Page 1

www.revistaaguasclaras.com.br

Edição nº 28, abril/maio de 2018

O SHOW DA ODONTOLOGIA DIGITAL Emerson Finholdt apresenta a técnica DSD

COWORKING Proposta inovadora é sucesso em Águas Claras

DECORAÇÃO Saiba como criar ambientes surpreendentes para sua casa

Lazer | Fitness | Nutrição | Moda | Gastronomia | Saúde | Cultura | Educação | Beleza | Tecnologia


EDUCAÇÃO COMPLETA EM UMA DAS MAIORES ESTRUTURAS FÍSICAS E DE ÁREA VERDE DO DISTRITO FEDERAL

Estudar no La Salle Águas Claras é mais que uma escolha, é um projeto de vida. O Colégio fundamenta-se nos princípios pedagógicos de São João Batista de La Salle traduzidos na formação humana e acadêmica de qualidade.

NíVeis de EnsinO EDUCAÇÃO INFANTIL

ENSINO MÉDIO

ENSINO FUNDAMENTAL I

TURNO INTEGRAL

A partir de 3 anos de idade

Anos Iniciais - Do 1º ao 5º ano

ENSINO FUNDAMENTAL II Anos Finais - Do 6º ao 9º ano

Da 1ª à 3ª série

Da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental Programa Bilíngue da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I

principais prOjetOs de aprendizagem EDUCAÇÃO INFANTIL Atividade Ecológica: Conscientiza sobre a importância da preservação do meio ambiente. Valores no Cotidiano Escolar: Oportuniza ações que criam condições para a vivência de valores. Ciranda da Leitura: Promove a leitura e o desenvolvimento das linguagens oral e escrita.

ENSINO FUNDAMENTAL I Escrevivendo: Produção de texto que trabalha os gêneros literários. Educação Financeira: Desenvolve a importância do uso consciente do dinheiro. Hábitos de Estudo: Construção de hábitos de estudo que favorecem o desempenho acadêmico do aluno.


Infraestrutura e Segurança Ambientes separados por níveis de ensino. Grande área verde e trilha ecológica. Fazendinha com horta, pomar, animais e lagos. Laboratórios, biblioteca e teatro. Centro Esportivo, campo de futebol e quadras de esporte. Área de lazer com parque rústico. Cozinha experimental. Laboratório Google. Auditório e salão de eventos. Sala de multimídia e Laboratório de Chromebook. Lanchonetes e restaurante. Plataforma Árvore de Livros. Escolas de música, inglês e robótica. Estúdio fotográfico e livraria. Enfermaria. Capela. Monitoramento interno com câmeras de segurança.

AtiVidades COmplementares Modalidades esportivas e artísticas: futsal, ballet, ginástica rítmica, street dance, vôlei, handebol, xadrez, basquete, natação, capoeira e judô. Aulas de musicalização infantil. Aulas e oficinas de teatro. Aulas de arte circense. Aulas de inglês e espanhol. Aulas de psicomotricidade. Colônia de férias. Oficina de redação. Plantão e monitoria de dúvidas. Saídas de campo e viagens pedagógicas. Orientação vocacional e profissional. Turno Estendido. Serviço Entardecer.

ENSINO FUNDAMENTAL II Cidades Históricas: Contato com a cultura e a arte das regiões nas quais as heranças culturais e naturais do Brasil são preservadas. 9º Ano de Cara Nova: Professores conectados às novas tecnologias de aprendizagem. Jogos Matemáticos: Desenvolvem o raciocínio lógico-matemático e ampliam as habilidades utilizando atividades lúdicas.

ENSINO MÉDIO Feira das Nações (Fenações): Debate de temas de relevância mundial, com apresentações culturais. PAS no Palco: Apresentação de teatro baseada nas obras indicadas no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília. Produção de Cosméticos e de Produtos de Limpeza: Aplicação do conhecimento estudado em Ciências da Natureza e Linguagens na elaboração de produtos biodegradáveis.

PROJETOS GERAIS Mostra Cultural: Atividades de cunho científico e cultural, ampliando a rede de informações e de conhecimento dos alunos. Superação: Grande gincana com diversas atividades educativas (provas e desafios) que envolvem estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e professores em equipes mistas. Temas Transversais: Bullying, drogas, sexualidade e etnias. Programa Mentelnovadora (Mind Lab): Desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio.

Quadra 301 AE S/N

(61) 3435.5858

lasalle.edu.br/aguasclaras

/lasalle.aguasclaras

/lasalleaguasclarasdf


Revista Águas Claras

A R E V I S TA DA N O S S A C I DA D E

| EDITORIAL

EDITORIAL O que já era bom ficou ainda melhor! A partir de agora, além da edição bimestral impressa, a Revista Águas Claras terá uma versão digital mensal. Acompanhe e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Para ter acesso aos melhores conteúdos, inscreva-se em nossa lista de transmissão do WhatsApp e receba as próximas edições, notícias em tempo real e promoções exclusivas. Basta adicionar o número (61) 9 9908-9100 à sua lista de contatos, enviar um “olá” e pronto! Você receberá tudo em primeira mão. Aproveite a leitura! Equipe da Revista Águas Claras

Comunique-se conosco por meio de nossos canais de relacionamento. Fale de suas experiências, do amor que sente por Águas Claras e de que maneira a revista tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. Sua opinião é muito importante para nós!

revistaaguasclaras www.revistaaguasclaras.com.br contato@revistaaguasclaras.com.br Foto da capa: André Kazuo

| EXPEDIENTE DIRETOR EXECUTIVO Orlando Antunes EDITORA Laise Tallmann ADMINISTRATIVO/ FINANCEIRO Sérgio Ricardo Silva

COMERCIAL Fernando Vianna Sandra Regina REALIZAÇÃO Clik Mais PROJETO GRÁFICO OFSO Soluções

