Issuu on Google+

Doutor Resolve Como ter pele bonita Mitos e verdades chega a Itabuna e saudável no inverno da depilação

Itabuna, BA, 21 de julho de 2012 - Ano IV - N. 44 - R$ 3,00 www.revistabellas.com.br

Matheus Esquivel talento e dedicação

Arquiteto e urbanista itabunense comemora 13 anos de sucesso na profissão


PÁGINA 3 > REVISTA BELLAS > julho > 2012

Karine Lopes do clássico à arte pop, um estilo irreverente e ousado Por Simone Nascimento

Irreverência, ousadia e versatilidade. Estas são apenas algumas características da arte pop, um estilo que caiu no gosto do público, “invadiu” as redes sociais e conquistou o coração da artista plástica itabunense Karine Lopes, que, até então, trabalhava com pintura clássica. Depois de 10 anos, ela resolveu inovar sua carreira, “brincando” com rostos de personalidades e amigos, que ganharam traços e contornos pra lá de especiais. Karine nasceu no “berço da arte”. O dom é uma herança da avó, que tinha habilidades em bordados, pinturas e esculturas. Além da artista plástica, uma tia e algumas primas acabaram seguindo o mesmo destino artístico da matriarca da família.

SERVIÇO/

ITABUNA


PÁGINA 4 > REVISTA BELLAS > JUlHO > 2012

Cara à tapa

O talento nato, a sensibilidade e o bom gosto de Karine eram usados para ensinar crianças e ajudar pessoas deficientes, depressivas ou com síndrome do pânico a colocar para fora seus sentimentos, através da pintura sobre tela – a chamada arte terapia. “É muito complexo você expor suas ideias através de uma obra. Nunca tinha colocado minha cara à tapa com a pintura clássica. Tanto eu como meu esposo, que é o meu crítico de arte, achávamos que o mercado ia ser muito contundente nas críticas”, disse a artista, justificando o fato de nunca ter tido a coragem de fazer uma exposição. Mas isso era a certo tempo atrás, pois, em meio à transformação profissional pela qual está passando, Karine se despiu também do medo e da insegurança e expõe, pela primeira vez, seus quadros pintados, ousadamente, no estilo pop. Nessa fase cheia de descobertas e experiências novas, ela retrata em sua telas rostos famosos como Jorge Amado, Gonzaguinha e a morena “Gabriela”, com direito a duas versões: Sônia Braga e Juliana Paes. Nem mesmo os amigos escaparam dos pincéis da artista. Manuela Berbert, Fábio Carvalho, Ana Paula Spínola e Kaliane Rocha, uma das administradoras do Shopping Jequitibá, também fazem parte do acervo. As aulas, por enquanto, estão suspensas. Agora, Karine se dedica a um “moderno” desafio. “É um estilo que está levantando o mercado. Você pega as fotos de quem quer que seja e transforma. É uma arte que alia tecnologia a pinceladas precisas. Para quem sempre trabalhou com pintura clássica, é até um pouco difícil você aceitar essa modernidade. Mas quem manda no mercado é o público”, admite.

SERVIÇO/

ITABUNA


SERVIÇO/

ITABUNA

REVISTA BELLAS > julho > 2012 > PÁGINA 5


SERVIÇO/

REVISTA BELLAS > julho > 2012 > PÁGINA 6

ITABUNA

A arte pop vem sendo “xavecada” pela artista há dois anos. “Não é uma criação minha. Tenho pesquisado, procurado, temos a internet o tempo todo a nosso favor. Tenho acompanhado o trabalho de outros artistas e vi pessoas que já fazem esta arte fora do Brasil”, justifica. Atender à exigência do público é uma preocupação de Karine, que não esconde a alegria e a expectativa proporcionadas pelo novo momento. “Eu queria algo novo, algo que chocasse e eu acredito que essa foi a melhor forma de me apresentar novamente ao público. Todo mundo conhecia a Karine que dava au-

las de artes plásticas, de desenhos, ampliações, reduções, ensinando a criança a se desenvolver nesse ambiente. Aí, de repente, surge esse novo estilo. Foi bem impactante”, reconhece a artista.

Retratos da Vida

Karine “mergulhou” na arte pop e durante mais de quatro meses trabalhou, arduamente, na elaboração das telas que estão expostas no Jequitibá Plaza Shopping, desde a última quarta-feira (18), quando o evento foi lançado.

A exposição “Retratos da Vida”, que além de trazer personalidades famosas e amigos já citados pela artista plástica, revela também a bela pintura da catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Quem quiser conferir a arte pop na versão de Karine Lopes ainda dá tempo. As telas ficarão expostas até o próximo dia 1º de agosto. A artista adianta que as encomendas poderão ser feitas a partir do dia 06 de agosto. “Quem não conhece essa arte está na hora de apreciar. É uma coisa gostosa, irreverente e uma ótima opção de presente”, convida Karine.


