__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

REGIÃO METROPOLITANA | EDIÇÃO 221 | JANEIRO E FEVEREIRO DE 2021


Fardamentos personalizados

2

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


G. Erich (51) 99944.7791 (51) 99870.8639

Funerária

Sandro Meireles

98152.0053 Rua Caí, 520 - Dist. Cachoeirinha

Direção: Fernando Rocha Whats: (51) 99696.2038

2

Gerente Comercial: Sebastião Medeiros Endereço: Rua Gomercindo Cunha, 70 Pda.68 - Gravataí-RS A capa da edição 221 destaca os dirigentes que fizeram história no Cruzeiro

4

Exemplares: 5 mil Gráfica: Teke (Gravataí)

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


A

repercussão da Reportagem, publicada na edição anterior da Revista Bola em Jogo, da dupla de zaga Luis Otavio e Fino, que fez história no futebol de Gravataí, foi um grande sucesso, outras fotos de equipes campeãs com a participação destas duas lendas, apareceram aqui na redação das Revista.

Cerâmica bicampeão de Gravataí 1988 Em Pé: Repórter Sérgio Rocha, Nei, Jader, Luis Otavio, Fino, Robles, Renato, Pepe, Marcão, Pedrinho, Taylor e Carlos Bhar. Agachados: Ivan, Nego, Zé, Serginho, Índio, Régis, Chaleirinha, Cuca e Elói.

Vila Branca campeão de Gravataí 1995 Em pé: Sérgio, Régis, Everaldo, Luis Otavio, Rui, Mica, Pelé, Edson, Tila, Leandro e Batista. Agachados: Silvinho, Renato, Airton, Julinho, Índio, Pompéia, Pepe, Fino, Bráulio e filho do Sérgio.

Vila Branca bicampeão de Gravataí 1996 Em pé: Bráulio, Melão, Edson, Lagartão, Luis Otavio, Fino, Cid, Everaldo, Renato, Leandro, Rui, Sérgio. Agachados: Vitor, Leandrinho, Tota, Julinho, Índio, Bira, Sávio, Marcio, Airton, Rodrigo e Fofonka.

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

5


O Cruzeiro Futebol Clube de Gravataí deseja homenagear alguns desportistas que foram importantes no crescimento e na manutenção do Clube até o presente momento. Dirigente que nos anos 60, 70 e 80 deram muito do seu tempo e de seu amor pelo clube. Obrigado a todos Presidente Beto Erich

Mais uma pessoa histórica do Cruzeiro, é o Antônio Luz, mais conhecido pelo apelido de Paçoca. Nos anos 60 a 70 esteve jogando pelo Cruzeiro, neste período jogou e ajudou o clube a crescer. No futebol, foi campeão do Torneio Início no campo do próprio Cruzeiro, 1964 e campeão do União, em 1968, no campo do União. No futebol foi campeão do Torneio Início no campo do próprio Cruzeiro, 1964 e campeão do União, em 1968, no campo do União.

Nos anos 70, um conjunto em Gravataí fazia sucesso nos bailes e nas reuniões dançantes, o nome dele era El Presidente, formado pelo Carlos e seus filhos Ênio (baterista), Joel (guitarra) e a Lenita no Vocal. Este conjunto era uma presença constante nos bailes do Cruzeiro e sua presença era certeza que o baile seria um sucesso.

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

6


D

entro destas ricas histórias do Cruzeiro FC, de Gravataí, de grandes desportistas e até desportistas quase anônimos, está a história do Paulo Cabana, seu Pai Antenor Ribeiro e a de Nelson Paulo Beretta.

