Page 1

1 37a edição | Mar | 2012


2


3


4


5


Que seja doce. Doce como uma manhã de sol inebriada de sorrisos, doce como o olhar de uma criança, doce como chocolate. Doce como Maria Clara Dias, que envolta a uma aura pueril nos dar o prazer de vê-la enfeitando as páginas de um ensaio que revela todo o romantismo desta linda pisciana. O mês de março veio para encher nossos corações de esperança e nos brindar com boas surpresas. Relembramos a grande dádiva que é Ser Mulher, com uma data que é comemorada internacionalmente, e só quem é mulher sabe o drama e a delícia de sê-la. Dias de renovação são as promessas do que está por vir. Feche os olhos e sorria com a alma, escute o que o seu coração diz: O prazer está no agora! Divirta-se e boa leitura.

Fale conosco Sugestões, perguntas e críticas envie para: blitzuniversitaria@hotmail.com ou Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão.

Blitz Universitária é uma publicacão da Blitz Editora LTDA. Endereço: Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão. Teresina - PI Contato Comercial: blitzuniversitaria@hotmail.com | 86 3233 8583 Conselho Editorial: Paulo Solano e Caio Pinheiro Diagramação: Anderson Alves | Comercial: Laís Reis Conteúdo: Biani Luna Impressão: Halley S.A. Gráfica e Editora

6

@blitzteresina /revistablitz blitzuniversitaria.com.br


7


“O Demônio de Nietzsche” por Lucas Villa O advogado Lucas Villa lança seu novo livro “Os Demônios de Nietzsche”, onde analisa as interpretações mais correntes do conceito nietzschiano do eterno retorno e apresenta uma nova leitura do mesmo enquanto consumação da perspectiva niilista e proposta de um modelo ético baseado no princípio grego do cuidado de si. Para isso, parte da premissa de que Nietzsche é um pensador consumadamente niilista, o que tornaria inviáveis as mais correntes interpretações do pensamento do retorno, que, para o autor, mostram-se demasiado dogmáticas. A previsão para o lançamento é ainda neste mês.

Condomínio Villa de Gales Uma verdadeira obra de arte da arquitetura, o Condomínio Villa de Gales lança um novo padrão em condomínios horizontais no Piauí. Localizado na Av. João XXIII esse empreendimento com projeto inovador contempla espaço, lazer e excelente acabamento. Casas com 291m² de área construída e detalhes em mármore, granito, aço inox, alumínio, vidros verdes, porcelanato e madeira. O melhor, mais sofisticado e moderno condomínio residencial de Teresina. À venda nas melhores imobiliárias.

Treinamento de mídia Nos dias 14 e 15 de Abril acontece o Treinamento de Mídia, workshop de 8 horas que tem por objetivo desenvolver estratégias para um melhor aproveitamento do contato com a imprensa, além de dar dicas e sugestões para construção de um bom relacionamento com jornalistas. Uma excelente oportunidade para executivos, políticos, empresários, profissionais liberais e gestores públicos se prepararem para apresentar-se bem nos veículos de comunicação, otimizando não só o relacionamento com a imprensa, mas também o uso da sua imagem de maneira positiva. O curso, ministrado pela jornalista Áurea Regina de Sá, acontece no Blue Tree Rio Poty Hotel, de 8 às 12h e das 14 às 18h.

8


9


Herbert Henrique

A sequência de entrevistas exclusivas com ícones do esporte nacional como Zico, Bebeto, Roberto Dinamite, Cafú e Pelé, foi o embrião do projeto de coberturas internacionais da TV Cidade Verde. No Brasil, a entrevista com João Havelange, então presidente de Honra da FIFA, garantiu o fortalecimento da ideia. Tudo isto foi impulsionado pela troca de experiências e oportunidade de interagir com os mais expressivos nomes do jornalismo esportivo do mundo em coletivas, palestras e eventos preparatórios para o Mundial da África do Sul. Na época, comandado por Dunga e as dúvidas eram Ganso e Neymar. Você lembra? Pioneirismo na África A cobertura internacional da Copa do Mundo da África do Sul, colocou a TV Cidade Verde entre as emissoras capazes de fazer jornalismo de qualidade em todo o mundo, com transmissão internacional ao vivo e via satélite. Ir a uma copa é a realização de quem trabalha no jornalismo esportivo, o objetivo de proporcionar ao telespectador um olhar totalmente piauiense foi alcançado diante também de um grande salto profissional. O idealista do projeto Cidade Verde na Copa, Jesus Tajra Filho, um empreendedor que acreditou e investiu neste trabalho digno do padrão Cidade Verde, refletindo a boa imagem do Piaui. A Copa do Mundo na África do Sul seria um sucesso pelo ineditismo, mas foi mais do que isso. Torcedores estrangeiros, a principio céticos, voltaram para casa contaminados pela energia africana.

