Page 1

Saulo Gomes

E me arrisquei muito para mostrar ao público o que a imprensa não tinha acesso”

ANO 3 EDIÇÃO 24 JULHO/AGOSTO 2012

Abre o jogo

“Eu agi sempre com dignidade e responsabilidade, levando o jornalismo a sério...

Clínica Inove Fazendo a diferença na recuperação de dependentes químicos

Autos Carro SUV é uma boa opção para quem sonha em ter um uƟlitário

Aline Antloga Lopes Rodovalho

Moscow Viagens Presente em todos os segmentos do turismo 1


EDITORIAL

Tâmara Spanghero | tamara@revistarealiza.com.br Fernanda Santos | fernanda@revistarealiza.com.br

EXPEDIENTE

O potencial turístico dos brasileiros

• JULHO/AGOSTO • ANO 3 • EDIÇÃO 24 TIRAGEM • 10.000 EXEMPLARES Revista Realiza é uma publicação da Santos & Spanghero Serviços de MarkeƟng Ltda ME. Direção Geral: Fernanda Santos fernanda@revistarealiza.com.br Tâmara Spanghero tamara@revistarealiza.com.br Jornalista Responsável: Leonardo Andrade MTB 65.146 Fotografia: Luis Yamada Projeto Gráfico/Arte: Marcos Cintra marcoscintrarp@hotmail.com Depto Criação: criacao@revistarealiza.com.br Depto Comercial: 16 3961 9045 contato@revistarealiza.com.br Redação: redacao@revistarealiza.com.br

A opinião da revista é expressa em editorial. Os arƟgos assinados são de responsabilidade de seus autores. Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! | LUCAS 11:28

4

As facilidades para adquirir vistos internacionais aliadas ao crescimento econômico são as principais responsáveis para o aumento no número de brasileiros viajando. No ano passado, uma pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou a intenção de viagem dos brasileiros, e o destino mais procurado é o Nordeste, com 49,5% da preferência. Os turistas brasileiros também aproveitaram a queda da cotação do dólar e estão indo mais para o exterior. Só em 2010, pelo menos 745 mil pessoas desembarcaram de destinos internacionais nos aeroportos brasileiros. Em janeiro de 2012, esse número já ultrapassou 950 mil desembarques. A tendência é que os brasileiros viajem mais para os Estados Unidos, já que o presidente Barack Obama ordenou, em janeiro deste ano, que as embaixadas agilizassem a concessão de vistos no Brasil. Em Brasília, por exemplo, nos dois primeiros meses do ano houve um aumento de 27% em comparação ao mesmo período de 2011. Em média, foram emitidos 426 vistos por dia na capital somente no início deste ano. Outro ponto a ser destacado é em relação ao turismo religioso internacional, opção que cresce entre os brasileiros. Cada vez mais embarcam à Terra Santa para conhecer os lugares descritos na Bíblia. Em Israel, o número de visitantes brasileiros cresceu 84% de 2009 até o ano passado. Em 2009, o país recebeu 28,5 mil brasileiros e, em 2011, chegaram aos 55 mil. Para se ter ideia desse avanço, atualmente, o setor no Brasil é responsável por 3,6% do PIB nacional e está posicionado como sexto colocado nas maiores economias turísticas do mundo. A meta é fazer parte dos três primeiros até 2022 e tudo indica que iremos conseguir. Em 2011, enquanto a média mundial ficou em 4%, aqui o turismo cresceu 7%. Uma área tão importante que, pela primeira vez, ganhou reconhecimento por parte dos líderes do G-20, que atestaram a importância do turismo para o desenvolvimento econômico global no encontro das vinte maiores economias do mundo, realizado na cidade de Los Cabos, México, nos dias 18 e 19 de junho. E quem colhe os frutos desse avanço no setor é a empresária Aline Antloga Lopes Rodovalho. Recentemente, ela inaugurou a Moscow Viagens e nos conta, em matéria especial, os diferenciais de um trabalho que tem agradado muito os clientes. Outra dica é conhecer as belas paisagens de uma cidade que vibra com o inverno, Campos do Jordão. Tem ainda matérias de saúde, esporte, arquitetura e uma entrevista exclusiva com o jornalista investigativo e escritor Saulo Gomes. Então o que você está esperando? Arrume as malas, confira as passagens, reserve o hotel, escolha o destino certo e não esqueça de levar na bagagem a Revista Realiza. Boa leitura!


z08 TURISMO: CAMPOS DO JORDÃO

z

ÍNDICE MOSCOW VIAGENS

z

12

36

ESPORTE: CICLISMO

z

40

ENTREVISTA: SAULO GOMES

O RUGIDO POR PEDRO LEÃO

z

46

5


ApurAção Leonardo Andrade | redacao@revistarealiza.com.br

Tributo à Legião Urbana Foi quase unânime a impaciência e decepção das pessoas nas redes sociais com o especial “Tributo à Legião Urbana”, exibido no final do mês de maio, pela MTV. Uma das bandas de rock de maior sucesso e ainda cultuada por milhares de fãs merecia uma homenagem com um pouco mais de respeito a história e memória de Renato Russo. Vamos combinar pessoal, convidar o ator Wagner Moura, que de cantor não tem nada e, aliás, muito desafinado, para subir ao palco e interpretar as canções ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá foi a vergonha nacional. Pede pra sair Wagner Moura, pois no palco você foi um fanfarrão!

Embarque nesse carrossel O SBT está rindo a toa com a exibição da novela “Carrossel”. Sinceramente, eu acreditava que a novelinha não ia emplacar, mas fui surpreendido com uma boa produção, um elenco escolhido a dedo e o texto que prende a atenção de jovens, adultos e, principalmente, das crianças. Por onde eu passo, sempre escuto alguém perguntando da novela. Todo mundo quer saber se o amor do Cirilo será correspondido pela Maria Joaquina, se o Jaime vai se esforçar nos estudos, a Valéria vai tomar juízo e por ai vai! De uma coisa é certa, a Professora Helena ainda vai ter muito trabalho com esses “santos diabinhos”. Vale a pena conferir!

Ainda sobre o SBT Quem assiste o programa Pânico, todos os domingos, pela Rede Bandeirantes de Televisão, vai concordar comigo. Ou os caras adoram a programação do SBT ou estão desesperadamente tentando entrar na emissora de Silvio Santos. A cada semana tem uma matéria sobre algo

6

relacionado ao SBT. Já vi matérias sobre a o seriado Chaves, aniversário da Maísa, entrevistas com Silvio Santos, Patrícia Abravanel, Liminha e por ai vai. Recentemente, o programa da Band foi proibido de imitar, captar e exibir imagens, e até de se aproximar do apresentador Silvio Santos em um raio de 100 metros. A determinação é da Justiça do Estado de São Paulo. E agora, o que será do programa? O telespectador merece mais conteúdo e informação de boa qualidade porque de humor, falta muito ainda!

E já que o assunto é humor... Vamos atrelá-lo ao esporte. Sou um apaixonado pelo assunto e gosto de estar sempre antenado sobre as novidades da área. Mas fico muito insatisfeito ao ver que a nossa cultura jornalística esportiva brasileira está cada vez mais em declínio, com conteúdos mais afastados do esporte e próximos de programas humorísticos, com excesso de piadas e brincadeiras, descaracterizando-os completamente. Quer um exemplo? Programa Jogo Aberto, d a B a n d . Ve r um ex-jogador como o Denílson falar besteiras e ficar dançando na tv é muito desagradável. E o que falar de alguns dos repórteres do Globo Esporte? Léo Bianchi que o diga ao mostrar uma foto do Zé Ramalho ao jogador Barcos, do Palmeiras. E, recentemente, o atacante do Botafogo-RJ Herrera marcou três gols na abertura do Campeonato Brasileiro e surpreendeu a todos quando perguntado qual música iria pedir no Fantástico. A resposta dele foi imediata: “Música pra quê?”. Parece que nem os jogadores estão satisfeitos com esse tipo de jornalismo. É hora de rever os conceitos!

Craque é craque... e Neymar não é o Messi. Mais uma vez ficou comprovado que o Messi é diferenciado. O cara não tem limites para o futebol. Já venceu a liga dos campeões, mundial de clubes, campeonato espanhol, foi melhor do mundo por três vezes, recordista de gols em diversos campeonatos e por aí vai. Agora querer comparar o Neymar com o jogador argentino é o fim do mundo! Em


vários encontros, Messi mostrou que está bem acima do santista. Recentemente, venceu o Mundial da FIFA sobre o Santos e marcou três golaços no amistoso entre Brasil e Argentina. Messi acabou com o jogo, Neymar só reverenciou. Messi é craque, Neymar é só mais um bom jogador! Sinceramente, ainda acredito no menino da Vila, mas também acredito que a experiência de jogar em uma equipe internacional vá fazer muito bem a ele. Afinal, a Copa do Mundo de 2014 está logo ali!

A Fazenda

FORA DO PÁREO A vereadora Silvana Resende declarou, em convenção do PSDB, que não disputará uma cadeira na Câmara Municipal nas eleições de 7 de outubro. Insatisfeita, a parlamentar disse sentir vergonha da composição da atual legislatura. Reconhecida pelo seu espírito de luta, confiança e ética na política da cidade de Ribeirão Preto, Silvana procurou defender os interesses da população e espera, em breve, abrir novos caminhos para a sua vida profissional. Sem a principal oposicionista na cidade, só nos resta agora conhecer bem a vida de cada candidato para não sofrermos as consequências nos próximos quatro anos. Vamos renovar os nossos representantes e evitar movimentos como o panelaço! A população merece políticos honestos e que lutam pelos nossos direitos. Acorda Ribeirão!

Sem noção Quem me acompanha pelo facebook, viu a minha indignação com a atitude de um cidadão ribeirão-pretano. Era sábado, por volta das 12h30, quando eu voltava de uma reportagem nos Estúdios Kaiser, quando me deparei com um rapaz, acredito que funcionário de uma empresa de som para carros, jogando dois aparelhos de som dentro do rio que corta a avenida Francisco Junqueira. Depois reclamam das enchentes que invadem as empresas naquele local. Um verdadeiro desrespeito com a nossa cidade e com o meio ambiente!

Festival João Rock Como todos os anos, depois do BBB, começa mais um reality show “A Fazenda”. A que ponto vamos aguentar na tv programas sem cultura e que não acrescentam nada em nossas vidas? Prepare-se para suportar celebridades decadentes cuidando de uma fazenda e um apresentador sem carisma e que não emplaca no programa. Eu já decidi mandar o programa para a roça, e você?

Palanque virtual Está chegando a hora de eleger os nossos representantes municipais. Alguns possíveis candidatos já estão se preparando para as campanhas eleitorais. Agora, o que mais chama a atenção é ver que vereadores e pretensos parlamentares utilizam ferramentas da rede social para promover seus nomes nas eleições. Até concordo que essa é uma boa alternativa, desde que sem violar as regras tácitas de conduta. Mas será que as pessoas estão preparadas para receber milhares de mensagens dos candidatos? Só espero que os candidatos tenham em mente que essa realidade não passe dos limites e se torne algo que possa prejudicar a construção de uma campanha. Pessoal, sejam bem-vindos ao palanque virtual!

Como ribeirão-pretano da gema, fiquei muito orgulhoso em ver tamanha repercussão do festival de música João Rock. Um evento muito bem organizado, com dois palcos para agilizar os shows e grandes nomes da nossa música. Destaque para Jota Quest, Charlie Brown Jr. e O Rappa que levantaram a galera. Outro ponto a ser destacado foi a transmissão ao vivo pelo canal Multishow e a cobertura do programa CQC nos bastidores da festa. Parabéns! Porém, fiquei muito decepcionado com o tratamento dado aos colegas de imprensa da nossa cidade. Sou testemunha de que todas as atenções ficaram voltadas para a imprensa nacional. E o desrespeito começou desde o credenciamento, ou seja, para ter a liberação da cobertura era preciso ter divulgado alguma matéria ou nota sobre o festival! Meu Deus do céu, onde vamos parar com isso? Me lembro que, na primeira edição, a grande maioria dos veículos de imprensa da nossa cidade publicaram matérias e contribuíram, de alguma forma, para o desenvolvimento dessa festa que virou referência em todo o país. Agora, já consolidada, será que esses mesmos veículos locais não significam nada para os organizadores? Vamos ser mais humildes pessoal! Pensem nisso!

