BEM-ESTAR 166

Page 1

DR. RODRIGO CAMPANHOLO

VISANDO MAIOR QUALIDADE, CONFORTO, AGILIDADE E PRECISÃO NOS TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS, CLÍNICA INVESTE CONSTANTEMENTE NO QUE HÁ DE MELHOR EM TECNOLOGIA DIGITAL PARA O DIA A DIA DOS PACIENTES.




4

POR DENTRO

desta edição

Você já parou para pensar que estamos quase no final do ano? Não sei você, mas por aqui o tempo voou de forma inacreditável. Num piscar de olhos e 2023 já está chegando. Assim, na mesma velocidade com que as grandes tecnologias e inovações estão tomando conta de nossos dias. Um bom exemplo, e quando digo bom, na verdade quero dizer fantástico, você poderá conferir em nossa matéria de capa com o dentista Rodrigo Campanholo. Um nome super-requisitado, que vem possibilitando boa parte da tecnologia disponível na área da odontologia, a favor dos seus pacientes. Sim, ele é um entusiasta de aparelhos que podem proporcionar a máxima precisão e eficiência nos tratamentos. Por isso trouxe, recentemente, novos aparelhos que possibilitam um atendimento totalmente diferenciado com a excelência já conhecida do seu trabalho ao lado de ainda mais agilidade. E por falar em grandes nomes reunidos nesta edição, o urologista Gilberto Almeida vem com um material para lá de especial e sem rodeios para desmistificar e alertar sobre o câncer de próstata. E, é claro, não paramos por aí. Nosso time seleto de experts, formado pelos mais renomados da região, preparou um conteúdo superinteressante, repleto de dicas e que chegam para evidenciar, em todas as áreas da vida, o bem-estar. Boa leitura!

10

Dr. Rodrigo Campanholo e a tecnologia em prol da saúde bucal

12

Novembro Azul: Dr. Gilberto Almeida fala sobre a importância da campanha

LUCIANA COUTINHO DIRETORA DE

44

Tratamento do transtorno do espectro autista

56

Barbieri Litoral transforma 49,32kg de lonas em 169 unidades de ecobags

REDAÇÃO

 LUCIANACRT

CAPA: KAREN CANUTO FOTO:  THEALMSBRAND PUBLICAÇÃO PERFIL EDITORA DIRETORA GERAL ELISABETE COUTINHO

www.revistabemestar.com  BemEstarib |  revistabemestar

DIRETORA ADMINISTRATIVA LUCIANA COUTINHO COMERCIAL VALQUIRIA VIGARANI JORNALISTA RESPONSÁVEL ELIZABETH GONZAGA REVISÃO IZABEL MENDES

í a j a It

PROJETO GRÁFICO STUDIOGUIDE.COM.BR DIAGRAMAÇÃO RAFAEL FOIGT

Juntos somos mais

fortes



6

BALNEÁRIO SHOPPING

INSPIRE-SE! SEPHORA Protini Cream é um hidratante rico em proteínas que utiliza um complexo de 9 peptídeos-sinais para firmar e preencher a pele enquanto o extrato de células-tronco de pigmeu-nanufar reabastece a hidratação perdida e repara danos auxiliando na imunidade da pele. - Uniformiza o tom e a textura da pele - Reduz a aparência de linhas finas, rugas e danos - Reprograma a pele por completo, retornando ao seu estado mais forte e saudável.

DVOSKINKULKES JOALHERIA Design autoral, pedras preciosas, cores e formatos criam joias que eternizam momentos! A @dvoskinkulkes é uma joalheria que prima pelos detalhes e qualidade em seus produtos e em seu atendimento personalizado.

TÂNIA BULHÕES Leve e luminosa, a fragrância Cedro da Tânia Bulhões é cheia de contrastes interessantes, com notas cítricas, toque floral e um fundo amadeirado com muita personalidade.

B E M - E S TA R


FASHION

7

BODY FOR SURE Com sustentação de leve a média, a linha FLY da Body For Sure oferece maior liberdade de movimento para você atingir seus objetivos. O conjunto possui um contraste de cores impactantes que remetem à estética 80’s, aliadas a conforto e respirabilidade.

OAKLEY A Oakley® relembra seu legado no surfe com o Hydra, um par de óculos de sol de meio aro com lente de cobertura e inspiração no Razor Blades.

SOUQ

Com o logotipo Oakley B1B nas hastes,

Bowls, bandejas e pratos... Itens

o Hydra é realçado por um design

versáteis para compor sua mesa ou

moderno de haste acionável que

sala de estar. Explore possibilidades

remete às origens dos Razor Blades na

com os objetos exclusivos da

cultura do surfe. A armação de BiO-

coleção BONVOYAGE da SOUQ.

Matter™, material de origem vegetal, e o ajuste em três pontos ajudam a proporcionar um ajuste equilibrado e confortável, enquanto a tecnologia de lentes Prizm™ aprimora cor e contraste.

  BalnearioShopping balneariocamboriushopping.com.br


8

EDITORIA

DR. RODRIGO CAMPANHOLO VISANDO MAIOR QUALIDADE, CONFORTO, AGILIDADE E PRECISÃO NOS TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS, CLÍNICA INVESTE CONSTANTEMENTE NO QUE HÁ DE MELHOR EM TECNOLOGIA DIGITAL PARA O DIA A DIA DOS PACIENTES. Sua ida ao dentista pode ser repleta de experiências diferenciadas desde o conforto, passando pela alta qualidade até chegar à entrega. Sim, a era digital na odontologia vem, cada vez mais, para revolucionar os atendimentos. Para você ter uma ideia das grandiosas mudanças que estamos falando, um exemplo bem claro acontece com a aplicação das lentes de contato dentais. O que antes levavam-se dias, contando do primeiro atendimento até a entrega, hoje é possível fazer tudo em menos de 72 horas. Isso mesmo, dentro deste período é possível moldar toda a arcada dentária, realizar o estudo de caso, produzir com a máxima precisão as lentes de contato dentais e ainda aplicar no paciente.

B E M - E S TA R


CAPA

Antes

Depois

9

Mas, você deve estar se perguntando como isso é possível sem perder a qualidade? É simples, utilizando o que há de mais moderno e tecnológico disponível no mercado. Em Santa Catarina, um dos pioneiros e apaixonado por estas tecnologias, é o Dr. Rodrigo Campanholo que, desde a abertura da nova clínica em Itajaí, em 2018, já investiu fortemente em equipamentos. Por quê? Para oferecer o melhor aos seus pacientes. Com isso, é fácil entender o motivo que o levou a se tornar referência em saúde e estética bucal, além de ter uma agenda tão concorrida entre pacientes também de várias outras regiões do Brasil. Afinal, quem não quer conquistar o sorriso perfeito com toda qualidade e agilidade disponível e, ainda, contar com o melhor e mais prestativo atendimento? Isso que nem estamos falando da infraestrutura completa dos mais de 500m2, com consultórios, centro cirúrgico, sala de recuperação e muito mais.

POR DENTRO DA TECNOLOGIA DA CLÍNICA RODRIGO CAMPANHOLO Com a ideia de que todos os processos do atendimento sejam realizados dentro da própria clínica, ou seja, o paciente não precisa sair da clínica nem mesmo para o Raio X pois o local conta com tecnologias como: Raio X Panorâmico Digital, microscopia, scanner intraoral e impressa 3D. A mais recente aquisição da clínica do Dr. Rodrigo Campanholo é o CAD/ CAM juntamente com a fresadora (máquina que confecciona o dente). Um sistema que podemos chamar de verdadeira revolução. Calma, vamos explicar um pouco mais. O nome é formado por duas siglas que resumem as funções do aparelho. CAD significa desenho assistido por computador (computer-aided design, em inglês) e CAM é manufatura assistida por computador (computeraided manufacturing, em inglês). Tá, mas o que essa máquina/sistema realmente faz? Explicando de maneira simples, ela permite que o dentista, por meio de um scanner intraoral, faça uma moldagem digital em 3D em cerca de 5 minutos de toda a arcada dentária e o melhor, não precisa mais colocar aquelas massinhas de gesso para fazer o molde dos dentes. Essa moldagem aparece imediatamente na tela do computador, permitindo uma visualização totalmente completa, realista e muito mais precisa do que será necessário realizar. Após isso, se o dentista optar pela produção imediata de um dente, por exemplo, ele envia todas as informações obtidas pelo scanner para a fresadora. Então a produção é feita, passando depois disso apenas por um polimento. Esse sistema é excelente em todas as esferas, pois viabiliza um tratamento muito mais rápido e eficaz. E mais, a qualidade da matéria-prima utilizada para a produção dos dentes é igualmente superior. Além das lentes de contato dentais, o sistema produz coroas unitárias e restaurações indiretas em diferentes materiais (resina, cerâmica, acrílico), permitindo que o dentista tenha um perfeito controle dos parâmetros dos materiais, aumentando a qualidade final dos trabalhos protéticos e a velocidade do tratamento. B E M - E S TA R


10

CCAAPPAA

SERVIÇOS Implantes Estética dental Ortodontia Endodontia

“Entregamos papel em forma de amor”

E você está pronto para embarcar nesta tecnologia ou em alguns dos outros serviços que o expert no assunto, Dr. Rodrigo Campanholo, tem para oferecer a você? Se a resposta for sim, nossa dica é que entre em contato o quanto antes, pois a agenda dele costuma ficar lotada com meses de antecedência e você não vai querer perder o sorriso perfeito, vai?

Dentística Periodontia

Vem conferir como é a produção de um laminado cerâmico na fresadora

Aqui você acompanha um escanemento digital.

VANTAGENS Muito mais conforto

Maior agilidade no tratamento Redução de falhas

matéria de capa

CLÍNICA RODRIGO CAMPANHOLO  rodrigo.campanholo  Clínica Rodrigo Campanholo (47) 3021-6901 (47) 9 9669-6903  rodrigocampanholo.com.br Rua Almirante Tamandaré, 192 Centro, Itajaí - SC Fotos: The Alms Brand

B E M - E S TA R


Avenida Brasil, 741 Balneário Camboriú / SC (47) 3367.2627  gbeaute G BEAUTÉ SPA Rua 1131, Centro Balneário Camboriú / SC (47) 3361.6939

Aponte a câmera do seu smartphone para o QR Code e agende seu horário


12

verão?

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O

Sim! Não estamos errando a época. Apesar da Primavera ter começado há pouco tempo, os cuidados capilares para o verão devem seguir um cronograma que vem antes da estação.

Por se tratar de um período em que os cabelos ficam ainda mais expostos a fatores externos que podem influenciar diretamente na saúde do couro cabeludo e fios, o verão requer cuidados extras que precedem a sua chegada.

Por que os cabelos precisam de mais cuidado no calor? Os nossos fios e couro cabeludo são impactados diariamente pela exposição à poluição, vento e outros fatores que contribuem com o ressecamento – independente da estação do ano... agora, imagina quando tudo isso se intensifica no verão e se une à exposição intensa ao sol e raios solares, altas temperaturas, água do mar e cloro? Por isso, o quanto antes a gente deixe nosso couro cabeludo e fios saudáveis e protegidos, mais chances de mantê-los assim durante toda a estação.

