Pará+ 31

Page 43

Queimadas em ritmo crescente

D

região norte, afirma lamentando Setzer. Na Amazônia Legal os dados assustam: 118 mil focos detectados até setembro deste ano, o que significa 80% dos casos do País. A destruição do maior e mais rico patrimônio brasileiro, infelizmente não é novidade para os especialistas nem para a população. “Esta proporção tem ocorrido sempre ao longo dos anos”, afirma Setzer. Segundo ele, ainda não se pode imaginar o total de estragos, pois até o final do ano, lamentavelmente, ainda teremos milhares de focos até dezembro.

e um total de 738 focos de calor-Queimadas, detectados pelo satélite metereológico NOAA-12 do CPTEC/INPE semana passada (18/10), 243 eram no Pará. O número é alto e a situação é ainda mais grave segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE). Os dados, mostram um crescimento de 15% nas queimadas, com relação ao mesmo período do ano passado, segundo o pesquisador Alberto Setzer, da Divisão do Meio Ambiente do Inpe e a previsão para os próximos meses não é nada boa. Até o final do ano teremos ainda muitas queimadas, notadamente na

Edição 31

p

a

r

a

m

a

i

s

.

c

o

m

.

b

r

Pará+ 43


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.