10

Pioeirismo no Velho Mundo Em 2011, a TV Cidade Verde embarcou para a França para acompanhar o resultado de Sarah Menezes no Grand Slam de Paris, uma das maiores competições de judô do mundo. Após o bronze de Menezes, era hora de seguir para Lens, no norte da França, e o ídolo deste povo apaixonado por futebol, é o jogador piauiense Eduardo Ribeiro. A produção sobre o craque iniciou-se em São João do Piauí, cidade natal do atleta, de onde saiu para Teresina até se tornar estrela de um elenco simples, para chegar ao futebol Suíço, com muita luta, jogando pelo Joinville. Na Europa, foi campeão nacional na Suíça por duas temporadas, além de levar a artilharia. A maior façanha do jogador foi garantir o título da Copa da França. Pioneirismo, agora no Oriente O projeto do “Do Piaui para o Mundo” pegou corpo e foi para o outro lado do planeta. No Japão, mais uma vez ao lado de Sarah Menezes foi possível ver de perto o melhor do judô do mundo - O Grand Slam de Tóquio. Com exclusividade, o piauiense viu ainda pela boa imagem do Piauí, a movimentação do Santos e sua torcida no mundial de clubes da FIFA, que acabou com o Barcelona de Messi como campeão. A marca que ficou neste momento jornalístico do Piauí foi o de chegar ao norte do Japão, para mostrar uma das áreas mais atingidas pelo Tsunami ocorrido em março de 2011. A equipe cresceu com o apoio de jornalista-intérprete local e guia nativo da região devastada. Na época, somente o trembala conseguia chegar próximo ao local da tragédia, onde imperam o mau cheiro, a destruição e muitas histórias, contadas por pescadores, famílias desabrigadas e demais sobreviventes.


11


Top twits @Dudubarros Todo mexicano é Gonzalez, brasileiro é José, americano é Jack e chinês é Shang Tsung.

@Viniifcc “Brasil vence graças a gol contra no fim” Ta bem hein seleção brasileira?

@Drikamagalhaes Como livrar-se das operadoras de cartão de crédito e afins: Diga que deixou o emprego para fazer Mestrado. A ligação não durará mais 5 seg.

@Eitalaelia ‘A poesia está morta, mas juro que não fui eu.’

@Periclesmendel A fórmula do Esquenta é garantia de sucesso, sempre. Adoro essa mistura!

@Loysa_Silva Lindo é quando dois olhares se cruzam e dois sorrisos aparecem.

@VictorgabrielS Nunca confie numa mulher que diz a sua verdadeira idade. Se ela diz isso é capaz de dizer qualquer coisa.

@aline_neves E se fosse como nos filmes? Mas nãããooo, tem que ser como nas novelas! Quem explica?

12


@Marcusvinigomes Existem alguns aspectos do nosso ser que não escolhemos, apenas somos. E quem é a sociedade para julgar isso? Apenas seja!

@Ericaraujo Dessa série “As Brasileiras” a que eu tô mais esperando é a “Gata Raiada de Teresina”.

@Brenocavalcante ah março, voce nunca foi tão aguardado!

@Alderonmarques Povo inteligente demais do meu Brasil... só falta uma aplicabilidade mais tranformadora para tanta sabedoria!

@Igorluauto Sucesso é um esporte coletivo. Demonstre gratidão a todos que colaboram com suas vitórias!

@_Claramelo Sempre remoí todas as dores que causei aos outros. A verdade é que doeu mais em mim do que em quem magoei.

@Laysazevedo_Eu creio em algo superior que comanda essa massa louca q habita o planeta! Tem gente que chama de Deus, Alá, Jeová, Jah...eu chamo de AMOR!

@Lilianmartins40 Erro de gestão: não atentar para os sintomas de que algo não tá dando certo. Ignorar e não intervir.

13


Dona Camila Neiva Almino 18 anos Pet Rosse 14 anos A primeira reação de quem nunca conviveu com gatos é rejeitá-los. Muitas crendices populares os circundam. Gato preto, então, nem se fala! O Rosse vive comigo há 14 anos, tempo suficiente para ser a prova viva de que essa crença de que gato preto dá azar é totalmente falsa. Quando eu era criança, todos diziam que o Rosse parecia mais com um cachorro, pois brincávamos e corríamos pela casa, fato que a maioria das pessoas pensa que é incomum para gatos. Crescemos juntos, como dois amigos de infância, daqueles inseparáveis. Hoje quando chego em casa ele sempre está na garagem à minha espera, até quando vou estudar ele costuma dormir na minha escrivaninha, ao meu lado. Além de ser independente, preguiçoso e silencioso, Rosse tem aquele olhar profundo e misterioso que todos temem, porém que eu considero uma de suas mais belas características, pois sempre há algo a revelar, o que me entusiasma cada vez mais a buscar nele algo que ainda não faz parte da minha percepção. Portanto, se você quer um companheiro eu sempre aconselho: adote um gatinho!

