público e expositor?

Principalmente agradecer aos expositores por terem acreditado em nossos projetos, em nome de toda a minha diretoria que é composta por 36 Diretores, além do conselho Fiscal e Deliberativo. O nosso objetivo é um só: fomentar a economia da cidade com opções de compra à população. Agradecemos também aos consumidores que prestigiam o evento, tornando a feira ser um grande sucesso.


Suplementos Alimentares força na dieta ►Os suplementos alimentares são produtos destinados a complementar a dieta do indivíduo e fornecer macro e micronutrientes em falta ao organismo, que por sua vez não conseguem ser atingidos apenas com a dieta. São destinados normalmente em dois casos, por atletas e pessoas com dificuldade de ganho de massa. Os suplementos alimentares começaram a ser utilizados inicialmente em pacientes que necessitavam uma melhor resposta ao tratamento nutricional. Depois o mesmo começou a ser usado por atletas e praticantes de academia. Os suplementos alimentares podem contribuir para o aumento de massa muscular, queima de gordura e melhora no condicionamento físico, além de combater os radicais livres e corrigir certas deficiências nutricionais. Hoje em dia já existem suplementos destinados apenas a mulheres, com mais colágeno na fórmula.

Os mais conhecidos: Suplementos Hipercalóricos:

Os Hipercalóricos foram desenvolvidas para indivíduos que necessitam obter mais massa muscular, normalmente pessoas com metabolismo muito acelerado e dificuldade de ganho de peso.

Suplementos Protéicos:

Suplementos proteicos são compostos de aminoácidos que são elementos fundamentais da construção muscular. É simplesmente impossível construir músculos sem proteína.

Suplementos Termogênicos:

A ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Os termogênicos visam manter seu metabolismo acelerado para que você tenha uma maior queima calórica ao longo do dia.

Suplementos Antioxidantes:

Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda na limpeza do organismo e ajudam na eliminação dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer.

Polivitamínicos e Minerais:

Para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia.

Orientação adequada

Na hora de determinar o que e quanto uma pessoa vai tomar de suplemento é fundamental saber se ela está desprovida de algum nutriente, se a atividade que desempenha envolve força, e o tempo e a intensidade do exercício. Portanto, a Avaliação Nutricional é de suma importância. O cuidado na hora da compra de qualquer suplemento alimentar também é essencial. Primeiro, opte por produtos legalizados pela ANVISA. E para o acompanhamento ideal, procure um profissional qualificado, que te indique a quantidade certa a ser utilizada e qual o melhor suplemento que você precisa.

Sheila A. Lima Nutricionista CRN8 6671


Cirurgia plástica

Solução ou obsessão? Que mulher nunca sonhou em transformar o próprio corpo? Com cirurgias plásticas cada vez mais avançados, é possível corrigir imperfeições ou mesmo aprimorar a natureza humana. E, por mais bonita que seja aos olhos dos outros, a grande maioria das mulheres gostaria de mudar algo em sua aparência. A verdade é que, muito além de correções estéticas, a Medicina pode transformar a auto-estima da mulher, tornando-as mais felizes e seguras com relação à sua aparência.

Produção: Ed

korzethf e Camila Nardi Batista Mangini Cicchelero

Modelo: Letícia

A imposição de padrões de beleza por parte da mídia e a eterna insatisfação com a aparência muitas vezes geram uma verdadeira obsessão em busca de um corpo perfeito. Assim, é muito comum que após a primeira cirurgia, a mulher busque outro defeito em si mesma, transformando o bisturi em um vício. A falsa sensação de que a próxima cirurgia seja a chave para a felicidade faz da cirurgia plástica um vício para muitas mulheres.


O Brasil é o segundo país em números de cirurgias plásticas, com aproximadamente 1.592.106 procedimento por ano. Só fica atrás dos Estados Unidos, com 1.620.855. Fonte: Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos Estéticos (SAPS). E, segundo o IBOPE, 82% das pessoas que realizam tais cirurgias são mulheres.

Intervenções mais comuns Lipoaspiração é a cirurgia mais realizada no país, com um aumento de 129% de procedimentos nos últimos quatro anos. A segunda cirurgia estética mais realizada foi o aumento de mamas (148.962) e a terceira foi a abdominoplastia (95.004). Apesar de não ter entrado no ranking das mais realizadas, a cirurgia de colocação de prótese nos glúteos, a gluteoplastia, passou de 5.591 procedimentos para 21.452 nos últimos quatro anos, um aumento de 367%.

