Page 1

REVISTA VIVA + FELIZ

ED. 04

Ano 02 | Ed. 04 2019 | Curitiba/PR revistavivamaisfeliz.com.br

Homeopatia para saúde mental, Tratamento para Ceratocone, Radiofrequência Microagulhada, Pilates com método internacional, Rinoplastia, Tratamento para dores, Coimalogia e muito mais!

LONGEVIDADE O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL Dr. Oromar Arakaki

EMDR MÉTODO TERAPÊUTICO É BASTANTE INDICADO PARA TRATAR TRAUMAS E LEMBRANÇAS DIFÍCEIS Andressa Zahn

ANSIEDADE CRISE DE ANSIEDADE E SOBRECARGA EMOCIONAL. SAIBA COMO ELAS PODEM SER TRATADAS Dr. Lincoln Andrade

Realidade

VIRTUAL

CLÍNICAS INOVAM COM O USO DE TECNOLOGIAS QUE TRAZEM MAIS CONFORTO E BENEFÍCIOS AOS PACIENTES Dr. Alexandre Shiomi

book_maisfeliz04.indb 1

29/03/2019 18:59


NOVIDADE Além das conhecidas e deliciosas pizzas, a Rigani terá CALZONE SEM GLÚTEN! A partir do dia 15/04

book_maisfeliz04.indb 2

29/03/2019 18:59


Pizza e Calzone para todos! Intolerantes ao glúten ou não. Temos opções especiais de pizzas e calzones com queijo sem lactose e vegano.

A massa sem glúten tem uma receita muito especial e exclusiva, feita a base de mandioca cozida e fécula de batata o que deixa a pizza muito saborosa. 0% GLÚTEN E 100% GOSTOSA! A única pizzaria em Curitiba que serve a Pizza numa Pedra. NOSSA PIZZA SEM GLÚTEN É LIVRE DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA, SURPREENDA-SE!

Av. Vicente Machado 2089, Cep: 80440-020, Batel - Curitiba, Paraná DELIVERY: (41) 3243-9189 / 3343-7777

book_maisfeliz04.indb 3

29/03/2019 18:59


Laboratório

EXAMES GENÉTICOS: diagnósticos precisos e tratamentos mais eficazes

V

Descubra como o seu perfil genético pode apontar predisposições a doenças, bem como indicar os medicamentos certos para o seu tratamento

ocê sabia que exames genéticos podem ajudar a diagnosticar doenças ou ainda direcionar o tratamento, medicamento correto para o seu caso? Isso porque eles são capazes de oferecer uma avaliação precisa da sua estrutura genética, identificando predisposições ou falhas químicas que podem levar a determinadas patologias.

4

O correspondente da Rede Globo em Nova York, o jornalista Jorge Pontual, descobriu com a ajuda de um exame genético, que por 40 anos tratava sua depressão de forma errada e por isso não tinha resultados satisfatórios. O exame identificou que o profissional possui uma variante de um gene que revela sua predisposição à doença. Outra descoberta foi a de que o organismo de Jorge metaboliza os medicamentos de forma muito rápida, o que não garante os seus efeitos. Isso levava o jornalista a quadros de instabilidade emocional, que agora estão sendo tratados com a medicação certa, após essa identificação. É possível encontrar na internet vídeos de sua entrevista no programa BemEstar e também na Globo News falando sobre o assunto.

revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 4

29/03/2019 18:59


O Laboratório Biavatti oferece exames que auxiliam médicos no diagnóstico, decisão terapêutica e aconselhamento genético.

EXAMES GENÉTICOS EM CURITIBA Se você ficou interessado no resultado deste exame realizados pelo jornalista em Nova York, saiba que ele já pode ser feito em Curitiba. O Laboratório Biavatti possui toda a estrutura e tecnologia disponível para a realização desse exame e outros nas áreas de genética, para detecção de doenças como Alzheimer, Síndrome de Williams, Síndrome de Russell-Silver, Doença de Parkinson, Autismo, Doença de Wilson, Doença de Kennedy, Epilepsias, Neuropatias, e elaboração de painéis para cânceres de próstata, mama e ovário, câncer hereditário, câncer de colo retal hereditário, de pele entre outros. O laboratório Biavatti também realiza exames hormonais como perfil de obesidade, intolerância alimentar, hormonal masculino e feminino, perfil esportivo, hormonal feminino climatério e menopausa, hormônios do sono e stress.

DOENÇAS CAUSADAS POR MUTAÇÕES GENÉTICAS Entre as doenças causadas por mutações genéticas está o câncer, em que uma porcentagem significativa de pacientes herdou mutações no seu genoma que predispõe à doença. Além dele, doenças do sistema nervoso central e periférico, como autismo, demências, ataxias, neuropatias, epilepsia; doenças do sistema endócrino, como diabetes e hipotireoidismo; doenças do sistema visual, como retinopatias, catarata, glaucoma congênito, ou ainda perda auditiva na criança e no adulto; imunológicas e hematológicas, como imunodeficiências, trombofilias; distúrbios da coagulação e anemias; doenças renais, como rim policístico e Síndrome Hemolítica-Urêmica; do sistema endócrino, como diabetes e hipotireoidismo, além de doenças da pele, são causadas por mutações genéticas.

DNA Exames de DNA e investigação de parentesco, são realizados em parceria com os maiores laboratórios do Brasil, que desenvolveu também um exame muito procurado hoje no país, o teste de DNA não-invasivo feito durante o período de gestação, a partir da décima semana. “Conseguimos realizar o exame através de uma amostra do sangue da mãe, sem por risco ao feto. Esse é um método muito mais preciso e seguro”, ressalta Dra. Débora.

De acordo com a Dra. Débora Carina Biavatti, responsável técnica do laboratório, estes exames podem ajudar todas as áreas da medicina que se utilizam da genética e de perfis hormonais, como um apoio à anamnese e ao diagnóstico de doenças. “Eles podem revelar se um paciente possui alguma alteração ou deleção de um ou mais genes no seu código genético, ou a predisposição para uma doença como o Alzheimer, por exemplo. Com essa detecção precoce é possível usar a medicação que retarde seu desenvolvimento. Exames genéticos também detectam a propensão para alguns tipos de cânceres, como os citados acima”, destaca Dra. Débora. Entre os avanços alcançados neste processo, ela destaca a aplicação adequada dos psicofármacos (tarja pretas), para tratamento de alterações psíquicas como a depressão. “A partir do detalhamento do perfil farmacogenético, trazido no resultado desse exame, podemos determinar qual é o medicamento e a dosagem adequada, para trazer os resultados esperados”. Alguns pacientes que fazem uso desses medicamentos sofrem com inúmeras reações adversas, como perda ou excesso de sono, ganho ou perda de peso, problemas de concentração, irritação, sensação de aceleramento, etc. Transtornos causados por esses medicamentos mostram que eles não estão adequados ao paciente. “Porém, se o tratamento é feito a partir do diagnóstico do perfil genético, sabendo quais fármacos pode utilizar, ele desfrutará dos benefícios do medicamento, sem ter os malefícios das reações adversas”, destaca Dra. Débora.

Dra. Débora Carina Biavatti, CRF 25255 Responsável técnica do laboratório LABORATÓRIO BIAVIATTI Av. Cândido de Abreu, 469 - Cj 706 Fone: (41) 3022-1005 www.laboratoriobiavatti.com.br

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 5

5

29/03/2019 18:59


Editorial

v f

Nesta edição trazemos inúmeras possibilidades para fazer com que nossos leitores possam viver mais felizes, com mais saúde e bem-estar. Em cada página é possível encontrar oportunidades para buscar uma melhor qualidade de vida, com as informações preciosas enfatizadas pelos renomados profissionais que estão estrelando esta edição. A diversidade de temas e abordagens voltadas a públicos de diferentes idades e interesses, torna ainda mais rica a nossa contribuição com este exemplar, pois diante de tais conteúdos, certamente algum ou alguns deles podem servir a você leitor, ou a alguém que necessite destas informações. Seja alguma técnica inovadora, alguma possibilidade de cura ou alívio, ou a melhora de algum aspecto que lhe causa incômodo, esta revista tem o objetivo de representar um canal de comunicação que aproxima seus leitores das soluções oferecidas pelos profissionais que servem de fonte para este material. Aproveite cada página, pois todas foram produzidas com o intuito de levar o melhor conteúdo voltado a saúde e qualidade de vida, para que cada pessoa que folheie esta revista possa Viver + Feliz! Boa leitura

Ano 02 - edição 04 - 2019 . CAPA: Dr. Alexandre Shiomi

Colaboradores Junio Dias Diretor Comercial Daniele Leucz Jornalista Suellen Winter Criação e Diagramação

Foto e Vídeo Tiragem 10.000 exemplares Impressão Maxigráfica CONFIRA NOSSO PORTAL revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 6

29/03/2019 18:59


Indice

09 10 12 14 15 16 18 19

book_maisfeliz04.indb 7

Pilates Pratique pilates com uma metodologia internacional

Ansiedade Você já sofreu uma crise de ansiedade?

Psicologia Você tem alguma lembrança difícil ou trauma que não consegue resolver?

Homeopatia Uma alternativa para uma perfeita saúde mental

Vida Saudável A busca saudável pela longevidade

Vascular Realidade virtual na área da saúde

Oftalmologia Ceratocone: conheça os tratamentos que podem resolver esta doença

Medicina e Beleza Pele lisa e sem manchas: conheça nova tecnologia de radiofrequência microagulhada

20 21 22 24 25 26 27 28 29 31 34

RPG RPG como solução para a DTM

Saúde O que é fáscia? Saiba como essa técnica pode ajudar você.

Odontologia Estética Um bom motivo para sorrir

Audição Você sofre com com zumbido nos ouvidos?

Novidade A Audiotec Widex está de loja nova

Fisioterapia Por que minhas dores não somem?

