Issuu on Google+

Mar/Abr 2010 | R$ 10 | # 97

EXEMPLAR DE CORTESIA

Curitiba

SEGREDOS PARA DEIXAR SEU ROSTO PERFEITO

Como ensinar

autoestima

para os filhos

curitiba em alta

Adriana Birolli transformou a personagem Isabel na ‘garota má’ mais querida do Brasil

5

looks incríveis

antecipam o inverno para você

CASA E FAMÍLIA

Quais as vantagens de morar em condomínios?


O Dom Parma Trattoria revela todo o sabor e diversidade da culinåria italiana, trazendo a leveza e modernidade da cozinha contemporânea, e representa com toda virtude os clåssicos que consagraram a culinåria italiana como uma das melhores cozinhas do mundo.


R. Comendador AraĂşjo, 598 - Batel | 3077 1300 www.domparma.com.br


ViVer | MODO DE USAR

Você tem medo de se reinventar? Acho que a maioria de nós faz um pouco disso todos os dias. Em cada novo filme ou livro, nos relacionamentos, nas conversas com amigos sempre estamos recebendo informações e nos tornando pessoas diferentes. Essas experiências acontecem uma a uma e no fim são elas que determinam nosso grau de felicidade, de conquista e de realização. Nós da VIVER acreditamos muito nisso e por isso preparamos uma revista repleta de inspirações para você. Sabe qual é a melhor maneira de usar a VIVER? Mais do que ler, você pode aceitar os convites que fazemos em cada uma das páginas. Pode ser um livro inocente. Ou uma peça de teatro. Uma comédia para você espantar os fantasmas. Nós somos perigosos e podemos indicar algumas boas opções de compras! Mas também indicamos os melhores alimentos para você se manter saudável. Uma palavra da atriz Adriana Birolli, que teve a coragem de deixar sua zona de conforto em Curitiba para ir em busca de seus sonhos, pode mexer com você. Ou as pérolas que a personagem dela soltou na novela Viver a Vida podem simplesmente fazer você dar boas risadas. Essa é a ideia da VIVER: divertir, trazer informação e inspirar você a se reinventar. E aí, aceita o convite? Até mais,

Luís Fernando carneiro Editor :: luis@revistaviver.com.br

EXEMPLAR DE CORTESIA

Curitiba

SEGREDOS PARA DEIXAR SEU ROSTO PERFEITO

Como ensinar

Tatiana Escosteguy é jornalista, especialista em Mídia-Educação, Telejornalismo e uma apaixonada pelas Mídias Sociais. Confira suas dicas especiais na página 10 e conecte-se com o mundo.

O psicólogo e mestre em educação Marcos Meier estreia a coluna SUPERFAMÍLIA com linguagem fácil e exemplos práticos sobre a qualidade da relação entre pais e filhos.

Além de encantar seus clientes nos restaurantes Guega e Zea Maïs, o premiado Chef Celso Freire assina a partir desta edição a coluna Arte na Mesa, que também pode ser ouvida na Lumen FM.

autoestima

para os filhos

curitiba em alta

Adriana Birolli transformou a personagem Isabel na ‘garota má’ mais querida do Brasil

Viver Março 2010 Foto: divulgação

5

looks incríveis

antecipam o inverno para você

CASA E FAMÍLIA

Quais as vantagens de morar em condomínios?


cOnVERsE cOnOscO

www.revistaviver.com.br no nosso site você confere nossa edição digital e pode enviá-la para seus amigos. Lá você também pode dar sua opinião sobre a revista, participar das nossas promoções e conferir novas matérias.

DISTRIbUIÇÃO a Revista ViVER conta com uma tiragem de 10.000 exemplares com circulação dirigida. Assinantes | numa parceria inédita entre a Editora Ruah e a Rede Marista de colégios, cerca de 4.000 mães dos alunos do colégio Marista Paranaense e colégio Marista santa Maria recebem exemplares como assinantes. Viver Free | a cada edição promovemos os eventos ViVER free, com ações de distribuição da revista em pontos selecionados.

nOssas PRÓxiMas EDiçõEs

leitor@revistaviver.com.br

(41) 3018 8805

twitter.com/vivercuritiba

www.revistaviver.com.br

Editor Luís Fernando carneiro Redação Brisa Teixeira Fernanda Jacometti Diretora de Arte natália sábio Publicidade Eduardo de Liz araújo izabella Vasques Representante | brasília Francine Junqueira Relações Públicas Daura carneiro Distribuição Felipe Elias

Diretora Financeiro Ellen campos nogueira Especialistas Dr. Roberto Quintana (Fisioterapia e Pilates) Dr. antonio cezar Mendes dos santos (acupuntura) Dr. Marlon chiaratti (cirurgia Plástica) Dra. caren Pilatti (Estética) Colunistas Marcos Meier (superfamília) celso Freire (arte na Mesa) Jaime Reiss (Tempo Livre) Daura carneiro (Eterno aprendiz) Colaboradores cassiane g. Domingues, Daniel stahsefski, Hudson José, Talita Vanso, Tatiana Escosteguy, Valéria Eldermann.

Maio / Mães | Junho / amor | Agosto / Pais Outubro / crianças | Dezembro / natal

PARA ANUNCIAR (41) 3018-8805 comercial@revistaviver.com.br

a revista ViVER é uma publicação da Editora Ruah, com circulação dirigida em curitiba e Região. R. casimiro José Marques de abreu, 706 – ahu | 82200-130 – curitiba/PR Fone: (41) 3018-8805 | Fax: (41) 3018-7805 | www.editoraruah.com.br Todos os direitos reservados | Proibida a reprodução sem autorização prévia e por escrito Todas as informações técnicas bem como anúncios e conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores.


Índice

GENTE E DIVERSÃO 12 Básico: inspirações culturais para você e sua família

16 Confira um dia perfeito em Curitiba para Gustavo Borges

18 A curitibana Adriana Birolli fala sobre o sucesso de sua personagem em Viver a Vida

22 O casal Paulo e Denise Alves

apresenta alguns flashes e impressões da África do Sul

MODA E BELEZA 30 Ensaio da Enjoy antecipa as tendências da coleção Outono/ Inverno

38 Confira um dossiê completo

sobre os cuidados com a pele após o verão

QUALIDADE DE VIDA 46 Correr faz bem para o corpo e para a alma. Vale a pena começar!

48 Veja por que muita gente tem apostado na acupuntura

CASA E FAMÍLIA 52 As vantagens de morar em condomínios fechados

56 O chef

Celso Freire ensina a fazer um delicioso bacalhau com polenta

58 O psicólogo Marcos Meier

dá as dicas para você aumentar a autoestima dos seus filhos


Login por Tatiana Escosteguy

O mundo em um

click

FICAR POR FORA DA INTERNET NOS DIAS DE HOJE NÃO É MAIS POSSÍVEL. APRENDA O BÁSICO AQUI COM A GENTE...

H

oje em dia, fazer parte da sociedade virtual não é fácil. Monitorar um perfil no Facebook, outro no Orkut, escrever no blog, acompanhar os sites de seu interesse e ainda verificar a caixa de e-mails todos os dias requer tempo e habilidade. É claro que você não precisa estar conectada a tudo, nem perder horas do seu precioso tempo em frente ao computador, mas ficar totalmente por fora, nos dias de hoje, não é mais possível. Vai faltar assunto nas conversas. Seus amigos (e seus filhos) vão te considerar parte de outro mundo. Para não ficar maluca e nem obsoleta, sugiro usar pelo menos duas destas ferramentas chamadas de mídias sociais. A primeira delas é, sem dúvida, o e-mail. Não precisa escrever todos os dias, nem enviar dezenas deles com textos, piadas ou correntes (por favor, não!!!), mas é preciso sim, abrir sua caixa postal diariamente. Dê

uma espiada, veja se não recebeu nada importante, delete os e-mails que não te interessam e siga com seu dia. Uma rotina simples e rápida que vai evitar decepções como a de abrir, uma semana depois, aquele e-mail da amiga que estava em Curitiba e queria te encontrar. Minha outra sugestão na rede é o twitter. Esta ferramenta que ainda é novidade para muita gente, mas que seus filhos já conhecem, pode, sim, economizar seu tempo e até seu dinheiro. Em vez de todos os dias, ler o jornal pela manhã e depois entrar em nos sites que te interessam, um por um, entre no twitter. Passe a seguir uma agência de notícia, os endereços eletrônicos que você costuma acessar e de quebra adicione aqueles que avisam sobre promoções em pacotes de viagens ou sorteiam ingressos para o cinema. Deixe sua página do twitter aberta, minimizada no canto da tela e consulte de vez em quando. Quanto às suas postagens, não se preocupe em fazê-las. No twitter é muito mais interessante seguir do que ser seguido. Mas cuidado para não viciar!!! O twitter pode ter o mesmo efeito de uma barra de chocolate ou uma tarde de compras no shopping: deliciosamente devastador!!