Os resultados

A paciente que deseja se submeter à cirurgia plástica estética deve conversar antes com o médico para adequar o procedimento às suas expectativas e necessidades. No entanto, é importante saber que os resultados também dependem do biótipo de cada mulher, e que não se pode mudar totalmente o corpo ou rosto através da intervenção. Esperar que após a cirurgia você fique igual aquela modelo famosa, por exemplo, pode gerar uma série de frustrações. Por isso, é importante conhecer o próprio corpo e dos reais resultados possibilitados pela cirurgia.

Entrevista: Dr. André Ricardo Dall’Oglio Tolazzi CRM-Pr 18.934

Cirurgião Plástico Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

CV:http://lattes.cnpq.br/4907229135784841

1. qual o principal motivo para as pacientes optarem por uma cirurgia plástica?

Inúmeras razões podem fazer com que pacientes procurem uma cirurgia plástica. Acredito que a principal delas, felizmente, seja a busca pelo bem-estar próprio, ou seja, satisfação pessoal, pela melhora da auto-estima e para sentirem-se bem consigo mesmas.

2. Em quais casos a cirurgia plástica é recomendada?

Respondendo de uma forma geral, penso que uma cirurgia plástica será bem recomendada e alcançará seu objetivo sempre que for segura e trazer um ganho psicológico para a paciente, como falamos acima, oferecendo uma melhora da auto-estima, do bem-estar físico e emocional. Sem dúvida esta é a parte mais gratificante da nossa profissão, como expressou o Dr. Ivo Pitanguy: “O importante da cirurgia plástica é fazer com que a pessoa se sinta em paz com sua imagem. Se isso acontece, ela estará em paz com o mundo que a cerca e com seu próprio Deus. É extraordinária a sensação de proporcionar bem-estar a alguém.”

3. Quando a cirurgia plástica é contra-indicada?

Sempre que o risco da cirurgia for maior que seu potencial benefício. Um exemplo prático e muito comum é a procura pela lipoaspiração quando a paciente está com obesidade. A lipoaspiração não é técnica de emagrecimento, mas de contorno corporal, sendo mais segura e oferecendo melhores resultados quando realizada em pacientes com o peso mais próximo ao ideal para sua idade e estrutura física. Outra situação que vejo como relativa contra-indicação para uma cirurgia plástica é quando as expectativas da paciente são muito altas, maiores que os reais resultados fornecidos por uma cirurgia plástica habitual. Se esta paciente operar, a grande chance de ficar insatisfeita no pós-operatório. Por isso a consulta médica inicial com o especialista é muito importante e indispensável, a fim de, através de uma conversa franca e respeitosa, explicarmos os benefícios e limitações da cirurgia, adequarmos as expectativas da paciente (que devem ser realistas) e esclarecermos suas dúvidas.


5. Qual é a sua opinião sobre a lipoaspiração?

Vale à pena repetirmos: “lipoaspiração não é técnica de emagrecimento, mas de contorno corporal”. Não procure por uma lipoaspiração se estiver muito acima do peso ou descontente com a balança. Ela é uma técnica idealizada para melhorar gordura(s) localizada(s) e não generalizada. Em 2012 a lipoaspiração voltou a ser a cirurgia plástica mais frequentemente realizada no Brasil. Embora se criou um preconceito popular de que “a lipo é perigosa”, assim como aconteceu com a “anestesia geral”, ambas são técnicas consagradas pela medicina, que oferecem excelentes resultados e são muito seguras, desde que bem indicadas, respeitadas suas limitações, realizadas em ambientes cirúrgicos adequados e, tão importante quanto as anteriores, realizadas por profissionais capacitados. O especialista que recebeu a formação adequada para realizar uma lipoaspiração é o Cirurgião Plástico (veja se o seu médico é um especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no site: http://www.cirurgiaplastica.org.br/).

6. Qual é o padrão de beleza almejado pelas pacientes mulheres?

4. Quais os principais cuidados no pós-operatório?

O principal cuidado da paciente no pós-operatório é seguir criteriosamente as orientações do seu especialista. Não há uma orientação ou regra padrão, mas cada cirurgia, bem como cada cirurgião plástico, tem suas próprias e específicas recomendações pós-operatórias. A paciente deve entender que o resultado final de uma cirurgia também é dependente dos seus cuidados pós-operatórios. Certamente haverá limitações, por períodos de tempo variáveis, de determinados movimentos e esforços físicos, de atividades do trabalho, de dirigir automóveis, de realizar viagens, de exposição ao sol, entre outras. Como na maioria das vezes são cirurgias eletivas (não de urgência) é importante que a paciente reserve o período mais conveniente e tranquilo para ela quando for se operar, para que possa seguir os cuidados orientados no pós-operatório.