B E M - E S TA R


13

03 DICAS PARA COMEÇAR AGORA MESMO

1 2 3

Redobre a hidratação: com o aumento da temperatura, a umidade dos fios começa a diminuir, deixando os fios ressecados e frágeis. Por isso, além de uma alimentação saudável e muita água para o corpo, os cabelos também merecem esse cuidado redobrado; Invista na limpeza profunda do couro cabeludo: em dias mais quentes, é natural que o suor também se acumule no couro cabeludo. Por isso, cuide ainda mais da higienização do couro, já que o excesso da transpiração pode aumentar as chances de desenvolver a dermatite seborreica e queda dos fios; Não se esqueça do filtro solar: o seu corpo precisa, o seu rosto precisa e os seus cabelos também! Um bom filtro solar para os fios sela a cutícula do cabelo e promove uma proteção contra os raios UV, impedindo a perda de umidade.

MAS... COMO COMEÇAR? Sempre pensando na sua saúde capilar e bem-estar, o Hair Concept by Roberta Gomes tem a solução perfeita para que seus cuidados comecem agora:

1 2 3

Terapias personalizadas: hidratações customizadas que cuidam dos fios e couro cabeludo com base no que seus cabelos precisam. As suas preocupações com ressecamento, queda ou questões ligadas ao couro cabeludo podem ser facilmente controladas com nossas HC Therapies; Home Care personalizado: além de uma linha completa e customizada de produtos para você cuidar dos cabelos em casa, você sabia que o Hair Concept tem um shampoo exclusivo para o couro cabeludo? O Be Fresh Shampoo foi idealizado para higienizar o couro e deixá-lo saudável; Filtro solar capilar: A linha Summer do Hair Concept by Roberta Gomes é uma linha completa que contém óleo de Buriti e Vitamina E, ajudando na proteção dos raios UV, imprescindível para a rotina ao ar livre que já se inicia na Primavera.

São apenas 3 cuidados que farão você viver a estação mais divertida do ano com os cabelos mais lindos e bem cuidados do verão.

HAIR CONCEPT BY ROBERTA GOMES Balneário Shopping – Entrada D – Loja 86 – Piso L1 hairconceptbyrgbrasil

hairconceptbyrgbalneario

Contato e agendamento: Roberta Gomes:

(47) 9 9183-3345

therealrobertagomes


BELEZA

14

O MELHOR PRODUTO ANTIENVELHECIMENTO EXISTE! Se você cuida da sua pele, quer evitar a flacidez, as rugas e manchas, com certeza gostaria de conhecer o melhor produto para isso, certo?

ou seja, não é o envelhecimento natural causado pela idade e sim o envelhecimento causado pela falta de cuidado.

E ele existe, é o filtro solar! Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas se é adepta da rotina de cuidados com a pele, o famoso skincare, não adianta seguir o passo a passo de limpeza, hidratação e tratamento, e não usar o filtro solar, pois ele é essencial. Vou explicar o porquê.

O fotoenvelhecimento é o envelhecimento precoce da pele por causa da exposição excessiva aos raios do sol. O dano causado pelos raios UV altera a produção de proteínas de colágeno e elastina, além de desorganizar o processo de degradação dessas proteínas. Com o passar do tempo, esse processo se apresenta na forma de rugas, linhas de expressão, distúrbios de pigmentação (hipo e hiperpigmentação), flacidez e outros distúrbios associados à espessura e à textura da pele.

O envelhecimento é fisiológico; com o tempo as células vão perdendo a capacidade de se replicar e a renovação celular fica mais lenta, assim começam a aparecer os sinais de envelhecimento. Apesar de ser inevitável, podemos acelerar este processo caso não tenhamos certos cuidados. A exposição ao sol causa o que chamamos de fotoenvelhecimento,

Se sol tem um papel importante no envelhecimento prematuro da pele, é importante investir na prevenção, usando o filtro solar, o melhor antienvelhecimento!

G I O VA N A SALGADO CRF/SC 9934 ESPECIALISTA EM HARMONIZAÇÃO FACIAL E ESTÉTICA AVANÇADA CONSULTORIA SKINCARE ONLINE (47) 9 9932-7255

 GIOVANASALGADOBC


Indescritível a sensação de poder sorrir sem reservas e sem receio… isso foi o que Dr. Rodrigo me proporcionou. Sempre falo que esta é a maior autoestima que se pode ter. Com todo profissionalismo e sensibilidade, entendendo o que a gente deseja, atencioso aos detalhes, me deixou muito à vontade em todos os momentos. Além disso, conheci uma pessoa maravilhosa que se tornou um amigo querido e muito amado. Silvana Demétrio Profissional Contábil

DR. RODRIGO CORREA O CIRURGIÃO PLÁSTICO DOS DENTES Rua 1520, 251 | Sala 03 Ed. ILLUMINATI Centro - Balneário Camboriú / SC (47) 9 9951-1636  drrodrigocorrea


16

BELEZA

LIFTING FACIAL O envelhecimento causa uma série de alterações na face, evidenciando rugas, marcas de expressão, além da flacidez da pele e da musculatura facial e cervical. Esse processo de envelhecimento varia de pessoa para pessoa, sendo influenciado tanto por fatores genéticos como pelo estilo de vida. Portanto, na avaliação inicial buscamos identificar as alterações mais marcantes e avaliar cuidadosamente as queixas do paciente, oferecendo um tratamento diferenciado. A cirurgia do rejuvenescimento facial (também chamada de ritidoplastia ou lifting facial) objetiva atenuar as marcas de expressão e estigmas inerentes ao processo de envelhecimento. As antigas técnicas utilizavam amplos descolamentos da face e pescoço, além de não abordar uma estrutura que sofre importante alteração no envelhecimento: o SMAS (Sistema Músculo-aponeurótico Superficial). Com isso, o rejuvenescimento era baseado somente na tração da pele, com resultados pouco naturais e de curta duração, cicatrizes amplas e visíveis, sendo necessários longos períodos para a recuperação no pós-operatório.

B E M - E S TA R

Após um período de constante atualização nas técnicas, o lifting facial tornou-se um procedimento mais seguro e com resultados mais previsíveis. Nessa cirurgia objetivamos eliminar as rugas, reposicionar os tecidos (pele e músculos), remover os excessos de gordura e corrigir a flacidez da pele da face e pescoço. Um resultado duradouro é obtido por abordarmos diretamente as estruturas que foram modificadas ao longo dos anos, como o SMAS e a musculatura cervical, principais causadores dos sinais do envelhecimento. A aparência do paciente após o lifting fica mais natural, tirando o estigma de “rosto plastificado”. Além disso, o pós-operatório mais curto permite que os pacientes retomem suas atividades mais precocemente, não necessitando de períodos longos de repouso. A busca por um resultado natural é sempre colocada em primeiro plano. Não objetivamos modificar algumas expressões marcantes, como o olhar e o sorriso, preservando as características da face do paciente.


BELEZA

PLANOS TRATAMENTO VERÃO 2023 FINESTÉTICA VOCÊ ESTÁ ACIMA DO PESO IDEAL? TEM GORDURA LOCALIZADA QUE NÃO IMPORTA O QUE FAÇA NÃO CONSEGUE ELIMINAR? TEM DIFICULDADE DE SEGUIR DIETA? SE SUA RESPOSTA FOI SIM PARA ALGUMA DESSAS PERGUNTAS, A FINESTÉTICA TEM O PLANO IDEAL PARA VOCÊ. CONTAMOS COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE NUTRICIONISTA, ESTETICISTAS E BIOMÉDICA E TODAS COM UM ÚNICO OBJETIVO; ALCANÇAR OS MELHORES RESULTADOS.

MEU PRIMEIRO PASSO

FOCO NO MEU OBJETIVO

MINHA MELHOR VERSÃO

MULHERES QUE ESTÃO SEM PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO E NÃO ESTÃO SEGUINDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

MULHERES QUE JÁ ESTÃO PRATICANDO EXERCÍCIO FÍSICO, PORÉM PRECISAM MELHORAR ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO

MULHERES QUE ESTÃO BUSCANDO OS RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS, QUE SE COMPROMETEM A SEGUIR TODAS ORIENTAÇÕES JÁ PRATICANDO EXERCÍCIO FÍSICO, PORÉM SE INCOMODAM COM GORDURA LOCALIZADA RESISTENTE OU CELULITE RECORRENTE.

1 CARDÁPIO NUTRI DETOX + 6 SESSÕES ESTÉTICA CORPORAL MANUAL

1 DESAFIO FOCO 30 (GRUPO DO WHATS NUTRICIONISTA CAROL) + 8 SESSÕES ESTÉTICA MANUAL OU ELETROTERAPIA

1 CONSULTA INDIVIDUAL NUTRICIONISTA CAROL + BÔNUS E-BOOK RECEITAS + 8 SESSÕES ESTÉTICA MANUAL OU ELETROTERAPIA + 2 SESSÕES ENZIMAS + 2 SESSÕES HIDROLIPO

TRATAMENTO PARA 1 REGIÃO CORPORAL OU SUPERIOR OU INFERIORES.

TRATAMENTO PARA 1 REGIÃO CORPORAL OU SUPERIOR OU INFERIORES

TRATAMENTO PARA 1 REGIÃO CORPORAL / OU SUPERIOR OU INFERIORES (ENZIMAS FOCO FLACIDEZ OU GORDURA)

R $ 6 9 0 , 0 0 E M AT É 1 0 X

R $ 8 8 0 , 0 0 E M AT É 1 0 X

R $ 1 8 6 0 , 0 0 E M AT É 1 0 X

Agende uma avaliação com nossas profissionais, descubra o melhor plano para você, ou montamos um personalizado para as suas queixas.

AV. CORONEL MARCOS KONDER N 1207, SALA 58 CENTRO EMPRESARIAL EMBRAED • ITAJAÍ – SC FINESTETICA@GMAIL.COM •  (47) 3046-1746  CLINICA.FINESTETICA •  FINESTETICA * Valores válidos até 11/2022


18

BELEZA

Compridos e poderosos

Quase todas as mulheres sonham ou já sonharam com cabelos compridos e cheios, não é mesmo? Caso você faça parte deste time, a boa notícia é que, com mega hair, você pode realizar esse sonho e mudar o visual a qualquer momento e sem ter que esperar o cabelo crescer. Atualmente, existem inúmeras técnicas de alongamento dos fios. A tela fixa e o tic-tac são as que eu mais utilizo em minhas clientes, aqui no G Beuaté. O material que utilizo são faixas de cabelo humano costuradas, sendo estas escolhidas de acordo com tipo de fio de cada cliente, após uma avaliação. Essas faixas são fixadas rentes ao couro cabeludo e presas com pontos distribuídos e amarrados com elástico, quando usada fixa, retornando ao salão com intervalo de 4 a 6 semanas para a realização da manutenção. Já com o tic-tac ela fica presa por minipresilhas com uns dentinhos que seguram o cabelo; é super-rápido e prático, ideal para festas, eventos e, até mesmo, o dia a dia.

