Page 1


Foto capa: Guilherme Andrade

Guia Ilhabela Gastronomia

C

onhecida também pela variedade e qualidade de sua gastronomia, Ilhabela tem dezenas de bons restaurantes, que servem desde pratos da tradicional cozinha caiçara até as sofisticadas receitas da culinária contemporânea.

Para reuní-los de maneira prática e organizada e orientar os turistas e veranistas que frequentam Ilhabela, a Ilha Editorial, responsável pela publicação da Revista Ilhabela, mais importante veículo de comunicação do Litoral Norte de São Paulo, lança a sexta edição do Guia Ilhabela Gastronomia, um roteiro completo com os melhores restaurantes da cidade. Com distribuição gratuita em hotéis e pousadas, através de uma parceria com o Ilhabela Convention & Visitors Bureau, o guia estará disponível também em restaurantes, livrarias e cafés. A versão digital pode ser conferida no endereço www.ilhabelagastronomia.com.br. Escolha o seu restaurante e bom apetite! Andréia Lima e Guilherme Andrade Editores

Guia Ilhabela Gastronomia é uma publicação da Ilha Editorial, Planejamento, Marketing e Distribuição LTDA. Rua Antenor Custódio da Silva, 197 - Ilhabela - SP Fundador: Horácio Victor Nascimento de Andrade (1945-2003) - Diretor Comercial e Diagramação: Guilherme Andrade - Editora: Andréia Lima - Jornalista Responsável: Marisol Garcia - MTB 38294 - Tratamento de Imagem: Alexandre Lima . O Guia Ilhabela Gastronomia é uma publicação dirigida a moradores, veranistas, empresários, turistas e frequentadores de Ilhabela e região. Os anúncios e ofertas aqui publicados são de inteira responsabilidade dos anunciantes. A reprodução de anúncios, fotos e reportagens só poderá ser feita mediante expressa autorização da Ilha Editorial. Contatos Tel: (12) 3896-6337 www.ilhabelagastronomia.com.br - e-mail: contato@revistailhabela.com.br

Impresso na


Legenda:

Frente ao mar

Peixes e frutos do mar

Carta de vinhos

Espaço para festas e eventos

Estacionamento

CafĂŠ Espresso

Wi-fi

Ambiente climatizado


Índice de restaurantes

8 - Ilhasul

10 - Joãozinho

12 - Sunset Celebration

14 - Papagaio

16 - Comandante Adriano

18 - Prainha do Julião

22 - Degutti

24 -Gaudi

20 - O Caminho da Pizza

26 - Ilha Plaza

28 - Empanadas Tucumanas

30 - Creperia N’Areia


46 - Max Paladar

34 -Restaurante do Cura

36 - Marina Porto Ilhabela

38 - Tori Sushi Bar

40 - Famiglia Manzoli

42 - Capitano

Aperol Spritz

Gin Tônica

Página 46

Página 48

Glenfiddich

Chandon

Drip Coffee

Página 50

Página 52

Página 54

44 - Canto Bravo


Peixes & Frutos do Mar

Fotos: Marco Yamin

Ilhasul Restaurante

H

á 29 anos em Ilhabela, o restaurante Ilhasul conquistou os moradores, veranistas e turistas que visitam a cidade pela qualidade e sabor inconfundíveis de seus pratos, que mantêm o mesmo padrão desde o início, quando o proprietário, à época Campeão Paulista de Caça Submarina, trazia pescados e frutos do mar frescos e os preparava na hora, na presença dos clientes e amigos. Até hoje, uma equipe bem formada e dedicada guarda os segredos das receitas tradicionais da casa, especializada em camarões, peixes frescos e frutos do mar, além das famosas batatas coradas no alho. Com atendimento atencioso, acompanhado de perto pela proprietária da casa, o Ilha Sul conta ainda com bom serviço de bar, que traz drinks e caipirinhas, cervejas e destilados, e vinhos de diversas regiões produtoras armazenados em adega climatizada.

Horário de funcionamento: Durante a temporada abre todos os dias, das 13 às 23:30h e na baixa temporada, as sextas, sábados, domingos e feriados, sempre nos mesmos horários.