Depressão Estimulação magnética Transcraniana no tratamento da depressão

Otorrinolaringologia Rinoplastia

Coimalogia Física quântica + treinamento mental

Osteopatia A revolução osteopática

+ Perto de você Guia de endereços e contatos

29/03/2019 18:59


Em cada matéria da revista, você encontrará um QR Code, neste código você terá acesso ao vídeo do profissional falando sobre a matéria que está lendo. Uma maneira mais interativa de você saber mais sobre o conteúdo e sobre o profissional. Baixe já no seu celular qualquer aplicativo gratuito de leitura para QR Code e assista todos os vídeos.

viva feliz Uma ótima leitura e aproveite os vídeos que foram feitos especialmente para você.

Comece assistindo ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a Revista Viva + Feliz.

Acompanhe também nossas redes sociais: facebook.com/revistavivamaisfeliz @revistavivamaisfeliz

Você que é profissional ou empresa que deseja participar da Revista Viva + Feliz com informações que contribuam para que as pessoas vivam + felizes, entre em contato conosco e faça parte do nosso grupo de especialistas. Seja referência em sua especialidade. (41) 99857.1771 contato@revistavivamaisfeliz.com.br www.revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 8

29/03/2019 18:59


Pilates

PRATIQUE PILATES COM UMA METODOLOGIA INTERNACIONAL Conheça o método PhysicalMind Institute® (EUA) / DeMarkondes Pilates®, utilizado pela professora Monica Nóbrega Esse é um método que levará você a fortalecer, alongar, se livrar de dores e se preparar para as demandas do dia-a-dia. “Movimentar-se é mais eficiente quando corpo e mente estão conectados e integrados. Isso resulta em movimentos funcionais, executados com elegância e economia de energia” – destaca a professora Monica Nóbrega.

RESULTADOS DO MÉTODO Aos 82 anos, Luiz Douglas Ferreira é um aluno bastante dedicado. Ele garante que a atividade trouxe melhorias na resposta do seu corpo em relação à mobilidade e o equilíbrio. “Me esforço para fazer os exercícios corretamente, mas vou no meu limite. Acho importante fazer uma atividade como o Pilates, pois o corpo precisa disso para poder viver bem em qualquer idade”. Já para Caroline Burer Maziero, de 26 anos, esse método se destaca entre outros, já praticados por ela, pela atenção aos detalhes. “Mesmo sendo desafiador, ele também protege e evita lesões, reforçando a atenção na respiração, no que contrair exatamente. O método me ajudou a prestar mais atenção no meu corpo, nos agentes causadores de dor, não só na aula”, relata.

Ela trabalha com as técnicas do PhysicalMind Institute®, escola nova-iorquina fundada por uma aluna do próprio Joseph Pilates, a bailarina e coreógrafa Eve Gentry, que conviveu com ele por mais de 20 anos. “O método utiliza princípios do Pilates: respiração, centralização, controle, concentração, precisão e fluidez. Porém, os alunos vão gradativamente assimilando fundamentos que os capacitam a realizar os movimentos de acordo com suas habilidades: iniciante, intermediário ou avançado”, destaca. O método PhysicalMind Institute® utiliza acessórios exclusivos, voltados à realidade do homem contemporâneo. “Além das molas nas aulas com aparelhos, ou do peso do próprio corpo nas aulas de solo, uso a sobrecarga elástica proporcionada pelo Tye4®, nas aulas de Standing Pilates (Pilates em pé, indicado para combater a osteopenia e a osteoporose), ou o Head Floater™, para realinhamento da coluna cervical, tão prejudicada pelo uso de celulares e computadores em geral, combatendo desalinhamentos posturais e o enfraquecimento músculo-esquelético.”

PILATES + ESPORTES + DANÇA O método Pilates também é muito utilizado por atletas e bailarinos para melhorar suas performances e diminuir o risco de lesões. “No caso dos atletas simulamos o gesto esportivo, refinando sua técnica. Para os bailarinos o foco está na leveza e precisão. A respiração coordenada com o movimento, contribui para a consciência corporal”, explica Monica.

MONICA NÓBREGA Professora de Educação Física, certificada pelo PhysicalMind Institute® (EUA) / DeMarkondes Pilates® (Solo, Equipamentos, Reabilitação e Standing Pilates). Pós-graduada em Fisiologia do Exercício, com ênfase na prescrição de exercícios para populações especiais, pela Universidade Gama Filho (RJ). Graduada em Jornalismo, redatora do blog da Monica e empreendedora na Unique Atividades Físicas Ltda.

Condomínio Infinity Prime Offices – Av. Anita Garibaldi, 850, sala 608 - Torre C. Cabral / Fone: (41) 98531-7009 FACE: pilatescommonica / EMAIL: pilatescommonica@gmail.com / INSTA: @pilatescommonica / SITE: www.pilatescommonica.com

viva feliz

9


Ansiedade

Você já sofreu uma crise de

ANSIEDADE?

Coração acelerado, sensação de falta de ar, tremores, suor, medo, desespero e até sensação de morte iminente são alguns sintomas comuns em pessoas que estão passando por uma crise nervosa.

S

ituações como sobrecarga de trabalho, graves problemas de relacionamento com chefia ou colegas de trabalho, divórcio, descoberta de infidelidade, diagnóstico de doença grave e preocupações constantes são alguns dos diversos fatores geradores de estresse que têm levado grande número de pessoas a sofrer de ansiedade grave, crises emocionais e até mesmo crises de pânico, conforme explica Dr. Lincoln Cesar Andrade, médico especializado no atendimento de pessoas passando por crises emocionais, com 20 anos de experiência nesta área da medicina. Andréia*, administradora de empresas que gerencia uma grande equipe em Curitiba, estava vivendo um desastre em seu relacionamento. Foram 13 anos de um casamento que estava se tornando cada vez mais complicado. “Carreira, filhos, casa e esposa, papéis de vida nos quais eu não era considerada competente em nenhum deles pelo meu marido, uma pessoa extremamente crítica. E o pior, me despersonalizei, acabei não sabendo mais

10

revistavivamaisfeliz.com.br

quem eu era. Não sabia mais o que fazer, cheguei ao desespero profundo e perdi 12 kg. Não tinha mais vontade de nada, estava infeliz, angustiada, tinha vontade de sumir, desaparecer”, diz Andréia*. Dr. Lincoln Andrade nos conta que atender pessoas em situações como a que Andréia* viveu são comuns em seu trabalho diário, pois nós, seres humanos, tendemos a ir nos adaptando ao sofrimento até um ponto em que somos surpreendidos por nossas emoções e reações emocionais. Dr. Lincoln inicialmente tratou as crises de ansiedade e a depressão de Andréia*. Como não era mais possível salvar o casamento, o médico ajudou a paciente a manter o equilíbrio durante o difícil processo de divórcio, o que permitiu preservar os 2 filhos, que eram pequenos na época, de um impacto emocional além do necessário, evitar perda patrimonial com litígio e manter um convívio amigável com ex-marido. O processo todo foi longo e difícil para Andréia*, que hoje redescobriu a felicidade, tem um excelente convívio com os filhos e está em um novo relacionamento amoroso.


Escolhi trabalhar nesta difícil área da medicina por achar muito recompensador estar ao lado das pessoas em seus momentos mais difíceis e ajuda-las a retomar o controle de suas vidas. Dr. Lincoln Andrade “Um processo de mudança como esse exige que a pessoa vá ao limite de sua capacidade de enfrentamento da adversidade, e as vezes essa capacidade é superada. Nesse momento surge a crise emocional grave e a pessoa percebe que necessita de ajuda profissional”, assim explica o especialista. Roberto* é executivo de uma grande empresa multinacional e estava passando por severo nível de estresse devido à dificuldade de relacionamento com seu superior hierárquico, gerente da empresa para a América Latina. O gerente questionava desde sua fluência no inglês até sua competência para gerenciar projetos em 3 países diferentes. “Só percebi a gravidade da situação em que me encontrava quando passei a ter crises de ansiedade ao chegar ao local de trabalho” conta Roberto*, que decidiu procurar auxílio por sugestão de um colega.

Muitos pacientes que chegam pela primeira vez à clínica já apresentam transtornos de ansiedade, que naquele momento estão sendo agravados pelo estresse elevado e pela crise nervosa. Dentre esses transtornos de ansiedade encontram-se o transtorno de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo ou fobia social. Já outros pacientes chegam para a primeira consulta devido uma crise emocional ou de ansiedade que estão sofrendo pela primeira vez na vida. Todos são acolhidos, acalmados, tratados e auxiliados no processo de retorno ao equilíbrio emocional. “Escolhi trabalhar nesta difícil área da medicina por achar muito recompensador estar ao lado das pessoas em seus momentos mais difíceis e ajuda-las a retomar o controle de suas vidas”, conclui o especialista! * Nomes e outros dados foram modificados para proteger a privacidade dos pacientes

Dr. Lincoln Cesar Andrade é médico psiquiatra especializado no atendimentos de pessoas que estão sob altos níveis de estresse, ansiedade elevada, pânico ou sofrendo crises emocionais de qualquer origem. Concluiu residência médica em psiquiatria no Hospital das Clínicas da USP e treinamento no atendimento à crise emocional na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto. Tem 20 anos de experiência no atendimento de pessoas em crise emocional. Criou e mantém em sua clínica o programa CALMA, elaborado para atender as necessidades específicas de seus pacientes em crise. Em sua prática profissional utiliza medicamentos, psicoterapia de apoio, aconselhamento, técnicas de relaxamento físico e mental, encontros em grupo sobre temas relevantes para a qualidade de vida e apoio e orientação à família do paciente.

Ambientes profissionais muito competitivos são terrenos férteis para níveis tóxicos de estresse e sofrimento mental, segundo informa Dr. Lincoln. “Na carreira executiva vejo muito sofrimento, pois a busca contínua por resultados leva os profissionais ao limite físico e emocional”. No caso do atendimento da crise emocional e de pânico de Roberto*, elas foram inicialmente controladas com auxílio de medicamentos e o executivo também realizou várias sessões de aconselhamento. Como resultado, Roberto* voltou a equilibrar suas emoções, passou a adotar um estilo de vida mais saudável e aprendeu a valorizar outras realizações pessoais, além das que envolviam seu trabalho. Dr. Lincoln enfatiza que no atendimento à crise emocional é fundamental controlar rapidamente os sintomas mais graves e acalmar o paciente, pois somente assim será possível ajudá-lo no enfrentamento das situações de vida que desencadearam a crise e nas mudanças de vida que precisará implementar. Para isso é fundamental o uso de medicamentos, pois somente eles permitem o controle rápido dos sintomas emocionais agudos.