Sem dúvida o padrão de beleza vem mudando nas últimas décadas. Atualmente as mulheres preferem um corpo mais torneado, com seios e glúteos mais fartos e cinturas mais finas. Algumas décadas atrás eram mais comuns cirurgias de redução mamária que de aumento (colocação de próteses de silicone). Além disso, atualmente colocam-se próteses mamárias maiores (em torno de 300cc) que anos atrás (menores de 200cc), bem como pacientes mais jovens procuram este tipo de cirurgia. Nestas situações, bom senso e moderação são importantes para evitar problemas futuros.

7. aumenta a cobrança da sociedade e também das mulheres com relação à própria aparência?

Sem dúvida a vaidade tem limites. Não vejo nada de errado em procurar melhorar algum aspecto do corpo ou do rosto que não goste muito, que cause complexos e constrangimentos na escola, no trabalho, ou até mesmo algum desconforto social para vestir uma roupa que goste, bem como constrangimento ao se expor intimamente com


seu companheiro. Sentir-se bem consigo mesmo (a) é perfeitamente legítimo e digno. O exagero, no entanto, é que deve ser evitado. Ser vítima da vaidade excessiva, perder os reais valores da vida, achar que a felicidade e o sucesso profissional ou o casamento dependerão essencialmente da ponta do nariz ser mais ou menos fina ou arrebitada, por exemplo, é um completo engano, que pode até se tornar doença e causar muito sofrimento.

8. Com os padrões de beleza impostos pela mídia, existe o risco de ficarmos todos muito parecidos?

Até certo ponto, sim. Na época do Renascimento, a beleza feminina era ilustrada nos quadros com quadris largos, seios pequenos e certo sobrepeso para os padrões de hoje. Atualmente, a maioria das mulheres busca corpos magros e definidos pela musculatura, seios e glúteos volumosos e cintura fina. Contudo, a diversidade de belezas sempre irá existir, principalmente em nosso país, onde encontramos inúmeras etnias e grande miscigenação entre elas. Esperamos que isto também seja valorizado pela mídia.

9 Do ponto de vista médico, “parar no tempo” já é possível?

Não, esperamos que isto nunca aconteça. Envelhecer é natural e a beleza existe em todas as idades. Quando indicamos uma cirurgia e/ou laser para rejuvenescimento facial, por exemplo, objetivamos que a paciente suavize, amenize os sinais do tempo, porém ainda fique com a aparência de uma pessoa da sua idade. O objetivo da cirurgia não é mudar a identidade, parecer outra pessoa, nem mesmo deixar um rosto de 30 anos num corpo de 60. Atualmente, buscamos cada vez mais resultados naturais.

10. Quais os impactos da cirurgia plástica sobre a auto-estima das mulheres?

Certamente são muito grandes, algumas vezes transformadores. Tenho várias manifestações felizes e gratificantes de pacientes após as cirurgias. Acredito que esta seja a principal razão da Cirurgia Plástica como especialidade médica. Melhorar a auto-estima, mais do que a própria aparência ou a forma do corpo.


sCascavel ociais - Pr


Colete de pele Carol Lô por

►Quem de nós mulheres nunca sonhou em usar aqueles casacos de pele, falsa é claro, que as estrelas de Hollywood usam? Desde Marilyn Monroe e Elisabeth Taylor nos anos 40 e 50 até as divas da música e do cinema atual como Lady Gaga e Jennifer Lopez, todas adoram peças que imitam peles de animais. Porém, como moramos em um país tropical, não temos o frio necessário para investir em peças tão pesadas como os casacos. Ótima opção para usar pele e não sentir calor é o colete de pele, são vários os tipos, as cores e as texturas, com certeza você vai achar um ideal. Ele já está no guarda roupa das apaixonadas por moda e se tudo continuar assim, vai se tornar uma das peças mais desejadas da estação. Hoje trouxe três opções de looks para vocês verem que o colete de pele pode fazer toda a diferença na produção.

Look1: Rock

Se você não tem medo de ousar, sobrepor o colete com uma jaqueta de couro fica sim super bonito, além de ficar bem quentinho. Usar um cabelo preso para deixar os detalhes da jaqueta e do colete aparecendo também é uma ótima opção. O jeans com uma lavagem diferenciada deixa o look ainda mais moderno e usar a meia calça da mesma cor do sapato ajuda a deixar as pernas mais longas.

