Revista Animal - Fevereiro 2010

Page 19

consomem todos os fosfatos e os nitratos da água, não sobrando alimentos para as algas e consequentemente ocorre um controle natural destas. b. Um filtro específico, com lâmpadas UV bem dimensionadas também é capaz de acabar com todas as algas flutuantes e, de tabela, realiza um excelente controle de doenças no lago. c. A filtragem mecânica é também eficiente, porém muito trabalhosa. A montagem de um filtro com cascalho grosso, tela de mosquiteiro e lã perlon seria um grande captador de algas, além de excelente filtro biológico, porém há o incomodo de ter que limpar a estrutura com freqüência (no geral, semanalmente); d. Existem no mercado excelentes resinas fabricadas especialmente para a coleta dos compostos de fosfato

na água, mas devido ao custo e a quantidade necessária para um lago podem se tornar economicamente inviáveis (mas funcionam muito bem para volumes menores de água) e. Algicidas de boa qualidade também podem ser usados, apenas cuidado com a qualidade e com as quantidades para que não mate o equilibrio biológico de seu lago, ou mate seu peixes! Os algicidas são próprios para lagos, não devendo ser usados produtos de piscina. Enfim, ter um lago, mesmo que pequenininho é um grande prazer e se você tiver um espaço apropriado, não perca a oportunidade de montar um! Caso não tenha espaço, sempre existem excelentes locais públicos onde podemos sentar e apreciar a beleza dos lagos artificiais.

Um lago - aquário Um lago para se ver por cima e um aquário para se ver pelo vidro!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.