Pará+ 112

Page 14

Durante a apresentação da OSTP

Secult anuncia criação da Orquestra Sinfônica de Santarém A criação oficial da Orquestra Sinfônica de Santarém foi anunciada pelo secretário de Cultura, Paulo Chaves, por ocasião da apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, nas comemorações pelos 350 Anos da cidade, na Casa de Cultura de Santarém. Também anunciada a criação do Pólo Sociomusical, que terá a participação do maestro santareno Agostinho Fonseca. O projeto irá centrar foco na educação musical como forma de atrair crianças e adolescentes em situação de risco. Entre as metas do Polo Sociomusical está a promoção do intercâmbio entre os profissionais e estudantes de música de Durante a inauguração da ampliação do Serviço de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) e de Fisioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA)

14

Pará+

O Governo itinerante nos 350 anos de Santarém.indd 14

Belém, Santarém e toda a região do Salgado. O concerto da Orquestra Sinfônica teve casa lotada em Santarém, com repertório que privilegiou a obra de Wilson Fonseca (1912-2002), com a execução do “Hino de Santarém”, “Abertura Sinfônica” (Centenário de Santarém), “Samaritana” (schottisch brasileira), “Um Poema de Amor” (1953) e “Canção de Minha Saudade”, aplaudida de pé e cantada pelo público presente. No bis, uma peça extra: a “Canção da Divina Saudade”. Ainda no repertório, peças de Rossini, Mozart, Beethoven, Villa Lobos e Sibeluis, numa noite histórica que contou com a participação do Coral Jovem Maestro Wilson Fonseca e da cantora Cristina Caetano.

Novas instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas A entrega dos equipamentos e inauguração do centro fisioterápico, resgata um compromisso assumido na agenda mínima de governo. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) conta com 15 novas máquinas de hemodiálise, totalizando agora 27 equipamentos – que suplantam a demanda de renais crônicos da região oeste, atendendo não apenas Santarém, como outros 19 municípios da região –, além de um setor completo de fisioterapia para o tratamento de lesões acarretadas pelo câncer. “Esse é um momento de celebrar a vida. Sabemos que os renais crônicos necessitam dessas máquinas para viver melhor, e disponibilizá-las significa garantir condições para que essas pessoas possam lutar contra a doença e ter uma vida mais digna. Sendo assim, o meu sentimento é de felicidade, por estar contribuindo para que tantas delas possam ter essa qualidade de vida”. O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, informou ainda que a partir do mês de junho todos pacientes dos 19 municípios da região, além de Altamira, não precisarão mais se deslocar para Belém para tratamento de câncer. Segundo ele, com a reestruturação do hospital será possível oferecer tratamento cirúrgico, quimioterápico, radioterápico ou braquiterápico no próprio Hospital Regional. “Vamos ampliar alguns serviços, www.paramais.com.br

27/06/2011 09:28:08


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.