7


Fotos: Luis Yamada - Fotografia e Filmagem Digital

CAPA

O destino certo para a realização da viagem dos seus sonhos De olho no mercado de turismo em ascensão, a empresária Aline Antloga Lopes Rodovalho inaugura, em Ribeirão Preto, um novo conceito em atendimento de qualidade, que promove a intermediação entre os provedores de produtos turísticos e os consumidores finais Por Leonardo Andrade

Q

uem passa pela avenida Cóstabile Romano, uma das mais movimentadas de Ribeirão Preto, nem imagina que o sonho daquela viagem tão esperada pode estar muito próximo de se realizar. É que acaba de ser inaugurada a Moscow Viagens, um novo conceito em prestação de serviços de viagens e turismo de lazer e negócios com qualidade e confiabilidade. A empresa busca a excelência no atendimento aos seus clientes, já que no mercado existe uma diversidade de pacotes 8

turísticos, uma rede hoteleira extensa e heterogênea no que se refere a preços e comodidades e uma infinidade de alternativas de voo que tornam trabalhosa a montagem de uma programação de viagem. E nada melhor do que contar com um profissional responsável para auxiliar as pessoas nessa tarefa. E é ai que entra o trabalho do agente de viagens, atividade que é exercida com muita dedicação e responsabilidade pela empresária ribeirão-pretana Aline Antloga Lopes Rodovalho, idealizadora da nova agência na cidade. Para ela, a estrutura e o funcionamento da Moscow Viagens

estão ligados às funções básicas de organização, promoção, reservas e vendas de serviços de transportes, hospedagem, alimentação, visita a lugares e a eventos de interesse, transporte local e visitas organizadas, além da facilitação do trâmite de documentos como passaporte, vistos, seguros, vacinas, entre outros. “O nosso foco é dar um atendimento diferenciado e de qualidade, mas sempre respeitando os limites de cada pessoa”, explica. O profissional de turismo que atua como agente de viagem necessita de várias qualidades como simpatia, estar atualizado com novidades ligadas a destinos e tecnologia, além de ser


bom ouvinte para compreender os anseios de seus clientes e transformar ideias e sonhos em uma viagem inesquecível. Essa busca frenética em oferecer o melhor serviço, com base em uma relação positiva de custo-benefício ao passageiro está diretamente ligada ao trabalho desenvolvido pelas operadoras. Pensando em um público mais exigente, a agência oferece

“Em um mercado tão competitivo como o de turismo, é essencial que as agências trabalhem com muitas operadoras. E nós estamos capacitados para oferecer as melhores opções” pacotes personalizados e conta com a parceria de todas as operadoras de viagem. “Em um mercado tão competitivo como o de turismo, é essencial que as agências trabalhem com muitas operadoras. E nós estamos capacitados para oferecer as melhores opções”, diz. Seja no período de férias ou a trabalho. Para descansar ou para virar dia e noite conhecendo pontos turísticos e novas culturas. Não importa qual seja o seu objetivo ou o seu destino, uma das coisas mais gostosas que se

tem a fazer é viajar. Aline lembra ainda que uma viagem bem feita pode ser inesquecível na vida das pessoas, pois cada pedacinho do dia é apreciado, desde o café Atendimento diferenciado e de qualidade é o foco da Moscow Viagens da manhã até o cansaço noturno, der embarcar tranquilo e seguro. cada passeio é Fazemos tudo com muito carinho guardado com carinho e cada para facilitar o dia a dia de quem momento fica registrado na precisa viajar e não tem tempo memória. Para ela, o passado de organizar toda a documentanão tem qualquer importância, o ção”, explica. futuro não importa e o presente é Recentemente, a agência vivido de maneira sútil. montou um esquema de trabalho Até algum tempo as viagens para fazer os atendimentos direto eram um privilégio apenas das nas empresas. Uma funcionária classes sociais mais altas, as fará a captação de novos clienpessoas menos favorecidas tes e, com toda experiência, vai não tinham condições por conta apresentar as melhores oportudo alto valor de hospedagem e nidades e opções de viagens. as agências não facilitavam os “Vamos trabalhar o mercado pagamentos. Hoje, a realidade corporativo com mais ênfase e é outra. Com o crescimento intensificar as empresas. O intuito nessa área de turismo, o setor é oferecer planos e propostas está mais acessível para poder para que o funcionário tenha ampliar o número de turistas. E algumas facilidades e comodidao plano deu certo, mas tão certo des que só nós oferecemos em que as vagas em hotéis e pousaRibeirão Preto”, observa. das são disputadas por todo tipo Além disso, a agência conta de pessoa. com um serviço de assistência A Moscow Viagens também 24 horas por dia, em casos está preparada para atender as de emergências, para ajudar o empresas de Ribeirão Preto e cliente em qualquer problema toda a região. Os planos são que tiver durante o passeio. Aline ideais para auxiliar empresas e lembra de um cliente que foi para profissionais liberais a organizar, os Estados Unidos, resolveu alugerenciar e realizar viagens de gar um carro e acabou se envolnegócios. Os vendo em uma colisão com outro serviços ofereciveículo. Ao invés do cliente ligar dos simplificam na empresa responsável pelo o processo de seguro, preferiu entrar em contareserva e compra to com a agente de viagem para de passagens áreque ela desse um apoio nesse as, vistos, aluguel caso. “E de Ribeirão resolvemos de automóveis e tudo. Logo em seguida, ele me hospedagens. “O ligou para agradecer e dizer que cliente fica desprejá estava tudo certo. Nada é mais ocupado para poMoscow Viagens: preparada para atender as empresas de Ribeirão Preto e região

9


CAPA gratificante do que atender bem um cliente e saber que ele confia no nosso trabalho”, conta. E confiança é uma das marcas registradas de Aline. A empresária sempre conversa com muita franqueza e dá todo o respaldo, já que em um mercado tão massificado, onde outros profissionais fazem de tudo para vender pacotes, às vezes oferecem um plano que nem combina com o perfil do que o cliente almeja para a sua viagem. “Da mesma forma que posso fazer daquele passeio um sonho realizado, também posso torná-lo um pesadelo. E o nosso objetivo é garantir sempre o resultado positivo”.

Agê ê nci nc a f e ech c a p ar arc r e err a eri com m a Sea Se Wa all par araa auar auu xiliar xil xiliar ar al a uno u s que que ueira ue ira rram aprrimo im rar ar os es estud udos os

Passaporte para o sucesso Aline sempre trabalhou no comércio e em alguns shoppings da cidade. Mas a vontade era ingressar em um curso e garantir o futuro profissional. Foi ai que decidiu ir atrás de seu sonho e investir na carreira de turismo. Na faculdade, trabalhou em várias áreas e atuou na recepção, recreação, dentre outras áreas, em hotéis de Ribeirão Preto. Mas uma fatalidade expôs a vida de seu irmão que sofreu um acidente quando escalava um morro. Com a queda, ficou tetraplégico. Preocupada, a estudante largou o curso e se dedicou a cuidar da saúde do irmão. Anos mais tarde, retomou os estudos e garantiu a formação necessária para atuar na área. Já com o diploma em mãos, ela se casou e teve filhos. A partir daí, surgiu um convite para trabalhar em uma respeitada operadora como agente de viagens. “A experiência foi sensacional, e tive a oportunidade de fazer muitos clientes”, lembra. 10

O tempo foi passando e Aline foi transferida para gerenciar uma loja da operadora na cidade de Batatais. “Os meus clientes de Ribeirão não aceitaram a minha ida pra outra cidade e precisei retornar para continuar o atendimento com eles”. Depois de sete anos de experiência nesse mercado e apaixonada pela profissão, Aline descobriu o empreendedorismo em sua vida. Trabalhou como freelancer para atender os seus clientes e, como a demanda estava muito grande, sentiu a necessidade de montar a própria agência. “Eu sempre tive vontade de caminhar com as próprias pernas, expandir os meus conhecimentos e atender, de forma mais profissional, os clientes que conquistei ao longo desse tempo”, comenta. E assim surgiu a Moscow Viagens. A inauguração foi em abril e contou com a presença da

maioria dos seus clientes. Uma empresa que já começou fazendo sucesso, afinal em menos de um mês e meio, a agência está com mais de 100 embarques agendados e clientes de toda a região de Ribeirão Preto e agora de Brasília. “Nós estivemos presentes na Rio+20 com alguns tradutores intérpretes que ganharam a licitação para participar do evento. E a minha agência estava cadastrada neste grande acontecimento mundial”. Vale a pena fazer uma visita a Moscow Viagens, que fica na Avenida Costábile Romano, 2.889, Nova Ribeirânea, em Ribeirão Preto.

Informações, no www.moscowviagens.com.br ou ligue para (16) 3878-1905. Conheça bons pacotes e opções de viagens, prepare as malas e bom passeio!


Se você ainda está em dúvidas sobre o destino certo para as suas férias, então é bom conhecer algumas dicas da agente de viagens Aline Antloga Lopes Rodovalho: Escandinávia é, possivelmente, um dos destinos europeus mais desejados O clima escandinavo é muito frio uma grande parte do ano. Nos meses de primavera e verão, que tal desfrutar um dos mais belos espetáculos da natureza com gente bonita e cheia de simpatia, história de guerreiros vikings, contos de fadas e gastronomia especialíssima. Sua maravilhosa geografia, com algumas das mais belas paisagens do mundo, sua incomparável hospitalidade, sua saborosa e variada cozinha, o respeito e a seriedade dos serviços turísticos, um conjunto de países com uma das mais avançadas sociedades são algumas das vantagens da visita a Escandinávia. Conheça as atrações turísticas em Ushuaia e na Terra do Fogo A Terra do Fogo é um conjunto de ilhas no extremo meridional da América do Sul. Atualmente, a porção oeste da Terra do Fogo, onde estão situadas as cidades de Punta Arenas e Porvenir, pertence ao Chile, enquanto o leste integra o território argentino. A capital da Terra do Fogo argentina é Ushuaia. As belezas naturais da região podem ser conhecidas em passeios feitos a partir de Ushuaia com visita obrigatória ao Parque Nacional Tierra del Fuego, que possui belas vistas de lagos e montanhas. Ushuaia é procurada por esquiadores e praticantes de snowboard, por contar com estações de esqui com ótima neve e com a temporada de inverno mais longa da Argentina. Qualificação no Canadá e credibilidade no Brasil Recentemente, a Moscow Viagens foi escolhida, entre todas as agências de turismo de Ribeirão Preto e Uberlândia, para firmar uma parceria com Sea Wall - agência canadense situada em Vancouver para direcionar a auxiliar alunos de todo o mundo que buscam aprimorar os conhecimentos nas línguas inglesa, francesa e hindi na escola ILSC (Internship Success Guide). O objetivo é desenvolver um programa especializado para grupos e pessoas que buscam certificações como TOEFL (teste de inglês como língua estrangeira), IELTS (sistema de teste internacional da língua inglesa), TOEIC (teste de inglês para comunicação internacional), DELF (diplome d’etudes en langue francaise), FCE (primeiro certificado em inglês), CAE (certificado de inglês avançado), CPE (certificado de proficiência em inglês) e BEC (certificado de inglês para negócios), dentre outras exigidas pelo mercado de trabalho, instituições de ensino e órgãos públicos em países de língua inglesa e francesa. “Serei a representante brasileira da agência Sea Wall. É uma instituição muito importante no mundo inteiro e a diferença é que nós temos uma base brasileira no Canadá. Isso só confirma a credibilidade de um trabalho sério e competente realizado pela Moscow Viagens”, afirma Aline.

Depoimentos “A Aline sempre nos deu um bom atendimento para as nossas inesquecíveis viagens desde quando namorávamos e hoje com as nossas filhas. Buscamos conciliar praticidade, confiança e satisfação e só tivemos isso com o auxílio perfeito dessa profissional que agora está no lugar que realmente merece - em sua própria agência com um atendimento totalmente diferenciado”, diz Patrícia e Luiz Rossini

“Gostamos de viajar, mas não temos tempo para pesquisar os melhores lugares. E na Moscow Viagens, a Aline nos dá muita segurança e tranquilidade para que possamos realizar com sucesso os nossos sonhos”, diz Dra. Gracia Almeida “Em 2007, nós conhecemos a Aline quando compramos a nossa viagem de lua-de-mel e assim começou uma amizade que já dura cinco anos. Em nossas viagens, contamos sempre com o bom atendimento e experiência que ela tem para nos oferecer e o seu grande diferencial é que as viagens são personalizadas para cada tipo de cliente”, conta o casal Ronan e Gisele Pasquini. “Foi incrível o passeio de férias que nós fizemos Punta Cana. Só temos que agradecer essa indicação e atenção que a Aline, da Moscow Viagens, nos dispensou. Foi de grande valia, porque estávamos muito indecisos na escolha”, explica Sandra Heloísa V. Maio. 11


TURISMO

Campos do Jordão

O principal destino de inverno dos brasileiros Pousadas e hotéis aconchegantes, bares e restaurantes requintados e uma intensa programação cultural transformam a cidade paulista em uma das estâncias turísticas mais procuradas

12

J

á estamos em uma das épocas mais frias do ano, o inverno. Época boa para descansar, namorar, assistir um filminho, tomar um chocolate quente e saborear um delicioso fondue doce ou salgado. Que tal tirar aquele seu casaco do armário e sair para conhecer belos lugares? Gostou? Então o seu destino é Campos do Jordão. Localizado no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado e faz parte da recém criada região metropolitana do

Vale do Paraíba e Litoral Norte, sub-região 2 de Taubaté. A cidade está a uma altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro. É conhecido como a Suíça Brasileira pela sua arquitetura baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho. O local possui uma excelente infraestrutura para satisfazer os mais exigentes visitantes. São inúmeras opções de hospedagem (hotéis e pousadas), diversão, compras, gastronomia,


lazer, eventos culturais e entretenimento que, somadas à tranquilidade e à segurança, contribuem decisivamente para uma estadia perfeita. Uma boa oportunidade para se livrar do estresse e aproveitar momentos relaxantes. Mas pra quem acha que Campos do Jordão não tem muita coisa pra fazer a não ser dormir e comer, está enganado. Por isso, nós preparamos um roteiro com os melhores lugares e passeios que a cidade oferece. Turismo ecológico Caminhar, pedalar entre campos e matas, escalar rochas, descer cachoeiras e fazer travessias entre copas de árvores. Mais do que adrenalina, essas atividades proporcionam experiências marcantes que permitem amplo contato com a natureza. São mais de 100 trilhas espalhadas pelas montanhas e rios. O Horto Florestal é cheio de montanhas, picos e cachoeiras, local perfeito para a prática de esportes. O montanhismo pode ser praticado em vários pontos, como no Horto e na Pedra do Baú. Também pode-se subir as cachoeiras que é recompensado com um mergulho nas piscinas naturais que se formam em Campos do Jordão. Além disso, a cidade oferece diversos passeios de cavalgada.

