Page 1

www.revistaaguasclaras.com.br

Edição nº 30, Agosto/Setembro de 2018

CATARINAFEST 2ª EDIÇÃO

O MAIOR EVENTO DE SANTA CATARINA NA CAPITAL FEDERAL

As novas possibilidades de contratação segundo a reforma trabalhista


EDUCAÇÃO COMPLETA EM UMA DAS MAIORES ESTRUTURAS FÍSICAS E DE ÁREA VERDE DO DISTRITO FEDERAL

Estudar no La Salle Águas Claras é mais que uma escolha, é um projeto de vida. O Colégio fundamenta-se nos princípios pedagógicos de São João Batista de La Salle traduzidos na formação humana e acadêmica de qualidade.

NíVeis de EnsinO EDUCAÇÃO INFANTIL

ENSINO MÉDIO

ENSINO FUNDAMENTAL I

TURNO INTEGRAL

A partir de 3 anos de idade

Anos Iniciais - Do 1º ao 5º ano

ENSINO FUNDAMENTAL II Anos Finais - Do 6º ao 9º ano

Da 1ª à 3ª série

Da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental Programa Bilíngue da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I

principais prOjetOs de aprendizagem EDUCAÇÃO INFANTIL Atividade Ecológica: Conscientiza sobre a importância da preservação do meio ambiente. Valores no Cotidiano Escolar: Oportuniza ações que criam condições para a vivência de valores. Ciranda da Leitura: Promove a leitura e o desenvolvimento das linguagens oral e escrita.

ENSINO FUNDAMENTAL I Escrevivendo: Produção de texto que trabalha os gêneros literários. Educação Financeira: Desenvolve a importância do uso consciente do dinheiro. Hábitos de Estudo: Construção de hábitos de estudo que favorecem o desempenho acadêmico do aluno.


Infraestrutura e Segurança Ambientes separados por níveis de ensino. Grande área verde e trilha ecológica. Fazendinha com horta, pomar, animais e lagos. Laboratórios, biblioteca e teatro. Centro Esportivo, campo de futebol e quadras de esporte. Área de lazer com parque rústico. Cozinha experimental. Laboratório Google. Auditório e salão de eventos. Sala de multimídia e Laboratório de Chromebook. Lanchonetes e restaurante. Plataforma Árvore de Livros. Escolas de música, inglês e robótica. Estúdio fotográfico e livraria. Enfermaria. Capela. Monitoramento interno com câmeras de segurança.

AtiVidades COmplementares Modalidades esportivas e artísticas: futsal, ballet, ginástica rítmica, street dance, vôlei, handebol, xadrez, basquete, natação, capoeira e judô. Aulas de musicalização infantil. Aulas e oficinas de teatro. Aulas de arte circense. Aulas de inglês e espanhol. Aulas de psicomotricidade. Colônia de férias. Oficina de redação. Plantão e monitoria de dúvidas. Saídas de campo e viagens pedagógicas. Orientação vocacional e profissional. Turno Estendido. Serviço Entardecer.

ENSINO FUNDAMENTAL II Cidades Históricas: Contato com a cultura e a arte das regiões nas quais as heranças culturais e naturais do Brasil são preservadas. 9º Ano de Cara Nova: Professores conectados às novas tecnologias de aprendizagem. Jogos Matemáticos: Desenvolvem o raciocínio lógico-matemático e ampliam as habilidades utilizando atividades lúdicas.

ENSINO MÉDIO Feira das Nações (Fenações): Debate de temas de relevância mundial, com apresentações culturais. PAS no Palco: Apresentação de teatro baseada nas obras indicadas no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília. Produção de Cosméticos e de Produtos de Limpeza: Aplicação do conhecimento estudado em Ciências da Natureza e Linguagens na elaboração de produtos biodegradáveis.

PROJETOS GERAIS Mostra Cultural: Atividades de cunho científico e cultural, ampliando a rede de informações e de conhecimento dos alunos. Superação: Grande gincana com diversas atividades educativas (provas e desafios) que envolvem estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e professores em equipes mistas. Temas Transversais: Bullying, drogas, sexualidade e etnias. Programa Mentelnovadora (Mind Lab): Desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio.

Quadra 301 AE S/N

(61) 3435.5858

lasalle.edu.br/aguasclaras

/lasalle.aguasclaras

/lasalleaguasclarasdf


Use o aplicativo de leitura de QR Code do seu Smartfone e acesse nossa versĂŁo mobile.


| EDITORIAL

Revista Águas Claras

A R E V I S TA DA N O S S A C I DA D E EDITORIAL O que já era bom ficou ainda melhor!

Além da edição bimestral impressa, a Revista Águas Claras tem agora uma versão digital mensal. Acesse nosso conteúdo digital na versão mobile, com muito mais interatividade, e usufrua de recursos como vídeos, links para sites, áudios, geolocalização e slides de fotos. Acompanhe e fique por dentro de tudo que acontece na cidade e no DF. Para ter acesso aos melhores conteúdos, inscreva-se em nossa lista de transmissão do WhatsApp e receba as próximas edições, notícias em tempo real e promoções exclusivas. Basta adicionar o número (61) 9 9908-9100 à sua lista de contatos, enviar um “olá” e pronto! Você receberá tudo em primeira mão.