Dr. Lincoln Cesar Andrade CRM 19107 – RQE 11546 Médico Psiquiatra

* Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 11

11

29/03/2019 18:59


Psicologia

Você tem alguma lembrança difícil ou trauma que não consegue resolver?

ENTÃO PROCURE A TERAPIA EMDR Abordagem consiste na estimulação visual, tátil e sonora de ambos os hemisférios cerebrais para tratar ansiedades e traumas.

Algumas situações de impacto na vida de uma pessoa podem levá-la a traumas que trazem consequências negativas no seu comportamento e na forma de encarar as adversidades da vida. A terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) tem se mostrado um recurso muito eficaz nestes casos, com resultados verdadeiros em curto prazo.

Andressa explica que essa terapia é aplicada com a pessoa acordada, consciente, em que a cada sessão são tratados os ‘alvos’, que são as situações responsáveis pelo desconforto que causou o trauma ou qualquer outra reação que esteja impactando negativamente a vida dessa pessoa. “O paciente precisa estar no aqui agora para a eficácia da terapia, a ideia é que ele possa lidar com o passado sem fugir do presente”.

De acordo com a psicóloga Andressa Zahn essa técnica usa como base a estimulação bilateral, ou seja, ativando ambos hemisférios cerebrais, por meio de estímulos visuais, táteis e sonoros. “É uma abordagem psicoterapêutica que simula o que acontece durante o sono rem, no qual o cérebro processa tudo o que acontece de acordo com as nossas vivências, tanto coisas boas como coisas ruins. No entanto algumas situações difíceis o cérebro não consegue dar uma solução adaptativa e é aí que surgem os bloqueios. A terapia EMDR trata essas questões fazendo com que o paciente pense sobre a situação que lhe incomoda, para trazer a solução ou desbloqueio com ajuda desses estímulos”.

A terapia EMDR também tem sua eficácia no tratamento de traumas transgeracionais, que são situações que trazemos quase que como aprendizado de nossos pais ou avós. Muitas vezes essas “memórias” somam-se a situações difíceis da vida do paciente, ou são as causadoras de bloqueios e traumas. Inclusive, há um indicativo de transmissão genética de situações como essas que acarretam em fobias múltiplas. A EMDR também pode atuar nestes casos, auxiliando na ressignificação dessas situações, já que nem sempre o paciente consegue revivê-las claramente em pensamento, uma vez que não passou por aquilo. “Muitas vezes nós guardamos memórias do que nos contaram e é como se tivéssemos uma meia vivência daquilo”, explica Andressa.

TRAUMA TRANSGERACIONAL

Muitas vezes nós guardamos memórias do que nos contaram e é como se tivéssemos uma meia vivência daquilo.

12

revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 12

29/03/2019 18:59


DEPOIMENTO: “Meu filho estava fazendo acompanhamento com EMDR e, em uma das sessões, depois da conversa com a psicóloga, também iniciei a terapia, pois estava com um bloqueio para voltar a dirigir. No início achei que não ia resolver, mas em duas sessões comecei a pegar o carro novamente. Já com meu filho estava com uma espécie de síndrome do pânico, ele tinha 6 anos na época e não ficava sem nós, se percebesse que estava sozinho em um dos ambientes da casa começava a chorar. Isso chegou até a escola, onde fui deixá-lo e ele se agarrou em mim desesperadamente, não queria ficar na escola, dizia que não queria ficar sem a mãe e que tinha medo de me perder. Foram cerca de seis meses de terapia, mas o resultado já apareceu com quatro meses. Hoje ele está super bem, já superou esse medo. Posso dizer que a terapia foi muito boa”.

E - EYE M - MOVEMENT D - DESENSITIZATION AND R - REPROCESSING

DESSENSIBILIZAÇÃO E REPROCESSAMENTO POR MOVIMENTOS OCULARES

RECONHECIMENTO São muitos os estudos e procedimentos que comprovam os resultados da aplicação da terapia EMDR. “A abordagem utilizada é uma mudança de paradigma dentro da psicologia, uma vez que não usa a fala, mas sim o pensamento. Isso não significa que durante a sessão a pessoa não fale, mas o foco é o pensamento dela voltado ao evento que gera determinado desconforto, que é o que vamos trabalhar”, destaca a psicóloga. Os estudos da EMDR tiveram início com veteranos de guerra que apresentavam quadro de stress pós-traumáticos pelas situações intensas que estiveram envolvidos. Hoje, essa terapia é também muito efetiva para o tratamento de ansiedade, dificuldades de relacionamento, além de fibromialgiosa, doenças autoimunes, entre outros aplicações. Ela também é indicada para desenvolvimento físico e emocional de atletas, por exemplo, que buscam melhorar o desempenho em pontos de melhoria; bem como de atores, visando melhor adaptação a determinados personagens. A terapia EMDR está no Brasil há cerca de 10 anos. É reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pela Associação Americana de Psiquiatria, como uma das terapias que mais trazem resultados com experiências traumáticas.

Andressa Mayara Lino Zahn Psicóloga CRP 08/21295 Av. São José, 618 - Cristo Rei Fone: (41) 99947-6293 www.psicologaandressazahn.com E-mail: psiandressazahn@gmail.com

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 13

13

29/03/2019 19:00


Homeopatia

HOMEOPATIA

Uma alternativa para uma perfeita saúde mental

C

om certeza você já deve ter ouvido a expressão ‘em doses homeopáticas’, utilizada normalmente para se referir a uma solução obtida a partir de elementos da natureza e diluídos em diferentes doses. O tratamento com uso da Homeopatia significa, acima de tudo, a sintonia com a totalidade sintomática do paciente para o restabelecimento da saúde e qualidade de vida, a partir de doses devidamente aplicadas. Ela é adotada de maneira muito particular para cada situação e considerada uma das formas de tratamento na Medicina, que atua sobre aspectos físicos, químicos e psicológicos do paciente, buscando alinhar quaisquer desequilíbrios que possam ser convertidos em patologias. A frase da médica homeopata, que atua há quase 30 anos na área, Dra. Maria Eliane Menon Forneck, pode nos ajudar a compreender o que tudo isso quer dizer: “A Homeopatia trata o DOENTE e não a DOENÇA”. Essa afirmação nos esclarece a essência dessa técnica, que pode sim ser um complemento ao tratamento alopático, bem como, muitas vezes, a única solução para alguns casos, justamente por considerar o paciente de forma integral.

Em relação à saúde mental, a Homeopatia atua em casos como: •

Tratamento para Estresse

Ansiedade

Depressão

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Dependência Química

Anorexia e Bulimia Nervosa

Transtornos Alimentares

Décift Cognitivo

É por isso que ela também pode ser bastante eficaz em tratamentos voltados à depressão, transtornos bipolares e déficits cognitivos. “A Homeopatia pode ajudar a reduzir a dependência química das fortes medicações, por agir mais profundamente sobre a verdadeira causa da doença; bem como reforçar a dosagem já adotada, porém com o remédio homeopático, oferecendo novas perspectivas de cura”, reforça a médica homeopata.

Procure o seu pleno bem-estar físico e mental, e saiba o que a homeopatia avançada pode fazer por você.

Dra. Maria Eliane Menon Forneck CRM 12664 / RQE 10897 Médica com Título de Especialista em Homeopatia – AMHB – Conselho Federal de Medicina Pós Graduação (Latu Sensu) em Psiquiatria - FUNORTE Especialização em Psicanálise Clínica - SPOB Membro da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN Pós-Graduação em Neurociência do Comportamento - FAPES * Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

DESCUBRA COMO A HOMEOPATIA PODE AJUDAR VOCÊ A SENTIR-SE CADA VEZ MELHOR.

14 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 14

Av. Anita Garibaldi, 850 - Sala 204 - TORRE19:00 A 29/03/2019 Fones: (41) 3076-8002 / 99281-8002


ORRE A 81-8002

Vida Saudável

A busca saudável

PELA LONGEVIDADE Para se ter uma vida longa e com qualidade, a prática de exercícios ainda é o melhor caminho.

Q

uem não deseja ter uma vida longa e saudável? Para muitos parece algo inalcançável, mas é possível sim conquistar a longevidade com saúde e bem-estar pela prática de atividades. “Esse é um dos melhores caminhos para isso e deve ser iniciado o quanto antes, em qualquer fase da vida. Não precisamos esperar chegar na ‘melhor idade’ para cuidar melhor da nossa saúde”, destaca o Dr. Oromar Arakaki Neves. Sendo sua primeira formação a Educação Física, com pós-graduação em Treinamento Individual e Qualidade de Vida, ele complementou com a Medicina o seu conhecimento na área da saúde, e por isso seu atendimento contribui para tão sonhada longevidade. “Desde que nascemos já estamos envelhecendo, mas com a prática regular de atividade física esse processo pode ser retardado, em qualquer idade”, ressalta.

TERCEIRA IDADE Para quem chegou na terceira idade e é sedentário, o Dr. Oromar do Espaço Saúde recomenda uma avaliação médica, para avaliar o estado de saúde, e uma avaliação física, para identificar os pontos mais fracos, evitando que os exercícios prejudiquem a saúde, para que a atividade física só traga benefícios. “Tenho uma paciente por volta de 65 anos que sofria com a esteatose hepática (gordura no fígado), apesar de ter realizado vários tratamentos. Após um período de apenas 3 meses de atividade física regrada, ela conseguiu eliminar a doença”, destaca o doutor. Outro caso é de uma paciente sedentária que passou por um período de fortalecimento muscular e consciência corporal e, aos 55 anos, comprou uma bicicleta e assim eliminou seu quadro de dores lombares. “Outro grande exemplo que gosto sempre de ressaltar é dos meus pais, que aos 72 anos (mãe) e 74 anos (pai) são ativos física e mentalmente. Eles moram sozinhos, cozinham, cuidam do jardim e do pomar, e todo final de semana saem para passear ou viajar”, conta. O QUE EU POSSO FAZER PARA ATINGIR A LONGEVIDADE? ) Alimentação balanceada ) Prática regular de atividades físicas ) Sono reparador ) Manejo do estresse

E O QUE EU GANHO COM ISSO? ) Melhora da composição corporal (massa magra/músculo

e percentual de gordura corporal); ) Melhora ou retardo no decréscimo da capacidade aeróbica; ) Produção de hormônios, dependendo da atividade; ) Manutenção da flexibilidade, equilíbrio e agilidade.