B E M - E S TA R

ALEXSANDRO FERNANDES Hair stylist G Beauté

G Beauté  gbeaute A v. B r a s i l , 7 4 1 | C e n t r o , Balneário Camboriú -SC (47) 3367-2627


studioguide.com.br

MUDANDO SORRISOS, RENOVANDO VIDAS! Reabilitação oral Implantes dentários Invisalign Odontologia estética premium

Dra. Fernanda Angeloni • CRO/SC 12.149 | Dr. Matheus Blois • CRO/SC 11.971 Dra. Karina Cestari • CRO/SC 11.012 | Dra. Patrícia Zunino • CRO/SC 11.974

 (47) 2122-9600 |  (47) 99217-6690   sbucalconsultorio |  sbucal.com.br

Rua Dr. Nereu Ramos, 197 sala 1202 • Ed. Seixas Business Tower • Centro • Itajaí • SC


SAÚDE

20

DRA., ESTOU GRÁVIDA, POSSO CONTINUAR TREINANDO? O PRIMEIRO ÍMPETO DA MULHER AO PEGAR O T E S T E D E G R AV I D E Z P O S I T I V O É P A R A R D E TREINAR, MAS SERÁ QUE PRECISA?

Não, gestantes, salvo exceções, podem e devem se exercitar! A atividade física durante a gestação previne o ganho excessivo de peso, melhora a disposição, o sono e o humor, diminui a incidência de dores lombares e inchaço, diminui a incidência de hipertensão e diabetes gestacional, facilita o parto e a recuperação pós-parto, diminui a incidência de lacerações de parto e incontinência urinária, facilita a recuperação do peso, diminui a incidência de depressão pós-parto e melhora a autoestima. Muitos benefícios não é mesmo? Na primeira consulta de pré-natal o obstetra fará sua avaliação; caso não haja contraindicações (tais como sangramento vaginal, risco de parto prematuro, colo uterino curto, cardiopatia ou hipertensão não controladas), a atividade física será liberada. E qual exercício é mais indicado? O que você goste, o importante é fazer! Musculação, aeróbico, funcional, pilates (apenas evite esportes de contato e com risco de queda). A frequência ideal é pelo menos 3 vezes na semana.

Algumas dicas importantes para uma prática física segura: 1) Tenha um profissional educador físico que auxilie você nos treinos (no 1o e 3o trimestres; os exercícios devem ser adaptados em intensidade e carga). 2) Alimente-se antes de treinar e hidrate-se durante o treino. 3) Dica prática para controlar sua frequência cardíaca: mantenha o treino em uma intensidade que você ainda consiga conversar. 4) Em caso de dor no peito, taquicardia, falta de ar, cólicas ou sangramento, interrompa a atividade e busque atendimento. Bora mexer o corpinho gravidinhas? Gestante ativa é gestante saudável!

FABIANA ZARSKE DE MELLO CRM 19.493 | RQE 14.867 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA CLÍNICA DIGEST CARE AV. CORONEL MARCOS KONDER, 1207 - SALA 60 | EMBRAED CENTRO EMPRESARIAL | ITAJAÍ- SC (47) 3246-1500 | 9 9689-0035

 fabianazarske.gineco

B E M - E S TA R


BELEZA

21

FUTURO DA

Harmonização facial EM SUA ATUAÇÃO, A RESPONSÁVEL PELOS PROCEDIMENTOS FACIAIS DA CLÍNICA, A DRA ROSANA SCHMITT FOCA NO CONCEITO QUE ALIA CONHECIMENTO E TECNOLOGIA PARA CRIAR PROTOCOLOS EXCLUSIVOS.

“Não somos a favor de tratamentos que transformem a pessoa em outra, mas sim que a paciente saia do consultório sentindo que é uma versão aprimorada de si mesma”. As pessoas estão sempre em busca de novidades, resultados rápidos e menor tempo de downtime. Atualmente, a maioria dos nossos procedimentos faciais injetáveis está aliada a alguma tecnologia, por exemplo,os bioestimuladores de colágeno, que promovem o aumento da produção de colágeno a longo prazo pelo próprio corpo e evitam aquela aparência de preenchimento. Com união ao ultrassom microfocado e à criofrequência são uma combinação perfeita. Este é um dos nossos protocolos favoritos, pois desta forma conseguimos obter um resultado de forma global e mais natural. Estamos vivendo um momento revolucionário na área da beleza, com chegada de tecnologias e novos produtos no mercado, onde a atualização se faz constante, para poder oferecer diversas alternativas para pessoas que desejam melhorar sua aparência e sua autoestima.

D RA . ROSA N A SC HMIT T CRO/SC 10843

Acreditamos que depois de uma era de padronização, o futuro da harmonização facial é se voltar à própria pele, de modo a rejuvenescê-la sem grandes transformações. Para isso, aliar técnicas injetáveis e tecnologia é um grande acerto para quem preza pela harmonia facial com naturalidade.

ESPECIALISTA EM HARMONIZAÇÃO FACIAL

3a Avenida, 271 SL 02 | B. Camboriú (47) 9 9635-1760 | (47) 3514-6857  clinicamoldaface B E M - E S TA R


SAÚDE

22

NOVEMBRO AZUL A S S U N TO S É R I O . C O N F I R A O N O S S O B AT E P A P O C O M O E S P E C I A L I S TA D R . G I L B E R TO A L M E I DA S O B R E O C Â N C E R U R O L Ó G I CO E A I M P O R TÂ N C I A D E E S TA R AT E N TO A O S S I N A I S .

Em novembro damos as boas-vindas ao mês que vem para quebrar tabus e alertar sobre a importância com a saúde masculina, em especial ao câncer de próstata. Estamos falando do Novembro Azul, um movimento idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e apoiado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que visa conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. Em outras palavras, seu objetivo é motivar os homens a fazerem os exames preventivos com o urologista. E o mais importante: esta prática está relacionada à diminuição na mortalidade e de complicações dessa doença. Para saber um pouco mais, conversamos com o especialista, o urologista Dr. Gilberto Almeida. Confira. Dr. Gilberto, quando falamos em câncer urológico, quais os tipos e os sinais mais comuns de cada um deles? Os cânceres urológicos são os tumores que envolvem o rim, ureter, bexiga, próstata, testículo, pênis e uretra. Outros comumente tratados pelo urologista também são os tumores da glândula suprarrenal. Podem acometer tanto homens quanto mulheres e em todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. Os sintomas são muito variados e dependem de qual órgão é acometido, mas, de uma forma geral, sangramento na urina, dificuldade para urinar, dores ósseas, anemia e perda de peso rápida. O câncer de próstata é um dos que mais se desenvolve entre os brasileiros, principalmente em homens acima dos 50 anos. Porém, a doença não costuma apresentar sintomas no início, apenas em estágios mais avançados. Tem como evitar isso? Sim, o câncer de próstata é o mais comum nos homens, exceto tumores de pele não-melanoma, tendo a incidência muito semelhante, às vezes maiores, que o câncer de mama nas mulheres. B E M - E S TA R

No que se refere à prevenção, na verdade, não há como prevenir um câncer de próstata e quando este é diagnosticado apenas em estágio muito avançado, a cura é quase impossível. Porém, com o diagnóstico em fase inicial é possível, muitas vezes, reverter o quadro. Desta forma, é fácil entender por que o famoso “preventivo” é, na verdade, uma busca ativa, ou rastreamento, por tumores em estágios iniciais quando a cura é possível em mais de 90% dos casos. Quais os tipos de câncer de próstata e quais as diferenças? O câncer de próstata é dividido em estágios e grau de agressividade, então pode-se ter um câncer de próstata agressivo em estágio inicial ou em contrapartida um câncer menos agressivo, mas em estágio mais avançado. Os estágios são: localizado quando o tumor está somente na glândula prostática; localmente avançado quando está saindo da próstata, mas ainda somente na pelve; ou avançado quando já tem metástases, ou seja, células tumorais em outros órgãos como os ossos, gânglios, pulmões ou fígado. Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é feito a partir de uma suspeita clínica pelo urologista, baseado nos fatores de risco, PSA (exame de sangue), exame digital da próstata e ressonância magnética. A partir daí realiza-se uma biópsia da próstata para confirmação ou não de um câncer de próstata. É importante salientar que nem o exame de sangue e nem o exame digital da próstata dão o diagnóstico de câncer de próstata, mas, sim, levantam uma suspeita.


SAÚDE

23

Quando diagnosticado, quais tipos de tratamento há disponíveis? O tratamento depende principalmente do estágio da doença e da idade do paciente e suas comorbidades (doenças associadas). Pode-se fazer vigilância ativa (monitoramento) de um paciente com câncer pouco agressivo e inicial, pode-se fazer cirurgia ou radioterapia para tumores mais agressivos e estágios ainda localizados, ou fazer hormonioterapia e/ou quimioterapia para doença já avançada e metastática. O tratamento atualmente é muito personalizado e discutido com o paciente para termos a melhor opção para o paciente em específico. Os pacientes são distintos e necessitam tratamento individualizado. Quais os fatores de risco que influenciam desenvolvimento do câncer de próstata?

no

Os fatores de risco mais conhecidos para o câncer de próstata são: a idade (quanto mais velho maior a incidência), história familiar de câncer de próstata (principalmente de 1º e 2o grau) e mama, raça negra (tendência maior incidência e tumores mais agressivos), obesidade (tendência a tumores mais agressivos) Como prevenir, ou melhor, como diagnosticar o mais cedo possível? Consulta anual com o seu urologista é a melhor forma. Esse é o cuidado que todo homem deve ter, e não esperar por sintomas da próstata, pois o câncer de próstata não causa sintomas em estágios iniciais, somente em estágios avançados (dores ósseas, dificuldade de urinar, sangue na urina...) quando não é curável. O câncer de próstata tem cura? O câncer de próstata tem cura sim e, atualmente, conseguimos curar a maioria dos pacientes. Qual a frequência para os exames de rotina? A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens a partir dos 50 anos procurem seu urologista para a realização da avaliação prostática. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Muitos pacientes já têm procurado atendimento a partir dos 40 anos e isso não há problema, pois conseguimos a partir daí estratificar risco da doença e individualizar o atendimento do paciente.