Aproveite a leitura! Equipe da Revista Águas Claras

Comunique-se conosco por meio de nossos canais de relacionamento. Fale de suas experiências, do amor que sente por Águas Claras e de que maneira a revista tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. Sua opinião é muito importante para nós!

revistaaguasclaras www.revistaaguasclaras.com.br contato@revistaaguasclaras.com.br Foto da capa fornecida por: CatarinaFest

| EXPEDIENTE DIRETOR EXECUTIVO Orlando Antunes

COMERCIAL Sônia Regina de Oliveira Faria

PROJETO GRÁFICO Imad

EDITORA

JORNALISTA Greice Peixoto Alves

DIAGRAMAÇÃO Léo Gonçalves

Laise Tallmamm ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO Danúbia Cavalcanti de O. Reis Sérgio Ricardo Silva

REALIZAÇÃO Clik Mais

CONTATO 61 3034

CTP, IMPRESSÃO E ACABAMENTO GRÁFICA TEIXEIRA

Felicittà Shopping (Praça de Alimentação) Vitrinni Shopping (ao lado do Grand China) Metrópole Shopping (Chiquinho Sorvetes)

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

0000

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO

Casa de Biscoitos Mineiros Rubinho Restaurante Cinco Estrelas Casa de Pães


7


SUMÁRIO | MATÉRIA DE CAPA

10

CLIMA CATARINENSE INVADE BRASÍLIA A segunda edição do Catarinafest acontece na cidade no mês de agosto

CIDADE

16 18

ÁGUAS CLARAS GANHA AÇOUGUE DE PRIMEIRO MUNDO COPA DO MUNDO LA SALLE ÁGUAS CLARAS

TRABALHO

20

AS NOVAS POSSIBILIDADES DE CONTRATAÇÃO SEGUNDO A REFORMA TRABALHISTA

LAZER & CULTURA

24 25

DICAS DE LEITURA NOVIDADE NAS TELONAS

NOSSOS COLUNISTAS

28

Mário Orlando Figueiredo Júnior O novo Código de Processo Civil e seus efeitos práticos nos Condomínios

30

Fernando de Castro Velloso Todo amor a nossos pais!


O CENTRO CLÍNICO COM A

ESPECIALIDADE CERTA PRA VOCÊ

Clínicas de Alto Nível

Acessibilidade e Comodidade

Estacionamento Rotativo

Praça de Alimentação

Veja especificações completas e horário de atendimento no site:

www.vistamedical.com.br

Localizado em uma região estratégica de Águas Claras, o Edifício Vista Medical foi construído para lhe oferecer o que há de melhor em matéria de saúde, bem-estar e qualidade de vida. São diversas clínicas médicas e consultórios modernos, bem equipados, com especialistas de alto nível em várias áreas de atuação. E para maior comodidade e segurança, o prédio conta ainda com Estacionamento coberto rotativo (entrada pela Rua Manacá), Praça de Alimentação, Auditório, Sala de Conferência, Sala de Reunião, elevadores apropriados para transporte de macas e acesso facilitado para idosos e portadores de necessidades especiais.

Rua das Figueiras, Lt 07 - Águas Claras - Brasília, DF 9


CLIMA CATARINENSE INVADE BRASÍLIA EM AGOSTO Matéria de Capa

A segunda edição do Catarinafest vai acontecer no Pavilhão de exposições do Parque da Cidade de 17 a 26 de agosto. O brasiliense poderá se sentir em Santa Catarina sem precisar sair do Distrito Federal. Isso é possível porque em agosto será realizado um verdadeiro festival de atrações artísticas e culturais para o público se sentir nas cidades do estado querido da região Sul do Brasil. O Catarinafest volta ao cerrado para repetir a dose de sucesso da primeira edição, com novidades. Serão 10 dias que o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade vai abrigar uma programação repleta de shows típicos e apresentações regionais, produtos coloniais, artesanato, exposições de produtos catarinenses, gastronomia, cervejas artesanais, vinhos, concursos e muito mais. A idealizadora do projeto, Christiane Keiko Baba, detalha a concepção da proposta do conceito do evento de conduzir o público brasiliense aos encantos de Santa Catarina com uma experiência multissensorial, despertando a curiosidade e mexendo com as emoções em um cenário com muitas cores, ambientes, personagens, fantasias e espetáculos. “Ao entrar no CatarinaFest 2ª edição, a sensação será de contemplar a cultura da região trazida para o espaço”, destaca Christiane. Apresentações e concursos Muita música, dança e apresentações germânicas estão na programação do Catarinafest 2ª edição. O grupo folclórico Alpino Germânico, a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil (“Gala Bolshoi”), Carnaval de Joaçaba, Carnevale Di Veneza realizarão performances que levarão o público do Distrito Federal às ruas de municípios de Santa Catarina em período de festividades. 10


Os concursos Lenhador, Chopp em metro e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest de Blumenau agitarão o público durante os dias de evento. Outra atração presente no penúltimo dia do Catarinafest 2ª edição será o Sicario MMA com muita emoção e adrenalina. Mini-Oktoberfest Quem já esteve no conhecido festival de cervejas Oktoberfest de Blumenau vai poder conferir uma versão mini que será reproduzida no Pavilhão com muito chopp, decoração típica, música e alegria dos catarinenses. Quem ainda não conhece, vai se encantar com a mini-Oktoberfest que ficará instalada para visitação durante todos os dias do Catarinafest 2ª edição. Bolshoi Diretamente de Joinville, o Catarinafest 2ª edição traz a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que funciona desde 15 de março de 2000, para a apresentação “Gala Bolshoi”. A Escola Bolshoi de Joinville é a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. Os alunos são de di-

ferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todo o ballet. Uma seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos. Brasília terá a oportunidade de assistir ao espetáculo como na edição passada que emocionou o público presente. Outros Carnavais Outras atrações esperadas para o Catarinafest 2ª edição são os carnavais. O primeiro é o Carnevale Di Veneza, festividade que acontece anualmente na cidade catarinense de Nova Veneza. Como o nome insinua, é um baile que retrata exatamente o Carnaval de Veneza, na Itália. Com trajes e máscaras coloridas, os personagens se divertem dançando em meio ao público, ao som da tradicional música italiana. Já o de Joaçaba, que também faz parte da programação do Catarinafest 2ª edição, é um dos principais carnavais do estado, mas com um perfil diferente, embalado por grandes escolas de samba, fazendo dos corredores do evento, uma verdadeira avenida onde vão passar blocos e foliões. Pista de gelo A criançada também vai gostar do clima catarinense. Ainda mais, porque será instalada uma pista de patinação de gelo para crianças, jovens e adultos curtirem durante todos os dias no Catarinafest 2ª edição. Páscoa Alemã Que tal conhecer um pouco da Páscoa que acontece na cidade catarinense de Pomerode? O visitante terá a sensação de estar na própria Osterfest, uma tradicional atração alemã que tem como ponto principal a Árvore da Páscoa. A original, que se encontra na Pomerade, ganhou o selo do Guiness World Record como a maior Osterbaum do mundo. Esse termo é utilizado para as árvores da tradição alemã com galhos secos que simbolizam a tristeza pela agonia e morte de Jesus Cristo, e os ovos como frutos são a alegria pela ressureição, lembram a vida e recomeço. 11


Matéria de Capa

Beleza no Catarinafest 2ª edição Além da presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest, o Catarinafest 2ª edição conta com a beleza da rainha do evento. O destaque de beleza e simpatia de Thylara Brener brilhará no primeiro dia do evento. Representante oficial do Catarinafest, ela disputa esse ano também o concurso de Miss Brasil. Conheça Thylara! Nome completo: Thylara Brenner Idade: 25 anos Altura: 1,79 Peso: 63kg Lugar favorito: Qualquer lugar com as pessoas que eu amo Um sonho: Ser Miss World 2018

Uma frase: “Acredite no poder de seus sonhos. Deus é justo e não colocaria em seu coração um desejo impossível de ser realizado. “- Paulo Coelho Qual é a sensação de ser a rainha do Catarinafest: Para mim é uma honra ser a segunda Rainha Catarinafest, poder representar o meu estado num evento tão grande e tão vasto em carga cultural catarinense é algo que me deixa muito orgulhosa e lisonjeada. Sei da responsabilidade que é representar todas as catarinenses, mas me sinto pronta para esse desafio. Recado aos visitantes do evento: Gostaria de agradecer aos visitantes do evento pela presença e dizer que o nosso estado estará sempre de braços abertos para recebê-los, com todo o calor e receptividade do povo catarinense, como eles poderão perceber nessa pequena amostra cultural nos dias do Catarinafest 2ª edição!

Ingressos e local O evento é recomendado para todas as idades. Os ingressos já estão sendo vendidos pelo site www. catarinafest.com. A entrada custa R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 a meia (com doação de 1kg de alimento não-perecível). A compra antecipada terá o valor promocional de R$ 10,00. O local escolhido foi o Pavilhão de Exposições que fica no Parque da Cidade, área central de Brasília de fácil acesso, com estacionamentos e capacidade para atender os expositores e visitantes.

Serviço:

O site e as redes sociais do Catarinafest 2ª edição trazem promoções e fazem o aquecimento para o evento. Acompanhe todos os detalhes da festa. Site: www.catarinafest.com Facebook: https://www.facebook.com/catarinafest1/ Instagram: https://www.instagram.com/catarinafest/

Classificação Indicativa Livre

Catarinafest 2ª edição

Programação CATARINAFEST 2ª edição

Data: 17 a 26 de agosto de 2018

SEXTA-FEIRA (17/08)

Local: Pavilhão de Exposições - Expobrasília - Parque da Cidade / Brasília-DF Segunda a sexta - 16h às 23h Sábado e domingo - 11h às 23h Ingressos: https://www.catarinafestsite.com/ingressos-1 12

Abertura às 16:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotorrad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico, presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria)


Revista Águas Claras

17:00 Apresentação no Palco Principal do grupo folclórico Alpino Germânico 18:00 Apresentação do Carnaval de Joaçaba 19:00 Apresentação do Carnevale di Venezia 20:00 Abertura autoridades 21:00 Escola de Teatro Bolshoi no Brasil (“Gala Bolshoi”) 23:00 Encerramento SÁBADO (18/08) Abertura do Evento às 11:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotorrad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria) 12:00 – 16:00 Som ambiente de Oktoberfest 17:00 Concurso Chopp em metro e Concurso Lenhador 18:00 Apresentação do Carnaval de Joaçaba (Escola Aliança) 19:00 Apresentação no Palco Principal do grupo folclórico Alpino Germânico 20:00 Atração principal Carnevale di Venezia 23:00 Encerramento DOMINGO (19/08) Abertura do Evento às 11:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotorrad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria) 13


Matéria de Capa

12:00 – 16:00 Som ambiente de Oktoberfest 16:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com o Carnaval de Joaçaba (Escola Aliança) 17:00 – 18:00 Som ambiente Oktoberfest 19:00 Concurso Chopp em metro e Concurso Lenhador 20:00 Apresentação no Palco Principal do grupo folclórico Alpino Germânico 23:00 Encerramento SEGUNDA-FEIRA (20/08) Abertura às 16:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotohad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria) 17:00 Apresentação no Palco Principal da Banda Alpino Germânico 18:00 Concurso Chopp em metro e Concurso Lenhador 21:00 Apresentação no Palco Principal do Carnaval de Joaçaba (Escola Aliança)

ça de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria)

