Page 1

alvo

LESTE

ANO 4 Nº48 out/2010 - distribuição gratuita

Entrevista

Alinne Rosa TECNOLOGIA Partida digital

EDUCAÇÃO ECA

HISTÓRIA

Morumbi x Pacaembu

DANÇA

Ballet na fase adulta


editorial Vamos comemorar o encanto e a beleza da infância Neste mês de outubro começamos a entrar no clima de final de ano, pois as vitrines já começam a exibir os enfeites de natal. Mas, antes disso vamos comemorar com muita alegria o Dia das Crianças. Como é bom ver o sorriso contagiante nos lábios dos pequeninos que ganham um dia especial para a comemoração, 12 de outubro. Falando em contagiante nossa entrevistada do mês é a linda, Alinne Rosa, vocalista da banda Cheiro de Amor. Ela nos conta sobre seus passos pelos ritmos da Bahia até se firmar na banda de sucesso. Nesta edição preparamos uma matéria muito especial sobre os estádios do Morumbi e Pacaembu, ambos completam 50 e 70 anos, respectivamente. Conheça a história desses gigantes que se tornaram cartões postais da cidade. Fique por dentro também de mais uma novidade de segurança para seu automóvel. Agora a proteção do seu carro pode estar na ponta do seu dedo com a partida digital. Na seção Saúde fique atento aos perigos do ar seco e saiba como manter uma boa saúde com a umidade do ar tão baixa. Ainda falando em corpo e saúde confira os benefícios do ballet na fase adulta. Em Nutrição preparamos dicas incríveis de sucos transformadores para desintoxicar e diminuir a barriguinha. Na editoria Educação conheça mais sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente - que está completando 20 anos. Também, preparamos para as crianças, um roteiro com peças de teatros infantis em nossa região. Assim poderão garantir um programa cultural e divertido no feriado. Por fim, não deixe de conferir as delícias na Receita Fácil e as novidades do seu bairro no Social Leste. Um feliz Dia das Crianças! Boa Leitura. Equipe Alvo Leste.

Para anunciar Tel.: (11) 2225-3435 / 2225-3396 alvolestecomercial@uol.com.br

Espaço do Leitor Envie suas críticas e sugestões para o e-mail: alvolesteleitor@uol.com.br

alvo

LESTE

Diretor: Nilo Targino da Silva - Projeto Gráfico: Alvo Certo Publicidade Ltda - Edição de arte e diagramação: Ramiro Ferreira Aragão - Produção: Elizabethe Casarin Santiago, Izilda Delza de Godoi - Jornalista responsável e redação: Angela Lima MTB - 54.168 - Gerência Comercial: Alzira A. Feitosa Colaboradores: Andréa Marques, Brodeur Partners, Cinthia S. Gagliardi Tedesco, Everson Passos da Silva, Fabiana Conti Diniz, Imprensa Natura, Márcia Fleury, Nelson Azevedo, Ponto3 Comunicação, Prestige Assessoria Comunicação Mkt, Rodrigo Andrade, Tânia Regina Henrique, Wilson Coca. Distribuição: Tatuapé, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Matilde, Jd. Aricanduva, Penha, Parque do Carmo, Jd. Têxtil e Vila Sta. Isabel. Impressão: Grupo Efeito Graph - Tiragem desta edição: 15.000 exemplares. A Revista Alvo Leste não se responsabiliza por eventuais mudanças na programação fornecida, bem como pelas opiniões emitidas nesta edição e o conteúdo dos anúncios publicados, que são de total responsabilidade dos anunciantes.


alvo

LESTE índice

06 EDUCAÇÃO

Estatuto da criança e do adolescente

08 DANÇA

Os benefícios do ballet na fase adulta

Crédito: Divulgação

12

30

12 HISTÓRIA Morumbi X Pacaembu 16

ENTREVISTA

18

SAÚDE

20

CULTURA

22

TECNOLOGIA

24

RECEITA FÁCIL

26

NUTRIÇÃO

30

SOCIAL LESTE

Alinne Rosa

Ar seco x cuidados Peças teatrais para o público infantil Partida digital

Peixe grelhado com molho de abacaxi Torta de uva com palitos de chocolate Sucos da transformação


