Issuu on Google+

EU SOU CONTRA

LIVRE OU ESCRAVO O QUE VOCÊ É?

A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL!

Descubra o que você é e saiba como viver sem depender do Sistema Dominador.

Diz Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Câmara de Vereadores de Formosa-GO, Jorge Gomes da Mota.

Amor e Vida

R$ 6,90

A REVISTA QUE TRABALHA PARA VOCÊ SER MAIS

Ano III Nº 012 Junho/Julho 2013

PRA VOCÊ!

CADEF realiza CONGRESSO TEEN e atrai mais de 12 mil pessoas a Cristo Jesus

É LEGAL, OU TRATA-SE DE UM GOLPE? ANDRÉ VALADÃO EM FORMOSA-GO Confira o bate-papo onde ele diz ser a favor da diminuição da maioridade penal e contra o casamento homossexual.

Móveis Planejados

CAPA: DHIONE FREITAS


A Casa Mais Versรกtil de Formosa-GO


MAISON FESTAS

MAISON FESTAS

CONFRATERNIZAÇÕES

Você Sonha... Nós Realizamos! -

CASAMENTOS

ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS PARA FESTAS

-

-

ANIVERSÁRIOS

EVENTOS EMPRESARIAIS

-

SHOWS E MUITO MAIS

Decoração Milplantas

Requinte e Qualidade

(61) 3631-4647 / 3631-4746

www.maisonfestas.com.br Avenida California, 163 - Formosa - GO


Ande com estilo!

A Laila Calçados está presente no comércio de Formosa a mais de 2 anos. Proporcionando qualidade, estilo e exclusividade às mulheres formosenses. A nova loja está instalada na Rua João Moreira, 419, centro, com maior espaço, mais elegância e muito mais opções para você mulher que gosta de andar em grande estilo.


utos d o r p o Sã os com exclusiv íveis, s s e c a s preço endo z a r t e r semp es da novidad oda. última m

Nova coleção

OUTONO/INVERNO

2013

M NOVO AGORA E ÇO ENDERE

A Laila Calçados apostou grandemente no maior protagonista nessa coleção: OS SEUS PÉS. Será basicamente assim: primeiro você escolhe os sapatos para depois compor o seu look. Apostando nisso, a Laila Calçados trás para você as mais belas Botas da moda atual, exclusivas tanto no cano alto (para te proteger nos dias mais frios) como nos baixos, meia estação. No entanto, as grandes sensações serão as WESTERN'S, com inspiração em bordados, canos curtos e muitas franjas, farão grande sucesso nessa temporada. Sem contar, é claro, da tradicional sapatilha. Com materiais a r r o j a d o s ( S p i ke e m e t a i s ) e estampas diferenciadas farão dos seus pés uma perfeição. Tornando assim, o seu look mais elegante e, claro, em grande estilo.

Ande com estilo! Rua João Moreira, 419 - Centro - Formosa-GO (em frente ao Restaurante Fogão de Lenha)

(61) 9961-0999

lailacalcados@gmail.com


EDITORIAL Inspirado no discurso do gracioso Charlie Chaplin em “O grande ditador”– sei que a maioria dos jovens não o conhece mais tudo bem – tomei a decisão de revelar minha indignação e tristeza.

D

V

e Vida

11

EL: Júnior Alves A: Dayane Alves Carvalho Deilton Assunção

e acordo com Charlie, eu quero viver da felicidade dos outros e não do sofrimento, como faz o sistema promovendo a discórdia para ganhar mais adeptos. Eu não quero odiar e desprezar a ninguém. Nesse mundo há lugar para todos. A nossa terra é boa e rica e pode nos alimentar. O caminho da vida e do amor

AS VIRTUDES DA VIDA pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. Muitos são os que transformam em ruinas aquilo que foi edificado para promover a justiça. A cobiça envenenou a alma dos homens. Levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e para os massacres. São jovens assassinando, se drogando, se matando; pais molestando, fazendo filhos em seus próprios filhos, guerras e rumores de guerras. Governadores e parlamentares envergonhando a nação, corrompidos pela ambição. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina que produz abundância, tem-nos deixado em miséria. Sozinhos em meio a bilhões de escravos, vítimas do sistema totalitário mercantil, muitos se

RKETING, VENDAS DIRETOR RESPONSÁVEL: Júnior Alves SINATURAS: DIRETORA FINANCEIRA: Dayane Alves Carvalho Alves vida@gmail.com DESIGNER GRÁFICO: Deilton Assunção 634 8430 FOTOS: Júnior Alves, Armando Dias, Luiz Fotografias REVISÃO: Armando Dias NESTA EDIÇÃO: COLABORARAM NESTA EDIÇÃO: Dário Ferreira Marcos Garzon, z Geraldo (fotógrafo).

lugar certo!

tornaram céticos quanto ao Todo Poderoso Deus, preferindo idolatrar o deus mundano, perverso e maligno. Nossos conhecimentos fizeram-nos frios; nossa inteligência, empedrados e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Indiferentes ao sofrimento alheio, estamos sempre ocupados, preocupados com vaidades, aquisições e luxúrias; sem perceber deixamos a perversão decidir o nosso destino. Mais do que de máquinas, precisamos de HUMANIDADE. Mais do que de inteligência, precisamos de AFEIÇÃO e DOÇURA. Mais do que discussão precisamos de AMOR E VIDA. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido. Boa leitura! Júnior Alves

DIRETOR EXECUTIVO Todos os direitos reservados

Ano 3 EDIÇÃO Número 12 CNPJ: 14.057.407./0001-60

TODA GLÓRIA, HONRA E LOUVOR SEJAM DADAS A DEUS QUE NOS POSSIBILITOU REALIZAR ESSE TRABALHO.

CSD - é a Comunidade Santuários de Deus fazendo parte do desenvolvimento do Brasil. Faça você também a sua parte e colabore com a revista Amor e Vida. Anuciando nela você tem os melhores preços, maior abrangência e o retorno garantido: benefícios e vantagens para a sua empresa e/ou empreendimentos. Além de anunciar você colabora com o projeto CSD - implantação de programas de prevenção contra as drogas, desemprego, pobreza, violência e etc..

CONTATO: (61) 9634-8430 - junioralves.amorevida@gmail.com - www.agenciaamorevida.com

6


Centro de Formação de Condutores AB

Familiar AUTO ESCOLA

Aqui você se sente em casa!

1º CNH Renovação da carteira permissionários Renovação da carteira de habilitação Mudança de categoria 2ª via de habilitação Aulas práticas para habilitados

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: - Transporte de passageiros. - Transporte de escolares. - Transporte de emergência - Transporte de produtos perigosos (MOP).

- Transporte canavieiro. - Moto taxi. - Moto frete. - Atualização de cursos especiais

e-mail: autoescolafamiliar@yahoo.com.br

www.autoescolafamiliar.com.br

(61) 3631-1592 Av. Pedro Monteiro Guimarães, 686 - Centro - Formosa-GO (ao lado do DETRAN)


NAFPE Nucleo de Atendimento e Formação Profissional e Educacional

AGORA COM: CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR GDF E ESCOLA MILITAR

CONHECIMENTOS BÁSICOS EM PRIMEIROS SOCORROS

PÓS-GRADUAÇÃO: Educação Orientação Educacional

Docência do ensino

Metodologia do ensino da:

Supervisor Escolar

superior

Matemática,

Psicopedagogia

Educação inclusiva

Biologia,

Institucional

Educação infantil

Física e

Gestão Educacional

Português/Libras

Química.

História Afro-brasileira

L.P.L.B.

PÓS-GRADUAÇÃO: Saúde Enfermagem no trabalho Saúde pública (ESF).

VOCÊ!

Faça algo por O seu futuro em suas mãos

(61) 3632-1034 / 9815-7547 Rua Herculano Lobo, 35/43 - Centro - Formosa-Go (atrás da Caixa Econômica Federal)


Mega Filtros Purificadores e Bebedouros de Água Gelada e Natural Revenda Autorizada

Cuide da sua saúde, exija somente o refil original

SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DO INMETRO

(61) 3642-3431 / (61) 9939-0710 / (62) 9966-6324 megafiltros@bol.com.br

www.megafiltros.com.br


Panorama MUNICIPAL

MUTIRÃO

RESOLVENDO PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA

A

prefeitura de Formosa tem buscado resolver os problemas infraestruturais de nossa cidade, mesmo encontrando dificuldades, pois muitos insumos e materiais dependem de trâmites burocráticos, mas o empenho em resolvê-los e dar uma resposta a sociedade tem sido constante e diversos serviços tem sido prestados e realizados. Foram adquiridas mais de 803 toneladas de massa asfáltica que foram usadas nos diversos setores de nossa cidade.

LIMPEZA

E A CAMPANHA CONTINUA

A

prefeitura de Formosa continua a executar a Campanha Cidade Limpa é Formosa, e não foi diferente com os distritos do Bezerra, JK e Santa Rosa, foram levados aos distritos as superintendências de vias, de iluminação e de limpeza, juntamente com a secretaria de trabalho e promoção social levando os seus serviços à todos da comunidade. Com o apoio das

10

Lembrando que os serviços foram feitos rotineiramente devido o período chuvoso, porém agora entra em processo definitivo, pois vem sendo usado uma massa asfáltica diferente da usual que era fria e que dificultava a sua fixação, haja vista que o nosso asfalto urbano já se encontra vencido e ultrapassado há décadas agora vem sendo usado na manutenção do nosso asfalto uma massa asfáltica quente, que é mais duradoura e de ótima fixação. Nos distritos do Bezerra, JK e Santa Rosa foram utilizados em torno de 100 toneladas de massa asfáltica no recapeamento das ruas, feitos durante o mutirão nos distritos. Na zona rural as frentes de trabalho também não param, foram realizados serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas rurais e vicinais de acesso aos projetos de assentamentos do Pal-

secretarias municipais e o empenho de seus servidores tão logo os problemas dos distritos serão amenizados e solucionados. Os distritos sempre serão lembrados e atendidos em suas demandas por essa administração.

meiras I, II, III, Vale da Esperança, Paulo Afonso, Florinda, Água Viva, Paranã, Mauro Borges, Fortuna, João Cara-Limpa, Urucuia, Bela Vista, Vigilândia e Santa Cruz, serviços esses de manutenção, lembrando que estávamos em período chuvoso e que a partir de agora alguns serviços serão definitivos. A equipe da limpeza tem sido destacada a diversos setores alternadamente, procurando assim atender a toda a sociedade, no âmbito de limpeza de calçadas, ruas, praças, canteiros e cemitérios de nossa cidade. Lembrando que a limpeza dos lotes baldios é de obrigatoriedade do seu proprietário, sendo proibida a entrada do poder público municipal nos mesmos para esse fim, contudo a fiscalização de obras e posturas do município tem notificado diversos infratores, que insistem em não limpá-los ocasionando inclusive diversos focos de dengue.


PREFEITURA DE

FORMOSA-GO

ATUALIZAÇÃO ADOTANDO MEIOS PARA MELHORAR A GESTÃO PÚBLICA

N

o auditório da Câmara Municipal aconteceu no dia 23 de abril, terça-feira, uma palestra voltada à todo o secretariado, vereadores e servidores públicos com a finalidade de apresentar o PMAT - PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA E GESTÃO DOS SETORES SOCIAIS BÁSICOS, programa este que a prefeitura de Formosa irá adotar e que implantará em

sua gestão, visando modernizar e melhorar a gestão pública municipal, trazendo benefícios a população que buscam os serviços diários da prefeitura, o programa do PMAT é referência em diversas cidades do Brasil com qualidade e eficiência comprovada. Com o modelo de gestão que se pretende implantar no município, o PMAT contribuirá e muito,

pois uma vez implantado ajudará a otimizar o tempo do atendimento, espaço físico e recursos públicos. Objetivando organizar e gerar rotinas administrativas em setores que andam ociosos.

SAÚDE EM PAUTA SECRETÁRIO DE SAÚDE DE FORMOSA DIALOGA COM O CONASS E OS SENADORES SOBRE SUBFINANCIAMENTO PARA A SAÚDE. m Brasília, uma audiência pública, realizada na quinta-feira dia 18 de abril, na comissão temporária destinada a propor soluções para o financiamento do sistema de saúde do Brasil, o secretário de saúde de Formosa, Rodrigo Lacerda, alega que o problema de falta de recurso é claro e é visível, mas os gestores estão pressionados a prestar atendimento em razão de processos judiciais e pela ação da mídia. Para ele é necessária a instituição de novas fontes de financiamento. “Como distribuir recursos do SUS e priorizar o que dentro de um sistema universal é integral a todos os brasileiros? Se não tivermos mais recursos e financiamentos, não poderemos fazer uma proposta que leve em conta as necessidades de

saúde do cidadão. Estamos diante de uma situação que não sabemos como resolver”, ressaltou. O secretário observou ainda que o atual quadro poderá se agravar, uma vez que vem aumentando o número de idosos, e, naturalmente, das doenças crônicas relativas à idade. E defendeu um modelo de saúde básica interfederativa, que trate as necessidades da população e não apenas

atenda as pessoas em situação de urgência ou emergência.