Urocenter Balneário Camboriú Av. do Estado Dalmo Vieira, 1535 Sala 01 - Pioneiros (47) 3264-6800 | 9 9945-2698

DR. GILBERTO ALMEIDA CRM-SC 15223 | RQE 7839 UROLOGISTA, CERTIFICADO INTERNACIONALMENTE EM CIRURGIA ROBÓTICA E URO-ONCOLOGIA (47) 9 9932-7255 | (47) 2033-7737 drgilbertoalmeida.com.br

Urocenter Itajaí Avenida, R. Dr. Nereu Ramos, 197 Edifício Seixas - Business Tower | Centro (47) 2033-7737 | 9 9140-7451 B E M - E S TA R


24

SAÚDE

CUIDADOS COM A ÁREA ÍNTIMA Essa é uma conversa supernecessária e essencial que toda mulher deveria ter com uma gineco ainda na adolescência. Os cuidados com a região íntima, se não realizados de maneira adequada, podem nos levar a desenvolver corrimento, infecções de repetição, cistite e por aí vai. Primeiro vamos começar pela anatomia; não podemos chamar tudo de vagina. Vagina é o canal interno e vulva é a região externa. Sabendo isso, primeira regra: vagina é autolimpante. Sim, não devemos lavar o canal vaginal. Esta região é colonizada por uma flora específica, que mantém o pH vaginal adequado, a produção de muco, lubrificação… quando lavamos esta região desequilibramos nossa flora, levando a infecções; as mais comuns são vaginose e candidíase. Além disso, a região de pequenos lábios e introito vaginal deve ser lavada apenas com água. Água e os próprios dedos é a melhor forma de higienizar esta região. O uso de sabonetes em excesso também altera a flora e diminui a hidratação local. Deixe o sabonete para a região mais externa de grandes lábios e virilha. Costumo recomendar os mais neutros – de glicerina. OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES:

Sempre urinar após a relação sexual para evitar a cistite de lua de mel, ou seja, a subida de bactérias até a bexiga pela “baguncinha” causada na relação sexual. E após urinar sempre se seque de frente para trás para evitar trazer bactérias da região perianal para a vagina e canal da urina. Evite calcinhas com elástico apertado na virilha; isso acaba provocando escurecimento pelo atrito. Prefira sempre calcinhas de forro de algodão. Evite usar roupas justas todos os dias; intercale com tecido e modelos que deixem a região mais livre. O uso de calças muito apertadas altera a flora vaginal, aumentando a ocorrência de corrimentos. E por fim, o skincare da região íntima. Essa região é negligenciada na hora da hidratação, mas essa área costuma ser muito ressecada. A falta de hidratação pode propiciar a coceira e o escurecimento da pele. Portanto, sempre hidrate a região da virilha e grandes lábios – hidratantes hipoalergênicos ou mesmo com o óleo de coco. Para o canal vaginal, se necessária hidratação por diminuição da lubrificação, prefira hidratantes específicos que comumente são utilizados 2-3 vezes por semana e são à base de água e ácido hialurônico.

B E M - E S TA R

Evite lubrificantes com cheiro ou sabor; prefira à base de água. E não deixe de usar lubrificante; eles protegem a mucosa do atrito, trazem maior conforto e prazer. Seguindo o skincare, na exposição solar, é importante passar um protetor solar de alta proteção na virilha que fica mais exposta; isso evita o escurecimento local. E entendam: ter secreção é normal. Vagina tem um tecido muito parecido com a nossa boca, portanto, é uma região úmida, com produção de muco. Apenas preste atenção nesta secreção, no aspecto, cheiro, textura para reconhecer o dia que estiver alterada. E se estiver em excesso ou com alguma alteração em sua característica ou se vier acompanhada de sintomas como dor, coceira, ardência, procure um ginecologista para uma melhor avaliação.

N ATÁ L I A R . ANDRADE DA L L A C O S TA CRM/SC 18370 | RQE 13342 TEGO 0243/2016 GINECOLOGIA ATENDIMENTO EM GINECOLOGIA E ESTÉTICA ÍNTIMA NA CLINCARE AV. JOCA BRANDÃO, 265 CENTRO, ITAJAÍ. (47) 9 9753.0185 ATENDIMENTO EM ESTÉTICA ÍNTIMA NA LIPOLASER RUA 600, 349. CENTRO BALNEÁRIO CAMBORIÚ (47) 9 9164.3811

 dranataliaginecologista


SAÚDE

25

Atraso de fala na infância: atenção aos sinais Entende-se como desenvolvimento da linguagem a capacidade de transmitir os nossos desejos, necessidades, pensamentos e sentimentos. O processo de comunicação se inicia logo após o nascimento, por meio do choro como reação à dor e à fome, e vai amadurecendo progressivamente conforme a criança cresce. Durante a avaliação do desenvolvimento da linguagem, é realizada uma avaliação global da saúde da criança e de todo o desenvolvimento neuropsicomotor, visando identificar fatores de risco que possam interferir no desenvolvimento da fala tais como doenças maternas no período gestacional, internamentos prévios, falta de estimulação, problemas auditivos, abuso de telas e dispositivos eletrônicos. O desenvolvimento da fala possui alguns marcos facilmente identificáveis e que podem servir de sinais de alerta para uma avaliação especializada: Até um ano de idade é esperado o uso de palavras funcionais como “oi”, “tchau”, “mamãe”, “papai” e sons de animais (ae au, miau e outras onomatopeias) Nos dois primeiros anos de vida é esperado que a criança já fale aproximadamente 200 palavras e forme frases curtas e entenda comandos simples como “pega a bola” ou “dá tchau”

Dos 3 aos 4 anos de idade as crianças devem possuir um vocabulário entre 500-1000 palavras compreensíveis e compreender ordens não relacionadas (por exemplo: “traz a boneca e fecha o armário”) A partir dos 5 anos de idade é previsto que a criança forme frases completas, fale corretamente, além de possuir um vocabulário com aproximadamente 6000 palavras. O diagnóstico precoce permite que ações sejam realizadas para evitar o agravamento do quadro e repercussões negativas futuras. A atuação é multidisciplinar e requer não só a equipe de saúde, mas também o empenho de toda a família para o melhor desenvolvimento da criança.

PALMIRA JOANA DOS SANTOS CRFa 9419

Av. José Eugênio Muller, 881 - Térreo - Itajaí / SC  (47) 3228-0431 |  clinicah.mota  www.clinicahmota.com

B E M - E S TA R


SAÚDE

3 CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER COM A VISÃO CUIDAR DA SUA SAÚDE OCULAR É MAIS SIMPLES DO QUE VOCÊ IMAGINA. EXISTEM ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS QUE VOCÊ PODE TOMAR E QUE FARÃO COM QUE A SAÚDE DOS SEUS OLHOS DURE POR MUITO TEMPO.

1. USE ÓCULOS DE SOL SEMPRE QUE PUDER. Ainda existem pessoas que acreditam que os óculos de sol são puramente estéticos. Na realidade, este adereço é fundamental para a manutenção da saúde dos seus olhos. A exposição aos raios UVA e UVB pode trazer sérias complicações à sua visão, como danos à córnea, espessamento da conjuntiva e desenvolvimento da catarata. Por isso, use óculos escuros todos os dias!

2. FAÇA PAUSAS AO UTILIZAR APARELHOS ELETRÔNICOS. Nossa vida praticamente gira ao redor de telas. Celulares, tablets, notebooks, TVs e vários outros aparatos nos distraem quase que 24h por dia. Entretanto, a exposição demasiada à luz desses aparelhos pode prejudicar nossa visão. Por isso, é altamente recomendado que você realize pequenos intervalos a cada hora de utilização. Ah! Lembre-se de piscar para lubrificar seus olhos! 3. CUIDE DA HIGIENE DE SEUS OLHOS. Além de serem lindíssimos, nossos olhos também são órgãos do nosso corpo e estão completamente expostos. Por isso há várias campanhas para que você lave suas mãos antes de levá-las aos olhos. Além disso, retire toda maquiagem antes de dormir para que nenhuma partícula caia sobre eles. Proteja seus olhos adequadamente e garanta uma visão saudável por muito tempo!


SAÚDE

C O M P O R TA M E N TO

27

O ESVAZIAR DA CAIXINHA Estudos científicos apontam fatores determinantes para o fracasso dos relacionamentos amorosos, tais como: a ausência de diálogo, desrespeito, imaturidade emocional, traumas psicológicos, falta de afinidades.

FONOAUDIOLOGIA SEM MISTÉRIOS Uma das perguntas que mais escuto em meu consultório: “Meu filho já tem 5 anos e não fala o som do R entre vogais e encontros consonantais. Mas, me disseram que devo esperar. O que fazer?” Sempre tento orientar os pais que nós, fonoaudiólogos, nos baseamos em “marcos de desenvolvimento”, a partir dos quais é esperado que a cada idade a criança já possa falar determinados sons, conforme a tabela exemplifica abaixo. No caso dessa pergunta específica, a criança com 4 anos já pode estar falando esse fonema vibrante; então o ideal é essa criança passar por uma boa avaliação com fonoaudióloga e vertical para entender por que esta criança ainda não está executando este som.

QUADRO FONÊMICO

A falta de diálogo é crescente em um mundo encapsulado, isto é, cada um em sua bolha, voltado para a sua tela. Muitos dos pensamentos, sentimentos, frustrações não são revelados e são depositados nas caixinhas das emoções. O medo de expressar sentimentos evidencia a existência de cicatrizes psicológicas, ligadas a relações afetivas. O outro não tem a obrigação de detectar o que você não revela. O universo de cada ser é diferente, portanto, é necessário apender a se comunicar. Respeitar é praticar a arte de ouvir, conectado com a pessoa e expressando o que está sentindo. O amor maduro é decorrente da aceitação, admiração e respeito. O amor neurótico é consequente da imaturidade emocional, imputando ao outro o compromisso de suprir todas as suas necessidades, ao ponto de cerceá-lo. Neste caso temos os folgados; onde existir um folgado haverá um sufocado. O desrespeito por meio de comentários depreciativos, o rebaixamento da autoestima, as agressões verbais ou físicas são inegociáveis. A falta de afinidades, com o passar do tempo, pode criar muros intransponíveis, sendo o silêncio o principal personagem. Kalil Gibran pontua: “As grandes dores são mudas”. Só nos resta esvaziar as caixinhas das emoções, deixar jorrar o que está prestes a azedar, reprocessar as memórias traumáticas, dar vazão aos desejos, aprender a não reprimir sentimentos, a respeitar sua individualidade, como também a do outro, para amar e ser amado.

IDADE

FONEMAS

18 meses

/m/ e /b/

2 anos

/p/, /t/, /d/ e /n/

2 anos e seis meses

/k/, /g/ e /nh/

3 anos

/f/, /v/, /s/ e /z/

3 anos seis meses

/ch/ e /j/

CRP 12/01167

4 anos

/l/, /lh/, /r/ e /R/

DOUTORANDA EM PSICOLOGIA CLÍNICA

4 anos e seis meses

/C/l/V e C/r/V

5 anos

Aquisição completa

CLAUDETE DE MORAIS

 (47) 9 9274-6439 claudetedemorais.com.br

SABRINA TOLENTINO FONOAUDIÓLOGA, MESTRE EM SAÚDE E ESPECIALISTA EM VOZ AV. CEL. MARCOS KONDER 1313 | SALA 707 - ITAJAÍ

 (47) 9 9944-2612  fonosabrinatolentino

B E M - E S TA R


28

SAÚDE

PACIENTE DIABÉTICO E AVALIAÇÃO DOS PÉS – QUAL A IMPORTÂNCIA? 1 - O que é o pé diabético e quais as principais consequências ele traz? Pé diabético é a infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados com anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior, que pode ocorrer em paciente diabético. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para amputação não traumáticas de membros inferiores (pernas, pé, dedos dos pés) no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado.

ou perda de sensibilidade é necessário procurar o médico de família e/ou endocrinologista para realizar um exame físico minuscioso.

Inspecione e apalpe diariamente a parte interna dos calçados, à procura de objetos que possam machucar seus pés.

4 - Como investigar fatores de risco para desenvolvimento de úlceras e amputações?

Use calçados confortáveis e de tamanho apropriado, evitando o uso de sapatos apertados ou com reentrâncias e costuras irregulares.

O primeiro fator de risco é ser paciente diabético e o segundo é não estar fazendo o controle adequado da diabetes. Na anamnese e exame físico devemos sempre abordar:

2 - Quais medidas requer para o rastreamento do pé diabético?

Sensação de ardência e queimadura.