6

EDUCAÇÃO

ECA - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Conheça os Direitos e Deveres das Crianças e dos Adolescentes e ajude a construir um futuro melhor. O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Em 2010 o ECA completou 20 anos. E neste mês dedicado às crianças vamos relembrar um pouco sobre o que esse Estatuto se propõe. Pois, dia após dia somos obrigados a ver e conviver com crianças sendo exploradas e maltratadas. Vamos tirar a Lei do papel e fazer ela valer na vida dos pequenos. Fique atento e ajude as crianças a cumprirem seus deveres e direitos para se tornarem adultos responsáveis e felizes. TODA A CRIANÇA E ADOLESCENTE TEM DIREITO: - À vida e saúde; - À liberdade, respeito e dignidade; - À convivência familiar e comunitária; - À educação, cultura, esporte e lazer; - À profissionalização e proteção ao trabalho. TODA A CRIANÇA E ADOLESCENTE TEM O DEVER DE: - Cumprir regras e normas; - Obedecer às ordens dos pais, familiares e professores; - Participar da convivência familiar e comunitária; - Estudar e frequentar a escola; - Respeitar todas as pessoas independentes de raça, cor, sexo, religião ou classe social; - Praticar os bons costumes; - Conhecer os valores da escola, da família, e da sociedade;


- Preservar os espaços públicos e meio ambientes; - Procurar o conselho tutelar sempre que tiver dúvida sobre direitos e deveres a serem cumpridos.

Fonte: www.obscriancaeadolescente.org.br

Sempre que a criança e o adolescente tiverem dúvidas a respeito de seus direitos e deveres, deverão procurar o conselho tutelar. Pois, este, tem o compromisso de garantir e assegurar com absoluta prioridade á efetivação da Lei. O Conselho Tutelar é responsável por: I - Atender e aconselhar crianças e adolescentes; II - Atender e aconselhar os pais e responsáveis na tutela ou guarda de seus filhos; III - Informar os direitos e deveres (limites) da criança e adolescente; IV - Ouvir queixas e reclamações dos direitos e deveres ameaçados e/ou violados; V - Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; VI - Garantir e fiscalizar os direitos e deveres da criança e do adolescente; VII - Participar de ações que combata a violência, a discriminação no ambiente escolar, familiar e comunitário.

www.portaldoconselhotutelar.com.br


8

DANÇA

OS BENEFÍCIOS DO BALLET NA FASE ADULTA

A dança traz benefícios para o corpo e para alma e nunca é tarde para começar. A dança é exercício físico para qualquer idade. Dá elasticidade, redesenha o corpo e combate o envelhecimento. Algumas mulheres já fizeram, ou sonharam, em fazer ballet. Quem nunca cobiçou aquele corpo alongado, porte elegante, nada de barriga e excesso de peso, pernas duras, bumbum firme e o andar leve? Dá para identificar de longe quem estudou ballet, porque essas características se incorporam por toda a vida. Mas quem pensa que os benefícios do ballet clássico se resumem ao aspecto físico, não imagina as maravilhas que ele faz à alma. Exercitado através da música clássica, o ballet desperta emoções, libera tensões por causa do grande esforço físico e mobiliza sentimentos. Por tudo isso, proporciona equilíbrio entre corpo e mente, promovendo a harmonia interior. Aumenta a autoestima e a autoconfiança, dá disposição física e bem-estar, combate à timidez, desenvolve a musicalidade e a agilidade mental. Embora o ballet clássico continue sendo à base de todas as danças, já está sendo admitido como modalidade de exercício físico que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. É importante lembrar que essas aulas não formam profissionais, e sim, respeitam as limitações individuais, têm exercícios moderados e visam principalmente à correção da postura, alongamento e fortalecimento muscular do abdômen, glúteos e coxas. Para, Marili Venditti, que leciona ballet há 36 anos é prazeroso ver as crianças e agora também os adultos poderem usufruir dos benefícios desta arte. Segundo a professora “o ballet ajuda o desenvolvimento físico, psíquico e social. Como o estudo de toda arte, ajuda a desenvolver o sentido crítico. Também agrega valores, como: disciplina, amizade e respeito ao próximo. E a música diminui o estresse”. Venditti também ressalta que é importante, como toda atividade física, consultar um médico antes de iniciar as aulas, isso tanto para crianças como adultos. Não tendo problemas mais graves de saúde que impeça a prática, pode ser feito em todas as faixas etárias. Então, que tal aproveitar Serviços: essas dicas e começar a trazer os benefícios para seu corpo e sua vida? www.andreiaballet.com.br 11 2854-0499 www.marilivenditti.com 11 2647-6183