Algumas sugestões de endereços para você seguir no twitter: @vivercuritiba inpire-se com as dicas da revista viver | @cbnCuritiba notícias @aquelapassagem promoções de pacotes e passagens aéreas | @Guia_Curitiba agenda cultural e sorteios de ingressos | @PatriciaKogut um pouco de fofoca sobre celebridades não faz mal a ninguém | @tatiescosteguy me siga também! * Tatiana Escosteguy é jornalista, especialista em Mídia-Educação, Telejornalismo e Mídias Sociais. 10


Gente e diversão

a VOLTa de alice Alice no País das Maravilhas tem tudo para encantar crianças de todas as idades. A nova produção da Disney não se trata de uma simples adaptação da obra clássica, mas um retorno ao

“País das Maravilhas”. é o excêntrico diretor Tim Burton do começo ao fim,

brincando com a história de Lewis Carrol e com a tecnologia 3D. A previsão de estreia em Curitiba é 16 de abril. É o tipo de filme que vale a pena investir no gigante IMAX (Palladium) ou mesmo nos melhores 3D da cidade.

11


básico

sábado na

Praça da Espanha atividades ao ar livre para toda a família. Esta é a dica para você que procura o que fazer num sábado à tarde. a Praça da Espanha, no Batel, conquistou um espaço de destaque entre os atrativos turísticos da cidade. além da tradicional Feira de antiguidade e a Exposição de carros antigos, as atrações incluem atividades para crianças, aulas de ioga e shows de música com bandas locais. O Pintando na Praça dá início às atrações e acontece das 10h às 12h. O programa é inspirado na programação que reunia os pequenos curitibanos dos anos 1980 na rua xV de novembro. Das 15h às 16h é o momento de relaxar com as aulas de ioga oferecidas por instrutores da uni-yôga. Vale também conferir os shows apresentados no palco da praça, em parceria com a rádio Mundo Livre FM. Das 16h às 17h, acontecem apresentações acústicas. E no final da tarde é a vez de uma banda de rock, sempre curitibana, mostrar seu som para o público, que costuma se sentar no gramado da praça para acompanhar.

Aproveite as delícias do chocolate sem engordar FILME Chocolate, de Lasse Hallström.

Apesar de o filme ser antigo, de 2000, vale a pena assistir. É a história de uma mãe solteira que se muda com a filha para uma cidade no interior da França, onde abrem uma loja de chocolates. As cenas mostram a preparação de bombons e outros pratos que tem como ingrediente principal o chocolate. Além disso, o filme conta com a participação de Johnny Depp. É de dar água na boca! Na Fnac o DVD é R$ 12,90 e Blu-Ray, R$ 49,90

12

batel soho

Além de apreciar os atrativos ao ar livre, os visitantes costumam percorrer a pé o sofisticado circuito de compras e gastronomia da região, conhecido como Batel Soho. São 15 quarteirões com 56 estabelecimentos nos ramos de decoração, arte, alimentação, moda e serviços. A Praça da Espanha fica na Al. Doutor Carlos de Carvalho, 1196.

LIVRO Como água para chocolate, de Laura

Esquivel. O romance se passa no interior do México e conta a história de Tita e Pedro. Os dois são apaixonados, mas não podem se casar, pois, de acordo com a tradição, Tita é a filha mais nova e deve cuidar da mãe na velhice. A mãe oferece à Pedro a mão de Rosaura, a filha mais velha. Ele acaba aceitando para ficar perto de seu verdadeiro amor.

Livrarias Curitiba, R$ 32


CINEMA

OS MAIS VENDIDOS EM CURITIBA FICÇÃO

PRÊMIOS Sandra Bullock levou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em 2010

Um sonho possível Na última década, Hollywood se acostumou a ver e premiar o desempenho de atrizes à frente de roteiros inspirados em histórias e personagens reais levadas ao cinema. Sandra Bullock clareou os cabelos e caprichou no sotaque caipira para erguer seu primeiro Oscar com “Um Sonho Possível”, que está em cartaz nos cinemas.

1. A Cabana - William Young 2. Diários do Vampiro - L J Smith 3. O Símbolo Perdido - Dan Brow 4. O Mar de Monstros - Rick Riordan 5. A Batalha do Labirinto - Rick Riordan 6. O Ladrão de Raios, Capa do Filme - Rick Riordan 7. Amanhecer - Stephenie Meyer 8. O Ladrão de Raios - Rick Riordan 9. Indomada (Volume 4) - P C Cast 10. A Maldição do Titã - Rick Riordan

NÃO FICÇÃO 1. Comer, Rezar e Amar - Elizabeth Gilbert 2. Uma Breve História do Mundo - Geoffrey Blayney 3. Mais Você 10 anos - Ana Maria Braga 4. Mentes Perigosas - Ana Beatriz Barbosa Silva 5. Hannah Montana e Eu - Miley Cyrus/Hilary Liftin 6. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil - Leandro Narioch 7. Um Certo Verão na Sicília - Marilena de Blasi 8. O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow 9. Ironia - José Francisco de Lara 10. Uma Breve História do Século - Geoffrey Blainey

AUTOAJUDA E ESOTERISMO

Eu Te Amo, Phillip Morris Para quem está acostumado a ver na telinha e na telona Rodrigo Santoro fazendo papel de galã chegou o momento de se divertir e ver o bonitão fazendo par romântico com Jim Carrey. A estreia em Curitiba está prevista para 16 de abril.

1. Por que os Homens amam as Mulheres Poderosas - Sherry Argov 2. Se Abrindo pra Vida - Zibia Gasparetto 3. Quem Pensa Enriquece - Napoleon Hill 4. A Arte da Guerra – Os Treze Capítulos Originais - Sun Tzu 5. O Monge Executivo - James C. Hunter 6. Os Segredos da Mente Milionária - Harv Eker 7. O Código da Inteligência - Augusto Cury – Thomas Nelson 8. Espíritos entre Nós - James Van Praagh 9. Verdadeiro Poder - Vicente Falconi Campos 10. Casais Inteligentes Enriquecem Junto - Gustavo Cerbasi Os mais vendidos pelas Livrarias Curitiba, no período de 8 a 14 de março.

13


básico

Pós- festival O Festival de Teatro acabou e você não teve tempo de ver várias peças ou não conseguiu ver nenhuma? Não se preocupe. Muitas delas ainda estão em cartaz. A ÚLTIMA VALSA A Última Valsa é uma história quente com misto de traições, desejos, amor e morte. Ela relata a história de duas grandes mulheres, vingativas e apaixonadas. Com inspiração em Nelson Rodrigues e Garcia Lorca o espetáculo faz um convite ao público a saborear um delicioso banquete de amor e ódio. A escolha é de um cenário central que traz ao público a oportunidade de vivenciar uma experiência única de sentimentos intensos e avassaladores em uma arena de desejos. Quando: Sábados e domingos de maio | Teatro Falec (Mateus Leme, 990 | Horário: 21 horas. Preço: R$10 | (41) 3399-2744

AS CABELEIREIRAS Em um salão de beleza interativo, a comédia conta histórias de mulheres que fazem do cabeleireiro seu confessionário. Durante o espetáculo, algumas pessoas da plateia poderão interagir e receber serviços de manicure, sobrancelhas, pedicuro, entre outras. Quando: a partir da segunda semana de abril, aos sábados | Local: Teatro Cultura - Praça Garibaldi, 39 - Largo da Ordem Horário: 21h | Preço: R$30 | (41) 32247581

SANTO IMPROVISO A FALTA Uma mulher e dois casais vivem histórias em paralelo que deixam claro o vazio das relações amorosas. Idas e vindas de homens e mulheres que colocam no outro a razão de seu viver. O roteiro foi baseado na obra do dramaturgo norte americano David Auburn e fala dos encontros e desencontros da vida a dois. Quando: 8, 9, 10, 11, 15, 16, 17 e 18/04 Local: TEUNI - Prédio Central da UFPR Horário: 21h (quintas, sextas e sábados), 18h (domingo) Preço: Entrada gratuita | (41)3026-8678

14

O Santo Improviso é um espetáculo de humor e de improvisação onde os atores jogam entre si de acordo com ordens e sugestões de plateia. Quando: Sextas e Sábados de Abril (09, 10, 16, 17, 23, 24 e 30) e 1º de Maio. Local: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação) | Horário: 21h | Preço: R$ 30 e R$ 15 | (41) 21018292


Dia perfeito em curitiba

O MEDALHISTA OLÍMPICO GUSTAVO BORGES FALA SOBRE O QUE MAIS GOSTA iníciO Da ManHÃ: DE FAZER EM CURITIBA. Quando estou em Curitiba, gosto de QUE TAL CONFERIR acordar bem cedo e olhar a Serra do Mar no horizonte. Depois, ir degustar um ALGUMAS DAS SUAS delicioso café da manhã no Marcolini, perto da Praça da Espanha. As baguettes DICAS? recheadas e os pães de lá são maravilhosos, um dos melhores da cidade.