Fonte: Jornal do SENADO

E

Matéria concedida pela Secretária Municipal de Comunicação - Formosa-GO

ERRATA

Erramos a matéria da campanha 95% IPTU, ITU, ISS. A prefeitura de Formosa através da secretaria de economia e finanças, comunica que está concedendo 95% de desconto sobre multas e juros aos contribuintes em atraso, com seus impostos de IPTU, ITU, ISS. O desconto é válido até 30 de junho para pagamento em uma única parcela. Na edição passada deixamos de dar crédito ao Gustavo (Fotógrafo da CADEF) o qual fez as fotos das páginas 39, 40 e 41. Lamentamos o ocorrido.

11


VILA BOA-GO

VILA

COMPLETOU 21 ANOS E A O MUNICÍPIO NA REGI

A

festa reuniu milhares de moradores na Praça para curtir a grande programação de shows, atividades culturais e esportivas, brincadeiras para as crianças e barracas de alimentação. O clima familiar, com centenas de crianças se divertindo na praça, e a animação dos moradores, orgulhosos pelo aniversário da cidade, foram as marcas da celebração. “A gente não troca Vila Boa por nenhum outro lugar. Os mais jovens até vão embora, mas os moradores mais antigos ficam”, explica o prefeito Hélio Raimundo. “Os moradores sempre reclamaram da falta de

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA BOA-GO

presença do poder público nos bairros, mas agora a Prefeitura está comprometida em fazer tudo o que for possível para contribuir com a melhoria na qualidade de vida para todos. Vocês podem ter certeza que a administração municipal está olhando por todos”, disse. “Em 2014 vamos fazer uma festa ainda mais animada, com mais artistas e mais atrações”, informou o Vice Prefeito Rubens. Ele disse ainda que haverá novidades no próximo ano. “Vila Boa está se desenvolvendo e a cidade tem vocação industrial, vamos trabalhar para que não fique só na vocação”, enfatizou.

PRESIDENTE DA CÂMA QUER MICARÊ NO CAL

Vereador Dison quer transformar a Micareb

O

Presidente da Câmara Municipal de Vila Boa, Vereador Dison, disse após o encerramento da 15ª MICAREBOA e das festividades em comemoração aos 21 anos de emancipação do Município que irá propor com o apoio do prefeito Hélio Raimundo, a formação de uma frente parlamentar, cujo objetivo é incluir o evento MICAREBOA no calendário oficial dos eventos da Agência Goiana de Turismo e no calendário do Ministério do Turismo. Para o Presidente da Câmara de Vereadores o evento realizado este ano demonstrou que toda a região conhece a


BOA

A MICAREBOA PROJETOU IÃO METROPOLITANA A cidade prospera a cada ano com melhorias nos serviços essenciais para a população. Nos dias de festa o prefeito “operário” aproveitou para reafirmar o compromisso com a população da cidade. Ele afirmou que está trabalhando para a realização de obras que já são realidade e atendem a sociedade. Entre as conquistas, está a pavimentação das ruas e outras ações de infraestrutura nos bairros. Apesar das recentes conquistas, a cidade precisa de mais investimentos para manter o crescimento e levar qualidade de vida para a sua acolhedora população.

ARA DE VEREADORES LENDÁRIO TURÍSTICO

boa em atração turística no Planalto Central. festa e que já se tornou tradição em todo Nordeste Goiano. Para ele a expectativa de público para as próximas edições é muito grande, e acrescenta que a estrutura utilizada continuará sendo digna de grandes eventos. Ele afirmou que será criada uma comissão de vereadores, com membros do Poder Executivo, para a elaboração de política setorial e ações com este propósito, incluir a Micareboa no circuito turístico Goiano e Brasileiro. Parabéns presidente Dison – A 16ª MICAREBOA que está por vir, agradece!

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA BOA-GO


Por Pedro Lins

SIM, BEYONCÉ VEM EM SETEMBRO A BRASÍLIA! É isso mesmo, Beyoncé finalmente virá para a capital! Com 17 de setembro como data anunciada, Queen B vem com a “Mrs. Carter Show World Tour” em uma super produção no primeiro grande evento do Estádio Mané Garrincha após a Copa das Confederações.

Fonte: Finíssimo.

14

Fotos: Reprodução

B

rasília se junta a Rio de Janeiro e Belo Horizonte como certezas para a vinda de Beyoncé. Em 2010, a “I Am… World Tour” passou por Florianópolis, São Paulo, Rio e Salvador, em apresentações que registraram recordes de público para a cantora (60 mil pessoas na capital paulista e 45 mil na baiana). A paixão pelo Brasil foi tão grande que a diva do R&B se declarou ao país em uma entrevista e disse com convicção que o melhor show de sua vida foi em São Paulo. Isso ainda rendeu uma música em homenagem, ou você acha que as batidas de End Of Time não remetem à cultura rítmica daqui? E sim, Beyoncé também declarou isso. A “Mrs. Carter Tour” começou em abril e até agosto passará pela Europa e EUA. O Brasil deve ser o primeiro país da turnê sul-americana após um intervalo para o possível lançamento do 5º álbum, ainda sem data prevista. Isso permite a especulação de que a atual tracklist seja modificada com músicas do próximo trabalho. Grown Woman, popularizada pelo comercial da Pepsi, já integra o show, que pode ainda admitir Standing On The Sun e Bow Down. Sucessos como Baby Boy, Diva, Single Ladies e a icônica Crazy In Love são garantidos. Informações sobre ingressos ainda serão divulgadas, mas podem preparar as coreografias e dar aquela afinada nas letras porque Queen B vem para marcar Brasília!


Entrevista Jorge Gomes da Mota REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

EU SOU CONTRA Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Câmara de Vereadores de Formosa-GO, Jorge Gomes da Mota declara que é contra a redução da maioridade penal. Em entrevista à Amor e Vida, o presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Câmara Municipal de Formosa, vereador, escritor e professor Jorge Gomes da Mota é enfático em dizer que é contra a redução da maioridade penal. Para ele, “o Brasil precisa se preocupar com outras necessidades, tais como: emprego, educação, saúde, moradia, alimentação de qualidade, profissionalização, acabar com a corrupção e investir mais na juventude”. Professor Jorge, como também é conhecido, maximiza ainda as críticas de oposição e manda o recado: “O Estado deve priorizar a proteção da infância e juventude, impedindo o aliciamento de menores, punindo severamente quem se esconde atrás da menoridade penal.” Quanto à construção de mais um presídio em Formosa-GO também foi enfatizado pelo vereador.

O Brasil voltou a discutir a redução da maioridade penal. O senhor é contra ou a favor? Sou radicalmente contra! O Brasil precisa se preocupar com outras necessidades, tais como: emprego, educação, saúde, moradia, alimentação de qualidade, profissionalização, acabar com a corrupção e investir mais na juventude. Isso causará um efeito positivo e diminuirá a violência, ao contrário da redução da maioridade penal (de 18 para 16 anos), conforme pretende

alguns parlamentares. O que pode ser feito para conter a violência cometida por menores de idade? Infelizmente o menor de idade vai estar sempre inserido no mundo do crime. Enquanto houver criança sendo maltratada, sofrendo por necessidades nas ruas, devido à negligência e a inoperância do Estado, haverá jovens infratores em nossa sociedade. O Estado deve priorizar a proteção da infância e juventude, impedindo

o aliciamento de menores, punindo severamente quem se esconde atrás da menoridade penal. Só assim poderemos conter a participação de menores de idade no crime. O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo disse que o crime organizado se enfrenta com coragem e determinação, não com subterfúgios. Você concorda com essa afirmação? Sim, concordo! Mas respeitando ao cidadão, principalmente às comunidades periféricas, porquanto são as que mais sofrem com ações truculentas das forças policiais. Quantos casos nós assistimos em que representantes (promotores) do próprio ministério público apresentam denúncias contra inocentes? Os quais são condenados e jogados na prisão, e só saem até provarem o contrário. Assim, ao saírem da prisão, as vítimas da parcialidade e da incompetência do Estado tentam refazerem suas vidas, o que torna o Estado também criminoso. O que o senhor acha da proposta do governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin de ampliar de três para oito anos o prazo de internação de menores

15


infratores? Acho que não será possível tal pretensão, uma vez que o prazo máximo de internação do adolescente infrator finda aos 21 anos, isso ultrapassaria o prazo permitido quando a faixa etária do infrator for de 13 a 17. Ele deve se preocupar em cumprir a lei de proteção aos direitos da criança e adolescente (ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente), só assim terá mais êxito na recuperação do adolescente infrator, em face ao grande rodízio de criminosos. E quanto ao crescente número de homicídios no país tendo participação de menores, o que o senhor tem a dizer? Infelizmente vários adolescentes infratores estão participando de bárbaros assassinatos em nosso país. E a pergunta relevante é: quem os conduz a cometer esses crimes? E porque estão matando e morrendo por quase nada? Essas perguntas nunca são respondidas pelos covardes que acusam a Criança e o Adolescente de serem responsáveis pelo aumento no índice de criminalidade. Os adolescentes não entram sozinhos no mundo do crime, alguém ou alguma coisa os atrai e os motiva a praticar tal violência. Atualmente o que vejo, são crianças passando fome, frio, sendo essas aliciadas por adultos à prostituição, ao consumo e tráfico de drogas, roubos, furtos, enfim. Enquanto isso, o governo gasta bilhões de reais para construir estádios de futebol; dinheiro que poderia ser utilizado em projetos sociais e evitar o ingresso desses no mundo do crime. Como ficará a família de um adolescente condenado segundo a diminuição da menoridade penal, bem como a família da vítima? Trata-se de aceitação da pena! Não somente a família do adolescente, mas todos aqueles com sensibilidade humana ficarão preocupados ao verem um garoto com apenas 16 anos misturados a presos adultos, de alta periculosidade; sendo violentado sem forças para reagir. Quanto aos familiares da maioria das vítimas, evidentemente, querem punição severa e ficarão com a sensação de justiça. Mas ainda há

16

1. É inconstitucional a proposta de mudança do Artigo 228 da Constituição. 2. Reduzir a maioridade penal é uma medida legislativa inadequada no combate à violência e à criminalidade. 3. Inimputabilidade não é sinônimo de impunidade. 4. O jovem já é responsabilizado pelo disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 5. É superdimensionado o número de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas no país. 6. Como política pública, o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) ainda não foi devidamente implementado nos estados brasileiros. 7. As taxas de reincidência no sistema de atendimento socioeducativo são muito menores que no sistema prisional. 8. Ninguém comete ou deixa de cometer crimes por causa da intensidade da punição. 9. As crianças e os adolescentes brasileiros estão expostos às violações de direitos pela família, pelo Estado e pela sociedade, contrariando o que define a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 10. As crianças e os adolescentes são sujeitos de direitos, gozando de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

outros, principalmente os mais ricos e influentes, que pedem prisão perpetua ou até mesmo a pena de morte aos indivíduos. No entanto, essa regra só pode ser aplicada ao filho do pobre, porque quando se trata dos ricos e influentes, eles (imprensa e outros mais) dizem: é uma criança e não sabe o que fez; foi induzido, como é um menino bom, não vai se repetir. Ele tem tudo em casa e não precisa fazer isso. Em alguns países estrangeiros a média da maioridade penal é de 8 a 14 anos de idade, por que o Brasil ainda não pro-

moveu a redução? Acredito que reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos não diminuirá em nada a violência. Nos países onde crianças respondem como adulto, a violência existe da mesma forma. Esse pedido de redução não prospera, pois a maioridade penal no Brasil é uma questão constitucional. Mesmo respondendo como adulto o crime existirá, não é a questão da inimputabilidade penal que o crime ocorre frequentemente no Brasil e sim, a ausência de um plano de segurança eficaz, de uma polícia estruturada e valorizada, de um governo mais