22:00 – 23:00 Som ambiente Oktoberfest

17:00 Som ambiente

23:00 Encerramento

18:00 Apresentação no Palco Principal do grupo folclórico Alpino Germânico

TERÇA-FEIRA (21/08) Abertura às 16:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotohad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presen-

14

19:00 Concurso Chopp em metro e Lenhador 21:00 Apresentação show “Sertanejo clássico”, banda com Herbert Medeiros e participação especial de Vinícius Filho 23:00 Encerramento


Revista Águas Claras

QUARTA-FEIRA (22/08) Abertura às 16:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotohad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria)

Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotohad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria) 17:00 - 18:00 Som ambiente 18:00 Concurso de Chopp em metro e Lenhador

17:00 Som ambiente

20:00 Show do grupo folclórico Alpino Germânico

18:00 Concurso Chopp em metro e Lenhador

23:00 Encerramento

19:00 Som ambiente

SÁBADO (25/08)

20:00 Apresentação no Palco Principal do grupo folclórico Alpino Germânico

Abertura do Evento às 11:00

21:00 Apresentação “Sertanejo clássico”, banda com Herbert Medeiros e participação especial de Vinícius Filho 23:00 Encerramento QUINTA-FEIRA (23/08) Abertura às 16:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotohad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria) 17:00 - 18:00 Som ambiente 19:00 Concurso Chopp em metro e Lenhador 20:00 Apresentação no Palco Principal do grupo folclórico Alpino Germânico 21:00 Maria vai Casoutras (banda local) formada por mulheres que tocam percussão

Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua banda Choppmotohad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria) 18:00 Concurso Chopp em metro e Concurso Lenhador 19:00 Apresentação no Palco Principal do grupo folclórico Alpino Germânico 21:00 Sicario MMA- Lutas de MMA e K1 23:00 Encerramento DOMINGO (26/08) Abertura do Evento às 11:00 Desfile pelo evento por todos os corredores com Ingo Penz e sua Choppmotorrad, juntamente com o grupo folclórico Alpino Germânico e presença de rainha e princesa oficiais da Oktoberfest (distribuição de chopp e alegria)

23:00 Encerramento

17:00 Concurso Chopp em metro e Concurso Lenhador

SEXTA-FEIRA (24/08)

18:00 Apresentação no Palco Principal do grupo folclórico Alpino Germânico

Abertura às 16:00

23:00 Encerramento

15


Cidade

ÁGUAS CLARAS GANHA AÇOUGUE

Fotos: Luís Carlos Campos Sales

DE PRIMEIRO MUNDO

Inaugurada em junho, a Mix Carnes traz um novo conceito sobre casa de carnes com instalações modernas, produtos de qualidade e atendimento diferenciado Quem vê de fora e depois por dentro tem a sensação de que está entrando em uma butique de carnes. Impressão, no entanto, logo desfeita por causa dos grandes balcões abastecidos de todo o tipo de carnes. Localizada em frente ao Colégio La Salle, na parte baixa de Águas Claras, a Mix Casa de Carnes agrega o que há de melhor em relação a estabelecimentos que vendem carnes in natura: produto de qualidade, instalações modernas, atendimento diferenciado e localização privilegiada. 16

A forma como foi projetada faz da Mix um dos primeiros açougues no Brasil com ausência de cheiro de carne em toda a loja. Parece bobagem! Mas foi-se o tempo em que o consumidor se deparava com moscas passeando em cima dos produtos e um odor de carnes velhas e estragadas. Com uma estrutura moderna, a explicação em relação a esse fator é simples: a loja tem ar-condicionado e cortinas de vento nas portas de acesso, evitando, assim, a entrada de insetos. O equipamento mantém o clima bastante agradável e com cheiro de limpeza a todo momento - situa-


Revista Águas Claras

Fotos: Luís Carlos Campos Sales

Açougue completo: carne, cachaça, cerveja e artigos para churrasco A Mix Carnes oferece carnes bovinas (Nelore e Angus), suína, frango e cordeiro. Outro destaque da casa são os produtos completos para churrasco, como temperos, molhos, grelhas, espetos, facas, tábuas rústicas e etc.

Para colocar o projeto em prática, os três sócios trabalharam durante quase quatro anos para a realização do empreendimento. “Queríamos um açougue tradicional com instalações modernas. Foi um grande desafio, mas conseguimos executar perfeitamente as nossas ideias”, relembra a empresária Rose Vicente Teixeira. O esforço valeu a pena Mais de 80% das carnes vendidas são frescas. A casa adquire peças inteiras e faz a desossa no próprio local, cujo objetivo é oferecer para o consumidor produtos frescos diariamente: “Compramos as mercadorias nos melhores frigoríficos. Se determinada peça não passar pelo nosso controle de qualidade, nós devolvemos”, explica Rose. Na Mix, há cortes tradicionais brasileiros da raça Nelore, argentinos e americanos, como a carne angus (raça de bovinos, originária da Escócia), de onde se extrai o famoso Tomahawk (tomarroque). É um dos poucos ou talvez único açougue de Brasília que vende angus in natura: “A carne angus tem o mesmo processo do Nelore. Chega em grandes quantidades e depois desossamos. Evitamos carne a vácuo, mesmo a angus”, reforça a empresária.

Atendimento diferenciado Os funcionários da Mix Carnes foram treinados antes de ter contato com o cliente. Por cinco dias, açougueiros receberam treinamento teórico e prático, ministrado por um consultor de carnes. “Investimos na qualificação dos nossos colaboradores, porque queremos ser diferentes. Oferecemos carnes de qualidade e temos excelentes instalações. Com isso, tínhamos que ter atendimento igual ao da qualidade dos nossos produtos e estrutura da loja”, destaca Rose. Serviço delivery A Mix Carnes lançou recentemente mais um serviço: o tele-entrega. Moradores de Águas Claras, Park Way, Taguatinga e cidades próximas podem fazer seus pedidos e receber a mercadoria em casa, de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h.

