Issuu on Google+

PUXE AQUI! Parte integrante da revista POR EXEMPLO. Não pode ser vendida separadamente. 03 FEV / MAR 2012 REALIZAÇÃO:

O QUE VOCÊ QUER FAZER DE LEGAL NA SUA VIDA? VEJA HISTÓRIAS DE CRIANÇAS QUE ESTÃO CORRENDO ATRÁS DE SEUS SONHOS E INSPIRE-SE A FAZER O MESMO!

*PARA CRIANÇAS.indb 1

1/10/12 6:01 PM


2

Atenção, passageiros! DIRETORA EDITORIAL Roberta Faria DIRETOR EXECUTIVO Rodrigo Pipponzi DIRETORA DE CRIAÇÃO Claudia Inoue

Nossa vida é como uma grande VIAGEM. A cada dia que passa, a gente avança em direção a novos destinos. Quando você entrou na escola, por EXEMPLO, era da turma dos mais novinhos, lembra?

EDITORA-CHEFE Roberta Faria EDITOR Dilson Branco REPÓRTERES Karina Sérgio Gomes, Jaqueline Li, Jéssica Martineli ESTAGIÁRIOS DE TEXTO Rafaela Carvalho e Valéria Mendonça DIRETORA DE ARTE Claudia Inoue EDITOR DE ARTE Fabio Otubo DESIGNER Valéria Hévia ESTAGIÁRIO DE ARTE Anderson Borges COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO E IMAGEM Mica Toméo PRODUÇÃO E IMAGEM Marcia Dias ESTAGIÁRIA DE FOTOGRAFIA Carina Barros APOIO NA REDAÇÃO Amanda Miyuki, Beatriz Torres, Jaqueline Moribe, Juliane Albuquerque, Luana Almeida, Mariana Bolzani, Olivia Ferraz, Rita Loiola, Romy Aikawa, Sheila Machado e Tissiane Vicentin COLABORADORES Paula Desgualdo (edição de texto), Mariana Harder (produção), Carolina Lopes e Felipe Gressler (tratamento de imagem), Ana Faustino e Júlio Yamamoto (revisão) ATENDIMENTO AO LEITOR Elaine Duarte RECURSOS HUMANOS Carolina Franco CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO Amanda Rahra (amanda@editoramol.com.br) FALE COM A GENTE: contato@revistaporexemplo.com.br | (11) 3024-2444 Rua Andrade Fernandes, 303, loft 3, São Paulo/SP - CEP 05449-050 www.revistaporexemplo.com.br

Olhava para os alunos da série em que você estuda hoje e os achava bem velhos. Hoje, você está no lugar deles. A gente também avança na família, recebendo responsabilidades, ganhando a CONFIANÇA dos pais. Segue adiante nos esportes, ficando mais habilidoso. Prossegue nas amizades, fazendo novos camaradas – nossos companheiros nessa jornada. E assim por diante. Agora, se a vida é como uma viagem, aonde é que você quer chegar? Por quais lugares quer passar? O que quer fazer? Pensar sobre isso nos ajuda a criar um ROTEIRO com a nossa cara. Nesta edição, você vai ler histórias de crianças que estão escolhendo DESTINOS bacanas para sua vida. Inspire-se a fazer o mesmo na sua! Boa leitura – e uma ótima viagem!

IMPRESSÃO: Gráfica Plural

Turma da POR EXEMPLO

POR EXEMPLO - TODO MUNDO PODE APRENDER. TODO MUNDO PODE ENSINAR é impressa em papel LWC 70g A revista POR EXEMPLO - TODO MUNDO PODE APRENDER. TODO MUNDO PODE ENSINAR, edição 03, ano 1, é publicada pela Editora MOL Ltda. A revista é vendida nas lojas da Rede Extra nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal. O valor pago pelo preço de capa é, descontados os devidos impostos, 100% doado a organizações não governamentais que realizam projetos em prol da educação de qualidade no Brasil. REALIZAÇÃO:

APOIO:

PATROCÍNIO:

ILUSTRAÇÃO DE CAPA: Elisa Sassi AGRADECIMENTOS: Como Se Vive Em Circo Spacial (www.spacial.com.br) Eu Consegui Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Planetário Rubens de Azevedo, (85) 3488-8639; Escola Municipal Diogo Botelho, (61) 3634-1132 Heróis de Verdade Residencial Vida Nova (www.vidanovaparaidosos.com.br) Lição de Vida Esporte Clube Pinheiros (www.ecp.org.br)

PE-kids-02-Editorialv4.indd 2

CAÇA-PALAVRAS Ache no quadro abaixo as palavras destacadas no texto acima! G S O X Q M E V W A R F E D S D X C L K U Y C D A W I R U A Y S T D

H N R D I S T F V J T F D O D F F

D R O A C A Ç N A I F N O C G F G

Y A T T V S G G B H R T V E T G H

D J E O E U S E X E M P L O U I O

H W I P T R E H M F E G H S T Y U

D X R U S C V J N D D J N D E R T

FALE COM A GENTE!

G J O L D E S T I N O S G H C V B

D P A E X W O Z N S F M J D X V B

H D E F J B P X M S G J H K S D F

E-MAIL: contato@ revistaporexemplo.com.br TELEFONE: (11) 3024-2444 SITE: www. revistaporexemplo.com.br ORKUT E FACEBOOK: Revista POR EXEMPLO TWITTER: @por_exemplo OU ESCREVA PARA: Revista POR EXEMPLO Rua Andrade Fernandes, 303, sala 3 - São Paulo - SP CEP 05449-050

RESPOSTA:

DISTRIBUIÇÃO: Rede Extra

1/10/12 6:48 PM


POR EXEMPLO

A força

do time DOAÇÃO E DIVERSÃO Minha escola fez uma campanha de arrecadação de roupas para pessoas que passam frio. A turma que juntasse mais agasalhos ganharia uma viagem. Minha sala se uniu e conseguimos mais de 200 peças. Vencemos e fomos para um hotel com parque aquático! Vimos como podemos ajudar as pessoas e conseguir coisas legais quando trabalhamos juntos. Rafael Negrão, 9 anos, de Cuiabá.

3

É EM GRUPO, UM AJUDANDO O OUTRO, QUE ATINGIMOS OS FEITOS MAIS INCRÍVEIS. VEJA O QUE AS CRIANÇAS A SEGUIR APRENDERAM SOBRE O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE! CAMILLA DEMARIO, HELSON FRANÇA, JAQUELINE LI E KARINA SÉRGIO GOMES ESCREVERAM MÁRIO MARQUES ILUSTROU LUCAS LIMA FOTOGRAFOU

RESGATE ANIMAL Um dia eu estava brincando perto de casa com meus amigos quando um cachorro foi atropelado. O motorista nem parou para socorrer o bichinho. Aí reuni minha turma e, juntos, carregamos o cão até um veterinário, na rua de trás. Sozinho eu não poderia fazer nada, porque o animal era muito pesado. Joaquim da Silva, 10 anos, de Salvador.

JUNTOS SOMOS CAMPEÕES Treino handebol há dois anos e meio. O trabalho em equipe é fundamental nesse esporte. Foi assim na final do Campeonato Brasileiro Infantil de 2011. Estávamos perdendo, mas no intervalo o treinador nos lembrou que um deveria apoiar o outro, aí viramos o jogo e levantamos a taça! Filipe de Freitas, 14 anos, de São Paulo (o segundo, da esquerda para a direita, de pé, na foto).

*PARA CRIANÇAS.indb 3

TURMA BEM LETRADA Fizemos um livro coletivo na escola. Cada dupla de alunos escreveu um capítulo. Na minha classe a gente sempre discute, porque tem opiniões diferentes. Mas dessa vez tivemos de superar isso e nos unir, senão o livro não saía. No fim, ficou bem legal. Ele se chama Diário de um Assassino e é cheio de enigmas e pistas! Helena de Camargo, 12 anos, ano de São Paulo.

1/10/12 6:01 PM


4

Médico de bicho

BRINCADEIRINHA!

A baleia-azul é o maior animal que existe. Quanto pode atingir seu comprimento? A) O mesmo que três bicicletas enfileiradas B) O mesmo que três carros enfileirados C) O mesmo que três ônibus enfileirados RESPOSTA: C. Ela pode chegar a 33 metros! PEKIDS_QdoCrescer_V3.indd 4

FÓRMULAS QUE SALVAM Muitos veterinários trabalham em laboratórios. Em alguns, são produzidos remédios e vacinas. Em outros, as rações. O veterinário precisa estar atento a todas as etapas do processo, pois é ele quem assina um documento dizendo que os produtos têm qualidade e podem ser consumidos com segurança.