ManHÃ: Durante a manhã visito as duas academias que tenho

na cidade, no bairro Tarumã e no Barigui, e realizo reuniões e os treinamentos necessários com os professores e funcionários. Ainda tenho tempo de me trocar e dar duas voltas correndo no Parque Barigui. Retorno para uma série rápida de exercícios funcionais e depois nado uns 3 mil metros na piscina.

Domingos salerno

aLMOçO: Sempre almoço ali mesmo na região, no restaurante de meus amigos, o Mediterraneo, localizado no ParkGourmet do ParkShoppingBarigüi. O espaço é aconchegante e a comida muito saudável. Como é uma cozinha sazonal, o cardápio sempre tem novidades. Em seguida, aproveito para visitar a minha franquia do Café do Ponto, que fica no mesmo shopping, e encerro o almoço com um café expresso normal, sem açúcar.

TaRDE: À tarde volto aos negócios e finalizo os compromissos que estavam agendados. Quando tenho tempo livre, passeio por locais que considero charmosos em Curitiba. Um deles é a Praça da Espanha, já que a minha esposa, Bárbara, é de Madrid. Sempre vou conferir as novidades das lojas situadas naquela região. Ela não resiste aos óculos de design da boutique do francês e consultor óptico Eric Gozlan. Por isso, sempre que posso vou lá conferir os novos modelos, muitos deles exclusivos, que a loja sempre recebe. nOiTE:

À noite, gosto de assistir a um bom filme e pedir uma pizza na Baggio, além de tomar um bom vinho, principalmente por fazer parte da Confraria dos Enófilos do Alentejo.

Ravióli ao molho de queijo com base bechamel, do restaurante Mediterraneo, com a assinatura da chef Daniela Prosdócimo caldeira. a composição do molho leva o sabor do queijo parmesão e o suave toque da noz-moscada. Mediterraneo (Park gourmet do ParkshoppingBarigüi) | (41) 3317-6980

16


CAPA | Adriana Birolli

A verdade

diverte

A curitibana Adriana Birolli fala sobre sua carreira e o sucesso de sua personagem em Viver a Vida Brisa Teixeira

S

e tem uma coisa que leva muita gente ao psicólogo em situações difíceis, onde precisávamos de apoio, é a dificuldade de falar a verdade. Mas isso não é como nas horas de farras ou comemorações”, conta. problema para Isabel, personagem da atriz curitibana Outra diferença marcante é o estilo de vida de cada uma. Adriana Birolli, na novela Viver a Vida. Isabel tem “Somos muito diferentes, sem dúvidas. Tenho foco na como defeito o que para muita gente é uma qualidade: a minha vida, nos meus objetivos. Sei o que quero e vou sinceridade. O problema é que essas verdades são ditas muitas atrás, ao contrário da Isabel que não faz nada de útil”. vezes em horas pouco apropriadas. São Adriana começou a vida de artista comentários ácidos, muitas vezes cheios cedo, aos oito anos no teatro. Mas de maldades e que chateiam os que estão foi aos 13 anos que percebeu que era ‘Adoro chegar de a sua volta. Mas, pense, quantas vezes isso que queria para sua vida. Nessa avião em Curitiba e você quis falar umas boas verdades para época, conheceu o seu sócio e diretor, ver todo aquele verde alguém e faltou coragem? É por isso Ruiz Bellenda. Juntos produziram pela cidade, passei que Adriana entende o seu personagem. várias peças em Curitiba e levaram toda a minha vida aí, fiz montagens para São Paulo e Rio de “Acho-a fascinantemente humana. Adoro vivê-la”. Janeiro. Desde 2003 participou todos milhares de amizades, Se na novela, Isabel morre de amigos para toda a vida’ os anos do Festival de Teatro de inveja de suas irmãs, que são as mais Curitiba. “Já atuei com um espetáculo queridinhas do papai e da mamãe e e com três ao mesmo tempo, loucura devolve esse rancor com palavras duras e que magoam, total”, lembra a atriz, que este ano não participou do na vida real Adriana, 23 anos, tem uma ótima relação evento por conta das gravações da novela, que terminam com os irmãos: Carlito de 28 anos e Letícia de 24. em maio. “Acho bárbaro participar do Festival, tive “Somos muito unidos desde crianças, sempre dividimos muitas saudades este ano, pois fazer a novela e peça ao os momentos das nossas vidas uns com os outros, tanto mesmo tempo não dá”, diz.

18


19


CAPA | Adriana Birolli

Descoberta pela Globo Foi numa das edições do Festival de Teatro de Curitiba que Adriana começou o seu namoro com a Globo. “Fiz um cadastro com o Leo Gama que me chamou para os testes da Oficina de Atores, vim para o Rio fazer os testes e depois de um mês fiquei sabendo que havia passado”, conta. Adriana lembra o dia que recebeu a notícia de que foi a escolhida para interpretar Isabel. “Gritei de alegria até perder a voz e depois saí para comemorar num restaurante francês regado a champanhe com meu empresário”.

Garota de Ipanema Adriana mora no Rio de Janeiro desde 2007, quando foi contratada para fazer a Oficina de Atores da Globo. Hoje, mora em Ipanema e quando tem tempo adora caminhar na Lagoa (Rodrigo de Freitas). Para ela, Curitiba e Rio são cidades muito diferentes em todos os aspectos: o clima, os costumes, a maneira de viver, mas ambas com o seu encanto. Adriana elogia Curitiba dizendo que é uma cidade exemplo para todo o Brasil, onde tudo funciona como se deve e a limpeza é algo que se vê de longe. “Adoro chegar de avião em Curitiba e ver todo aquele verde pela cidade, passei toda a minha vida aí, frequentei seis colégios diferentes em bairros diferentes, fiz milhares de amizades, amigos para toda a vida”, conta. A atriz discorda totalmente do estereótipo que dão ao curitibano de que ele é fechado para fazer amizades. “Acho que de início talvez haja uma resistência em se confiar totalmente em alguém, mas a partir do momento em que se fica 20

amigo é para sempre”. Já no Rio, ela conta que todo mundo é “amigo” de todo mundo. “Pessoas que nunca se viram confidenciam coisas atravessando a rua”. O Rio, para a atriz, é uma cidade completamente caótica, tudo ao

mesmo tempo aqui e agora, e que mesmo assim funciona. “O calor tempera a personalidade de quem mora aqui. Se você tem um tempinho no seu dia passa na praia para dar um mergulho, nada mais relaxante”, destaca.


A adaptação nada difícil com o Rio e as facilidades que o eixo RioSão Paulo oferece dão a certeza de que Curitiba ficou pequena para ela. “Aqui e em São Paulo tudo acontece. Em Curitiba pode-se fazer teatro, mas raras foram as peças que ficaram realmente em cartaz para o público durante um tempo considerável. Aqui as peças duram, sem contar o mercado televisivo e cinematográfico”, compara. Ela diz ainda que a partir do momento em que estava se preparando para a carreira sabia que ia ter que sair de Curitiba para alcançar os seus objetivos. Quanto aos planos para depois que acabar as gravações de Viver a Vida, Adriana adianta que no mesmo mês vai estrear o seu espetáculo Manual Prático da Mulher Desesperada, em São Paulo. Quanto a fazer outra novela, ela responde com a mesma sinceridade da sua personagem: “Nossa, faltam dois meses para acabar Viver a Vida, creio que ainda é cedo para pensar em outra, né?”.

Carinho do público O sucesso da vilã Isabel mudou bastante a rotina da atriz, que não sai mais na rua despercebida e é assediada com o carinho do público. “As pessoas me tratam com muito carinho, esse carinho é muito gostoso de receber, é o reconhecimento do nosso trabalho. A Isabel é chata, mas é divertida”.

Pérolas de Isabel

(Para a mãe Tereza) Eu odeio esta proteção que você dá a Luciana, sempre me prejudicando! Até a garota adotada tem mais direitos e carinhos do que eu!

Nada como relembrar algumas das alfinetadas da personagem de Adriana Birolli em Viver a Vida

(Sobre o alcoolismo de Renata, depois de

Mia dizer que o que ela tem é doença) Ah, conta outra! É doença porque ela não mora na favela, se morasse ia ser vício, alcoólatra, bebum!