10

LANÇAMENTOS

Cosméticos para o Verão Confira as novidades em cosméticos que irão embelezar e iluminar os rostos, corpos e bocas na próxima estação. Sustentabilidade, cores vivas, frutas, drinks tropicais, plantas vegetais e até o sol serviram de inspiração para as novidades de perfumaria, maquiagem, cremes e acessórios. E tudo isso já pode ser conferido nas vitrines. Escolha sua cor, seu perfume, sabor e aroma e arrase nesse verão.

Avon

Summer Bronze Pó Efeito Bronzeador para o Rosto www.avon.com.br SAC: 0800-708-2866

Biotropc Cosmética

O Boticário

Deo Colônia Hot Wheels Teens Turbinado Deo Colônia Barbie Fashion Teens Kit - Shampoo Patrick e Condicionador Bob Esponja www.biotropic.com.br SAC: 0800 702 1701

Creme Hidratante Frescor de Coco www.boticario.com.br SAC: 0800-413011

Natura

UNA Batom Intenso FPS 15 Vermelho UNA Blush em Pó Solto www.natura.net SNAC: 0800-115566

Joico

K-PAK Color Therapy Restorative Styling Oil www.joico.com.br SAC: 0800 770 4546

Mediterrani

Linha Ionixx Equal Manutenção Shampoo, Conditioner e Leave in Conditioner www.mediterraniprofessional.com.br SAC: 11 2770-3770 e 11 5589- 8786


HISTÓRIA 12

MORUMBI X PACAEMBU Juntos somam mais de 100 anos de história no futebol

Em abril de 2010 o estádio do Pacaembu completou 70 anos e em outubro será a vez do Morumbi comemorar seus 50 anos. Conheça a trajetória dos estádios mais importantes da cidade e que se tornarem cartões postais da Capital.

MORUMBI: UM GIGANTE EM BAIRRO NOBRE No dia 15 de agosto de 1950, Cícero Pompeu de Toledo, lançou a pedra fundamental do estádio que levaria seu nome, hoje mais conhecido como Estádio do Morumbi. A festa de inauguração oficial foi no dia 02 de outubro de 1960 com o jogo entre Sportin Lisboa X São Paulo, o qual foi vencido pelos donos da casa por 1 X O. Começava aí a história de um dos maiores estádios particulares do Brasil. No dia 25 de janeiro de 1970, a partida entre São Paulo e Porto, de Portugal, que terminou empatada em 1 a 1, comemorou-se a inauguração total do Morumbi. O público foi de 107.069 espectadores presentes, 59.924 pagantes. O jogo teve a presença do presidente da República, o general Emílio Garrastazu Médici, e do governador paulista, Abreu Sodré. Após esta inauguração o Morumbi passou a ser chamado de "o maior estádio particular do mundo", apesar da redução de sua capacidade de 120 para 80 mil espectadores nos anos 90, por medida de segurança, atendendo a determinações da FIFA. Entre 1994 e 1996 o estádio passou por uma série de reformas para melhorias na estrutura - que apresentava falhas - e para a colocação de assentos nas arquibancadas e nas chamadas "gerais". Nesses cinquenta anos, o Morumbi sempre foi o palco preferencial das grandes manifestações artísticas e esportivas ocorridas em São Paulo, com destaque para a missa rezada pelo Papa João Paulo II, em 3 de julho de 1980. Também se tornou parada obrigatória para as turnês de grandes artistas e bandas como: Queen, Kiss, Nirvana, Michael Jackson, Madona, U2, Linkin Park, Aerosmith, Metallica, Beyoncé, Coldplay e em novembro receberá a banda Black Eyed Peas.