RAFAELA CARVALHO ESCREVEU CARLOS ARAÚJO DESENHOU

BRINCADEIRINHA!

No desenho desta matéria há apenas um animal que não é mamífero. Veja se você consegue encontrá-lo! RESPOSTA: jacaré. Ele é um réptil.

VOCÊ É DO TIPO QUE, só de ver um cão, já sente vontade de brincar com ele? Adora ver programas na TV sobre os animais da floresta? Então a profissão ideal para você talvez seja a de veterinário. O veterinário é o médico dos bichos. É ele quem cuida da saúde de todos os animais: os de estimação, os das fazendas, os do zoológico... Alguns decidem trabalhar com apenas uma espécie. Esse é o sonho da Paola Corradini, de 12 anos, de Itatiba, em São Paulo. “Quero me especializar em reprodução de cavalos. Sempre gostei muito desse animal!”, diz a menina. Cuidar de bichos doentes é só uma das várias funções que um veterinário pode desempenhar. Veja ao lado outras tarefas típicas dessa profissão. E confira dicas para ser um veterinário bom pra cachorro!

ENTRE CÃES E GATOS Uma das funções mais conhecidas dos veterinários é cuidar dos animais domésticos. Isso inclui não só tratar os bichinhos, mas também evitar que fiquem doentes, por meio da aplicação de vacinas. Elas previnem, por exemplo, a raiva, que é muito perigosa: pode ser transmitida para seres humanos e até matar.

1/10/12 6:50 PM


VIDA NO CAMPO É das fazendas que saem os produtos de origem animal que estão no nosso dia a dia: o leite das vacas, a carne do gado, os ovos das galinhas, a lã das ovelhas... Por isso, lá também é necessária a presença dos veterinários. Eles garantem a saúde dos bichos e a qualidade dos produtos que serão consumidos pelos seres humanos.

BOM VETERINÁRIO É AQUELE QUE... ...gosta de todos os bichos, desde os mais fofos, como cães e gatos, até os mais diferentes, como morcegos e camarões. ...não tem nojo nem medo de sangue. Só assim dá para fazer cirurgias e curativos nos animais machucados. ...trata cada animal como se fosse seu. É isso que as pessoas esperam quando confiam aos médicos seus bichinhos.

BRINCADEIRINHA!

Que animal consegue levantar o maior peso, em comparação ao do seu próprio corpo? A) Cavalo B) Besouro C) Elefante

BICHOS DE TODO O MUNDO Os animais que vivem em zoológicos têm de estar sempre bonitos e bem cuidados. E isso também é função dos veterinários. Eles são responsáveis pela alimentação, pela higiene e pela saúde dos bichos. O zoo é o lugar ideal para trabalhar com animais que normalmente só vemos na TV, como leões, rinocerontes e girafas.

RESPOSTA: B. O besouro-rinoceronte levanta 850 vezes o seu peso. É como se um homem erguesse 60 carros! O elefante carrega 2 toneladas – mas isso não é nem metade do seu peso. *PARA CRIANÇAS.indb 5

1/10/12 6:01 PM


6

Respeitável

público JÉSSICA MARTINELI

PATRICIA STAVIS

ESCREVEU

FOTOGRAFOU

ORGULHOSAMENTE apresentamos a história de Richard do Vale, o Richinha. Aos 8 anos, ele é um dos mais jovens artistas do Circo Spacial. Filho de trapezistas, Richinha sempre viveu no circo. Aos 2 anos, fez sua estreia, com uma imitação do cantor Michael Jackson. Até já ganhou um prêmio de mais jovem palhaço de São Paulo. O circo vive mudando de cidade. Às vezes, são só 15 dias num local, e a turma toda já segue viagem de novo. É por isso que Richinha e sua família moram num motor home – que é tipo um furgão com uma casa dentro. Por causa dessas mudanças, Richinha já trocou de escola umas 20 vezes. Mesmo assim, ele se mantém em dia – cursa o 4º ano, como toda criança da sua idade. Além dos estudos normais, Richinha se prepara para escolher o que vai ser quando crescer, aprendendo várias atividades circenses – do malabarismo ao trapézio. Quer saber mais sobre a vida em um circo? Acompanhe!