‘Mãe, onde você já viu uma mulher gorda, feliz?’

(Depois de

Renata a mandar para o inferno) Eu vou! Mas eu vou com o meu namorado. E você? Vai ficar aí, sozinha, chupando o dedo!

(Para Ellen) Você quer um conselho, meu bem? Agora que você está de caso com este carinha aí do Hospital, vê se abre o olho e dá uma melhorada, porque senão aparece outra e créu! Come o seu gatinho querida... 21


Cartão postal

sem mistérios Falta pouco para a Copa e os olhos do mundo se voltam para o continente africano. Aos poucos descobrimos que a África do Sul é mais perto do que imaginávamos. O tempo de voo de São Paulo para Johannesburgo, cerca de oito horas - é menor do que para destinos na Europa. Além da rica vida selvagem e dos tradicionais safáris, que tanto atraem visitantes, o país multirracial de 45 milhões de habitantes tem muito mais a nos revelar. O casal curitibano Paulo e Denise Alves esteve por lá e nos conta suas impressões daquela terra repleta de cor e magia.

22


a cidade do cabo já foi descrita várias vezes como a mais bela do mundo e é muito parecida com o Rio de Janeiro. O principal cartão-postal da cidade é a Table Mountain. O teleférico giratório leva os turistas ao topo, 1.086 metros acima do nível do mar. Vale a viagem.

Lutando contra uma tempestade, Bartolomeu Dias, em 1487, demorou 14 dias para cruzar o cabo das Tormentas, depois rebatizado de cabo da Boa Esperança. Ali, a 80 km da Cidade do Cabo, é possível ver o que se convencionou chamar de encontro dos oceanos Atlântico e Índico.

Participamos de um safári fotográfico na Reserva Kapama (estes locais também são chamadas “game lodges”) e tivemos uma experiência incrível, vendo de perto os “big five” (leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo).

JÁ FOI PARA A DISNEY? Então ManDE suas FOTOs E Dicas PaRa a nOssa PRÓxiMa EDiçÃO. leitor@revistaviver.com.br 23


Opinião

A força das

mulheres

O grande desafio das mulheres neste novo tempo é fazer política para construir e, acima de tudo, estar no poder para servir Gleisi Hoffmann

E

m todas as conversas que faço sobre direitos e participação das mulheres, em especial no espaço da política e do poder público, ouço a pergunta: “Se as mulheres são a metade do eleitorado, porque não elegem a metade dos cargos em disputa? Por que mulher não vota em mulher?”. É uma pergunta simples, mas que não tem uma resposta de mesma natureza. Aqui há muita complexidade. O mundo da política demorou para aceitar as mulheres. Nós éramos tidas como incapazes de discernir, pensar e, logo, decidir através do voto até a década de 30. Nós éramos proibidas de votar. Isso faz menos de cem anos, o que é nada em relação à história. Nós não existíamos para esse mundo. Esse mundo não falava conosco, nem se dedicava a nós. Não tinha mensagens para as mulheres. Então as mulheres resolveram cuidar de outras coisas que lhes interessava e lhes dava respeito e valor, deixando a política de lado. Para fazer com que o mundo da mulher e o da política convirjam, não será um processo fácil e rápido. De votar a ser votada há uma imensa distância. As dificuldades para termos candidatas são grandes. Por isso

defendo e acredito que precisamos de ações positivas como as cotas de candidaturas, recursos para campanhas, formação política específica para as mulheres. Defendo, aliás, que precisaríamos de um número de cargos legislativos reservados às mulheres, como no Congresso Argentino. Não se acaba com um processo milenar de discriminação de uma hora para outra. É preciso muita vontade e determinação. Eu acredito que as mulheres estão sentindo a necessidade de mudar e participar: mudar a política, mudar essa lógica de poder, excludente, personalista. Mas é uma coisa que está sendo feita aos poucos, com as condições mínimas que temos. Se tivermos incentivos iremos mais rápido. Outro fator importante é termos mulheres ocupando cargos de destaque decorrentes do processo político. Vereadoras, deputadas, senadoras, prefeitas, governadora, presidenta da República. Isso serve de estímulo a outras mulheres, mostrando que temos capacidade de atuar nesse mundo tanto quanto atuamos na iniciativa privada, na esfera social. Mais que uma ocupação de posições e cargos, vejo que as qualidades amorosas, compassivas e sustentadoras do lado feminino, farão diferença, serão essenciais para conduzir nossa sociedade por essas águas tão turbulentas. Precisamos de uma nova política, que busque a cooperação, a construção de consensos, que é a verdadeira essência da democracia. Penso ser esse o grande desafio das mulheres e do movimento que fazemos pela chegada ao poder. Fazer política para construir, agregar, valorizar e acima de tudo, estar no poder para servir.

* Gleisi Hoffmann é advogada e integra o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.

24


Você

merece Quanto tempo (ou dinheiro) você reserva para pensar em si mesma? Preparamos aqui uma lista de pequenos ou grandes luxos que você pode se presentear. Fernanda Jacometti

O carro Smart da Mercedes-Benz. Com espaço para somente duas pessoas, tem um estilo inconfundível e cabe em qualquer vaga. A partir de R$ 62.900, na Smart Batel.

Day Spa

Sair da dieta pelo menos uma vez por mês e comer algo muito gostoso sem se importar com as calorias. Uma dica é a torta Banoffi, da confeitaria e restaurante Bella Banoffi. Fatia, R$ 6.

Aula de tênis com o campeão brasileiro Marco Silva. Uma boa dica é participar dos treinamentos em equipe na academia que fica no Água Verde. A partir de R$ 200 por mês. Fone: 3022-6502.

26

Passar um dia em um Day Spa, com direto a massagem, banho de ofurô, hidratação e muito mais. Os valores variam conforme o pacote e o tempo de duração. No hotel Pestana você encontra pacotes que vão de R$ 120 a R$ 600. No Crowne Plaza você o serviço básico é oferecido por R$ 325.

Você tem alguma sugestão para a seção VOCÊ MERECE? Mande para a gente e concorra a um jantar no Restaurante Dom Parma, no Batel. É só enviar um email para leitor@revistaviver.com.br com a sua dica.


GPS

Curitiba

1 1 - Da comédia à tragédia A atriz Marisa Orth esteve em Curitiba em março para proferir a aula inaugural do novo curso de Artes Cênicas da PUCPR, dirigido por Laércio Ruffa. Conhecida pela atuação em comédias, Marisa disse aos alunos que sua grande paixão é o drama e tem intenção de ainda atuar em uma tragédia grega. A atriz foi recebida pela diretora de Comunicação e Marketing da PUC, Maysa Simões. 2 - Música no Largo Curitiba O Shopping Curitiba e a Rádio Lumen FM têm uma parceria no projeto Menu Musical, que apresenta uma programação cultural diferenciada para o novo espaço do empreendimento, o Largo Curitiba. No último mês, a cantora Rogéria Holtz aproveitou o final da tarde e o clima do espaço para prestigiar o projeto.

28

2

3 3 - Em nome da saudade Em março, Marília Iasi Keller lançou o livro “Divisor de Águas – A perda de um filho” nas Livrarias Curitiba, no Shopping Estação. No livro, a autora descreve com extremo realismo e sensibilidade como foi conviver com a notícia da morte de seu filho e, principalmente, como está sendo viver após esse verdadeiro “divisor de águas”. As saudades, tristezas, alegrias, lembranças, misturadas a um grande liquidificador de tempo, espaço e muito sentimento.


Moda

e beleza Escarpim satryani R$ 329,00

Bota cavage R$ 2.390,00

Objeto de

desejo

Bota satryani R$ 419,00

Mulheres são loucas por sapatos e não é por menos: as grifes apresentam infinitas opções com design e estilo sensacionais. Mas sempre é bom lembrar que enquanto os sapatos certos podem transformar o look fazendo com que pareça incrível, sapatos usados da maneira errada podem ter um efeito completamente contrário.

Fique atenta aos modelos que cobinam com você, com a sua personalidade e estilo.

Afinal, roupas diferentes requerem diferentes estilos de calçados e as tendências mudam a cada ano.

Peep-toe schutz R$ 299,00

Estes modelos estão disponíveis nas lojas Via Volare do Batel, Torriton Taunay e cabral.