CURIOSIDADES:

- O projeto do estádio do Morumbi teve a criação do arquiteto Vilanova Artigas, um dos principais representantes da "escola paulista" da arquitetura moderna. - O primeiro gol do Morumbi foi marcado por Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia), aos 12 minutos do jogo entre Sportin Lisboa X São Paulo. - O nome oficial é Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em homenagem ao ex-jogador, dirigente e presidente do clube. - Além dos já construídos Santo Paulo Bar, Livraria Nobel e Rbk Concept Store, o clube pretende incluir no Morumbi Concept Hall um restaurante, faculdade, buffet infantil, auditório presencial e até salas de cinema. - O Governador do Estado, José Serra, assinou decreto alterando o nome da futura Estação Morumbi - Linha Amarela do Metrô - para São Paulo-Morumbi. A estação tem previsão de inauguração em 2012. - No dia 16 de junho de 2010, o Morumbi foi excluído do projeto para sediar a abertura do Mundial de 2014, pois o Comitê da Cidade de São Paulo não entregou as garantias financeiras referentes ao projeto do estádio ao Comitê Organizador Local da Copa. Fonte: www.saopaulofc.net


14

HISTÓRIA

PACAEMBU: O GUARDIÃO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL Em 1926 a Cia. City of São Paulo & Freehold limited, doou um terreno ao Estado, que depois foi repassado à Prefeitura. Esse terreno ficava no bairro chamado Pacaembu que, em Tupi Guarani, significa “Terras Alagadas”. No dia 27 de abril de 1940, com a presença do então Presidente da República, Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia foi inaugurado o Estádio Municipal de São Paulo. Era considerado, na época, o maior e mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas. Um dia após a inauguração, 28 de abril de 1940, realizou-se o primeiro jogo de futebol, entre o Palestra Itália, atual Palmeiras e o Coritiba. O Palestra venceu por 6 a 2 e o placar foi inaugurado aos dois minutos do 1º tempo por Zequinha, do Coritiba. Completando a rodada dupla, o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 4 a 2. Em 1961, o Pacaembu ganhou o nome de Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao homem que comandou, em 58, a delegação no mundial de futebol na Suécia. Em 1970 a capacidade de público do Estádio do Pacaembu foi ampliada em 15 mil novos lugares, com a construção do Tobogã, substituindo a concha acústica que foi palco, até então, de inúmeras apresentações culturais. O estádio pertence à prefeitura da capital paulista e pode ser utilizado nas partidas de futebol pela maioria das equipes do município, por meio de pagamento de aluguel. O Pacaembu é considerado um dos estádios mais completos, com instalações para a prática de quase todos os esportes olímpicos. O estádio foi palco de grandes espetáculos como: Open Ópera Carmina Burana, Hollywood Rock, Free Jazz, Show da Xuxa, In Concert Airton Senna. E recebeu alguns artistas internacionais como: Rolings Stones, Paul Mc Cartney, Tina Turner, Luciano Pavaroti, Eric Clapton, Deep Purple e outros. Em 2008, passou a abrigar no seu interior o Museu do Futebol, uma homenagem à cidade onde foi introduzido o esporte no Brasil através do paulista Charles Miller - descendente de ingleses e escoceses - e que é homenageado com o nome da praça em frente ao estádio.

CURIOSIDADES:

- A maior goleada vista no estádio aconteceu em 1945, quando o São Paulo Futebol Clube venceu o Jabaquara da cidade de Santos por 12 x 1. - O Corinthians é o time que mais atuou no Estádio do Pacaembu. - O Palmeiras é o time que mais vezes foi campeão no Estádio do Pacaembu. - A final da Copa Libertadores da América de 2002, disputada entre o São Caetano e Olímpia, do Paraguai, foi a decisão de clubes mais importante recebida pelo Pacaembu. Na ocasião, equipe paraguaia conquistou o título. - Entre os eventos mais importantes da história esportiva do Estádio do Pacaembu, destacam-se as partidas que o estádio sediou da Copa do Mundo de 1950. - Outro evento esportivo de grande destaque realizado no Estádio do Pacaembu foi a disputa de parte dos Jogos Pan-Americanos de 1963, que teve a cidade de São Paulo como sede. - Em 1994 o estádio foi tombado pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - em virtude de seu estilo Art Déco, característico da época em que foi construído. Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br


ENTREVISTA 16

ALINNE ROSA Espelha Dedicação, Disciplina e Cheiro de Amor!

Fotos: Divulgação

Aline Oliveira Santos, nasceu no dia 22 de maio de 1982, em Itabuna, no sul da Bahia. Em 2004 tornouse vocalista da Banda Cheiro de Amor e ficou conhecida como Alinne Rosa. A partir daí foi só sucesso entre programas de TV, shows pelo Brasil e fora dele. Conquistando assim fãs de todas as idades. Com toda sua beleza, sensualidade e carisma a jovem já foi indicada entre as 100 mulheres mais bonitas da Revista VIP. Confira a entrevista da musa que está a todo vapor divulgando o último trabalho “DVD Axé Mineirão” e se preparando para comandar dois blocos no próximo carnaval.