14


15


Jaílson Cavalcante

Fernanda Lustosa Nascida no Rio de Janeiro, mas piauiense de coração, a jovem Fernanda Lustosa é uma pessoa ousada e vanguardista, sempre disposta a inovar em busca de sua realização pessoal. Com apenas 27 anos, a empresária desponta no mercado empreendedor. Uma demonstração deste empreendedorismo pode ser vislumbrada na grande transformação pela qual passou recentemente sua carreira profissional. Formada em Direito pelo CEUT, advogada e especialista em Direito Público pelo Instituto LFG, Fernanda decidiu trocar as longas horas de estudo dedicadas aos concursos públicos pelo fascinante e imprevisível mundo dos negócios. Logo após sua formação acadêmica, percebeu que não estava plenamente realizada profissionalmente, mesmo gostando do curso de Direito notou que somente se realizaria colocando em prática algo que sempre despertou seu interesse: moda. No intuito de concretizar seu sonho, tomou a iniciativa de buscar auxílio junto ao SEBRAE, fazendo cursos de aprendizagem para empreendedores iniciantes, nos quais recebeu subsídios para compreender a sistemática de um negócio próprio. No começo da realização do seu sonho, Fernanda teve alguns percalços, que foram contornados graças ao seu foco, e também vale salientar que o suporte do seu esposo foi fundamental, auxiliando-a e dando o apoio que somente um amor pode dar. Sempre visando ao amplo conhecimento acerca do setor escolhido, ela passou a frequentar diversos eventos do mundo fashion, como São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Fashion Business e Minas Trend. Em cada evento e em cada viagem que fez, Fernanda foi inspirando-se para sua loja,

16

Madame Petite, sempre buscando marcas que agradem todos os públicos, explorando desde o clássico até o estilo mais descolado, tentando assim atender às expectativas do jeito piauiense de se vestir. “O mais difícil foi encontrar a essência do estilo das mulheres piauienses, já que a moda, atualmente, tem apresentado um conceito cada vez mais diversificado”, frisa Fernanda. Em termos de moda, o eixo Rio-São Paulo sempre se destacou como centro de referência para aqueles que buscavam as últimas tendências, mas essa realidade vem sendo modificada a cada dia, uma vez que outras cidades ou estados, também tem se destacado como referência para quem gosta de andar atualizado e valoriza roupas de qualidade. E dentro desse novo panorama, Teresina não fica atrás! Há algum tempo, nossa cidade já tem demonstrado um destacado interesse pelo mundo fashion, com realizações de eventos de grande porte, atraindo a vinda de renomados estilistas. “Ao longo de minhas viagens, seja frequentando eventos de moda ou simplesmente a passeio, tenho notado que as mulheres piauienses são reconhecidas por se vestirem de forma impecável. Mas acho que hoje elas têm aderido também a um novo estilo que se adapta ao clima do Piauí. Falo de um estilo despojado, como o que encontramos, por exemplo, no Rio de Janeiro, que tem um clima muito semelhante ao nosso”. Mesmo diante de todas as dúvidas e incertezas inerentes às mudanças pelas quais passou, Fernanda tem uma certeza: hoje se sente feliz com sua boutique Madame Petite, principalmente quando nota a satisfação das suas clientes. “Fico orgulhosa com as amizades que conquistei e quando vejo minhas madames radiantes por terem encontrado exatamente o que procuravam”, finaliza.


“Ao longo de minhas viagens, seja frequentando eventos de moda ou simplesmente a passeio, tenho notado que as mulheres piauienses são reconhecidas por se vestirem de forma impecável”

17


Grifes Vivas Teresina

Templum Consagrada como uma das melhores baladas de Teresina, a Templum ficará pra sempre na memória como lugar de muita diversão.

Labirinto Zoo Se perder no labirinto do Zoobotânico faz parte das lembranças da infância de qualquer teresinense.

Micarina Durante mais de dez anos os piauienses curtiram o carnaval fora de época que fez história no Estado.

Piauí Pop As melhores bandas nacionais participaram do maior festival de música pop que o Piauí já viu. Todos se encontravam lá!

Potycabana As agitadas manhãs de sol da Potycabana estão guardadas na mente dos piauienses. Suco Seu Abrahão Pra se refrescar nesse calor, nada melhor do que o suco do Seu Abraão. Delícia!

Poupa Ganha O domingo era dia da sorte, todos com os dedos cruzados para o sorteio do Poupa Ganha.

Sacô (My Love) Quem nunca foi abordado por essa figura com a clássica pergunta “Qual é a tua My Love?”

Pão de Queijo do Seu Cornélio Uma das figuras mais lembradas do #GrifesVivasThe, Seu Cornélio tem o melhor pão de queijo da cidade.