DIAGRAMAÇÃO IMAD

CTP IMPRESSÃo E ACABAMEnTo

CONTATO

TEIXEIRA GRÁFICA E EDIToRA

61

3034 0000

DISTRIBUIÇÃo GRATUITA

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO Felicittà Shopping (Praça de Alimentação) Vitrinni Shopping (ao lado do Grand China) Metrópole Shopping (Chiquinho Sorvetes) Casa de Biscoitos Mineiros Rubinho Restaurante Cinco Estrelas Casa de Pães Supermercado Bem Melhor


7


SUMÁRIO | 10

MATÉRIA DE CAPA

18

NEGÓCIOS

20

DECORAÇÃO

22

BELEZA

24

SAÚDE

28

EDUCAÇÃO

30

CIDADE

O Show da Odontologia Digital Congresso divulga, em tour nacional, novidades tecnológicas da odontologia Conhecendo um pouco de Coworking

Saiba como criar ambientes surpreendentes para sua casa

Saiba mais sobre a Terapia Capilar (Tricologia) Você range ou aperta os dentes enquanto dorme? Agora é Lei! Escolas do DF devem inserir Educação Moral e Cívica na grade curricular

Rede La Salle do DF apoia corrida infantil

NOSSOS COLUNISTAS

32

Fernando de Castro Velloso Corpo e mente em harmonia

34

Janguiê Diniz Educação e a desigualdade estampada no orçamento público


9


Matéria de Capa

O SHOW DA ODONTOLOGIA DIGITAL CONGRESSO DIVULGA, EM TOUR NACIONAL, NOVIDADES TECNOLÓGICAS DA ODONTOLOGIA Por Lidiane Makena

Time DSD reunido em São Paulo. Da esquerda para a direita: Emerson Finholdt, Francis Coachman, Christian Coachman, Rafael Pocztaruk e Felipe Miguel.

T

rês instrutores oficiais do DSD – Digital Simile Design é uma técnica digital de projetar sorrisos de acordo com a face, criada pelo dentista brasileiro Christian Coachman – revezam-se no palco durante um dia de palestras. Os cirurgiões dentistas Emerson Finholdt (DF), Felipe Miguel Saliba (RJ) e Rafael Pocztaruk (RS) falam sobre odontologia e os benefícios do avanço das tecnologias digitais ao dia a dia da profissão.

10


Revista Águas Claras

Primeira Edição DSD Show - Braília, 2016

“O DSD Show Tour Nacional visa facilitar o acesso do maior número possível de dentistas ao conhecimento da técnica DSD”,

(Emerson Finholdt - DF)

Fotos, vídeos e demonstração prática de atendimento a um paciente ao vivo compõem a didática que pretende facilitar o conhecimento a profissionais com variados níveis de experiência. Ao final, um happy hour com show ao vivo encerra a programação do DSD Show, um congresso de odontologia digital que está na terceira edição, mas pela primeira vez parte em tour nacional para divulgar a evolução do denominado formato analógico de atendimento para o fluxo digital de trabalho no consultório odontológico. Quatro capitais brasileiras compõem o roteiro que se inicia no dia 20 de abril, em Goiânia (GO), em seguida passa pelo Rio de Janeiro (RJ), segue para Porto Alegre (RS) e encerra-se, no final do ano, em Brasília (DF).

Emerson Finholdt fala sobre análise facial para diagnóstico e plano de tratamento

11


Matéria de Capa

“O DSD Show Tour Nacional é um evento sem fins lucrativos que, apoiado por patrocinadores, representantes das novas tecnologias, visa facilitar o acesso do maior número possível de dentistas ao conhecimento da técnica DSD”, é o que afirma um dos idealizadores do congresso, Emerson Finholdt. De acordo com o protesista, a ideia de percorrer o país segue o exemplo do projeto implantado em nível internacional por Christian Coachman. “Ele ministra palestras que divulgam o DSD pelo mundo. E nós, como instrutores oficiais, decidimos criar um evento que pudesse rodar também o Brasil e garantir que, por um preço acessível, mais dentistas possam conhecer a técnica e a odontologia digital como um todo”, enfatiza. Segundo Finhodt, o DSD é uma técnica que revolucionou não apenas a estética odontológica, mas influencia também todas as especialidades da odontologia. “O planejamento é o passo mais importante dentro de um tratamento odontológico e o DSD é a ferramenta que possibilita à odontologia (estética e funcional, Rafael Pocztaruk aborda planejamentos cirúrgicos e ortodônticos cirúrgica, ortodôntica, periodontal) a obter resultados precisos e previsíveis, por isso é tão imBarbosa conta que implementou a prática da odontologia digital portante difundir este conhecimento”, diz. no consultório dela após o congresso. “Com o DSD Show conA cirurgiã dentista, participante da segun- segui enxergar em pouco tempo os benefícios que a odontologia da edição do DSD Show – 2017, Cínthia Maria digital pode trazer para o consultório. O DSD é importante porque traz a praticidade e a segurança do digital para a odontologia diária. E o paciente fica satisfeito com o resultado de um trabalho entregue em menos tempo. É um sucesso da nossa odontologia atual”, comemora.

“A gente tem que correr atrás dessas novas tecnologias para estar sempre à frente do mercado odontológico e dar o melhor aos nossos pacientes”, (Rafael Pocztaruk - RS)

12

O cirurgião bucomaxilofacial e implantodontista Eduardo Nascimento destaca a simplicidade didática e o acesso à informação propostos pelo DSD Show aos dentistas que buscam atualização. Nascimento planeja cirurgias a partir da odontologia digital. E diz que a técnica DSD precisa conquistar ainda mais espaços. “A grande dificuldade hoje é que nem todos os profissionais têm acesso à essa tecnologia. Por isso este congresso é importante. Imagino que num período muito curto a técnica vai estar difundida por todo o Brasil”, comenta. E sentencia: “O digital veio para ficar: uma vez que você entra na tecnologia digital, você vê que é impossível continuar trabalhando da forma analógica”.