Dr. Oromar Arakaki Neves

CRM 33131 / CREF 9167 Médico e Profissional de Educação Física, com especialização em treinamento individual e qualidade de vida

“Com tudo isso, vamos adquirindo não só um corpo mais saudável, mas também maior consciência corporal, melhora na autoestima, contribuindo para a independência na ‘melhor idade’”, finaliza Dr. Oromar.

* Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

ESPAÇO SAÚDE

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 15

15

29/03/2019 19:00


Vascular

REALIDADE VIRTUAL

na área da saúde Óculos de realidade aumentada já tem sido utilizado pela Clínica AngioPrime. Recurso está em desenvolvimento para ser utilizado em caráter informativo sobre procedimentos cirúrgicos

A

realidade virtual e a realidade aumentada estão cada vez mais presentes nos dias de hoje e essa é uma tendência da tecnologia que tem sido aplicada em diversas áreas, inclusive na medicina. Um exemplo é a visualização de veias de forma ampliada que já está disponível para diagnóstico de problemas de circulação. De acordo com o especialista em cirurgia vascular Dr. Alexandre Shiomi, da Clínica AngioPrime, a medicina precisa acompanhar esses avanços, pois muitas vezes eles minimizam os riscos e ajudam a preservar a saúde dos pacientes. Considerando as possibilidades que a tecnologia tem ofertado para diversos fins, o Dr. Shiomi está

16 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 16

29/03/2019 19:00


POSSIBILIDADES A plataforma para o uso dos óculos de realidade virtual em caráter informativo para utilização médica, já foi encomendada pelo Dr. Shiomi a uma empresa especializada que está preparando a modelagem do software, para poder trabalhar esses conteúdos. A ideia é poder disponibilizar essa ferramenta para outras áreas, tanto na medicina, como estética, odontologia, fisioterapia, entre outros. No caso do uso pela AngioPrime, o Dr. Shiomi acredita na importância deste recurso para que o paciente possa se informar sobre os passos básicos, recebendo as principais orientações antes da cirurgia, por meio da imersão completa no assunto através dos óculos de realidade virtual, uma vez que o paciente fica totalmente focado naquele momento. “Hoje em dia, nesse mundo digital, o ser humano tem se tornado cada vez mais visual e, além disso, temos diminuído nosso tempo de leitura. Por isso a importância de transmitir um conteúdo compacto e simples, de fácil entendimento”.

A ideia é poder disponibilizar essa ferramenta para outras áreas, tanto na medicina, como estética, odontologia, fisioterapia, entre outros.

desenvolvendo um projeto inovador, a partir do uso de óculos de realidade virtual. Tudo começou pela busca em minimizar os incômodos de suas pacientes durante o procedimento a laser para combater varicoses. Para isso ele já tem utilizado os óculos, como meio de entretenimento, transmitindo através dele filmes de curta duração, enquanto o laser é aplicado, causando uma distração capaz de reduzir possíveis dores naquele momento. “As pacientes têm relatado que o incômodo diminui com o uso dos óculos durante o procedimento, o que demonstra a eficácia desse recurso nesta aplicação”, afirma o médico. Porém, a partir dessa experiência, o Dr. Shiomi considerou outra grande possibilidade para o uso dos óculos de realidade virtual como fonte de informações para pacientes prestes a passar por um procedimento cirúrgico. “Nosso objetivo é fazer com o que o paciente possa entender de forma clara, objetiva e didática, como será realizada a sua cirurgia. A ideia é concentrar um conteúdo informativo médico de alta qualidade, no nosso caso sobre a cirurgia de varizes a laser, para informar sobre o pré, o intra e o pós-operatório”, explica.

Dr. Shiomi vislumbra que futuramente esse recurso tecnológico, que até pouco tempo parecia algo tão distante ou inacessível, possa se popularizar, tornando-se um canal de informações para que se possa ajudar as pessoas na compreensão de conteúdos mais complexos, referentes à própria saúde. “Com o uso da realidade virtual é possível responder as perguntas frequentes de forma visual, para que a pessoa possa entender com mais facilidade, absorvendo melhor essas informações. Isso pode ajudá-la a se sentir mais segura em relação ao procedimento, pela compreensão de todo o processo. São muitas possibilidades que se abrem com a ajuda deste recurso”, finaliza o médico.

Dr. Alexandre Yoshiharu Shiomi

CRM 21527 | RQE 15942 | RQE 16004 | RQE 18051 | RQE 20721

Cirurgia Vascular | Ecografia Vascular com Doppler | Angiorradiologia | Cirurgia Endovascular

* Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

viva feliz

17


Oftalmologia

CERATOCONE:

Conheça os tratamentos que podem resolver esta doença As indicações dependem do estágio em que a doença se encontra ou como evolui. Os tratamentos vêm se modernizando e já oferecem grandes chances de melhora visual

O

ceratocone é uma disfunção que afeta a córnea, camada mais superficial do olho, caracterizando-se pelo afinamento da mesma, que assume uma forma cônica. Em sua progressão há um aumento na curvatura corneana, miopia e irregularidades do astigmatismo, e em alguns casos pode ocorrer formação de cicatrizes que comprometem a visão. De acordo com a oftalmologista Dra. Liliane Back Ferré, a indicação do tratamento para este problema depende da severidade do quadro ou do grau de evolução da doença. “O primeiro tratamento é realizado com óculos, o que pode proporcionar uma boa visão ao paciente, se estiver numa evolução bem inicial”, destaca. Porém, caso isso não ocorra, a próxima opção são as lentes de contato rígidas, que causam o efeito de uma córnea regular. “Elas diminuem as distorções e aberrações visuais que o ceratocone causa. Essas lentes evoluíram muito nos últimos anos e hoje é possível proporcionar uma boa visão, conforto e saúde ocular para grande parte dos pacientes com ceratocone”, ressalta Dra. Liliane.

INCIDÊNCIA DO CERATOCONE Essa doença afeta ambos os olhos, podendo ser um problema isolado ou estar relacionado a outras patologias oculares ou sistêmicas. Fatores como coçar os olhos frequentemente, pode levar à doença, assim como deve-se ter atenção especial a pessoas muito alérgicas, pois elas têm uma maior tendência em desenvolver o ceratocone. Ele geralmente se desenvolver na adolescência e pode progredir lentamente até os 30 a 35 anos, momento em que normalmente se estabiliza. “É importante que essa doença seja devidamente identificada, o mais precoce possível, para aplicação do tratamento correto”, destaca a Dra. Liliane.

CIRURGIA Nos estágios mais avançados da doença, ou quando o uso da lente de contato é impraticável, a recomendação passa a ser o tratamento cirúrgico, como o implante do anel intracorneano, ou ainda os transplantes. “Os implantes do anel intracorneano são uma proposta cirúrgica menos invasiva para o ceratocone. Ele consiste na colocação de um ou dois segmentos de anéis entre as camadas da córnea, com a vantagem de ser reversível. Isso vai causar um aplanamento da curvatura central, fazendo com que ela retorne a uma forma mais natural, proporcionando uma visão melhor”, explica a oftalmologista.Já o transplante de córnea é indicado para correção visual quando a visão satisfatória não é atingida com os demais tratamentos mencionados. Além destes procedimentos, outra técnica também se destaca, porém com um objetivo diferente: impedir a progressão da doença. “O Crosslinking é também uma opção de tratamento importante pois ajuda a aumentar a rigidez da córnea, na grande maioria dos casos, impedindo a progressão do afinamento e da evolução da doença. Ele pode contribuir muito em ceratocones que estão ainda em evolução”, afirma.

Dra. Liliane Back Ferré CRM 26678 / RQE 19633 Oftalmologista * Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

18 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 18

29/03/2019 19:00


Medicina e Beleza

tratamento

PELE LISA E SEM MANCHAS: Conheça nova tecnologia de radiofrequência microagulhada

E

quipamento reúne dois importantes procedimentos, o microagulhamento e a radiofrequência, para proporcionar mais conforto aos pacientes, além de ótimos resultados no tratamento de estrias, cicatrizes e melasmas. A evolução da tecnologia na área médica apresenta frequentemente novidades capazes de realizar verdadeiros milagres na nossa pele. É o caso do Agnis, um equipamento de radiofrequência microagulhada, que une dois importantes procedimentos para tratar a pele do rosto e do corpo. De acordo com a médica Dra. Juliana Battiston de Luca, o principal diferencial deste novo equipamento, com a junção de dois procedimentos, é que isso potencializa os resultados. “O que esse equipamento faz é o que muitos outros fazem, mas de uma maneira muito mais confortável, menos dolorida e sem sangrar. A recuperação também é mais rápida” destaca. Ele explica que esses dois procedimentos concentrados no Agnis possuem a mesma função, mas realizada de maneiras diferentes: “a ideia do microagulhamento é causar uma espécie de dano na pele, fazendo com que ela produza fibroblastos que são importantes para tratamento de melasma, estrias e cicatrizes. Já a radiofrequência é uma energia aplicada no tecido, também para estímulo de colágeno. Ambos têm o mesmo objetivo, com atuações distintas, mas complementares”.