Como estamos no mês dedicado às crianças nos conte um pouco sobre suas lembranças da infância. Lembro de quando voltava pra casa da escola. Passava na casa de minha vó, que ficava no caminho, pra brincar e aprontar no quintal. O sobrenome Rosa veio do "acidente" com o cabelo? Como foi? Pois é, pintei o cabelo pra que ficasse vermelho, mas ficou rosa e deixei assim. Quando entrei na banda estava com o cabelo colorido e os fãs começaram a me chamar por apelidos, como: pink, rosinha, rosa... Desde então adotei como nome artístico.


No início da carreira você se aventurou no ritmo do forró, certo?! Como foi essa transição entre os ritmos até consolidar-se na Banda Cheiro de Amor? Na verdade, cantei de tudo. Como cantei muito em barzinhos na noite de Salvador, vim pra banda Cheiro escolada em todos os estilos. Aqui na Bahia a gente nasce escutando axé. Como eu adoro, não foi dificil. Tem algum cantor ou cantora que gostaria de fazer um dueto? Por quê? Cresci ouvindo Roberto Carlos. Gostaria de cantar com ele pra dar de presente a minha mãe. Qual o segredo para conseguir comandar o sucesso de dois blocos (o Cheiro e o Yes)? Disciplina, dedicação, amor e força no gogó... (risos) Qual estilo de música que você gosta de curtir quando está de folga? Sendo de qualidade eu escuto de tudo. Amo Legião Urbana. Qual foi ou é o maior desafio em estar à frente de uma banda que arrasta multi dões? Eu encaro os desafios com leveza e tranquilidade. O momento que mais fiquei tensa foi no meu primeiro carnaval, mas depois foi só alegria! Se você não fosse cantora? Acha que teria seguido uma outra profissão? Qual? Veterinária ou publicitária. Pode nos revelar seu segredo para manter a boa forma? Corro todos os dias. Como é sua relação com os fãs? Com a internet você consegue interagir e comentar sobre as críticas e elogios? Sempre adorei interagir com meus fãs. Desde quando eu tinha um blog e um chat no meu site, há 7 anos atrás, gosto de saber o que eles pensam, se estão gostando, se falta alguma coisa.... Agora, com o twitter, nos aproximamos ainda mais. Amo! Como foi, ou está sendo, a experiência deste último trabalho o “DVD Axé Mineirão”? Tem sido maravilhoso! O “Axé Mineirão” é um show nosso de verdade. Gravamos sem parar e o público está dando um show à parte. Quais os planos para o futuro, pessoal e profissional? Estamos trabalhando o novo DVD e fazendo muitos shows, graças a Deus.

Rapinhas: Comida: Moqueca de camarão Sonho: Um monte Música: Emoções (Roberto Carlos) Lugar: Sardenha Medo: de perder meus amores Esporte: Corrida Ídolo: Deus Hobby: Internet


SAÚDE 18

AR SECO

X CUIDADOS

O tempo seco exige atenção especial. Confira as dicas para evitar problemas à saúde.

A baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias requer atenção especial com doenças respiratórias, alérgicas e de pele que são mais comuns nessas condições. Por isso, elaboramos um conjunto de dicas para manter a saúde neste período de ar seco. Veja abaixo as principais recomendações: - Tome bastante líquido, de preferência água, para hidratar o corpo; - Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos; - Durma em local arejado e umedecido. Pode-se utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos; - Planeje as atividades físicas para o período da manhã até as 10h ou para o fim da tarde, depois das 17h; - Proteja-se da exposição ao sol no período das 10h às 17h; - Use roupas leves, principalmente quando a temperatura estiver acima de 28°C; - Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele; - Use soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação; - Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado; - Pacientes com antecedentes de doenças alérgicas respiratórias, como bronquite e rinite, costumam ter crises com a baixa umidade do ar. Além de seguir essas recomendações é sempre importante procurar um médico.