Fotos: Luís Carlos Campos Sales

ção pouco comum em locais que trabalham com venda de carnes frescas.

Cachaças e cervejas artesanais também ganharam espaço na loja. Elas dividem a atenção com a carne angus. “Nosso olhar é o mesmo para todas as mercadorias. Até o carvão tem que passar por aprovação antes de ser incorporado ao nosso mix de produtos”, ressalta Rose.

Desde a inauguração, o açougue tem lançado cortes diferenciados. Atualmente, o de maior sucesso é a carne de sol angus. Há também a linguiça artesanal Mix, tipo pantaneira. A iguaria leva apenas carnes de primeira, cortadas em fatias e ingredientes especiais Onde fica não revelados pela casa. Com o objetivo de sempre inovar, a loja oferece também o Hambúrguer Mix Carnes, que já caiu no gosto dos consumidores, restaurantes e hamburguerias.

Mix Casa de Carnes Águas Claras Alameda Gravatá - Quadra 301, Conjunto 2, lote 1 Ao lado do Colégio La Salle Telefones (61) 3042-0505 e 9 9865-0505

17


Cidade

COPA DO MUNDO LA SALLE ÁGUAS CLARAS Por: Liana Carvalho Coordenadora do Centro Esportivo

Inúmeros são os ganhos que a prática esportiva acarreta na vida do estudante, e cada vez mais as modalidades desportivas, no ambiente escolar, vem apresentando grande relevância no que tange à formação integral do indivíduo. Por isso, a importância do esporte na educação. Confiando que o esporte é mais um alicerce para a formação global do ser humano, realizamos a Copa do Mundo La Salle 2018. Evento que teve como maior objetivo contribuir com o desenvolvimento integral do educando-atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte, oportunizando a integração e socialização dos estudantes e familiares, por meio do futebol. Durante dois finais de semana, o Campo Society do Colégio La Salle Águas Claras protagonizou emocionantes partidas em que a alegria e animação dos pequenos atletas e seus familiares prevaleceram no decorrer do dia. Os jogos foram 18

organizados por chaves, totalizando sete, divididas em vinte e oito seleções inspiradas nos países que disputaram a Copa do Mundo na Rússia. As crianças aprenderam sobre as bandeiras que representaram sua seleção e tiveram acesso às demais, ampliando conhecimento pedagógico e de mundo. Divididos em faixas etárias equivalentes e nivelados baseando-se nas habilidades e competências técnicas, sociais e comunicativas das equipes. Nesse sentido, esse evento esportivo agregou papel fundamental educativo de grande relevância, unindo pessoas, superando desafios e aumentando a autoestima dos participantes, proporcionando momentos de interação, aprimoramento da coordenação motora, concentração, fortalecimento da memória visual, corporal e espacial. Mais do que um campeonato infantil, a Copa do Mundo La Salle 2018, ludicamente, no decorrer dos jogos, focou no desenvolvimento da conduta humana em sua mística Lassalista, direcionando o educar para a construção de valores por meio do esporte.


Revista Águas Claras

刀攀搀甀漀 搀攀 䌀甀猀琀漀猀 䨀甀爀搀椀挀漀Ⰰ 吀爀愀戀愀氀栀椀猀琀愀 攀 䌀漀渀琀戀椀氀 倀爀攀猀琀愀漀 搀攀 䌀漀渀琀愀猀 䔀洀椀猀猀漀 搀攀 䈀漀氀攀琀漀猀 攀 䌀漀戀爀愀渀愀猀 䄀琀甀愀漀 倀爀攀瘀攀渀琀椀瘀愀 匀椀猀琀攀洀愀 漀渀氀椀渀攀 攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 洀漀戀椀氀攀

䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀爀 甀洀 挀漀渀搀漀洀渀椀漀 渀漀  琀愀爀攀昀愀 昀挀椀氀⸀ 匀漀 洀甀椀琀愀猀 愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀Ⰰ 爀攀最爀愀猀Ⰰ 琀爀椀戀甀琀漀猀 攀 漀戀爀椀最愀攀猀 氀攀最愀椀猀Ⰰ 攀 漀  焀甀攀 渀猀 焀甀攀爀攀洀漀猀  攀猀琀愀爀 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 猀渀搀椀挀漀 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 琀漀搀漀 漀 愀瀀漀椀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀甀愀 最攀猀琀漀 猀攀樀愀 猀攀最甀爀愀Ⰰ  挀漀洀瀀氀攀琀愀  攀  戀攀洀  愀瘀愀氀椀愀搀愀⸀  吀甀搀漀  椀猀猀漀Ⰰ  甀猀愀渀搀漀  愀  琀攀挀渀漀氀漀最椀愀  瀀愀爀愀  昀愀挀椀氀椀琀愀爀  漀  爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀  攀渀琀爀攀  猀渀搀椀挀漀猀Ⰰ  挀漀渀猀攀氀栀攀椀爀漀猀 攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 준 椀猀猀漀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀洀漀猀 猀攀爀㨀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀 瘀漀挀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀愀爀⸀