Dra. Juliana Battiston de Luca CRM 26034 * Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

INDICAÇÕES DO AGNIS O equipamento possui grande versatilidade de indicações para tratamento da pele do corpo e da face: ) Tratamento de cicatrizes em geral, em

especial cicatrizes de acne;

) Tratamento de estrias em diferentes regiões

do corpo;

) Redução de rugas em face e pescoço, além

de bolsa infraorbital;

) Efeito de volumização subdérmica; ) Drugdelivery (técnica que facilita a

entrada de ativos nos canais abertos pelo microagulhamento) através do uso combinado de séruns ou produtos específicos;

) Terapia capilar associada à infusão

subdérmica de substâncias;

) Skin tightening para regiões de face e

pescoço, diminuindo a flacidez nestas regiões.

São muitas as vantagens deste equipamento e os resultados podem ser surpreendentes. A junção de duas técnicas distintas, pode ser uma forma eficaz para que você viva mais feliz com a sua pele!

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 19

19

29/03/2019 19:00


RPG

RPG COMO SOLUÇÃO

para a DTM

Disfunção temporomandibular...você sabe o que é isso? Vale a pena buscar saber e entender, afinal a DTM atinge muitas pessoas, que frequentemente procuram soluções inadequadas e sofrem com dores e incômodos.

M

as afinal, do que se trata este problema?

Basicamente, refere-se a alterações na articulação temporomandibular – ATM, localizada entre o osso temporal do crânio e a mandíbula, que podem ser acarretadas por problemas dentais, tensionais e até emocionais, como estresse e ansiedade. Segundo o mestre em fisioterapia Fabricio Vicenzi – RPG Souchard, quando essas alterações envolvem a parte muscular, fazem com que se perca a congruência (quando se perde o contato pleno, ou o contrário tenha muito contato entre os ossos da articulação) e tudo o que está ligado a ela passa a trabalhar de forma errada, o que pode levar à DTM. “Existe o crânio, a mandíbula, além de músculos da mastigação, músculos provenientes da região cervical (anterior e posterior). Além da musculatura envolvida têm-se o conjunto de fáscias e meninges, que fazem conexão com a primeira e com a segunda vértebra cervical. Ou seja, toda essa região está conectada. Por isso a DTM é tão frequente, pois vários fatores podem desencadeá-la”, comenta Fabrício.

COMO A RPG PODE ME AJUDAR NO TRATAMENTO DA DTM? Com as técnicas da RPG é possível mudar a mecânica destas disfunções, devolvendo a simetria facial e fazendo o realinhamento desta região. “Muitas pessoas com essas alterações pensam ser apenas uma dor na ATM, que um dentista pode resolver. O papel deste profissional é importante, porém nem sempre a colocação da placa ou do aparelho é o suficiente para melhorar este problema. A RPG pode ajudar a fazer com que essa mandíbula volte a estar centrada na cavidade, no local que deveria estar, para fazer a mecânica correta. Alterando o mau funcionamento muda-se também a postura, com a correção do centro de equilíbrio. Isso auxilia os dentistas em manutenção da placa, tirando todos os sintomas que incomodam estes pacientes”, finaliza Fabrício.

Meu problema pode estar ligado à DTM? Quais são sintomas desta disfunção? Os principais sintomas são dores musculares nesta região, zumbido no ouvido, otite, dores de cabeça, cansaço para mastigar, estalidos ao abrir e fechar a boca, além de hábitos para-funcionais, como ficar mexendo na orelha, no queixo, ou abrindo e fechando boca, tentando corrigir mandíbula. “O bruxismo pode gerar a DTM, sendo que o contrário também pode acontecer. Além disso, como essa disfunção tem relação direta com a cervical, eventualmente surgem dores no pescoço e nos ombros, ou somente um desconforto nestas regiões. Essas situações podem gerar uma assimetria facial, causada pela disfunção da ATM, que muitas vezes a pessoa nem imagina ter”, ressalta o rpgista. Ele esclarece que tudo isso pode levar a alterações posturais, pois se a coluna cervical está sofrendo, ou melhor, se sofreu alterações, isso pode significar que a as outras colunas, torácica e lombar, também passarão por alterações.

Fabrício Vicenzi RPG - SOUCHARD Mestre em Fisioterapia Crefito-30.569-F Rua Cândido Xavier, 232 Fone: (41) 3018.4421

20 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 20

29/03/2019 19:00


Saúde

O QUE É FÁSCIA? SAIBA COMO ESSA TÉCNICA PODE AJUDAR VOCÊ

A

fáscia é o componente do tecido mole do sistema de tecido conjuntivo que se infiltra por todo o corpo. Isso forma uma estrutura tridimensional de suporte que é contínua em todo o corpo. Essa rede contínua envolve todos os músculos, ossos e órgãos. A fáscia ajuda os músculos a deslizarem uns sobre os outros durante os movimentos, facilita o fluxo de fluidos entre os tecidos e transmite forças mecânicas. Essa ampla definição de fáscia descreve os tecidos fasciais como uma rede tensional interconectada que pode se adaptar à demanda colocada em cada parte da fáscia em qualquer ponto do corpo. Está presente envolvendo cada fibra muscular, cada músculo, cada órgão (víscera) e ao mesmo tempo separandoos uns dos outros, dando forma e sustentando cada órgão. POR QUE A FÁSCIA É IMPORTANTE?

1

2 3

Dor e inflamação fazem com que a fáscia se contraia e perca sua extensibilidade (que já é bem limitada). Com o tempo, isso pode forçar algumas partes do corpo a manter uma posição particularmente errada provocando alterações nas demais estruturas conectadas àquela fáscia que impedirá a mobilidade total da fáscia. Como a fáscia permeia todo o corpo, a diminuição da mobilidade da fáscia em uma área pode contribuir para a dor em uma área distante. A fáscia também contribui para a dinâmica dos fluidos do corpo, influenciando o fluxo do fluido intersticial (entre tecidos diversos). Isso afetará as mudanças funcionais e estruturais dos tecidos, o que ajuda a manter o tecido saudável assim como o corpo como um todo. Porém, existem alguns fatores que podem causar lesões e, consequentemente, diminuir função da fáscia, como o uso incorreto da musculatura, maus hábitos de postura, treinos intensos e técnica incorreta, problemas viscerais, estresse e até problemas emocionais.

LIBERAÇÃO FASCIAL Para aliviar sintomas de dores, adaptações posturais, diminuição de arco de movimentos, aderências teciduais como cicatrizes provocadas por cirurgias, a técnica de liberação fascial é bastante indicada, por ser clinicamente eficaz no que foi antes citado e na recuperação da funcionalidade diminuída. O objetivo é devolver a mobilidade normal a fáscia, fazendo com que as estruturas que a cerquem voltem a deslizar e transmitir tensões normalmente. Essa técnica pode ser feita tanto de forma manual como por instrumentos, os benefícios são inúmeros, além de trazer resultados rápidos e, na maioria das vezes, sem dor. CONHEÇA ALGUNS BENEFÍCIOS DA LIBERAÇÃO FASCIAL: Liberação de cicatrizes e aderências (cesáreas, abdominoplastia, cirurgias plásticas e reparadoras, cirurgias devido a traumas...)que podem provocar dores e limitação funcional. Aumento da mobilidade. Liberação de tensões e dores musculares. Liberação e ativação de músculos. Melhora na circulação e na respiração. Diminuição da sobrecarga e tensão músculo-articular. Aumento da consciência corporal. Preparação da musculatura a ser trabalhada. Prevenção de lesões. Promoção do bem-estar, nos níveis físico e emocional.

Fabrício Vicenzi RPG - SOUCHARD Mestre em Fisioterapia Crefito-30.569-F Rua Cândido Xavier, 232 Fone: (41) 3018.4421

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 21

21

29/03/2019 19:00


Odontologia Estética

UM BOM MOTIVO

PARA SORRIR

Conheça o trabalho da odontologia especializada em conjunto com a harmonização facial e descubra quais procedimentos podem ajudar a recuperar a sua autoestima

V

ocê já ouviu falar que um belo sorriso pode abrir portas? Quem sorri com frequência contagia as pessoas ao seu redor e torna-se uma presença muito agradável. Porém, sorrir não é tão simples para quem apresenta problemas bucais, ausência de dentes, próteses desgastadas e os famosos “bigode chinês e o código de barras”.

Consagrado na odontologia, o implante dentário já é um recurso capaz de trazer uma nova perspectiva de vida às pessoas. Com técnicas inovadoras, menos invasivas, seguras e que resgatam a confiança, seja na hora de sorrir, falar ou se alimentar melhor. Este foi o caso de Dona Izaura Martinelli, que aos 62 anos fez a reabilitação com implantes, depois de sofrer por mais de 40 anos com o estado de sua saúde bucal. “Já aos 14 anos eu coloquei uma prótese dentária total móvel (dentadura) e passei a sofrer dores constantes, devido a feridas na minha boca. Passados alguns anos comecei a buscar profissionais que pudessem resolver o meu problema, mas nada era efetivo e duradouro. Ouvi de dentistas, que o meu caso não tinha solução, foi desesperador. Entrei chorando em uma igreja e lá pedi com fé pela solução do meu problema. No mesmo dia tinha uma consulta médica e li na sala de espera um artigo, com um depoimento sobre a colocação de implantes e o testemunho daquela pessoa me transmitiu muita confiança em buscar o especialista”, relata Izaura que logo marcou uma consulta. “Foi um sonho realizado! Eu nem acredito. Durante a primeira conversa, Dr. Eduardo me explicou tudo o que poderia fazer para solucionar o meu problema. Falou sobre a importância dos exames, do planejamento e que durante a realização dos implantes haveria um médico anestesista, para sedar e acompanhar com segurança todo o procedimento. Me senti muito confiante e dei início ao tratamento”, enfatiza Dona Izaura que realizou enxerto ósseo no mês de maio de 2018 e foi instalado os implantes no mês de outubro de 2018 e posteriormente foram colocados os dentes em janeiro de 2019 e já vive os benefícios do resultado. “Agora posso sorrir normalmente e comer de tudo, pois antes não conseguia. Fiquei ainda mais feliz, pois minha prece foi atendida”, declara.