Fonte: www.sitemedico.com.br


20

CULTURA

PEÇAS TEATRAIS PARA O PÚBLICO INFANTIL Se você ainda não planejou uma viagem para o feriado de 12 de Outubro, então, a dica é curtir o teatro com a criançada. Pois, além de optarem por um programa cultural, as risadas, com certeza, também serão garantidas. OS 3 PORQUINHOS – O MUSICAL Pura diversão em uma historia contada a anos pelos nossos pais e mestres. Esta adaptação do autor Ronaldo Ciambroni, traz alegria e diversão com músicas infantis, compondo um espetáculo lúdico, sem se perder da trama original. Os porquinhos só aprontam com o Lobo Mau, colocando-o sempre em uma nova fria. Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955 – Mooca. Tel. 2605-8007. De 16/10 a 21/11/10. Sábados e Domingos às 16h. Ingressos a R$ 10,00. Não ocorrerá apresentação no dia 31/10 – 2º turno eleições.

CINDERELA - O MUSICAL A história da princesa hostilizada pela madrasta e pelas irmãs postiças, Anastácia e Drizela, ganha uma nova versão com o Musical. O espetáculo apresenta todos os detalhes da história desde a morte do pai da Cinderela, passando pelas tarefas domésticas, os desejos realizados pela fada madrinha, o grande baile, a escolha do príncipe e o final feliz. Reviva a história mais bela do imaginário infantil, agora repleta de música. Teatro Eva Wilma. Rua Antonio de Lucena,146 – Tatuapé. Tel. 2090-1650. Sábados e Domingo às 16h. Até 10/10/10. Ingressos: R$ 24,00, meia R$ 12,00. Antecipado um dia antes R$ 20,00 e R$ 10,00.

CADÊ MEU NARIZ? Após vários atrasos um palhaço é demitido do circo e se vê obrigado a dormir em um banco de praça. Na manhã seguinte ele percebe que algo está faltando: o seu nariz vermelho. Uma menina aparece e diz ter visto quem roubou: um cachorro. Os dois decidem sair na busca pelo cão. E em seu caminho aparecerão personagens como um equilibrista, um policial e um adestrador de pulgas e com eles, a dupla reviverá quadros clássicos de circo. Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163 - Vila Formosa. Tel. 2605-8007. De 02 a 30/10/10. Sábados e Domingos, às 16h. Ingressos: R$ 10,00.

ÁFRICA – A MÃE DO MUNDO O espetáculo, apresentado pela equipe infantil do Colégio Drummond, contará a história do surgimento da humanidade de uma forma lúdica, abordará a questão das lendas, músicas africanas e brincadeiras, além de falar sobre a família, o respeito aos mais velhos e a união dos povos. Com elementos africanos como cenário, máscaras, teatro de sombras, figurinos e maquiagens específicos, os 27 atores mirins, trarão realidade e fantasia para o palco. Teatro do Drummond Rua Francisco Marengo, 1.470. – Tatuapé. Tel. 2942-1488. De 19/10/10 até 23/10/10. Às 20h. Entrada franca!


22

TECNOLOGIA

PARTIDA DIGITAL A segurança do seu carro na ponta do seu dedo. Agora você também pode ter a tecnologia dos filmes de ficção no seu dia a dia. A novidade é a biometria, termo utilizado ao uso do corpo em mecanismos de identificação, por exemplo, as impressões digitais. Os aparelhos biométricos funcionam por meio da captura da amostras do ser humano, como: a íris, a retina, o dedo, o rosto, as veias da mão, a voz e outros. A biometria se baseia na ideia de que alguns traços físicos são exclusivos de cada ser e os transforma em padrões. O controle de ponto, a identificação criminal e regulamentação de acesso são os usos mais comuns dessa tecnologia. A segurança automotiva agora também dispõe dessa tecnologia, o StarFinger é um aparelho que só permite que seja dada a partida no carro após o reconhecimento da digital cadastrada. Esse produto é desenvolvido por engenheiros da FingerTech utilizando leitores da Nitgen, uma empresa coreana fabricante de leitores biométricos de digitais. Segundo, Nelson Azevedo, gerente comercial da FingerTech em São Paulo, o StarFinger pode ser instalado em qualquer tipo de veículo: automóveis, caminhões, ônibus, tratores e outros. O aparelho suporta a instalação de até 50 usuários, sendo cadastrados 3 dedos, 2 de uso normal e 1 de pânico. Se a pessoa ligar o veículo utilizando o dedo de pânico, o veículo desligará sozinho após 10 minutos. Pode ser ligado na bomba de combustível ou na ignição do veículo. O aparelho também dispõe da função manobrista, que permite o uso do carro de maneira convencional para quando for deixado na oficina, no lava-rápido ou com manobristas em eventos. O gerente explica como o aparelho funciona. “Ao ligar o veículo, este ligará o leitor para a pessoa colocar o dedo cadastrado. Ao colocar o dedo, o equipamento fará a leitura da digital da pessoa e procurará na base de digitais, se a digital coletada estiver cadastrada, o equipamento liberará para ligar o veículo (ligando a bomba de combustível ou a ignição). Se a digital coletada não estiver na base de digitais, o equipamento não liberará para ligar o veículo, o mesmo ocorre se a pessoa tentar ligar sem colocar a digital no aparelho”. Ainda, segundo Azevedo, “o StarFinger é um produto de altíssima qualidade com garantia de um ano. O custo ao cliente final é de, aproximadamente, R$ 600,00 mais instalações, que gira em torno de R$ 50,00”, afirma. E também lembra que, “a instalação deve ser feita por qualquer empresa de instalação de alarmes no Brasil”. Fica aí a dica de mais uma opção para a segurança do seu automóvel. Fonte: www.nitgen.com.br 11 2084-0300 / 2947-4043