Vila Capivari

A Estrada de Ferro de Campos do Jordão nasceu no início do século passado, com a necessidade de se levar pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura, no clima propício das montanhas de Campos. De grande importância histórica para a cidade, hoje a Estrada é uma alternativa turística para conhecer as belezas da Serra

É o centro turístico e o ponto de encontro de Campos do Jordão. O visitante encontra sofisticados restaurantes, cafés e barzinhos que atendem aos mais diversos gostos e paladares. As mais diversas grifes estão presentes nas ruas e shoppings com destaque para malhas e artigos em lã fabricados na cidade. Nessa época, é possível conferir shows e apresentações culturais na Praça São Benedito. Uma boa pedida é curtir a 43ª edição do Festival Internacional de Inverno - maior festival de música erudita da América Latina

da Mantiqueira. É possível fazer um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de 4 quilômetros. O passeio é feito pelo bondinho urbano. Outra opção é seguir os trilhos centenários até a cidade de Santo Antônio do Pinhal. Esse passeio inclui o Vale do Lageado, onde alcança o ponto mais alto das ferrovias do Brasil. O valor da passagem varia de 10 a 35 reais e funciona das 9h30 às 16h30. Os passeios são realizados somente sob agendamento. Crianças até 5 anos não pagam.

que, este ano, presta tributo ao centenário de Eleazar de Carvalho, virtuose da regência - que começa no dia 30 de junho e segue por um mês. Serão 60 concertos, em praças e no belo Auditório Cláudio Santoro. Quem prefere caminhar ao lado da família, a sugestão é visitar o Parque da Estrada de Ferro. Um charmoso lago enfeita a paisagem e ao redor algumas lojas que oferecem produtos tradicionais como malha, chocolate e artesanato. Quem quiser fazer um passeio em cadeiras presas em cabos de aço, tem o famoso Teleférico, que liga a Vila Capivari

Bondinho e Estrada de Ferro

13


Ducha de Prata

ao Morro do Elefante. Se preferir, tem os passeios nos trenzinhos da alegria, onde monitores comentam sobre curiosidades de Campos do Jordão, enquanto passam por belas regiões da cidade. Parque Estadual Horto Florestal Ao visitar o Horto Florestal, vai encontrar uma vasta área de lazer, como bosques para piquenique, churrasqueiras, trilhas para caminhadas, lanchonete, atelier ambiental, uma capela, centro de exposições com mostras de exemplares da fauna e flora da região, viveiro de plantas, além do contato direto com a natureza. No local, também são desenvolvidos programas relacionados à pesquisa, educação ambiental, recreação e conservação dos recursos naturais. Há também no parque um Posto de Salmonicultura, instalado com a finalidade de criação de trutas para o repovoamento constante dos rios e lagos da região. Os apaixonados por trilhas vai se encantar com a Trilha da Cachoeira e a Trilha dos Campos do Timoni. O valor da entrada é de R$ 6,00 por pessoa. Estudantes, crianças abaixo de 8 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada. O Parque Estadual de Campos do Jordão fica aberto diariamente das 9 às 16 horas.

14

Formada por várias duchas artificiais, na Ducha de Prata existe uma canalização onde desembocam águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes. Local excelente para tirar fotos em meio às pedras e trilhas, ou simplesmente relaxar escutando o som das águas e dos pássaros. Além das quedas d’água, você encontrará ainda barraquinhas com produtos artesanais e souvenires, para lembrar-se sempre de sua visita a Campos do Jordão. Esse tradicional ponto turístico está localizado no bairro

de Vila Inglesa, na estrada para a Vila Capivari. A entrada é franca. Pico do Itapeva Uma das vistas mais privilegiadas da Serra da Mantiqueira podem ser apreciadas do Pico do Itapeva. Do alto de seus 2.030 m de altitude, é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba. São elas: Tremembé, Guará, Aparecida, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Caçapava, Potim, Cruzeiro, Lorena, Piquete, Moreira Cesar, São José dos Campos, Eugênio de Melo e Cachoeira Paulista.

É também uma oportunidade para se comprar doces, artesanatos e roupas em lã. Artigos como malhas, luvas e cachecóis são vendidos por pequenos fabricantes a preços convidativos. Não deixe de levar a câmera fotográfica, pois em todos os lados que se olha existe um cartão postal. Complexo Pedra do Baú Com altitude de 1.950 metros, o Complexo do Baú é formado por três rochas: a Pedra do Baú, a maior e mais alta pedra com 1.950 metros de altitude; o Bauzinho, com 1.760 metros; e a Ana Chata, com 1.670 metros de altitude. É possível chegar tranquilamente de carro ao Bauzinho. De lá, é possível avistar a pedra maior, apontada bem de frente, com seu grande paredão rochoso, que enche os olhos a todo instante. Para os mais aventureiros, é possível subir ao topo da pedra maior, por uma outra trilha que demora, em média, uma hora e meia de caminhada na mata. Uma caminhada que exige certo preparo físico e muita coragem dos visitantes. Sem dúvida alguma, estar em Campos do Jordão é desfrutar de um dos mais belos paraísos na terra.


15


CONSTRUÇÃO CIVIL

Caixa Econômica Federal mplia prazo de financiamento habitacional para 35 anos Prazo passa de 30 para 35 anos em operações com recursos de poupança

A

Caixa Econômica Federal ampliou o prazo de financiamento habitacional para 35 anos - o limite anterior era de 30 anos. O anúncio vale para empréstimos feitos pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. De acordo com vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, o novo prazo é o maior já praticado no país. “Esse limite e as novas taxas de juros valem, portanto, apenas para clientes com renda familiar superior a R$ 5,4 mil mensais e que financiem imóveis construídos com recursos da poupança, de qualquer valor”, explica. Também foi anunciada a queda das taxas de juros para esse tipo de financiamento. A nova taxa para imóveis financiados

pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é de 8,85%. Para clientes da Caixa, a taxa chega a 7,8%. Fora do sistema, o valor passa a ser de 9,9% para clientes em geral e 8,9% para os que possuem relacionamento com o banco. Duarte disse que a Caixa estuda estender as mudanças também para financiamentos de imóveis construídos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Isso, porém, depende de autorização do Conselho Curador do fundo. Clientes com renda de até R$ 5,4 mil e que financiam imóveis de até R$ 170 mil podem optar pela operação dentro das regras do FGTS, que possui taxas de juros mais atrativas - hoje elas são de, em média, 5,3% ao ano. A Caixa fez uma simulação das vantagens com as medidas anunciadas. Para uma pessoa com renda familiar de R$ 10 mil, o limite de financiamento sobe de R$ 267 mil para R$ 280 mil. Se for cliente do banco, esse valor chega a R$ 303 mil. O cliente ainda pode optar por reduzir o

valor da prestação do financiamento. Para uma operação de R$ 267 mil, a prestação cai de R$ 3 mil para até R$ 2.604 mil. O prazo de pagamento de empréstimo para a construção de unidades residenciais também aumentou: de 24 foi para 36 meses. Para o Programa Empresa da Construção Civil, destinado a construtoras e incorporadoras, a taxa de juros vai de 11,5% para 10,5%. Para os imóveis comerciais, a nova taxa é de 13%. Em relação ao financiamento para construção ou aquisição de imóvel próprio com recursos da poupança, a taxa efetiva de 13,5% passou para 12,5%. Para os que possuem relacionamento com a Caixa, a taxa pode chegar a 11,5% ao ano. ‘“Com essas mudanças, nós esperamos que as pessoas tenham condições de comprar um imóvel melhor do que aquele que comprariam com as regras atuais. Ou o mesmo imóvel, pagando uma prestação menor”, finaliza Duarte.


17


Fones: (16) 3021-2196 - 8808 - 2882 Av. Nove de Julho, 1062 - Boulevard Ribeir達o Preto/SP 18 18


19


METAMORFOSE HIPPIE FOLK USE E ABUSE DAS FORMAS, DAS FRANJAS DO ESTILO HIPPIE CHIC QUE É FORTE TENDÊNCIA DA ESTAÇÃO. SER UMA METAMORFOSE AMBULANTE, DO QUE TER UM VELHO CONCEITO FORMADO SOBRE A MODA. SEJA LIVRE E CHIC !!! PAZ E AMOR ...

Ela us E usaa Look Lo ok tot otal al (Blu Blus usa, a saia, a re ed ban ed and, d, lenç le nço o e pu puls lse eiras) ras BAM A BA ARA A Bota Bo ta:: CA CAMA MAR RIM H.SOSS RI SSO O

20


Ela us Ela El usaa Ve est stid ido id do ES ESPA ESPA PAÇ ÇO FAS ÇO ASHI HION HI ON, ON c nt ci n o: o CAM MAR ARIM M H.SOS SOS OSSO SO O Ele us El usaa Caami m sa a e Ber ermu mu m ud daa CAMA CA AM MA ARI RIM H.SO SO OSS SO

21


Da esq Da sque erd rdaa paara ra a dirreiita t E a ussa El Ve st Ve stid t id ido o ES E S PA A ÇO O FASHI A S HI AS H ON ON, Lenç Le enço nço BA nç AM MB BA AR RA. A Ciin C ntto to Acervo vo o JIIM MO ON NFO ORT T Ella ao E ao mei eo Usaa S Us Saaia aia ESP SPAÇ A O FA FASH SH HIO ON, C i nt n t o e ve vest stt id i d o C A MARIM H.SOSS H.S H. SO S OS SS SO Re ed Ba Band nd d: BA BAMB AM MB BARA Ela a e El essq qu uer e daa Usa S Us Sh ho orrt CAMA CAMA CA MARI RIM H RIM H..SO SOSS OSS SSO SO O,, Ves estititido do do e Re Red B Ba and d BA BAMB M AR RA e Ciintto C o:: CAM MAR ARIM H.S .SOS SSO 22


Ela usa Vestido CAMARIM H. H.SO H.S SOSS SSO, Bota a ESPAÇO FASH SH HIO ION e Re R ed Ba Band n BAM MBA ARA RA

2233


24 24

Da D a esqu sq querd uerd ue rdaa pa para r a dirirei eiita e ta Ell a a es E esqu q e qu err da d a u ssa a Vess titi do d o E SP PAÇ Ç O FA A SH S H ION, SHIO IO O N, N , C am a m iss a e Bo B o ta a C AM AMAR A R IM AR ARIM M H.SO SOSS OSS SSO O,, Bolsa olsa ol a ESP SPAÇ AÇO FA FASH AS SH HIO ION, N,, Ban N anda daana Ace ervvo JI JIMO MONFOR MO NFOR NF ORT T,, Puls Pu lsei ls lsei eiraas BA BAMB AM MB BAR BAR ARA. ARA. A. Elle ussa Ca E C mi misa sa xadre ad dre rez e ca cami m sa a sob o rre epo p st staa CAMA CAMA CA ARI RIM IM H. H SO OS SS SO, O, Cal alça ça Ac ce ervvo JIMO JI MO ONF NFOR NF ORT, Ela a di El dire reitititaa us usa Ve Vest sttido, stid id do o,, Pul u se eirrass e Red d Ban nd BA B M MB BAR A A, A, Bot ota ta ES SPA P Ç ÇO O FAS A HI HION ON.. ON


Da esq Da squerd ue e da pa para raa a dirrei e ta a sen enta t dos Ella Usa Sh E Shor o t ESPA AÇO ÇO FAS ASHIION Blus ussa, usa a, Red Ban nd e pu ulssei eira r s BAMB BAMBARA. E e ussa Calça Acervo JIIIIMO El MO ONF NFOR NFOR O T Cami misa s CAMARIM H.S sa SOS OSSO O Ela Usa Vestido o CAMA MA ARI RIM H. H SO SOS SSO SS Cinto BA BAMB MB BAR RA e Lenço ço o Ace cervvo JI cerv J MO ONF NFOR NFOR ORT Da esq Da que uerd da p paaraa a dirirei eita a em pé Ele Us E Usa Ca Usa ami missa a CA AM MAR A IM M H.S SOS SSO SO Ca C alça lç çaa:: Ace cerv r o JJIIMO MONF NFOR ORT Ella Us E Usa Ve essttiid do e ciint nto to C CA A AMA MA M ARI R M H.SO H..S H SO OSS SSO Re R ed Ba an nd d BA AM MBARA BARA BA RA Ela El la ao o mei eio u ussa Ve esttid do CA CAM MA ARI RIM IM H. H.SO SOSS OSS SSO SO e Ca C saco o BAMBA AM MBA AR RA A A. E a a di El d re eita ussa Sa S ia ESP SPAÇ AÇ ÇO OF FA ASH SHIO HIO ION N,, Ciint C intto C CA AMA MARIM H H..SOSS SOS SO SS SO O,, Pu P ulsse eiira r s e Red Ba and d BAM AMBA AMB BAR RA A e Bl Blu usssaa Acervo JIM MON ONFO FORT RT

Ediç Ediç Ed ição o de M Mo oda da:: Rob bes es Brriiitt tttto Foto Foto Fo togr togr grafi grafi afi fia a: Éririco co o And ndra rade de d e Prod Pr oduç ção ão: Car arlaa Mon arla onfo fo orrtt e Car arol ol Jim m Mo ode elo os: s: Ste tefa fani nie ie Al Alvve es, s, Lar aris issa sa Carrd do oso o, Arya Aryyaan Ar ne e Hono Hono Ho noraato nora to,, Fa Faby Fab byna Mac a hd h o, o, Pollia ianaa Re iana eiiss,, D ni Da niel el Cottia ian e D Diiogo ogo Ne og Negr grijijo ijo Agênci Ag ên ê nci cia: a: R..O OFF FFIIC CE MO MODE D LS S (16 (1 6)) 362 6211-7848 78 7 848 48 / 3013013-13 01 369 69 www. ww w.ro w.ro offic fficem ffi emod od del ells. e s.co com om Ma M ake ke-U -Up & H Ha air: ir: Stu ir udi dio oA Allexan exxan e and drre LLiima ma ((1 16 6)) 323 2344-58 582 28 8 Lojja Lo as: s: Es Espaço paço pa ço Faassh hiion: on: ((1 on 16) 6) 36 62 21 211--0 06 60 08 8 Cam amarim aarrim m H.S Sosssso o: (1 (16 6)) 362 623 37 3744 44 25 Baam mba bara ra: ((1 16)) 362 6200-3 30 086 86 25


VITRINE BIA MORAES Bolsa Chanel 2.55 Inspired. RibeirãoShopping Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 - (16) 3621-1687 shopping1@biamoraes.com.br Boulevard Rua Eliseu Guilherme, 757 - (16) 3237-4553 varejo@biamoraes.com.br www.biamoraes.com.br

AREZZO Vários modelos Ribeirão Shopping Fone: (16) 3623-2628 Shopping Santa Úrsula Fone: (16) 3632-7065 Novo Shopping Fone: (16) 3617-9114

MANGA MEL Vestido de lurex drapeado com detalhe no ombro. R$ 189,00 a vista, parcelamos em até 6x no cartão. Rua Barão do Amazonas, 554 Fone: (16) 3237-0224

PAULO CASTILHO Atelier Alta Costura vestidos festa, acessórios e agora com aluguel de vestido de noiva Rua Cerqueira César, 1.565 - Boulevard Fone (16) 3442-2106 www.paulocastilhoatelier.com.br

DONNA VIOLETA Fiusa Mall Av. José Adolfo Bianco Molina, 2.126 Fone: (16) 3621-9474 - Facebook: Donna Violeta donna violeta@yahoo com br donna.violeta@yahoo.com.br

T-sshirt Básica (vá árias cores) Alto o Giro 3x de R$ 22,00

Sh hort corrida duplo (várias cores) Alto o Giro 3x de R$ 30,00

BRINCOS FASCINIUN JÓIAS Novo endereço: Rua Garibaldi, 515 Fone: (16) 3633-3332 www.fasciniun.com.br contato@fasciniun.com.br

ESPAÇO Ç MISCELÂNEA Vários modelos de almofadas! Rua Ignácio Luiz Pinto, 512 - Alto da Boa Vista Fone: (16) 3623-4138


Assistência ê i Té Técnica i especializada i APPLE iPhone, iMac, Macbook, iPad e iPod www.cursosapple.com.br Av. Independência, 251 (16) 3211-7373

BEAUTYMALL TRUQUE DE BELEZA: efeito de peeling em casa! SÉRUM PHA Ideal para uniformizar o tom e melhorar o aspecto geral da pele. Produto para uso noturno.