Petiscos A pedida certa pra hora do lanche era o Pesticos Raul Lopes. E quem não lembra do VT? “Hmmm, a menina pegou, só tinha um

facebook.com/grifesvivasthe

18


19


20


21


Estojo de maquiagem Blackbuster Sephora

Ovos de Páscoa

Clutch Fil-à-Fil - 3233.6133

Scarpin Capodarte Ateliermix - 3232.7445 Maleta de Poker

Rabbit cover

Bike

22


Atualmente, os casos mais mediados pelo Centro estão ligados às áreas da Família e do Direito de Vizinhança. Muitos são mediados instantaneamente, outros necessitam de mais sessões para serem solucionados. A mediação acontece quando, depois de ouvidas as partes de forma individual e conjunta, uma terceira pessoa, o mediador, extrai das duas partes um acordo que elas não conseguiram obter sozinhas, devido a carga de emoção, de sentimento da ocasião. Nesses três meses, mais de 90% dos casos já foram mediados.

O conhecimento jurídico exige uma prática necessária à concretização da teoria, de códigos e leis aprendidos nos livros e em salas de aula. Assim, o Curso de Direito da Faculdade CEUT ampliou o campo de atuação dos futuros operadores do Direito ao dar início às atividades do Centro de Mediação e Cidadania do CEUT, o primeiro e único em funcionamento no Estado. No Centro de Mediação e Cidadania, os alunos do Curso de Direito praticam o conhecimento aprendido na disciplina de Mediação e Arbitragem, bem como conhecem de perto os conflitos sociais e aplicam as técnicas pacificadoras auxiliares da jurisdição, após prévia capacitação e sob a supervisão de professores orientadores, promovendo a solução de tais conflitos e, consequentemente, a paz social. Tanto alunos como professores podem assumir o papel de mediadores, capazes de compreender os conflitos e minimizá-los para os envolvidos. Em atividade desde novembro de 2011, já é expressiva a demanda pelo Centro. Nos três últimos meses, cerca de 80 procedimentos foram realizados, se estendendo em várias sessões de mediação. Os docentes mediadores, antes em três, passaram a quatro com previsão de aumentar ainda mais o número neste semestre. Sete acadêmicos do curso de Direito do CEUT atuam como estagiários no Centro, quantidade que também irá crescer, a partir de abril, quando será aberto edital para seleção.

23

O real funcionamento do Centro de Mediação e Cidadania do CEUT chamou tanta atenção de autoridades da área jurídica que, em fevereiro deste ano, firmou-se o convênio com o Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça do Piauí que, em acordo de cooperação, todas as situações mediadas no CEUT serão homologadas diretamente pelo TJ/PI. A formalização do acordo contribui para a consolidação de uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de litígios, e dissemina a cultura da conciliação por intermédio de práticas voltadas a esse propósito, a fim de propiciar mais rapidez na pacificação dos conflitos, com resultados sociais significativos e reflexos expressivos na redução de processos judiciais. As atividades do TJ/PI iniciam em março, e terão como modelo, o Centro de Mediação e Cidadania do CEUT que atende de segunda a sexta, das 7h às 13h, na sede da Faculdade.

Assinatura do Convênio com o Tribunal de Justiça do Piauí


24


David Carvalho

Rafael Freitas e Andressa Leão

Laiana Parente e Laércio Feitosa

Beatriz Bartolozo e André Costa

Mariana Furtado

Ananda Costa

Penélope Lira e Renata Pinheiro Magalhães

Eduardo Uchoa e Marcela Coelho

Carolina Holanda


David Carvalho

Priscila Venâncio e Leonardo Carvalho

Isadora Melo e Marcus Felipe

Ludmila Araújo e José Filho

Rafaella Leão

Lucas Germano e Vivianne Pedrosa

Laysa Feitosa

Bianca Tajra

Taty Costa e Fernando Henrique


Ă?talo John


Ă?talo John


29


Romântica nos mínimos detalhes, com a delicadeza que salta aos olhos e a essência pueril que sorri de graça e com graça para as cores do mundo de Maria Clara Dias. Menina, mulher, clássica e contemporânea. Muitas mulheres no mesmo suave sorriso!

30


Biani Luna Jailson Cavalcante

Renault Duster Via Paris

Vestido Leeloo Cinto Cavendish Madame Petite Semi-Joias Mademoiselle

31


Vestido Lanรงa Perfume Madame Petite Semi-Joias Mademoiselle

32


T-Shirt gola redonda comprida Farm Saia bolso coração Farm Donna Tica Semi-Joias Mademoiselle

