Pará+ 138

Page 21

cuidar da saúde na nova unidade. “Já marquei consulta com o dentista e vou aproveitar para me cuidar melhor”, garante. Também na espera pelo atendimento, Moisés Epi nio Mota trou e os dois fil os, Nicolas e Poliana, para iniciar um tratamento dentário. “Minha esposa é industriaria e n s somos dependentes dela, por isso temos acesso a todo tipo de atendimento no SESI, e isso é muito bom”, diz Moisés. “E não é s para cuidar da sa de. Tam ém aproveitamos muito os serviços nas áreas de esportes e lazer. Esta nova unidade, com tudo reunido, facilitou muito”, conclui.

Academia de ginástica com acompanhamento profissional

Outros serviços

s o casados e , tem casa pr pria. Com ase dos dados finais do iagn stico, os empresários paraenses sabem onde atuar para elevar a educação e melhorar a saúde do trabalhador; e o Sesi pode desenvolver melhores estratégias de atendimento aos industriários, como a implantação da nova unidade, Sesi Indústria Saudável. “Ao dar maior atenção ao nosso industriário, azendo um diagn stico de sua sa de, educação e estilo de vida, estamos também contribuindo para uma indústria mais forte, competitiva”, ressaltou o superintendente regional do Sesi, José Olimpio Bastos. Segundo o gerente do Sesi Indústria Saudável, a unidade já está com quase 100% de funcionamento. “É a única na Região Metropolitana de Belém que atua nas quatro áreas de neg cio do esi, que s o a sa de, educao, lazer e responsa ilidade social”, afirma Luiz Negreiros.

Preocupação com a saúde

Na área da saúde, alguns números do diagn stico eito pelo E preocupam. Entre os avaliados, 13,7% estão obesos; 26% apresentaram altera es significativas na pressão arterial e 12,5% são fumantes. Soma-se a isso baixo consumo de frutas e verduras, diariamente, por 69,8% e a prática insuficiente de atividades físicas em , dos participantes do iagn stico de a de e Estilo de Vida. Embora os números correspondentes à presença de hipertensão (5,7%), diabetes (2,3%) e doença renal (1,2%) apareçam em proporções menores, elas se destacam em con unto. e todos os tra al adores analisados, 54,9% possuem três ou mais indicadores que aumentam o risco de doenças cardíacas, como o infarto do miocárdio e doenças nos olhos, como o glaucoma.

www.paramais.com.br

José Olimpio Bastos, superintendente regional do Sesi

Com relação à saúde bucal, os números também são representativos. Quase 54% dos entrevistados não consultaram um dentista nos últimos 12 meses e a maioria (68,8%) precisa de atendimentos de alta complexidade, como procedimentos cirúrgicos e endodontia, o famoso tratamento de canal. Grande parte desses casos é oriunda da falta de cuidados simples, como a higiene correta e a remoção de cáries. s resultados o tidos a partir do iagn stico de a de e Estilo de ida, aplicado pelo setor de Saúde do Sesi nas empresas paraenses, coincidem com o atual posicionamento estratégico do Sistema Indústria Nacional, que é reforçar os investimentos na educação e na saúde e segurança do trabalhador. Por isso, a unidade SESI Indústria Saudável vai proporcionar um aumento de 80% no total de atendimentos, garantindo consultas e procedimentos para até 126 mil trabalhadores e seus dependentes, em odontologia e serviços voltados para a saúde ocupacional, como audiometria. air ernandes, de anos, é classificador em uma indústria de exportação de madeira. Ele é um e emplo do perfil identificado no Raio-X da indústria. Sedentário e que não costuma incluir saladas e frutas na alimentação, ele aproveitou as férias de julho para

Perfil do trabalhador da indústria define estratégia do Sesi para o atendimento.indd 21

Na área de Educação, o prédio recebe as turmas da Educação de Jovens e Adultos E e Educa o ásica e Educa o Profissional E EP . urante as aulas, os alunos aprendem com o auxílio do aplicativo Eure a.in, que o erece aprendizagem em . No Pará, o Sesi oferece ainda as turmas de pré-vestibular. Somente no prédio, serão atendidos cerca de 3 mil alunos. “Ter essa estrutura é importante porque sabemos que pelo menos 18 mil trabalhadores não estudaram e a forma como esse aluno é tratado define se ele vai continuar ou vai desistir de estudar e recuperar o tempo perdido”, avalia Luiz Negreiros. Já a responsabilidade social empresarial promove o ViraVida, programa voltado para adolescentes e jovens, de 16 a 21 anos, que vivenciaram a situação de vulnerabilidade social. Em aulas de educação básica formal e oportunidade de profissionaliza o, os alunos da turma do programa estão recebendo capacitação que permitirá mudarem de vida, com expectativas de um futuro promissor e uma vida mais digna. Na área de lazer, o trabalhador pode usufruir de uma academia moderna e com equipamentos de última geração. Tudo voltado para os trabalhadores que buscam um mel or condicionamento físico e mais qualidade de vida.

Pará+

21

22/08/2013 17:11:45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.