Rua Olderige Margarido, 100 - loja 1 - Santa Cruz Centro Comercial Jardim Botânico Savegnago Av. Maurílio Biagi, 1.600 Fone: (16) 3236-4136 www.mamuschkabrinquedos.com.brr Triciclo 3x R$ 30,00 cada

Rua Ignácio Luiz Pinto, 505 Alto da Boa Vista Fone: (16) 3235-1219 www.beautymall.com.br

Vestido 3 e já 3 d 3x de R$ 66 66,00 00 no cartão

PIRULITO E CHICLETE Rua Chile, 508 Fone (16) 3421-9190 F Acessórios Bolsa 3 e já 3x de R$ 19,00 cadaa

Manta Coringa R$ 28,00


28


DECORAÇÃO

CORES NA DECORAÇÃO Queila Rodriguez

V

ocê já parou para observar como determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar? Pintar uma casa ou um cômodo com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para nós que ali habitamos. Porém deve se ter cuidado na hora da escolha da cor das paredes, pois da mesma forma que a cor pode nos influenciar positivamente, as cores podem nos desagradar ou passar péssimas sensações. O Branco é uma cor neutra que pode ser usada em qualquer ambiente, pois transmite prazer e calma, porém quando ele aparece em demasia nos traz a sensação de frieza, tristeza e impessoalidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos Já o Preto e o Cinza, devem ser usados em pequenos de-

talhes, principalmente quando queremos fazer um efeito especial tanto dentro como fora da casa. O Verde é uma cor da natureza que traz força e equilíbrio, acalma o sistema nervoso e os sentidos. Pode-se usar em quartos de crianças, banheiros, ambientes de estudo e concentração. O Lilás traz sossego e calma, estimula a espiritualidade. Nas casas deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade. O Laranja estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Pode ser usado na sala de jantar, sala de visitas e cozinha, em uma só parede e em tons bem suaves.

O Vermelho é uma cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade. Deve ser usado no quarto de casal, sala e cozinha. O Azul é uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Muito indicado para quem é muito agitado. O Amarelo é a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve

ser usado em quarto de estudo ou da criança. Em excesso provoca pensamentos acelerados e confusos. Tenha sempre cor em sua vida, não tenha medo de aproveitar os benefícios que elas trazem. Queila Rodriguez Designer de Interiores e Consultora Feng Shui 3021-9212 / 8116-1694 queilarodriguez@gmail.com

29


30


ESPECIAL Dr. Haroldo Alves Pereira Junior

Referência e credibilidade em genética e diagnósticos moleculares Utilizando modernas técnicas de biologia molécular aplicadas para exames de paternidade, sexagem fetal e para diagnósticos virais, o LGM - Laboratório de Genética Molecular e Diagnóstico Molecular dá o suporte necessário para laboratórios de todo o Brasil

A

genética humana é um campo do conhecimento que tem tido um desenvolvimento r espeitável nos últimos anos, resultando no aparecimento de diversas tecnologias. Entre elas, destacam-se as centenas de testes genéticos para detectar doenças hereditários que têm atraído a atenção da população e dos profissionais de saúde, com consequente aumento de

demanda. Especialista no assunto, o Dr. Haroldo Alves Pereira Junior é referência na prestação de serviços em genética em Ribeirão Preto e em todo o Brasil. Biólogo formado pela Universidade de São Paulo,fez mestrado e doutorado em Genética na Faculdade de Medicina e mais quatro anos de pós-doutoramento em Bioquímica. Reconhecido como um cientista inovador, também ganhou destaque durante o pós-doc onde teve dois artigos publicados, sendo

um capa, pela revista britânica Nature (uma das mais respeitadas publicações científicas do mundo). Por suas atividades acadêmicas foi agraciado com diversos prêmios e honrarias. Dentre eles está o Prêmio Mérito Científico e Tecnológico outorgado pelo Governo do Estado de São Paulo. “Essa trajetória me garantiu atuar com muita solidez e ética. Além disso, vários países reconheceram que o Brasil tinha plenas condições e capacidade de trabalhar com pesquisas na área da genética. Foi aí que comecei a amadurecer a ideia de montar um laboratório para a prestação de serviços”, conta. E assim em 1992 surgiu o LGM Laboratório de Genética Molecular e Diagnósticos Moleculares, que tem como foco as aplicações da genética molecular na prevenção das mais diversas doenças congênitas e infectocontagiosas utilizando as tecnologias forenses mais sofisticadas e confiáveis da América Latina. Sediado na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, o LGM atua como laboratório de apoio para diversos clientes de grande, médio e pequeno porte em todo país. Os

recentes investimentos nas plataformas produtivas e logísticas capacitam a empresa a quadruplicar imediatamente o número de exames. Isso se dá pelo fato de contar com renomados profissionais das áreas biológicas, médica e administrativa com extensa experiência clínica e acadêmica tanto no Brasil quanto no exterior. “Contamos com um time de pesquisadores em biologia molecular que participaram do projeto genoma Brasileiro. Assim, nós conseguimos reunir qualidade, confiabilidade e credibilidade em nosso atendimento”, observa. Há 10 anos, o LGM utiliza modernas técnicas de biologia molecular para diagnósticos virais (HIV, HCV, HBV), câncer e paternidade. “O nosso portfólio é atuar com o foco em toda a parte viral. Vale a pena conhecer o nosso trabalho e, principalmente, os exames que nós oferecemos no laboratório”, explica. O LGM Laboratório de Genética Molecular e Diagnósticos Moleculares fica na Vicente de Carvalho, n. 710, Vila Seixas. Para mais informações, acesse o site www.lgmdiagnosticos.com.br ou entre em contato pelo telefone (16) 3635-1285 / 3931-4733.

“Contamos com um time de pesquisadores em biologia molecular que participaram do projeto genoma Brasileiro. Assim, nós conseguimos reunir qualidade, confiabilidade e credibilidade em nosso atendimento”


GENTE QUE REALIZA Fernanda Santos | fernanda@revistarealiza.com.br

Direto da Europa para as mulheres mais exigentes de Ribeirão A Isdin, líder no mercado espanhol em dermocosméticos traz um produto inovador que une maquiagem a proteção para o Brasil. Produto com alta proteção com FPS 40, sem brilho em base compacta textura inovadora com efeito Mate que absorve a oleosidade da pele e oferece acabamento tipo pó. Uniformiza a pele com um tom leve e natural que disfarça as imperfeições evitando o efeito craquelado. Possui estojo prático que facilita a reaplicação, com compartimento separado e aerado para a esponja de superfície lisa que facilita a limpeza. Ideal para peles normais ou com tendência à oleosidade, resistente à água com vitamina E. Você encontra nos principais dermocentros de Ribeirão Preto.

Renovação na política O empresário ribeirão-pretano Mayke Mondini, de tradicional família do setor de confecções, vai encarar um novo desafio em sua vida: disputar uma cadeira no Legislativo pelo PPS (Partido Popular Socialista) nas eleições deste ano. Apaixonado pela vida e pela cidade, as atividades sociais fazem parte das suas ações há quase uma década. Para ele, a reforma política é um instrumento que deve ser utilizado pelos cidadãos não apenas com o intuito de eleger novos representantes, mas sim com a vontade de mudar a situação politica em que o Brasil se encontra. Jovem, além de conhecer os principais problemas sociais da cidade, possui novas ideias e vontade de trabalhar. Competência, capacidade e ética são adjetivos inerentes à vvida de Mayke Mondini. Então, chegou a hora de colocar em prática todos os seus conhecimentos para ajudar ainda mais no desenvolvimento da nossa querida cidade. Boa sorte! 3322

Spaguetti & Cia Depois de 20 anos na rua Henrique Dumont, o empresário Guilherme Gallo, do Spaguetti & Cia, mudou-se para o Jardim Irajá. Funciona durante a semana como self-service recheado de delícias e, aos finais de semana e feriados, como rotisseria. “O melhor frango assado da cidade.” Av: Leais Paulista, 441 Fone: (16) 3632-0919 Cardápio no site: www.spaguettieciarotisseria.com.br

Savegnago Parabéns ao Savegnago pelo investimento que faz em nossa cidade ampliando sua rede de supermercados.

Chalim Savegnago, Shirley Savegnago, Izaura Bolsoni Savegnago, Silvana Savegnago Mialichi, José Carlos Savegnago.


Agora na Av. Nove de Julho também tem artes De casa nova, o renomado pintor Aldo Lamega expõe suas obras de arte em novo endereço. Auto retrato, espatulado, etc. Se precisar de quadros, corre pra cá. Aldo Lamega pinta quadros de todos os estilos. Novo endereço Av: Nove de Julho 1062

Boas vindas

Cultura em destaque

A queridíssima Queila Rodrigues estará conosco nas próximas edições trazendo dicas de decoração e harmonização de ambientes. Em toda edição, Queila trará curiosidades de como deixar sua casa muito mais bonita com custo acessível a todos os bolsos e vai falar também de harmonização através das técnicas do feng shui. Seja bem-vinda.

Mais uma vez a Jader Produções arrasou, trazendo para Ribeirão, a comédia romântica Meu Ex Imaginário, com Henri Castelli e Fernanda Paes Leme. Já estamos ansiosos para a próxima produção. Parabéns aos amigos Jader e Flavia Desinde pelo sucesso!

Coleção JULIETA na Donna Violeta

Um amor improvável, impossível e imortal... Preço sob consulta

Av. José Adolfo Bianco Molina, 2.126 - Jd. Canadá -

33

F. 16 3621-9474


1 - O QUE É CLÍNICA INVOLUNTÁRIA? É UMA CLÍNICA DE TRATAMENTO DE ÁLCOOL E DROGA. (DEPENDÊNCIA QUÍMICA), ONDE A INTERNAÇÃO É FEITA CONTRA À VONTADE DO PACIENTE (MESMO QUANDO O PACIENTE NÃO QUEIRA IR). 2 - DE QUE FORMA UM FAMILIAR FAZ ESTE TIPO DE INTERNAÇÃO? O FAMILIAR DEVE PROCURAR UMA CLÍNICA INVOLUNTÁRIA E PEDIR A INTERNAÇÃO, A CLÍNICA ENCAMINHA UMA EQUIPE DE RESGATE QUE BUSCA O PACIENTE E O LEVA PARA A CLÍNICA, DEPOIS A CLÍNICA ENCAMINHA AO MINISTÉRIO PÚBLICO O COMUNICADO QUE O PACIENTE ENCONTRA-SE EM TRATAMENTO. (LEI 10.216).

Equipe Técnica Médico Clínico Geral Médico Psiquiatra Psicólogo Terapeuta de Família Terapeuta Consultor Técnico em Dependência Química Enfermeiros (24horas) Coordenadores Terapeuta Ocupacional Equipe de Resgate

12 anos de Tradição Primeira Clínica Involuntária De Ribeirão Preto

3 - QUAL A DIFERENÇA ENTRE CLÍNICA VOLUNTÁRIA E INVOLUNTÁRIA. VOLUNTÁRIA - O PACIENTE VAI PARA INTERNAÇÃO POR VONTADE PRÓPRIA MAS PODE DESISTIR DO TRATAMENTO QUANDO QUIZER. (DIFICILMENTE CONCLUI O TRATAMENTO) INVOLUNTÁRIA - O PACIENTE VAI POR IMPOSIÇÃO DA FAMÍLIA OU POR VONTADE PRÓPRIA MAS SÓ DEIXA O TRATAMENTO DE DUAS FORMAS: CONCLUSÃO DO TRATAMENTO OU SE O FAMILIAR QUE PEDIU A INTERNAÇÃO DESISTIR DO TRATAMENTO DO PACIENTE (O PACIENTE CONCLUI O TRATAMENTO E TEM UMA CHANCE MAIOR NA SUA RECUPERAÇÃO) 4 - O QUE A CLÍNICA INVOLUNTÁRIA DA FUNDAÇÃO PENTEADO OFERECE? TRATAMENTO AMBULATORIAL NA PRIMEIRA FAZE DO TRATAMENTO (SEM INTERNAÇÃO) TRATAMENTO INVOLUNTÁRIO COM 6 MESES EM REGIME FECHADO (DENTRO DA CLÍNICA) 3 MESES DE PÓS TRATAMENTO (AO VOLTAR PARA CASA) ONDE O PACIENTE É ATENDIDO PELO TERAPEUTA UMA VEZ POR SEMANA NO CONSULTÓRIO DA UNIDADE E A CADA 15 DIAS É FEITO EXAME TOXICOLÓGICO.