Paulo Ricardo da Silva é um destes dirigentes que fez muitopelo clube. Paulo Cabana, como é conhecido, jogou pelo Cruzeiro muito tempo e logo depois passou para a parte diretiva. Seu início no Cruzeiro foi curioso. Jogava no Juventus e um dia enfrentou o União, time de Beto, deste encontro surgiu a ideia de formar uma só equipe e assim nasceu o Cruzeiro Deu tão certo que no ano seguinte foi campeão do Acesso. Antes disso, o Cruzeiro tem muito a agradecer o pai de Paulo, Antenor Ribeiro da Silva, que construiu a atual sede Social do Cruzeiro. Paulo conta uma história que ele e Beto já estavam há seis meses com muitas dificuldades, construindo as vigas da Sede. Certo dia, chegou em casa extenuado. Vendo o Cruzeiro Ribeiro Tintas, vice esforço e dedicação do filho, o pai, Antenor, perguntou se era no Torneio do América mesmo isso que ele queria. Paulo disse que sim. A partir daquele dia, Antenor assumiu a construção da sede. Chamou uma construtora, projetaram a mão de obra e a sede acabou ficando maior que estava sendo planejada.

Mima e Jair

Premiação no América, Luiz Paulo e Paulo Panela Em pé: Rogério, Jair, Luis Otavio, Charmoso, Luis Paulo, Helinho Agachados:Sandro Tato, Regis, Rubinho, Airton e Borjão.

Nelson Paulo Beretta, um dos desportistas mais importantes da história do futebol gravataiense, também marcou o seu nome na história do Cruzeiro. O clube havia comprado uma área, onde é a atual sede, mas uma determinada época a sede foi desmanchada e tudo que tinha dentro sumiu. O Cruzeiro não tinha nada por escrito que a área era do clube, foi então que entrou a participação decisiva do Beretta. Ele descobriu que o antigo dono morava em Canoas e intermediou, junto com Beto e Paulo Cabana, que esta pessoa passasse a escritura para o Cruzeiro, assinando como testemunha. Porém, segundo Paulo Cabana, o antigo presidente relutou muito em passar este documento, pois tinha medo que o clube pudesse acioná-lo na Justiça pela demolição e sumiço do patrimônio do clube. A solução foi um documento redigido pelo Cruzeiro que ele não tinha qualquer responsabilidade no ato. No fim, deu tudo certo. Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

7


N

o futebol dos últimos anos, o Cruzeiro FC de Gravataí coleciona títulos e vínculos fortes com os atletas que passam pelo clube. "Agradecemos de coração às centenas de atletas que vestiram as cores do clube, conquistando títulos que enalteceram a grandeza desta agremiação. Nosso reconhecimento a todos atletas e comissão técnica por terem se dedicado ao clube", frisou o Presidente Beto Erich.

O Presidente Beto agradece o apoio que recebe de sua familia neste trabalho junto ao Cruzeiro

Cruzeiro campeão municipal sub-12

Grandes colaboradores da história do clube, em especial, Rudi Schneider (em memória) por tudo o que proporcionou ao clube

Atletas campeões no futebol de areia em Capão da Canoa

João Dorneles fez um execelente trabalho na base cruzeirista

Acesso de 1999: Em pé: Junior, Aldair, Borjão, Nivaldo, Diego, Robles, Sarará, Fratini, China, Mauricio, Adair, Edilson, Batista.Agachados: Filho do Borjão, Lineker, Claudinho, Cau, Jadir, Pelé, Serginho e Juninho.

Homenagem aos atletas campeões do Torneio do América em 2015

Vereador Demétrio Tafras, um grande apoiador do clube 8

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


D

e todos os 19 anos que completamos, este foi o mais desafiador. A pandemia nos tirou o Esporte para uma publicação que sua vida é o esporte. Sem esporte, sem notícia. Sem notícia, sem revista. Tememos pelo pior. Mas fomos forjados na dificuldade. Nos reinventamos, criamos novos quadros, novas parcerias, novas alternativas de trazer conteúdo de qualidade para os nossos leitores. Aumentamos significativamente o acesso às nossas plataformas digitais e site, criamos e produzimos reportagens especiais que destacaram os nossos mestres da bola. Não perdemos nenhum patrocinador nesse período, o que nos honra muito. E isso não representa apenas equilíbrio financeiro. É mais que isso. É confiança, lealdade, resultados, história. Com muito trabalho, sobrevivemos. Triunfamos! O nosso maior presente é o carinho e o respeito de cada um de vocês, obrigado!