atencioso e responsável e da participação de todos na defesa dos direitos constitucionais do cidadão. O menor de idade comete a infração confiando na impunidade? A meu ver não! Visto como a punição existe e muitas vezes, até mais severa do que para o adulto. Os centros de internação de adolescentes infratores é uma cadeia igual à dos criminosos adultos, apenas são chamados de “internação” ao invés de cadeia. Eles respondem a processos e aos infratores são aplicadas medidas socioeducativas que na verdade é uma condenação. Em muitos casos, o adolescente comete o crime aliado a um maior de idade e ambos são presos, mas assistido por advogados o adulto consegue liberdade em poucos dias, enquanto que o menor é encaminhado ao centro de internação onde pode ficar até três anos. Portanto, não há que se falar em impunidade apenas para o menor, pois ela existe também para o maior de idade e principalmente para políticos corruptos representantes do Estado que descumpre e violam as leis e nada acontece. Formosa tem em média 500 detentos adultos e cerca de 50 adolescentes internados, qual é a sua avaliação frente a esses números? Isso só mostra a verdade sobre a pretensão da redução da maioridade penal. Se fosse como dizem o adulto não cometeria crimes, pois a imputabilidade penal não garante a diminuição da violência. A participação de jovens infratores no crime é inferior a 30% e isso poderia ser reduzido ainda mais se houvesse uma ressocialização melhor. Muitos centros de internação não conseguem recuperar o infrator e ele é devolvido à sociedade, na maioria das vezes, pior do que entrou, e isso acontece também nas cadeias do preso adulto. Parte da mídia e da sociedade reclama que o adolescente de 16 anos acima, tem direito ao Voto e ainda assim, não pode responder por seus atos como adulto. O que o senhor tem a dizer sobre isso? Acho que isso não justifica o que

se pretende, o voto é facultativo a partir dos 16 até aos 18 anos de idade. Acontece que alguns parlamentares e parte da imprensa, tentam convencer à população brasileira prestando informações duvidosas e contrárias a realidade. O que devemos observar é se isso irá trazer algum benefício ao povo e observar: se os pais terão meios para impedir que seus filhos tomem o caminho errado. Por outro lado, caso seja reduzida a maioridade penal de 18 para 16, deve se observar também, se eles terão os mesmos direitos que os adultos, porquanto terão que trabalhar para se manterem e para isso, necessitarão de CNH, direitos trabalhistas, liberdade para prestar concursos públicos, enfim, ter os mesmos direitos assegurados aos maiores de idade. Formosa tem duas unidades prisionais em área urbana, o senhor acha que construindo mais uma, conforme o estado propõe, contribuirá para diminuir a criminalidade em nosso município? Acredito que com a construção desse presídio, vamos ter aumento no índice de criminalidade em nosso município. Já que, o presídio receberá, também, vários presos de outros municípios e isso, proporcionará a migração das famílias desses e de grupos criminosos para a nossa cidade. Isso poderá aumentar os assaltos, furtos no comércio e nas residências, além de causar impacto negativo ao município, deixando-a menos atraente para o turismo. Outro agravante é a desvalorização imobiliária, cito, por exemplo, o setor parque Laguna II,

que após a construção da CPP (Casa de Prisão Provisória) os imóveis da região desvalorizaram e poucos são os que desejam construir nas proximidades da cadeia. O que nós podemos fazer para evitar o ingresso da juventude ao mundo do crime e das drogas? Essa resposta todos nós sabemos. O que a população quer saber é se os governantes desse país vão entender a necessidade de cuidar melhor de nossas crianças. Eu me indigno; dinheiro para reformar o estádio Mané Garrincha-DF, transformando-o em um gigantesco monumento; dinheiro para pagar propinas e mensalões a bandidos de colarinho branco existe, mas quando se trata de investir no bem estar do ser humano, falta verba, boa vontade e iniciativa. A meu ver, o jovem não entraria no mundo do crime se houvesse investimentos que correspondessem com as reais necessidades do cidadão, e a proteção de forma integral da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano e constrangedor, isso é o que penso e o que acredito.

17


FAMOSOS CHEGAM A COBRAR R$ 55 MIL POR APENAS UM TWEET! Vamos falar de publicidade nas redes sociais, mostrando quanto é que os famosos ganham para apenas publicarem em seu Twitter ou Instagran, algum produto ou marca de bancos, de carros, eletrônicos, roupas, produtos de beleza e etc. Ou vocês pensavam que eles fazem isso sem cobrar nada? As empresas resolveram investir alto nas redes sociais, porque entenderam que o grande barato hoje está na internet. E estão investindo na divulgação através dos famosos que têm milhares de seguidores e que são os grandes influenciadores da massa.

18

Se você tem a sua marca ou produto e quiser que Ivete Sangalo passe uma mensagem em seu Twitter que tem quase 8 milhões de seguidores, terá que desembolsar R$ 55 mil.

A japonesa mais famosa da TV, Sabrina Sato tem mais de 5 milhões de seguidores, cobra R$ 15 mil por apenas um tweet.

O comediante Rafinha Bastos que tem mais de 5 milhões de seguidores, faz negociações: uma mensagem custa em média R$ 12 mil, já três saem por R$ 30 mil.

Marcelo Adnet que tem mais de 1 milhão de seguidores cobrava cerca de R$ 10 mil. Isso antes de entrar para a Globo. Hoje, esse valor certamente deve ter triplicado.

O ator Bruno Gagliasso que tem mais de 2 milhões de seguidores, cobra R$ 25 mil por apenas um tweet.

Dani Calabresa que tem pouco mais de 1 milhão de seguidores, pede por volta de R$ 6 mil por publicidade em suas contas.


Fotos: Reprodução

O apresentador Bruno de Luca que tem quase 2 milhões de seguidores, cobra em média R$ 5mil por um tweet.

O apresentador Marcos Mion que tem mais de 6 milhões de seguidores, recebe R$ 5 mil por um único tweet.

O que mais presta esse serviço é Hugo Gloss que tem quase 1 milhão de seguidores ( ficou famoso pelos seus comentários engraçados) cobra R$ 5mil por tweet.

Investir dinheiro dessa forma é certeza de retorno garantido? Não. Porque as empresas pagam esses valores para as pessoas clicarem nos links que os famosos publicam, e nem sempre isso acontece. Os profissionais do mercado de Social Mídia, têm se queixado do baixo

retorno de alguns e afirmam que, apesar da visibilidade e dos milhões de seguidores, poucos fãs clicam nos links que direcionam para o produto. O que mais está dando retorno para as empresas e as marcas é o ator Bruno Gagliasso. Investir em celebridades não é

novidade. Porque as empresas já investem em publicidade através dos famosos na TV, desde que a mesma surgiu. Estão apenas diversificando os meios de divulgação e acompanhando as mudanças dos tempos. Percebam que quantidade, nem sempre é sinônimo de qualidade!

Confecção e reforma de cortinas e persianas. Lavagem de cortinas, persianas e sofás.

CORTINAS INOVADORAS PARA DECORAÇÃO (61)

3631-2543 / 9687-8932

Rua Olímpio Jacinto, Nº 423 - Centro - Formosa-GO www.facebook.com/socortinas.persianas

junior.socortinas@yahoo.com.br


VIDA PROFISSIONAL

MULHERES SE SAEM MELHOR NA CHEFIA DO QUE HOMENS

Crédito da foto: flickr.com

F

oi-se o tempo em que só homens podiam chefiar uma empresa. Eles ainda ganham salários mais altos, é verdade, mas elas já ocupam mais cargos de liderança do que há 10 anos (só 15% dos cargos de presidência eram ocupadas por mulheres; hoje são 23%). Ok, a diferença ainda é grande. Mas, fiquem vocês sabendo, um estudo canadense garante: elas se saem muito melhor como chefes do que os homens. Para chegar à conclusão, os pesquisadores perguntaram a 600 diretores do alto escalão (75% deles eram homens e 25% mulheres) como tomavam decisões e cuidavam dos assuntos da empresa. Em geral, os homens são mais quadrados, seguem as regras ao pé da letra, não fogem do tradicional. E tampouco se importam se as decisões vão agradar ou prejudicar outros empregados ou investidores. Já as mulheres preferem consultar outros membros da empresa antes de bater o martelo. Ou seja, levam em conta a opinião de toda a equipe e pensam nas consequências negativas daquela decisão. Ou seja, são mais justas. Além disso, buscam soluções mais inovadoras e arriscadas.

E isso é bom não apenas pela igualdade entre os gêneros, mas pelos negócios. “Nós já sabíamos que as empresas com mulheres na direção têm resultados melhores. Agora provamos que ter uma mulher na diretoria não é só uma decisão certa, é uma decisão inteligente”, explica

Chris Bart, autor do estudo. Então, pode até ser que eles realmente dirijam melhor um carro do que as mulheres. Mas se o caso for dirigir uma empresa, melhor deixar com elas. Fonte: Revista Superinteressante

Vestir-se bem é criatividade. Ser feliz é decisão. plusizemodas@gmail.com

(61) 3432-1228

Rua Valdomiro de Miranda, 120 - Lojas 02/03 - Centro - Formosa-GO


ATRAI MAIS DE 12 MIL PESSOAS A CRISTO JESUS

O

Brasil vive atualmente o que vem sendo chamado de bônus demográfico. Com mais de 11% da população vivendo a adolescência, o país tem uma oportunidade única: nunca houve e não haverá no futuro tamanho contingente de adolescentes. Não há tempo como este. “O presente do Brasil é um presente”. No entanto, a nação brasileira enfrenta sérios obstáculos para o desenvolvimento desses adolescentes. Tais como: vulnerabilidades produzidas pelo contexto social e as desigualdades resultantes dos processos históricos de exclusão e discriminação. É preciso superá-los. A Catedral das Assem-

Por Júnior Alves

bleias de Deus Formosa-Go (doravante Cadef), ciente da realidade e na busca pela promoção dessa relevante classe, realizou nos dias 17, 18 e 19 de maio o Congresso Teen. Segundo o presidente e pastor do Campo Formosa Marcos Viera Henrique, “foi visando combater os obstáculos juvenis e inserir a identidade cristã, em cada menino e menina da região, que o congresso foi realizado” disse.

Durante os dias citados a União de Adolescentes Evangélicos de Formosa-GO, designada Unadef, decoraram o templo da Cadef inspirados nas discotecas dos anos 80 e 90, o que foi um show a parte para os adolescentes. Esses que vieram da cidade de Posse, Flores de Goiás, Taguatinga, Mambaí, Planaltina-GO, Gama, Arinos, Brasília entre outros municípios da região, encheram o templo da Cadef totalizando mais de 12 mil pessoas nos três dias que se seguiram. Segundo a estudante Natália Moura (17), que veio para os três dias de festa, “a Cadef realizou o evento com organização e muita presença de Deus; valeu ter vindo, foi ótimo!” Disse ela.

21


O Congresso Teen, organizado pela Unadef – representado aqui por seu presidente pastor Marcos Henrique e pastora, doutora Sônia Henrique, por Keila Braz (Pedagoga), Delvê Jr. (Bacharel em Direito) Leonella P. Santos (Pedagoga), Mariana Moraes (Professora), de acordo com Rochael Vaz (Advogado), também membro da organização, produziu algo imensurável. “Conseguimos evangelizar, renovar a fé de centenas de pessoas e, diga se de passagem, sem ficar devendo nada. Para nós, esse evento foi um sucesso absoluto. Louvado seja Deus” concluiu o evangelista.

DIA 17 ANDERSON FREIRE Na abertura do congresso, sexta feira, dia 17, Anderson Freire (31) de Cachoeiro de Itapemirim-ES, cantor gospel, compositor e produtor musical subiu ao púlpito. Ele que compôs a canção “Ressuscita-me”, interpretada por Aline Barros no álbum Extraordinário Amor de Deus; também autor de quatro canções que integram à coletânea “Românticos”, da gravadora Graça Music, e de algumas canções do álbum “Aqui Estou Eu”, de David Fantazzini, “Advogado Fiel” e “Sou Humano” de Bruna Karla; atraiu de forma emocionante a presença de Deus. Na oportunidade, cantou com o coral de adolescentes, louvou a Deus acompanhado da cantora Amanda Beatriz e, testemunhou dizendo ter vindo de uma família pobre. “Não tínhamos um radinho sequer; meu pai era alcoólatra e diariamente amaldiçoava nossa família; trabalhávamos como escravos em um canavial que mal pagava a nossa alimentação. Quanta humilhação! Minha mãe (dona Luiza) teve que suportar muitas dores até se encontrar com Cris-

22

to. Hoje, eu e minha família servimos ao senhor. Portanto, assim como a minha mãe buscou e recebeu, você não precisa mostrar que é ‘Super Crente’, mas demonstrar sua dependência a Ele” falou Anderson, referindo-se à sua alegria de servir ao Senhor.