É importante destacar os cinco pilares para prevenção do pé diabético, dentre os quais o de maior destaque é a educação em saúde:

Fraqueza nas pernas.

Inspeção e exame dos pés, anualmente para todos os pacientes diabéticos. Identificação do pé em situação de risco. Educação do usuário/ paciente, dos familiares e/ou cuidadores, profissionais de saúde. Utilização de calçado apropriado. Tratamento dos sinais pré-ulcerativos. 3 - Por que é importante avaliar o pé diabético? A avaliação e o acompanhamento das pessoas com DM, com atenção voltada para lesões nos pés, permite a identificação precoce de alterações, concedendo o tratamento oportuno e evitando o desenvolvimento de complicações. Pacientes com um risco elevado de ulceração podem ser precocemente identificados através do exame clínico, buscando detectar a perda da sensibilidade dos pés, conhecida como neuropatia diabética. Além do exame clínico, realizado pelo(a) médico(a) ou pelo(a) enfermeiro(a), a autoavaliação é muito importante. Ao notar qualquer alteração como cor, lesão e/ B E M - E S TA R

Dor excessiva diante de estímulos pequenos. Queimação nos pés e tornozelos. Dormência ou formigamento nos pés. Dor e sensação de agulhadas.

Use cremes ou óleos hidratantes para pele seca, porém, evite usá-los entre os dedos. Corte as unhas em linha reta. Não utilize agentes químicos ou emplastros para remover calos. Calos e calosidades devem ser avaliados e tratados pela sua equipe de saúde. Faça a reavaliação dos seus pés com seu médico de família. Procure imediatamente seu médico de família se uma bolha, corte, arranhão ou ferida aparecer.

Perda da sensibilidade nos pés. Lesões de pele com úlceras indolores. 5 – Como é realizada a avalição dos pés? A avaliação se inicia pela inspeção para identificação de acometimentos como: atrofia interóssea, pele seca, úlceras, calosidades, rachaduras, fissuras, alterações da cor com hiperpigmentação, edema e infecções. Para a avaliação da neuropatia é feito teste da sensibilidade vibratória, dolorosa e térmica, teste de reflexos e avaliação circulatória. 6 - Quais as principais orientações para o autocuidado? Inspeção diária dos pés, incluindo as áreas entre os dedos.

DRA. LETICIA RODRIGUES PORCIUNCULA

Higiene regular dos pés, seguida da secagem cuidadosa deles, principalmente entre os dedos.

CRM 26922 RQE 17015/17064

Evitar andar descalço, seja em ambientes fechados ou ao ar livre.

atendimentodomiciliarsc.com.br

Sempre use meias claras ao utilizar calçados fechados. Nunca use meias apertadas e evite usar meias altas acima do joelho.

MÉDICA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

 domiciliarsc  (47) 99944-1380. domiciliarsc@gmail.com


SAÚDE

29

A SURDEZ APARECE MAIS QUE QUALQUER APARELHO AUDITIVO Preconceito, medo, vergonha, falta de informações… Inúmeras são as questões que acabam afastando as pessoas que precisam do efetivo uso de um aparelho auditivo. De forma geral, entre a indicação e o reconhecimento da real necessidade de uso de aparelhos passam-se anos, e a relutância diária em reconhecer os benefícios e quantas limitações a perda auditiva pode gerar na qualidade de vida são negligenciadas. Óculos geralmente são mais bem aceitos, possuem diversos designs e marcas, devolvem a qualidade visual para os seus usuários, dificilmente gerando tabus. O fato de quem sofre com a deficiência auditiva relutar em reconhecer suas dificuldades e buscar soluções para ter qualidade de vida é amplamente conhecido. Apenas 40% das pessoas com perda de audição reconhecem que ouvem mal. Talvez pelo medo; afinal, aparelho auditivo é “coisa de idoso’’, “é desconfortável’’, “é feio’’, “é grande’’, “vai piorar minha audição’’ e inúmeras outras barreiras limitam a aceitação de um mundo com mais qualidade de vida. Nos últimos anos vimos a transformação tecnológica de telefones, televisores, computadores e tudo que está ao nosso redor. Com os aparelhos auditivos, não diferiu. Incontáveis são

as novas tecnologias que buscam suprir necessidades, sem gerar desconforto, reabilitar a audição, sem gerar estigmas. “Ah, mas utilizar coisas no ouvido gera preconceito?” E nesta vertente, não vemos ninguém reclamando ou condenando o uso de fones intra-auriculares. Ainda mais com a ascensão do mundo “sem fio’’, com AirPods, Galaxy Buds e inúmeros outros fones sendo cotidianamente utilizados em nossas ruas para o lazer, sem nenhum tabu. A maior barreira é o mito de que o aparelho auditivo é visível e que a deficiência auditiva será destacada. Isso está muito longe de ser verdade. Vale ressaltar que muitos aparelhos de amplificação são menores e mais discretos que dispositivos recreativos, como os fones de ouvido, aparecendo inclusive menos que muitos deles.

Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC  (47) 99790-9094  daniel.otorrino  danielotorrino.com.br

DR. DANIEL BUFFON ZATT

OTORRINOLARINGOLOGISTA – CRM 23.589 / RQE 18.759

FGA. ELAINE C.C. PEREIRA FONOAUDIÓLOGA – CRF3 6.685

B E M - E S TA R


30

SAÚDE

TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA O T R ATA M E N TO C A R A C T E R I Z A SE POR INTERVENÇÃO PRECOCE AT R AV É S D E T E R A P I A S Q U E VISAM POTENCIALIZAR O D E S E N V O LV I M E N T O D O P A C I E N T E .

Atualmente as terapias com maior evidência de benefício são baseadas na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), associada a terapias auxiliares como psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional e psicopedagogia. Outras abordagens devem ser orientadas de acordo com cada caso individual e o número de horas semanais deve ser definido individualmente, sendo sugerido no mínimo 10 horas semanais de intervenção. Eventualmente pode ser necessário o uso de medicação para sintomas associados como agressividade e agitação, podendo ser utilizados, nestes casos, a Risperidona ou o Aripiprazol. Além disso, podem ser indicados os psicoestimulantes para pacientes com TDAH associado. Outros fármacos podem ser tentados em situações específicas e individuais. Dietas, suplementações vitamínicas e outros tipos de abordagens têm sido propostas para o tratamento, entretanto, não há evidência científica para que muitas terapias sejam utilizadas. O surgimento das mídias sociais trouxe a possibilidade de difundir maior quantidade de informação em curto espaço de tempo, fazendo com que a maioria dos pacientes use ou já tenha usado algum tipo de terapia alternativa sem eficácia comprovada. Apesar de a grande maioria

B E M - E S TA R

das publicações ser bem-intencionada, nem sempre as informações são corretas e isso pode ser muito perigoso, podendo trazer não só prejuízos econômicos, mas também abandono de tratamento comprovadamente eficaz. Vale ressaltar que vacinas não causam ou desencadeiam TEA e que os pacientes com TEA devem tomar todas as vacinas disponíveis para a faixa etária.

DRA. LARISSA ALESSANDRA MEHL CRM/SC 13858 | RQE 10844 NEUROLOGISTA INFANTIL

 dralarissa_neuropediatra CURUMIM CLÍNICA PEDIÁTRICA RUA LAURO MÜLLER, 750, BAIRRO FAZENDA - ITAJAÍ (47) 3349 3101 | 9 8425-4622  CLINICA.CURUMIM


SAÚDE

31

Tenho câncer de mama: posso engravidar depois do meu tratamento? A oncofertilidade é uma especialidade que surgiu para manter a fertilidade dos pacientes com câncer, tanto em homens quanto em mulheres, sendo que, para os homens é realizado o congelamento de sêmen e, nas mulheres, o congelamento de óvulos. O principal objetivo é congelar esse material, sêmen ou óvulo, antes que tenha o efeito tóxico da quimioterapia e assim o sonho de ter uma família fica apenas adiado pelo diagnóstico de câncer, mas não definitivo. O câncer de mama é um dos cânceres que mais afeta as mulheres e o tratamento pode levar à infertilidade por causa da quimioterapia e radioterapia; mas com o suporte da reprodução humana assistida, as pacientes com esse diagnóstico possuem maiores chances de engravidar no futuro e ter a sua tão sonhada família. O congelamento de óvulos é indicado no início do tratamento, antes de começar a quimioterapia.

GRAZIELLE A LV E S B E N T O CRM/SC 18490 | RQE 14880 GINECOLOGISTA, ESPECIALISTA EM MEDICINA REPRODUTIVA SÓCIA DA FERTVITA

 dragraziellebento  fertvitamedicinareprodutiva (47) 2122-3232 / (47) 98837-2052 R. FERNANDO AZEVEDO, 137 SALA 1 PRAIA DOS AMORES, BALNEÁRIO CAMBORIÚ

B E M - E S TA R


32

C O M P O R TA M E N TO

Será que vou conseguir passar no vestibular no curso do meu sonho? Será que consigo conquistar um novo emprego? Será que vou conseguir montar o meu próprio negócio? Esses são apenas alguns dos muitos questionamentos sobre os desejos que podem direcionar a vida dos jovens e adultos de modo geral. No entanto, para conquistar esses desejos ou objetivos a curto prazo, talvez não seja possível encontrar um roteiro; mas se houver um planejamento de futuro com metas reais e ações persistentes, todas as mudanças e conquistas serão possíveis. Para que haja esse planejamento, alguns passos anteriores devem ser realizados, entre eles, o desenvolvimento do autoconhecimento, que é o conhecimento das características pessoais, sejam pontos fortes ou pontos a serem aprimorados. Além disso, o autoconhecimento nos conduz a conhecermos nossos interesses e o que de fato valorizamos na vida. Associado a esta busca, deve-se estar atento também ao contexto de trabalho e explorar as diversas profissões, desde sua formação e instituições que a oferecem até informações sobre possíveis locais de trabalho, vagas disponíveis, entre outros aspectos. Não só isso; é necessário refletir sobre o contexto em que a pessoa esteja inserida e avaliar se ele facilita ou restringe algumas possibilidades. Estudos já têm demonstrado que um cuidadoso planejamento tenderá a manipular e avançar o contexto do indivíduo, tornando a escolha profissional mais próxima de converter-se em realidade. Por essa razão, vemos a importância de construir um planejamento de carreira, tendo em mente que um dos principais elementos desse plano é o desenvolvimento de competências e recursos psicológicos positivos, tais como o otimismo, esperança, coragem, adaptabilidade, flexibilidade para lidar com as diferenças e com as possíveis mudanças de rotas no meio do caminho.

B E M - E S TA R

Todos estes recursos são essenciais para alcançar os objetivos, mantendo a saúde mental preservada. Cada uma dessas reflexões é importante e ajuda você a pensar no seu projeto de vida e o que realmente gostaria de vivenciar nos anos que virão. Caso você precise de apoio para planejar o seu percurso de carreira, independentemente do estágio da vida em que esteja, busque o suporte de um orientador profissional, que ajudará você a construir estratégias comportamentais para você conhecer e alcançar o seu objetivo.