22 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 22

29/03/2019 19:00


HARMONIZAÇÃO FACIAL Assim como Dona Izaura e o Sr. Elias, muitas pessoas buscam melhorar a funcionalidade e a aparência do seu sorriso, e acabam buscando melhorar as estruturas que o envolvem, lábios, linhas de expressão ao redor da boca, bem como outras áreas da face. A odontologia é hoje uma das áreas da saúde que tem permissão para a realização desses procedimentos, assim como dermatologistas e cirurgiões plásticos. O dentista é um dos profissionais mais preparados pois, estuda profundamente as estruturas da face. “A harmonização facial é muitas vezes necessária, pois ela potencializa a beleza e resgata a jovialidade de um sorriso, o que fazemos com muito profissionalismo”, descreve Dr. Eduardo. De acordo com a Dra. Lilian Paino, especialista em Dentística Restauradora, que faz parte da equipe clínica, a estética, o clareamento, lentes de contato, facetas, são serviços bem requisitados, mas a harmonização facial vem conquistando, com procedimentos o uso de preenchedores, da toxina botulínica (botox), fios de sustentação, redução de papada , bichectomia e o microagulhamento. “A Harmonização facial garante que essa transformação seja ainda mais completa, pois além de um novo sorriso, conseguimos revitalizar a aparência de uma forma natural e muito sutil”, ressalta Lilian.

OS CUIDADOS COM A NOVA DENTIÇÃO

“Nós realizamos constantemente cursos de aperfeiçoamento e especializações. Um bom profissional deve estar sempre buscando o que há de melhor para seus pacientes, principalmente com segurança. É isso que buscamos. Aqui ajudamos a realizar sonhos, porque sorrir é a maior expressão de felicidade do ser humano”. finaliza o Dr. Eduardo Gurkewicz.

Os implantes são conhecidos como a terceira dentição, primeiro nascem os dentes de leite que é a primeira dentição depois vêm os dentes definitivos que é a segunda dentição. Ao longo da vida, devido a diversos fatores, como a falta de uma higienização ideal, caries e doenças periodontais, acabamos prejudicando a saúde e as estruturas dos dentes, até suas raízes e levamos a perda da dentição. “Mais do que tratar, é preciso conscientizar os pacientes dos cuidados com a saúde bucal. O paciente que realiza implantes tem uma nova dentição, que exige os mesmos cuidados e manutenção dos dentes naturais, e essa falta pode levar a perda novamente. Por isso, criamos um programa de manutenção para quem realizou a reabilitação com implantes, aumentando e prolongando a saúde bucal para toda vida”, destaca o Dr. Eduardo Gurkewicz, pioneiro na realização de implantes, com 33 anos de experiência. É o caso de Elias Augustinho, que há dois anos passou pelo procedimento e cuida da nova dentição com muito zelo. “Aderi ao plano de manutenção e aprendi a fazer a higienização correta. Regularmente vou à clínica cuidar do meu novo sorriso. Essa manutenção é muito importante e dá maior vida útil aos implantes”, ressalta o Sr. Elias, que hoje está com 62 anos.

Para mais informações sobre Harmonização Orofacial, agende uma consulta: Fones: (41) 3023-5333 / 99104-8520 e fale diretamente com o Dr. Eduardo Gurkewicz. Clínica Odontowicz CLM/PR 2302 Rua do Herval, 865 - Cristo Rei www.odontowicz.com.br

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 23

23

29/03/2019 19:00


Audição Saiba mais sobre este incômodo que afeta diariamente cerca de uma a cada seis pessoas em todo o mundo.

VOCÊ SOFRE COM

ZUMBIDO NOS OUVIDOS? O que é o zumbido no ouvido? Ele é um sintoma, e não uma doença, que acompanha a perda de audição. Uma de suas principais causas é o envelhecimento auditivo (presbiacusia), seguido pela lesão auditiva por exposição a ruídos intensos. De acordo com a otorrinolaringologista Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, problemas como hipertensão arterial, alterações do metabolismo de carboidratos, colesterol e triglicerídeos bem como desordens hormonais podem gerar zumbido mesmo antes do paciente perceber a dificuldade na audição. Também a sensibilidade à lactose e ao glúten, o abuso de estimulantes e alguns medicamentos dificultam o funcionamento das células auditivas gerando o zumbido. “Depressão, transtornos de ansiedade e de humor também exacerbam a percepção e o grau de incômodo do zumbido, além de distúrbios de sono e dores crônicas”, explica a médica. Vale destacar que este incômodo não depende apenas da lesão auditiva, mas sim de como o cérebro interpreta e realça a percepção do sinal elétrico do zumbido. “80% dos pacientes percebem e não se incomodam com ele, e dos 20% que se incomodam apenas 5% apresentam zumbido que incapacita suas atividades diárias”, afirma Dra. Rita. De acordo com ela, a reabilitação da perda auditiva com o uso de aparelhos auditivos, é uma das estratégias mais eficazes no tratamento do zumbido, pois promove melhora da audição e do entendimento da fala. “O zumbido deixa de ser realçado pela ativação de filtros sonoros que impedem a percepção cerebral consciente de sons”, destaca. No entanto, os aparelhos auditivos não são indicados para todos os casos, por isso, primeiramente é necessário um diagnóstico médico especializado, para entender as causas e buscar a melhor abordagem para cada caso.

DICAS PARA TER QUALIDADE DE VIDA MESMO COM O ZUMBIDO Manter um nível de sons no ambiente para quebrar o contraste do silêncio, ajudam a diminuir a percepção do zumbido; Desfocar a atenção do zumbido para pensamentos e atividades positivas e prazerosas enfraquece as associações emocionais negativas ligadas a ele; Controle clínico das doenças vasculares, metabólicas e hormonais; Correções alimentares, hábitos de vida saudável como atividades física e hidratação adequada, ajudam no bom funcionamento auditivo e cerebral, facilitando a eliminação ou filtragem do sinal do zumbido; Noites de sono reparador garantem melhor atenção, concentração e humor diminuindo a percepção do zumbido; A vigilância permanente quanto à exposição a ruídos intensos previne a lesão auditiva que é irreversível. No caso do uso de fones de ouvido, a regra básica para controlar o tempo e a intensidade da exposição ao ruído é até 60% da potência do aparelho por no máximo 60 minutos de uso, seguido de um período de repouso acústico, além da escolha de fones de boa qualidade e que de preferência cubram as orelhas.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães CRM 9009/ RQE 3040 Otorrinolaringologista * Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

24 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 24

29/03/2019 19:00


RUA BUENOS AIRES, 1049 - ÁGUA VERDE FONES (41) 3322-0161 / 98827-7637 WWW.AUDIOTECWIDEX.COM.BR

rita_widex.indd 25

29/03/2019 19:28


Fisioterapia

POR QUE MINHAS DORES NÃO SOMEM? Confira a resposta e a solução para este problema descritas pelo Dr. Giuliano Martins, responsável pela Clínica ONE Fisioterapia, ITC Vertebral e Instituto TRATA “Já fiz Fisioterapia, Pilates, Acupuntura, Natação, tomei inúmeros medicamentos e já fiz até uma infiltração, mas minhas dores não acabam, porquê?”

V

amos fazer uma comparação simples, utilizando o exemplo de um carro que está com desgastes na parte interna dos pneus. Mesmo fazendo a troca deles, em pouco tempo o desgaste volta a aparecer. Você continua gastando para substituir os pneus desgastados precocemente ou tenta buscar a causa dos desgastes para solucionar o problema? O problema está no PNEU ou no ALINHAMENTO do carro? Com o nosso corpo não é muito diferente. Muitas vezes o problema pode estar na forma que o tratamento está sendo feito. Este tipo de relato é cada vez mais comum, já que muitos profissionais estão preocupados em tratar a dor ao invés da causa da dor. Frequentemente avalio pacientes com queixa de dores na coluna, por exemplo, em que a causa pode estar nos tornozelos, quadril ou simplesmente na falta de estabilidade de core. Desta forma, não adianta realizar um tratamento específico de coluna sem considerar o corpo como um todo.  A falta de mobilidade de tornozelos ou no quadril pode levar a uma sobrecarga na lombar de uma pessoa que frequenta academia e faz exercícios diariamente, gerando tensão e dor na coluna. Ao atender um caso como este, alguns profissionais consideram apenas o ponto da dor, sem realizar uma avaliação específica ou entender se a causa desta sobrecarga está nos membros inferiores ou no quadril. Este paciente terá um alívio temporário, o medicamento pode até ajudar, mas em muitos casos eles só aliviam as dores, sem tratar a causa, como no exemplo citado. 

CONHECIMENTO E ATENDIMENTO HUMANIZADO FAZEM A DIFERENÇA NO TRATAMENTO Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores britânicos afirma que o apoio psicológico pode reduzir o número de pessoas que procura tratamento para dores. Os cientistas liderados por Steve Woby, da Universidade Metropolitana de Manchester, estudaram o comportamento de pacientes com dores crônicas submetidos a tratamento no Hospital Geral North Manchester. Por oito semanas eles foram encorajados a praticar exercícios e a revelar suas preocupações sobre dores nas costas. Os pesquisadores concluíram que fatores psicológicos como depressão, medo e insegurança são mais decisivos no prolongamento destas dores do que a incapacidade física dos pacientes. Por essas razões, sempre recomendo que os pacientes busquem especialistas que se atualizam constantemente, pois somente por meio de uma boa avaliação podemos identificar a causa exata das dores e oferecer um tratamento satisfatório.

DR. GIULIANO MARTINS Fisioterapeuta Crefito-46.609 - F Diretor do ITC Vertebral Curitiba Diretor do Instituto Trata Curitiba Responsável pela Clínica ONE Fisioterapia

Av. Silva Jardim, 3161 - Água Verde site: www.itcvertebralcuritiba.com.br email: curitiba@itcvertebral.com.br Fones: (41) 3045-7272 / 99906-3338

26 revistavivamaisfeliz.com.br viva feliz


Tratamento para Depressão

?