HOROSCÓPO

PÁGINA 10 > REVISTA BELLAS > JULHO > 2012

Áries de 20/03 a 20/04

TOURO de 21/04 a 20/05

Gêmeos de 21/05 a 20/06

Câncer de 21/06 a 21/07

Ricardo Topvel

Guto Nascimento

Helen Carlos Santos

José Moreira Lay t ynher

Este será um mês em que sentirá necessidade de traçar novos rumos, uma vez que estará mais focado no seu futuro e em atingir objetivos. O seu magnetismo e boa energia, irão contagiar quem o rodeia e poderá tirar partido de qualquer que seja a situação.

Este será um mês completamente ligado à parte emocional e sobretudo à família. Touro estará mais paciente nesta fase, o que será valioso, uma vez que será visto com outros olhos pelas pessoas que o rodeiam.

Julho chega cheio de energia positiva e muito divertimento. Pois, para além de estar mais sociável terá também a oportunidade de alargar os seus conhecimentos, fazendo assim novas amizades que serão produtivas no futuro.

Este mês será ligado sobretudo à resolução de problemas. Não só referentes a este nativo, mas também às pessoas que o rodeiam. O fato de verem em si alguém com uma capacidade mental muito grande pode fazer com que sejam criados sentimentos de alguma dependência.

Leão de 22/07 a 22/08

Virgem de 23/08 a 22/09

Libra de 23/09 a 22/10

Escorpião de 23/10 a 21/11

Lara Fernandes de Jesus

Marcelo Sanjuan Ganem

Kátia Lima

Ananias Júnior

Julho será um mês de grandes lutas, mas também de grandes vitórias e deverá sobretudo acreditar no seu potencial. Poderá contar com o apoio das pessoas que o rodeiam para resolver algumas situações menos positivas.

Este será um mês sobretudo dedicado ás pessoas que o rodeiam, levando a que por vezes se esqueça de si próprio. O seu lar assim como as tarefas domésticas serão de grande importância para você.

O mês de Julho será sobretudo ligado ao seu bem-estar e ao que pretende, podendo até passar para fora a imagem de egocêntrico. No entanto, é importante que não se deixe afetar por isto, uma vez que passa a maior parte do tempo a cuidar dos outros.

Este será um mês em que a parte profissional será muito importante assim como a sua independência financeira. Conseguir cumprir os objetivos a que se propôs é uma das metas para este nativo durante Julho.

Sagitário de 22/11 a 21/12

Capricórnio de 22/12 a 21/01

Aquário de 21/01 a 18/02

Peixes de 19/02 a 19/03

Waldeck Carichio

Roberto Cordeiro e Betinho

Tina

Angela Muniz

O mês será de análise quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Terá necessidade sobretudo de esclarecer algumas situações pendentes, que de alguma forma o têm preocupado.

A partilha e a união serão de grande importância durante o mês de Julho. O reencontro, inesperado com alguém do seu passado, pode agora levar a grandes surpresas.

A instabilidade será a palavra chave para este mês. Estará mais centrado em si uma vez que irá experimentar sentimentos de alguma tristeza, mas também de melancolia.

Este será um mês de mudanças positivas, quer a nível profissional quer a nível pessoal, o que será muito importante para você. Uma vez que se encontrava numa fase, de estagnação e rotina.


Matheus Esquivel sucesso garantido com talento e dedicação


Foto: Eraldo Dantas

Cobertura duplex/bairro São Judas

U

m longo caminho marcado por dedicação, investimento e, sobretudo, crença no potencial da profissão. Todos esses ingredientes resultaram na receita de indiscutível sucesso que marca os 13 anos de trajetória do arquiteto e urbanista itabunense Matheus Esquivel. Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UNIFENAS/MG, o profissional já é um dos mais procurados – e reconhecidos – da região. Ciente do papel social da arquitetura, ele ressalta o quanto esse ramo faz diferença no cotidiano de uma sociedade. Daí a razão pela qual é fundamental se apostar num profissional ético e preparado para essa atividade. Nesta entrevista à revista Bellas, portanto, ele conta um pouco de sua experiência profissional, que considera estar apenas no início. Acompanhe!