SANDRA PADILHA DOUTORANDA EM PSICOLOGIA CRP 12/03692 PSICÓLOGA

Rua Cônego Tomás Fontes, 145 | Sala 2008 | Lion Center | Centro. Itajaí/SC www.psicologasandrapadilha.com (47) 9 8499 8022


SAÚDE

Qual a importância do atendimento neuropsicopedagógico para crianças ou adolescentes com transtorno do processamento auditivo central O transtorno do processamento auditivo central (TPAC) é a alteração ou falta de habilidade na recepção, análise e processamento da informação que chega pela via auditiva. Nada tem a ver com deficiência auditiva ou surdez; pelo contrário, a pessoa possui a queixa de não ouvir bem, mas tem a audição completamente normal, ou seja, a dificuldade está em processar auditivamente a informação recebida. Há uma dificuldade em localizar, discriminar, reconhecer, memorizar e compreender a fala. O TPAC pode causar sérios impactos psicoemocionais, educacionais e sociais. Pode afetar a compreensão da fala e a capacidade de percepção de sons, prejudicando, assim, o aprendizado escolar. O atendimento neuropsicopedagógico para crianças com o transtorno do processamento auditivo central é essencial e deve ser realizado em parceria com o fonoaudiólogo (profissional que realiza o diagnóstico do TPAC e trata). É comum crianças com o transtorno terem muita dificuldade na área de cálculos e interpretação de problemas, dificuldade na leitura e na escrita, dificuldade em contar ou narrar uma história, dificuldade de manter a atenção durante as explicações verbais e dificuldade de memorizar nomes e frases. E é aí que entra a importante atuação neuropsicopedagógica, estimulando funções executivas e todas as habilidades que estiverem alteradas, como as citadas nos exemplos anteriores.

FERNANDA NIEDERAUER CBO: 2394-40 NEUROPSICOPEDAGOGA CLÍNICA

Especialista em Desenvolvimento Infantil | Terapeuta Analista do Comportamento – ABA (47) 9 8845-0297 neuroppfernanda@gmail.com  neuroppfernanda

33

FONOAUDIOLOGIA EXCLUSIVA NA SUA CASA O atendimento domiciliar São mais de 16 anos realizando atendimento fonoaudiológico no formato home care, na casa ou trabalho dos pacientes. Inicialmente a indicação era exclusiva a pacientes com dificuldades de locomoção e dependentes, como crianças e idosos. Com a pandemia aumentou a necessidade destes atendimentos e esta experiência trouxe a certeza dos benefícios no processo terapêutico independentemente do perfil, idade e quadro clínico do paciente. Hoje o método Dra. Luana Casarin realiza 90% dos atendimentos nos lares dos pacientes. Esse acompanhamento terapêutico oferece sessões fonoaudiológicas diferenciadas, exclusivas, humanizadas e sempre com maior cuidado higiênico e muita ética. Benefícios entregues ao paciente domiciliar: Pontualidade: O horário combinado com antecedência é respeitado e permite ao paciente ter mais organização no seu dia a dia. Assiduidade: Receber o profissional em casa evita intercorrências externas e diminui as sessões desmarcadas. Constância: Por não haver necessidade do deslocamento e dependência de terceiros, o tratamento acontece constantemente e obtém resultados mais rápidos e satisfatórios. Comodidade: Não precisar gastar tempo e energia para ir até o profissional e estar no seu ambiente favorito anima o paciente e isto reflete nas respostas aos estímulos. Liberdade: A casa ou trabalho do paciente permite sua maior independência; assim a terapia acontece com mais clareza.

DRA. LUANA CARDOSO CASARIN CRFA-SC 9406 MÉTODO DRA. LUANA CASARIN

(47) 9 9958-3191 Balneário Camboriú / SC  luanacasarin

B E M - E S TA R


34

EDITORIA

IMPLANTE DENTÁRIO CARGA IMEDIATA: COMO FUNCIONA? Apesar de muita informação disponível sobre o tema na Internet, a carga imediata ainda traz dúvidas para muitas pessoas. Portanto, aqui vou explanar de maneira sucinta os principais pontos sobre carga dentária imediata.

a instalação dos dentes imediatos sobre implantes. Porém, o paciente é informado que o implante está em processo de cicatrização e que os cuidados póscirúrgicos deverão ser tomados.

O que é implante dentário com carga imediata?

Os riscos estão ligados a possíveis micromovimentações que os implantes podem sofrer caso a prótese provisória ou definitiva não esteja bem confeccionada.

É o nome dado à técnica que quando realizada a cirurgia para instalação dos implantes e eles entamando com altos torques, permite a fixação imediata dos dentes. Para todos os casos está indicada a técnica da carga imediata? Não. A técnica vai ser indicada para aquele caso em que o paciente não é comprometido por doenças como diabetes, osteoporose, distúrbio no processo de cicatrização, hábitos parafuncionais como bruxismo. Qual o torque indicado para a carga dentária imediata?

Quais os riscos da carga imediata?

A prótese dentária na carga imediata é provisória ou definitiva? Tanto uma quanto a outra podem ser usadas. Quanto à prótese definitiva, é bem provável que passado o período de cicatrização (osteointegração), precisará ser ajustada em função do processo de cicatrização óssea e de tecido mole (gengiva). É um ajuste simples de ser realizado na prótese definitiva.

Segundo a literatura, a partir de 45 N/cm (Newton) já mostra uma boa estabilidade primária (implante bem preso ao osso antes da osteointegração); esse fator e os demais colhidos na anamnese justificam

Estamos na Rua Félix Malburg, 213 São Vicente, Itajaí - SC contato@belfortsaudeintegrada.com.br Agendamento (47) 98909-0316  www.belfortsaudeintegrada.com.br

B E M - E S TA R


SAÚDE

35

PRATICIDADE POTÊNCIA E SABOR CONHEÇA O VERISOL O Verisol é um suplemento natural com composição de peptídeos bioativos de colágeno com ação comprovada sobre a melhora da beleza e saúde da pele. Ele consegue desacelerar o processo natural de envelhecimento, retardando marcas de expressão, suavizando a formação de rugas e contribuindo para um aumento da elasticidade e firmeza da pele. Além disso, crescimento e fortalecimento de unhas. Os peptídeos específicos do Verisol estimulam o aumento do metabolismo do colágeno, neutralizando a degradação desta proteína na pele. É isso que difere o Verisol do colágeno hidrolisado, o mais comum no mercado. Na Auravita Cia da Saúde trabalhamos também com o Colágeno Powder Juice da Snella, cuja fórmula é rica em vitaminas e nutrientes como zinco, selênio, magnésio, vitaminas A, E, C, pantotenato e biotina, que atuam nas camadas mais profundas da pele, agindo de dentro para fora, aumentando

a hidratação e, assim, retarda o aparecimento de rugas, celulites, estrias, fortalece as unhas e o cabelo e contribui para a saúde dos ossos. Esses são os principais resultados da reposição de colágeno, substituindo o que foi perdido decorrente da idade e influências externas.

SABRINA PAMPLONA FARMACÊUTICA BIOQUIMICA ESPECIALIZADA EM ALIMENTOS


CORPO

sua saúde! Invista na

Ambiente seguro, confortável e acolhedor, profissionais de educação física credenciados, atendimento de qualidade com foco no seu objetivo e preservando sua integridade física.

VÁRIAS FORMAS DE ATUAÇÃO: Musculação Tradicional Treinamento Funcional Alongamento Passivo Reabilitação

PLANOS VARIADOS: Atendimento personalizado no Studio Atendimento personalizado em domicílio, Consultoria em atividade física semipresencial, Consultoria online.

Rua Lauro Muller, 863 Fazenda, Itajaí / SC AGENDE SUA VISITA: 47 3348.2424 / 47 98817.9357  contato@topphysical.com.br www.topphysical.com.br

TRÍADE DE INATIVIDADE PEDIÁTRICA E OS RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE (PARTE 2) TRANSTORNO DE DÉFICIT DE EXERCÍCIO Definido como condição caracterizada por níveis de atividade física que estão abaixo das recomendações atuais, o termo “transtorno do déficit de exercício” foi originalmente adotado para enfatizar a importância dessa condição e educar os pais sobre a importância da atividade física diária. O resumo dos principais estudos atuais revelou que a maioria das crianças apresentava hábitos nutricionais anormais, sono perturbado, diminuição das atividades físicas diárias, realização escolar prejudicada, mudança de emoções e comportamentos e relações sociais deprimidas. Para exercícios físicos, aproximadamente 75% das crianças não os praticavam com medo de lesões, perda de tempo por causa das tarefas escolares, cansaço fácil e dispneia dadas como principais barreiras ao engajamento. DINAPENIA PEDIÁTRICA Define-se como uma condição caracterizada por baixos níveis de força e potência muscular, e limitações funcionais consequentes não causadas por doença neurológica ou muscular. Este é um importante constituinte do comportamento da atividade física, pois em um nível fundamental, é necessária uma quantidade suficiente de força muscular e poder para se mover proficientemente. Aqueles com baixos níveis de força muscular também são mais propensos a permanecer inativos, experimentar limitações funcionais e sofrer lesões relacionadas à atividade. Além da força e do poder muscular darem a associação inerente com o funcionamento físico geral, também analisamos a disfunção física mais ampla relatada, incluindo o condicionamento cardiorrespiratório e outras medidas de desempenho de base física. O condicionamento cardiorrespiratório é definido como a capacidade dos sistemas circulatório e respiratório de fornecer oxigênio durante a atividade física sustentada e a medida “padrão ouro” do condicionamento cardiorrespiratório é alcançada por avaliação do VO2max. O condicionamento cardiorrespiratório é um aspecto importante, além da atividade física, pois é considerado um índice independente preditivo da mortalidade e está associado a uma série de desfechos adversos à saúde em muitas condições crônicas diferentes. Em resumo, a DP (em todas as etapas) está associada à capacidade de exercício prejudicada, desempenho físico e força

muscular em crianças. Os potenciais mediadores do impacto da DP nesses desfechos são provavelmente multifatoriais e incluem retardo de crescimento, acidose, mau estado nutricional e uma série de distúrbios metabólicos. ANALFABETISMO FÍSICO Isso se refere à falta de confiança, competência e motivação para se envolver em atividades físicas significativas com interesse e entusiasmo. Níveis mais elevados de alfabetização física são reconhecidos como fundamentais para a participação regular na atividade física ao longo da vida. O analfabetismo físico abrange domínios psicomotores, cognitivos e afetivos da aprendizagem e, como tal, as intervenções precisam ser reforçadas com estratégias pedagógicas, motivacionais e sociais eficazes para que os jovens inativos possam aprender o valor da atividade física. Claramente, o papel dos professores de educação física é importante no engajamento das crianças com exercícios e atividades esportivas, prescrevendo com sensibilidade e precisão, evitando no primeiro momento qualquer atividade física excessiva. CONCLUSÃO: A atividade física regular e os níveis mais elevados de aptidão cardiorrespiratória e muscular estão associados à redução do desenvolvimento de muitas doenças crônicas e à sua morbidade e mortalidade simultâneas. Ao lado da saúde física, melhorar e normalizar os níveis de atividade física também pode beneficiar a saúde mental e social, bem como o desempenho acadêmico. A compreensão da ciência do exercício pediátrico precisa ser equilibrada com a valorização dos métodos de ensino que motivam as crianças a se moverem e assumirem a responsabilidade por suas próprias ações.