9

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


junto da comunidade

WASEM Cristian Ve r e a d o r


Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

11


Tele-Entrega

3490 3327

Parada 69 de Gravataí 12

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


Breno Lopes, autor do gol do título do Palmeiras na Libertadores

Nos 19 anos do Bola em Jogo, queremos prestar uma justa homenagem ao nosso “padrinho” João Garcia, um admirador da Revista e do Site Bola em Jogo

Dia 09 de dezembro, o futebol de Cachoeirinha amanheceu de luto, com a morte de Arioldo Andrade, um dos dirigentes mais respeitado e conhecido no município

A Judoca Natalia Oliveira, realizou de seu sonho, no final de 2020, se tornar Faixa Preta no Judô

Pollyanna Kulmmann, disputou o mundial de Jui-Jitsu em São Paulo, conquistando a Medalha de Prata

No dia 10 de dezembro de 2008, um grupo de esportistas de Cachoeirinha fundavam, oficialmente, o Tiaraju EC, era o início de muitos títulos

Rafael Gonçalves (Barbeiro)

99125.1055

Desde 1987

ChicoBarbeariaTradicionalMV1

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

13


O

SANTOS FC, tradicional clube amador aqui de Gravataí, completou 63 anos de uma gloriosa existência. Parabéns à toda comunidade Santista.

“Não existe o menor palmo de solo habitado do planeta que tenha sabido, podido ou querido resistir a sua conquista por parte do futebol” (Pascal BONIFACE).

A fundação deste clube ocorreu em 08 de fevereiro de 1958, a partir de um grupo de pessoas dissidentes da equipe do Santa Luzia, à época; vindo a ser fundado e batizado com o homônimo do Clube Paulista, que, naquele tempo (década de 60) era um dos clubes mais bem-sucedidos do Brasil e reconhecido mundialmente, especialmente por ter revelado o Rei: Pelé, considerado o melhor jogador do século pela FIFA.

O Clube foi fundado por homens apaixonados pelo futebol. Alguns, inclusive, se tornaram presidentes, a exemplo de: Ari Medeiros, Osmar da Silva, Antônio Boor, Pedro Nunes, Jorge Francisco da Silva, João Antônio Gomes, Antônio Valentin da Silva, José Franklim Alves, Antônio Francisco da Silva, Luis Augusto da Silveria, Wilmar Lourenci, José Cunha Flores, Luiz Jauri Schuler, Valdir dos Santos, Renato Portal, Pedro de Oliveira Freitas, Darci de Jesus Soares, José de Souza Batista, Adão França, Natal Cláudio de Fraga, Telmo Tadeu Espíndola, Rudmar Nunes da Silveira e José Paulo Maria.

O atual Presidente, Deivti Dimitrios, faz questão de rememorar todos os ex-dirigentes, bem como poderia também citar um exército de atletas e torcedores que fazem parte da história desse deslumbrante Clube, que já foi campeão municipal amador e, mais recentemente, campeão e vice-campeão municipal na categoria Sub-15 2018 e 2019, respectivamente. Nos últimos anos o Santos FC transformou-se em um dos maiores clubes da cidade, para receber equipes e proporcionar o desporto, a partir de ações da Diretoria

Há mais de 12 anos o Presidente lançou o projeto "A BASE É TUDO", que vem obtendo excelentes resultados nas categorias de base, inclusive disputando campeonatos intermunicipais. Mas o foco, segundo o Presidente Deivti, não são apenas os títulos, mas também a formação individual dos jovens atletas, tendo em conta as relações interpessoais, disciplina, coletividade, experiência entre derrotas e vitórias e tudo mais que este esporte é capaz de ensinar, forjando verdadeiros cidadãos. 14