Bellas – COMO FORAM ESSES ANOS DE TRABALHO EM ITABUNA E REGIÃO? Matheus Esquivel – Foram anos de muita superação e aprendizado, existindo alguns momentos de altos e baixos, sendo que o mais importante, porém, foi acreditar e investir na profissão, seguindo sempre em frente, trabalhando com seriedade e dedicação, procurando atender e satisfazer às expectativas dos clientes. Contei no início de minha carreira com a parceria e apoio do amigo Moacyr Croesy, detentor de larga experiência no ramo, facilitando e minimizando as primeiras dificuldades encontradas. A dificuldade da oferta de mão de obra especializada é um dos grandes problemas para a execução dos projetos. Bellas – QUAL A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA PARA A SOCIEDADE? ME – Historicamente sabe-se que a Arquitetura enquanto atividade é um campo multidisciplinar, incluindo em sua base a matemática, as ciências, as artes, a tecnologia, a história, a filosofia, entre outros. Sendo uma atividade complexa, é difícil concebê-la de forma precisa. Segundo que o trabalho do arquiteto envolve toda a escala da vida do


ARQUITETURA/

ITABUNA

PÁGINA 14 > REVISTA BELLAS > julho > 2012

Foto: André Gomes

cidadão. A Arquitetura deve ser voltada para todas as classes sociais, estando presente no cotidiano de nossas vidas, daí a sua importância para o bem-estar do homem, seja em qualquer ambiente: familiar, convívio na escola, trabalho, hospital, restaurante, teatro etc. Um ambiente bem projetado e harmonizado, com espaços delimitados necessariamente deve ser aconchegante e confortável, onde tudo funciona melhor. A cidade que possui praças, ruas e avenidas adequadamente urbanizadas, interfere positivamente na qualidade de vida de seus habitantes. Bellas – TODOS QUE VÃO CONSTRUIR PODEM CONTRATAR UM ARQUITETO? ME – Podem sim. Aos que pensam iniciar uma construção, a nossa recomendação é que procurem um profissional habilitado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou no CREA, para que sua obra, além de possuir um planejamento adequado seja também economicamente viável, evitandose os desperdícios e os graves erros que encarecem a construção final. Os projetos são calculados por metro quadrado e por categoria. Por exemplo, o valor cobrado pelo projeto de uma casa popular é diferenciado de uma casa de alto padrão. Além disso, os índices que servem de cálculo para definição do orçamento de um projeto estão disponibilizados pela Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região (ARENA), que disponibiliza tabela a ser seguida por todos os Profissionais Cadastrados, tornando viável aos interessados na contratação do profissional habilitado. Bellas – VOCÊ SE CONSIDERA REALIZADO COMO PROFISSIONAL? ME – Considero-me um pro-

Residencial/Cidade Jardim

fissional feliz com aquilo que tenho feito, porém, aos meus 35 anos, ainda tenho muitas coisas para aprender e fazer acontecer. Uma Arquitetura considerada bonita e confortável da porta para dentro é muito pouco, para mim. Pretendo como Arquiteto e Cidadão, colaborar para que nossa Cidade tornese mais humanizada, agradável, proporcionando mais qualidade de vida para seus habitantes, adequando-a de espaços apropriados, com mais áreas de convivência para caminhada, ciclovia e prática de esportes. Sonho com tudo isso. Bellas – DE QUE FORMA PRETENDE AJUDAR PARA QUE ISSO ACONTEÇA? ME – Todo cidadão deve ter compromisso social. Sempre me coloquei à disposição dos gestores, independentemente de partido político e, nas poucas vezes em que fui solicitado, procurei colaborar com projetos, sendo que alguns deles não saíram do papel. Creio que todo cidadão deve fazer sua parte. No momento em que houver união da comunidade com

o objetivo do bem comum, certamente teremos um lugar mais seguro e agradável para se viver. Está na hora das entidades existentes, tais como, Maçonaria, Igrejas, Clubes de Serviço (Rotary, Lions), Associações de Moradores, Grupo de Ação Comunitária se mobilizem junto à comunidade, exigindo dos governantes a implementação dos serviços e obras essenciais. Bellas – O QUE PENSA PARA O FUTURO DA CARREIRA E PARA A ARQUITETURA EM GERAL? ME – Minha carreira está apenas no início e considero-me ainda um “APRENDIZ”. No momento estamos investindo em nova sede para a Empresa – ARK Arquitetura e Construção, em local visível e de fácil acessibilidade, com amplo espaço para melhor acolher os clientes. Ampliaremos a equipe de profissionais, da qual contamos desde o início com os préstimos de Joana Paula na administração e Neomar Fernandes, cursando Engenharia Civil e prestando serviço na equipe de projetos. Contamos atualmente


ARQUITETURA/

REVISTA BELLAS > juho > 2012 > PÁGINA 15

Restaurante Gengibre

Foto: Geraldo Borges

Residencia/bairro São Judas

Foto: Geraldo Borges

em nossa equipe com um acadêmico do Curso de Arquitetura da UNIME, detentora de profissionais competentes e envolvidos na formação de futuros talentos regionais. Pensamos que para haver crescimento, torna-se necessário agregar bons profissionais. Outra meta da Empresa é a construção civil, sendo que recentemente adquirimos uma área em parceria com a Empresa MIRASUL onde pretendemos construir um empreendimento comercial. Quanto à Arquitetura em geral, creio que o futuro está na SUSTENTABILIDADE e para que isso aconteça é preciso encará-la como prioridade. As novas edificações devem ser projetadas pensando-se em economizar água e consumir menos energia, utilizando-se meios alternativos de geração de energia, aproveitamento de água, luz e ventilação naturais. SUSTENTABILIDADE e RECICLAGEM não são modismos, mas sim a garantia para um futuro melhor. Todos têm o dever de tomar consciência dessa realidade. Estudos atuais têm demonstrado o agravamento da taxa de emissão de gases poluentes na atmosfera, que já estão ocorrendo de forma intermitente. É preciso ter ATITUDE e CONSCIÊNCIA. Uma mansão de luxo ou uma cobertura de milhões de reais, nada valerão sem ÁGUA.