Revista Águas Claras

Benefícios da odontologia moderna Quando se fala em odontologia digital, incluem-se todos os equipamentos e processos que envolvem as novas tecnologias, desde os scanners intraorais até softwares nos quais a finalidade são os planejamentos estéticos do sorriso. O protesista e implantodontista Rafael Pocztaruk, concorda que o avanço da tecnologia odontológica segue, atualmente, a tendência evolutiva digital do mundo e que é um processo positivo no auxílio às tarefas diárias. Para ele, a odontologia digital otimiza a odontologia analógica e, portanto, complementam-se: “Com a odontologia digital eu talvez consiga enxergar mais coisas que, praticando a analógica, eu demorava mais tempo para conseguir enxergar. Portanto, a odontologia digital facilita a vida de todo mundo”. Pocztaruk observa a necessidade de atualização do profissional dentista e diz que a odontologia digital progride cada vez mais rápido. “A gente tem que correr atrás das novas tecnologias para estar sempre à frente do mercado odontológico e dar o melhor aos nossos pacientes. E o DSD Show é uma oportunidade de mostrar aos colegas dentistas que é possível praticar essa nova odontologia mesmo com pouco investimento”, afirma.

“Usuários do conceito ‘Odontologia Digital’ não realizam a transição da odontologia analógica para a digital da noite para o dia. Existe uma curva de aprendizado”,

(Felipe Miguel Saliba - RJ)

Paciente ao vivo: Felipe Miguel demonstra protocolo fotográfico

É o que também afirma o protesista e periodontista Felipe Miguel Saliba quando fala da mudança na rotina clínica promovida pela adoção da odontologia digital. “Quando o cirurgião dentista nota que muitos procedimentos, que antes eram complexos e demorados, podem ser feitos de forma mais simples e rápida, isso vai fazendo com que o interesse do profissional por esse aprendizado aumente e, com isso, a sua capacidade de produtividade também aumenta, gerando resultados mais positivos e lucrativos”, relata. Para Felipe Saliba, o advento da odontologia digital irá beneficiar o dentista que preserva a boa conduta nos procedimentos analógicos. De acordo com ele, os “usuários do conceito ‘Odontologia Digital’, não realizam a transição da odontologia analógica (antiquada) para a odontologia digital (moderna) da noite para o dia. Existe uma curva de aprendizado, sem deixar que a Odontologia analógica perca a importância”. Digital versus analógico Quando questionado sobre as diferenças entre odontologia digital e analógica e em que parâmetros elas influenciam a prática odontológica atualmente, Christian Coachman também enfatiza o protagonismo do profissional. O criador do DSD alerta para a atenção à importância da implementação dos processos analógico e digital focada no conhecimento. “É importante frisar que o conhecimento odontológico básico é fundamental, independente da tecnologia. Quer dizer, ser um bom dentista não depende da tecnologia. Ser um bom dentista é fundamental para aproveitar

13


Matéria de Capa

dessa tecnologia”, afirma. Coachman vê a evolução da odontologia digital como um processo mundial devido à globalização e à interação dos dentistas por meio das mídias sociais. Para ele, hoje há semelhanças na odontologia de qualidade por todo o Planeta. “O Brasil, sem dúvida, hoje tem uma das melhores odontologias do mundo e por isso também vem abraçando as tecnologias, apesar de todas as dificuldades, e gerando profissionais que inovam e que criam soluções dentro dessa nova odontologia”, diz. Coachman salienta que o avanço, e viabilidade, tecnológico e o fluxo digital implantado em consultório garantem previsibilidade, eficiência e redução de custos aos processos, melhora a qualidade na comunicação e o atendimento aos pacientes. Ele ratifica o apoio ao DSD Show e afirma ser favorável ao ensino de fluxos modernos e à implementação de novidades na odontologia, uma vez que o mercado para a profissão está em constante mudança. “Espero que as pessoas, participantes deste curso, se motivem a implementar essas novas ideias e tenham energia para saírem de suas zonas de conforto”, diz. E finaliza: “O profissional moderno não só deve estar focado em criar ou suprir o paciente com um tratamento de qualidade, mas ir muito além disso e gerar toda uma experiência única e motivadora, que faz com que o paciente valorize ainda mais a nossa profissão”. Odontologia digital ao alcance de todos “A odontologia digital vem ganhando espaço e este é um caminho que não tem mais volta”, afirma Emerson Finholdt, que acaba de implantar o serviço delivery de escaneamento digital Scan

Escâner Intraoral CS 3600 da Carestream

14

“Conhecimento odontológico básico é fundamental, independente da tecnologia. Ser um bom dentista é fundamental para aproveitar dessa tecnologia”, (Christian Coachman)

Service, para atender Brasília e região. O serviço atende aos dentistas que desejam proporcionar conforto, previsibilidade e agilidade na execução dos procedimentos durante o tratamento odontológico. “O intuito, em 2018, é trazer os dentistas para o mundo digital, mesmo que esses não tenham equipamentos ou capacidade de investimento, pois não é necessário grande investimento para praticá-lo”, afirma Finholdt. O escaneamento digital é uma cópia tridimensional da cavidade oral ou de modelos odontológicos. O serviço Scan Service pretende disponibilizar uma ferramenta da odontologia

Dentistas concentrados na demonstração do DSD


Revista Águas Claras

digital para aqueles dentistas que não podem ou não pretendem de Scan Service, também atende pacientes comprar essa tecnologia, que ainda é considerada muito cara, com a mais alta tecnologia nas seguintes mas querem ter acesso a ela por meio de um simples aluguel. especialidades: odontologia estética, prótese, implantodontia, ortodontia e odontopediatria. Para solicitar o escaneamento delivery o dentista precisa Agende uma consulta e conheça o melhor da se credenciar. Para tanto, deve participar de um curso com odontologia digital em Brasília. duração de oito horas, onde serão ministradas palestras para que ele entenda o fluxo de trabalho digital. Só então estará apto a (61)3563-4982/ 98138-9610 contratar o serviço por agendamento, de acordo com a própria necessidade. O serviço Scan Service funciona da seguinte forma: após credenciar-se, com as orientações recebidas durante o curso, o dentista agenda os horários desejados e paga pelo o serviço que ele solicitou. Depois de feito o escaneamento, o arquivo da moldagem digital segue, via Internet, para o laboratório onde será executado o trabalho. A visita para o escaneamento intra-oral de um paciente dura, em média, 15 minutos. Portanto, elimina-se a moldagem convencional, despesas com postagens e uma série de fatores que atrasam o resultado de um tratamento. Emerson Finholdt explica que todos os dentistas podem se credenciar e garantir os benefícios do escaneamento digital para o paciente, que incluem conforto, agilidade, isenção de dor, previsibilidade de resultado e rapidez. “O escaneamento atende a todas as especialidades que tenham a necessidade de moldagens ou cópias fieis da cavidade oral ou modelos de gesso pré-prontos”, pontua. O Scan Service é oferecido pela clínica Emerson Finholdt Odontologia Integrada, que fornece os seguintes serviços: escaneamento intraoral; enceramento diagnóstico 3D; confecção de alinhadores ortodônticos; confecção de guias cirúrgicos periodontais para plástica gengival; guias cirúrgicos para implante e; guias cirúrgicos para cirurgia ortognática. A clínica Emerson Finholdt Odontologia Integrada situase na praça do DI, em Taguatinga. Além de oferecer os serviços