Av. Riachuelo, 287 – Feiticeira. Reservas pelo telefone: (12) 3894-9426. www.restauranteilhasul.com.br 9 - Ilhabela Gastronomia


E

Peixes & Frutos do Mar

Fotos: Guilherme Andrade

Joãozinho

specializado em peixes e frutos do mar, o Joãozinho é um restaurante com alma caiçara, que privilegia ingredientes frescos e selecionados, bom atendimento e ambiente acolhedor. Os pescados, escolhidos cuidadosamente, são comprados na maioria das vezes de caiçaras da região, valorizando a pesca artesanal e garantindo frescor e qualidade aos pratos. De frente para o mar, na Praia Grande, ao sul de Ilhabela, o restaurante conta com um charmoso salão interno, varanda e serviço de praia, com mesas, cadeiras e guarda-sóis. O cardápio tem desde comidinhas como a famosa Lula à Moda do Chef (baby lulas inteiras marinadas em limão e delicadamente puxadas no molho de alho, cebola e vinho branco), até especialidades como o Peixe Inteiro Grelhado com arroz e farofa de banana da terra. Para os dias quentes do verão, o destaque é o menu de Ceviches, com versões como o Tropical (anéis de lula, camarões e pequenos cubos de peixe, marinados no limão e servidos com molho de pimentas, cebola roxa, pedaços de manga, coentro, um suave toque de suco de laranja e azeite). O cardápio tem ainda diversas receitas à base de frutos do mar, massas, saladas, carnes, aves e pratos kids. Horário de Funcionamento: Todos os dias, a partir das 10h. Também conta com serviço de delivery para hotéis, pousadas e residências na região sul de Ilhabela.

Avenida Riachuelo, 5991 - Praia Grande Tel. (12) 3894-1705 facebook.com/JoaozinhoIlhabela 11 - Ilhabela Gastronomia


Peixes & Frutos do Mar

Foto: Guilherme Andrade

Sunset Celebration

A

berto ao público diariamente, o restaurante Sunset Celebration fica no sul de Ilhabela e está instalado em uma das regiões mais bonitas do arquipélago, pertinho da Mata Atlântica e com uma vista deslumbrante para o mar. Descontraído e aconchegante, o salão interno se estende por um amplo deck de madeira, que convida os visitantes a apreciar a paisagem, o pôr do sol ou as belas noites de verão. Com inspiração caiçara, a cozinha privilegia os peixes e frutos do mar frescos, selecionados artesanalmente com todo o cuidado, mas o cardápio também tem saladas e carnes, todos servidos em porções generosas, para duas pessoas. Para as crianças, há quatro opções de pratos infantis. Entre os destaques do menu, está a Moqueca de Meca, além de diversas receitas de Camarões, Caldeirada, porções e petiscos, para acompanhar o menu de cervejas, destilados, drinks e vinhos.

Horário de funcionamento Abre todos os dias para o almoço e jantar, das 11:30h às 22h.

Av. José Pacheco do Nascimento, 9.034 Praia do Veloso. Tel.(12) 3894-9235 www.sunsetcelebration.com.br 13 - Ilhabela Gastronomia


Fotos: Guilherme Andrade


Restaurante de Praia

Papagaio

M

ais tradicional bar de praia de Ilhabela, o Papagaio está desde 1990 na praia do Curral e se tornou ponto de encontro de turistas, moradores e veranistas que visitam a cidade.

Seja pra tomar uma cerveja e petiscar enquanto curte a praia ou para saborear um delicioso almoço a beira-mar, o papagaio é o lugar ideal para quem busca o conforto de um bom serviço de praia, com guarda-sóis, mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, ducha, salão com deck sobre a praia e serviço de bote, para embarcações, através do canal 68. O cardápio traz desde petiscos tradicionais como Camarões Empanados e Isca de Peixe, até pratos sofisticados, a base de lagostas, peixes e frutos do mar, ostras, caldeirada e moqueca. No bar, uma grande diversidade de drinks, caipirinhas e coquetéis, além de cerveja sempre gelada.

Horário de funcionamento: Abre todos os dias, a partir das 9h.

Praia do Curral – Ilhabela. Tel. (12) 3894-9302 15- Ilhabela Gastronomia


N

Restaurante de Praia

Fotos: Guilherme Andrade

Comandante Adriano

as areias da badalada Praia do Curral, o Comandante Adriano é especializado em peixes e frutos do mar frescos e selecionados. Além do salão do restaurante, instalado em um amplo deck de frente para o mar, também conta com serviço de praia, com mesas, cadeiras, guardasóis e espreguiçadeiras, ducha e estacionamento. O destaque da cozinha é a churrasqueira, comandada por Adriano D’Angelo, de onde saem cortes suculentos de carne na brasa e a especialidade da casa: o Peixe Inteiro Assado e Recheado com Farofa de Camarão, guarnecido de arroz com brócolis e batatas fritas. O sucesso do prato despertou a atenção da produção do programa Mais Você, da Rede Globo, e Adriano foi convidado por Ana Maria Braga para preparar a receita na TV. O cardápio conta ainda com diversas opções de pratos à base de peixes e frutos do mar, massas, saladas e um menu completo de petiscos para acompanhar a cerveja sempre gelada ou as caipirinhas e drinks especiais.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, a partir das 10h.