Foto: André Gomes

ITABUNA

Residencia/bairro São Judas


ARQUITETURA/ Foto: André Gomes

ITABUNA

REVISTA BELLAS > juho > 2012 > PÁGINA 16

Residencia/Jardim das Acácias

Foto: André Gomes

Foto: André Gomes

Salão La Luna

Edifício Residencial Gisa Cavalcanti

Interior de residência

Foto: André Gomes

Interior da cobertura

Edifício Residencial/ bairro Santo Antônio

Foto: Eraldo Dantas

Foto: André Gomes

Centro Médico Acácio Cardoso


PÁGINA 18 > REVISTA BELLAS > julhO > 2012

São João/

ITABUNA


São João/

ITABUNA

REVISTA BELLAS > julhO > 2012 > PÁGINA 19


CIRCO/

PÁGINA 22 > REVISTA BELLAS > julhO > 2012

ITABUNA

Itabuna tem vocação para crescer, diz Marcos Frota “Nosso espetáculo faz, primeiro, uma reverência à cultura brasileira, mostrando as várias regiões do nosso país. Nossa missão hoje é essa: formar uma nova geração de artistas de circo no Brasil. É a maneira que eu tenho de contribuir para que o circo sempre permaneça, se renove, se reinvente”. Este foi um resumo feito por Marcos Frota sobre o seu trabalho, em entrevista a Bellas, realizada no dia 5 deste mês, data em que o circo do artista estreou no estacionamento do Jequitibá Plaza Shopping, em Itabuna. Frota disse ter ficado surpreso com a transformação ocorrida na cidade desde quando ele esteve aqui pela primeira vez, há 10 anos. “Teve uma mudança muito grande. Acho que o crescimento econômico e social do país refletiu não só nas grandes capitais, como nas principais cidades do interior. Quando cheguei aqui, me assustei com a movimentação, com o trânsito, com o shopping. Itabuna realmente cumpriu com sua vocação, com seu destino de ser uma cidade polo de toda a região”, elogiou. Questionado sobre a característica do espetáculo do seu circo, Marcos explicou que a música é o carro forte das apresentações. “A gente mistura um pouco da dança, um pouco das imagens no telão e o talento dos artistas, passando pela cultura brasileira de todas as regiões. A música é a parte mais forte do nosso espetáculo. É através das canções da MPB, da Música Popular Brasileira, que a gente pontua os melhores e os maiores momentos do nosso espetáculo”, reforçou.

Marcos Frota, quando dava entrevista à imprensa em Itabuna Aos 57 anos, 30 deles dedicados à sua carreira, Frota disse que não consegue mais se imaginar longe da arte circense. “O circo me dá hoje algo que talvez não ofereça a nenhum artista, que é cidadania. Se eu tenho muito para emprestar ao circo, minha popularidade, minha visibilidade através da televisão, minha credibilidade, o circo também me dá a oportunidade de continuar viajando por esse país afora. Qualquer cidade que eu chego, é essa festa, é esse carinho, esse respeito”, justificou. Marcos Frota também falou dos problemas enfrentados pelo circo brasileiro, como a falta de apoio financeiro. “O circo enfrenta todas as dificuldades, mas permanece. Hoje, temos mais de 200 circos espalhados pelo Brasil inteiro e muitas escolas de circo. A atividade circense está presente no balé, na ópera, nas novelas

e no cinema também. O Selton Mello acabou de fazer um filme sobre o circo, chamado o Palhaço. Acho que o circo no Brasil está revigorado, tem pujança, tem público. E as crianças não perdem essa emoção, essa curiosidade pelo circo”, defendeu o artista, otimista e orgulhoso do que faz. Ainda durante a entrevista, Frota destacou um projeto social que ele realiza com crianças carentes da comunidade na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. “Fundamos a primeira Universidade Livre do Circo no Brasil, a Unicirco. São 800 crianças que, sábado e domingo, estão fazendo espetáculo. Durante a semana, têm aulas gratuitas de cultura e arte circense para as crianças da comunidade e das periferias. O social é a base do nosso projeto, assinado, graças a Deus, pela Petrobras”.


