Revista Bola em Jogo 224

Page 1

REGIÃO METROPOLITANA | EDIÇÃO 224 | agosto DE 2021 | R$ 10,00


Fardamentos personalizados

2

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br



G. Erich (51) 99944.7791 (51) 99870.8639

20 anos de confiança!

(51) 3469-1966 (51) 3041-1166

98426-6426 99831-5827

Dir.Resp.Sandro Meireles

Direção: Fernando Rocha Whats: (51) 99696.2038 (Sergio Rocha)

24 Horas

Gráfica: Teke (Gravataí) 2

Gerente Comercial: Sebastião Medeiros Endereço: Rua Gomercindo Cunha, 70 Pda.68 - Gravataí-RS A capa da edição 224 destaca o histórico técnico Clair Azeredo 4

Exemplares: 5 mil

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


HOMENAGEM DA DUPLA LUIS OTÁVIO E FINO

N

esta edição lembramos come saudades de três grandes amigos nossos, Damaceno, o melhor lateral esquerdo dos anos 80, o goleiro Aparício, que conquistou vários títulos e, recentemente, a perda do volante Leandrinho, um dos melhores na posição. Todas excelentes pessoas e grandes amigos, nossa homenagem póstuma a estes valorosos atletas que nos deixaram tão cedo.

Leandrinho: Campeão pelo Três Estrelas em 91 e 92 pelo Vila Branca

Damaceno: Campeão em 84 no Santos, Cerâmica em 87 e Três Estrelas em 91

Aparício: Campeão do Rodoviário em 82, Bagé em 86, Cerâmica em 87, Três Estrelas em 89, 90, 91, 92, e Bagé em 94.

Damaceno, Aparício e Leandrinho, presente na equipe campeã do Três Estrelas, campeã de 91

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

5


CRUZEIRO APRESENTA ELENCO rumo à elite do Gauchão 2022

O

Cruzeiro de Cachoeirinha apresentou o plantel de atletas que irão lutar pela volta do clube a primeira divisão do futebol do Estado, destaque para as presenças de Anderson Pico e o Faísca. Neste evento estavam presentes toda a Diretoria do Cruzeiro, agora comandado pelo seu Gerson, atletas, comissão técnica, e da Secretária de Esportes de Cachoeirinha, Sueme Pompeu de Matos, representando o prefeito Mike Breier. A Comissão técnica estará sob o comando do treinador Fabiano Borba, com passagens pelo Jaraguá, Aimoré e Gaúcho de Passo Fundo, além do Tupi de Criciumal. Terá dois auxiliares, Luís Carlos Steimer, técnico da categoria sub-14 e Alexandre Oliveira, que chega pela primeira vez ao Cruzeiro, para auxiliar o trabalho de Fabiano. O preparador físico será o Claudinei, que terá dois auxiliares da casa, Nikolas Usevicius, que é o preparador da categoria sub-20 e William Medeiros, que trabalha com a preparação física da sub 17. Já como Fisioterapeuta, a profissional será a Sonia Vidal, que inclusive no primeiro dia, teve muito trabalho. O Cruzeiro tem alguns retornos importantes, como do goleiro Wellerson, depois de boa campanha pelo Sapucaiense na Terceirona, do lateral Fabrício, dos experientes Anderson Pico, Faísca, este último esteve em campo no último acesso do Cruzeiro em 2010, de Wesley, centroavante que fez parte da excelente campanha no Gaúchão de 2015, do zagueiro Carlão, do Gustavinho e do Eduardo Menezes.

6

Cruzeiro pronto para a disputa da Divisão de Acesso

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


Fênix Tatto Estúdio Privado Atendimento com hora marcada

99274-5997

Telefone: 3047-6869 / 99735-3050 Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 5226, Gravataí-RS-P/67

98152.0053 Rua Caí, 520 - Dist. Cachoeirinha

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

7


A VIDA E A TRAJETÓRIA DO VITORIOSO

CLAIR AZEREDO N ascido na Sanga Funda, subdistrito da Capital Nacional do Chimarrão Venâncio Aires, em 1949, Clair Azeredo, um técnico histórico da década de 80 no futebol amador da região. Antes de contar um pouco da trajetória esportiva deste técnico com estrela de campeão, vamos conhecer um pouco da história de Clair, a sua infância e como chegou ao ápice do futebol local nos anos 80.