DIA 18 MINISTÉRIO IPIRANGA No sábado (18), segundo a líder de departamento Keila Braz, Deus estava chamando a Igreja (sua noiva) para a adoração. Encenado por várias peças teatrais e segundo as apresentações “Deus deseja que os Homens venham como estão – viciados, adoentados, humilhados, desprovidos e etc..” Na ocasião artística, muitos adolescentes assistiam convencidos de que o mundo não tem nada a oferecer, senão morte e destruição. Por fim, a companhia teatral Avivar (Igreja de Deus), declarou que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação. Dentre outras apresentações, o Ministério Ipiranga de São Paulo – SP, o qual em 2011 recebeu a indicação de Melhor Ministério de Louvor no Troféu Promessas e o lançamento do disco “Deus Acredita em Mim”; fez excelente participação. Na ocasião, com reverência a Deus a banda entoou canções conhecidas como “Rede ao Mar”, “Ultima Chance” e, em meio a outras, a canção do milagre: “Ressuscita”. Peter Quintino, vocalista e ministro da banda, vindo de pais espíritas (hoje pastores), os quais tentaram o seu aborto, falou do desespero dos homens, frente às dificuldades da vida. “Após vários anos caminhando com Jesus Cristo, meu pai que era pastor, caiu na tentação e cometeu adultério. Foi um escândalo, por esse fato, fomos expulsos da igreja onde congregávamos. Envergonhado, fiquei perdido por um tempo, sem saber o que fazer me afastei do Senhor. No entanto, o Espírito Santo de Deus me convenceu a retornar ao meu desígnio, pois aquele que prometeu, o Espírito Santo dizia, é fiel para cumprir. Em face desse e outros eventos, Deus me ensinou a confiar nEle, e a música ‘rompendo


em fé’, por tempos, foi rhema em minha vida.” Peter, em ato de fé, continuou dizendo aos mais de três mil ouvintes que, “Deus não se esqueceu de você. Ele realizará todos os seus sonhos, mesmo aqueles que estão sem vida. Tão somente creia; e saia da terra do esquecimento (Leia Juízes 11:6)” disse ele. O presidente pastor Marcos Henrique, experiente ministro da palavra, feliz por ver a Igreja renovando sua aliança com Cristo, falou: Pra valer a festa tem que haver vidas convertidas ao Senhor Jesus. Uma vida ganha para o evangelho vale mais do que mil, que ainda não se converteu ao Senhor. Marcos e a sua digníssima esposa Sônia Henrique tem demonstrado eficiência quanto a ganhar vidas, dinâmicos, eles não poupam esforços para propagar a palavra de Cristo. Sejam em jornais, revistas, rádios ou televisão, Marcos Henrique, esposa e equipe estão sempre interligados com a obra de Deus. Quem ganha com isso? Os adolescentes e adultos, os quais, na maioria das vezes, carecem da presença do pai, do colo da mãe, a da boa companhia dos irmãos, enfim, do amor de família. Lembrando que durante as manhãs foram ministradas palestras para os pais, filhos e casais.

DIA 19 ANDRÉ VALADÃO No domingo (19) – tradicional culto para a família – cerca de sete mil pessoas estavam presentes na Cadef. Quem adentrava a nave do templo sentia a unção de Deus sobre o ministério. Adiantado para o horário da viração do dia, o culto começou com várias apresentações regionais, inclusive a vereadora Solange Valente (presidente da Câmara Municipal de Posse), vereador Jurandir Humberto, prefeito Itamar Barreto (ambos de Formosa) e o vice-governador de Goiás José Eliton, entre outras personalidades fizeram questão de presenciar a festa cristã. Sem demora, o cantor de música gospel, compositor, pastor evangélico André Valadão (35), nascido em Belo Horizonte, experimentado mundialmente, subiu ao púlpito. André que deixou o Mi-

nistério de Louvor Diante do Trono em 2008, para seguir carreira solo, é muito carismático. Verdadeiro homem de Deus cantou cinco músicas de seus álbuns, os quais, juntos, já venderam mais de dois milhões de cópias. Com o público disposto a colaborar com o cantor, segundo o adolescente Rômulo Marques (17) “a festa foi maravilhosa. A música gospel está cada vez melhor e as pessoas estão mais abertas para o evangelho. A prova disso é esse templo lotado com todos cantando juntos” disse o jovem. De fato, a música gospel é o gênero que mais cresce no Brasil, e o melhor, segundo os artistas, todas elas, sem exceção, carregam consigo mensagens que edificam o adolescente no caminho correto. Após a ministração do louvor, André pediu a todos (que pudessem) se assentassem para a ministração da palavra, a qual foi um banquete celestial. Simples e profundo, o cantor e pregador avivou a igreja com verdades e princípios de Deus. Princípios que por muitas vezes, tem deixado de serem aplicados pela família brasileira, segundo ele, a vida cristã é um relacionamento pessoal com Deus. E a fé, uma ferramenta vital para a vitória nesse mundo. Como ele disse: Não é falar da montanha (problemas), mas, falar ‘para a montanha’: ergue-te e lança-te ao mar. Dentre outras recomendações, André aconselhou o povo cristão a fazer planos como se Jesus fosse voltar daqui a cem anos, e viver o evangelho como se ele viesse hoje. Outro conselho foi diretamente aos jovens: “queridos se vocês desejam ganhar o mundo, comecem arrumar o seu quarto; pois, como poderá realizar seus sonhos, se não conseguem, ao menos, arrumar

23


a sua casa?”. Aplaudido pela Cadef, André Valadão agradeceu ao carismático povo formosense e deu toda honra e glória a Deus. Como em um final de jantar em família, todos ficaram felizes e regozijando pelas bênçãos alcançadas. “Igreja Formosa, Deus é fiel para com todo aquele que nele crê!” disse o pastor Marcos Henrique (uma vez que a resposta da igreja foi reciproca), agradecendo a todos que contribuíram para a realização do congresso Teen, inclusive fez questão de agradecer à empresa Madeireira Dias,

à Construtora Emídio Mendes, Colchões Ortobom e a todos patrocinadores: Casa Nova, Constrular, Cerâmica Dias, Casa do Encanador, Amazônia Mix, Só Piso, Pneus Machado, MSC Pneus, Clínica Acolher, Resende, Pezinho Calçados, Supermercado Resende, Vereador Jurandir, Só Tintas. A Cadef mais uma vez semeou Palavras de Vida a milhares de adolescentes da região do Nordeste Goiano, Distrito Federal e, principalmente, Formosa-Go. Frente a todos os problemas da sociedade, a Igreja evangélica está fazendo a parte dela, e dando importância aos nossos adolescentes, os quais são fundamentais para o progresso do país. Faça parte você também dessa cultura que enfrenta as vulnerabilidades e desigualdades para realizar direitos e salvar vidas. “Somente respeitando e obedecendo aos princípios do Todo Poderoso Deus, aquele que criou o mundo e fez todos nós, a sua imagem e semelhança, é que viveremos na plenitude da existência humana,” finalizou o pastor presidente Marcos Vieira Henrique.

TODA GLÓRIA, HONRA E PODER SEJAM DADAS A DEUS.

Em louvor aos adolescentes que fazem a diferença, o pastor presidente da CADEF Marcos Henrique disse: “Nos dias de festividades da UNADEF, onde atraimos mais de 12 mil pessoas a Cristo Jesus, esse evento só foi possível porque estes jovens se esforçaram, passando noites a fio trabalhando arduamente na produção, doaram-se 100% para a realização daquele que foi um sucesso: o Congresso TEEN. Os jovens da UNADEF com sua liderança estão de parabéns”. Que o Deus Eterno continue vos abençoando.

24


Móveis Planejados

Você deseja nós realizamos!

5

OS

AN

Realizamos seu projeto em até 10x sem juros

Temos toda linha de móveis sob medida dmmoveisfinos@yahoo.com.br

(61) 9553-7186 / 9692-0594

Av. Oeste, 13 -St. Industrial II - Formosa GO


EM FOCO

Elielma e o esposo Evangelista Gil (Madeireira Dias)

Junião da Umelf e Maikon locutor Programa Mais de Deus

Estela (Pequeno Aprendiz), Peter (Min. Ipiranga), Ana Luiza e Estelita

Érika e Tuâny prestigiando o Congresso Teen

A talentosa Amanda Beatriz e o carismático Anderson Freire

Mateus e Jean, levitas em ação

Emídio Mendes e sua digníssima esposa

Empresário da MSC Pneus e Sandoval da Pneus Machado

Pastor Valdir e Missionária Ana se alegrando junto aos jovens


Pastor André Valadão e Lúcia proprietária da Cafeteria Arte Café By Lúcia Marcos Rezende e sua esposa Eunice

Ana Paula e sua amiga servindo no Congresso Teen

kryss Lorraynne, Julia, Luiz e Robert, adolescentes absorvendo os ensinamentos bíblicos Pastor presidente Marcos Henrique e sua querida Família

Letícia, Stefany, Emilly, o Evangelista Luiz e sua esposa Nágela

Pr. José Machado, Pr. Raniere e ao fundo, Pr. Welington após o culto de sabádo

das 10h as 11h

Jonatas, Ana Beatriz, Taynara e Dhiony

Leodilmo da Casa do Encanador e sua filhinha Sofia Vaz Dias

Natalina, Pr. Josafa, Peter (Min. Ipiranga) Dhiony, Taynara e Nataly


Os empresários Ivair, Laizy e Apolinário. Divulgadores TelexFree.

O início do seu futuro! JUNTE-SE A NÓS! Família TelexFree: reuniões toda quinta-feira às 19h30 - Av. California, 163 (Maison Festas)

CONTATO: 9644-2279 / 9999-0750 / 9978-4766

2ANOS

GARANTIA

Rodas de liga leve

Bagageiro

A MOTO DO JEITO QUE O BRASILEIRO QUER, PELO PREÇO QUE TODO MUNDO GOSTA.

A cinquen�n�a que só não economiza no design SUPER econômica

www.traxx.com.br

daytona@traxx.com.br Fone: (61)

3631-4481 / 3631-0581 / 9978-1404

Rua 01 nº 715 - Setor Primavera - Formosa-GO

ANOS DE

FÁBRICA NO

BRASIL


Por Nondas Correa

ANA HICKMANN, A EMPREENDEDORA DE R$ 400 MILHÕES DE REAIS! Foto: Reprodução

uem é a famosa empreendedora, empresária, modelo e apresentadora, Ana Hickmann? Quando estava analisando sobre os seus empreendimentos, percebi que ela é realmente uma empresária diferenciada. Diferente de alguns famosos que só emprestam a sua marca para os empreendimentos, ela trabalha, mesmo, na administração de sua marca e dos seus produtos. Ela (como todo empreendedor que trabalha) não tem hora para dormir quando está prestes a lançar algo novo ou quando tem que responder a e-mails urgentes, Ana fica até altas horas fazendo o que tem que ser feito. “Quando temos um esmalte novo, uso-o durante todo o dia para tentar pegar o espírito e encontrar algum nome que combine com ele” disse. Quando ela começou a licenciar o seu nome para uma grande marca de sapatos, passou a ter o controle de todos os produtos que carregam sua marca. “Quis conhecer a fábrica, a equipe de desenvolvimento, a história da marca. Digo que, quando uma pessoa assi-

na comigo, assina com uma chata.” Por esses e outros motivos o império milionário da empresária Ana Hickmann, cresce de maneira rápida. Ela é a famosa que mais fatura com licenciamento no Brasil. No ano passado, os produtos AH ultrapassaram a faixa de R$ 400 milhões, segundo a empresa. Se o mercado de licenciamento de produtos movimenta cerca de R$ 7,5 bilhões ao ano no varejo, uma fatia disso vai para a empresária (foto). Fonte: Revista Isto é Dinheiro. A marca AH já compreende 13 linhas de produtos licenciados para dez empresas diferentes e que são negociados em 48 países. São mais de três mil produtos como relógios, óculos, semi jóias, vestuário, itens de moda praia e acessórios para cabelos. Apenas com a linha de esmaltes ela vendeu 6 milhões de unidades no ano passado. Da mesma forma que as empresas fazem pesquisa para avaliar como andam as suas marcas na visão do público, Ana (e o seu marido Alexandre Correia, que tam-

29


Foto: Reprodução

bém é o seu sócio nos negócios) contrata empresas para fazerem pesquisa da marca AH no mercado. “Todo ano fazemos pesquisas de percepção de marca”. “Percebemos que não tenho um único público alvo”, afirma. O nicho principal está entre as mulheres com idade entre 25 e 40 anos que pretendem estar bem vestidas sem gastar muito. Mas, nos últimos tempos, ela também notou um aumento do consumo entre as adolescentes.