3629-0640 - 9209-2930 - 9139-8169 - www.fundacaopenteado.org 34


Acompanhe-nos: Faça como o Cicinho! raa a melhor! m melhor ! Venha para

Ambientes Climatizados HorĂĄrio de Funcionamento:

De Segunda a Sexta: 6h às 00h - Såbados: 8h às 13h Planos e Condiçþes (Musculação e Aulas Incluídas)  "   

 

""     

  



 

Aulas da Body Systems, ms, P., AxĂŠ, Mat Pilates, G.A.P., Jump, e muito mais!! v Em breve AeroBoxe!v !

  

$

     

 

    "                "         ! !     # !#     ! !!  

$ ! 

 

" !

 

 

  !$

Avenida Caramuru, 567 - Jardim SumarÊ - Ribeirão Preto – SP Telefones: (16) 3441-1233 e (16) 3441-3005

www.brasilfitnessribeirao.com.br

35


ESPORTE

Pedaladas para a saúde Prevenir problemas de saúde, preservar o ambiente, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, não estressar no trânsito. Não é à toa que o ciclismo ganha cada vez mais adeptos, seja para exercício, passeio ou transporte

A

o falar de bicicleta, quem não se lembra da época de criança quando saía pedalando pelas redondezas do bairro. Bons tempos, não é mesmo? Acontece que a vida passa e outros hábitos mudam o nosso cotidiano. E é ai que trocamos a famosa “magrela” pelos carros ou motos e deixamos um pouco de lado a nossa saúde, dando espaço ao sedentarismo. Acontece que o ciclismo é tão importante que ele nunca deveria deixar de ser praticado. Seja para passear, se exercitar ou se locomover, andar de bicicleta pode ser uma forma de prevenir problemas de saúde, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, preservar o meio ambiente. Além de prazeroso para o corpo e para a mente, o exercício 36

aeróbio é ideal para quem quer queimar calorias. Só para você ter ideia, uma hora de pedalada, em uma intensidade moderada, queima, em média, 350 calorias. Também é um bom exercício físico para o fortalecimento das pernas e do abdômen, prevenção de doenças como diabetes, colesterol, hipertensão e no controle do estresse e ansiedade. Segundo Danilo Nogueira Lopes Terra, professor de educação física, o ciclismo é uma atividade que melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, trazendo bem-estar e disposição no dia a dia. “Para quem não gosta de malhar na academia, a bicicleta pode ser uma boa opção para as pessoas, independente da idade. Sem esquecer que é necessário fazer uma avaliação física e médica com profissionais da área antes de iniciar qualquer

prática de atividade física”, conta. Danilo também é coordenador técnico da Ciclofaixa de Lazer e diretor técnico da equipe de ciclismo de Ribeirão Preto. Para ele, a modalidade cresceu nos últimos anos com a criação da ciclofaixa na cidade e, atualmente, é muito comum encontrar pessoas utilizando a bicicleta, seja como meio de transporte até o trabalho (ou como ferramenta de trabalho), como prática de atividade física ou como treino para a modalidade. “A ciclofaixa


Jader e Guilherme - pedalam três horas por dia nos finais de semana e feriados

é muito importante para a inserção do hábito de pedalar na população e podemos constatar isso com a quantidade de pessoas que praticam o esporte aos domingos em um local seguro e específico. Agora, com as ciclovias permanentes, teremos esse costume transferido para o transporte alternativo mais econômico e ecológico que existe”, explica. Em relação à equipe de ciclismo de Ribeirão Preto, o treinamento é tão intenso que, pela primeira vez, em doze anos de história, a equipe ribeirão-pretana está no top 5 do ciclismo brasileiro. Neste ano, o grupo se destacou em várias provas do ranking nacional. Além da vitória de Cristian Egídio na 74ª Prova Ciclística 1º de Maio, a equipe venceu também a segunda etapa do Campeonato Paulista de Resistência, foi vice-campeão do Circuito Boa Vista, e obteve a terceira e quarta colocações na classificação individual do Giro do Interior e o quarto lugar no Torneio de verão. Os ciclistas também se destacaram no Campeonato Brasileiro

de Pista, no Campeonato Interestadual de Pista e na Rutas de América (segundo lugar na última etapa com Thiago Nardin), disputada no Uruguai, além de conquistar medalhas com a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano. Recentemente, a equipe participou do Campeonato Brasileiro. Há também quem usa a bicicleta para trabalhar. Este é o caso do pedreiro João Arantes do Nascimento. Ele afirma que, além de manter a saúde e fazer economia, também deixa de poluir o ar e agravar o efeito estufa. “Pedalar para o trabalho é bom para a saúde e para o bolso. Já consegui economizar um bom dinheiro com combustível, manutenção e estacionamento”, afirma. E quem não perde umas pedaladas nos finais de semana e feriados é o administrador de empresas Guilherme Guerra. Preocupado com a saúde do corpo, ele se exercita três horas por dia e prefere pedalar na rodovia Anhanguera. “Pedalo há seis meses e já sinto os benefícios no preparo físico e fortalecimento muscular”, observa. Jader Ferreira Miranda também é adepto ao ciclismo e diz que escolheu o esporte para exercitar o corpo e relaxar a mente. “Além de praticar uma atividade física, posso contemplar paisagens diferentes e isso me faz esquecer o esforço físico”, finaliza. Antes de subir na bicicleta, adote uma série de cuidados com o ajuste do equipamento às suas condições corporais para que a prática seja bem feita e não cause problemas. Boas pedaladas!

O ciclismo cresceu nos últimos anos com a criação da ciclofaixa na cidade

É tão intenso, que você sonha em outra língua!

Unidade Diederichsen

INTEǕS,VO ,nício Julho • IǕGLÊ6 • EǜPANHǖL • FRANCÊ6 • ALƩMÃO • ,ƼAƱƮAƴO • MAǕD$RIN • PO5ƼUƬ8Ê6 P$R$ E6TRAǕ*Ʃ,Rǖ6 • EXƣ0E6 '( 3ROƫ,C,ÊNCƮ$ AV. ANTONIO DIEDERICHSEN, 655

Fone: 16 3623-5519 16 7815.9984 120*59060

wizardribeirao@terra.com.br noely_ab@hotmail.com 37


ESPECIAL

À espera de uma vida melhor Quando tudo parece acabado, a Clínica Terapêutica Inove entra em cena e, ao lado da família, faz a diferença na recuperação de dependentes químicos

Inove - Transformando Vidas - unidade 2

Q

uem falou que uma pessoa não começa uma vida quando entra para o mundo das drogas está completamente equivocado. Começa sim, uma vida sem amigos, sem família, sem passado e nem imaginam a infelicidade que elas terão no decorrer dos dias. Mas, por trás de tudo isso, o interesse do usuário é sempre o mesmo e o mais óbvio possível: a busca pelo prazer. E fazem de tudo por minutos de alucinação. Tudo ilusão, afinal, drogas não trazem felicidade pra ninguém. Mas porque algumas pessoas ainda continuam usando esses malefícios? Segundo Roberto

388

Brunelli, psicoterapeuta, a família deve se conscientizar que o parente tem mais que um problema, tem uma doença, mais conhecida como Adicção (veja a reportagem na página 39). “Isso acontece porque é uma doença compulsiva, que não tem fim. E nessa luta contra o vício, os pais se sentem culpados, achando que os filhos usam drogas porque não os criaram bem e não deram a atenção que eles merecem”, explica. Depois de se envolver com esse mundo e vivenciar o mesmo drama por 17 anos, Roberto começou a se interessar pelo processo de reabilitação de dependentes químicos. Apaixonou-se tanto pelo assunto que ele e outros membros da família resolveram abrir a Clínica Terapêutica Inove¨- Transformando Vidas, que segue o programa de tratamento Atos 2 - Recuperação de Vidas, que há 12 anos vem tratando viciados em substâncias químicas. Nesse trabalho, ele conta com 13 profissionais mais a esposa Renata (coordenadora clínica), e com a Terezinha H. Faria (coordenadora familiar).

Localizada na cidade de São Simão, a clínica tem uma equipe de profissionais altamente qualificada que vai desde psicólogos, médicos (clínico geral e psiquiatra), enfermeira, terapeuta ocupacional, psicoterapeuta holístico com especialização em dependência química, terapeuta com especialização em massoterapia e relaxamento, cozinheira, monitores noturnos com formação pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract) e coordenadoras clínica e familiar. Uma equipe de resgate especializada, com formação em primeiros socorros pelo Corpo de Bombeiros, que fica de prontidão 24 horas para atender qualquer emergência em todo o território nacional. “Nosso público-alvo são homens e mulheres que perderam o domínio de suas vidas e tudo foi extremamente planejado para atender internações seja ela involuntária (Lei 10.216/01) ou voluntária”, observa Roberto. A estrutura da clínica conta ainda com uma ampla área verde com árvores, plantação de eucaliptos, horta, criação de

Roberto Brunelli e Renata Brunelli são referências no tratamento de dependentes químicos


galinhas, entre outras. Tem ainda piscina, campo de futebol, academia, dormitórios coletivos para quatro pessoas e recepção com câmeras de monitoramento interna. As visitas são individuais e acompanhadas por profissionais da equipe Renata Brunelli explica que, nesse processo de reabilitação, o paciente tem várias atividades durante a semana e, principalmente, aos finais de semana, das 8 às 21 horas. “Aqui não tem como ficar parado. Montamos um cronograma no qual trabalhamos 12 passos, com atividades de ginástica laboral, espiritualidade, laborterapia, terapia de grupo, educação física, aulas de ensino fundamental, atendimentos psicológicos entre outros profissionais”. A cada intervalo, é servido café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. E cada um é responsável pela limpeza dos quartos, piscinas e de todos os outros ambientes da clínica. (Laborterapia) A internação tem um período mínimo de seis meses, que pode ser estendido de acordo com o desejo e a necessidade do paciente ou por observação médica. O programa de tratamento destaca a importância da desintoxicação e adaptação ao convívio, conhecimento do programa, reeducação alimentar, bem como aspectos físicos fragilizados pelo motivo do uso compulsivo da droga e do álcool.

Atos 2 - Recuperação de Vidas - unidade 1

Adicção ç e a doença da família Os medicamentos devem ser usados nos pacientes porque auxilia na desintoxicação e na sindrome de abstinência, palavra do médico Dr. Marcelo Vilela Telles - CRM-99606

“Se o paciente conseguir olhar a vida de uma outra forma, sairá das drogas e verá que existe um mundo de coisas boas para se viver”. E o nosso objetivo é passar uma nova visão a eles”, comenta Renata. Nesse processo de reabilitação surge o papel dos parentes. Na maioria das vezes, a pessoa é internada por iniciativa da família. Raramente é por vontade própria. “A família é essencial no processo da ‘cura’ do dependente. Não basta apenas internar o seu filho e dizer que está aliviado por se livrar do problema. É preciso estar presente e enfrentar isso em conjunto com a clínica”, comenta Roberto. A família deve aprender a lidar com o dependente químico não só no uso, mas durante toda a vida, mesmo quando ele está “limpo” há anos. O retorno dele para casa depois da internação é importante, e os familiares devem estar preparados para recebê-lo sem facilitar que tenha novas recaídas. Caso contrário, busque a ajuda da Clínica especializada novamente. Se você passa por esse problema ou conhece alguém que esteja na mesma situação, então entre em contato com o escritório e participe das reuniões familiares realizadas, gratuitamente, toda quinta-feira, às 19:30. O endereço é rua Américo Brasiliense, 405, sala 1107 - Telefones: (16) 3235.2177 | 4141.2421 9305.1012 | 8106.8373 | 9775.3282 - Centro - Ribeirão Preto.

A adicção (Dependência Química) é uma doença mental CID 10, catalogada pela OMS como progressiva, incurável e fatal, provocada pelo desajuste do comportamento que leva ao uso compulsivo de drogas. A falta de conhecimento pode afetar toda a estrutura e os relacionamentos da base familiar, prejudicando o tratamento. Para Roberto, quando a família entende que o ente tem esse problema, começa a abrir um leque de visão diferente do que ela enxerga. “Os familiares também precisam saber que, enquanto ela convive com um adicto, sentem-se culpadas, com medo e adquirem uma doença emocional, a co-dependência (termo da área de saúde usado para se referir a pessoas, geralmente parentes, fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa com séria dependência física e/ou psicológica de uma substância (como álcool ou drogas ilícitas ou com um comportamento problemático e destrutivo)”, explica. O co-dependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar. Assim, se torna dependente dele emocionalmente, procurando ajudá-lo sendo excessivamente permissivo, tolerante e compreensivo com os abusos e colocam as necessidades do outro acima de suas próprias. É importante que o co-dependente faça um acompanhamento psicológico (seja ele terapia de casal, terapia em grupo, terapia familiar ou terapia individual), pois trata-se de uma situação muito difícil de ser resolvida sem ajuda. Em alguns casos, acompanhamento psiquiátrico também é recomendado. “A família só vai conseguir internar o paciente na medida em que consegue buscar ajuda para ela ou que consiga entender a doença”, finaliza Renata Brunelli – Coordenadora Geral. 39


ENTREVISTA

Saulo Gomes O repórter que garimpou a história do país em busca da verdade e ajudou a justiça a desvendar uma série de crimes que viraram manchete nacional Por Marcela Gomide

A

té hoje, na história do jornalismo brasileiro, o dom de desvendar mistérios e contradições é característica exclusiva de um único profissional, o repórter investigativo Saulo Gomes. Aos 84 anos, o repórter coleciona dezenas de prêmios e centenas de processos na justiça brasileira, porém sempre comprova lisura e é absolvido em todas as ações criminais e cíveis. Atualmente, Saulo Gomes está afastado da imprensa, pois o rumo que tomou o jornalismo nesses últimos tempos foi o suficiente para que ele deixasse de lado sua carreira após 56 anos de trabalho. Realmente, o cenário jornalístico ficou pequeno para abrigar um profissional que vivia tão incessantemente em busca da verdade e da imparcialidade. Ele é considerado um dos mais renomados repórteres do rádio e da televisão brasileira e não é a toa que seu nome está entre os heróis e pioneiros da história da TV no País. O repórter sempre conduziu matérias que alavancaram grandes 40

índices de audiência televisiva, marcando presença em diversos programas como Chacrinha; Hebe Camargo; ”Brasil Urgente”; Programa “Ratinho Livre”; Programa “Leão Livre”; Cidade Alerta e outros. Saulo Gomes buscou a solução de fatos que até mesmo a justiça tinha dificuldade de encontrar. Com horas de entrevista e muita competência, ele conseguia dos criminosos as mais difíceis confissões. Um talento para poucos.