“Espero que as pessoas, participantes deste curso, se motivem a implementar essas novas ideias e tenham a energia para saírem de suas zonas de conforto”, (Christian Coachman)

15


Negócios

CONHECENDO UM POUCO DE COWORKING Por Débora Figueiredo

O que é Coworking? Traduzindo literalmente, significa “trabalhando junto”. Mas a expressão inglesa foi emprestada para um novo tipo de negócio, onde trabalhar junto é apenas uma das suas características. Os também denominados escritórios virtuais são locais que reúnem toda a estrutura necessária para que outras empresas e profissionais liberais se instalem rapidamente e desenvolvam seus negócios. Estes espaços contam com os equipamentos, instalações e serviços que um escritório tradicional teria, porém compartilhados. Além da redução de custos, o Coworking favorece a troca de experiências entre seus integrantes, promove e fortalece as suas redes de contatos.

18

Essa nova forma de se instalar vem ganhando espaço entre os profissionais das mais diversas áreas de atuação, principalmente nas grandes capitais, num movimento que não é apenas brasileiro, mas global. Quais são os benefícios do Coworking? Yasmim Figueiredo, gerente executiva do Vista Offices, elenca os principais: 1 - Networking Você deve estar se perguntando: mas como o networking pode ajudar nas minhas vendas? A resposta é: o networking, por si só, já é uma venda. Quando você lida com pessoas diferentes, você já está praticando uma venda de forma inconsciente. Um dos benefícios do Coworking é ser um ambiente propício ao networking, você tem grandes oportunidades de se vender como profissional ou de apre-


Revista Águas Claras

sentar seus produtos e serviços a pessoas de nichos semelhantes ou diferentes. Pode até mesmo montar promoções para quem faz parte do Coworking. Uma rede de bons contatos é tudo o que você precisa para crescer suas vendas. 2 - Redução de custo fixo Custo fixo é aquele que ocorre todo mês, independentemente de você vender ou não, ou estar de férias! É o aluguel, a secretária, a internet, o condomínio. É algo que você não tem um retorno diretamente, mas que também não pode evitar gastar com isso. E se você pudesse alocar esses custos para investir no que vai realmente lhe trazer um retorno direto? Com o Coworking você pode. Ao decidir por esse método, você destina todo o tempo e recursos para investir em estratégias realmente importantes à sua atividade-fim e fica despreocupado com questões operacionais. Além disso, não há preocupações com a pia que entupiu, a secretária que saiu de férias, a limpeza do filtro do ar-condicionado, a internet que falhou. 3 - Investimento inicial zero e customização Com o Coworking você não precisa desembolsar uma fortuna para comprar móveis, ar-condicionado, cabeamento para internet, etc. Você já tem tudo isso disponível para o seu uso ao valor de apenas uma mensalidade, customizada para o que você realmente precisa. Sim, porque você só

contrata os serviços que precisa. Muitos profissionais trabalham em casa e se valem do escritório apenas para receber seus clientes. Outros precisam apenas domiciliar a sua empresa. Há ainda os que querem um lugar tranquilo e propício à concentração para trabalhar. E tem também empresas que querem tudo, inclusive uma sala privativa. Agora é focar em suas vendas! Colaboraram para esta matéria: Luciane e Yasmim do Vista Offices, Fábio Thomas – contador e coworker, e Hugo Diniz – advogado e coworker. 19


Decoração

SAIBA COMO CRIAR

AMBIENTES SURPREENDENTES PARA SUA CASA ESPECIALISTA EM DESIGN DE INTERIORES ORIENTA AS MELHORES OPÇÕES PARA DEIXAR O LAR MAIS AGRADÁVEL Por Graciliano Cândido

Águas Claras é uma cidade jovem, completando 15 anos de existência, concentra os maiores arranha-céus do Distrito Federal. Os seus mais de 135 mil habitantes precisam ser criativos, antenados nas tendências para decorar, mobiliar e promover um ambiente cada vez mais harmônico e intimista. A Revista Águas Claras conversou com a Design de Interiores Fernanda Magalhães, experiente no assunto, para trazer dicas e orientações fundamentais para quem busca um ambiente mais agradável. Mesmo para aqueles que preferem se aventurar e soltar a criatividade 20

quando o assunto é dar um “tapa no visual”, recomendamos consultar um especialista, visto que ele é o profissional que pode oferecer as melhores ferramentas. Segundo Fernanda, o primeiro passo é sabermos a tendência. O ano de 2018 traz cores em tons de roxo, portanto, esse é o ponto de partida. “Depois de estudos de comportamentos e análises de tendências, o grupo formado pelas marcas de tintas nacionais e internacionais elegeu o Ultra Violet, um tom forte de púrpura, que comunica originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”, detalha. Transformar o ambiente em algo que agrade toda a família é fundamental e, segundo a especialista, não há empecilhos para isso, sejam financeiros, de tamanho, ou para residências alugadas, em que podem ocorrer algumas limitações. “Para todos os estilos, o projeto vai atuar de forma prática e versátil.