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


Na atualidade, o futebol se converteu em uma das atividades sociais com maior capacidade de motivação e convocação, pois, sem dúvida, tem contribuído de forma extraordinária com a formação dos indivíduos. Mas estranho que a sociedade, notadamente os governantes das comunidades, neste momento e dadas as circunstância que atravessamos pelo vírus, não organizem um planejamento de participação das crianças e dos jovens à prática desportiva. É intrigante imaginar se tivesse que retroceder a minha infância ou a juventude e extirpar 1 ou 2 anos desse convívio desportivo rei: o futebol. As consequências, creio, seriam diversas. Tenho escutado pais revelarem problemas, com o afastamento por causa do coronavírus, que vão de sobrepeso até depressão dos filhos. É preciso também tratar a sério essa desorientação que pode causar enorme problema na formação desta geração”; desabafa o presidente Deivti, lembrando que o SANTOS FC, sempre que houve uma brecha entre bandeiras e pelo sistema de cogestão, planejou e executou a volta das atividades, tanto que a equipe Sub-17 está inscrita e vem treinando para um importante campeonato regional. Ao longo dos últimos anos, o Clube situado na rua Santo Antônio, Bairro Santa Cruz, ocupa uma área privada de mais ou menos 10.000,00 m², foi totalmente reformulada pelo seu presidente, tendo o projeto social “A Base é Tudo” atendido mais de 800 crianças e jovens, de forma gratuita, pois, “é na infância e na juventude que se sonha com o amanhã”, destaca o seu presidente. Felicidades! SANTOS, SANTOS, SANTOS, SANTOS...SANTOS... elicidades! SANTOS, SANTOS, SANTOS, SANTOS...SANTOS... Presidente Deivti Dimitrios

SANTOS FUTEBOL CLUBE “A base é tudo” Instagram: @Santos.Gravataí

Reserve seu horário: Futebol de campo-futebol 7 e futsal

Facebook: @Santos.Gravataí

Telefone:3488-5000

Rua Santo Antônio, 95, bairro Santa Cruz, Gravataí-RS

140ANOS GRAV TAÍ

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

15


N

o final de dezembro, o prefeito Marco Alba esteve presente na inauguração simbólica das novas estruturas do América F C. O campo foi todo ele remodelado, e agora passa a se chamar Arena Esportiva Claúdio Valério (Kafão). A obra, feita por meio de recursos do Governo Federal com contrapartida da SMCEL, conta com a colocação de gradis de concreto, casas matas, alambrado e passeios de acessibilidade.

Agora Arena Esportiva Claudio Valério, é uma justa homenagem a um dos idealizadores da reforma no campo, mais conhecido como Kafão, que veio a falecer em 2018. Marco Alba destacou o trabalho dele, dos atletas e das diretorias do futebol local na consumação do feito. A presidente do América, Jaque Valério, agradeceu à prefeitura pelo esforço em tornar um sonho em realidade.

E

ste menino por diversas vezes, através da Sandra Bandeira, do Atlético do Vale, entrou em contato com o Bola em Jogo, dizendo que o maior sonho da sua vida é conhecer pessoalmente o goleiro do Inter Marcelo Lomba. Ele é um menino carente, simples, que mora na Morada do Vale, um bairro aqui de Gravataí. O menino Antônio Carlos da Silva tem déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Segundo os familiares, mesmo em meio à carência e problemas de saúde, o sonho em conhecer o goleiro embala os dias de Antônio. Quando está em casa, é sempre assim que ele fica vestido, de "Marcelo Lomba".

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


Aumente as suas vendas!

ANUNCIE AQUI!

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

17


CARROS & CIA AS MELHORES REVENDAS, OFICINAS, PEÇAS E SOM PRESTIGIE QUEM APOIA O ESPORTE.

MOTO DEMOLIDORA

18

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br


CARROS & CIA AS MELHORES REVENDAS, OFICINAS, PEÇAS E SOM PRESTIGIE QUEM APOIA O ESPORTE.

51

3431.0707 (51)

993288793

Revista Bola em Jogo - Edição 221 - Janeiro e Fevereiro de 2021 - Edição virtual em www.bolaemjogo.com.br

19


Profile for Revista Bola em Jogo

Bola em Jogo Edição 221  

Bola em Jogo Edição 221  

Advertisement