Desde que decidiu ficar longe dos microfones, o profissional escolheu Ribeirão Preto para morar. E entre um compromisso e outro, ele recebeu a equipe da Realiza para um bate-papo pra lá de descontraído. Chegou a hora de nós investigarmos – no bom sentido – a vida desse ilustre jornalista. Realiza: O que significa o jornalismo investigativo para você? Saulo Gomes: É a prestação de serviço que se oferece à sociedade. Graças a ele, nós podemos “consertar” muita coisa e relatar os fatos de forma com que todos saibam o que realmente acontece em nosso país. Significa a vontade de esclarecer as situações do nosso dia a dia. Atualmente, o jornalismo investigativo é mais tímido, superficial. Não investiga o que tem de investigar, talvez por falta de ousadia ou de profissionais que precisam se arriscar o tempo todo. Na minha época, sempre tive formas de agir e reagir e continuei lutando, trabalhando e produzindo a verdade pelo Brasil.


Realiza: Suas participações em programas de TV nacionais sempre tiveram grande repercussão. Você atribui isso a que? Por que você desperta tanta curiosidade? SG: Acredito que seja pelo estilo diferente de trabalhar, ir atrás dos fatos e conduzir os assuntos. Eu agi sempre com dignidade e responsabilidade, levando o jornalismo a sério, mostrando o que tinha de mostrar e, muitas vezes, estava escondido, mas a sociedade queria ver. E me arrisquei muito para mostrar ao público o que a imprensa não tinha acesso. Realiza: Quais fatos que mais marcaram sua trajetória profissional? SG: Em 56 anos de trabalho, são inúmeros casos interessantes, perigosos e satisfatórios. Colaborei para a elucidação de crimes, ajudar a encontrar crianças desaparecidas e melhorar o rumo de alguns problemas no país. Dentre eles podemos citar a denúncia do Hospital do Fogo Selvagem, em Uberaba, a viagem com os jangadeiros do Nordeste durante sete dias, a minha transmissão ao vivo do fim das atividades da TV Tupi, a participação no programa Pinga Fogo, onde levei pela primeira vez à TV o médium Chico Xavier psicografando uma mensagem ao vivo, além de outros, como acompanhar de perto criminosos como o Bandido da Luz Vermelha, o Maníaco do Parque e o Esquadrão da Morte.

o caso do Maníaco do Parque e do Bandido da Luz Vermelha. É possível agir com imparcialidade nesses casos? Como era seu relacionamento com eles?

Realiza: Pode-se dizer que você foi sensacionalista em alguns momentos para impressionar a sociedade? SG: Cheguei a trabalhar, sim, o sensacionalismo, mas nunca usei essa prática para prejudicar ninguém. Queria emocionar as pessoas. Como queria transformar as matérias em sensacionais, eu mostrava do jeito que era, da forma com que estava acontecendo, sem manipulações. Realiza: Você correu muito risco na apuração dos fatos de suas reportagens. Atualmente, você se arrependeu de colocar sua vida em perigo ou faria tudo de novo em busca da verdade? SG: Nunca me arrependi. Fiz do jeito que tinha de ser feito e faria de novo como tivesse que ser feito. Se me der um microfone, acho que vou subindo o morro sem pensar nas consequências. (risos). Isso é investigação, é saber dos riscos, mas buscar a verdade. Realiza: Você sempre esteve muito próximo a bandidos que despertavam medo, como foi

SG: Fui totalmente imparcial. Nunca destratei bandido nenhum, pois, acima de tudo, são seres humanos. Mas eu selava compromisso com eles, dava a proteção de entregá-los vivo à polícia, garantia a integridade e conquistava a confiança. Muitas vezes eu dizia: você é o bandido e eu sou o repórter, você me ajuda e eu te ajudo. Apesar do respeito deles, eu não protejo bandido, mas também não deixo ele ser morto por policial. Realiza: O risco é realmente muito alto, pois além de receber em sua casa o Esquadrão da Morte, tem uma história curiosa de que você arriscou a sua vida e a de sua família escondendo na sua própria casa, na véspera do Natal, um criminoso que estava marcado para ser morto por eles. Sua ideia era entregar, com exclusividade, o bandido vivo para a polícia? SG: Sim, quis garantir a integridade dele, pois ele queria se entregar à polícia e estava com medo de morrer. E foi o que eu fiz. Dois dias antes do Natal, em 1970, abriguei o Tozinha na minha casa, pois eu e minha família iríamos viajar. Ele ficou sozinho por lá durante três dias, não mexeu em absolutamente nada e dormiu em um tapete no chão. Quando voltei, estava tudo

41


ENTREVISTA arrumado. Fora do lugar só tinha um marmitex em cima da pia da cozinha. Realiza: Sua esposa (Edna Gomes, com quem é casado há 45 anos) sabia disso? SG: Não (risos). Ficou sabendo quando voltamos e ela viu a comida na cozinha. Ficou assustada com a história, mas depois passou. E deu certo, o entregamos à polícia, ele foi preso e absolvido depois de quatro anos.

estilo de trabalhar e de fazer jornalismo. Criamos uma boa amizade e, após muita insistência, o levei ao programa Pinga Fogo para uma participação ao vivo, na qual ele psicografou uma mensagem. Foi uma entrevista bombástica para a época, mas que ajudou muitas famílias que sofriam com a perda de seus entes queridos. Realiza: O que você guarda de experiência desses anos que viveu em prol de um jornalismo parcial e de qualidade?

Realiza: Você sentiu medo? SG: Não, era meu trabalho. Eu só pensava: Se eu tiver medo, eu vou morrer. Então, eu morro sem medo e faço a reportagem. Realiza: Qual foi a maior loucura que já cometeu? SG: A que mais me impressiona até hoje é a viagem que fiz com os jangadeiros do Nordeste. Desde 1947, eles faziam com frequência viagens ao Sul do Brasil para falar de suas necessidades e pedir apoio ao governo. Em fevereiro de 1968, pela primeira vez, um repórter participou de uma dessas jornadas. Eu embarquei na pequena jangada “Menino de Deus”, no Rio de Janeiro, e durante sete dias seguimos para Santos. Documentei a travessia para a TV Tupi e fui o primeiro e único profissional da imprensa que participou dessa “loucura”. Perdi muito peso, enjoei demais e cheguei a ficar com 47 kg, muito pouco para quem tem 1,72 cm de altura. Realiza: E como era seu relacionamento com o médium Chico Xavier? SG: Eu era o repórter com maior proximidade com o Chico. Trocávamos confidências e consegui dele muitas informações. Ele compreendia meu 42

SG: A sensação de dever cumprido e da certeza que levamos o jornalismo a sério. É gratificante saber que você foi útil à sociedade. Realiza: A tecnologia atual, como o uso de telefone móvel e computadores, fez o jornalista perder um pouco o instinto de ir atrás da matéria? SG: Claro que essas tecnologias que estão ai hoje, como a internet, vieram para facilitar o trabalho jornalístico. Mas acomodou muita gente, ninguém sai mais para a apuração dos fatos. E eles não chegam da forma correta nas redações. Você precisa ir sentir o cheiro da notícia. Isso, poucos fazem. Realiza: Agora que você está mais distante dos holofotes, o que tem feito? SG: Tenho dividido meu tempo em palestras e bate-papo por todo o país. Além disso, me ocupo muito com a produção dos meus livros. Meu primeiro trabalho como escritor foi com o livro “O Último Voo”, no qual relatei informações inéditas sobre o acidente aéreo que matou o grupo Mamonas Assassinas. Depois disso, vieram outras obras como “Quem Matou Che Guevara”, “Pinga-fogo com Chico Xavier” e

a última produção “As Mães de Chico Xavier”. Realiza: E como é sua vida em Ribeirão Preto? SG: Meu primeiro contato com a cidade foi em 1967, quando fiz duas entrevistas marcantes da USP. Foram experiências fantásticas no campo da genética. Depois disso, vim mais algumas vezes, mas agora eu sou ribeirão-pretano oficial. Aqui quero encerrar minha carreira e minha vida. Realiza: Quais são os próximos projetos do jornalista Saulo Gomes? SG: Documentar minhas memórias e passar para livros e DVDs minhas reportagens mais marcantes. Estou preparando também a obra “Nosso Chico”, com previsão de lançamento para este ano. Eu guardei muita coisa daquela época e agora revelarei novas informações sobre a infância e a adolescência dele. Realiza: E se te chamassem hoje para voltar às investigações, qual seria a sua resposta? SG: Eu volto, dependendo das condições. Ainda tenho muita coisa para mostrar.


AUTOS

A união do conforto, espaço e versatilidade nas ruas Para quem sonha em ter um utilitário, os SUVs são uma boa opção

Q

ue todo brasileiro gosta de futebol, cerveja e mulher, não exatamente nesta ordem, ninguém duvida. Mas não se pode esquecer que ele também é apaixonado por carros. Alguns até o tratam quase como pessoas, pois conversam, dão banho, cuidam e se preocupam com cada pedacinho de sua máquina. O amor é tão grande que muitos homens têm mais carinho pelo carro do que pela própria mulher. Calma mulherada, foi só uma brincadeira! Mas vamos ser realistas: ter um carro nos ajuda no trabalho, nas viagens, saídas a passeio e nos oferece conforto, rapidez, comodidade e até status social. E os modelos atuais que estão dando o que falar são mais conhecidos por SUVs. Mas você sabe o que significa? Quais as suas vantagens? Eles realmente são uma boa opção? SUV é a sigla para Sport Utility Vehicle, o que, em português, pode ser traduzido para veículo utilitário esportivo. Esses poderosos veículos de passageiros combinam funcionalidade de uma grande caminhoneta com o 44

espaço interno de uma station-wagon. São também conhecidos como ‘veículos off-road’ ou veículos com tração nas quatro rodas, porque são capazes de enfrentar todo tipo de terreno, e sua grande capacidade de armazenamento o torna ideal para áreas ásperas. Um veículo utilitário completo tem três fileiras de assentos com a área de bagagem atrás da última fileira. Mesmo os mais compactos não terão menos de cinco assentos. Eles podem rebocar grandes trailers e barcos com grande facilidade por causa da sua grande capacidade de reboque e têm seus interiores espaçosos, uma altura mais elevada e, supostamente, oferecem maior segurança ao dirigir. Os SUVs compactos são mais direcionados para a cidade e podem estar na moda sem custar muito mais. É sempre melhor estar ciente que um SUV novo, como todo carro novo, incorrerá custos novos, mas em quantidades mais elevadas. As taxas do seguro, despesas com combustível, impostos e o licenciamento do veículo podem ser mais do que você pagaria por um carro convencional e, apesar de tudo, as tentativas de minimizar o seu consumo de combustível ainda não provou ser eficiente quando comparado a outros carros. Levando em conta esse detalhe, os fabricantes de SUVs estão pesquisando sobre a utilização de combustíveis alternativos como o diesel, o biodiesel e o etanol. A segurança das SUVs está melhorando constantemente,

com bolsas de ar e proteção no caso de uma virada, freios antibloqueio, controle da tração, compatibilidade com outros veículos e interesses do pedestre. É essencial permanecer em contato com o fabricante de um veículo utilitário esportivo de modo que você possa ficar atualizado com os últimos recalls, boletins de serviço e outras informações importantes. Os preços de gasolina estão subindo e, por causa disso, os SUVS mais econômicos começam a ficar mais populares. Apesar de ser considerado por muitos como um beberrão de gasolina, veículo emissor de gás carbônico, o modelo SUV tem a sua legião de admiradores e nada parece satisfazê-los mais do que conduzir esses veículos muito potentes especialmente no terreno árido e áspero. No Brasil, apesar de tudo isso, os SUVs continuam populares, pois são sinal de uma boa situação financeira. Alguns mais famosos hoje no Brasil são o Sportage (Kia), Tucson (foto) e Santa Fé (Hyundai), Pajero (Mitsubishi) e Land Cruiser (Toyota). Agora é só escolher o SUV que mais cabe no seu bolso, combina com o seu estilo e garanta o seu conforto nas ruas.