Revista Águas Claras

Se você quer incrementar detalhes surpreendentes e ares de um ambiente acolhedor e inovador é fundamental investir em um profissional”, observa Magalhães. Para os especialistas, desenvolver um projeto sem o acompanhamento adequado pode ser mais oneroso, visto que a falta de experiência pode trazer prejuízos ou gastos extras, tanto em matéria-prima, quanto com os executores do projeto de móveis e decoração. “Conseguimos fazer a leitura do desejo do cliente, alinhar a necessidade de uma decoração elegante, cheia de estilo com soluções práticas e mais criativas”. A moradora de Arniqueiras e auxiliar de farmácia, Carina Belchior, está com a missão de reformar a casa onde mora para ter um ambiente mais amplo e agradável. Além de fazer mudanças na garagem, piso e pintura, jardinagem e teto, a casa está passando por mudanças no telhado, onde havia infiltrações. “A maior dificuldade é conviver com a obra, estamos pensando até em alugar um outro imóvel para ficar, enquanto finalizamos os reparos”, diz Carina, que resolveu fazer o investimento, visto que a estrutura da casa era antiga e precisava de uma harmonização visual e toque de requinte.

menos poluído fica o visual e facilita manter a organização em dia”. A design completa informando que investir em móveis atemporais e de boa qualidade permite que a decoração fique sempre atual e evita as substituições frequentes de peças pelo desgaste ou porque estão fora de moda. A realidade do morador de Águas Claras pede estilos compactos e que atendam a necessidade e essa é uma tendência tanto da cidade como dos novos empreendimentos. Para isso, é necessário se atentar para reduzir móveis grandes para os essenciais, práticos, além da preocupação ambiental e sustentável. “Podemos refinar o olhar para peças sustentáveis, com toque de brasilidade e, ainda, aproveitar aquele móvel herdado pela família que está precisando de uma restauração, e que pode virar a grande estrela da casa”, enfatiza. Sair do convencional é primordial para criar identidades únicas. Considerando esse aspecto, os paradigmas são superados. A design de interiores explica que inovação, criatividade e ousadia podem guiar e deixar o local descolado. “Colocar livros, revistas e quadros no chão pode ser a dose de impacto, personalidade que seu ambiente precisa. Usados de uma maneira não convencional, podem invadir a casa como itens decorativos e esbanjar criatividade. Que tal usar uma pilha de livros ou de revistas como uma mesa de canto ou apoiar um quadro grande no chão? O efeito pode ser surpreendente. O que para uns é muito ousado para outros é autenticidade”, detalha Fernanda.

Na sala ou no quarto, nem sempre é obrigatório ter cortinas; outras formas podem ser utilizadas para ter um ambiente mais priAssim como em moda, designer também se- vativo e com isolamento da luz natural. “Nem todo mundo gosta gue o mesmo roteiro, menos é sempre mais, agre- de cortinas, há quem prefira uma aparência clean, bem iluminada, ga ao ambiente. “Não precisa de vários elementos com os vidros à mostra e paisagem exposta. E ainda tem aqueles para deixar a sua decoração linda, o seu espaço quem não usam devido à alergia à poeira ou fungos. Caso você pode esbanjar charme com poucas e boas peças. opte por não vestir sua janela, o mercado oferece alternativas para Além do mais, quanto menos objetos você tiver, garantir a privacidade dos vidros e até insulfilm”, recomenda.

21


Beleza

VOCÊ SABIA? A Denise Braga

Imagem de uma dermatostcopia

Imagem de uma dermatoscopia

Imagem de uma Tricoscopia

22

Terapia Capilar ou Tricologia é uma matéria que tem apenas 25 anos de mercado e ainda é pouco divulgada e estudada. Clínicas de Terapia Capilar são raras, mas eficientes em resolver problemas como queda, quebra, desidratação e seborreia, com tratamentos coerentes a cada bolso, de acordo com a avaliação personalizada realizada.

Essa avaliação pode ser uma Dermatoscopia para os casos mais simples, uma Tricoscopia para casos pouco esclarecidos, ou, até mesmo, perfil de DNA para avaliações mais profundas de alopecias. Quando o caso é uma insatisfação estética, entra em cena a Tricoscopia de luz polarizada, que vai a fundo no fio, descobrindo até porque seus produtos em casa não estão fazendo efeito ou o porquê de seu cabelo não crescer no mesmo ritmo que o de suas amigas. Depois de uma análise minuciosa, é proposto um programa de tratamento para sanar as deficiências encontradas. Se o seu caso não estiver ao alcance da terapia, você será encaminhado a procurar um especialista da área afim. O melhor é que existe uma clínica especializada bem próxima

de você, em Águas Claras, pertinho de tudo e tem fácil acesso, pois fica em frente à estação do metrô, na Boulevard Norte, Edifício La Belle Maison Personnalisee e chama-se FIOS SPA, empresa consolidada em Brasília desde 2005, com unidades em outras regiões e comandada por Denise Braga, tricologista, cosmetóloga e cabeleireira desde 1999, quando a profissão estava nascendo, autora de publicações na área e renomada educadora, com fluência entre as indústrias de cosméticos.

Fios Spa (61) 3011-2100 (61) 9 8151-9696


Revista Ă guas Claras

23


Saúde

VOCÊ RANGE OU APERTA OS DENTES ENQUANTO DORME? Por Adriane Amorim

A ansiedade e o estresse podem ter efeitos bastante negativos na saúde bucal do ser humano. Um dos sinais mais comuns dessa relação é o ranger e/ou apertar dos dentes. Esses fenômenos são denominados de bruxismo e apertamento dental, os quais implicam em movimentar a mandíbula para frente e para trás ou para os lados ou simplesmente travar os dentes. Trata-se de desordens funcionais ou parafunções que ocorrem predominantemente durante o sono, mas podem ocorrer durante o dia em momentos que demandam mais estresse. Os efeitos destas parafunções prejudicam de maneira considerável e progressiva a qualidade de vida e saúde da maioria das pessoas. São ações inconscientes e atuam de maneira silenciosa, causando dores musculares, sensibilidade nos dentes, 24


Revista Águas Claras

dores na face, nos músculos, no pescoço, na cabeça e até nos ouvidos; capaz de desgastar os dentes, comprometendo a função mastigatória e a estética do sorriso.

profissional especializado, capaz de diagnosticar os fatores causadores do bruxismo e mensurar as consequências destas patologias.