RAPHAEL MELLO BLOCK PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA CREF - 4547/SC

 raphael.saude

* F o n t e : h t t p s : // h e a l t h l a n d . t i m e . c o m / 2 0 1 3 / 0 4 / 1 5 / m e n t a l - e x e r c i s e s - a r e - m o s t - s u c c e s s f u l - a t - p r e v e n t i n g - c o g n i t i v e - d e c l i n e /


A L I M E N TA Ç Ã O

CORPO

37

Quiche portuguesa MÉTODO PILATES PARA AS TENSÕES DO DIA A DIA

Massa:

Recheio:

1 colher (sopa) de lecitina de soja

3 ovos cozidos

1/3 xícara de óleo

1 colher (sopa) de azeitona picada

1/3 xícara de água 1 pitada de sal Mistura de farinha sem glúten Modo de fazer Misturar em uma vasilha a lecitina com o óleo, a água e o sal. Depois de bem misturado vá acrescentando aos poucos a mistura da farinha sem glúten até dar o ponto.

Meia xícara de maionese de soja 1 colherinha de cebola picada Corte os ovos e misture os outros ingredientes. Coloque nas casquinhas e aqueça novamente antes de servir

TÂNIA FERNANDES TERAPEUTA NUTRICIONAL E PROPRIETÁRIA DO UNIVITAL

 (47) 3349-1132  univital_taniadetox

A correria, preocupação e toda sobrecarga do dia a dia reflete tudo em um só lugar: o nosso corpo. E sem que a gente procure formas de se manter saudável, todos os dias sofreremos pelas consequências que o estresse emocional proporciona em nosso corpo. Portanto, para se ver livre desse malefício, é muito importante cuidar da nossa qualidade de vida de dentro para fora. E começar a tratar isso pela mente é o primeiro passo. Sendo assim, o pilates é capaz de fazer com que a mente se mantenha em equilíbrio com o corpo e com nossas emoções. Por se tratar de uma atividade que trabalha as duas partes ao mesmo tempo, o pilates é um ótimo recurso para manter a vida alinhada e aumentar o seu bem-estar. Para quem nunca praticou pilates, acaba se surpreendendo por ele ser uma atividade bem delicada e que ao mesmo tempo se mostra tão eficiente e profunda. Quando o assunto é alívio de tensão muscular, o pilates é grande aliado para que as dores nessa região diminuam até que não existam mais.

CRISTINA MUHLBRANDT KELLER EDUCADORA FÍSICA PROPRIETÁRIA DO TOP PILATES ESPECIALISTA EM PILATES COACH INTERNACIONAL EM EXERCÍCIOS HIPOPRESSIVOS


CORPO

38

A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR TREINOS PARA REDUZIR OS RISCOS DE LESÕES

músculos. Pois bem. E se eu disser que antes de qualquer coisa

Falem meus jovens, tudo certo? Hoje vamos falar dos treinos que podem

chegar lá, tentar fazer um movimento jogando uma “pelada” de

estar ajudando vocês a reduzir seus riscos de se lesionar tanto em

futebol e sair com dores, ou até mesmo na academia fazer um

esporte quanto em seu dia-dia.

exercício e não conseguir pela falta de mobilidade e amplitude

Vários fatores podem induzir o ser humano a sofrer lesões no joelho,

devemos melhorar nossa mobilidade articular? Mas Rodrigo o que seria isso? Nada mais do que você conseguir ter boas amplitudes de seus movimentos. Quantas vezes você tentou fazer algum exercício ou movimento que por falta de mobilidade não conseguiu? A simples tentativa em “coçar as costas” e não

articular?

costas, quadril, ombro e assim por diante; primeiro uma anatomia não

Quem já passou por alguma situação de cirurgia de joelho, por

muito correta em sua função, como desvios posturais, desalinhamento

exemplo, sabe o quanto é importante você voltar a ter a amplitude

articular, encurtamento e fraqueza muscular, causando trofismo e

de movimento para parar de “mancar” e ter uma marcha normal.

enfraquecimento muscular, gerando má postura, dores e condutas que

Assim, como a mobilidade e a estabilidade são de suma importância

geram estresse nesta musculatura e articulação.

para que você consiga reduzir seus riscos de lesões os treinos

Podemos diminuir essas lesões fazendo alguns exercícios mais específicos

específicos, precisam ser agregados em sua rotina de treino.

tanto para as atividades de vida diária como para o esporte, exercícios

Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida, é só chamar.

que sejam mais específicos para seu objetivo diário de movimentos e ou específico para seu esporte.

Grande abraço.

Com um programa de fortalecimento muscular, melhora de alongamentos nos músculos e mobilidade articular pode-se proporcionar benefícios que irão garantir que, em algum momento inesperado, quando você precisar dessas estruturas fortes e móveis, elas não causem algum

RODRIGO BENDER

tipo de lesão. Dentro desses treinos específicos você precisa entender

PERSONAL TRAINER

que seu corpo precisa estar liberado (sem tensões) precisa ser móvel

 rodrigo.benderpersonal

(conseguir grandes movimentos em suas amplitudes tanto articulares quanto musculares) assim como precisa ser estável (ter força em várias direções e permanecer forte quando tiver alguma perturbação externa) Na grande maioria das vezes, quando queremos evitar algum tipo de lesão, pensamos em melhorar nosso alongamento e “criar” mais

B E M - E S TA R

ESPECIALISTA EM RETREINAMENTO DE LESÕES, DA REABILITACAO À PERFORMANCE


SUSTEN D ITTAOBRI L I AI D A D E

39

Economia circular BARBIERI LITORAL TRANSFORMA 49,32KG DE LONAS EM 169 UNIDADES DE ECOBAGS Quando nos permitimos unir o melhor das situações em uma ação, o resultado é um só: o sucesso. E quando isso inclui a oportunidade de fazer a economia girar com a mesma matériaprima utilizada mais de uma vez e ainda contribuir com o planeta, temos então a certeza de estar no caminho certo. E isso é o que fez a renomada empresa de publicidade ao ar livre, a Barbieri Litoral. Sempre em busca de soluções inteligentes que agreguem muito mais do que o óbvio, recentemente lançou as queridinhas e tão desejadas ecobags. SUSTENTABILIDADE Produzidas a partir dos resíduos das lonas publicitárias, as ecobags chegam para contribuir de diferentes formas com o planeta por meio da economia circular. De acordo com a empresária Nicole Barbieri, à frente da Barbieri Litoral, esta iniciativa surgiu em parceria com o engenheiro ambiental, Luiz Otávio Borghi Duarte, da empresa RE7 Ambiental. “Ele trouxe para nós um plano de ESG (Environmental, social, and governance) ideal e alinhado com um dos pilares que estamos sempre atentos e focados na empresa: os cuidados com a sustentabilidade. Afinal, tudo pode ser continuamente usado e reusado em um novo ciclo, a economia circular não é só um modelo econômico, mas um novo modo de produzir e de pensar os negócios”, comenta Nicole. As lonas são confeccionadas com uma mistura de diferentes substâncias, dentre elas o PVC e a fibra de nylon, por isso podem ser muito bem reutilizadas ganhando uma nova utilidade. E é isso o que as lonas, antes utilizadas para informar, agora poderão circular como ecobags. Claro, lembrando que todo material utilizado é aquele que o cliente não faria mais uso e que já estava para o descarte. AÇÕES Apesar de s ecobags ainda não estarem à venda diretamente pela Barbieri Litoral, elas já demonstraram o poder que têm. “Até o momento, já produzimos duas ações com elas. Na primeira, entregamos as ecobags para clientes, amigos e fornecedores. Na segunda, disponibilizamos algumas unidades em parceria com a ONG Viva Bicho. O que foi muito legal, pois realizamos uma campanha na qual quem doasse 50 unidades de tampinhas plásticas e lacres, ganhava uma ecobag. Para quem não sabe, essas tampas e lacres, além de contribuir com o meio ambiente, ajudam em benfeitorias necessárias no Abrigo, como pagamento de clínicas terceirizadas para exames, cirurgias e manutenção em geral da estrutura da ONG Viva Bicho. E foi um sucesso. Agora estamos confeccionando um lote inteiro (cerca de 70 a 90 unidades de bolsas) com estampa exclusiva da ONG para vender, trocar e realizar outras ações a fim de arrecadar fundos para os animais que vivem no Abrigo”, explica.

E se você se interessou, as ecobags vieram também para unir forças. Sim, o pessoal da Barbieri Litoral está em busca de parceiros para arcar com os custos das costureiras e também de novas estampas para as novas remessas. Quer mais informações? O pessoal da Barbieri Litoral vai adorar ajudar você. Basta entrar em contato pelo telefone abaixo.

NICOLE BARBIERI Barbieri Litoral  barbierilitoral (47) 3341-0600 (47) 98805-8992 Rua Antônio Caetano, no 60 - Fazenda - Itajaí barbierilitoral.com.br nicole@barbierilitoral.com.br

B E M - E S TA R


40

VENDAS

ANSIEDADE DE UM VENDEDOR Por que o vendedor ansioso não vende? Como a ansiedade atrapalha nessas horas?

IMÓVEIS

QUANDO É A HORA CERTA DE COMPRAR UM IMÓVEL?

(PARTE 2)

Primeiro entender que a ansiedade é muito importante para nossa evolução. Se torna prejudicial quando elevamos o nível para preocupação, ficando a maior parte da nossa vida no futuro. Mas, sabendo utilizá-la a nosso favor, ela é uma ferramenta importante para avaliar decisões e planejar a vida. Quais os gatilhos que a ansiedade desperta? A ansiedade nos ajuda a perceber sinais e situações de perigo, nos deixar alerta. Gatilhos emocionais acionados pelo NÃO recebido nas vendas geram problemas em vendedores com baixo nível de autoconhecimento. Vamos lá: se desde muito cedo você ouviu que “não era bom em nada, que nunca ir dar em nada”, ao ouvir o NÃO, pode acionar inconscientemente na sua vida adulta a ansiedade de não valer nada. E isso desmotiva. Como diminuir a ansiedade? Agora, o mais importante: como treinar para não ter níveis de ansiedade negativos. Para você ter resultados extraordinários, vender muito e vender sempre, você precisa manter sua mente nesta proporção atemporal abaixo: 10% No passado (Errou? Não deu certo? Não fechou contrato? Aprenda a não repetir os erros e siga)) 20% No futuro (visualize seus sonhos e siga) 70% No presente (agindo e não pare até conseguir) Fazendo acontecer! Treine essa mentalidade neste modelo e tenho certeza de que sua ansiedade será sua impulsionadora e não a sua limitação. Como tornar a mente sadia um diferencial em vendas? Busque autoconhecimento e treinamentos que possam promover o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O Vendas 4.0 proporciona a você o desenvolvimento em habilidades para que possas saber primeiro se vender, após isso, acredite que vender o seu produto ou seu serviço, será muito mais fácil.