SAÚDE/

PÁGINA xxx > REVISTA BELLAS > JULHO > 2012

ITABUNA

Degeneração macular relacionada à idade

A

degeneração macular relacionada à idade (DMRI) tem como característica o crescimento anormal dos vasos sob a retina, e freqüentemente está ligada ao envelhecimento do indivíduo. Sem causa ainda conhecida, este problema afeta diretamente a mácula, ou seja, a porção central da retina, responsável pela visão detalhada e central, o que provoca a baixa da visão. Existem dois tipos de degeneração: o seco (atrófica) e o úmido (exsudativo). A médica oftalmologista, Tâmara Lopes, explica que na maioria dos casos, a forma atrófica é a mais comum, e é caracterizada por apresentar atrofia lenta dos fotorreceptores, epitélio pigmentário retiniano e coriocapilar, tendo como consequência a perda da visão central de modo gradual. Já a forma exsudativa representa 10 a 15% dos pacientes. Este tipo de degeneração é o mais agressivo, pois os vasos sanguíneos anormais ou neovasos são formados sob a mácula, permitindo a ocorrência de vazamentos e hemorragias que comprometem a integridade de partes da retina, prejudicando a visão central. “Por este motivo, pessoas que apresentam este tipo de degeneração são incapazes de ler, ver as horas ou reconhecer rostos comuns, mesmo com a parte periférica da visão preservada”, informa a especialista. Além disso, ela destaca que cerca de 90% dos pacientes com esta forma de degeneração apresenta cegueira ou incapacitação. A DMRI pode afetar apenas um olho ou os dois, dependendo da forma como ela se apresenta.

Dra.Tâmara Lopes Primeiramente, o que ocorre no indivíduo é o bloqueio da visão central por um ponto negro, após um tempo este ponto se transforma em uma lacuna branca ou cinza. A médica Tâmara Lopes informa que outros sintomas também podem ser notados pelo paciente, como: visualização de cores pálidas; ao olhar linhas retas, elas parecem onduladas; as palavras ficam borradas, e sensação de visão dupla.

Possíveis causas

A Drª. Tâmara esclarece que a degeneração pode ter como causa a exposição excessiva à luz solar, principalmente naquelas pessoas que possuem a cor da íris clara (azul ou verde). Além disso, vários estudos registraram que a doença também tem relações com a hipermetropia e o tabagismo. Para evitar esta doença, é preciso ingerir alimentos pobres em gordura, e ricos em vegetais e folhas verdes, principalmente vitaminas C, E e A, além de minerais,

como selênio, zinco, manganês e cobre. Outra forma de prevenir a degeneração é proteger os olhos contra os raios ultravioletas usando óculos de sol com proteção UV. “Praticar exercícios físicos regulamente, e parar de fumar também são fundamentais”, ressalta a médica. Ela informa que para pacientes com risco de desenvolver a doença, são receitados suplementos alimentares com antioxidantes ricos em vitaminas e minerais como precaução. Em relação ao tratamento, a oftalmologista esclarece que na manifestação do tipo exsudativo, ainda não há cura. “O que temos são medicamentos que estão sendo avaliados em estudos clínicos, e que têm apresentado resultados impressionantes”, diz. Ela acrescenta que infelizmente os danos causados à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce, e os cuidados com supervisão de um especialista podem ajudar a controlar a doença.


SERVIÇO/

PÁGINA 25 > REVISTA BELLAS > julho > 2012

ITABUNA

Jamilly e seu pai Jaime Cordeiro

Nova opção de prestação de serviço em Itabuna Os moradores de Itabuna e região já podem contar com profissionais especializados em serviços de reparos e reformas em residências e espaços comerciais. A Doutor Resolve, rede de franquias que é fenômeno brasileiro no setor, acaba de inaugurar sua primeira unidade para prestação de serviços de reparos hidráulicos e elétricos, pinturas, jardinagem, alvenaria, entre outros. Com garantia de qualidade e preços acessíveis, a franquia é a opção ideal para quem deseja reformar o ambiente de forma segura, evitando contratempos e desperdícios de tempo e materiais. A franquia, em forte processo de expansão, foi inaugurada no úl-

timo dia 05 de junho, na avenida Juracy Magalhães, 51, centro da cidade, pelos empresários Jaime Cordeiro, Jamilly Cordeiro e Elio Almeida Jr. Eles asseguram que que a equipe da Doutor Resolve aceita qualquer natureza e tamanho de trabalho em reforma e manutenção de residências e prédios comerciais, desde um simples vazamento de torneira até uma reforma completa no imóvel. A administradora da franquia, Jamilly Cordeiro, aposta no sucesso da empresa em Itabuna, sobretudo, em virtude do aquecimento de obras no setor residencial e comercial. Fundada em 2010, a Doutor Resolve já conta com mais de 500

franquias no país. Suas unidades oferecem soluções para o segmento da construção civil, principalmente no que diz respeito à falta de mão-de-obra qualificada disponível no mercado. “É preciso confiança para contratar um profissional da área. Em muitos casos, a falta de capacitação de terceiros acarreta em obras mal feitas e, consequentemente, em dores de cabeça aos clientes. O nosso objetivo é suprir essa lacuna levando qualidade e segurança ao consumidor por meio dos nossos profissionais treinados”, explica Jamilly. A seguir, confira imagens do coquetel de lançamento da Dr. Resolve em Itabuna. (Fotos Gil Fran)