29


Antes que a temperatura comece a cair, prepare-se para conhecer o melhor da temporada outono inverno. Convidamos Val��ria Erdmann, da Enjoy Curitiba, para apresentar sua nova coleção e dar algumas pistas de como será a estação mais charmosa do ano. “O inverno 2010 pede naturalidade e conforto com ares ora românticos, ora divertidos e até ousados. São muitas texturas e estampas.” Uma boa dica é o tricot, que aparece forte e se torna peça-curinga.

vestido cachecouer tafetá R$ 319 alfinete R$ 39

30


vestido listras tafetá R$ 299 calça legging couro R$ 164 blusa malha gola rolê R$ 104 kit pulseiras metal correntes R$ 87 anel R$ 35 brinco R$ 35

Você encontra as lojas Enjoy nos shoppings Palladium e ParkShopping Barigüi. 31


A alfaiataria surge poderosa e estruturada para mulheres dinâmicas e atuais que, apesar de buscar bemestar, também estão no mercado de trabalho e conectadas com o mundo dos negócios.

casaco com faixa R$ 329 bermuda xadrez R$ 219 blusa tachas R$ 208 colar malha franja com correntes R$ 119

32


O Inverno chega com o aconchego de sobreposições nômades e versáteis descontraídas e práticas.

parka sarja R$ 378 calça sarouel xadrez R$ 259 echarpe malha tachas R$ 109 bolsa couro franja R$ 439

33


A tendência do ar sexy e retrô aparecem num jogo invernal bem humorado de escondemostra do corpo que a mulher brasileira sabe propor como ninguém.

macacão estampado R$ 359 colete jeans R$ 219 echarpe malha babados R$ 95 cinto couro R$ 139

34


36


Há mais de 25 anos no Alto da XV, a Charnamon Modas oferece as melhores marcas com preços e condições especiais.

tod de a col e ver ão ção com

50%

de São Paulo Globe, Cabocla, Simplelife, Chou Chou, Talento, Loony Jeanswear.

sc

o n de to

*d pag esco am nto ent par a os àv ista

Caxias do Sul Biamar, Kalusca, Gida e Friolã.

Rua XV de Novembro, 2357 | Loja D | Alto da XV Curitiba-PR, anexa ao Supermecado Casa Fiesta | 41 3262 5848 37


estĂŠtica

Renove sua pele

38


Passada a temporada de sol, o bronzeado vai embora e deixa de lembrança manchas, rugas e linhas profundas, acne, sensibilidade e ressecamento. A boa notícia é que hoje em dia existe um verdadeiro arsenal para regenerar a sua beleza. Convidamos a nossa colaboradora Dra. Caren Pilatti, da Bioclin Clínica de Saúde e Beleza, para apresentar algumas novidades. Mãos à obra!

Você mais jovem

Limpeza profunda

Aposte em tratamentos anti-idade que suavizam as rugas e deixam sua pele mais jovem. O Biolifting, por exemplo, é uma técnica de reconstrução facial que combate os sinais de flacidez muscular, rejuvenscendo e eliminando as marcas do tempo. Além disso, recupera o contorno facial perdido com o envelhecimento, eliminando a famosa “papada” e o temido “bigode chinês”, elevando a pálpebra e as maçãs do rosto. A Criotermólise trata rugas, flacidez, vasinhos e manchas em apenas 15 sessões. “O cabeçote de radiofrequência combate o envelhecimento precoce com aplicações duas vezes por semana, para qualquer tipo de pele”, explica a fisioterapeuta Caren Pilatti.

O ritual de proteção que você seguiu nos últimos tempos pode ter sobrecarregado os poros provocando acne, espinhas inflamadas e cravos. Para uma limpeza eficaz, sem espremer ou cutucar a pele existe o CK GAB 3V, um equipamento que realiza vários tratamentos estéticos faciais e corporais. Um deles é a limpeza de pele por meio de uma ventosa com sucção controlada. Ele extrai comedões e outras impurezas dos portos revitalizando a cútis. O tratamento é indolor e finalizado com uma eletroestimulação que melhora a circulação facial e estimula a produção de colágeno.

Apague as manchas Para todos os tipos de pele, o Biopeel é realizado com uma espátula de microvibração que desliza sobre o rosto promovendo uma renovação celular. O peeling faz uma limpeza profunda, que remove células mortas, diminui a oleosidade, o tamanho dos poros e a acne. “O tratamento favorece a formação de colágeno e apaga as manchas e rugas finas sem causar dor”, explica Dra. Caren Pilatti.

Por que a pele sofre?

No verão o organismo perde mais água do que consegue repor e a radiação solar desgasta o colágeno, resseca e engrossa algumas regiões. Identifique os problemas que a estação deixou na sua pele e procure um especialista para encontrar o melhor tratamento.

dica especial

Dra. Caren convida as leitoras VIVER a experimentarem o Biocorp, um tratamento exclusivo para resolver de vez os probleminhas com gordura localizada, flacidez e celulite. “Além disso, vale a pena conhecer o Biomagress, nosso programa de emagrecimento permanente”, destaca.

Mais informações: bioclin clínica de saúde e beleza | Rua Padre Anchieta, 1846 | 41 3015-3088 39


estética

O Laser e a beleza Os tratamentos a laser correspondem a mais da metade de todos os procedimentos realizados na área médica. Eles são indicados para quem busca o rejuvenescimento facial e os principais objetivos são a melhora do tônus da pele, atenuação das linhas de expressão e clareamento de manchas indesejáveis. Convidamos o cirurgião plástico Dr. Marlon Chiaratti, da Clínica Delineare, para falar um pouco sobre o uso do laser no rejuvenescimento facial e corporal.

Quais são os tipos de laser utilizados nos tratamentos? Existem vários tipos, os que mais utilizamos são o laser de Erbium (Pixel) e de CO2 fracionado. Eles promovem uma renovação da pele e um estímulo importante à formação de novo colágeno, deixando a pele mais clara, lisa e firme. O sistema fracionado permite um bom resultado com uma recuperação muito mais rápida do que a técnica tradicional. Na depilação, o melhor laser é o Light Sheer. Ele age na remoção dos pelos por sua ação no bulbo folicular e é indicado no tratamento de foliculites e remoção de pelos indesejáveis em qualquer região do corpo. São necessárias em média três a seis sessões. Além dos lasers, um grande aliado no rejuvenescimento da pele é a Luz Intensa Pulsada. Diferente do laser, por apresentar um amplo espectro de comprimentos de onda, é ótima para o tratamento de manchas, como sardas e estimular a formação de novo colágeno na pele. 40

Como eles atuam no organismo? Os lasers de Erbium e CO2 fracionado atuam removendo as camadas mais superficiais da pele, estimulando a renovação celular. A luz pulsada e o laser para depilação (Light Sheer) são atraídos pelo pigmento existente principalmente nas manchas e pelos. No caso das manchas escuras, forma-se uma microcrosta que irá descamar posteriormente e no caso dos pelos a energia absorvida provoca uma lesão no bulbo folicular, promovendo a remoção dos pelos indesejáveis.

Quais os resultados do tratamento? Os resultados mais observados são o clareamento da pele, aumento do tônus, diminuição progressiva das linhas de expressão e dos poros dilatados e fechamento dos pequenos vasos superficiais visíveis na pele. Todos esses aspectos resultam em uma pele rejuvenescida.

Quais precauções devem ser tomadas durante as aplicações e quanto tempo duram? Todos os pacientes devem estar com a pele preparada, usando uma loção clareadora por, pelo menos, 15 dias antes do procedimento. Depois do laser, é importante evitar a exposição ao sol e usar o protetor solar de duas em duas horas na primeira semana. A aplicação é um procedimento relativamente rápido, em média 20 minutos, dependendo do tamanho da área. Sempre aconselhamos ao paciente chegar 30 minutos antes para aplicação de uma pomada anestésica que proporcionará mais conforto.


Qual o tempo de recuperação?

Outros aliados complete os tratamentos com cremes capazes de hidratar a pele, fazer uma faxina completa ou mesmo combater linhas, sulcos e flacidez

Depende do tipo de tratamento e da intensidade utilizada. Em geral a Luz Intensa Pulsada usada isoladamente permite que o paciente retorne no mesmo dia ao trabalho. Se for associado o laser fracionado (Pixel ou CO2), o paciente pode retornar ao trabalho no dia seguinte, havendo apenas um leve inchaço nas pálpebras. Nos casos em que fazemos um rejuvenescimento facial mais profundo com o laser de CO2 fracionado o paciente necessita de sete dias de afastamento, pois se formam pequenas crostas na pele tratada.

RESSECAMENTO O sol aumenta a descamação e a variação de temperatura típica de curitiba desidrata. a solução é aplicar cremes e hidratantes poderosos. 1 - Shiseido Benefiance Creme Revitalizante R$315,00

LIMPEzA DA PELE é importante caprichar na limpeza diária, com produtos a base de ativos que refrescam, são antioxidantes, hidratantes e não agridem a pele. 3 - Biotherm 3 em 1 purifica, tonifica e demaquila os olhos R$109,00 4 - Biosource Nettoyant Hidramineral Mousse R$94,00 CREME ANTI-IDADE 5 - Lancôme Renergie Morfolift Spf15 Soin Lifting Anti Rides (a partir de 40 anos) R$356,00

Quais tratamentos podem ser associados com a sessão de laser?