- Fiz o ensino fundamental na primeira Escola do Distrito de Picada Mariante, a Escola Getúlio Vargas. Vale registrar que as terras para a construção da escola foram doadas pelo meu avô, Antônio Ferreira Guimarães, e a 1ª professora foi a minha Avó Adelina Gomes Guimarães. Lá também a Tia Diva e a Tia Odília foram professoras – refere com orgulho, Clair. Mas foi na Escola Técnica Visconde, de São Leopoldo, que despertou o amor pelo futebol, onde foi campeão na condição de treinador da 4ª série, ganhando o título contra o 2º grau do Técnico Agrícola. Como a grama do Estádio Cristo Rei, do Aimoré, era cortada pela roçadeira do trator da escola, os alunos podiam assistir ao Índio Capilé de graça. E Clair não perdeu a oportunidade. Lembra de cabeça da escalação daquele ano. - Aquele time do Aimoré foi quarto lugar nessa temporada. Jogava Valdir, Vilmar, Toruca, Aléx e Caco. Saci e Clairton, Torres, Elario, Joaquim e Butiaco. O Luiz Felipe Scolari vi jogar no ano seguinte. Entrou no lugar do Vilmar para tentar parar o Volmir, mas também não conseguiu. Foi um aprendizado – destaca Clair. Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

8


D

e São Leopoldo, rumou a Porto Alegre, para trabalhar de dia e estudar à noite. O primeiro emprego foi na L. J Chipaux, de onde foi fundada a B. K. Controles Eletronicos Ltda., em 1973, sendo Clair um dos fundadores. Em 1992, sai da B.K. e funda a Clavel, tendo como sócios a esposa, Vera, e os filhos. Lisandra, a filha mais velha, saiu da empresa e hoje é procuradora do Estado e Lisiane é Auditora da Receita da Secretaria da Fazenda, enquanto o filho Cristiano segue os passos do pai, sendo atualmente Sócio Gerente da Clavel.

A CHEGADA AO BAIRRO VILA BRANCA EM GRAVATAÍ Em agosto de 1973, enfim, desembarca em Gravataí. Mais precisamente, na Vila Branca. No mês seguinte, o destino o uniu a um dos maiores esportistas da história da cidade, Nelson Beretta, que, mesmo sem nunca ter falado com Clair, o convidou, através do seu cunhado, Oracildo, para ser o Secretário da Diretoria do Vila Branca. Em um ano, Clair já treinava o 2º quadro do Vila, dando os primeiros passos na carreira. - Fiz um novo time e fomos eliminados do campeonato de 1974, mas serviu de aprendizado, tanto é que no ano seguinte conquistamos o campeonato, sendo o primeiro título Municipal do Vila Branca. O nosso time tinha: Valmir, Nandi, Bicudo, Dico e Betinho. Almiro e Luiz Osvaldo; Rubinho, Nenê, Fumaça e Serginho Sapo – lembra o treinador.

Família de Clair com a afilhada Carla

Regina e Vera, campeãs de Escova 9

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


E

m 1976, foi nomeado Membro do Conselho Municipal dos Desportes - CMD e do Tribunal de Justiça Desportiva, pelo então Prefeito Dorival Candido Luz de Oliveira. Clair acabou sendo nomeado Diretor dos Campeonatos, o que motivou a sua saída do Vila, após o título. Na gestão do Prefeito Eli Correa seguiu nomeado no CMD. - Neste ano, para a minha surpresa, o senhor Pedro Pereira, que era o treinador da seleção de Gravataí, disse numa roda de amigos, onde falávamos da seleção, que estava na hora de eu assumir. E, de fato, para minha surpresa, fui nomeado treinador da seleção, onde fiquei oito anos, dando sequência, em simultâneo, ao trabalho no Vila – recorda Clair. Na Gestão do Prefeito Abilio dos Santos, segundo Clair, convenceu o mandatário a reativar a Liga Gravataiense de Futebol, pois o Conselho Municipal dos Desportes estava sendo motivo de desgaste para a sua gestão na Prefeitura. Em 1977 saiu definitivamente da condição de diretor do campeonato do CMD para novamente encarar o desafio daquilo que considera o que mais gosta de fazer na vida: ser treinador. Assumiu o primeiro quadro do Vila Branca, sempre fazendo times competitivos. “Alguns jogadores que vinham de outros times acabavam saindo pelo fato de ter que disputar posição, enquanto nos seus times de origem, jogavam sempre”, frisa Clair.