Conheça os principais SUVs comercializados no Brasil. Chevrolet Captiva O Captiva é a sensação dos SUVs da Chevrolet. A versão Ecotec vem equipada com o motor quatro cilindros, 2.4 a gasolina, 16V, injeção direta e 185 cavalos de potência. O modelo conta ainda com transmissão de seis velocidades e o maior porta-malas da categoria, com 821 litros. Chery Tiggo A chinesa Chery trouxe o utilitário esportivo Tiggo. O carro tem tração 4x2, motor 2.0, 16V e 135 cavalos de potência. O diferencial do modelo, de acordo com a montadora, são os itens de série, como faróis de milha, roda de liga leve e freios ABS. Ford EcoSport Um dos SUVs mais vendidos do Brasil, o EcoSport chega à versão 2012. O modelo da Ford tem direção hidráulica e ar-condicionado como principais itens de série, de acordo com informações do site da montadora. O carro tem tração 4x2 e motor 1.6 flex. Hyundai Tucson Sempre com tração 4x2, o modelo de saída do SUV tem câmbio manual, motor 2.0, 16V e potência de 142 cavalos. Mitsubishi Pajero TR4 O modelo tem motor 16V, 2.0, flex, com força de até 140 cavalos, direção hidráulica, ar-condicionado, travas, retrovisores e vidros elétricos, CD player com MP3 e bluetooth e airbag duplo. A tradicional tração 4x4 dos Pajero foi reduzida para 4x2 nesta versão para torná-la mais competitiva comercialmente.

Suzuki Grand Vitara O Grand Vitara é o carro chefe da Suzuki no Brasil. O modelo 2012 tem tração 4x2, câmbio manual, motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros, 16V e 140 cavalos de potência. Fiat Freemont A Fiat estreou na linha de SUVs com o lançamento da Freemont, uma parceria da montadora com o Grupo Chrysler. O destaque do modelo são os itens de segurança, como o Brake Force Distribution (EDB), que distribui o poder de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, colaborando para a estabilidade do veículo. O Freeemont tem motor 2.4 a gasolina de 172 cavalos de força. Honda CR-V LX O CR-V chama atenção por sua imponência no design. O SUV da Honda tem rodas de liga leve de 17 polegadas, transmissão automática de cinco velocidades e tração dianteira. O motor 2.0 16V a gasolina tem força de 150 cavalos. Kia Sportage O SUV compacto da Kia ganhou recentemente algumas mudanças no design. Com as alterações, o modelo ficou mais longo, mais baixo e mais largo que seus antecessores, priorizando o baixo consumo de combustível e emissão de gases. O Sportage tem motor 2.0, 16V e 166 cavalos de potência. Renault Duster O primeiro SUV da Renault foi lançado em outubro de 2011. O Duster possui modelo com tração 4x2, motor 1.6, 16V Hi-Flex e câmbio mecânico de cinco marchas. Como itens de série, o carro traz direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas. 45


O Rugido por Pedro Leão www.pedroleao.com.br contato@pedroleao.com.br O novo diretor comercial do SBT Ribeirão Preto, Pablo Feitosa, chegou esbanjando alegria na 12ª Feijoada do Mídia e fez questão de ser clicado ao lado do apresentador C.H.Abravanel e sua equipe. Lisonjeado, ao lado da amiga Fabiana Teixeira e da empresaria Letticia Figueiredo proprietária da Carol Gregori no coquetel de lançamento da coleção alto-inverno da marca. Ana Matsuguma, Fabiana Teixeira e a proprietária do espaço Chef de Cusine, Rachel Camacho no coquetel da Dona Violeta.

Esse colunista foi “bendito é o fruto” dentre as belas Rebeca Dardes, Erikka, Patricia Penteado, Marilda Piccolo e Beatriz Roschel durante show do Sambô no Club A em São Paulo.

Heloisa Pedrosa selou parceria com Bruno Juliani durante o curso de Formação de Professional Coaching no Stream Palace. Coisas boas vem por aí! Darcy Vera, Luchesi Jr, Josué Peixoto e Élida Rodrigues na inauguração da Galeria dos Ex-Presidentes do Theatro Pedro II e da sala em homenagem a saudosa amiga Zezé Najem.

Presença ilustre no Café Empresarial da ACIRP, o empresário Rui Flávio de Barros Cruz e Guião.

4 46

Os chefs Du Lança e Gê Laureano fizeram moldura a Marcelo Freitas durante o “Domingo do Chef Casimiros”. A jornalista mais querida de Ribeirão Preto, Aline Bueno, recebeu festa surpresa dos amigos mais íntimos no TeaBar.

Tammy Soares inaugurou em grande estilo o Espaço Café Cowork e contou com o prestigio de muitos amigos.

Turma bonita e pra lá de animada no “Arraiá da Wellness”. Crédito fotos: Alan Gaspar


47


Entre Temperos e Sabores, aos mais variados tipos de Eventos

Para quem quer sempre surpreender seja qual for a ocasião, supere as expectativas dos s e u s c o nv i d a d o s at ravé s d e u m s e r v i ç o completo, com bom gosto, estilo e organização. O atendimento personalizado e dedicado exclusivamente a sua necessidade com vasto conhecimento do assunto e muito profissionalismo.

48


Faça um orçamento sem compromisso, ou agende uma visita. Fazemos todos os tipos de eventos;

Casamentos, 15 anos, eventos empresariais, corporativo, confraternização, brunch, coquetel, lançamentos, feiras e bodas. Rua Tamandaré, 264 - Campos Elíseos - Ribeirão Preto - F: (16) 3610.8946 - 9131.0600 - 8177.4017 49 www.chefborgesbuffet.com.br - chefborgesbuffet@hotmail.com


A melhor comida da Fazenda feita na Zona Sul de Ribeirão Preto, com Sobremesa. Picanha com Fritas

Costela de Carneiro

Tambaqui Estralado

R$

29,90 para 2 pessoas

Almoço Self-Service

Fogão de Lenha

18,90 22,90 Segunda à Sexta por pessoa

Sábados, Domingos, e Feriados por pessoa

O melhor rodízio de espetinhos

R$ 16,90

Av. Antônio Diederichsen, 795 - Jd. América - Fone: 3421.4102


GASTRONOMIA Wladmir Lopes O mestre dos vinhos Uma das ass beb bid das com maior diversidad de de tipos ip pos o e róttulos é certamente t o vi vinh n o e, por isso isso, esspeci peciial a issta tas in i dicam o co onssu um mo em tod odas as as es esta taçõ ta ões do ano e nass ma mais iss v riad va ada das oca casi ca s õe es. E quem m é qu ue nã não go gosta de degusstá-lo o? o? Apes Ap esar de nãão ser se er tãão fá fáci c l es esc colher colh co lh her um bom bo m vi vinh nho, tam mbé bém m nã não o é nenh nhum m bic cho h de sete cab abeç eças a . Há que as uem prrefir fira cons n ulta ns ulta tarr um m bom m profi ofifission onal al especialiiza zado do na ár do áre ea, e é ea, ne ess ssaa ho hora ra que ent ntrra em m ce cena na n a a exp xper e iênc er iê ênc n ia de Wladm de mir Lop opes es, um enó nófilo (aquele que nófi se ded edic icaa pr p ofi ofisssi sion onal alme m nte e ou por pra r zerr a estuda darr o mara ravi vilh ilh lhos o o mundo dos vi vinh nhos) que qu e se tor orno nou u So Somm mmel melie ier er (e (enc ncar arre rega gado do em conhecer os vinhos e de todos os assuntos relacionados à bebida). Desde jovem elle já fazia suas pr De p imeiras degustações. Mais tarde, com seu grande amig igo Li L no no, nos almo moço os de domin ingo go, se emp e de pr egu g stavam am vinhoss diferent ntes es. Mass só foii em 2008 8 que a ve verrdadeirra paixã ão pelaa bebida da se concretizou depois is que u conheceu váriass vin iníc col o as em Men ndoz oza, z na Argentina. Doiss anos de depois, ma matricu ulou-se no Curso de Sommelier Internacion nal, em Flores da Cunha, no interiior da Se erra Gaúcha. Após comp mpletar os mód ódul ulo os avançados, formou-se -s e como mo o Somme melilier er Profissional pela FISAR (Feder (F erazione Itaalilian er anaa de an d Sommelier Albergatori Risstoratoririi). ). Atu ualm men e te e, Wlad dmir é re eferênciaa no assunto o e re esp spo onsá on ável ve e pela Harmonize Vinhos e De D gu gu gustação o. O foco da empr p esaa é offer pr e ecer cu urrssos os,, loca ca c al para degustação o de d vin nho h s excl clus l sivvo oss e ter um espa p ço o abert r o ao púú blic bl ico ic o pa p raa co on nfr fraaria, evventos, lançaame m nttoss, reuni re un niõ iões,, aniv iõe i ers errsários entre e out u ro os evventoss para par pa ra até té 40 pe pesssoas. ss “A ideiaa é pr p op oporcionar ar um u m e sp spaç aaç ç o pa ço para convers r ar a , comp p ar a tilhar a expe ex expe periririên ên ênci nci cias ass, dar op o iniõ ões e e desmi m sttific car o consum umo o do o vinho o. To odo d s oss nossos produtos comerciaalizadoss são exclusiv ivos”, afirma. iv A Ha Harm monize Vinh hos o e Degusta taçã ção fica na çã rua Proffes e sor Corr r ea a Leite, 1.03 0 5, atrás á do Ribe Ri beirirão ão Sho hopping. O telef ho e one é (16) 34432435. Quem m tiver intteressse s em conhecer o trab tr abalho lho da empresa e do d seu responsável Wladmirr Lop pes, basta a ace cessar o site www. h rm ha r onizzev e in nhos.co com. m br ou encaminhar um e-m mail paara wladmir_deltrol@netsite.com.br.


GASTRONOMIA

Salmão com legumes ao molho de gorgonzola

Ingredientes: 800 grs de filé de salmão 2 cenouras 2 abobrinhas verdes 200 ml de azeite extra virgem Sal, pimenta e shamishuri a gosto 1 limão 100 grs de queijo gorgonzola 50 ml de creme de leite

Celismara de Souza

Modo de Preparo: Lave o salmão, fatie em 4 partes, tempere com sal, pimenta e limão; reserve. Pique a cenoura e abobrinha Julian; reserve. Em uma assadeira forre com papel alumínio e disponha os filés de salmão com a pele para baixo, regue com azeite e polvilhe um pouco de shamishuri, asse por 30 minutos a 200 ºC. Em uma panela salteie os vegetais no azeite e sal. Amasse o queijo com garfo, junte o creme de leite e um pouco de azeite, coloque em uma panela e aqueça até derreter o queijo. Para montar o prato use sua criatividade. Bom Apetite!

52


GASTRONOMIA Umai Sushi Bar Aqui você encontra ambiente agradável e aconchegante. Entrega diária. Promoção: Happy Hour com 47 unid. de sushi, sashimi e hot roll por R$ 39,90. Aproveite!!! O restaurante fica na Rua Prudente de Moraes,1.231, Boulevard, e funciona de segunda a sábado, das 18 às 0 horas. O telefone é (16) 3635-4775. No centro, o Umai fica na Rua Marechal Deodoro, 1.440, e fica aberto de terça a domingo, das 18 às 0 horas. Fone: (16) 3514-8168 - www.umaisushibar.com.br

Spaghetti & Cia Rotisseria e restaurante por quilo com uma variedade de massas artesanais, assados e saladas. Faça sua encomenda! Ligue para (16) 3632-0919. Confira o cardápio no site www.spaghettieciarotisseria.com.br

Restaurante Maria Quica A melhor comida caseira bem pertinho de você. Experimente o delicioso café e conheça as delícias que o Restaurante Maria Quica oferece aos seus clientes. Fazemos entregas de marmitex. Venha nos visitar em Ribeirão Preto ou Bonfim Paulista! Os endereços são: Rua Inácio Luiz Pinto, 474, Alto da Boa Vista, em Ribeirão Preto. O telefone é (16) 3621-4060 / 3621-3837. - Praça Winston Churchill, 160 (Rotatória da Lagoinha) e o telefone é (16) 3234-1335. - Em Bonfim, o endereço é Praça Bonfim, 316. Fone: (16) 3972-3212.

Padella Música e Gastronomia P Venha saborear a nossa caneca de chopp estupidamente gelada, degustar porções diferenciadas e a nossa famosa pizza de frigideira. O Padella Música e Gastronomia fica na Rua Marechal Rondon, 836, e funciona de segunda a sexta-feira, para almoço, das 11:30 às 14:30. De terça a domingo, para o jantar, das 18 às 2 horas. O telefone é (16) 3329-7771. 53 53


GASTRONOMIA

Mombuka Fine Food e Lounge Experimente os mais deliciosos rodízios de sushis, niguiris, temakis, sashimis, entre outros. Conheça também o nosso festival de drinques. O Mombuka fica na Rua Altino Arantes, 2.003, e funciona, para almoço, de segunda a sexta-feira, das 11:30 às 14:30, e no jantar, das 18 às 24 horas. Para informações e reserva de mesas, ligue no (16) 3877-5555.

Restaurante Coisa Boa Deliciosa comida caseira por apenas R$ 4,99 a vontade. Saladas e grãos, carnes e grelhados por R$ 23,90 o quilo. O Coisa Boa fica na Av. Portugal, 465. Fone: (16) 3878-0872 / 3878-0873.

Sodiê Doces Bolos e doces artesanais preparados com todo carinho B para agradar os paladares mais exigentes. Dê uma passadinha na Sodiê e deguste um delicioso pe edaço de bolo. E o que a torna ainda mais especial é a parceria com a Nestlê. A Sodiê fica na Rua Visconde de p Inhaúma, 1.583, e funciona de segunda a sexta, das 9 às 19 horas. Aos domingos e feriados, das 9 às 13 horas. O telefone é (16) 3632-5099 ou acesse o site www.sodiedocescom.br. Nessas férias que tal passar uma tarde agradável na Sodiê! Corra pra cá.

Ponto Chic

54 54

Trazendo todas as suas tradições no cardápio, que inclui o original e famoso Bauru (R$17,90), além de pratos, porções e aquele delicioso Chopp Antarctica! Com uma fachada inspirada no Masp, completa a decoração a réplica de um bonde antigo deixando o lugar muito aconchegante. É imperdível conhecer o Ponto Chic em Ribeirão Preto! Rua Conde Afonso Celso, 1.405 (esquina com Av. Independência). Entregas e informações: (16) 3620-0149 Acesse: www.pontochic.com.br.