33


Blusa Malha Laise Saia Com Nesgas Mini Farm Donna Tica Semi-Joias Mademoiselle

34


Você tem apenas dezenove anos e já está bem adiantada no curso. Acha que seu ingresso prematuro na faculdade ajuda ou atrapalha de alguma forma? Para mim, entrar muito jovem na faculdade me possibilitou amadurecer cedo, fez com que eu conquistasse minha independência e autonomia de uma forma muito tranquila e natural, já que na escola eu estava acostumada com outro tipo de atenção e cobranças. Achei fundamental minha evolução, e junto a isso contei com o apoio e atenção incondicionais dos meus pais, que sempre me deixaram muito a vontade para fazer minhas próprias escolhas. Teve algum motivo específico para que você optasse por Odontologia? Na verdade, a área da saúde era um sonho antigo. Primeiro porque sempre tive muita vontade de ajudar e cuidar das pessoas e, também, pela minha admiração à profissão. Pensar que através das minhas próprias mãos e conhecimento posso servir, levando saúde e bem estar aos futuros pacientes é muito gratificante. E nesses dois anos de contato e aprendizado referente a esta área, você acredita que fez a escolha que mais condiz com o que você quer para o futuro? No ano em que prestei vestibular, pesquisei sobre todos os cursos de saúde e me identifiquei bastante com Odontologia. Seja qual tenha sido o motivo que me levou a escolher essa profissão, certamente, o ponto em que todos querem chegar traduz-se em felicidade. E esta, só é alcançada quando você escolhe uma área que goste de verdade. E esta é a minha! Você sente falta da vida escolar? Sinto muita falta do convívio com as minhas amigas, das brincadeiras diárias e do nosso grupo sempre reunido, e talvez isso tenha sido uma das coisas que mais estranhei ao ingressar na faculdade. Porém, ao relembrar os tempos de escola, tenho a certeza que aproveitei bastante, sendo pelas amizades, pelo aprendizado ou pelas lições de valores e convivência das quais acredito serem essenciais a toda criança ou adolescente. Lembro com muita saudade de cada momento e sou muito grata pelas amizades que construí ao longo de toda minha vida escolar.

35

E como você administra sua rotina acadêmica e seus horários de lazer? Devido aos meus horários bem irregulares, minhas aulas me consomem o dia todo, e a noite termina sobrando tempo pra relaxar, por em dia minhas leituras e eventualmente praticar algum esporte. Nos finais de semana prefiro programas mais tranquilos, como sair pra jantar ou reunir uma turma de amigos pra bater um papo ao som de alguma banda legal, e de vez em quando, sair pra uma festinha também é muito divertido. Percebe-se que a relação com sua mãe é também uma relação de amigas. Essa cumplicidade estende-se para toda a família? A relação que tenho com a família é muito saudável, e por eu ser a única filha mulher e caçula, isso me traz certos privilégios. (risos) Meus pais sempre foram muito presentes e ativos na minha vida me ajudando em tudo, sem medir esforços para me verem feliz, e o meu irmão mais velho, apesar da enorme diferença de idade entre nós, também me aconselha muito e, por já ter passado por todas as fases que ainda estou vivenciando, me dá muitas dicas. Meus avós maternos são simplesmente maravilhosos e muito amados, e são também meus fiéis torcedores e admiradores. Quais características você acredita serem as mais marcantes na sua personalidade? Acredito que a lealdade, sensibilidade e perspicácia. Lealdade, pois acredito que qualquer relação deve ser construída a partir dessa base sólida, é essencial e é uma qualidade que levo muito em conta ao escolher as pessoas que me relaciono. Sensibilidade, já que sou uma pisciana nata e com emoções bastante afloradas, creio que essa é a característica que mais me define, e perspicácia pela garra que tenho de ir atrás, lutar e alcançar meus objetivos. Seu sonho de vida seria...? Na verdade, meu grande sonho não tem nada de extraordinário ou absurdo, e tem mais a ver com paz no futuro, que é o que todo mundo mais almeja. Desejo meus pais saudáveis e sempre ao meu lado, uma carreira profissional de sucesso onde eu consiga realizar todos os cursos dos quais tenho vontade, amigos presentes, e uma família constituída com harmonia e amor... São esses meus sonhos e planos para o futuro!


Vestido TĂŞca Madame Petite Semi-Joias Mademoiselle

36


Vestido Jo/Dri Madame Petite Semi-Joias Mademoiselle

37


Blusa malha com renda Saia justa fruto proibido Farm Donna Tica Semi-Joias Mademoiselle

38


Blusa viscose manga flores Saia zig zag floral Donna Tica Sandália Capodarte Atelier Mix Acessórios Domitilla

O intercâmbio está nos seus planos futuros? NoBata período escolar desejei estampa Parati muito fazê-lo, mas devido a Short jeans 5 Pockets Farm minha pouca idade Donna Tica e o cuidado excessivo de meus pais, nunca Semi-Joias tive o consentimento deles. Mademoiselle Agora que eles permitem, não quero interromper meu curso. Mas futuramente pretendo fazer uma pós-graduação no exterior e pensando nisso vou continuar meus cursos paralelos de inglês e espanhol.