City

Lanches

Açaí

Salgados

Vitaminas

Bolos

(61) 9817-6724

Sucos

Crepe Suíço

Av. Brasília Nº 783 - Formosinha - Formosa-GO (Ao lado do Moto Táxi Avenida)

Isso se espelha também nos preços dos seus produtos, que vão de um esmalte popular de 1,80 reais a relógios e óculos com materiais sofisticados que se aproximam de 1.000 reais. Além de encontrados no varejo, todos esses itens são vendidos no site de e-commerce da modelo que também possui produtos exclusivos desenvolvidos por uma equipe interna. “Não terceirizamos nada, a não ser a entrega, até mesmo o atendimento por telefone, fazemos em casa. Sei que assim a operação se torna mais cara, mas a chance de errar é menor.” Para Ana Hickmann o grande risco na venda de produtos femininos é perder a confiança do seu público. “Quando você decepciona uma mulher, não tem volta”, finaliza. Segundo as fãs, ela é um exemplo a ser seguido!

Aqui bom apetite não é um desejo. É a especialidade da casa!


ESPORTE

O QUE É SLACKLINE?

O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30 cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio. O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias

de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

MODALIDADES: Longline O longline é a pratica do slackline em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades.

Trickline O trickline é a modalidade mais praticada do slackline. Geralmente praticado a partir de 60cm de altura, o trickline permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.

Hoje, o slackline atrai cada vez mais praticantes pelo mundo e vem evoluindo rapidamente. Um dos ícones da modalidade, o americano Andy Lewis prevê, em um futuro próximo, que o slackline se tornará uma a modalidade olímpica. No futuro, o slackline vai ser padronizado e regulado. Vai ter um padrão e peso específicos para o elástico e espero ver competições nas Olimpíadas. Nos próximos 20 anos, acredito que o slackline vai fazer parte das Olimpíadas. Veremos novos truques e double flips, highlines mais longos, de mais de 150 m, longlines de mais de 600 m (de altura). O esporte vai crescer em todas as direções, disse Andy Lewis.

Fonte: www.gibbonslacklines.com.br

Highline O Highline é praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Além do preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina em grandes alturas.

Fotos: Reprodução

Waterline O waterline é a pratica do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.

31


A MÚSICA DA

FELICIDADE MÚSICA E DROGAS TÊM EFEITO PARECIDO NO NOSSO ORGANISMO

V

ocê já teve a sensação de se sentir viciado em música? De acordo com vários estudos essa sensação é real, e ocorre porque a música tem o poder de alterar o nosso organismo quimicamente, levando o nosso cérebro a liberar substâncias que nos fazem sentir bem. Dessa forma, assim como ocorre com algumas drogas, nossas músicas favoritas podem provocar a dilatação das pupilas e o aumento da pressão sanguínea, além de induzir a produção de dopamina, uma substância responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Contudo, ao contrário das inúmeras substâncias ilícitas que existem por aí e que fazem tão mal para a saúde, a música é uma espécie de droga da felicidade sem

nenhum efeito colateral ou prejuízo ao organismo! Se tratando de Mozart, Joni Michell, Adele ou novatos, como Frank Ocean, a música é poderosa e tem existido em todas as culturas através da história. Mas por que os humanos consideram a música tão viciante e prazerosa? Na sua essência, música é a combinação de frequências de áudios e padrões intricados flutuando no ar e colidindo nos seus

ouvidos. Assim como seus olhos processam a luz, seus ouvidos processam as ondas sonoras e disparam o estado de excitação e algumas vezes prazer em seu cérebro.


O ser Humano experimenta prazer através de muitos estimulantes como comida sexo e drogas. Como muitos desses estimulantes são necessários para a sobrevivência humana o corpo criou um sistema que lhe recompensa por conquista-los. O que realmente acontece é a liberação de um neurotransmissor no cérebro chamado dopamina. Dopamina é uma substância química responsável por fazer você se sentir bem. Quando a dopamina é liberada seguindo uma recompensa, como um delicioso jantar ou um ganho na loteria, o neurotransmissor causa prazer e satisfação.

Drogas, como cocaína, se utilizam desse artifício aumentando a quantidade de dopamina, ou melhor, prevenindo que seja removida, causando um contínuo estímulo dos seus neurônios, o que causa intensos momentos de prazer. A música tem a habilidade de criar um estado de excitação fazendo as pupilas se dilatar, a pressão sanguínea aumentar, e o cérebro disparar no sistema auditivo, de movimento e regiões emocionais. E mesmo que a música não tenha efeito direto em benefício da sobrevivência essa reação emocional provoca a

liberação da dopamina, substância química do bem estar. Apesar da razão exata da evolução não ser clara, os fatos incríveis continuam, música altera quimicamente nosso corpo e nos faz sentir bem. E da mesma forma que uma droga induzida por aumento da dopamina o deixa desejando mais, música se torna viciante. A dopamina diz ao seu corpo que ele foi recompensado e cria o desejo de buscar mais. Mesmo que a satisfação de ouvir música seja inteiramente subjetiva e entrelaçada com a cultura e experiências pessoais os efeitos químicos permanecem consistentes entre a raça humana, uma perfeita droga natural da felicidade.


CULTURA

Por Júnior Alves

POR AMOR À MÚSICA “Eu nunca pude estudar em casa, sempre tive que sair da minha residência para praticar, por isso era obrigado a exercitar, muitas vezes, em borracha, caixa de papelão, enfim, tudo por amor à música”.

N

o dia 10 de maio, tive a grande oportunidade de conhecer e bater um papo com Kiko Freitas, um dos grandes representantes da bateria brasileira. Kiko esconde os olhos ao sorrir e nos deixa paralisados com a sua (incomum) musicalidade. Em pleno vigor musical, colhendo frutos de mais de duas décadas de trabalho, endorser da marca de bateria Pearl e pratos Istanbul, arrancou aplausos da plateia que o assistia atentos no workshop realizado pela Musical Novo Tempo – Brasília-DF. Confira nosso bate-papo que traz informações importantíssimas para um bom desempenho musical. Como deve ser feito o estudo na bateria para um melhor aproveitamento? Bem, essa é uma pergunta que requer uma longa resposta. Acho que o principal é focar na música e na função primordial da bateria: o tempo. Ter independência da quantização das partes que levam o âmago da levada e entendimento de tempo, esses princípios são os principais pontos para o melhor aproveitamento. O baterista brasileiro consegue viver profissionalmente de música? Cara eu não posso falar por todos. Eu falo por mim e sei que a batalha é difícil. Quem se dedica não deve colocar o dinheiro em primeiro lugar, isso porque não é exatamente a música que vai dar a fortuna fi-

34

nanceira que o cara sonha. Se você pensa entrar na música por dinheiro ou fama, está indo no canal errado e isso certamente vai gerar frustrações; eu entendo assim. Sempre me foquei na música, no estudo, na prática (por vezes sozinho), é um processo demorado, mas que eu acredito, rende frutos. Agora, se você põe o fruto antes da árvore, o fruto não vem; tem que plantar a árvore, cuidar dela, pra depois colher o fruto. O tamanho do kit influência no aperfeiçoamento da técnica? Não. Qualquer kit serve para estudar; eu sempre usei kit’s bem pequenos,


só agora estou usando um maior – para experimentar outras sonoridades. Mas, o tamanho do kit não influência. Usar mais ou menos notas? Depende de onde se aplica. Se você tocar com Eder Viporte e usar “menos” notas, não vai soar legal. Mas, se vai tocar com a Madonna e faz de “mais”, a música não flui. Então “mais é menos”, ou, vice versa, é relativo. O que eu acho sobre, é o seguinte: sempre menos para eu e mais para a música, entendeu? Mais pensamento na música, sem grilar com notas e outras coisas mais. Qual conselho você dá para o músico que deseja ser um freelancer? O músico que deseja essa função deve está preparado. Com leitura em dia, técnica apurada, musicalidade, abrangência de estilos e ritmos, enfim, o freelancer precisa ser 100% dedicado. Ele deve está, como diz lá no Sul, “na ponta do casco”. Tem que ser firme (se não...). Você é endorser da Pearl, existe algum atalho para se tornar representante de uma marca tão conceituada? Atalho não existe. Não confio em atalhos, eu acredito (como sempre foi comigo) no trabalho. Sem me preocupar

com outros, procuro melhorar a minha capacidade a cada dia. Amanhã melhor do que hoje... No mais, é só esperar; porque os convites vêm. Eu nunca mandei material para empresas solicitando algo, pelo contrário, sempre fui convidado por elas. É nisso que acredito. Atualmente, o pessoal está colocando (mais uma vez) o fruto na frente da árvore. O cara está pensando no “endorsemente” e não em estudar, evoluir e cooperar com a música. Quanto à musicalidade, quais são os segredos para fluir tão bem? Bem, em primeiro lugar, como eu disse antes, no workshop, eu vivo a música. E com ela aprendi a tocar de dentro pra fora. Você ouve a música, absorve, e ela se torna parte de você, daí então, você consegue fluir naturalmente. Eu comecei a tocar com quatro anos, influenciado por meu pai; não sabia nem o que era compasso, com o tempo, fui aprimorando, desenvolvendo internamente uma relação com a música. Quais são os critérios para escolher a bateria, pratos e acessórios? Os critérios são os seus “sons”. Se você está tocando música mais pesada, vai procurar o determinado kit para esse estilo. Por exemplo, se eu estou tocando música mais suave, vou mudar de referência, mudar de kit, de afinação, vou mudar o set de pratos, enfim. Para quem não tem condições, o que é muito comum no Brasil (o cara só tem um instrumento, e olhe lá), eu procuro recomendar a aquisição de um instrumento mais versátil – o cara não vai tocar Bossa-Nova com um bumbo de “24”. Portanto, é impera-

tivo adquirir um instrumento com as medidas híbridas. Quanto mais versátil melhor. Atualmente, dentro do seu gênero musical, você é considerado um dos melhores bateristas do Brasil, qual conselho você dá para os bateristas que anseiam alcançar o sucesso? Que ame a música e persevere na prática. O Amor independente das condições que lhe estão sendo apresentadas trará resultados surpreendentes. Eu nunca pude estudar em casa, sempre tive que sair da minha residência para praticar, por isso era obrigado a exercitar, muitas vezes, em borracha, caixa de papelão, enfim, tudo por amor à música. Se eu fico batucando em uma cadeira me sinto bem, fico feliz da vida. Entendeu? Acho que esse é o segredo. Mas, se você incute, “só vou ser feliz se eu tiver uma batera top”, e isso não acontece você será infeliz, é simples assim. Mas se a música arder dentro de você, em qualquer condição que o instrumento estiver você se sentirá realizado. Entendeu?

35


Por Júnior Alves

ANDRÉ VALADÃO

EM FORMOSA-GO

No dia 19 de maio estivemos na “Cafeteria Arte Café by Lúcia” com André Valadão para uma exclusiva. Na oportunidade, ele que veio para ministrar ao congresso Teen – Unadef, falou sobre vários assuntos e disse que é contra o casamento homossexual e a favor da diminuição da maioridade penal. Confira nosso bate papo.

Qual a importância da Cadef – Igreja Evangélica – trazê-lo a Formosa? A unidade entre as igrejas. É relevante que os ministérios trabalhem juntos, trazendo pessoas que tem impactado o Brasil, as quais Deus tem levantado para trazer a Mensagem do evangelho para essa geração. Qual é a mensagem que você tem para o Nordeste Goiano e Distrito Federal? Vocês estão no coração do Brasil, no lugar onde tudo flui naturalmente para a Nação, tanto se tratando de material quanto espiritual. É um privilégio que precisa ser explorado. Portanto, tenham consciência (espiritual) desse fluir, abram o coração e caminhe pela fé, pois não há como dar errado - principalmente se o projeto for ministério evangelístico. A música gospel é um gênero musical em ascensão. O que você tem a dizer sobre isso? Ela reflete a realidade do que é a Igreja atualmente. O Corpo de Cristo não para de crescer, a Igreja tem rompido as quatro paredes e tem alcançado a sociedade brasileira, a política, a economia, a educação e consequentemente a música. A igreja brasileira deve ser a favor ou contra a diminuição da maioridade penal?

36

Deve ser a favor. Eu acho que crime não tem idade, se a criança tem condição de decidir ser salva ou não, aceitar ou não o plano de Deus (N.E.: a maioria das Igrejas evangélicas reconhece a maioridade a partir dos 12 anos), ela por menor que seja tem consciência do certo e do errado. Eu sou completamente a favor da diminuição da maioridade penal.