PÁGINA 26 > REVISTA BELLAS > JUlHO > 2012

Jamilly e Joamylly Cordeiro

Elio Almeida, Jamilly, Carlos Alberto, Jaime Cordeiro, Paulo Margran, Eduardo Carqueja

Luiz Roberto, Eduardo Fontes, Eduardo Carqueja, José Adauto, Rider Cedro, Elio Almeida Jr., Jamilly Cordeiro, Jaime Cordeiro, José Carlos, Ramiro Aquino, Waldeck Caricchio

José Carlos (Master Ba-Se ), Rider Cedro, Elio, Jamilly e Jaime Cordeiro

SERVIÇO/

ITABUNA

Alessandra Lopes, Kyrianne Silva, Franqueados Jamilly e Elio, Alessandra Chaves, Ana Paula Lessa, Mariana Lessa, Joamylly Cordeiro e Rosangela Gomes

Miguel Pinheiro, Jamilly Cordeiro, Liane Nou, Luise Velanes, Elenise Velanes, Elio Almeida Jr.

Arquitetos Mariana Lessa, Carla Emanuela e Matheus Esquivel.

Dr. Fabricio Matos, Alessandra Lopes e Dra. Alessandra Chaves


SERVIÇO/

REVISTA BELLAS > julho > 2012 > PÁGINA 27

ITABUNA

Jamilly e Carol Allegretti Edson e Rita Dantas, Elio Almeida, Jamilly Cordeiro e Geraldo e Zenaide Matos

Elio Almeida, Jamilly Cordeiro, Ana Claudia e Luiz Orlei Soares

Jamilly Cordeiro e Elio Almeida

Maria José Cordeiro, Jamilly e Zenóbia Lopes

Jaime Cordeiro, Maria José Cordeiro, Jamilly Cordeiro, Elio Neto, Elio Almeida Jr., Isabella Cordeiro e Joamylly Cordeiro

Elio Almeida, Carlinhos Almeida, Jamilly, Nailton Ramos Jr e Rider Cedro ( Franqueado Eunápolis)

Equipe Dr. Resolve de Itabuna

Avenida Juracy Magalhães, nº 51 A, Alto Mirante,Centro. Mais informações – e chamados – podem ser feitos através do telefone: (73) 3211-1510 ou do e-mail itabuna@doutorresolve.com.br.


estética/

PÁGINA 28 > REVISTA BELLAS > julhO > 2012

ITABUNA

Luane Lins explica 10 mitos e verdades da depilação com cera quente Toda mulher quer estar com a pele lisinha, sem aqueles pêlos indesejáveis, mas gostaria de se ver livre dos transtornos da cera, não? Para completar, essa modalidade de depilação fomenta toda sorte de mitos e pouco se sabe do que é mesmo verdade em relação às reações provocadas. Para esclarecer mais sobre o assunto, Bellas conversou com a massoterapeuta e esteticista Luane Lins, que acumula larga experiência no quesito embelezar a mulherada. “Muita gente não sabe o que é verdade ou não sobre a depilação com cera e acaba confundindo crença popular com cuidados importantes, tanto para a beleza como para a saúde”, alerta a profissional.

mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço. Resposta: mito. Nem somente o calor, sem o movimento de “puxar a cera”, altera o tônus da pele. Esse estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infravermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele. 3. Afirmação: Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera. Resposta: Mito. Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia.

1. Afirmação: A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes. Resposta: mito. A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou microvasos ficam localizados mui-

to abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar. 2. Afirmação: A cera quente aplicada com muita frequência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é

4. Afirmação: A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria. Resposta: Verdade. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pêlo com mais facilidade e menos dor. 5. Afirmação: A reutilização da cera não traz problemas de