Você encontra esses produtos na loja Laffayette dos shopings Mueller e Palladium

O uso do laser e luz intensa pulsada pode estar associado a pequenos procedimentos como a toxina botulínica (Botox®) e preenchimentos, potencializando os resultados. Além disso, algumas pacientes fazem o laser junto com a cirurgia plástica, assim já estão sedadas durante o procedimento e a recuperação da pele ocorre na mesma época em que a paciente se encontra de repouso no pósoperatório.

Mais inFORMaçõEs: DR. MARLON GOUVEIA CHIARATTI | Rua Pe. anchieta, 771, (41) 3322-5360

PERDA DE VIÇO Para regenerar a pele danificada, aposte em séruns revitalizantes. suas fórmulas reforçam o sistema de defesa natural e estimulam a renovação celular. 2 - biotherm Aquasurce Superserum R$ 199,00

3

5

2

4 1

41


Qualidade de Vida

Pecado é não

comer

Eva e até mesmo a ingênua Branca de Neve não conseguiram evitar a tentação. Imagina se elas soubessem o bem que a maçã faz ao organismo?

Em média uma maçã tem 70kcal, quantidade excelente para um lanche ou uma sobremesa, ou até mesmo como um acompanhamento nas refeições principais. Quem está em busca de eliminar peso é uma opção interessante, pois além do seu valor nutricional ser favorável, o fato de conter fibras aumenta a sensação de saciedade e diminui a vontade de comer guloseimas. Então, vai uma maçãzinha?

43


Movimento por Roberto Quintana

Os melhores do mundo indicam pilates

Em 2009 participei do Congresso Mundial de Geriatria e Gerontologia, em Paris, e o que mais chamou a atenção foi a importância dada ao Pilates pelos maiores especialistas do mundo. Pilates foi colocado ao lado da caminhada como um dos exercícios mais indicados para quem quer viver com qualidade. A primeira por trabalhar a resistência sem o impacto, fundamental para o fortalecimento ósseo e muscular, e a segunda por trabalhar com o sistema cardiorrespiratório e ser uma atividade de baixo impacto.

S

Prevenir é melhor

egundo dados do Ministério da Saúde, em 2003 62.061 mulheres brasileiras morreram por algum tipo de câncer, que poderia ser evitado com exames periódicos. A ginecologista Sueli Raposo, do Frischmann Aisengart / DASA, orienta que as mulheres chequem sempre suas condições físicas, para evitar problemas maiores. “Assim como os homens, as mulheres devem cuidar de sua saúde. O ideal é se consultar um ginecologista pelo menos uma vez ao ano”, conta.

O QuE FaZER As mulheres, a partir dos 20 anos, devem se preocupar com sua saúde periodicamente: • Consultar periodicamente um ginecologista, uma vez ao ano;

Mexa-se

• Conferir sempre a pressão arterial;

Estudos comprovam que pessoas sedentárias têm 40% a mais de probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão. Comentou-se também a importância de atividades aeróbicas, como caminhar e correr, e a necessidade de aliá-las com exercícios de fortalecimento muscular, como musculação e Pilates. Quem sabe não é essa a atividade que você sempre quis fazer?

• Controlar o peso. A obesidade deve ser combatida, pois aumenta o risco de eventos cardiovasculares e também alguns tipos de câncer;

Mais inFORMaçõEs: Dr. Roberto Quintana é fisioterapeuta especialista em gerontologia e atua com fisioterapia geriátrica, fisioterapia domiciliar, RPg (Reeducação Postural global) e Pilates. Rua Padre anchieta, 1846 Piso sL - sala 05 41 9977-7882 / 3022-4003 www.fisioterapiaquintana.com.br 44

• Praticar exercícios; • Não fumar; • Atualizar a carteirinha de vacinação. A prevenção é sempre melhor que remediar; • Importante tomar a vacina contra Hepatite B e HPV antes do início da vida sexual.


45


meXA-se

Saia correndo ‘CORRER É UM PRESENTE QUE VOCÊ PODE SE DAR TODOS OS DIAS, A QUALQUER HORA, E É A MELHOR MANEIRA DE FESTEJAR A VIDA.’

S

implicidade. Esta é a palavra que define o sucesso e a evolução contínua que as corridas de rua estão registrando em qualquer canto do mundo. Não existe nenhuma outra modalidade esportiva que traga tantos benefícios e que exige tão pouco para a sua prática. Um tênis, um calção e uma camiseta e pronto. A cada passo, esse conjunto mínimo lhe traz resistência, flexibilidade, performance, desempenho, concentração e, ao final, relaxamento. E pode lhe trazer mais ainda. Pode lhe trazer amigos, interatividade, informação e saúde física e mental. Acho que isto responde porque cada vez mais é comum encontrar pessoas correndo e o que faz milhares de pessoas se reunirem em um domingo pela manhã, bem cedinho, se acotevelando para conseguir espaço na faixa de largada e participar de uma corrida de rua. Todos loucos para percorrer o mesmo traçado de alguns quilômetros e receber, ao final, como recompensa um pedaço de metal sem valor pecuniário, amarrado a uma fita de pano. Paula Radcliffe, atleta inglesa recordista mundial em maratonas, tem, na minha opinião, a melhor definição sobre a relação entre corrida e realização pessoal. “A

corrida coloca você em contato com o seu próprio corpo e com mundo. Como uma pessoa em forma, mais saudável e mais feliz, você tem uma chance maior de considerar felicidade, saúde e sentimentos dos que estão em volta e de outras pessoas em geral com a adoção de uma vida saudável”. E a boa notícia é que o entusiasmo que contagia os corredores já foi percebido por todo o mercado. Usando um trocadilho, crescem a passos largos as inovações voltadas para a prática de corridas. Calçados, vestuários, acessórios, lojas, produtos eletrônicos, alimentos especiais, revistas especializadas, programas de TV, rádio, blogs, corridas temáticas, eventos. Enfim, o universo das corridas tem reproduzido, de forma muito vigorosa, o crescimento desse fenômeno e que já desperta a atenção também dos marketings das grandes empresas. São inúmeras as marcas no Brasil e no mundo associando-se a esse movimento. Agora, o melhor é que toda essa inovação, todo esse avanço, todo esse investimento acontece sem tirar a magia da simplicidade que as corridas permitem e despertam. Correr é um presente que você pode se dar todos os dias, a qualquer hora, e é a melhor maneira de festejar a vida. Para quem ainda não experimentou, imagine o que é chegar ao final de 42 quilômetros, olhar ao seu redor e ter a certeza de como é bom estar vivo. Então, se você está aí parado, não espera mais: saia correndo.

* HuDsOn JOsé é jornalista, especializado em marketing e corredor de rua. 46


nutriÇão

5 alimentos

Os que toda mulher não pode deixar de consumir cassiana g. DOMinguEs

Soja | Contém isoflavona

(fitohormônio), uma substância com estrutura semelhante à do estrógeno (hormônio carente na fase da menopausa). Ingerir de 20 a 35g de soja por dia, o que equivale a 30-50mg de isoflavona.

Linhaça | Contém lignana

(fitohormônio), ômega-3 e fibras. Ingerir 2colheres (sopa) ao dia, moída e acrescente em iogurtes, leites, saladas, pães e massas.

Peixes de Águas Frias | Contém

ômega-3. Salmão, sardinha, arenque. No mínimo 180g/semana.

Oleaginosas | Ricas em vitamina E,

ácidos graxos essências, fibras, selênio (mineral antioxidante). Consumir de 1 a 2 unidades por dia, pois o excesso engorda.

Azeite de Oliva | Rico em ômega-9; protege de danos cardiovasculares. Consumir 1 colher (sopa) por dia.

* cassiana g. DOMinguEs, nutricionista, especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina uniFEsP/EPM, especialista em cardiologia Básica e avançada pela Puc-PR. www.cdnutri.blogspot.com

47


acupuntura

Apesar de ter surgido na China há aproximadamente 4.500 anos, a acupuntura é uma técnica cada vez mais atual. As recentes pesquisas científicas contribuem para uma maior compreensão desta especialidade da medicina chinesa que consiste em estimular pontos específicos na superfície da pele, agindo basicamente na liberação ordenada de enzimas, hormônios, aminoácidos, proteínas, entre outros. Confira as dicas do Dr. Antonio Cezar Mendes dos Santos, cirurgiãodentista e acupunturista com experiência internacional, e veja porque muita gente está apostando nas agulhas.