24

RECEITA FÁCIL Modo de preparo:

PEIXE GRELHADO COM MOLHO DE ABACAXI Ingredientes:

meio quilo de salmão cortado em filés meia colher (chá) de sal 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 dentes de alho picados 150 g de cogumelos fatiados 6 fatias finas de abacaxi 2 colheres (sopa) de mel meia xícara (chá) de maionese Hellmann’s sabor cebolas tostadas e orégano Para polvilhar: 1 colher (chá) de cheiro-verde picado

Tempere os filés de salmão com o sal e reserve. Em uma frigideira grande ou grelha aqueça 2 colheres do azeite e frite os filés até dourar os dois lados. Retire do fogo e coloque em uma travessa, mantendo aquecidos. Na mesma frigideira aqueça o restante do azeite e refogue o alho e os cogumelos por 2 minutos. Junte o abacaxi e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o mel e a maionese e cozinhe por mais 2 minutos ou até obter um molho cremoso. Despeje sobre os filés de peixe reservados, polvilhe o cheiro-verde e sirva em seguida. Rendimento: 6 porções Tempo de preparo: 30 minutos Fonte: www.hellmanns.com.br

Torta de Uva com Palitos de Chocolate

Ingredientes Massa:

1 pacote de Biscoito Maizena Zabet (400g) 100g de castanha do Pará, picadas 1 xícara (chá) de manteiga ou margarina Creme de Chocolate: 2 envelopes de gelatina incolor sem sabor 2 latas de leite condensado 2 latas de creme de leite 2 xícaras (chá) de chocolate em pó 4 colheres (sopa) de rum

Para decorar:

1 pacote de Palitos de Chocolate Zabet (70g) Uvas Itália e Rubi, sem sementes, cortadas ao meio

Modo de Preparo:

Prepare a massa levando ao processador o biscoito, a castanha do Pará e bata até obter uma farofa. Despeje numa tigela funda, junte a manteiga ou margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo. Forre o fundo de uma forma desmontável (25cm de diâmetro). Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor. Reserve.

Prepare o creme de chocolate. Dissolva a gelatina em 6 colheres (sopa) de água fria, leve ao banho-maria ou microondas e deixe aquecer sem ferver. Bata no liquidificador, o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó e o rum. Acrescente a gelatina dissolvida e deixe bater mais um pouco. Despeje o creme de chocolate sobre a massa, espalhando bem com a ajuda de uma colher. Leve à geladeira por 3 horas. Retire a torta da geladeira, desenforme, decore por cima com as uvas e as laterais com palitos. Fonte: www.zabet.com.br


NUTRIÇÃO 26

SUCOS DA TRANSFORMAÇÃO

Aproveite os benefícios das frutas para manter seu corpo saudável. Em uma pesquisa inédita realizada recentemente pela Associação Brasileira de Nutrologia comprovou-se que os brasileiros preferem as frutas como sobremesa, deixando de lado os doces, sovertes e chocolates. Pois, além de terem menos calorias, também ajudam a manter o corpo saudável. Por isso, confira essas dicas de sucos que ajudam a diminuir a barriguinha, a combater a celulite e a desintoxicar.