estética/

PÁGINA 10 > REVISTA BELLAS > juho > 2012

ITABUNA

pele, pois ela é fervida novamente em altas temperaturas, matando qualquer tipo de bactéria. Resposta: Mito Reutilizar cera depilatória, utilizando o processo de fervura, não mata bactérias mais resistentes. 6. Afirmação: É aconselhável que as gestantes de nove meses de gravidez realizem a depilação íntima completa (tricotomia) para agilizar os preparativos do parto. Resposta: Verdade. Este procedimento realmente ajuda a facilitar os preparativos do parto, porém é recomendável que a depilação seja feita, paulatinamente, a partir do 5º mês de gestação, para evitar a sensibilidade maior que as mulheres apresentam no 9º mês de gestação. 7. Afirmação: A depilação com cera quente faz os pêlos crescerem mais depressa do que a depilação com cera fria. Resposta: Mito. Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente. 8. Afirmação: Depilações em áreas íntimas tiram a proteção que os pêlos dão às mucosas, causando coceira quando os pêlos começam a crescer. Resposta: mito. Quando os pêlos são retirados com cera quente e pela raiz, nascem mais finos e a depilação não causa coceira ou qualquer irritação. O mesmo não acontece quando a depilação é feita com lâmina de barbear, já que os pêlos engrossam e, ao romperem a pele, podem irritá-la.

9. Afirmação: Depois que a depilação com cera é realizada, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pêlos que sobraram, pois isso faz com que eles fiquem mais fortes quando nascerem. Resposta: Mito. Os pêlos que resistem à depilação devem ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera quente, a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pêlos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração. 10. Afirmação: É sempre bom intercalar uma depilação com cera e uma depilação com aparelho de barbear, para não irritar muito a pele. Resposta: Mito. A depilação com cera quente não irrita a pele. Esse procedimento só deve ser adotado em casos graves de pêlos encravados. Aí sim, a lâmina vai esfoliar a pele, soltar os pêlos encravados e deixálos pontiagudos, facilitando a saída do pelo quando crescer.

Isis Portugal Pedreira, graduada em Turismo e empresária. “Temos que reconhecer o excelente profissionalismo da esteticista Luane Lins”.

Daniela Abade, administradora de laboratório, pós-graduada em Logística e Negócios Internacionais, cliente assídua de Luane Lins. “Recomendo a depilação para as mulheres que querem estar mais belas e saudáveis”.

Luane Lins Cavalcante atende na academia Clin Fitness, de segunda a sexta-feira, das 14h30min às 21 horas. Aos sábados, das 8h30min às 13 horas. Endereço: Rua Sergipe, 96, Bairro Jardim Vitória, tel (73) 3 617-3308 / 73-88222916


PÁGINA 32 > REVISTA BELLAS > julhO > 2012

A laje esquentou!

O

s jovens Macedinho e Andrei, filhos dos empresários Rolemberg e Betânia Macedo, organizaram o “Esquenta Laje”, festa junina que, pelo quarto ano consecutivo, reuniu os amigos mais chegados da família. Sob o comando musical de Xandão, o forró rolou até o dia amanhecer, quando foi servido um café da manhã. Comidas típicas e bebida à vontade deixaram a galera disposta a curtir durante toda a noite. Um dos destaques do Esquenta Laje” foi a eleição da “Rainha do Milho”, concurso vencido pela advogada Larissa Carneiro. Como prêmio, ela ganhou um passaporte para o Brega Light. Felizes da vida com o sucesso da festa, os irmãos Rolemberg Macedo Filho (Macedinho) e Andrei anunciaram: “Ano que vem tem mais, gente!”.

SÃO JOÃO/

ITABUNA


SÃO JOÃO/

ITABUNA

REVISTA BELLAS > julhO > 2012 > PÁGINA 33


SAÚDE & BELEZA

PÁGINA 34 > REVISTA BELLAS > Julho > 2012

Pele bonita e saudável no inverno A temperatura já está mais amena, principalmente à noite, e é sempre bom voltar a destacar as dicas que vão ajudar a manter sua pele bonita e saudável mesmo durante a estação mais fria do ano. Tudo bem que aqui na nossa região nem faz tanto frio assim e o inverno não é nada rigoroso, mas com o clima mais seco e a tentação irresistível de abusar dos banhos longos e quentes, fatalmente a pele sofre agressões, apresentando ressecamento, inflamação e descamação. Então aí vão as dicas básicas para passar pelo inverno com a pele impecável: - Pode ser delicioso... mas o banho quente e demorado facilita o ressecamento da pele e dos cabelos. Claro que ninguém merece água fria nesta época, mas escaldarse todos os dias nem pensar! O ideal é a temperatura média e tomar até dois banhos por dia, evitando a esfoliação porque a remoção das células mortas pode comprometer a proteção natural da pele. - A escolha do sabonete é muito importante nesta época. Prefira sabonete hidratante para quem tem pele seca e sabonete que controla a oleosidade para quem tem pele oleosa. Não use sabão de coco, pois pode causar alergia e ressecar a pele. Sabonete líquido com ph neutro é ótimo para estes dias mais frios.