PE-kids-05-ComoVive.indd 6

Richinha pratica malabarismos todo dia. Ele aprende várias técnicas, como o treino com rola, que é esse aí da foto: ele tem de se equilibrar no cilindro e manusear as bolinhas ao mesmo tempo!

A AP R E N D S: MÁGICA

Richinha também usa parte das suas horas vagas para aprender técnicas de circo. Essa maleta que aparece na foto é cheia de acessórios para fazer truques de mágica. Richinha tem treinado números como o que faz aparecer uma pomba do nada. Um dia ele poderá ser um grande ilusionista!

IT.LY/ HT TP://B SUYD I9

1/10/12 6:20 PM


POR EXEMPLO

7

Antes do espetáculo, Richinha se prepara nos camarins atrás do picadeiro. Na foto, seu pai, o trapezista Richard, o ajuda a vestir a roupa de homem das cavernas, usada no começo da apresentação.

O circo não tem muitas crianças da idade de Richinha. Mas não faltam brincadeiras no tempo livre. Futebol e vôlei com o amigo Mateus, de 15 anos, são sempre uma boa opção!

Nos últimos minutos antes de o espetáculo começar, todos se reúnem atrás do picadeiro. Na foto, Richinha aparece com seus pais, todos já fantasiados e maquiados. Sua mãe, Rane, além de trapezista, também é costureira, criando boa parte dos lindos figurinos usados pela trupe.

A vida no circo também pode ser bem comum, como a de qualquer criança. Uma das coisas que Richinha mais gosta de fazer, por exemplo, é jogar videogame. Na foto, ele aparece no seu quarto, com um jogo portátil. Na imagem menor, você confere como são as casas móveis vistas de fora.

PE-kids-05-ComoVive.indd 7

No palco, Richinha faz malabarismos e veste diferentes roupas, como a de um papagaio e a do Filho Spacial (a que aparece na página ao lado), com a qual encerra o show.

1/10/12 6:30 PM


8 VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO que dinheiro não traz felicidade, não é? Bem, ele ajuda, mas não é o que determina se você vai ou não concretizar um sonho. Outras coisas são mais importantes do que ter grana. Uma delas é desejar de verdade atingir um objetivo. Também é fundamental se dedicar com todas as forças para alcançar o que se deseja. E preparar-se para aproveitar a oportunidade quando ela aparecer.

DANIELA ALMEIDA ESCREVEU MATHEUS MUNIZ ILUSTROU

Assim, dá pra praticar esportes que exigem equipamentos caros, ter em casa o computador dos sonhos e se destacar nos estudos, entre muitas outras coisas. Como fazem as crianças das histórias a seguir!

SONHO OLÍMPICO Aos 12 anos, Vitória Monteiro participa de diversos torneios de golfe pelo país. À primeira vista, isso parecia muito difícil. Golfe é um esporte caro, e a família dela não podia pagar. Mas um vizinho contou que era possível jogar de graça em um campo público de uma cidade vizinha: Japeri, no Rio de Janeiro. Animada, Vitória começou a ir de bicicleta até lá – são 50 minutos pedalando só na ida. A pequena atleta já ganhou muitas medalhas e quer disputar as Olimpíadas de 2016. Para isso, treina três horas por dia, antes da escola. “É só se dedicar, treinar e não ficar na rua”, ensina.

VENÇA VOCÊ

Muitas cidades oferecem quadras e campos públicos para a prática de esportes. Algumas têm aulas também. Se você sonha em se dedicar a uma atividade, ligue para a prefeitura da sua cidade e pergunte se há algum lugar em que ela é ensinada gratuitamente.

VITÓRIA QUER BRILHAR NOS JOGOS OLÍMPICOS 1

*PARA CRIANÇAS.indb 8

© FOTOS 1 RODRIGO BRAGA 2 ERALDO PERES 3 FILIPE ACÁCIO

TAMBÉM!