匀䔀䐀䔀 섀䜀唀䄀匀 䌀䰀䄀刀䄀匀 䔀䐀⸀ 䐀䘀 倀䰀䄀娀䄀 匀䄀䰀䄀匀 㤀㄀㌀ 䄀 㤀㈀  ⴀ 吀伀刀刀䔀 䄀

䘀䤀䰀䤀䄀䰀 䄀匀䄀 一伀刀吀䔀 䔀䐀⸀ 䈀刀䄀匀촀䰀䤀䄀 匀䠀伀倀倀䤀一䜀 匀䄀䰀䄀匀 ㄀㌀㄀㜀 䄀 ㄀㌀㄀㤀 ⴀ 吀伀刀刀䔀 一伀刀吀䔀

䘀䤀䰀䤀䄀䰀 一伀刀伀䔀匀吀䔀 䔀䐀 匀吀夀䰀伀 ☀ 䠀伀唀匀䤀一䜀 䌀䰀一匀圀 ㄀ ⼀㄀㄀ 䈀䰀伀䌀伀 䈀 䰀伀䨀䄀 ㄀  19


Trabalho

Por Liliane B. de Andrade Melo

No dia 11/11/2017 entrou em vigor a Lei nº 13.467/2017, que regulamentou na Consolidação das Leis do Trabalho novas modalidades de contratos de trabalho. Ocorre que, logo após a entrada em vigor da Lei nº 13.467/2017, em 16/11/2017, foi promulgada a MP 808/2017, que alterou pontos importantes da reforma trabalhista. Todavia, a MP teve seu prazo de vigência encerrado em 23/04/2018, e os artigos da CLT que foram alterados voltam a redação original dada pela Lei nº 13.467/2017. Trabalhador autônomo

Trabalho intermitente

O trabalhador autônomo é aquele que exerce sua atividade profissional por conta própria, assumindo os riscos da atividade. Diferente do empregado, o autônomo não se sujeita ao poder de direção do empregador e não deve aguardar e seguir suas ordens na prestação do serviço.

Nesta modalidade permite-se uma jornada de trabalho móvel e variável, com registro na CTPS. O trabalhador fica aguardando convocação do empregador para a prestação de serviços, a qual deverá ocorrer com três dias corridos de antecedência, e o empregado com prazo de um dia útil para responder. Se aceitar e não comparecer, é penalizado em multa de 50% (cinquenta por cento) da remuneração que lhe caberia.

O texto original da CLT que previa a possiblidade de contratação de trabalhador autônomo com ou sem exclusividade, havia sido alterado pela Medida Provisória nº 808/2017, considerando o risco à configuração do vínculo de emprego. Todavia, com o fim da MP, no cenário atual, é possível contratar um profissional autônomo, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, sem qualifica-lo como empregado, nos termos do art. 3º da CLT.

20

Logo, as empresas poderão exigir que o trabalhador autônomo preste o serviço de forma contínua e exclusiva. Dessa forma, o trabalhador que laborar apenas para uma empresa, por si só, não se enquadra como empregado, e, portanto, não está regido pelas normas trabalhistas.

Não há garantia mínima de salário nem número de horas trabalhadas por mês. Somente é assegurado ao trabalhador que o valor não seja inferior ao valor hora do salário-mínimo ou do salário base da categoria. Ao final de cada período de prestação de serviços, há garantido o pagamento da remuneração, férias +


1/3 (um terço), 13º (décimo terceiro) proporcional, Descanso Semanal Remunerado (DSR) e adicionais correspondentes. Ainda, caberá mensalmente o recolhimento de FGTS e INSS, estes mensalmente. Terceirização Até 11/11/2017 a terceirização só era lícita se a tomadora de serviço contratasse a mão de obra terceirizada para a atividade-meio, tais como vigilância privada, portaria, recepção, limpeza, etc. Já a terceirização da atividade-fim da empresa era considerada ilícita e trazia o vínculo empregatício do empregado terceirizado com a empresa contratante – tomadora do serviço. Atualmente, considera-se a prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive a principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução. Toda e qualquer atividade pode ser terceirizada. Há a proibição expressa que o empregado terceirizado se desvie das funções para as quais foi contratado. O serviço terceirizado tem finalidade específica. É proibido contratar trabalhadores que tenham prestado serviço à tomadora nos últimos dezoito meses, salvo se os titulares ou sócios da pessoa jurídica de direito privado contratada estejam aposentados. Ao funcionário terceirizado é garantida as mesmas condições de trabalho dos empregados efetivos, tais como: alimentação, segurança, transporte, capacitação e equipamentos de segurança. A regra não se aplica para benefícios como plano de saúde e vale alimentação, que dependerão de determinação do empregador. Contratante e contratada podem estabelecer que os empregados da contratada terão direito a salário equivalente ao pago pelos empregados da contratante. Trata-se de mera faculdade, diferente da previsão obrigatória com relação ao trabalhador temporário. Para contratação de prestadora de serviços a Lei trouxe alguns requisitos, tais como: prova de inscrição no Cadastro Nacional da pessoa jurídica, registro na junta comercial e capital social compatível como o número de empregados, requisito que tende a conceder segurança para empresas tomadoras de serviço, de não serem obrigadas a assumir passivos trabalhistas.

Liliane B. de Andrade Melo, advogada trabalhista.