Look 2: Folk

Esse look é ideal para quem gosta de conforto e curte um estilo mais despojado e folk (uma mistura de hippie, country e estilo indiano), inspirado nos festivais americanos de música a céu aberto como o “Coachella”. A saia laranja quebra os vários tons de marrom, a botinha de estampa de onça deixa a produção mais divertida e o chapéu modelo “Floppy” é um ótimo complemento.

Look 3: Casual

Facilidade é o que resume esse look, perceba que aquela camisa simples e preta que todo mundo tem no guarda roupa fica totalmente diferente com o colete por cima, além disso, a tendência da calça estampada que fez muito sucesso no verão, vai continuar com tudo no inverno. A botinha de plástico, o batom rosa e o anel clássico completam o look.


AmOR & É namoro ou amizade? ►Quem nunca paquerou pelo Facebook ou quis cutucar (e cutucou!) alguém? E, afinal, por que não? Parte, grande parte, ou talvez, todo o sucesso das redes sociais está nisso mesmo, nessa facilidade de contado. Além disso, contar sua história no Facebook fica muito mais fácil e interessante quando você pode editá-la. Pode até ser você, serem suas fotos e seus amigos conectados ao seu perfil. Sua intenção pode até ser natural, mas é inevitável compor um personagem. Isso parece perverso e maquiavélico, mas é tão incontestável quanto a realidade. A diferença é que na vida real cada uma das pessoas observa a sua vida sob o ângulo próprio, são perspectivas diferentes. No Facebook, você escolhe o quê e como divulgar a sua realidade, apenas o seu ponto de vista é mostrado, exatamente do jeito que você escolheu. Você pode não calcular (muito), mas essa é a lógica. Com tanto poder de manipulação, será esse o melhor lugar pra encontrar um grande amor? Mas pra uma paquera inocente, pode ser? No documentário “Catfish”, destaque no renomado Festival de Sundance em 2010, é mostrada apenas “a verdade” de uma relação que começou no

Nadini Morais,

formada em Publicidade e Propaganda pela FAG, Redatora Publicitária e Gestora de Mídias Sociais.

Facebook e terminou mostrando uma realidade nada compatível com a contada na rede. A história é de Nev Schulman, um fotógrafo de 24 anos de idade, que conhece a artista Megan Faccio, 19 anos, e sua irmã, Abby Pierce, 8 anos, através do Facebook. Os diretores mostram de uma maneira muito sensível e verdadeira como as pessoas podem ser facilmente manipuladas na internet. Sabendo disso, um grupo de brasileiros criou um site chamado “Namoro Fake”. Nesse endereço você encontra o que o próprio nome revela: um relacionamento de mentira para o Facebook. Você pode escolher o perfil que quiser: namorada, ex-namorada ou ficante. Os valores variam de acordo com o tempo de “relacionamento” e quantos comentários esse perfil vai deixar na sua página. Os comentários são de sua autoria, a “namorada” escolhida só encarrega-se de postá-los. A empresa alega que os perfis são de pessoas reais e, se for do seu interesse, pode candidatar-se para ser uma namorada fake. É salientado que: “Não somos uma agência de acompanhantes. POR FAVOR, NÃO confunda nosso serviço para qualquer fim de natureza sexual.” O serviço é vendido como uma oportunidade de destacar o seu perfil entre os amigos, afinal quem não deseja uma vida amorosa de sucesso? Nos depoimentos de compradores, o mais comum são casos de ex-namorados que usaram o serviço pra chamar a atenção da ex-namorada e conseguiram reatar o namoro. Em janeiro desse ano, quando o serviço foi lançado e reportado em rede nacional, a lista de espera para conseguir comprar uma “namorada” era de 2 mil homens!


E nessa história toda de meias verdades, os casais verdadeiros desenvolvem personalidade própria na rede. A seguir, algumas características que, com certeza, vão fazer você lembrar de algum casal online.

Casal “É namoro ou Amizade?”

Como estão no começo do relacionamento, fazem a linha da discrição. Ainda não mudaram o status do relacionamento, mas não há status algum, então fica aquele mistério. Você só descobre que estão juntos depois de ver todos os álbuns e encontrar as mãos dadas no plano de fundo daquela foto de galera.

Casal “Amor Eterno”

Esse já mudou o status e comemorou com os amigos! É aquele que dá bom dia, boa noite e bom café da tarde no perfil do amado, sempre assinando com mensagens de amor eterno e beijos sinceros. Também gostam de compartilhar imagens que remetem ao amor verdadeiro e coisas fofinhas que só casais apaixonados acham fofinhas.