1/10/12 6:02 PM


POR EXEMPLO

9

A REDAÇÃO DE ALEXANDRE LHE RENDEU UM COMPUTADOR

TALENTO COM AS PALAVRAS

VENÇA VOCÊ

Alexandre Britto, de 13 anos, mora em Padre Bernardo, Goiás. Há dois anos, ele soube que o Ministério Público, um órgão da Justiça, estava promovendo um concurso de redação. O tema era como melhorar a segurança no país. O prêmio: um computador. Era algo que ele sonhava ter, pois para fazer trabalhos precisava ir a uma lan house. “Minha mãe e minha professora me incentivaram”, conta. Ele pôs suas ideias no papel e venceu! Até hoje, usa com orgulho o prêmio que ganhou.

TAMBÉM!

Você também pode ganhar prêmios usando seu talento e esforço. Para isso, fique atento ao mural de notícias do seu colégio e aos avisos dos seus professores: concursos promovidos por órgãos públicos, como o que Alexandre venceu, costumam ser anunciados nas escolas.

3

2

2

O ESFORÇO DE RAVEL VALEU OURO

VENÇA VOCÊ TAMBÉM!

Existem olimpíadas estudantis das mais variadas áreas, como matemática, português, física, química... Para se inscrever, você vai precisar da ajuda do seu professor. Fale para ele do seu interesse! Esses sites podem ajudar: www.obm.org.br http://bit.ly/aeNf5O http://bit.ly/qaLAM9

*PARA CRIANÇAS.indb 9

MEDALHA ASTRONÔMICA Ravel Alves, de 10 anos, é curioso e tem mania de duvidar de tudo. Essas características, aliadas a muito esforço, o ajudaram a ganhar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na qual concorrem 800 mil alunos de 9 mil escolas. Morador de Maracanaú, no Ceará, Ravel contou com o apoio do pai para fazer os exercícios que a professora passava. “Não esperava ganhar”, diz o garoto – que, embora goste de ciências, quer mesmo é ser bombeiro quando crescer.

1/10/12 6:02 PM


10

Fale ao mundo JÁ PENSOU EM ESPALHAR SUAS IDEIAS POR AÍ? CHAME OS AMIGOS PARA FAZER UM JORNAL, UM SITE, VÍDEOS OU UM PROGRAMA DE RÁDIO! A COMUNICAÇÃO vai além da conversa cara a cara ou do papo por telefone. A gente se comunica quando manda e-mail, escreve carta, atualiza o blog na internet... A televisão, o rádio e o jornal também cumprem esse papel, afinal, são meios que transmitem informação. O assunto não precisa ser sempre sério nem chato. Existem opções para todos os gostos, de revistas em quadrinhos a sites sobre novidades do cinema.

JAQUELINE LI ESCREVEU BRUNO OKADA DESENHOU

NO AR: AO VIVO Em 1995, um grupo de crianças fez um programa de rádio usando um gravador de fitas. Hoje, adultos, eles tocam o projeto Cala-boca Já Morreu, em São Paulo. Lá, uma turma de 5 a 16 anos produz e apresenta um programa de rádio ao vivo na internet. “O mais legal é falar no microfone e os outros ouvirem em casa”, conta Davi, de 5 anos. Ouça em www.cala-bocajamorreu.org.

Você mesmo pode criar um projeto de comunicação. E isso, é claro, será muito mais fácil e divertido ao lado dos amigos. Assim, dá para dividir tarefas: alguém pesquisa sobre o tema e outra pessoa entrevista o convidado. Ou um desenha e o outro colore... Como nas histórias a seguir. Confira!

BRINCADEIRA DA PALAVRA SECRETA!

No desenho desta página aparecem 11 letras roxas. Encontre-as e tente colocálas em ordem para descobrir qual palavra elas formam. RESPOSTA: comunicação *PARA CRIANÇAS.indb 10

1/10/12 6:03 PM


DA LENDA PARA A TELA Na Associação Cidade Escola Aprendiz, de São Paulo, crianças de 6 a 10 anos resolveram pesquisar sobre lendas e filmá-las. Já encenaram o ataque da medusa e a loira do banheiro, por exemplo. “Para conseguir bons efeitos especiais, precisa de alguém que entenda bem de computador”, orienta Guilherme Lima, de 9 anos. Veja em www.cacalendas.wordpress.com.