39


Camisa estampa raios Farm Short jeans barra prata Farm Donna Tica Semi-Joias Mademoiselle

40


Donna Tica: R. Frei Heliodoro, 275 - São Cristóvão. 86 3233.8465 Madame Petite: Galeria Horto Center, loja 04 | Av. Homero Castelo Branco. 86 3233.3859 Trato Cabelos: R. Sen. Cândido Ferraz, 901 - Jóquei. 86 3232.9944 Mademoiselle: Riverside - Praça do Caribe. 86 3230.1162 Fotos: Jailson Cavalcante - 86 9917.9305 Assistente de Fotografia: Bianca Lima

41


Livro Tratado Geral Sobre a Fofoca Autor José Angelo Gaiarsa Editora Summus

Livro A Síndrome de Copérnico Autor Henri Loevenbruck Editora Bertrand Brasil

Com ironia da mais fina estirpe, o psiquiatra e psicoterapeuta José Ângelo Gaiarsa coloca as cartas da fofoca em cima da mesa. A verdade contida neste livro é, de certa forma, assustadora para alguns. Mas certamente divertidíssima para outros. Tem uma ousadia que chega a ser poética e escancara um dos males camuflados da sociedade, sem floreios: A Sagrada Família - o céu, inferno e purgatório da maioria dos seres viventes. Os pobres podres que nos amarram na tentativa de nos sentirmos aceitos uns pelos outros. Ideia vã, já que todos nós entregamos, e até com algum orgulho, à tentação de opinar sobre as vidas que não nos pertencem. Indico a todos, mesmo os que se mantêm firmes na decisão de resistirem a novas ideias. O tratado é real, afiado e triste. Tanto quanto o tema.

“Parecia ser uma manhã como as outras. No entanto, exatamente às 8h08, três bombas artesanais explodiram simultaneamente em três andares diferentes do edifício”. Ambientado na praça da Défense em Paris, A Síndrome de Copérnico é em si só um exemplo e um conceito do que é um thriller. O leitor é colocado na pele de Vigo Ravel, um esquizofrênico que vai ao edifício para sua consulta rotineira, pois sofria de delírios auditivos. Mas, justo naquele dia a mensagem que lhe foi passada por “seus delírios” foi muito clara: corra! Assim se inicia a trama, com uma explosão que mata milhares de pessoas e com só um sobrevivente. Um louco, que é também o único detentor de uma verdade aparentemente absurda (daí o título). A polícia acreditará nele? Ele acreditará em si? Vigo é mesmo esquizofrênico? Só debulhando as deliciosas páginas deste livro viciante você descobrirá um final surpreendente.

Arianne Pirajá Escritora

Mauro Mendes Advogado

Livro Museu do Romance da Eterna Autor Macedonio Fernandez Editora Cosac Naify

Ousado, irreverente, quase surreal, Macedonio destila talento em cada frase. No genial e perturbador Museu do Romance da Eterna, ele brinca com a realidade ao escrever não exatamente um romance inacabado mas, ao jeito Macedonio de ser, um “incomeçado”. Prólogos e mais prólogos antecipam uma estória que não começa ou, talvez, nunca termina. Em 1927 Macedonio se lança candidato à presidência da república porque, para ele, ser presidente deveria ser mais fácil do que abrir um bar, “já que muita gente se dispõe a abrir um bar e quase ninguém a ser presidente”. Com quarenta anos de atraso, Museu do Romance da Eterna chegou ao Brasil em 2011. Parece confuso. Mas não é. Basta ler o livro e compreender que, para ele, literatura é bem mais do que escrever estórias. É deixar retalhos, fazer digressões, ter o inacabado como meta e teoria estética. O pai da vanguarda latino americana é alguém para ser lido e relido.

André Gonçalves Publicitário

42


A FACID e a Neste artigo queremos reiterar a necessidade de formarmos recursos humanos capazes de contribuírem para a solução dos problemas, nas mais diversas áreas de nossa sociedade, pois historicamente se proclama que a Educação é a base do desenvolvimento, entretanto no Brasil as políticas não vêm corroborando com esta afirmativa, basta ver a falta de reconhecimento à categoria que é responsável pela educação: os professores. Apesar do investimento em pesquisa e desenvolvimento no Brasil ser custeado cerca de 60% pelo poder público, contrariamente aos países desenvolvidos, onde o setor privado é que investe este percentual, o déficit com a educação nacional ainda é uma lacuna a ser sanada. Sabe-se que Países como os Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Israel, Canadá, Coréia, dentre outros, consolidaram-se como paises detentores de poder econômico e apresentam níveis de desenvolvimento científico, mundialmente reconhecidos, porque investiram em educação e definiram-na como prioridade. No Nordeste, a falta de recursos humanos qualificados é um desafio para todo gestor que almeja ver seu povo desenvolvido, com saúde e com perspectivas de uma vida feliz e com segurança. No início da obrigatoriedade da aplicação de 30% dos Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste este percentual não foi cumprido. Essas regiões no período de 1999 a 2007 deixaram de receber um investimento no valor de R$ 415 milhões, por não atenderem às exigências dos editais nacionais. Entre outros problemas, inclusive os de ordem política, evidencia-se a carência ainda de recursos humanos nessas regiões, para competirem com aquelas detentoras de maior número de doutores, apesar do seu grande esforço e melhoria na formação de profissionais para atenderem à demanda existente. Para que o Nordeste cresça em ciência e tecnologia, em educação, suportes para