O bruxismo e o apertamento, se não tratados adequadamente, podem causar danos irreversíveis nos dentes e nas articulações da mandíbula (articulações temporomandibulares), bem como na musculatura facial e cervical.

As anormalidades na mordida e os dentes desalinhados podem contribuir para o bruxismo. E quando observado em crianças, é fundamental investigar alergias e/ou dificuldades respiratórias.

O bruxismo e o apertamento dental estão relacionados a fatores emocionais e de estresse que, associados a problemas na mordida e/ou disfunções temporomandibulares, pioram bastante os sinais e sintomas dessas anomalias. Perceber que se range os dentes não é uma tarefa fácil! Normalmente a pessoa percebe o problema quando os efeitos do bruxismo começam a se tornar visíveis, como por exemplo a “diminuição dos dentes”. Isso ocorre porque o ato de ranger os dentes provoca desgastes acentuados, comprometendo a harmonia do sorriso. Além disso, o indivíduo que possui bruxismo e apertamento apresenta fadiga muscular, dores cervicais e desconforto nos ouvidos, principalmente ao acordar. Tais desordens funcionais podem atrapalhar o sono, dificultando o descanso e a tranquilidade durante a noite. Os problemas respiratórios podem exacerbar o bruxismo, além de contribuir para os distúrbios do sono. O apertamento dental, embora não cause desgastes nos dentes na mesma proporção do bruxismo, é tão maléfico quanto, pois pode causar traumas dentários, trincas nos esmaltes dos dentes, além de espasmos e fadiga muscular facial constante. As cefaleias e dores cervicais são comuns nesses casos. Contudo, há soluções efetivas para o bruxismo e o apertamento dental. O primeiro passo é identificar o problema e as causas predominantes. A ansiedade está quase sempre associada, piorando o quadro do bruxismo. Portanto, é imprescindível a avaliação junto a um

É comum que o profissional preconize uma placa de mordida para o uso noturno para proteger os dentes e as articulações mandibulares, diminuindo, assim, os efeitos do bruxismo e do apertamento. Podem ser associados ao tratamento, medicamentos ou o botox de modo terapêutico, auxiliando na redução da hiperatividade muscular. Entretanto, a consulta prévia ao profissional é de extrema importância, pois ele identificará o problema e orientará o melhor tratamento a ser realizado para cada tipo de pessoa. E se ainda a pessoa apresentar problemas na mordida, poderá ser necessário o Tratamento Ortodôntico (com aparelhos ortodônticos) e até mesmo a reabilitação bucal, dependendo do grau de perda de estrutura dentária, onde será feita a reconstrução dos dentes que foram desgastados. Dormir bem, alimentar-se e beber água de forma adequada, fazer exercícios físicos regularmente, organizar o tempo e as atividades diárias são fatores que contribuem de forma significativa para o controle do bruxismo e do apertamento dental. A ansiedade e o estresse devem também ser combatidos na medida do possível. Todas essas atitudes juntas e regulares contribuirão para manter a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Consultar quem entende do assunto é a melhor saída para prevenir, controlar e tratar tais patologias. Lembrem-se, a maioria das pessoas não sabe que aperta ou range os dentes durante o sono. Buscar informações e soluções para o problema é o melhor caminho. Mais Informações: (61) 3351-2003 / 98473-2009 clinicaodontoamorim@gmail.com

25


Educação

AGORA É LEI!

ESCOLAS DO DF DEVEM INSERIR EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA GRADE CURRICULAR Da Redação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), derrubou o veto do Governo de Brasília e aprovou a Lei 6.122/2018 de autoria do deputado distrital Raimundo Ribeiro que visa inserir o tema Educação Moral e Cívica como conteúdo transversal no currículo escolar (escolas públicas e privadas). Publicada no Diário Oficial, a norma dá prazo de 120 dias para que o Conselho de Educação do DF faça a regulamentação. Isso significa que as escolas devem começar a aplicar o conteúdo até, no máximo, começo de julho. Essa iniciativa tem como principal objetivo o desenvolvimento e participação de crianças, jovens e adolescentes na sociedade. De maneira que contribuam para uma construção mais ética, com mais civilidade, do nosso país”, argumentou Ribeiro. “Atualmente, infelizmente, estamos diante de um quadro de valores destorcidos. Estamos deixando de lado a solidariedade, por exemplo. Isso, não pode continuar, temos que buscar soluções para frear. Precisamos, sim, ensinar aqueles que serão o futuro do nosso país”, observou o parlamentar. 28


Revista Águas Claras

Ribeiro pontua os ensinamentos da disciplina: aprimoramento do caráter com apoio moral, dedicação à família e à comunidade, preparo para exercício das atividades cívicas, fundamento moral no patriotismo e na ação construtiva, sempre visando o bem. “Pode ser ensinado por exemplo, a história da bandeira do Brasil, o hino, bem como a vida e a trajetória Juscelino Kubitschek. A moral é o conjunto de regras adquiridas por meio da cultura, educação, tradição e do cotidiano, que orienta o comportamento humano. “Cabe ressaltar que a disciplina não vai catequisar, mas tem a finalidade de estimular a reflexão do pensamento voltado aos valores éticos e morais”, explicou Raimundo Ribeiro. Juntamente com a disciplina, é importante que a família também participe desse processo, afinal, o que é aprendido em casa é levado para as ruas. “A ideia é que essa disciplina possa também construir um elo entre a criança/jovem/adolescente e seus familiares. Precisamos que os parentes trabalhem essas questões em casa. Uma vez que eles são o primeiro grupo social do indivíduo”, afirmou o parlamentar. Ribeiro lembrou que na família são construídos os valores morais e éticos e que com as convivências do cotidiano essas questões são lapidadas de acordo com as influências, que podem ser positivas ou negativas. “Por esse motivo ressalto

a necessidade de tratar esse assunto também fora de casa. E, o melhor lugar é na escola”, completou o deputado. Pontos importantes Inserir o tema Educação Moral e Cívica como conteúdo transversal no currículo escolar é promover o aprimoramento do caráter e o preparo do cidadão para o exercício de direitos e deveres com fundamento moral na Constituição Federal. É importante ressaltar os tópicos mais relevantes desta lei: •