Boca do Alfredo Poa, primeiro time de Clair, treinador com 19 anos

O primeiro título com o Vila Branca e os 8 anos como técnico da Seleção de Gravataí

Equipe Juvenil do Vila Branca

Em 1981, faz uma renovação no time e aposta nos jovens. Promoveu toda a garotada dos Juniores e fez um time histórico: Marião, Nato, Fino, Moranga, Luiz Otavio, Gilson, Indio, Claudinho, Moacir, Jari, Gelson, Antônio (falecido). Em 1984 promoveu Julião e, em 1985, Airton. Este time foi dominante e escreveu uma nova historia no futebol de Gravataí. - Numa reunião de Posse do Presidente do Rotary da Cachoeirinha, representando o Rotary Sarandi, onde fui Presidente duas vezes, encontrei o Sr. Sergio Pereira, da Sogil, que me apresentou aos seus amigos dizendo: “O time de 1985 do Vila Branca foi o

Juniores multicampeão do Vila, treinado por Orotildes

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

10


melhor time que vi jogar em Gravataí. Ele formou um time tão bom que trouxe ele para o Cerâmica – lembra Clair. De fato, Clair acabou indo treinar o Cerâmica. De 1983 a 1985, foi eleito três vezes o melhor treinador do campeonato. A partir de 1982, o Vila Branca ficou sempre entre os quatro finalistas, sendo duas vezes vice, até conquistar o titulo com o seguinte time: Raul, Nato, Julião, Fino e Luiz Otavio; Marcão, Zigo, Indio e Tinica; Airton e Marino. Segundo Clair, o time tinha mais do que onze titulares, devido à importância de nomes como Régis, Conho e Gelson, importantíssimos para a equipe. - Sou conhecido como treinador, mas na verdade sou um ganhador de títulos. Nos veteranos disputei dois campeonatos pelo Vila Branca na reserva, mas ganhamos os dois títulos sendo o segundo invicto – orgulha-se Clair - Fui para o Aimoré, de Gravataí, com sede na parada 66. Sempre tinham o melhor time, mas não ganhavam o título. Quem havia sido convidado foi o Flavio “Corró”, que disse que só iria se eu fosse. Disseram a ele que o Clair não tinha futebol para jogar no Aimoré, e então ele disse: “mas ganha títulos”. No terceiro jogo entrei no time e no quinto virei capitão, ganhando dois campeonatos seguidos nessa condição. No terceiro ano o time foi campeão, mas larguei o futebol no meio do campeonato – destaca Clair. Clair confessa que não era, de fato, um grande jogador, mas tinha uma leitura de jogo muito boa, orientava o time e procurava desestabilizar emocionalmente o adversário. Foi Campeão do 1º torneio da Slady, na parada 63 de Gravataí, nos anos 80. O time era: Sergio, Nato, Seibert, Paulinho Schemes e Zigó. A curiosidade foi que nas semifinais enfrentou um time com grandes amigos até hoje: Marião, Fino, Otavio, Gelson, Gilson e Índio. Na final, venceu uma equipe da São Vicente por 2 a 1, conquistando o título.

Clair fez história no Vila Branca

«sou conhecido como treinador, mas na verdade sou um ganhador de títulos»

Seleção de Gravataí treinada por Clair

Clair com a Seleção de Gravataí, no ano de 1980

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

11


Em 1982 foi convidado para ser treinador do São José, após um jogo amistoso com o time do Vila Branca. Devido à sua condição profissional, teve que recusar o convite. Clair tem um hobby, cantar no Coral da Santa Casa. As pessoas interessadas em ver a sua atuação como cantor, podem pesquisar no YouTube: Quinta da Erudita, Área de Ópera Carmina Burana. Participou do Festival Internacional de Coros em Minas Gerais, na cidade de São Lourenço, participaram, Argentina, Brasil, Chile, Equador e Venezuela. Em novembro de 2019, cantaram no festival de Coros em Natal Rio Grande do Norte. Mas nem tudo são flores na trajetória esportiva de Clair. O ex-técnico destaca dois episódios que guarda até hoje com as suas maiores tristezas. Primeiro, foi o responsável por comunicar aos pais do seu atleta Antônio Ravazolli, a morte do filho, por afogamento, no Rio Tramandaí. - O Antônio era um lateral-esquerdo jovem e muito promissor. Estava na base do Grêmio quando aconteceu a fatalidade. Ter de dar uma notícia dessas a um pai e uma mãe é uma das tarefas mais duras que a vida me impôs.