qualquer desenvolvimento, promovendo a saúde e o bemestar de seu povo, é indispensável a definição, nos três níveis de gestão educacional, de prioridades para a educação. Só com educação poderá ocorrer desenvolvimento, como ocorreu com países reconhecidamente desenvolvidos, como os citados anteriormente. A Faculdade Integral Diferencial – FACID está comprometida em elevar o nível sócio econômico e cultural da sociedade de sua abrangência. Assim a partir dos seus cursos de graduação, que estão intimamente inseridos na solução de problemas dessa sociedade, promovendo as atividades de extensão, incorpora à sua missão institucional, por intermédio de sua pós-graduação, a formação de recursos humanos para atuarem no ensino e na pesquisa. Deste modo, atualmente disponibiliza os seguintes cursos de especialização: Urgência e Emergência; Segurança de Redes com Ênfase em Pericia Forense Computacional; Ciências Básicas da Saúde; Saúde Mental e Atenção Psicossocial; Gestão de Pessoas; Educação Permanente em Estratégia Saúde da Família; Endodontia de Molares; Docência do Ensino Superior; Ciências Básicas da Saúde, dentre outros. No segundo semestre de 2012 será oferecido o Mestrado em Direito, já aprovado pela CAPES e, provavelmente, mais dois outros mestrados que estão em processo de análise por esta instituição. Venha fazer a diferença. Venha para FACID, a número 1 do Piauí.

Prof. Assoc. Dr. Rômulo José Vieira Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da FACID

educação

43


paulinemoncao

liliacastro

carolineterto

luannresende

diegoangeline

mariapaulanery

44


Mergulho O mergulho recreativo é uma atividade de esporte e lazer que visa a contemplação de ecossistemas marinhos ou fluviais e pode ser praticada por homens, mulheres e crianças a partir dos 12 anos de idade. É uma atividade muito difundida nos países desenvolvidos e está em ampla expansão no Brasil desde a década de 90. Pode ser observada em andamento tanto no litoral brasileiro (Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Maracajaú, Maragogi, Laje de Santos, Ilha Grande, Reserva do Arvoredo) como em alguns pontos no interior do Brasil (Bonito e Mina da Passagem – pólo brasileiro de mergulho em cavernas). Para ser um(a) mergulhador(a) certificado(a), deve-se iniciar um curso básico de mergulho, que abordará todos os fundamentos teóricos e práticos para a realização da atividade com segurança e responsabilidade. Curiosidade e prazer de estar na água são características essenciais para os candidatos ao curso, que também devem estar com boa saúde (existe a necessidade de um exame médico para a realização do curso) e ter noções de natação (não precisa ser um atleta). Não há limite de idade, basta estar com boa saúde e bem fisicamente. Durante a realização do curso, o candidato recebe material didático (manual do curso, tabela para planejamento de mergulhos e loog book para o registro dos mesmos), bem como o equipamento autônomo para a realização da atividade debaixo da água. Após a conclusão do curso, o mergulhador poderá mergulhar em qualquer operadora de mergulho no Brasil ou no mundo, pois as credenciais (carteirinha e diploma) são internacionais e o preço será certamente mais em conta do que será cobrado de alguém que deseje fazer um “batismo” de mergulho.

ou divemaster (profissionais da atividade) durante o mergulho. A atividade somente pode ser realizada em águas mais rasas. Como os batismos dão mais trabalho, são mais caros. Daí a grande vantagem de certificar-se através do curso básico. Para aqueles entusiastas que desejarem se aperfeiçoar ainda mais, existem várias especialidades que podem ser realizadas após o curso básico: curso Avançado (onde o mergulhador aprende a planejar e realizar com segurança mergulhos noturnos, profundos – até a faixa dos 30 metros, de busca e recuperação e de orientação subaquática com bússola e observando o ambiente), curso de 1ºs Socorros (essencial para mergulhadores), curso de Foto Sub, Nitrox (misturas gasosas com oxigênio para aumentar o conforto e a segurança), mergulho em cavernas, mergulho em naufrágios, entre outras. Felizmente Teresina já possui um centro de mergulho que desempenha atividades relacionadas a cursos, viagens de mergulho ao litoral brasileiro, assessoria em equipamentos e serviços subaquáticos. Os cursos do nível básico ao instrutor especialista podem ser realizados no Círculo Militar de Teresina junto à Explorer Centro de Mergulho, a qual realiza as aulas teóricas e de piscina naquele clube e os mergulhos na Barragem do Bezerro em José de Freitas – PI.