Trabalho a tempo parcial Trata-se do chamado trabalho de meio expediente. Com a modificação do texto do art. 58-A da CLT, estendeu-se a jornada de 25 (vinte e cinco) para 30 (trinta) horas semanais, ou para 26 (vinte e seis) horas semanais, com possibilidade de mais 6 (seis) horas extras. Teletrabalho Entende-se como enquadrado no regime de teletrabalho, quem exercer na maior parte do tempo suas atividades fora das dependências da empresa, sem, entretanto, necessitar se locomover para exercer suas atividades, desde que utilize tecnologias da informação como meio de comunicação. Nessa modalidade de contratação não se exige do trabalhador controle de jornada, sob pena de se enquadrar na disposição do art. 7º da Constituição Federal, e possuírem direito à proteção de jornada, inclusive pagamento de eventuais horas extras. O que se busca com essa modalidade de contratação é o cumprimento de metas e resultados, pouco importando o momento em que a atividade está sendo desempenhada. Não há descaracterização do regime de teletrabalho quando o empregado for na empresa eventualmente. O que não se admite, é a exigência contínua de comparecimento ao ambiente de trabalho que se equipare a um controle diário. Para o início do teletrabalho, as partes devem estar de comum acordo. No que se refere aos custos relativos à atividade, estes correm por conta do empregador, em razão do princípio da alteridade. Quanto aos direitos trabalhistas, como décimo terceiro salário e férias, o empregado que trabalha pelo regime de teletrabalho mantém os mesmos direitos dos demais empregados. 21


Dica de Leitura

Por Que Fazemos o Que Fazemos? Para todos os que buscam atingir seus propósitos pessoais e profissionais, para quem anda desmotivado no cotidiano, para quem quer entender melhor essa correria diária que parece despropositada... aqui pode estar o melhor livro. Uma publicação que vai fazer você refletir sobre sua vida profissional. Nas páginas desse livro, o filósofo Mario Sergio Cortella ajuda a entender questões relevantes do cotidiano profissional e pessoal considerando as angustias e motivações que compõem essa rotina. Um livro que funciona como um guia, com vários ensinamentos como “paciência na turbulência, sabedoria na travessia”.

Editora Planeta

Mario Sergio Cortella Filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário.

Poesia Que Transforma O livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. A publicação apresenta mais de 30 de seus emocionantes poemas, dentre eles alguns inéditos. O autor conta um pouco das histórias do interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural. Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.

24

Editora Sextante

Bráulio Bessa Bráulio Bessa Uchoa , poeta de literatura de cordel, declamador e palestrante brasileiro.


Novidade nas Telonas

nos cinemas

26 de julho

Missão Impossível - Efeito Fallout Direção: Christopher McQuarrie Sinopse: Obrigado a unir forças com o agente especial da CIA August Walker (Henry Cavill) para mais uma missão impossível, Ethan Hunt (Tom Cruise) se vê novamente cara a cara com Solomon Lane (Sean Harris) e preso numa teia que envolve velhos conhecidos movidos por interesses misteriosos e contatos de moral duvidosa.

nos cinemas

2 de Agosto

O Nome da Morte Direção: Henrique Goldman Sinopse: O filme é livremente inspirado no livro homônimo do jornalista Klester Cavalcanti, que conta a história real de Júlio Santana, um matador de aluguel que confessou ter assassinado 492 pessoas. Os crimes foram cometidos ao longo de mais de vinte anos de pistolagem e ele passou apenas uma única noite preso. A maior parte do tempo, Santana escondeu a vida de pistoleiro da mulher e do filho.

Direção: Ol Parker Sinopse: Nos anos 70, a jovem Donna (Lily James) viveu muitas aventuras com seu grupo musical Donna & The Dynamo, em parceria com suas amigas Tanya (Jessica Keenan Wynn) e Rosie (Alexa Davies). Porém, mais do que isso, Donna se apaixonou e viveu relacionamentos intensos com três homens diferentes: Harry (Hugh Skinner), Sam (Jeremy Irvine) e Bill (Josh Dylan).

O Protetor 2 Direção: Antoine Fuqua Sinopse: Massachusetts, Estados Unidos. Robert McCall (Denzel Washington) trabalha como motorista e ajuda as pessoas com a ajuda de Susan Plummer (Melissa Leo). Um dia, um empresário coloca uma mulher em seu carro e ordena que a leve até sua casa. Percebendo que ela foi violentada, McCall resolve ir atrás do tal homem, com a desculpa do cartão de crédito dele não ter sido aceito. Pouco tempo depois, ele descobre que Susan, uma das poucas pessoas que sabe de seus atos como vigilante, foi assassinada.

Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível

13 de setembro

ALFA

O Mistério do Relógio na Parede

nos cinemas

nos cinemas

nos cinemas

Todas as Canções de Amor

13 de setembro

Direção: Marc Forster Sinopse: Nessa acolhedora aventura live-action da Disney, o jovem garoto que sempre amou embarcar em aventuras no bosque dos cem acres com amáveis criaturas de pelúcia, cresceu e perdeu seu caminho. Agora, depende de seus amigos de infância se aventurarem no mundo real e ajudarem Christopher a se lembrar do garoto amoroso e brincalhão que ele ainda é por dentro.

20 de setembro

nos cinemas

16 de Agosto

nos cinemas

16 de Agosto

nos cinemas

2 de Agosto

Mamma Mia: Lá Vamos Nós De Novo!

Direção: Joana Mariani Sinopse: Chico e Ana se mudam para um apartamento em São Paulo. Na arrumação, ela acha uma fita k7 e decide escutar e se depara com um mixtape de Clarisse, antiga moradora do lugar, que fez para o seu companheiro, Daniel, 20 anos antes.

Direção: Albert Hughes Sinopse: Após cair de um penhasco e se perder do seu grupo, um jovem (Kodi Smit-McPhee ) precisa sobreviver em meio a paisagens selvagens e encontrar o caminho de casa. Atacado por uma matilha, ele consegue ferir um dos lobos, mas decide não matar o animal. O jovem cuida dele e os dois começam uma relação de amizade.

Direção: Eli Roth Sinopse: A história gira em torno de Lewis (Owen Vaccaro), um garoto de dez anos que vai morar com seu tio em um velho casarão. Mas essa calma estrutura logo cria vida com um mundo secreto de warlocks e bruxas após Lewis acidentalmente acordar os mortos.