Vila Branca bicampeão Veterano

as duas maiores tristezas da sua trajetória e o legado vitorioso que deixou para o futebol

O segundo momento de tristeza, refere Clair, foi ter errado a data de aniversário de 50 anos do atleta Índio, um dos meias mais técnicos que Gravataí já viu, que foi seu comandado, criou um laço tão profundo de amizade que se tornou seu padrinho de casamento. - Acontece que a irmã do Indio me telefonou convidando para o Aniversário de 50 anos do irmão. Salientou bem, que a minha presença era importantíssima para o aniversariante. E eu acabei errando a data da festa e cheguei no dia seguinte. Fiquei profundamente triste por não ter estado com ele neste momento especial – lamenta Clair. Essa é a trajetória e vida do histórico Clair Azeredo, um dos maiores técnicos da história de Gravataí, que escreveu a sua história na década de 80, empilhando títulos e marcas pessoais. 12

Vila Branca campeão de 1985

Aimoré tricampeão Veterano

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


AGORA É OFICIAL: NÃO TEREMOS FUTEBOL NA ALDEIA EM 2021

E

lizeu Ramos, Presidente da Liga, com a presença do Secretário de Esportes de Gravataí, Leandro Ferreira, realizou uma reunião, na sede Social do América, com os dirigentes dos clubes presentes onde foi discutido a volta do futebol em 2021. Depois de muitos debates, os dois dirigentes explicaram que ainda não havia condições da volta dos campeonatos, por dois motivos principais, o Leandro explicou que a Pandemia ainda é uma realidade em nosso meio, e o Elizeu explicou que não havia mais tempo suficiente para organizar todos os campeonatos que normalmente são realizados pela Liga. Diante desta decisão, o presidente Elizeu Ramos falou da possibilidade da Liga, realizar duas competições Extras Oficiais, uma seria na categoria Sub 09, em novembro e dezembro, e a outra, seria um campeonato de Master, a partir de outubro.

Presidente Elizeu Ramos e Secretário Leandro

Rafael Gonçalves (Barbeiro)

99125.1055

Desde 1987

ChicoBarbeariaTradicionalMV1

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

13


SUB-20 DO CRUZEIRO É CAMPEÃO DA 1ª COPA ÁGUA DA PEDRA

Gurizada do Estrelado ergueu a taça de campeão e fez a festa

ESCOLINHA UJC CAMPEÃ SUB-11 NA SULICAMPE

UJC, de Gravataí, fez bonito na categoria sub-11 e ficou com o título

KEROLYN BARROS NO ATTACK FIGHT

Atleta da Aldeia disputará torneio ATTACK FIGHT 14

Revista RevistaBola Bolaem emJogo Jogo--Edição Edição224 224--Agosto Julho de de2021 2021--Edição Ediçãovirtual virtualem emwww.bolaemjogo.com.br www.bolaemjogo.com.br


8ª COPA PORTO ALEGRE INTERNACIONAL DE POOMSAE

D

e 11 a 14 de junho, foi realizado no formato On line, a 8° Copa Porto Alegre Internacional de Poomsae, com o Mestre Jorge França, conquistando medalhas com as atletas Raí Rodrigues, ficou com a medalha de Bronze, Márcia Kullmann, em sua primeira competição ficou com a medalha de a Prata.Outra atleta que conquistou medalhas foi Pollyana Kullmann, campeã em 2019, na Categoria G1, nesta edição ficou com a 5ª colocação.

Pollyana conquistou a quinta colocação no torneio na Capital (51)

99544-2317

140ANOS GRAV TAÍ

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

15


20 11

PaladinoTC, homenageia atletas que representaram o clube em competições oficiais

20 12

Veranópolis, pentacampeão municipal Veterano

Amigos do Zanini, bicampeão do Torneio do Palmeirinha

20 18

Amopam, vice-campeão municipal Veterano

Academia do Povo, vice-campeão no Torneio do Palmeirinha

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


Tele-Entrega

3490 3327

Parada 69 de Gravataí Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

17


CARROS & CIA AS MELHORES REVENDAS, OFICINAS, PEÇAS E SOM PRESTIGIE QUEM APOIA O ESPORTE.

Comércio de Veículos Ltda.

(51)

3488.4041

www.lucraf.com.br

51

3431.0707 (51)

18

993288793

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


CARROS & CIA AS MELHORES REVENDAS, OFICINAS, PEÇAS E SOM PRESTIGIE QUEM APOIA O ESPORTE.

DESPACHANTE

CACAU ENDEREÇO:

Faça seu orçamento

atendimento de qualidade!

MOTO DEMOLIDORA

Revista Bola em Jogo - Edição 224 - Agosto de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

19