CLEIDE KONZ

Localização mais agradável A necessidade de mudar de bairro, cidade ou até mesmo de estado. Estar em uma localização que seja adequaada para o seu poder aquisitivo faz diferença na sua rotina e na realização dos seus objetivos profissionais e pessoais. Em alguns casos, o trabalho fica muito longe da sua residência, a região não possui muitos pontos comerciais ou então não apresenta o estilo de vida que você quer ter. Este ponto é muito mais pessoal do que analítico. Oportunidade de mercado Este item não depende de escolhas suas e nem de planejamento algum. É um fator externo e que, de forma inconstante, pode oscilar com o passar dos anos – ou até meses. Os imóveis sofrem alterações de valores de acordo com o momento econômico. Demanda e oferta estão completamente ligadas, portanto, pode ser que alguns imóveis fiquem com valores mais acessíveis em determinadas épocas do ano ou acabem valorizando muito mais. Interesse em investir Comprar um imóvel não é somente um sinônimo de habitação própria; muitas pessoas decidem adquirir imóveis para investimento. Os imóveis são bens duráveis e sempre estarão ligados ao planejamento financeiro e familiar. portanto, quando você optar pela venda ou locação, saiba que são grandes as chances de possuir interessados.

FABILIZ MACHADO

SUA MENTORA EM VENDAS

CORRETORA DE IMÓVEIS

www.cleidekonz.com.br

CRECI 40338

 cleidekonz

 fabilizmachado

(47) 9 9612-6769

(47) 9 9246-1510

B E M - E S TA R


41

DECORAÇÃO

DIGITAL LAVENDER: A PRINCIPAL COR-TENDÊNCIA 2023/24 A cor é uma linguagem universal. Você já reparou que ela está presente em todos os setores, além de ter um grande impacto nas nossas decisões de compra? Quando falamos em arquitetura e Interiores isso não é diferente. A escolha correta das cores é uma superaliada para o equilíbrio dos ambientes e projetos arquitetônicos e daqueles que o habitam, uma vez que, quando bem escolhidas, podem gerar bem-estar e reduzir o estresse. Com as prioridades e percepções alteradas, os consumidores buscaram se conectar com cores que ofereçam uma sensação de esperança, estabilidade, serenidade e escapismo digital, por isso a digital lavender foi eleita a cor do ano. E é por isso que vamos perceber que os tons de lilás vão aparecer com força em projetos de arquitetos, designers, produtos, moda e decoração nos próximos meses. Segundo o WGSN (referência em previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos), “o digital lavender tem uma propriedade calmante que conecta o consumidor diretamente a este movimento crescente de saúde mental.” Não é de hoje que as tonalidades de roxo estão associadas à espiritualidade; acredita-se que elas trazem uma sensação de equilíbrio, aguçam a intuição, nos conectam às energias criativas e a nosso eu superior. A seguir, trouxemos alguns exemplos de como usar e abusar dessa cor que já ganhou o nosso coração.

LAISY PORTO MUNARI LESLYE MARY C O S TA  LM.ARQUITETURAEINTERIORES

B E M - E S TA R


The Construction of Beauty

JÁ ESTAMOS COM AS ENCOMENDAS ABERTAS

CRIATIVIDADE FORA DA CAIXA

A designer Linda Martins tem sua coleção ´´The Construction of Beauty`` exposta pela primeira vez em Milão. A experiência de linda serve como inspiração para a criação de suas coleções.

PRESENTES DE NATAL PARA TODA EMPRESA Cadeira Brisa - Criada especialmente para a exposição em Milão. - Fotografia de Ruy Teixeira

Solicite o nosso Catálogo WhatsApp (47) 99101-1221 R. Lauro Müller, n°1015, Itajaí

Cade


43

Fotos: Ruy Teixeira

“The Construction of Beauty” - a coleção da designer Linda Martins foi exposta pela primeira vez no Brera Design District, em Milão. A linha que traz consigo inúmeras características importantes, começando pelo seu material de confecção, onde toda a coleção conta com tecidos ecológicos e madeiras nobres, destacando assim, a bossa do mobiliário brasileiro. Linda mantém seus designs com características marcantes, traços únicos que expressam leveza, funcionalidade e elegância, trazendo a tona a personalidade de cada peça. A design criou um espaço super instagramavel para expor os mais prestigiados itens da sua coleção, estando entre eles a cadeira Mandonita, cadeira Oscariana, o carrinho de bar Gyn e algumas outras poltronas, como a poltrona Cecília, além de, claro, a cadeira Brisa, especialmente criada para a exposição em Milão.

eira Sushi - Fotografia de Ruy Teixeira

Cadeira Madonita. - Fotografia de Ruy Teixeira

Linda, que tem formação em Tendências para Designers Profissionais e Design de Produtos no Instituto Marangoni, de Milão Itália, em 2017 e 2018, traduz sua personalidade elegante e feminina em seus projetos, suas coleções realçam o seu lifestyle e enaltecem seu estilo único de decoração. A designer também vem tendo um sucesso cada vez maior no mercado nacional e internacional, colecionando uma vasta lista de prêmios importantes, como o A’Design Award 2018, com a cadeira Lady, A’Design 2019 a categorias Silver, com a poltrona La Tarde e a penteadeira Essential e na categoria Bronze com a poltrona Le Fleur. Em 2020, conquistou novamente um prêmio no A’Design, alé, de conquistar o reconhecimento no Muse de NY com a Poltrona Cecília. "Onde mora a beleza, busco a razão, e a forma e a função se complementam em um produto feito para resistir ao tempo e às intempéries do gosto." - Linda Martins

@lindavmartisn @lindamartinsdesign


44

GASTRONOMIA

MENU PRIMAVERA / VERÃO Na minha infância e adolescência eu costumava passar as férias de verão em Rio das Ostras, uma pequena cidade no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Naquela época mesmo em dias de maior calor o almoço lá em casa, volta e meia consistia em peixe ensopado, lasanha, macarronada, estrogonofe e outros pratos pesados e eu insistia com a minha mãe que era uma comida inadequada para aquela temperatura e ouvia como resposta um “se não quiser comer eu frito um ovo para você” e não tinha jeito. Anos mais tarde, já na faculdade de direito, no centro do Rio de Janeiro, na hora do almoço eu já optava por saladas e grelhados e vez por outra comia em um restaurante vegetariano. Muitas vezes nem isso: apenas rodelas de abacaxi que eram vendidas sobre cubos de gelo nos camelôs. Quando resolvi me dedicar à gastronomia e fui estudar em Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, o almoço era bem leve e o jantar idem. Pois é, desde cedo eu procuro comer de acordo com a estação. O outono e o inverno se foram e espero que vocês tenham comido bastante tainha, pinhão, entrevero, massas e outras comidas que aquecem. Agora estamos na primavera e já, já o verão chega. Por isso se me chamarem para comer feijoada ou algum prato gratinado só se for em casa de amigos e se tiver um bom ar-condicionado e mesmo assim vou pensar umas dez vezes. E talvez eu não vá (risos). Acontece que eu simplesmente não consigo comer comidas pesadas em dias quentes, Passo mal. E depois, em 1997, quando fui fazer o “ Le Cordon Bleu” em Paris, fiquei encantado ao ver na porta de vários cafés e restaurantes tabuletas com os dizeres “Vien gouter notre menu aux printemps” ou menu printemps/été. Os franceses prezam muito os pratos condizentes com a estação como também os ingredientes de cada estação, mesmo que eles venham de fora.

B E M - E S TA R

Por aqui infelizmente , mesmo no verão a maior parte dos restaurantes do litoral continuam priorizando as frituras, o pirão, e no máximo uma ou outra salada, geralmente de alface, tomates, beterraba e cenoura ralada. Eu até gosto de um de um peixinho frito e um camarão à milanesa, o problema é que os menus de todos eles são praticamente iguais e sem nenhum respeito pela sazonalidade. Claro que há algumas poucas exceções, mas é preciso garimpar muito e quando pedimos um molho é sempre o velho e batido molho rosé. Nos self-service felizmente já existem pratos leves e bem criativos e com o advento da culinária japonesa de uns trinta anos para cá a situação melhorou um pouco, só que não é todo mundo que gosta de peixe cru. Nos restaurantes mais sofisticados, e aí paga-se bem mais felizmente a situação é bem melhor. As pizzas são um capítulo à parte, mas diminuo o consumo drasticamente O mesmo se aplica às bebidas. Destilados só se for uma caipivodka e olhe lá. Como nunca fui adepto das IPAs, continuo com as Pilsen ou no máximo uma APA. Em relação aos vinhos, se eu ainda tiver alguns tintos na minha adega eu vou deixá-los guardados para o ano que vem. Agora dou prioridade aos brancos, rosés e espumantes. Muito suco natural com as frutas da estação como melancia, melão, abacaxi e bastante água de coco. Como nessa época- meados da primavera e começo do verão- começam as mais diversas comemorações e demais festividades, vamos pensar no título dessa coluna. Tartar de tomates com manga, costeletas de cordeiro com ratatouille e de sobremesa sopa fria de amoras, morangos, suco de laranja e creme de cream cheese. Para o tartar de tomates : 8 tomates maduros, porém firmes, 1 manga tommy ou aden, bem grande, madura e firme, folhas de 1 maço de manjericão. Retire a pele e a semente dos tomates, corte em cubos médios, tempere com sal e deixe na geladeira , em uma peneira por meia hora, até escorrer bem o líquido. Corte a manga em cubos iguais aos dos tomates. Misture os dois , tempere com 1 colher de sopa de balsâmico misture bem, acrescente as folhas

de manjericão e sirva sobre as folhas de 1 alface americana e de 1 maço de rúcula. Cordeiro: 1,6 kg de costeletas de cordeiro – 2 pacotes-, sal/ pimenta do reino. Para a ratatouille. 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 2 abobrinhas e 1 berinjela, todos cortados em losangos e reservados separadamente. 100 ml de azeite, folhas de 1 maço de manjericão, 4 dentes de alho picados. Em uma panela esquente o azeite e junte o alho. Em seguida abaixe o fogo, refogue a berinjela por 2 minutos, junte os pimentões e refogue um pouco mais. Por último sal/pimenta do reino e as folhas de manjericão. Assim que tudo estiver cozido desligue o fogo e reserve com a panela tampada. Para o cordeiro: Corte as costeletas em duplas e tempere com sal e pimenta. Doure no azeite dos dois lados retire, junte 2 dentes de alho inteiros e 8 ramos de manjericão. Junte 350 ml de cerveja preta – malzbier não serve, deixe reduzir por último duas colheres de sopa de manteiga. Deixe engrossar e finalize o molho com raspas de 1 limão siciliano. Sirva a ratatouille no lado direito do prato e ao lado o cordeiro com o molho em cima. Para a sopa : 600 gramas frutas vermelhas – morangos, amoras, framboesas e mirtilos. Suco de 6 laranjas bahia, 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 50 gramas de mel e folhas de ½ maço de hortelã. Leve tudo ao fogo e deixe ferver por 1 minuto. Passe para 4 formas individuais e guarde na geladeira por 3 horas. Para o creme : 400 gramas de cream cheese, 200 gramas de nata, uma colher de café , de baunilha e 50 gramas de açúcar. Disponha o creme por cima da sopa, polvilhe com açúcar e use um maçarico culinário para caramelizar. Para esse menu eu aconselho acompanhar- do começo ao fim- por um excelente rosé d’anjou. Esse maravilhoso vinho da Provence é bem leve e frutado. Ideal para a nossa primavera e verão

R E N ATO JUSTO CHEF DE COZINHA

(48) 99848-8888