Incentivo à reflexão do pensamento voltado aos valores éticos e morais;

Aprimoramento do caráter com apoio moral;

Dedicação à família e à comunidade;

Preparo para exercício das atividades cívicas;

Fundamento moral no patriotismo e nas ações construtivas. 29


REDE LA SALLE DO DF APOIA CORRIDA INFANTIL Cidade

Por Renato Filho Coordenador de Comunicação La Salle Águas Claras

Na manhã de domingo (11/03), no Colégio La Salle Águas Claras, aconteceu a 1ª etapa do Conta Passinhos, considerado o maior circuito de corridas do Centro-Oeste. Este ano, a edição teve como apoiadora master a Rede La Salle do Distrito Federal, representada pelas unidades de Águas Claras, Brasília, Núcleo Bandeirante e Sobradinho. O evento organizado pelo Centro de Treinamento Conta Passos, destinado a crianças de 2 a 12 anos de idade, tem como objetivo incentivar a prática esportiva que proporciona integração, inclusão social e desenvolve aspectos cognitivos, emocionais e motores. Apesar do dia nublado, a chuva não conseguiu diminuir a beleza do evento, que teve uma programação especial para as crianças, com pintura de rosto, distribuição gratuita de pipoca, circuito de kart, passeio na fazendinha, bubble game e palhaços para entreter a garotada. No dia anterior, cada atleta ganhou um kit de corrida composto por camiseta, garrafinha e um copo personalizado. Antes da saída da primeira largada, os pequenos atletas participaram de um aquecimento coletivo. Eles estavam empolgados, afinal todos queriam subir no pódio e ganhar o troféu destinado aos três primeiros lugares de cada categoria. Ao término da corrida, todos receberam uma medalha de participação, bola personalizada, picolé e suco para se refrescarem. “A Conta Passinhos foi uma excelente oportunidade de confraternização familiar. As crianças 30

se divertiram e se sentiram importantes por esse momento. E o mais legal é a valorização do esporte, pois eles já começam desde pequenos a perceberem essa importância” destacou, Juliany Araújo, mãe do Nicolas Araújo, 2 anos, que correu pela primeira vez na corrida infantil. A universidade Unilasalle, que possui polo EAD nas unidades do La Salle Núcleo Bandeirante e Sobradinho, também estava presente na corrida, distribuindo brindes e dando informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação. Para encerrar a competição, os pais e mães das crianças foram convidados a correr e se divertir. A organização do evento informou que, nesta primeira etapa, mais de 1500 pessoas prestigiaram a corrida infantil.


CUIDADOS AO SE ADQUIRIR UM IMÓVEL Adquirir a tão sonhada casa própria requer atenção e cuidados especiais para que um sonho não se torne um verdadeiro pesadelo. Ao optar por adquirir um imóvel, a pessoa deve ter planejado o tipo de bem que procura e manter controle emocional para não assumir um compromisso maior do que pode suportar. É necessário, ainda, exigir e conferir com atenção toda a documentação necessária, com relação ao próprio imóvel, aos vendedores e também a sua, na condição de comprador, para que uma eventual surpresa não venha a interferir na aprovação de financiamento, se for o caso. Quanto à documentação do imóvel, o primeiro passo é solicitar junto ao Cartório de Registro de Imóveis da Região a certidão de ônus reais deste, a fim de verificar a eventual existência de impedimentos para transferência do bem. Dentre outras análises mais profundas que cada caso em particular pode exigir, algo importante a se verificar é se houve expedição e averbação da carta de habite-se do empreendimento, documento que certifica a conclusão da obra, principalmente para os casos de imóveis adquiridos diretamente da construtora ou para compra de ágios de imóveis adquiridos originariamente em construção, uma vez que a ausência de tal averbação impede a contratação de financiamento bancário. Procure saber também o histórico financeiro e administrativo do imóvel junto ao condomínio. Exija a certidão negativa de débitos emitida pelo responsável da área (síndico ou empresa)

Economia

que o represente. A obtenção de certidão emitida pela fazenda pública é igualmente necessária para comprovar a inexistência de débitos relativos a IPTU – Imposto Territorial Urbano e/ou TLP – Taxa de Limpeza Pública. Achado o imóvel desejado, no momento da negociação o vendedor pode exigir do comprador um sinal, para garantir que o contrato será cumprido. Aqui a sugestão é ajustar um sinal que não seja superior a 30% (trinta por cento) do valor do imóvel, pois, não sendo possível, por algum motivo, a finalização do contrato, aquele que pagou o sinal poderá perder o valor em favor do vendedor. Em sentido contrário, se aquele que der causa a não concretização do contrato for o vendedor, que recebeu o sinal, este poderá ser obrigado a devolvê-lo em dobro, a depender do ajustado contratualmente. Por estas razões, para que ambas as partes não corram riscos significativos, se sugere o arbitramento máximo do sinal em 30% do valor da venda. No momento da aquisição também é interessante verificar as condições do empreendimento, pois o planejamento de uma grande reforma ou a necessidade de uma eventual revitalização da fachada, por exemplo, podem trazer grande impacto ao valor da taxa condominial e obstruir de alguma forma seu planejamento financeiro. Não tendo experiência na área, o melhor a se fazer é buscar um profissional que possa auxiliar na análise da documentação e elaboração dos contratos.