5

razões para apostar na acupuntura

48


1

Redução de peso, agindo na ansiedade

A acupuntura pode ajudar no emagrecimento, agindo principalmente no controle da ansiedade. As agulhas atuam na diminuição da fome, ativam o metabolismo (muitas vezes alterado pela idade, menopausa, estresse, entre outros) e restaura o perfeito funcionamento dos sistemas digestivo, intestinal e urinário. “Basicamente serão equilibradas a ansiedade e compulsão alimentar, regulado e equilibrado o processo digestivo, a eliminação pelos rins e intestinos e por fim estimulando o metabolismo. Isto traz resultados rápidos e seguros”, destaca o especialista.

2

Quem faz recomenda

Ligia de Oliveira Maingué operou o joelho e sentia dores muito fortes. Gustavo Pereira Abagge precisava diminuir a ansiedade e emagrecer. Maria Lucia da Silveria tem câncer e apostou na acupuntura para aumentar sua imunidade e vencer as duras sessões de quimioterapia. Todos tiveram sucesso nos tratamentos e recomendam as ‘agulhas do bem’ a todos os seus amigos.

3

Tratamento estético sem sofrimento

Pode soar estranho para quem está acostumado a pensar em acupuntura como tratamento de dores e doenças. Mas o lado estético da técnica, apesar de não muito difundido no Brasil, é utilizado há bastante tempo e com sensíveis resultados. O tratamento, indicado para rugas, flacidez, olheiras, celulites, gordura localizada, manchas,varizes e cicatrizes, é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura para outras doenças. A principal diferença dos tratamentos comuns é que a acupuntura considera o paciente como um todo. Os problemas estéticos normalmente têm ligação com o desequilíbrio de energia de órgãos, de nutrição, do emocional e mesmo psicológico. “A acupuntura atua harmonizando esses pontos e provoca renovação e retorno da elasticidade da pele”, afirma.

4

Livre-se da dor de cabeça e dores em geral

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, em 4 mil pacientes com cefaléia crônica e com dores em geral constatou que em um dos tipos de dor de cabeça (cefaléia tensional) a acupuntura tem melhores resultados do que medicamentos. Dr. Antonio Cezar destaca que a técnica chinesa trabalha diretamente na origem da dor e age estimulando enzimas e proteínas que auxiliam na redução do sintoma e no rápido conforto. A acupuntura estimula diretamente os pontos de meridianos que precisam de sedação ou tonificação, buscando equilíbrio, harmonia física e emocional, o que faz com que a dor rapidamente diminua e até mesmo acabe.

5

A sabedoria da milenar medicina chinesa ao seu alcance

Para os orientais, há mais de mil pontos de acupuntura espalhados pelo corpo humano que estão ligados por uma linha imaginária, denominada meridiano, e que comunica órgãos internos e vísceras. “A energia vital circula por esses meridianos e a técnica milenar é uma forma de restabelecer (até mesmo estabelecer) a harmonia perdida e deixar o corpo saudável, com bem estar físico, mental e sentimental”.

INFORMAÇÕES | Dr. Antonio Cezar Mendes dos Santos Cirurgião Dentista e acupunturista com formação e mestrado na USP e residência clínica na China. Juliana Lopes Fernades Fisioterapeuta Jeise Elen de Freitas Fisioterapeuta Comendador Araújo, 510 - Sl. 1501 - Centro - Curitiba/PR (41) 3223-8927 e 3016-8927

49


Casa e família

Relógio “Talheres”, na loja Tienda, no Batel soho, R$ 196

Tempo de qualidade “Se você, como eu e a grande maioria das pessoas, tem de “conciliar” família com amigos, trabalho e carreira, é imprescindível determinar, muito antes das inevitáveis crises, quem você prioriza e coloca em primeiro lugar. Colocar a família em primeiro lugar tem um custo com o qual nem todos podem arcar, mas vale muito a pena.” sTEPHEn KaniTZ

51


morar bem

Entre as inúmeras decisões importantes que tomamos em nossas vidas, escolher onde morar ocupa um lugar especial nessa lista. As famílias que optam pelos condomínios fechados se acostumam com a qualidade de vida e segurança e não pensam mais em voltar a morar em prédios ou casas de frente para as ruas. Afinal, os condomínios têm casas com tamanhos, preços e benefícios sob medida para cada família. 52


É

Do tamanho do seu

dina Boszczovski passou boa parte da sua vida em Londrina, onde tinha uma vida tranquila com sua casa de frente para a rua, longe da poluição e que oferecia total segurança e interação entre os vizinhos. Em 1990, ela, o marido e os filhos mudaram-se para um apartamento em Curitiba. Dez anos depois, os filhos sentiram a necessidade de uma casa maior, com espaço para brincar e com cachorro. Esta necessidade não era só dos filhos, Édina e o marido também sentiam falta da vida em Londrina e sempre se lembravam da infância que tiveram, quando moravam em casas sem grades e com liberdade. Conversando em família, decidiram que a melhor opção para atender a vontade de todos seria adquirir um imóvel em um condomínio fechado. A primeira providência foi procurar uma construtora de confiança que indicou alguns condomínios próximos de onde já moravam para facilitar a locomoção para o colégio dos filhos. Ao visitarem o condomínio Castel Vicenza, se apaixonaram pela tranqüilidade, localização e o contato com a natureza. Nos nove anos vividos ali, a família usufruiu de toda a infraestrutura do lugar. ‘“As crianças brincavam até anoitecer no playground, nas quadras esportivas e tinham muito espaço para andar de bicicleta e passear com o cachorro”, lembra Édina. Com os filhos crescidos, Édina e o marido tomaram outra decisão importante: a mudança para um condomínio Dom Carlo, maior com uma casa de quatro quartos, com quatro suítes. “Aqui temos as mesmas facilidades que tínhamos do outro condomínio, além de estarmos cercados pela natureza”, conta a moradora, que toda a manhã sai para caminhar pelos dois bosques do condomínio. Com os filhos na faculdade e o casamento da filha marcado para o ano que vem, Édina pensa no futuro e espera ansiosa uma outra fase na sua experiência morando em condomínio: a chegada dos netos.

sonho

TOP 5 dos condomínios fechados Veja porque eles são uma opção cada vez mais

interessante para quem procura um imóvel pensando no conforto de toda a família. 1. SEGURANÇA Nos condomínios fechados, os muros cercam o condomínio, geralmente com guaritas ou guardas rondando as ruas 24 h por dia.

2. QUALIDADE DE VIDA Os terrenos são bem maiores que os encontrados nos centros urbanos e propiciam a construção de casas mais espaçosas e aconchegantes. Sem contar a localização: em Curitiba, a maioria dos condomínios está há menos de meia hora do centro da cidade.

3. CONVÍVIO FAMILIAR As áreas de lazer, o centro de convivência e espaços de integração social propiciam um maior convívio familiar e entre vizinhos.

4. VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO Retorno certo de investimento em condomínio fechado por causa da valorização contínua.

5. NATUREZA Os condomínios fechados possuem grandes áreas verdes preservadas e oferecem a possibilidade de construir casas sem muros em terrenos espaçosos que se integram à natureza.

53


morar bem

Um estilo de vida que veio para ficar

O conceito do condomínio fechado vem realizando o sonho de muitas famílias, inclusive da classe média, de ter o privilégio em pleno século XXI de voltar ao passado e reviver aquele estilo de vida que ficou para trás. O crescimento pela procura pelos condomínios fechados demonstra um indicativo nos dias atuais: o resgate de viver bem com segurança e tranquilidade. Os diretores da cgl condomínios fechados, Carlos Alberto Herrera e Nestor Gabriel Ayrolo, resolveram apostar nos condomínios fechados com o crescimento deste mercado. Segundo eles, é uma maneira dos pais oferecerem uma vida similar a que eles tiveram quando crianças, adaptado à realidade atual, “Tínhamos a rua para andar de bicicleta, o campinho de futebol. Agora temos tudo isso dentro do condomínio, com seus muros altos e toda a segurança”, diz Ayrolo. Para o diretor da Paysage Condomínios Diferenciados, Juliano Hinz Maran, nos últimos dez anos a demanda pelos condomínios fechados cresceu 50%, por causa da violência urbana e pela mudança de conceito de compra pela classe média. “Hoje, classes não tão abastadas, com poder aquisitivo de R$2.300, estão comprando condomínios fechados, a partir de R$ 60 mil, onde se oferece a mesma qualidade de vida, com a mesma infraestrutura de um condomínio de classe alta”, destaca Maran, que comemora a expansão para Santa Catarina.