E tecnicamente falando? A boa música será sempre bem ouvida e aceita. Aquilo que você faz com qualidade vai ser respeitado e a qualidade exige dedicação, profissionalismo, tempo e isso não tem segredo, só a perseverança no estudo levará a excelência.

E quanto ao casamento homossexual? Isso é bíblico, não tem jeito. Deus criou o homem, a mulher, instituiu a família e ponto final. A Igreja, representante de Deus na terra, tem que se levantar, não necessariamente contra esse movimento, mas pregar o evangelho e principalmente levar o amor de Deus. De forma alguma levantar a bandeira contra só uma causa.

Para qual direção está caminhando a Igreja atualmente? Para a volta de Cristo. Acho que a direção da Igreja é uma só, evangelização em massa. A Igreja está preparada para ser perseguida; já temos um molho de algumas perseguições no Brasil e no exterior. Há também, em muitos lugares do mundo, cristãos sendo atacados até a morte. É lamentável, mas nós estamos vivendo esse momento.

Quanto aos novos levitas (músicos de Igreja), qual conselho você deixa? A base de tudo é a igreja local, quem não dá fruto na sua congregação não vai dar fruto em lugar nenhum. Muitos se iludem pensando que o sucesso vem de fora. Ele vem de dentro, ou seja, quem dá o respaldo é a igreja local. O conselho, o qual dou a todos os levitas e àqueles que sonham com o sucesso ministerial é: sejam fiéis no pouco. Se atentem, em primeiro lugar, com o chamado ministerial na sua igreja e seja fiel. No mais, Deus se comprometerá em fazer.

Qual dos seus Cd’s você considera o melhor? Não sei. Cada Cd tem uma estratégia, uma palavra específica. Como, por exemplo, o Cd, Aliança. Praticamente estou a quase dois anos ministrando sobre o título. O Cd, Fé, ministro sobre ela. O Cd, Milagre, é também sobre. O Cd, Mais que Abundante, quanto a abundância de Deus na vida daquele que crê. E em breve, a partir de julho, mais um novo trabalho estará sendo lançado, intitulado: Fortaleza. Onde, provavelmente, estaremos ministrando essa realidade.


DICAS

Warren Buffet

Por Nondas Correa

QUER SER UM BILIONÁRIO? uero comentar sobre um senhor, devido a sua alta capacidade de saber investir e multiplicar o dinheiro ele simplesmente se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Mora na mesma casa há mais de 30 anos, só tem um carro e não tem muitos motoristas, não tem vários imóveis e principalmente, já deixou em seu testamento a doação de quase 100% de toda a sua fortuna, ou seja, aproximadamente US$ 30.7 bilhões, sendo o maior doador de todos os tempos. Será que temos algo a aprender com ele? Este é senhor Warren Buffet. Se entendermos e colocarmos em prática metade do que ele nos ensina, certamente seremos pessoas bem sucedidas em todas as áreas. Não esqueçam que temos que ouvir e aprender com pessoas que tem resultados significantes na vida. Olhem o que ele diz: Ideias Momentos mágicos nos quais tudo fica claro não é o único caminho para mudar tudo na vida e ficar rico. Às vezes, diz Buffett, é possível se dar melhor na vida com uma ideia menos impressionan-

te. “Você pode se ter menos resultados com uma boa ideia do que com uma má ideia”, ensinou o mentor do bilionário, Benjamin Graham, “isso porque você se esquece de que a boa ideia tem limites”. Mesmo para um multibilionário como Buffett, vale dizer que nem tudo se resume a dinheiro. Ao contrário. “Basicamente, quando você chega à minha idade, você acaba medindo seu sucesso pela quantidade de pessoas que você quer que o amem – e que realmente o amam. Se chegar à minha idade e ninguém pensar bem a seu respeito, não importando o tamanho da sua conta bancária, sua vida é um desastre.” O “cartão de pontos interno” Segundo Buffett, há dois tipos de pessoas na vida: aquelas que se preocupam com o que os outros pensam delas e aquelas que se preocupam em ser realmente boas. Qual delas você é? “A grande pergunta sobre o comportamento das pessoas é se elas mantêm um ‘cartão de pontos interno’ ou um ‘cartão de pontos externo. Ajuda se você se satisfizer com o cartão interno. Eu sempre olho para isto da seguinte maneira. Você gostaria de ser o maior amante

Lembre-se: O dinheiro não cria o homem, mas é o homem quem criou o dinheiro; Viva a sua vida da maneira mais simples possível; Não faça o que os outros dizem – ouça-os, mas faça aquilo que você se sente bem ao fazer; Não se apegue às grifes famosas; use apenas aquelas coisas em que você se sinta confortável; Não desperdice o seu dinheiro em coisas desnecessárias; ao invés disto, gaste nas coisas que realmente precisa. Afinal de contas, a vida é sua! Então, por que permitir que os outros estabeleçam leis em sua vida?

. . . . .

do mundo, mas que todo mundo pensasse que você é o pior? Ou será que você preferiria ser o pior amante do mundo, mas que todo mundo pensasse que é o melhor? Essa, sim, é uma pergunta interessante.” “Memória de banheira” Buffett não permite que problemas do passado atrapalhem sua vida. Na verdade, ele disse que sua memória funciona como uma banheira. A banheira está cheia de ideias, experiências e questões que interessam a ele. Quando uma informação não serve mais, pronto: ele puxa o tampão e ela vai embora pelo ralo. Pensamentos negativos ou que o fazem ficar triste são os primeiros a ir pelo ralo, juntamente com tudo o mais que possa distraí-lo de seu objetivo.

Conselhos do mestre aos jovens: Fique longe de cartões de crédito; Fique longe de empréstimos bancários; Invista o seu dinheiro em você mesmo;

. . .

“As pessoas mais felizes não tem, necessariamente, as melhores coisas. Elas simplesmente apreciam aquilo que tem”.

móveis planejados (61)

3631-6525 / 9638-1101

Av. 06, Nº 980 - Jardim Califórnia - Formosa-GO

conceito.moveis@hotmail.com www.conceitoplanejados.com


BRASIL

Embaixadora da ONU, Ivete Sangalo lança campanha CONTRA TRÁFICO DE PESSOAS

râneo”. “As vítimas não denunciam por vergonha ou medo. Os familiares não denunciam por vergonha ou medo. E a autoridade policial, o Estado brasileiro, por mais que tente, não consegue ir atrás. Crime não denunciado é crime oculto, e crime oculto é crime não punido”, afimou. Yury Fedotov está em sua primeira viagem ao Brasil e reiterou o discurso de Sangalo. “Não há nenhum país no mundo livre desse crime”, disse o diretor. Durante o lançamento da campanha, a autora da novela “Salve Jorge”, Gloria Perez, foi homenageada por abordar, na sua trama, o tráfico de pessoas para o exterior com a finalidade de exploração sexual. “É uma chaga que envergonha o mundo e o Brasil. Ao deparar com os números da OIT, a gente se pergunta: a escra-

vidão acabou? Ao tomar conhecimento de tais dados, a autora Glória Perez se dedicou à pesquisa do tema para a novela ‘Salve Jorge’. Ela procura dar voz aos invisíveis, na esperança de que a novela pudesse alertar e resgatar as vítimas de tráfico de pessoas. Apesar de ser uma trama de ficção, os números mostram a dura realidade”, disse Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo. A mesma campanha foi implementada em outros dez países. No Brasil, a Coração Azul tem o slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”. Além de Ivete, são parceiros da campanha o Ministério da Justiça, a Rede Globo, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

Salão da Beleza Sua beleza em primeiro lugar

Rafael Rabelo

(61)

9649-8542

Rua Santa Luzia nº 345 - Centro - Formosa-Go

Fonte: ONU-BR

Foto: Reprodução

R

ecém-nomeada embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) na luta contra o tráfico de pessoas, a cantora Ivete Sangalo foi à Brasília dia 09 de maio participar do lançamento da campanha “Coração Azul”, que tem como objetivo conscientizar a população contra esse tipo de crime. Segundo a ONU, o tráfico internacional de pessoas atinge mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) elaborou o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas 2012 que mostra que, em entre os anos de 2007 e 2010, 58% das vítimas do tráfico são submetidas à prostituição e 36% a trabalho escravo. Dessas, 27% eram crianças. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que cerca de 20 milhões de pessoas sejam vítimas de trabalho forçado em todo o mundo, o que abrange trabalhos sexuais e escravidão de adultos e de crianças. “É inadmissível que nos tempos de hoje a gente se depare com movimentos tão radicais, desumanos como a escravidão de pessoas”, disse Ivete enquanto recebia do diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, o título de Embaixadora Nacional da Boa Vontade. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participou do evento, afirmou que o tráfico é um crime “subter-


Por Thiago Perin

QUE FEIO, JULIA ROBERTS

Foto: Reprodução

PESQUISADORES DIZEM QUE COMÉDIAS ROMÂNTICAS ESTRAGAM A SUA VIDA

P

esquisadores da Universidade de Heriot-Watt, na Escócia, constataram (em um trabalho bem divertido) que assistir a comédias românticas deixa a gente com expectativas irreais – e potencialmente perigosas – quanto aos relacionamentos da

vida real. Analisando 40 sucessos do gênero (como “Enquanto Você Dormia”, com o casalzinho Sandra Bullock e Bill Pullman, e “Mensagem para Você”, com Meg Ryan e Tom Hanks), eles isolaram alguns dos elementos mais perigosos das histórias:

Rose

os conceitos de que casais se apaixonam instantaneamente; que, no final, o destino sempre une as pessoas que se amam; e que há apenas um par perfeito para cada um. Além disso, nos filmes as traições e mancadas são superadas com muito mais facilidade do que na vida real. Identificado o inimigo, os especialistas colocaram cerca de 100 voluntários para assistir a “Escrito nas Estrelas” – aquele filme fofinho com John Cusack e Kate Beckinsale. Outros 100, enquanto isso assistia a um drama de David Lynch. Em um questionário feito após a sessão, quem viu a comédia romântica demonstrou convicções muito mais fortes nos conceitos românticos, como destino, do que os outros. Inocentes. “Se você acha que é assim que as coisas funcionam, pode se preparar para uma decepção”, aconselha o líder do estudo, Bjarne Holmes.

Modas Vestindo você o ano todo! Masculino, Feminino e Infantil desconto

20%

(61) 3632-2388 / (61) 9638-4960 / (61) 9936-9694 Rua 30 esq. c/ a rua 28 - St. Bosque - Formosa-Go


ESPECIAL

Por Júnior Alves

VOCÊ É LIVRE OU ESCRAVO?

Foto: Reprodução

DESCUBRA COMO VIVER SEM DEPENDER DO SISTEMA DOMINADOR Diariamente os noticiários informam: Mais uma vez o poder econômico corrompeu a democracia; o perverso matou, roubou e destruiu; a desigualdade, as injustiças, o pavor e a cobiça se espalharam pelos quatro cantos da terra. São por esses e outros conflitos que a paz tem perdido o seu lugar na sociedade, e há também, muitos indícios que os homens estão indo em direção errada. Veja alguns deles:

• VIOLÊNCIA: Diariamente mais de duas mil mulheres registram queixa no Brasil contra a violência de seus maridos, namorados e companheiros. • SOLIDÃO FAMILIAR: O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad). • MENTIRAS: Cerca de 74% das promessas de campanha da presidente Dilma para os primeiros dois anos não teriam sido cumpridas, segundo estimativa do partido Democratas.

Foto: Reprodução

• CORRUPÇÃO: Segundo o portal de noticias R7, a Justiça do Brasil condenou 205 pessoas por corrupção, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa entre os 1.637 julgamentos ocorridos sobre crimes de colarinho branco em 2012. Todas as Justiças do país analisaram 25.799 casos ligados a estes tipos de crime. Entretanto, apenas 1.637 casos foram julgados, gerando um acúmulo de novos processos.

40

• DESCASO: Em média, um caso de improbidade administrativa demora cerca de 6 a 7 anos para ser julgado. O tempo para o julgamento é muito longo. • DESEQUILÍBRIO: O Brasil terá que pagar cem bilhões de reais para realizar a Copa do Mundo de 2014. O gasto atualizado foi revelado pelo deputado federal Romário (PSB), do Rio de Janeiro. Enquanto que os hospitais públicos brasileiros (órgão vital para a civilização) dentre outros, vivem em crise financeira.