Estimulação Magnética Transcraniana no tratamento

DA DEPRESSÃO

Conheça essa técnica inovadora, indolor e não invasiva de estimulação magnética transcraniana que pode trazer grandes resultados para doenças como a depressão

P

essoas que sofrem de depressão e não conseguem melhoras satisfatórias com tratamentos medicamentosos, podem optar pela Técnica de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), que foi aprovada em 2012 pelo Conselho Federal de Medicina como prática médica no Brasil. COMO É FEITA A ESTIMULAÇÃO: Uma bobina, parecida com um capacete é colocada ao redor da cabeça do paciente. Este equipamento emite pulsos magnéticos que agem e penetram sobre uma parte específica do córtex cerebral de maneira focalizada, através de um campo magnético, sem necessidade de cortes e sem causar dor. Dependendo da frequência dos pulsos, esses estímulos podem ser aumentados ou diminuídos, permitindo a exploração, a ativação ou a inibição das funções cerebrais de maneira totalmente segura. As sessões duram em torno de 15 minutos. Na primeira semana, as sessões chamadas de indução, são diárias, em seguida se tornam semanais, depois quinzenais e por fim,  mensais, que são as de manutenção. O paciente fica acordado o tempo todo e pode voltar pra casa normalmente após as sessões. Além da depressão, esta técnica também é eficaz contra patologias como fibromialgia, transtornos, AVC, entre outras. Para cada doença existe um protocolo de aplicação a ser seguido com parâmetros específicos de estímulos que variam entre si.

VANTAGENS DA EMT: Além do fato de não ser invasivo e também por ser totalmente indolor, o sucesso do tratamento está na redução ou desaparecimento dos sintomas da depressão e até mesmo a possibilidade, de acordo com os resultados, de reduzir ou até mesmo suspender o uso de medicamentos antidepressivos, que muitas vezes causam dependência ou podem trazer efeitos colaterais. A técnica oferece um alento a tantas pessoas que sofrem há anos com a depressão, doença que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que em 2030, poderá ser a patologia mais comum no mundo. Assim, a busca por alternativas para o seu tratamento pode ajudar muitas pessoas a saírem desse quadro de forma mais simples e eficaz.

Dra. Maria Eliane Menon Forneck CRM 12664 / RQE 10897 Médica com Título de Especialista em Homeopatia – AMHB – Conselho Federal de Medicina Pós Graduação (Latu Sensu) em Psiquiatria - FUNORTE Especialização em Psicanálise Clínica - SPOB Membro da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN Pós-Graduação em Neurociência do Comportamento - FAPES * Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 27

27

29/03/2019 19:01


Otorrinolaringologia

RINOPLASTIA Cirurgia conta com opções de procedimento capazes de garantir melhores resultados, menos transtornos no pós-operatório e a plena satisfação do paciente

V

ocê já quis mudar o seu nariz, por achar que ele não acompanha a harmonia do seu rosto? A rinoplastia é o procedimento que pode ajudar você a melhorar a sua imagem e também a qualidade da sua respiração. De acordo com o Dr. Cezar Berger, otorrinolaringologista do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia – IPO, a rinoplastia pode ser estética, funcional ou reparadora. “A maioria dos otorrinos realizam a rinoplastia estética funcional, que além de melhorar a parte externa do nariz, também contribui para a função respiratória. Este é um procedimento seguro realizado de forma sistemática”, destaca o médico. Segundo ele, esse procedimento evoluiu ao longo do tempo e hoje existem técnicas mais atuais para resolver problemas estéticos e funcionais do nariz. Entre essas técnicas existe a rinoplastia estruturada, que é o uso de enxerto do próprio paciente, tem representado uma ótima opção, utilizando o septo, a cartilagem da orelha ou da costela. Além deste procedimento, existe a rinoplastia ultrassônica, utilizada para realizar a remoção da giba óssea do nariz através de uma ferramenta/aparelho que utiliza o princípio do ultrassom. “Assim, a modelagem desse osso é feita de forma menos agressiva, diminuindo o edema e os hematomas no pós-operatório”, ressalta o Dr. Cezar.

QUANDO FAZER UMA RINOPLASTIA A rinoplastia pode ser feita em qualquer idade após a entrada na adolescência e até na plena maturidade. “O ideal para os jovens é quando o corpo já não passará mais por transformações, e especialmente o nariz já está estabilizado. A cirurgia também pode trazer uma grande satisfação pessoal, não só em relação à beleza, mas em qualidade de respiração. Além disso, o enquadramento social, a autoestima, a respiração e até a melhoria no sono, pelo ajuste na função respiratória, são alguns resultados da rinoplastia”.

“Fazer a rinoplastia foi a melhor experiência da minha vida, pois meu nariz me incomodava muito, sofri até bullying por causa dele. A cirurgia ficou perfeita, além disso não tive inchaço e nem ficou roxo. Logo que tirei a tala fiquei emocionada, pois já dava para ver a mudança. Sou muito grata a toda equipe envolvida pela atenção e cuidados. O especialista me passou muita segurança e no final deu tudo certo. Hoje recomendo, pra quem tem vontade de fazer essa cirurgia, pois para mim a mudança foi mágica!” Giovana, 16 anos, fez a rinoplastia com o Dr. Cezar Berger.

EVENTO DE RINOPLASTIA: O IPO realizará o 1º curso de Rinoplastia Aberta em maio de 2019, com a presença de convidados do exterior e também de renome nacional, com vasta abordagem sobre os conceitos mais modernos relacionados à Rinoplastia. Mais informações no site www.hospitalipo.com

Dr. Cezar Berger CRM 14867/ RQE 12640 Otorrinolaringologista * Informações de contato estão no Guia Médico no final da revista

28 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 28

29/03/2019 19:01


Coimalogia

FÍSICA QUÂNTICA + TREINAMENTO MENTAL Transformar tristeza e sofrimento em alegria e realização. É o que a Coimalogia pode fazer por você

P

ela primeira vez a física quântica é aplicada de um modo científico, pela Coimalogia, a serviço dos clientes com problemas em dois momentos quânticos. Vejam as razões.

PRIMEIRO: Desconexa os bloqueios, as memórias de sofrimento espalhadas não somente no cérebro, mas em todas as redes das correntes neurais que produzem os sofrimentos sentidos pelo paciente. Sofrimentos estes que geralmente não aparecem nos exames convencionais, pois, não têm peso, cor, dimensão, odor. Entretanto existem e, o próprio cliente comprova sua existência. A aplicabilidade da física quântica na Coimalogia abriu um novo horizonte e deu muitas esperanças a milhares de pessoas que estão sofrendo. SEGUNDO: Consiste no salto quântico em suas correntes neurais, introduzindo substâncias informacionais novas e prazerosas que normalizam o fluxo iônico interno começando pela mente, que por sua vez leva a nova modificação instantaneamente para a respiração, circulação sanguínea, para todo o sistema digestivo, em toda rede neural e para o interior celular, atingindo aproximadamente 60 trilhões de células e mais 100 bilhões de neurônios. Uma logística de distribuição sem precedentes. Portanto, a Coimalogia realiza uma total modificação existencial prazerosa ao cliente, uma nova luz para seu equilíbrio físico, emocional e mental. Somos orgulhosos pelo pioneirismo desta descoberta inovadora.

Lucio Toassi: Professor universitário, mestrado na França, filósofo e precursor da Coimalogia e sua técnica.

Confira o depoimento da paciente Gabriela Venezian, empresária com 31 anos: “Tinha inúmeros sofrimentos tais como, ansiedade, depressão, Síndrome do Pânico, vivia sufocada, cheia de contas a pagar, dívidas, perda de clientes da academia. Via que tinha que fechar. Tensão muscular. Irritação, impaciência. Baixa autoestima. Perda do sono. Preocupação com os pais. Sofrimento pela morte da avó e da cachorra Brenda. O namoro estava péssimo. Totalmente insegura e incapaz de dirigir minha academia. Raiva de mim por não conseguir resolver meus sofrimentos. Via-me sempre triste, desanimada, sem vontade para nada, com dores no corpo e cada vez mais gorda. O tratamento psiquiátrico de dois anos somente piorava. Por conta própria, desisti dos remédios e do tratamento que estava fazendo. Foi quando uma cliente, vendo meu sofrimento, deu-me uma revista em que ela mesma dava um depoimento sobre um tratamento que tinha feito no Instituto de Coimalogia. Li o texto e mesmo descrente marquei uma entrevista. Adivinhem o que aconteceu?”

“ TRANSFORMAÇÃO DE MINHA VIDA E DO MEU NAMORO”. “Hoje sou calma, tranquila, disposta, bem humorada, administro bem a academia, sem dívidas, clientes satisfeitos, animada, alegre, sorridente, livre, leve, sono tranquilo. Perdi oito quilos. Trabalho o dia todo. O namoro é alegre e prazeroso. Não tem dinheiro que pague a felicidade que estou sentindo com apenas 10 sessões em dois meses e meio. Obrigada amiga Leiza por sua indicação e pela Coimalogia que me fez sentir a beleza de viver melhor”.

INSTITUTO DE COIMALOGIA Rua José Brenny, 500 São Lourenço - Curitiba/PR Fones: (41) 3254.4842 / 99937.1310 www.coimalogia.com.br

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 29

29

29/03/2019 19:01


book_maisfeliz04.indb 30

29/03/2019 19:01


Osteopatia

A revolução OSTEOPÁTICA Passado um mês da consulta não poderia estar me sentindo melhor do que estou - se um dia tive dores, não me lembro mais. Acredito que na vida nada acontece por acaso e que encontramos as pessoas certas no momento certo. A sua intervenção foi muito mais do que a solução para a dor paralisante nas costas - foi o que eu precisava no momento em que não via saída para o sofrimento, com as perdas e falta de ânimo para qualquer coisa. Alguma coisa aconteceu! Não sei explicar - mas é como se alguém tivesse me dado um empurrão para frente - e eu sinceramente não quero mais olhar para trás. Ainda que seja uma soma de fatores, acredito que a sua empatia e o seu abraço fizeram toda a diferença. Esse é o relato de Irene, paciente atendida pelo Dr. Eduardo Batista de Moura Picioli, fisioterapeuta, especialista em osteopatia clínica; que nos revela a satisfação de um tratamento eficaz para dores. Seu sofrimento acabou com a ajuda de Osteopatia.