Alyne Hussel, é médica pós-graduada em dermatologia clínica e estética. Dúvidas e sugestões: revistabellas.saudeebeleza@gmail.com

- Hidratar é o verbo do inverno. Após o banho, é sempre importante passar em todo o corpo produtos à base de uréia, lactato de amônia, ceramidas, pantenol, semente de uva, óleo de amêndoas ou de macadâmia. Atenção redobrada nos joelhos, cotovelos, mãos e pés. E não é só a hidratação com cosméticos que é importante. Beber muita água é fundamental, pois com o frio, a sede diminui e muitas pessoas ficam desidratadas e, além disso, aumenta o consumo de álcool com os licores de São João e aquela taça de vinho deliciosa. Todo mundo já sabe que álcool desidrata. Motivos de sobra para beber no mínimo dois litros de água por dia. - Para controlar o ressecamento dos lábios, compre e use batons hidratantes e com protetor solar.

Existem inclusive cremes hidratantes em bastão próprios para homens. Sem esta proteção, os lábios podem rachar e ficar feridos. - Filtro solar, aliás, não é apenas para verão, também é necessário no inverno. Mesmo nos dias nublados e frios, os raios ultravioleta podem danificar a pele. É preciso passar pelo menos três vezes ao dia protetor com fator mínimo de 15. Outra coisa importante para os cuidados com a pele nesta época, é que este é o período mais adequado para fazer procedimentos como peeling. Sem o sol forte do verão, os riscos de manchas são bem menores. Enfim, observando estas dicas, com certeza você vai passar o inverno com uma pele bonita e saudável, com tudo para arrasar na primavera e no verão!


Há seis anos no mercado, a

Toque Mágico, trabalha com moda infanto-juvenil, brinquedos, moda bebe, enxoval personalizado e asessórios. A seguir, as marcas que deixam a criançada pra lá de feliz. BIBE, ANJOS BABY, ZIG MUNDI, NORUEGA, DIFORINI, PAQUITA, MINI & KIDS, PUPI, BABY FASHION, VERIVE, TURMA DA MALHA, MATINEE, RIFFER, CHICCO, MASTER BAG, TOK, BETHE BEBÊ

Adenilsa Vasconcelos, dona da Toque Mágico

Endereço: Rua Nações Unidas, 615, Itabuna. Tel.: 3215-2249/3212-5725


Falando de saúde

REVISTA BELLAS > junho > 2012 > PÁGINA 38

Alessandra Sanchez Chaves Médica pós-graduada em Pneumologia Infantil no Hospital Universitário Professor Edgar Santos - UFBA, e em Alergia e Imunologia Clínica – IPEMED / São Paulo.

Vamos falar de tosse? Tosse é o reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo sendo, em muitos aspectos, benéfico, pois ajuda a expulsar secreção ou corpos estranhos. Pode se apresentar seca ou produtiva. Na produtiva a secreção se movimenta e é eliminada e na seca, o catarro parece não existir.

Para estabelecer o diagnóstico diferencial da causa de tosse devemos avaliar: - História e exame clínico do paciente - Exames de laboratoriais - Exame do escarro(contagem de eosinófilos) - Rx de Tórax PA e Perfil - Tomografia computadorizada dos seios da face - Teste cutâneo alérgico, - Prova de função pulmonar(espirometria) - Endoscopia digestiva alta, - Manometria esôfágica com pHmetria de 24horas de 2 canais Fibrobroncoscopia, - Endoscopia nasal, - Teste de broncoprovocação brônquica - Estudo radiológico do esôfago. A tosse não é uma doença e sim um sintoma de alguma doença. Portanto, o tratamento depende diretamente de que o diagnóstico seja estabelecido e a causa inteiramente determinada.

Também pode ser aguda (até 3 semanas), subaguda(3 a 8semanas) ou crônica (mais tempo que 8 semanas). Alguns sintomas estão associados à tosse como a secreção nasal (coriza), sensação de secreção que escorre do fundo da garganta, chiado no peito ou falta de ar, tosse com secreção purulenta ou sangue (mais raro). Quando a tosse surge, podemos suspeitar de: Alérgenos; Irritantes; Rinossinusites; Síndrome do gotejamento pós-nasal; Asma Brônquica; Bronquite aguda ou crônica; Refluxo gastroesofágico; Pneumonias virais ou bacterianas; Bronquiectasias; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC); Tuberculose pulmonar; Exposição ocupacional; Tabagismo; Uso de medicamentos para controle da hipertensão arterial (exemplo:captopril); Psicogênica; Idiopática e outras causas.

Recomendações: -Beba bastante água, que é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco; -Dê preferência aos líquidos quentes, que costumam trazer alívio sintomático, como chá com limão e mel,de camomila,erva cidreira,erva doce. Evitar chá preto e mate por causa da cafeína; -Mantenha a cabeça elevada, à noite; -Os ambientes devem ser ventilados; -Aumentar a umidade do ar com umidificadores ou vaporizadores, e tomar banhos quentes prolongados para respirar bastante vapor; -Não tome remédios por conta própria, procure assistência médica para diagnóstico e tratamento.



Revista Bellas 44