SUCO ANTI-CELULITE

1 colher (sobremesa) de salsa 1 pires (chá) de couve manteiga crua 1 fatia média de abacaxi 350 ml de água de coco 3 folhas de hortelã ½ unidade de limão para suco

Preparo No dia anterior, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. No copo do liquidificador, bata bem a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e a hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Dica: se quiser, substitua o abacaxi por melão. Adoce, caso seja necessário.


REDUTOR ABDOMINAL

2 fatias de melão com a semente (coar) 1 copo grande de chá de erva doce

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto e sirva em seguida.

PÓS ACADEMIA 200 ml de água de coco 2 talos de aipo 2 fatia médias de melão ½ unidade pequena de mamão papaia

Preparo

Bater os ingredientes e tomar em seguida.

DESINTOXICANTE

1 copo de 300ml de abacaxi em cubos 1 maçã com casca 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão ½ colher (sobremesa) de gengibre fresco ralado

Preparo

Bata no liquidificador. Coar e beber. Serviço: Drª Fernanda Machado Soares - Nutricionista www.fernanda-machado.com 24 2237-5556 / 21 2643-1942


30

SOCIAL LESTE

ARMAZEM DE ARTE INAUGURA LOJA NA VILA FORMOSA

BUFFET ESPAÇO LE FRANCYS

Com a recente inauguração do Espaço Le Francys nossa região ganha mais uma excelente opção de requinte e bom gosto para comemorações e eventos. No dia 07 de novembro o buffet promoverá um workshop “Noivas e Debutantes” aproveite para visitar o local. Rua Cel. José Lopes de Toledo, nº 614 - Vila Antonieta. Tels: 2724-9211 e 7737-2052.

Com a inauguração de mais uma loja, Armazem de Arte, traz a arte de móveis de qualidade e design arrojado para região. Fabricante de estofados, o Armazem de Arte possibilita projetos exclusivos para diferentes espaços. Dê uma passadinha no novo endereço e confira tudo de perto. O que há de melhor em estofados. Av. João XXIII, 1.130 – Vila Formosa. Tel: 2115-8371.

CAFFETERIA ILHÉUS

INAUGURADO SITIO DO PICAPAU-AMARELO Foi inaugurado, no último dia 25 de setembro o Espaço Temático “Sítio do Picapau Amarelo”, onde é possível resgatar a bela literatura de Monteiro Lobato, mergulhar nas histórias e até interagir com seus personagens. O evento contou com as presenças de Nicette Bruno e Rosana Garcia, que interpretaram os papéis de Dona Benta e Narizinho. A réplica do sitio é rica em detalhes e o lugar encantador. Imperdível! Para mais informações acesse: www.sitiodopicapaumairipora.com.br .

PLANETÁRIO DO CARMO REABRE SUAS PORTAS COM DIVERSAS ATRAÇÕES O Planetário do Carmo reabriu em setembro com diversas atividades para o público vivenciar a astronomia. Até 9 de outubro, acontece o ciclo de palestras sobre astronomia e educação ambiental. Para participar é necessário ter o ensino médio completo. Local: Rua John Speers, 137 - Itaquera - Parque do Carmo - Tel: 5575-5425. Mais informações no site: www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia.

Imagine um lugar aconchegante para saborear um bom café, ou desfrutar de um almoço gostoso e para completar um happy hour com os amigos no final do dia. Este lugar existe, é a Caffeteria Ilhéus. O atendimento é ótimo e o local decorado com esmerado bom gosto. Rua Nova Jerusalém, 135 A – Tatuapé. Tel: 2367-2041. CARLOS CASAGRANDE EM PROL DO BEM E DA CONSCIENTIZAÇÃO. O ator Carlos Casagrande, a convite do cirurgião plástico, Dr° Wagner Montenegro foi padrinho do projeto “Bela Ação”, que incentiva a doação de medula óssea. Sempre solicíto para ajudar projetos com esta finalidade, o ator tenta conscientizar as pessoas sobre a importância da doação da medula óssea. Ele se cadastrou e doou sangue, agora ele está a espera de poder salvar uma vida.


Revista Alvo Leste 48 Outubro 2010  

Revista Alvo Leste 48 Outubro 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you