Guatambu Guatambu Extra Brut. Vinho Branco Espumante Natural Extra Brut Elaborado com uvas 100% Chardonnay. A segunda fermentação aconteceu na própria garrafa, permanecendo por 10 meses sob contato com as leveduras. Exibe cor verde com tons platinados e perlage fino e abundante, resultando em uma coroa cremosa e persistente. Revela aromas finos de frutas de polpa branca, como ameixa branca e pêra, dando lugar, em segundo plano, a notas delicadas de pão tostado e leveduras. Na boca apresenta-se cremoso, com amplo volume e grande frescor.

Varanda Caipira A melhor comida da Fazenda feita na Zona Sul de Ribeirão Preto e com Sobremesa. Almoço Self-Service, Fogão de Lenha. Segunda a Sexta por pessoa R$ 18,90, Sábados, Domingos, e Feriados por pessoa R$ 22,90 Av. Antônio Diederichsen, 795 - Jd. Américaa Fone: (16) 3421-4102 O melhor rodízio de espetinhos por R$ 16,90 0

Locação de Equipamentos Com ou sem profissional para aplicar

LASER CO 2 FRACIONADO

LIGHT SHEER

LASER DE DIODO

Adquira seu Manthus e Hertix - Radiofrequencia KLD Condições imbatíveis Treinamento Gratuito

16 3235-1219

www.beautymall.com.br

Rua Inácio Luiz 55Pinto, 505 Ribeirão Preto - SP


FÉRIAS Férias em Ribeirão Preto Seja para estudar ou divertir, a programação de férias em Ribeirão Preto está com muitas novidades. Confira abaixo um guia com as principais atividades para o mês de julho - RibeirãoShopping *Cineminha da Galinha Pintadinha Data: 20 de junho a 10 de julho de 2012 Local: Praça Central Gratuito * O Cineminha é teaser para o 22º Festival de Teatro Infantil do RibeirãoShopping, que será realizado de 17 a 20 de julho. *Workshop Sony | Desvendando o Mundo dos Games Data: 17 de julho de 2012 Horário: 16h Local: Fnac Serão três dias em que a equipe Sony vai desvendar os segredos, compartilhar dicas e técnicas preciosas referentes aos jogos de maior sucesso para PS3. *Campeonato Games | Pró Evolution Soccer – PES 2012 Data: 17 de julho de 2012 Horário: 18h Local: Fnac 32 inscritos competirão jogando o sucesso PES2012 e os vencedores vão ganhar 1º Lugar: 01(um) PS3 (Playstation3®); 2º Lugar: Cheque-Presente no valor de R$200,00; 3º Lugar: 01(um) Jogo. *Pocket Show | PlayVinil Data: 20 de julho de 2012 Horário: 19h30 Local: Fnac A banda tem composições próprias em português e em inglês, inclusive com experimentações instrumentais baseadas em jazz, blues, folk e rock. - Novo Shopping * Estação Mundo Feliz é diversão garantida nas férias Data: 13 a 22 de julho de 2012 Gratuito Programação diferente para as crianças com brinquedos infláveis como labirinto, escorregador, pula-pula, piscina de bolinhas e parede de escaladas. Para completar a diversão, o personagem Ronald McDonald fará apresentações gratuitas nos dias 21 e 22 de julho, às 14 e 16 horas, com o tema “A Magia dos Jogos Olímpicos”.

- Santa Úrsula Shopping *Lounge Music é o estilo do Menu Musical do Shopping Santa Úrsula no mês de julho Data: todas as terças, das 18 às 21h, e aos domingos, das 12 às 15h Os músicos Sonia Benedini e Milton Bergo vão apresentar as mais variadas canções do lounge music, um estilo que mistura jazz e bossa nova, com muita sofisticação e sutileza. As apresentações são gratuitas e acontecem na Praça de Alimentação, no Piso 3 do centro de compras. - SESC Ribeirão Preto Data: 13 a 24 de julho de 2012 Horário: das 14 às 17h30 A partir do dia 13 a 24 de julho, de terça a sexta, das 14h às 17h30, o SESC Ribeirão Preto está com atividades lúdicas e recreativas, oficinas, vivências, contação de histórias, passeios e muita diversão a partir do universo das personagens dos livros da escritora Lucília Junqueira de Almeida Prado. Para crianças de 7 a 12 anos. Grátis. Vagas limitadas. Informações e inscrições na Central de Atendimento a partir de 7 de julho. - Bosque/Zoo Fábio Barreto abre inscrições para curso de férias Data: 16 a 19 de julho e 23 a 26 de julho de 2012 Horário: segunda a quarta-feira, das 13h às 16h30 quintas-feiras, das 17h30 às 22h São oferecidas 200 vagas no total. A cada semana, 100 crianças serão atendidas, divididas em quatro equipes: Sucuri, Cascavel, Jiboia e Jararaca. A programação é composta por visitas monitoradas, brincadeiras coletivas, plantio ecológico de sementes, oficinas de origami, reciclagem e dinâmicas em grupo, sendo que todas as atividades são focadas em Educação Ambiental, englobando flora e fauna brasileira. - Centro de Tênis Moura Lacerda/ Adriano Ferreira Data: 8 a 12 de julho de 2012 Horário: manhã e tarde O Centro de Tênis Moura Lacerda/ Adriano Ferreira, em Ribeirão Preto, está oferecendo um treinamento com profissionais de renome. São 20 horas de carga horária. Para mais informações, ligar para (16) 9311-4341 ou enviar e-mail para adriano.ferreira@afsports.com.br.


AGENDA CULTURAL Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge Com Christian Bale, Anne Hathaway, Gary Oldman, Morgan Freeman, Michael CaineGênero: Aventura Estreia: 27 de julho de 2012

O que Esperar Quando Você Está Esperando Com Cameron Diaz, Jennifer Lopez, Rodrigo Santoro, Dennis Quaid, Chris Rock Gênero: Comédia Romântica Estreia: 3 de agosto de 2012

19º Festival Tanabata Data: 6, 7 e 8 de julho de 2012 Local: Parque Municipal Morro do São Bento Ribeirão Preto/SP Show Paula Fernandes Meus encantos Data: 13.07.2012 Local: Centro de Eventos Taiwan Ribeirão Preto/SP Horário: a partir das 22h. IInformações: (16) 3902-1160 3635-5760 7ª Festitália Data: 10, 11 e 12 de agosto de 2012 Local: Praça Alto do São Bento – Ribeirão Preto/SP

FAFÁ DE BELÉM PIANO E VOZ Data: 12 de julho de 2012 Local: Theatro Pedro II Horário: 21h Ingressos: Plateia, Frisas e Balcão Nobre: R$ 80,00 inteira e R$ 40,00 meia Balcão Simples e Galeria: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia MULHERES ALTERADAS Data: 20 e 21 de julho de 2012 Local: Theatro Pedro II Horário: 21h A comédia chega à Ribeirão Preto com elenco estelar: Samara Fellipo,Flávia Monteiro, Marisol Ribeiro e Daniel Del Sarto.

A Mamuschka Brinquedos sugere, para essas férias, jogos e brinquedos educativos, para curtir em casa e levar para viajar. loja climatizada com estacionamento amplo, fácil e grátis. Aceitamos os cartões de crédito: Visa, Mastercard, Diners Club, Elo. Débito: Rede Shop, Mastercard Maestro, Visa Electron. Compras acima de R$300,00 em até 10x no cartão de crédito.

Rua Olderige Margarido, 100 - loja 1 - Santa Cruz Centro Comercial Jardim Botânico (Savegnago Av. Maurílio Biagi, 1600) 57 Fone: 3236-4136 - www.mamuschkabrinquedos.com.br


REALIZANDO Tâmara Spanghero | tamara@revistarealiza.com.br

BURITI SHOPPING Ribeirão Preto, interior de São Paulo, ganhará um arrojado centro de compras, lazer e serviços, no centro da cidade, em região de fácil acesso à população. Trata-se do Buriti Shopping, que tem previsão de instalação até o segundo semestre de 2014. O empreendimento será instalado nas dependências da antiga Cervejaria Antarctica, que fica na região histórica da Avenida Jerônimo Gonçalves, recentemente revitalizada. Ribeirão ficará com certeza mais bonita!

OPORTUNIDADE Oportunidade de negócio! Vende-se loja no Novo Shopping, em Ribeirão Preto, arco 294, pronta para funcionar, com móveis para ramo de vestuário (podendo seguir outro ramo) 34m² - mezanino - localizada na entrada principal (lado oposto ao Walmart) valor R$ 180.000,00. Contato: (16) 3441-8890

MAMUSCHKA MARQUE NA AGENDA Evento: CNA Fun Day Dia: 07 de julho, sábado Horário: das 9h00 ao meio-dia Local: Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya Valor: Gratuito

FNAC Escritora Thalita Rebouças, homenageada na Feira do Livro em noite de autógrafos na Fnac, junto com nossa querida blogueira Vick Sant´Anna.

A loja que faz a alegria de meninos e meninas de todas as idades. São inúmeras opções de jogos e brinquedos das mais variadas marcas e com as condições que os altinhos gostam na hora de comprar.

BRUNA BABY A Bruna Baby é uma fábrica de sonhos e artes, que tem um conceito diferenciado e inovador, aqui tudo vira realidade... Você pode conhecer as novas coleções bordadas em máquinas manuais e computadorizadas de última geração, elaboradas de forma artesanal e alegre, proporcionando um mundo de combinações de cores e detalhes primorosos no acabamento das peças. Bruna Baby é o lugar ideal para você encontrar a perfeita decoração do quarto do seu bebê, porque nós fabricamos carinho. É com grande alegria que nós da Bruna Baby, receberemos você, futura mamãe, para auxiliá-la na escolha do quarto, acessórios, enxoval e tudo que você precisa para que o seu bebê seja bem-vindo.


DONNA VIOLETA A Donna Violeta possui lingerie, fitness e praia, tanto feminino quanto masculino. Seu diferencial está em marcas exclusivas trazidas diretamente da Oscar Freire para o público da zona sul de Ribeirão Preto. Entre elas, estão as exclusivas marcas Lutecia e Duo Pink. Temos ainda uma completa linha de lingerie; Darling, Lutecia, Duo Pink e Corpo Arte. Na linha do Fitness, destaque para Alto Giro e Oxyfit e marcas de biquínis como Recco Praia, Morena Rosa e Nankim. Para os clientes que visitam a loja, a novidade é o café gourmet, sucos, bombons e champagne. Não perca tempo e venha experimentar o nosso atendimento!

Av. José Adolfo Bianco Molina, 2.126 Fiusa Mall - Fone: (16) 3621-9474

1

2

3

4

5

6

7

8

9 1) Wissam Ramadan, Fabiana Teixeira e Ana Paula Matsuguma 2) Tuta e Jéssica 3) Tamara D. Zana e Geraldo Zana 4) Letticia Figueiredo, Luciana Zanandrea e Alana Destro 5) Mari e Neuza 6) Fabiana Teixeira, Viviane Artal e Ana Paula Matsuguma 7) Ana Paula Matsuguma, Lucila Martinelli Rachel Camacho, Suzy Lemos, Fabiana Pastori 8) Maria Alice Trindade, Ana Paula Matsuguma e Claudia Reigadas 9) Amira, Andreia e Regina. 59


PET SHOP Veridiana Rodrigues é proprietária do Fiusa Pet Shop

Terapia com Animais Que o cão é o melhor amigo do Homem, isso já sabemos, mas que ele pode ajudar a superar problemas sociais, cognitivos e físicos, isso é novidade. A terapia assistida por animais começa a ganhar visibilidade no nosso País: voluntários, psicólogos, veterinários, clínicas e associações dedicam-se a esta terapia que tem vindo a ajudar diversos doentes a encontrarem o seu bem-estar. São bastante conhecida s as experiências cidas com cães cã que visitam crianças e adultos em hospitais ou casas de h aacolhida co ou repouso, com excelentes ressultados. A doçura e alegria que trazem influenciam, favoravelmente, alguns aspectos fisiológicos do corpo, como pressão arterial e respiração. Estudos mostraram a redução do tempo de uso de medicamentos e do tempo de internação quando

60

o paciente teve contato com animais de forma terapêutica ou com os seus próprios animais de estimação. Os benefícios não são apenas físicos, mas, e principalmente emocional. O que torna os animais tão benéficos a nossa saúde é o companheirismo. “Faz uma tre-

menda diferença tê-los quando você está passando por um momento difícil, especialmente no caso dos gatos, que necessitam bem menos de cuidados que os cães”. O efeito que os cães são capazes de provocar em

crianças e adultos fez com que o hospital adotasse os animais em seus tratamentos. Duas crianças autistas realizam terapias com cachorros no Instituto do HC. “Os cães, diferentemente dos humanos, não ficam frustrados ou decepcionados quando a criança não faz contato. Eles continuam tentando”, explica a psicanalista do HC, Marisol Montero Sendin. Ela conta que, mesmo quando as crianças parecem não estar interagindo com os animais, há um impacto no tratamento que torna os animais tão benéficos a nossa saúde é o companheirismo. Por isso não tenha medo de ter um desses anjos de patas a seu lado. Adotar faz muito bem para eles, mas, principalmente, para nós. Permita-se ter a experiência de um m amor verdadeiro ro e in incondicional,l que ue vem doss anima animais. ais


Comunicar-se, faz a diferença!

Comunicação Design Fotografia Web M a r k en g Vídeo propaganda 3D

16 . 3329-0145 Grupo

photo álbum

uniquerp.com.br 61


KIDS

Calebe

Maria Clara

Ryan

Gabriel Aniversariante do mĂŞs

Geovana

Maria Eduarda

ThĂŠo Eduardo

Noah e Valentina

622

Natalia

Susana


63 63


acompanhe nossas novidades: facebook.com/ gaia.arteemtapetes

64


Revista Realiza Edição 24  

Revista Realiza Edição 24

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you