DICAS PARA CADA MÍDIA Se você quer criar um jornalzinho com seus colegas de turma, veja algumas ideias legais neste site: www. jornalescolar.org.br

TEXTOS DE TODO TIPO Artur Aguiar, de 9 anos, nunca imaginou publicar piadas no jornal. “A gente começa e logo quer fazer a folha toda”, diz. Todo mês, um exemplar é escrito pelas turmas da Escola Municipal Elpídio Ribeiro, da cidade de Sobral, no Ceará. Cada sala é responsável por um gênero de redação: tem piada, propaganda, notícia e até fábula.

No rádio, é preciso descrever bem cenários e situações, para que a pessoa que está ouvindo possa imaginar o que você está contando Para os vídeos, a edição não é fundamental. Você pode ensaiar bastante e filmar tudo de uma vez só, como nesse clipe: vimeo.com/31591207

O QUE VOCÊ FAZ DE LEGAL COM OS SEUS AMIGOS?

Conte para a gente! Veja nossos contatos na página 2.

*PARA CRIANÇAS.indb 11

1/10/12 6:03 PM


12 12 12

DESEJO 1:

DILSON BRANCO

GUSTAVO GIALUCA

ESCREVEU

DESENHOU

QUANDO UM ano está começando, muita gente faz listas de coisas que gostaria de realizar. Parece que, com a mudança no calendário, a gente também se sente renovado, pronto para enfrentar desafios inéditos. É como aquelas histórias de lâmpada do gênio: você ganha o direito de fazer pedidos! Mas esperar que um ser mágico os realize é coisa que só existe nos contos de fada. Quando queremos algo, temos de batalhar nós mesmos para conseguir. Escreva ou desenhe nas nuvens ao lado o que você deseja para 2012 – e o que vai fazer para chegar lá. Você vai ver que tem poderes de gênio!

*PARA CRIANÇAS.indb 12

DIVIRTA-SE! DE SEN HE SEU ROSTO E DEIXE O GÊNIO CO M A SUA CARA!

DESEJO 2:

DESEJO 3:

1/10/12 6:03 PM


13

Supernetas

em ação! VALÉRIA MENDONÇA ESCREVEU

PABLO LOBO DESENHOU

UMA DAS GRANDES VANTAGENS dos super-heróis é poder usar suas habilidades para proteger pessoas queridas. Muitas vezes, são os mais velhos que precisam de atenção. E ajudá-los pode ser muito divertido. É isso que fazem as meninas das histórias a seguir. A Marcella dá uma mão para seu avô na hora de fazer curativos. E a Ellen incentiva uma velha amiga a praticar exercícios. De quebra, elas vivem um monte de coisas diferentes. Veja só!

AVÓ DE CORAÇÃO Ellen da Silva tem 10 anos e mora em São Paulo. Na casa para idosos em que sua mãe trabalha, ela ganhou uma avó emprestada. Angelina Perrucci, de 77 anos, conhece a menina desde que era um bebê de colo. As duas se veem toda semana, passeiam pelo jardim e conversam bastante sobre tudo. Depois que sofreu uma queda, Angelina precisa fazer exercícios para se recuperar. E Ellen a estimula, malhando junto. “Ela me faz companhia e até me traz flores!”, emociona-se a senhora.

ENFERMEIRA E DESENHISTA Ao descobrir que seu avô tinha uma doença nos músculos, a paulistana Marcella Nogueira, de 11 anos, decidiu ser útil. “Ajudo a colocar a mesa para poupar o trabalho e, na hora em que minha mãe vai fazer os curativos nele, tenho sempre os produtos necessários nas mãos”, diz. Geraldo, de 81 anos, adora a companhia da neta. “Ela vem aqui em casa e a gente assiste a filmes juntos”, conta. “Além disso, gosto de ver os desenhos que ela faz. Minha neta tem talento!”, afirma, todo coruja.

*PARA CRIANÇAS.indb 13

ELLEN MALHA COM SUA AVÓ EMPRESTADA, ANGELINA

1/10/12 6:03 PM


14 sabor morango

Refresco no palito QUE TAL UMA BRINCADEIRA QUE ESPANTA O CALOR, DIVERTE E AINDA FAZ BEM PARA A SAÚDE? APRENDA A FAZER COLORIDOS PICOLÉS DE FRUTA!

sabor uva

RAQUEL DINIZ FOTOGRAFOU BETE FREIDENSON PRODUZIU

sabor laranja

Só cozin com a a he juda de um adulto !