Pioneirismo Primeiro condomínio fechado comercializado de Curitiba foi lançado em 1973 A construtora Casteval tornou-se pioneira nesse tipo de empreendimento, ao lançar em 1973 o Vila Romana, primeiro condomínio residencial fechado de Curitiba, na Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade. O imóvel inaugurou uma série de conquistas para a construtora, entre elas, o mérito de lançar o primeiro condomínio-clube da cidade. Nestes 37 anos, a construtora contabiliza mais de 40 condomínios e adianta que para 2010 outros condomínios serão lançados. “São diversos tamanhos e estilos, mas todos com uma coisa em comum: a fórmula do imóvel bem construído com segurança, liberdade e contato com a natureza, que resultam na qualidade de vida”, diz Osvaldir Benato, diretor Casteval.

54


Arte na

Mesa

por

Páscoa em BACALHAU COM POLENTA Família • Doure as postas de bacalhau, devidamente dessalgadas, em azeite de Páscoa tem tudo a ver com bacalhau e reunião em família. Por isso, aqui vai uma dica de como preparar um bacalhau com polenta. Uma receita simples, mas lembre-se sempre de que o sabor dos pratos está intimamente ligado à qualidade dos ingredientes.

Confira a coluna Arte na Mesa também na Lumen FM | 99,5 56

oliva com algumas folhas de louro e dentes dealho para aromatizar. Cuide com a temperatura do azeite para que não aqueça muito. Isso é bem importante para que as postas fiquem com um dourado bonito e não muito tostadas por fora.

• Prepare uma polenta cremosa usando semolina amarela italiana (você encontra com facilidade em lojas especializadas). Prepare a polenta com leite aquecido e aromatizado com uma folha de louro. Despeje, com cuidado, a semolina no leite misturando com atenção para não empelotar. Acerte o sal e reserve. • Bata no processador azeitonas pretas sem caroço (azapa) e misture com mais azeite de oliva, dando a consistência de um creme leve. • Sirva em pratos fundos aquecidos colocando uma porção de polenta, a posta do bacalhau apoiada sobre a polenta e finalize com o molho de azeitonas pretas ao lado.


Super

família por Marcos Meier

Como ajudar seu filho a ter uma autoestima saudável

P

erguntei a uma menina de 6 anos de idade se ela gostava de si mesma e se as outras pessoas gostavam dela. Sua resposta foi surpreendente, ela disse que sim, pois gostava Temos que, como pais, apresentar os valores. Não adianta apenas dela mesma por ser bonita, e que combater o que está errado, precisamos ensinar o certo. as outras pessoas gostavam dela É claro que podemos falar de moda, estética, beleza e outros fatores por ser bonita e magrinha. Num relacionados com a aparência, apenas estamos mostrando que não devem primeiro momento pode-se achar ser esses valores que devem dirigir nossas vidas, mas os essenciais. que a autoestima dessa menina está Para um melhor resultado na construção de uma autoestima saudável legal, pois ela gosta de si e percebe nas crianças, é necessário que você, mãe e pai também tenham uma boa os outros gostando dela. No autoestima. Você precisa gostar de si, investir tempo, dedicar-se a coisas entanto, as razões que justificaram que gosta. Um pai, ou mãe, de bem com a vida, contagia positivamente suas respostas são assustadoras. seu filho e toca seu coração para que aprenda, desenvolva-se e assuma os Com seis anos de idade ela já está fracassos e as vitórias em sua caminhada como ser humano realizado e feliz. preocupada com a beleza e com Não é fácil investir na autoestima, pois a mídia e o consumismo o fato de ser enviam diariamente mensagens contrárias. Uma magra. Para ela, ‘Um pai, ou mãe, de bem mulher bonita é chamada de “modelo”. Modelo pessoas de valor do que? Se há modelo, tem que haver cópias? As são pessoas bo- com a vida, contagia seu mulheres olham para a “modelo” e se percebem filho e toca seu coração diferentes dela. Sentem um vazio interior e pensam nitas e magras. Quanto precon- para que se desenvolva em em preenchê-lo. O consumismo sai ganhando, a ceito! E isso nuautoestima, não. sua caminhada como ser ma menina de seis E nossos filhos? Que mensagens recebem? humano realizado e feliz.’ anos de idade! Pesquisas têm mostrado que a criança brasileira Ela, como oué a que mais assiste TV no mundo, ou seja, é a tras, já é vítima da influência da que mais está exposta aos contravalores. Nosso trabalho para ajudámídia, da moda, dos concursos de los a construir autoestima saudável é ainda maior. O primeiro passo miss, das grifes e de outros contra- é desmascarar o que a TV mostra. E dizer aos nossos filhos que ser valores que lhes são transmitidos honesto, ser responsável, ajudar as pessoas, ser ético e batalhador é diariamente. muito mais importante que ser magro ou bonito. * Marcos Meier – Psicólogo, mestre em educação, palestrante a respeito da qualidade da relação entre pais e filhos. 58


Tempo

livre por Jaime Reiss

a. Gosto da água do mar b. Utilizado por fotógrafos c. Marmelada d. Gigantesca palmeira, brasileira e. Frutas (doces e compotas) f. Abano com varetas g. Réptil anfíbio h. Urso i. Prato de ... j. Vala para condução de águas k. Veículo de rodas l. Substância aromática m. Usa cimento (profissão) n. Pêlos do rosto do homem o. Metal usado em solda p. Calçado q. Revestimento (casa) r. Trabalha na fazenda s. Cântico de alegria t. Lugar onde o médico atende u. Qual sabor tem o mel? v. Indigentes, crianças, velhos w. Tronco ou ramada de madeira x. Larva de muitos insetos y. Mamífero carnívoro z. Perda de memória

Quatro mães católicas estão tomando um chá. A primeira mãe, querendo impressionar as outras diz: - Meu filho é padre. Quando ele entra em qualquer lugar todos se levantam e dizem: “Boa tarde, Padre!” A segunda mãe não fica para trás e comenta:

Quando entra em uma sala todos se levantam, beijam o seu anel e dizem: “Sua bênção, Eminência!” A quarta mãe permanece quieta... Então, a mãe do cardeal, só para provocar, pergunta: - E o seu filho, não é religioso?

- Pois meu filho é bispo.

A quarta mãe responde:

Quando ele entra em uma sala, com aquela roupa, todos param o que estão fazendo e dizem: “Sua bênção, Bispo!”

- Meu filho tem 1,90 m, é bronzeado, com olhos verdes e pratica musculação. Quando entra numa sala, todo mundo olha e diz : MEEEEEEEUUUUU DEEEUUUUSSSS!!!!!!!

A terceira mãe, calmamente, acrescenta: - Pois o meu é cardeal.


61


Eterno

aprendiz por Daura Carneiro

Olhando para trás, é duro crer que estejamos vivos até hoje

N

ós viajávamos em carros sem cintos de segurança ou air bag. Não tivemos nenhuma tampa à prova de crianças em vidros de remédios, portas, ou armários e andávamos de bicicleta sem capacete, sem contar que pedíamos carona. Bebíamos água direto da mangueira e nos riachos, e não da garrafa, em copos descartáveis. Nós gastamos horas construindo nossos carrinhos de rolimã para descer ladeira abaixo, e só então descobríamos que tínhamos esquecido dos freios. Depois de colidir com algumas árvores, aprendemos a resolver o problema. Saíamos de casa pela manhã e brincávamos o dia inteiro, só voltando quando se acendiam as luzes da rua. Ninguém podia nos localizar. Não havia telefone celular. Nós comemos doces e bebemos refrigerantes, mas não éramos obesos. Estávamos sempre ao ar livre, correndo e brincando. Compartilhamos garrafas de refrigerante e não tivemos 99 canais a cabo ou internet. Nos jogos da escola, nem todo o mundo fazia parte do time. Os que não fizeram, tiveram que aprender a lidar com a frustração... Nossa geração produziu alguns dos melhores enfrentadores de risco, negociadores de soluções, criadores e inventores! Os últimos 30 anos foram uma explosão descomunal de inovações e novas ideias. Tivemos liberdade, fracasso, sucesso, responsabilidade, histórias pra contar e aprendemos a lidar com tudo isso... a viver enfim! Se você é um deles, parabéns! Sorte dos que tiveram oportunidade de crescer como crianças... Autor desconhecido * 62

* Homenageamos nessa coluna um grande injustiçado, o AUTOR DESCONHECIDO. Certa vez meu neto, ainda criança, me perguntou quem era esse escritor, que tinha tantos textos bonitos. Até hoje não descobri sua verdadeira identidade, mas continuo procurando. Tem algum texto interessante do “autor desconhecido”? Envie para mim no email: leitor@revistaviver.com.br



Revista Viver Curitiba Ed 97