Casal “Em um relacionamento sério MODE: ON/OFF”

- Esse é aquele indeciso, conturbado. Briga uma vez por mês e é drástico! Muda o status, tira todas as fotos e até começa a fazer o álbum “amigos” (aquele típico álbum que o recém-solteiro faz, substituindo as fotos de casal por fotos de festanças com amigos antigos, novos e recém-conhecidos no banheiro da última balada). Mas depois de um dia (ou algumas horas) de solteirice, o casal já volta ao status comprometido e recomeça um novo álbum do casal, agora com apenas uma foto.

Casal “Declarações”

Esses adoram comemorar T-O-D-A-S as fase do namoro, estações do ano, mudança para horário de verão e seja lá qual for a data da vez. Cada celebração merece uma declaração de amor diferente na timeline do parceiro. Agradecem a todos os santos por terem se conhecido, pelo companheirismo, paciência, etc.

Casal “Fotogênicos”

Esse cultiva um álbum especialmente para o casal. São fotos só deles desde o primeiro encontro até os dias atuais. Se usam alianças de compromisso, com certeza haverá uma foto das mãos sobrepostas exibindo o símbolo do amor entre eles.

Casal “Gêmeos Siameses”

Esse casal é aquele que tem o mesmo perfil para os dois. Geralmente, o nome do perfil é a junção dos dois nomes, separados pelo “&” mais romântico do teclado. A cumplicidade é inevitável. Tanta intimidade parece meio arriscado e, especialmente, confusa. Sempre que vou deixar um recado pra algum perfil assim, nunca sei realmente pra quem me reportar.

Casal “Desapegado”

- Esses dois não gostam de exibir muita coisa no Facebook, por isso não fazem nenhuma declaração sobre o namoro. A não ser um “Feliz Dia dos Namorados” ou “Feliz Aniversário” mais carinhoso. Mas não quer dizer que não se gostem, e talvez, tem uma relação mais verdadeira que o Casal “Amor Eterno”, mas preferem fugir dos flashes e, às vezes, nem reconhecem o relacionamento no status do facebook. Você e o seu namorado podem ter características de cada um desses perfis, ou de nenhum deles. A verdade é que nunca conseguimos ser exatos sobre o amor. Exatamente por isso ele é tão surpreendente, idealizado e cultuado. No mundo real ele envolve pessoas de carne e osso, sem edição, vírgulas e, nos melhores casos, sem ponto final.


SOLTEIRAS CONVICTAS O lado bom de estar sozinha ►O dia dos namorados pode ser uma verdadeira tortura para as solteiras que são obrigadas a assistir todas as outras mulheres recebendo presentes e declarações de amor enquanto sonham com o príncipe encantado. Se você está solteira por opção, ou mesmo por falta de opção, confira algumas boas razões para você comemorar sua liberdade.

1. Economia de presente: No Dia dos Namorados, as comprometidas gastaram em média R$100,00 no presente. Com esse dinheiro você pode torrar em liquidações de sapatos ou comprar 15 caixas de bombom para lhe consolar. 2. Você não tem sogra: E por mais que algumas mulheres adorem a sua, é melhor não correr o risco. 3. Motéis lotados: No Dia dos Namorados todos os motéis ficam lotados de casais cumprindo tabela. Você evitou filas e pode utilizar o seu tempo em atividades mais produtivas como atualizar o Facebook ou organizar o guarda-roupa por ordem de cor. 4. Namorar engorda:

Pesquisas comprovam que quem está num relacionamento sério passa muito mais tempo comendo em casa ou em restaurantes, enquanto os solteiros gastam calorias nas baladas.

5. Disponível no mercado: Rodrigo Santoro, Reynaldo Gianechini e Leonardo Dicaprio estão solteiros. O fato de você estar livre significa que existe uma possibilidade, ainda que remota, de se relacionar com eles e outros tantos homens soltos na pista. 6. Tempo para você: Solteiras tem mais tempo para ficar com as amigas e consequentemente estão sempre atualizadas sobre as últimas fofocas das celebridades ou a nova paleta de cores da coleção Outono/Inverno da VOGUE. 7. Certeza absoluta que você não é corna: As comprometidas podem até colo-

car a mão no fogo por seus companheiros, mas só uma mulher solteira tem a total certeza de que não está sendo traída. Desfrute dessa convicção e evite rugas de preocupação.


BOUTIQUE Junho - Nº 2  

Em Junho o amor está no ar e a segunda edição da Revista Boutique está nas ruas. Neste mês dos Namorados você confere a edição mais românti...

Advertisement