Contudo, de onde vêm as guerras e pelejas que há entre nós? Seria porventura dos nossos caprichos que em nossos membros guerreiam? Ou, de acordo com o caos administrativo sob o qual vivemos, o Homem continua aceitando a situação porque é um escravo?

TEMPOS DE ESCRAVIDÃO

Você deve se lembrar das histórias de escravidão, onde um senhor com chicote na mão castigava os escravos para fazê-los realizar os seus desejos. Nas fazendas de cana ou nas minas de ouro os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam até a exaustão, eram castigados regularmente, física e psicologicamente (às vezes até perderem o sentido), vestiam-se de trapos, alimentavam-se dos restos dos seus senhores; por fim, passavam as noites nos galpões escuros, úmidos e com pouca higiene acorrentados sem chances

de escapar daquela prisão. Os senhores e seus algozes buscavam destruir os valores desses escravos e forçá-los a aceitar a ideia de superioridade do seu opressor sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia para os escravos. Por mais violentas que fossem as ações dos senhores, os torturados nada podiam fazer. A lei proibia os escravos de causar qualquer tipo de ofensa ou agressão ao patrão e aos companheiros que com ele moravam, punindo-os com acoites ou, na maioria dos casos, com a pena de morte. Atualmente, você

Foto: Reprodução

conhece ou consegue identificar algum sistema semelhante?

DA SERVIDÃO MODERNA

S

egundo o documentário “A Escravidão Moderna”, de Jean-François Brient e Victor León Fuentes, não muito diferente dos escravos da antiguidade estamos hoje frente a uma classe totalmente escravizada que não sabe de sua condição, ou melhor, que não quer saber. Segundo eles, vivemos em uma civilização que se desmorona e está a nos levar consigo; estamos enlaçados pela estratégia do Sistema Dominante, o qual é ditador da regra financeira, e que insiste em colocar o povo sob a bota de um poder absoluto, antidemocrático e sem controle, tudo pelo simples fato de manter-se no poder. O plano do Sistema é continuar a fazer da massa populacional escravos dos seus produtos, da organização territorial e do habitat. Segundo Jean-François e Victor León, nós fomos roubados e forçados a ficar enclausurados em pequenos cubículos ou pagar absurdos por melhor espaço geográfico. Por causa desse “patrão” dominador e opressor somos obrigados a nos alimentar de forma precária, para bancar os seus luxuosos banquetes da corrupção. No polémico documentário, A Escravidão Moderna, os autores disse-

ram que o Sistema culpa os escravos pela situação do meio ambiente. E, enquanto ele (o Sistema) culpa os escravos, continua contaminando sem parar o meio ambiente e o espírito do homem. Impondo medo aos trabalhadores com a iminência do desemprego; contrariando as expectativas quanto ao tratamento da saúde pública, sem nunca tratar a raiz do problema, o sistema conduz os escravos como mulas que não tem entendimento para o serviço forçado. Induzidos a obedecer sem questionar, os escravos do novo milênio aceitam essa vida de humilhações e de miséria somente por temor. De acordo com o documentário,

aqueles que buscam fugir da alienação do sistema sofrem sérias retaliações, como por exemplo, as manifestações, contidas na maioria das vezes por ameaças, atos de violência e abuso de autoridade. Para Jean, a liberdade só existe para aqueles que defendem os imperativos mercantis. Jean continua dizendo que por amor ao dinheiro e pela necessidade de agradar o “senhor” desse sistema muitos vivem de aparência. O que antes fazia por amor a Deus, agora faz por dinheiro, tornando-o o seu “deus”, e assim, a maldade vai se propagando cada vez mais. Pois, segundo o que está escrito na Bíblia Sagrada, o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal (1 Timóteo 6:10). Jean diz que o escravo crê que quanto mais dinheiro possua, mais se livrará da coação que o subjuga, como se a posse fosse à via para a liberdade. Mas, a liberdade se aproxima à medida que se tem o domínio de si mesmo; um desejo, uma vontade de agir e, sobretudo, a liberdade está no Ser e não no Ter. Victor concorda com Jean e diz que muitos já desistiram de lutar por igualdade, justiça e pela paz, acreditando que não existe alternativa para o mundo presente. “A mídia diariamente faz os

41


Foto: Reprodução

escravos acreditarem que esse é o fim, rever outro mundo converteu-se num crime condenado única e somente pela maioria dos meios de comunicação e por todos os poderes, quando na verdade, o criminoso é aquele que contribui, conscientemente ou não com a demência da organização social dominante”, disse. Para ele não há loucura maior que a do sistema presente. Baseado no verso bíblico: “E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste (Antigo Testamento, Daniel 3:18. Em relação à idolatria e servidão), Victor afirma que o sistema colonizou a mente dos escravos através do culto às “telas magicas e manipuladoras” desenganando-os da liberdade. Atingindo primeiramente os pais, em seguida as crianças, tendo que transformá-las em estúpidas e extirpá-las de toda a forma de reflexão e de crítica. O sistema que escraviza recorre-se constantemente aos instintos mais baixos para vender qualquer mercadoria, e é a mulher (como figura sexual), duplamente escrava, que paga o preço mais alto na presente sociedade: ela é apresentada como objeto de

O sistema que escraviza recorre-se constantemente aos instintos mais baixos para vender qualquer mercadoria, e é a mulher (como figura sexual), duplamente escrava, que paga o preço mais alto na presente sociedade: ela é apresentada como objeto de consumo.

consumo. Ambos, Jean e Victor afirmam que os escravos modernos ainda sentem-se cidadãos. Segundo eles, a maioria dos escravos acredita que votar é decidir quem conduzirá seus assuntos como se pudessem escolher. De acordo com suas opiniões, a verdade é que não existe oposição partidária, visto que todos esses partidos estão de acordo no essencial: que é a conservação do sistema mercantil. “Esses disputam para saber quem ocupará os postos que o

Parlamento Mercantil lhes oferece. Essas pobres crenças são difundidas por todos os meios de comunicação com a finalidade de ocultar um verdadeiro debate: a escolha da sociedade em que queremos viver. Tudo isso não se assemelha em nada, nem de longe, com uma sociedade democrática. O voto os fez cúmplices da tirania que os oprime. Eles não são escravos porque existem mestres, mas sim, os mestres existem porque eles escolheram manterem-se escravos.”

PANORAMA ANÁLITICO DE “A SERVIDÃO MODERNA” Analisando toda a estrutura sob a qual nós vivemos, entendemos que o sistema dominante se define pela onipresença de sua ideologia mercantil. Ocupa de vez todos os espaços e setores da vida. Não declaram nada mais que a necessidade de produzir, vender, consumir e acumular. Reduziu todas as relações humanas a medíocres relações mercantis, e consideram o nosso planeta como uma simples mercadoria. A função que nos designam é o trabalho servil. O único direito que se reconhece, é o direito da propriedade privada. O único deus que cultuam é o dinheiro. O monopólio da aparência é total: somente aparecem os homens e os discursos favoráveis à ideologia dominante. A crítica deste mundo se afoga no profundo oceano da mídia que determina o que está bem ou

42

o que está mal; o que se pode ver e o que não se pode ver. A “Onipresença da Ideologia”, o “Culto ao Dinheiro”, o “Monopólio da Aparência”, o “Partido Único” disfarçado de pluralismo parlamentar, ausência de uma oposição visível reprimida de todas as formas, programa de transformação do homem e do mundo. São essas as verdadeiras facetas do totalitarismo moderno que eles chamam de democracia liberal. Mas, é mais que tarde em chamar por seu verdadeiro nome: Sistema Totalitário Mercantil. O homem, a sociedade e todo o nosso planeta estão a serviço desta ideologia. O Sistema Totalitário Mercantil conseguiu o que nenhum outro totalitarismo havia conseguido: ocupar cada resquício de nosso planeta.

Foto: Reprodução

Por Jean-François Brient e Victor León Fuentes


MOTIVOS DA ESCRAVIDÃO POR QUE A MAIORIA DOS HOMENS SÃO “ESCRAVOS”?

2º ORGULHO: Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. 3º INCREDULIDADE: Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.” Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Em resumo, a maioria dos homens decidiu se dobrar diante do “deus” desse mundo, o qual tem por desígnio matar, roubar e destruir; ao invés de se entregar ao Deus Verdadeiro – que é justo e misericordioso. Aqui se explica as tantas injustiças.

Foto: Reprodução

De acordo com o texto acima, Amor e Vida aprofundou nas pesquisas e com a inspiração Divina descobriu o segredo. Após muita procura chegamos a Epistola de Tiago (capítulo 4), livro de um dos homens mais íntimos de Jesus Cristo e influente escritor do cristianismo primitivo, cuja obra compõe parte do Novo Testamento. Também conhecido como Apostolo Tiago. No livro, ele discorre sobre a origem das contentas que há entre nós – contendas que nos faz escravos ao invés de homens livres. Veja os princípios:

1º EGOISMO: Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.

O QUE FAZER PARA SER LIVRE? 1º CONVERTA-SE A DEUS: Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo (o governador desse sistema), que ele fugirá de vocês. 2º MUDE DE ROTA: Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! 3º ARREPENDA-SE: Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. 4º CONFESSE JESUS: Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra. 5º AME: Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga. Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você

pensa que é para julgar os outros? 6º CONFIE EM DEUS: Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!” Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau. 7º FAÇA O BEM: Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz. Fazendo assim você escapará do sistema, salvará sua alma e a dos seus entes queridos. Fontes de pesquisa: A Servidão Moderna (delaservitudemoderne.org) Bíblia Sagrada (Livro de Tiago - Novo Testamento).

43


Marketing Multinível

Por APOLINÁRIO CUNHA

É legal, ou trata-se de um GOLPE? “Quando ouvi falar de Marketing de Rede pela primeira vez, eu era contra essa atividade, mas depois de ampliar meus conhecimentos, comecei a enxergar as vantagens que poucas oportunidades de negócio oferecem”. Robert Kiyosaki

autor do best seller Pai Rico Pai Pobre

A

ntes de falarmos diretamente sobre a Telexfree, vamos conhecer melhor o que é Marketing Multinível (doravante

MMN). Termo que vem crescendo no Brasil e se tem falado muito ultimamente. MMN, também conhecido como Marketing de Rede, é um sistema caracte-

rizado pela formação de uma rede de contatos por meio da indicação de novos associados por parte dos antigos. O marketing de rede é um sistema de distribuição que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes. O MMN é um sistema derivado das vendas diretas. Esse sistema em forma de rede (networking) tem-se consolidado num cenário de revolução organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um dos sistemas mais eficaz em determinadas situações de mercado. A globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes. A primeira onda iniciou-se logo após a criação do Marketing Multinível, quando o primeiro plano de comissões para diferentes níveis foi implantado em uma empresa

Escolinha de Futebol Atlético Clube Goianiense (61) 3631-0869 / 9666-1395 / 8606-6636 Av. Tancredo Neves S/N (ao lado do Ginásio Tio Luiz) www.k-7esporte.com.br


americana naquela época. Durante esse mesmo período, algumas pessoas e empresas aproveitaram o desenvolvimento do sistema de marketing em rede e desenvolveram o esquema em pirâmide. Esse tipo de esquema possui uma estratégia bem parecida com o Marketing Multinível. Porém, a diferença essencial é que o Multinível é uma ferramenta de negócios com o fim de comercializar produtos e/ou serviços, diferentemente do sistema em pirâmide que recruta pessoas com o intuito de movimentar dinheiro, tão somente. O fim da primeira onda deu-se quando a Comissão Federal de Comércio, em 1979, definiu o Marketing Multinível como um negócio legítimo, ao contrário do esquema em pirâmide, que é uma fraude contra a economia popular. Um esquema em pirâmide é um modelo comercial não sustentável que envolve basicamente a permuta de dinheiro pelo recrutamento de outras pessoas para o esquema, sem que qualquer produto ou serviço seja entregue. Uma empresa de Marketing Multinível precisa ter um produto ou serviço que lhe dê sustentação financeira. Empresas sérias e tradicionais, e que se encaixam nesse perfil, como a Tupperware (+ de 100 anos de mercado), Avon (125 anos de fundação e 50 anos de Brasil), Natura (fundada em 1969), All Nature (criada em Curitiba no ano de 1995), Herbalife (28 anos), AmWay (50 anos) e muitas outras valem-se do MMN para divulgar e vender seus produtos e pagam seus divulgadores, vendedores e colaboradores à medida em

que esses trabalham para o crescimento de sua rede. E todas elas “cobram” por novas adesões de divulgadores, seja exigindo a compra de um kit inicial de seus produtos ou mesmo com a venda de cotas. E, em todas elas, os novos divulgadores têm condições de fazer crescer sua rede, sobre a qual ganharão de acordo com a evolução dos novos adeptos que conseguir angariar e cadastrar abaixo de si. A Telexfree também usa dessa operação, a qual tem causado grande polêmica em todo o Brasil, mas que já tem ultrapassado a barreira de 1 milhão de adeptos/divulgadores e que já chegou também a Formosa-GO e região. A empresa norte-americana, criada há 12 anos e, desde 2012 atuando no Brasil, com filial na cidade de Vitória/ES, o produto que dá essa sustentação financeira chama-se VOIP, sistema de telefonia via Internet que ela comercializa. Da mesma forma como as empresas citadas acima, a Telexfree, vale-se do MMN para divulgar seu produto, usando seus divulgadores para publicar anúncios na Internet, anunciando que a Telexfree comercializa VOIP. Os ganhos, assim como em todas as empresas de MMN, vêm de diversas formas:

1º- Na postagem de anúncios; 2º- Nas vendas de VOIP que esses anúncios provocam; 3º- Na venda de cotas para novos divulgadores; 4º- Participação nos lucros gerados pelo trabalho desenvolvido por sua rede. E ainda num sistema de royalties e bonificações que são pagos à medida que se evolui den-

tro da empresa. Não é difícil encontrar nas redes sociais e nas mídias tradicionais (rádio, TV, revistas e jornais) opiniões contra e a favor do MMN e, por tabela, da Telexfree. Tendo esta, inclusive, sido alvo de diversas investigações em vários estados, por parte da Receita Federal, Ministério Público e outros órgãos de defesa dos interesses da nação e da economia popular. Quem aderiu ao sistema declara-se satisfeito e confiante na empresa e sua idoneidade. Os que são contra, alegam se tratar de um esquema ilegal. A meu ver, a Telexfree é legal e pode ser um bom negócio; quanto à sua sustentabilidade cabe-nos dar tempo ao tempo. Se você está pensando investir seu dinheiro nesse negócio, esteja ciente que terá que trabalhar bastante para conseguir obter resultados satisfatórios. Como qualquer outro investimento, o fruto da Telexfree só vem com dedicação e perseverança. Quanto aos rumores (positivos e negativos) só mesmo com o fim das investigações – que até agora não provaram nada do que se suspeitava – é que vamos saber se estamos diante da maior oportunidade de negócios dos últimos tempos, ou se os céticos tinham razão em ser contrários à forma de operação da empresa. Por Apolinário Cunha (Empresário, Administrador de empresas, Acadêmico de pedagogia, Professor de inglês e especialista em vendas e MMN).

POÇOS TUBULARES PROFUNDOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. VENDA E INSTALAÇÕES DE BOMBAS SUBMERSAS E CAIXAS D’ÁGUA.

(61) 3642-2070 Rod. BR 020 - Km 06, Nº 1075 - Formosa-GO (ao lado do Ferro Velho Santana)


ONCOLOGIA CLÍNICA LEI QUE PREVÊ PRAZO DE 60 DIAS PARA INÍCIO DO TRATAMENTO DE CÂNCER PELO SUS JÁ ESTA EM VIGOR.

P

acientes com câncer deverão iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. A determinação consta da Lei 12.732/12, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro do ano passado. Para ajudar estados e municípios a gerir os serviços oncológicos da rede pública, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, há uma semana, a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponibilizado gratuitamente para as secretarias de saúde, vai reunir o histórico do paciente e do tratamento. A previsão do governo é que, a partir de agosto, todos os registros de novos casos de câncer no país sejam feitos pelo Siscan. Na ocasião, o ministro alertou que estados e municípios que não implantarem o sistema até o fim do ano terão suspensos os repasses feitos para atendimento oncológico. Com o objetivo de acompanhar o processo de implantação do Siscan e a execução de planos regionais de oncologia, uma comissão de monitoramento, de caráter permanente, visitará hospitais que atendem pelo SUS. O grupo vai avaliar as condições de funcionamento e a capacidade de oferecer atendimento oncológico com agilidade. Na quarta-feira (22) o diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Paulo Hoff, elogiou a nova regra, mas cobrou recursos para o cumprimento da lei. De acordo com o médico, que também é professor de oncologia e radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, nas instituições que tratam o câncer pelo SUS no estado o tempo médio entre o diagnóstico e o início do tratamento é de 22 dias, abaixo do exigido pela lei. Ele disse, no entanto, que há casos em que, dependendo da loca-

lização do paciente e do tipo de tumor, o prazo pode passar de três meses. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, 78% dos pacientes com câncer em estágio inicial recebem tratamento em até 60 dias. Desses, 52% conseguem ser atendidos em 15 dias. Entre os pacientes com câncer em estágio avançado, 79% recebem tratamento em até 60 dias. Chega a 44% os que conseguem atendimento em 15 dias. Procurador aponta falta de prazo para diagnóstico como falha na lei. Em audiência pública na Procuradoria-Geral da República feita para discutir a implantação da Lei 12.732/2012, o procurador regional da República, Waldir Alves, aponta como uma falha o fato de o Ministério da Saúde não ter estipulado um prazo para o diagnóstico da doença. “Se isso for mantido, basta não fazer o exame para a lei não ser aplicável. Hoje a nossa preocupação é não só dar efetividade à lei, mas que ela também estabeleça um prazo para que os exames sejam feitos” disse Alves, que faz parte do Grupo de Trabalho de Saúde, que mobilizou várias procuradorias do país para discutir o assunto. Em resposta a essa crítica, Patrícia Sampaio, representante do Ministério da Saúde na audiência, disse que o dispositivo legal foi criado pelo legislativo e que a pasta não poderia tratar do assunto em uma

portaria que regulamenta a lei. Outro ponto criticado pelo procurador é o início da contagem dos 60 dias. Alves diz que a lei estipula como ponto de partida a data do diagnóstico, enquanto a portaria do Ministério da Saúde aponta o registro da doença no Sistema de Informação do Câncer (Siscan), o que poderia adiar o início do tratamento de quem fez os exames pelo sistema privado, que não tem acesso aos prontuários do SUS. Para Alves, a suspensão dos recursos repassados aos gestores públicos que não repassarem as informações ao Siscan é uma punição que vai prejudicar o cidadão que tem câncer. Na sua avaliação, quem deve ser punido é o gestor que estiver em falta. Apesar desses pontos, o procurador considera positiva a sanção da lei. A estimativa do Ministério da Saúde é que o país registre este ano 518 mil novos casos de câncer. A previsão é que 60.180 homens tenham câncer de próstata e 52,6 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama. Depois das doenças cardiovasculares, o câncer é a doença que mais mata no país. Em 2010, 179 mil pessoas morreram em decorrência da doença. O câncer dos brônquios e do pulmão foi o tipo que mais matou (21.779), seguido do câncer do estômago (13.402), de próstata (12.778), de mama (12.853) e de cólon (8.385).


(61) 3631-0596

ENTRADA 2 KG DE ALIMENTO L NÃO PERECÍVE

(61) 3361-0701

www.supremakawasaki.com.br

COBERTURA:

FORMOSA-GO R

V

Amor e Vida A REVISTA

AGÊNCIA DE PUBLICIDADE

2º ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS DIAS 07, 08, 09 JUNHO DE 2013

CLUBE DO ITIQUIRA Realização: Rony Anderson e René Louis

Organização:

Boate móvel - Flash Back SEXTA - DIA 07:

O CH I B ACOUSTIC

AC

SÁBADO - DIA 08:

ST

IC

ROCK

CK

RO

ROCK & BLUES

LIGAÇÃO DIRETA

OU

VÉ IO

Lúpulo

Informações: (61) 9602-0233 / 9255-6267 / 8101-5638

Área de camping gratuito, com piscinas e saunas, e café da manhã no domingo para motociclistas coletados. Reservas de apartamentos chalés: (61) 3503-5308 / (61) 8438-0807 ou www.itiquira.tur.br


BEM ESTAR

RETIRAR OS SEIOS NÃO É PRIMEIRA SOLUÇÃO PARA CASOS COMO DA ATRIZ ANGELINA JOLIE CERCA DE 90% DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA NÃO SÃO HEREDITÁRIOS. atriz Angelina Jolie acaba de divulgar sua opção por retirar preventivamente as duas mamas. A mãe da estrela de Hollywood desenvolveu um câncer de mama letal, mas sua decisão polêmica surgiu após receber o resultado de uma pesquisa genética, em que ficou comprovada a mutação no gene BRCA1, que eleva em 87% o risco de desenvolver câncer de mama. De acordo com o pesquisador José Bines, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na maioria dos casos, a cirurgia não é o procedimento mais indicado: “Somente de 5 a 10% dos casos da doença são hereditários. O fato de apenas um familiar de primeiro grau ter desenvolvido a doença não eleva o substancialmente o risco, se for comparado a pessoas que não possuem nenhum histórico familiar

para o câncer de mama”. Caso da atriz é específico e não vale para a maioria da população De acordo com o especialista, a suspeita de câncer hereditário acontece quando mais familiares próximos desenvolveram a doença, especialmente muito jovens, ou apresentam tumores nas duas mamas, e ainda quando algum familiar detectou câncer na mama e nos ovários. O pesquisador explica que, nestes casos, o aconselhamento genético pode ser viável para detectar a presença de mutações dos genes. Para José Bines, “o caso da atriz Angelina Jolie é muito específico e não pode servir como exemplo para a maioria da população”. Adiar a gravidez pode aumentar a inci-

dência de câncer de mama No caso de um resultado positivo no exame genético, o pesquisador explica que existem diferentes condutas. “A retirada completa das mamas é um dos procedimentos indicados nestes casos, mas não é o único”. De acordo com o mastologista Rodrigo Souto, do Centro Oncológico de Niterói, “a retirada dos ovários também é uma possibilidade. O órgão é responsável pela produção do hormônio estrogênio, que pode promover o crescimento do tumor maligno na mama”. José Bines completa: “Esta técnica reduz em 50% o risco de desenvolver tumores malignos nos seios”. O pesquisador do Inca também explica que é possível acompanhar a existência de tumores ao longo da vida da mulher através de métodos de diagnóstico por imagem, sem cirurgias preventivas.

A MAIS ESPECIALIZADA EM MATERIAIS HIDRÁULICOS, ELÉTRICOS, REPAROS E ACABAMENTOS.

www.acasadoencanador.com (61) 3631-2360

/ 3631-0078 / 8445-1128

Av. Maestro João Luiz do Esp. Santo, nº 98 - Formosinha - Formosa-GO

e-mail: casadoencanadorfsa@yahoo.com.br


9.000,00 Reais

R$ 4.800,00

R$ 3.500,00

R$ 6.150,00

R$ 1.500,00

a d i V e Amor ILIADOS

PROGRAMA DE AF

E D A D I C I L B U P E AGÊNCIA D

GANHE mais de

R$

1.500,00

NO MÊS indicando 2 clientes por dia. Tudo que você queria em uma oportunidade de trabalhar a partir de casa! CRIAÇÃO

PROPAGANDA

Melhor empreendimento da região, ótimo para pessoas físicas e jurídicas. PUBLICIDADE

Imagine quanto você poderá ganhar com a Amor e Vida! VOCÊ QUER?

SEU CARTÃO

FALE CONOSCO: (61)

9634-8430

Av. Formosa nº 123, Formosinha - Formosa-GO www.agenciaamorevida.com


Agende uma visita sem compromisso! Alarmes Cerca Elétrica

Portão Eletrônico CFTV

Tel: 3642-4777 / 9913-9340

Humor

50

Informática/Manutenção Avenida Formosa N° 330 Bairro Formosinha - Formosa GO


CONHEÇA AS RODAS COLORIDAS, NOVA MODA EUROPEIA QUE JÁ CHEGOU AO BRASIL.

C

onhecida pelos seus ousados carros modificados, a moda agora na Europa é a de rodas coloridas. Não basta que os aros sejam grandes; eles precisam ser tão chamativos quanto os carros. Quanto a isso a ideia é simples e bacana pra quem gosta de personalizar o carro: é feita uma pintura adesiva da cor escolhida e quando você quiser é só remover e pintar de outra cor. A pintura colorida tem uma textura e um brilho que deixam a roda bem bonita, mas claro, vai depender no bom gosto do proprietário. Veja nas próximas imagens uma seleção dos mais loucos aros expostos no Salão de Genebra deste ano.

Av. Lagoa Feia, N° 781 - Formosinha - Formosa-GO Fone: (61) 3642-2850 - sosrodas@live.com - www.sosrodas.com.br


12ºedição