O “batismo” é uma experiência controlada de mergulho onde a pessoa é acompanhada fisicamente por um instrutor

Frederico José M. F. de Lucena Oficial do exército Brasileiro perito em Operações Especiais Mergulhador de Combate das Forças Armadas Treinador de Instrutores pela ADS Internacional Coordenador da Explorer Centro de Mergulho www.explorermergulho.com.br

esporte

45


46


47


DRESS Minha peça coringa são os vestidos, com certeza. Não ligo pra bolsa, não sou fascinada em sapatos, mas vestido, eu amo. É uma peça única, prática, e sem dúvidas, a peça mais feminina do vestuário. I RIO Sou apaixonada pelo Rio de Janeiro, sempre que visito a cidade me sinto em casa. Todo lugar que você olha tem natureza e é constante a presença de Deus, as paisagens parecem ser pintadas a mão e essa mistura de praia com cidade em um mesmo lugar me encanta. MADEIXAS Tenho um cuidado especial com os meus cabelos, lavo-os com um bom shampoo, faço hidratação de 15 em 15 dias e sempre que necessário faço cauterização. BLOGOSFERA A ideia do blog foi bem despretensiosa, queria um espaço para falar sobre tudo e de uma forma diferente. Sabia que iria dar trabalho, mas confesso que não pensei que fosse tanto. Hoje o número de acessos é bastante satisfatório, e quando vejo a matéria pronta, esteticamente bonita, e com um conteúdo que agrade os leitores, sinto-me recompensada. COMUNICAÇÃO Desde criança convivo com a área da comunicação, pois cresci nos bastidores na companhia do meu pai. Aos 12 anos já tinha meu programa de televisão, mas foi aos 17 que adentrei mais profundamente na área, e desde então estou na TV Assembleia. Embora seja jovem, já tenho 10 anos de experiência na área, o que me garantiu muito aprendizado ao longo desses anos. PSICOLOGIA Hoje também me dedico ao curso de psicologia, pelo qual sou apaixonada. Estudo com prazer, após concluí-lo gostaria de fazer trabalhos voluntários como psicóloga, que é uma profissão que acredito, e no mundo de hoje precisa-se cada vez mais desse conhecimento. COTIDIANO Meu dia é corrido, de manhã tenho a TV, de tarde a faculdade e de noite (e muitas madrugadas) me dedico ao blog. Isso sem contar com os trabalhos publicitários, e as horas de estudos dedicadas à psicologia.

48

Chrisley Trindad

e


O McDonald’s, patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos até 2020, incrementa o cardápio de produtos matinais. A empresa, que incorporou o segmento de Café da Manhã no mercado nacional em 2008, oferece aos clientes da rede um novo item: Queijo Quente do Chef. O Queijo Quente do Chef é composto por cream cheese, queijo emmenthal, tomate, condimento preparado de orégano e especiarias no pão mix grãos. O produto é ideal para um café da manhã reforçado. A nova opção custará R$ 3,50. De acordo com Roberto Gnypek, diretor de Planejamento e Marketing, da Arcos Dourados, empresa que administra a marca McDonald’s no Brasil, a rede vai continuar investindo em estratégias para tornar ainda mais conhecida a participação da companhia neste mercado. “O Queijo Quente do Chef chega para incrementar o cardápio de opções para o café da manhã a atender as pessoas que já são nossos clientes nas primeiras horas do dia”. A novidade é um convite para que os novos consumidores conheçam a qualidade e as opções do McDonald’s neste segmento. O cardápio matinal da rede é elaborado a partir de estudos sobre os hábitos e preferências dos consumidores brasileiros. “Fazemos um amplo estudo antes de trazer novidades para os nossos clientes. Embora este modelo de negócio seja muito bem consolidado nos outros países, percebemos que o mercado nacional merecia um cardápio especial alinhado com os hábitos e o clima brasileiro”, completa. Um exemplo de produto customizado para o Brasil é o pão de queijo, que pode ser adquirido no café da manhã dos restaurantes McDonald’s ou nas unidades McCafé e só é vendido no Brasil.

49

Mais novidades nos restaurantes Além do novo sanduíche, os restaurantes de todo o Brasil estão com as pré-inscrições abertas para o concurso cultural “Viver o Espírito Olímpico”. Anfitriões estão nos restaurantes McDonald’s de todo o Brasil realizando, junto aos pais e responsáveis, o cadastro dos interessados em participar. Em todo o país, a rede vai selecionar cinco vencedores para viajar à Londres 2012. Para concorrer, a partir do dia 01 de março, os inscritos devem produzir um trabalho criativo por meio de vídeo, desenho, foto ou texto sobre o tema “Eu vou curtir os Jogos Olímpicos de um jeito único: em Londres com os atletas” e enviar até o dia 17 de maio para o hotsite do concurso (www.mcdonalds.com.br/jogosolimpicos). Por meio de uma votação popular, que começa no site em 04 de março e vai até o dia 22 de maio, serão apontados os 100 mais votados. O anúncio será em 24 de maio, sendo que cada um receberá um kit exclusivo McDonald’s. Destes, serão apontados pelo campeão mundial de Natação e jurado do concurso cultural, Fernando Scherer, mais conhecido como Xuxa, os cinco vencedores que viajarão para Londres, com um responsável. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas na página www.mcdonald’s.com.br/ jogosolimpicos.


Fonte: http://www.facebook.com/nopiauieassim

No Piauí é assim...

50


51


52

Revista Blitz Universitária ed.37/março/2012  

A Revista Blitz Universitária é uma publicação mensal e gratuita para o público jovem, com tiragem de 2.000 exemplares. Possui uma leitura r...