D

e acordo com o Dr. Eduardo, essa técnica, fundamentada nas ciências anatômicas mas não restrita à elas, tem conquistando adeptos de todos os lados, pois ajuda a reestabelecer funções antes dadas como perdidas ou comprometidas por uma dor crescente e incapacitante. “O conceito de unidade do ser humano, longamente e teoricamente abordado em diversos estudos, nos chega em uma proposta com vasta aplicabilidade, para ser

utilizada como deveria. Simples mas não simplista. De forma não invasiva, mostramos como nossos órgãos tem grandes influências, ao ouvir que, por exemplo, uma dor no ombro foi embora após a manipulação de um ligamento no fígado, ou ainda que um movimento no crânio pode ajudar a relaxar a região mais inferior da coluna. Afinal, segmentos fazem parte do todo e não ignoramos o conjunto”. É comum acompanhar também casos de dores de cabeça e coluna, que eram tratadas apenas pelos sintomas, sendo sanados por completo com ajuda da Osteopatia. “Muitas vezes, exames indicando tendinites e bursites das mais diversas, escondem a verdadeira origem da disfunção e levam as pessoas na direção errada de tratamento. Outro exemplo é em relação a cotovelos e joelhos que podem estar sendo castigados com excessos, decorrentes das ausências em ombro e quadril, ou ainda quando pés e mãos sofrem por deficiências no centro do corpo. Muitos tratamentos não consideram esse todo, essa unidade que é o nosso corpo, por isso nem sempre dão soluções a problemas como estes”. O especialista ressalta a importância dos conceitos de reabilitação, prevenção e optimização funcional que estão sendo revolucionados com a intervenção da Osteopatia. “Quando nos permitimos pensar diferente, podemos chegar à estados diferentes. Prática e resultados comprovam as evoluções antes consideradas inconsistentes, mas que acabam se tornando a causalidade incontestável de novas premissas e fundamentos para nossa saúde. Se permita evoluir para viver bem consigo e com seu corpo”, finaliza o Osteopata.

Se permita evoluir. Permissão para viver bem. Dr. Eduardo Batista de Moura Picioli CREFITO 184034-F Clínica de Osteopatia Dr. Eduardo Picioli Rua Padre Anchieta, 2540 - Sala 1511 Fone: (41) 99957-8158 E-mail: eduardo.osteopatia@gmail.com

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 31

31

29/03/2019 19:01


GALERIA SOCIAL

Projeto chamado Voa Borboleta onde a Psicóloga Andressa Zahn é voluntária.

Curso EMDR com crianças.

Finalização do contrato como Psicóloga pela PM.

Entrevista no Programa Bate Papo na Tv Transamérica.

Dr. Oromar dando o exemplo, praticando exercícios físicos em Fernando de Noronha.

32 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 32

29/03/2019 19:01


LANÇAMENTO 3ª Edição

viva feliz

Clicks Dra. Maria Eliane Menon - Técnica de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

Dia do Botox na Clínica da Dra. Juliana Battiston

Professor Fabrício Vicenzi, convidado a dar aula inaugural do semestre em União da Vitória na Uniguaçu.

Dr. Giuliano Martins recebendo o terceiro lugar no CrossFit.

viva feliz

book_maisfeliz04.indb 33

33

29/03/2019 19:01


+ Perto de Você

Curitiba Guia Profissional por Especialidade

CURITIBA // Água Verde // Fisioterapia da Coluna

// RPG Souchard

ITC Vertebral

RPG Souchard

Dr. Giuliano Martins CREFITO 46.609-F

Fabrício Vicenzi Mestre em Fisioterapia CREFITO 30.569-F

Av. Silva Jardim, 3161 Fones: (41) 3045-7272 / 99906-3338 www.itcvertebralcuritiba.com.br

Rua Cândido Xavier, 232 Fone: (41) 3018-4421

// Otorrinolaringologia

// Audiologia

Dr. Cezar Augusto Sarraf Berger CRM 14867/ RQE 12640

Audiotec Widex Rua Buenos Aires, 1049 Fones: (41) 3322-0161 / 98827-7637

Av. República Argentina, 2069 Fone: (41) 3314-1500 www.hospitalipo.com

Batel

www.audiotecwidex.com.br

Bigorrilho // Psiquiatra Dr. Lincoln Cesar Andrade CRM 19107/ RQE 11546 Médico Psiquiatra

Rua Francisco Rocha, 62 - Cj 401, 701 e 702 - Edifício Triumph Center Batel Fones: (41) 3039-1890 / 99643-7333

// Medicina e Beleza Dra. Juliana Battiston de Luca CRM 26034 Rua Padre Anchieta, 2194 - Sala 105 Fones: (41) 3532-9488 / 99899-6655 E-mail: juliana.dermatologia@gmail.com

www.lincolnandrade.com.br

Bigorrilho // Personal Trainer Dr. Oromar Arakaki Neves

Médico e Profissional de Educação Física

CRM 33131 / CREF 9167 ESPAÇO SAÚDE Rua Padre Anchieta, 2194 - Sala 906 Fone: (41) 99997-2699 E-mail: clinica.buzettineves@hotmail.com

//Osteopatia Eduardo Batista de Moura Picioli CREFITO 184034-F Rua Padre Anchieta, 2540 - Sala 1511 Fone: (41) 99957-8158 E-mail: eduardo.osteopatia@gmail.com

Cabral // Homeopatia

// Pilates

Dra. Maria Eliane Menon Forneck CRM 12664 / RQE 10897

Monica Nóbrega CREF 010675-G

Av. Anita Garibaldi, 850 - Sala 204 Torre A Fones: (41) 3076-8002 / 99281-8002 www.draelianemenonforneck.com E-mail: memforneck@uol.com.br

Av. Anita Garibaldi, 850 - Sala 608 Torre C Fone: (41) 98531-7009 www.pilatescommonica.com E-mail: pilatescommonica@gmail.com

34 revistavivamaisfeliz.com.br

book_maisfeliz04.indb 34

29/03/2019 19:01


Centro // Oftalmologia

Clínica Ocularis Dra. Liliane Back Ferré CRM 26678 / RQE 19633 Rua Emiliano Perneta, 466 - 4º andar Fones: (41) 3326-3300 / 98873-6857 www.ocularisoftalmo.com E-mail: lilianeback@hotmail.com Hospital de Olhos - Fone: (41) 3310-4250

viva feliz

Centro Cívico // Laboratório

// Vascular

Angioprime

Laboratório Biavatti

Dr. Alexandre Yoshiharu Shiomi

Dra. Débora Carina Biavatti

CRM 21527 / RQE 15942 | RQE 16004 RQE 18051 | RQE 20721

CRF 25255

Av. Cândido de Abreu,70 - Sala 911 Fones: (41) 3092-5157 / 99720-7940 WhatsApp Cirurgia: 41 99663-3963 www.clinicaangioprime.com.br

Av. Cândido de Abreu, 469 - Cj 706 Fone: (41) 3022-1005 www.laboratoriobiavatti.com.br

Cristo Rei // Odontologia Estética

// Psicologia

Clínica Odontowicz

Andressa Mayara Lino Zahn CRP 08/21295

Dr. Eduardo Gurkewicz CLM/PR 2302

Av. São José, 618 Fone: (41) 99947-6293 www.psicologaandressazahn.com E-mail: psiandressazahn@gmail.com

Rua do Herval, 865 Fone: (41) 3023-5333 / 99104-8520 www.odontowicz.com.br

Mercês

São Lourenço // Otorrinolaringologia

// Coimalogia

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães CRM 9009 / RQE 3040

Instituto de Coimalogia

Rua Fernando Simas, 705 - Salas 41 e 42 Fones: (41) 3225-1665 / 99216-9009 www.canaldoouvido.blogspot.com.br

Professor Lúcio Toassi Rua José Brenny, 500 Fones: (41) 3254-4842 / 99937-1310 www.coimalogia.com.br

Sessões de

Yogaterapia

O que é o Yogaterapia?

A Yogaterapia visa a liberação de couraças musculares e condicionamentos mentais, musculares e de hábitos que aprisionam e adoecem o ser.

Quais são os benefícios? Ajuda pessoas que sentem dificuldade de se expressarem em público, de relacionar-se de forma autêntica e harmoniosa. Para aumentar seu atuto conhecimento e potencial criativo.

Indicado para quem? Indicado para toda faixa etária, inclusive crianças e adolescentes. Indicado para depressão, pânico, ansiedade, insônia, cansaço crônico e falta de energia, sensação de tristeza e abandono.

book_maisfeliz04.indb 35

Rua Fernando Darif, 400 Campina do Siqueira – Curitiba/PR Marque sua consulta: 41 3045-8169 / 99822-9493 nanakinstituto@gmail.com yogananak.com.br

29/03/2019 19:01


Queda acentuada de cabelo? Unhas quebradiças? Não espere mais, prove

Formulle Age® HNC COMPLEXO NUTRACÊUTICO E VITAMÍNICO À BASE DE BIOTINA QUE PODE GARANTIR SAÚDE, BRILHO E NUTRIÇÃO PARA CABELOS, UNHAS E PELE, TRAZENDO VITALIDADE E FORÇA PARA TODO O ORGANISMO.

Sua fórmula, além de ser diferenciada, tem base lipofílica, o que agrega uma maior absorção dos ativos! Consuma o produto por 90 dias e sinta na pele seus benefícios, são milhares de clientes satisfeitos.

Você encontra nas melhores farmácias, no site formullage.com.br e na rede de farmácias da Dermo Ervas pelo fone 41 3018-3030. Nossos endereços: Vicente Machado, 1904 | 7 de Abril, 950 | 24 de Maio, 373 | Dr. Muricy, 843 | Em Ponta Grossa loja no Shopping Palladium e na Paula Xavier, 1203

book_maisfeliz04.indb 36

29/03/2019 19:02

Profile for revista_vivamaisfeliz25

REVISTA VIVA MAIS FELIZ 04  

REVISTA VIVA MAIS FELIZ 04  

Advertisement