25


dermatologia • Toxina Butolínica (botox/dysport) • Preenchimento com ácido hialurônico (md codes) • Estímulo de colágeno (sculptra/radiesse/ellansé) • Hidratação injetável (skinboosters) • Fio de sustentação (silhouete) • Tratamento laser (rosto e corpo) • Contorno e hidratação • Tratamento de olheiras • Tratamento para queda de cabelo • Lábio – Volume • Hiperidrose • Rejuvenescimento das mãos, pescoço, colo, joelho e pés CENTRO MÉDICO LÚCIO COSTA L2 ASA SUL SGAS 610 SALA T27 CEP: 70.200-700 (61)

3345-5139 :: 99563-2646

contato@endosdermatologia.com.br

/endosdermatologiaa


COTIDIANA

A PIZZA mais SABOROSA e BARATA da cidade! (61)

3042.0804 98416.5922

Solicite nosso cardápio pelo nosso Whatsapp

QSD 01, Lote 07, Loja 01 Av. Samdu Sul • Taguatinga Sul Brasília/DF

Locais de Entrega Taguatinga Norte e Sul Águas Claras *Cobramos taxa de entrega.


Nossos Colunistas

O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS EFEITOS PRÁTICOS NOS

CONDOMÍNIOS A taxa de condomínio nada mais é do que o rateio das despesas comuns pelas unidades que o integram. Naturalmente, nem todos pagam em dia, e este gap tem que ser suportado pelos demais, tornando a conta mais salgada. Até antes da edição do novo Código de Processo Civil, a Lei nº 13.105 de 16 de março de 2015, quem estivesse com dificuldades de pagamento das suas contas tendia a preferir não pagar o condomínio, visto que, com multa limitada a 2% e mora de 1% ao mês, tinha taxas mais baratas do que tomar um empréstimo e do que a punição pela inadimplência da maioria das demais despesas mensais.

MARIO ORLANDO FIGUEIREDO JR. Síndico do Vista Shopping Engenheiro pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá

28

No CPC anterior, diante da falta de pagamento de cota condominial, o condomínio tinha de ingressar em juízo com processo de conhecimento, ou seja, o réu era citado para comparecer a uma audiência e apresentar defesa. Ao final do processo viria uma sentença, da qual ainda caberia recurso de apela-

ção antes de haver o trânsito em julgado e consequente formação do título executivo, que ainda deveria ser executado. No Novo Código, o débito condominial passou a ser título executivo. Ou seja, o condômino devedor será citado não mais para se defender, mas para pagar. E, caso não haja pagamento, já haverá a penhora. Passados três anos da alteração, já é possível constatar os resultados no Condomínio Vista Shopping, onde sou síndico: tivemos uma redução substancial na inadimplência. Isso permitiu folgar os pagamentos de todos, conseguimos reduzir a taxa em 25% no ano de 2016, valor que está mantido até hoje. Isso, em grande medida, deveu-se à redução da inadimplência e ao substancial aumento na recuperação de valores atrasados. O novo Código de Processo Civil é um exemplo de lei bem feita, fundamentada e estudada, que aprimorou o sistema e trouxe benefícios reais à população, sem onerar o Estado. Hoje podemos afirmar que o condomínio não é a primeira conta que é deixada de lado. Os síndicos e condôminos do país inteiro agradecem.


Nossos Colunistas

TODO AMOR A NOSSOS PAIS! Agosto nos traz o Dia dos Pais. Nada mais justo do que aproveitarmos para cumular homenagens e demonstrar todo carinho àquele que sempre esteve presente, ensinando, orientando, educando: nos primeiros tempos, o herói; para sempre, o grande amigo; por isso, credor do nosso mais elevado amor.

FERNANDO DE CASTRO VELLOSO Engenheiro e Professor de Língua Portuguesa

30

No calendário já ficaram para trás alguns dias em que, de modo especial, se prestaram reverências a mães, avós, amantes, irmãos... Outras efemérides estão por vir: nossas crianças, nossos mestres, nossas crenças!... E, assim, seguimos, lembrando e proclamando o intenso amor que sentimos por tantos e tantos que nos são especialmente caros, que nos proporcionam tantas alegrias. Que sentimento é esse – o amor – capaz de arrebatar nosso coração de forma múltipla, a ponto de fazê-lo privilegiar até simulta-

neamente várias pessoas com igual intensidade? Por acaso existem várias formas de amor? Entregue a tais pensamentos, ocorre-me lembrar assertiva filosófica de Paulo Alberto Monteiro de Barros, o escritor carioca de pseudônimo Artur da Távola: “(...) não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudades, quatro tipos de ódio, seis espécies de inveja. O amor é único, como qualquer sentimento, seja ele destinado a familiares, ao cônjuge ou a Deus (...)”. Senhores que somos de um único sentimento de amor, temos notável capacidade de reparti-lo, distribuí-lo, em doses generosas e inesgotáveis, a todos que nos fazem bem à alma e nos trazem refrigério ao coração. Amemos, portanto, muito e com toda intensidade, lembrando até que repousa no amor a recomendação principal que nos legou nosso divino mestre, Jesus Cristo. Mas, que neste agosto, a atenção maior e a festa especial estejam voltadas aos queridos pais, amigos essenciais em nossas vidas! Eu te amo, meu pai!


Revista Ă guas Claras


Revista Águas Claras - Edição Nº 30  

Publicação da revista digital Águas Claras em sua edição nº 30.

Revista Águas Claras - Edição Nº 30  

Publicação da revista digital Águas Claras em sua edição nº 30.

Advertisement