31


Nossos Colunistas

CORPO E MENTE EM HARMONIA Padrões de beleza física continuam sendo motivo de preocupação constante, tanto para homens quanto para mulheres. E modernamente com tal intensidade que, em muitos casos, chegam a se constituir em inquietação de ordem superior, em obsessiva perseguição a medidas e formas impostas pela

FERNANDO DE CASTRO VELLOSO Engenheiro e Professor de Língua Portuguesa

32

mídia. De certa forma tem até recrudescido a busca por formas físicas perfeitas, à semelhança das que são estampadas e apregoadas em revistas. Ignorando quase propositalmente que boa parte de imagens divulgadas resultam de cuidadosos trabalhos produzidos com uso de modernos recursos de computação, determinadas pessoas se impõem verdadeiros sacrifícios, procurando atingir aqueles ideais de beleza que lhes são apregoados, estampados em fotografias estrategicamente preparadas. Constata-se, então, um grave erro, uma grande inversão: em vez de empenho por um corpo equilibrado e saudável, cometem-se excessos, com adoção de hábitos nocivos e desregrados, alguns absolutamente condenáveis.

O cuidado com a própria saúde é – mais do que um direito – um dever de cada pessoa. Devemos nos empenhar para manter o perfeito equilíbrio de nosso corpo e zelar permanentemente pela manutenção de nossas melhores condições físicas e mentais. Mas, ao invés de preocupação exacerbada e exclusiva com os critérios ditados pela moda corrente, temos que estar permanentemente preocupados, também, com nossa evolução espiritual e cultural. Tanto quanto o corpo são, é importante a mente sã. É necessário que se dê atenção ao aperfeiçoamento dos princípios morais, ao fortalecimento dos ideais e ao aprimoramento da fé. Como cidadão, constrói-se imagem bonita e respeitada ao se demonstrar boa educação, etiqueta, respeito às leis e aos bons costumes. Portanto, embora seja muito sugestivo acompanhar o que nos dita a moda, mais interessante do que seguir à risca sugestões e imposições de falsos profetas é procurar adotar comportamentos que resultem em aprimoramento tanto da beleza física quanto da saúde mental. “Mens sana in corpore sano” é uma das mais sábias orientações que nos legaram, há séculos, as Sátiras de Decimus Justus Juvenalis.


Projetos em Granito

Venda Instalação Reparos

Trabalhos em Granito, Mármore, Silestone, Etc.

Produção de Cozinhas, Banheiros, Bancadas, Escadas, Soleiras, Peitoril, e adaptamos a sua cozinha para instalação de Cooktop.

Deus nos ajuda sempre!

Solicite seu orçamento Ótimos preços e Facilitamos pagamento Qsc 19, Chac. 25 Conj. B lote 03 Rua do Primavera - Taguatinga Sul

(61) 3082-8722 (61) 98103-1264 / (61) 98101-4847


EDUCAÇÃO E A DESIGUALDADE

Nossos Colunistas

ESTAMPADA NO ORÇAMENTO PÚBLICO Nas últimas décadas, o Brasil praticamente conseguiu superar o desafio de colocar todas as crianças e adolescentes na escola. Hoje, são mais de 48 milhões de meninos e meninas que frequentam os bancos escolares nos três níveis que compõem a educação básica, número maior do que a população de países como Espanha, Argentina, Canadá e Austrália. Desse total, quase 40 milhões frequentam a rede pública de ensino. Já na educação superior, são pouco mais de oito milhões os que cursam graduação, sendo menos de dois milhões os universitários que frequentam as instituições públicas e gratuitas de ensino. Entretanto, embora o contingente de alunos entre os

JANGUIÊ DINIZ

MESTRE E DOUTOR EM DIREITO Reitor | Uninassau, Unama e Univeritas Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional

34

níveis de ensino mencionados seja praticamente seis vezes menor e haja inversão na quantidade de atendidos pelas redes pública e particular, há um dado que precisa ser levado em consideração: em 2017, o governo federal destinou cerca de 58% do orçamento do Ministério da Educação (MEC) para a educação superior e 42% para a educação básica. Esses números jogam luz sobre um debate que há algum tempo vem ganhando fôlego no país: o pagamento de mensalidades em universidades públicas por alunos que podem pagar. A questão ficou ainda mais evidente com o lançamento do relatório “Um ajuste justo – propostas para aumentar a eficiência e equidade do gasto público no Brasil”, elaborado recentemente pelo Banco Mundial. De acordo com o documento, as despesas com a educação superior no país são ineficientes e regressivas. No entanto, há que se refletir sobre qual despesa com a educação superior realmente impacta o orçamento público. No momento em que o governo federal apresenta o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) como um dos grandes vilões e retira o caráter social do programa, é preciso avaliar se esta é, realmente, a melhor saída para o tão alardeado ajuste fiscal.

Para se ter ideia, o custo médio anual para o governo de um estudante que cursa faculdade particular e é beneficiado com o Fies ou o ProUni é de R$ 14 mil. Já o aluno que frequenta uma instituição pública de ensino superior custa R$ 41 mil. Contudo, não é novidade que, enquanto a maior parte dos favorecidos pelas instituições públicas na educação básica são pessoas das classes C e D, no ensino superior quem mais usufrui da gratuidade são representantes das classes A e B. Portanto, se é verdade o que o país precisa reduzir o investimento na educação superior para voltar a crescer economicamente, como preconiza o Banco Mundial, a cobrança de mensalidades nas instituições públicas para quem pode pagar e a ampliação do investimento em programas que garantem o acesso à graduação em instituições particulares de ensino consistem não só em medidas de ajuste fiscal, mas em questão de justiça social. O que não pode ocorrer, em hipótese alguma, é o estudo servir como justificativa para um corte drástico no orçamento público para a área de modo a continuar privilegiando a parcela da população que se beneficia do modelo vigente há décadas. Além disso, não podemos esquecer que o país se comprometeu a elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% das pessoas com idades entre 18 a 24 anos até 2024, condição fundamental para que possa se desenvolver enquanto nação e assegurar melhores condições de vida para sua população. E esses índices não serão atingidos sem os investimentos públicos necessários. Não são decisões simples nem fáceis, mas existem, sim, soluções capazes de garantir a manutenção de um direito humano fundamental, a educação, e, ao mesmo tempo, contribuir para o acerto das contas públicas brasileiras. Basta direcionar a energia – e o orçamento – para onde ela é mais certeira e necessária.


Revista Ă guas Claras


Revista Águas Claras - Edição nº 28  
Revista Águas Claras - Edição nº 28  
Advertisement