INGREDIENTES MODO DE PREPARO • 2 copos de sua fruta favorita, sem casca nem sementes, cortada em pedaços • suco natural de limão ou laranja, a gosto • açúcar, a gosto

*PARA CRIANÇAS.indb 14

Bata a fruta no liquidificador. Adicione o suco, se necessário, para tornar a mistura mais líquida. Acrescente o açúcar. Despeje numa fôrma de gelo e leve ao freezer. Após meia hora, quando os doces já estiverem mais sólidos, acrescente os palitos. Os picolés estarão prontos no dia seguinte. Retire da geladeira cinco minutos antes de servir, para que eles saiam mais facilmente da fôrma. E pronto!

1/10/12 6:03 PM


POR EXEMPLO POR EXEMPLO

O livro da

MONTE UM LIVRO CONTANDO QUEM É VOCÊ E QUAL É A SUA HISTÓRIA!

sua vida

PASSEIO MAIS DIVERTIDO “Nesta página eu fiz um desenho para lembrar do dia em que eu fui para Poços de Caldas, em Minas Gerais, e andei de cavalo. Foi muito legal!”

15 15

A ISADORA, DE 8 ANOS, DE SÃO PAULO, FEZ E ADOROU. VEJA AS DICAS DELA! VALÉRIA HEVIA MONTOU MICA TOMÉO FOTOGRAFOU

QUEM EU MAIS AMO “Aqui eu recortei fotos para mostrar quem são as pessoas mais especiais da minha vida. Ah, não só pessoas: tem também meu cachorro Fred!”

MELHORES BRINCADEIRAS “Nesta página, eu escrevi o nome das brincadeiras de que eu mais gosto! Foi difícil escolher! Mas ficou uma boa seleção, né? Qual você mais curte?” LUGARES MAIS LEGAIS “Desenhei duas viagens inesquecíveis: quando fui para a praia e quando vi as montanhas – esta última foi a mesma vez em que andei a cavalo!”

PE-kids-09_Faca vc MesmoV5.indd 15

ESSA É A ISADORA ABBADE, QUE FEZ AS PÁGINAS ACIMA

1/11/12 7:32 PM


16 16 CHAME OS AMIGOS E VEJA QUEM LEVA ANTES O LIXO RECICLÁVEL AO PONTO DE COLETA! USE UM DADO E PECINHAS (COMO BOLINHAS DE PAPEL) PARA REPRESENTAR CADA JOGADOR!

Você pôs um palito de sorvete no lixo reciclável. Madeira é lixo comum! Fique uma rodada sem jogar!

ELISA SASSI DESENHOU

Uma embalagem de vidro quebrou. Perca uma rodada para embrulhá-la e não machucar o lixeiro.

Você lavou bem as embalagens de vidro e plástico. Parabéns! Jogue de novo.

Começo do jogo: lance o dado e avance o número correspondente de casas.

Se você tirou 4, 5 ou 6 no dado, a coleta seletiva passa na sua casa: seu jogo acaba no planeta 15! Se tirou 1, 2 ou 3, deverá ir até o ponto de coleta, na casa 20.

O saco de lixo está furado! Fique uma rodada sem jogar para poder pegar um novo.

Q U I Z!

ONDE E STÁ O M ÁG ICO?

Ponto de coleta! Fim do jogo!

MAIS UM JOGUINHO!

O caminhão da coleta seletiva passou! Fim do jogo para quem caiu na casa 10 tirando 4, 5 ou 6 no dado!

PEKIDS_atividades.indd 16

Seu vizinho ofereceu carona até o ponto de coleta! Avance para a última casa!

Encontre as lixeiras abaixo no desenho desta página. E aproveite para aprender qual lixo reciclável vai em cada uma! VERDE = VIDRO AZUL = PAPEL

Q U IZ

!

ETA S PL AN S O T A Q UA N N E ST S TEM R O XO A? PÁGI N

AMARELO = METAL VERMELHO = PLÁSTICO

1/11/12 3:14 PM


Revista Por Exemplo Para Crianças #3