Av. José Pacheco do Nascimento, 8086D Praia do Curral Tel. (12) 3894-1978 facebook.com/ComandanteAdrianoRestaurante

17 - Ilhabela Gastronomia


Fotos: Guilherme Andrade


Restaurante de Praia

Prainha do Julião

E

leito o “Melhor Bar de Praia do Litoral Norte” pela edição especial Comer & Beber da Revista Veja, o restaurante Prainha do Julião tem espírito caiçara! Entre os segredos de sua consagrada cozinha, que conquistou o paladar de moradores e visitantes, está a compra artesanal de pescados frescos, selecionados com todo o cuidado. Com inspiração contemporânea, o cardápio tem risotos bem elaborados, receitas especiais à base de peixes e frutos do mar, saladas fresquinhas, petiscos e porções, receitas vegetarianas e pratos infantis. Para completar, a carta de vinhos traz uma boa seleção de rótulos leves e refrescantes, e o bar tem drinks, caipirinhas e cervejas Premium. A casa também conta com um charmoso palco, dedicado a shows especiais de Música Popular Brasileira, que desde 2011 já recebeu nomes ilustres como Dori Caymmi, Nana Caymmi, Renato Braz, Zé Renato, Yamandu Costa, Claudio Nucci, Alaide Costa, Áurea Martins, Monica Salmaso, Nelson Ayres e Teco Cardoso, em apresentações intimistas que emocionaram o público. Horário de funcionamento Abre todos os dias, durante o ano inteiro. Das 9h às 19h30 no verão, e até às 18h fora de temporada.

Av. Riachuelo, 5370 (a 500 metros da trilha de acesso à praia) Tel. (12) 3894-1867 - www.prainhadojuliao.com.br 19 - Ilhabela gastronomia


Pizzaria

Fotos: Guilherme Andrade

O Caminho da Pizza

H

á 10 anos na Ilha, a forneria O Caminho da Pizza conquistou o paladar de moradores e visitantes com suas receitas especiais. Teve seu trabalho premiado com o título de “Melhor Pizzaria do Litoral Norte”, concedido pela edição especial Comer e Beber da Revista Veja, e reconhecido pelo Certificado de Excelência TripAdvisor (2016), onde também é considerada a melhor pizzaria da região. O primoroso cardápio traz uma lista especial de pizzas Gourmet, elaboradas pela chef Stela Yamin, preparadas artesanalmente e assadas num lindo forno à lenha, com massa fina e crocante, servidas em 16 pedaços para serem saboreadas com as mãos. Também tem saladas e entradas criativas e tudo é preparado com ingredientes de qualidade, frescos e selecionados como as folhas de manjericão e o tomate cereja da horta da pizzaria, calabresa artesanal, shitake orgânico, anchovas Italianas de cura especial e salmão defumado, entre outros. Situada em uma rua tranquila, tem ambiente descontraído e aconchegante, com decoração charmosa em móveis de madeira rústica reaproveitada. Um excelente lugar para reunir a família e os amigos. Sem garçons para servir as bebidas, o cliente se serve diretamente nas geladeiras de cervejas especiais importadas e nacionais bem geladas e refrigerantes. A casa oferece também uma carta de vinhos com excelentes rótulos a preços justos. Na temporada abre todos os dias, das 19:00 h. às 00 hr. e na baixa temporada, as sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas, sempre nos mesmos horários.

Rua José Joaquim da Silva, 272 – Itaguassú. Tel. (12) 3896-1321 | (11) 99915-5830 www.ocaminhodapizza.com.br


Fotos: Eudes Santana


Cafés e Crepes

Fotos: Guilherme Andrade

Degutti

M

istura de cafeteria gourmet e bistrô, a Degutti nasceu na cidade de Tamandaré, sul de Pernambuco. Em pouco tempo, tornou-se conhecida por seu mix inovador de comidinhas e bebidas quentes e frias, distribuídas em um cardápio recheado de receitas criativas e sabores exclusivos, que conquistaram o paladar de brasileiros e estrangeiros. A primeira franquia fora do Nordeste foi inaugurada em Ilhabela, trazendo para o Litoral Norte de São Paulo a mesma qualidade e excelência que transformaram a marca em referência de sabor e bom atendimento. O cardápio tem entradas, omeletes especiais, tapiocas gourmet, diversas receitas de crepe francês - a especialidade da casa, além de uma diversificada carta de sobremesas. Instalada em um espaço charmoso e aconchegante, de frente para o mar, a Degutti Ilhabela é o lugar perfeito para apreciar um autêntico Espresso Santa Mônica, fazer uma refeição leve e gostosa ou simplesmente degustar a sua sobremesa preferida contemplando o por do sol. Horário de funcionamento: Aberto de quinta a terça-feira, das 15hs às 23hs. Durante a temporada abre também para o café da manhã.

Av. Almirante Tamandaré, 677 – Itaguassú Tel. (12) 3896-5206 facebook.com/deguttiilhabela 23 - Ilhabela Gastronomia


Cozinha Mediterrânea

Fotos: Guilherme Andrade

Gaudí

E

leito pela Revista Veja por dois anos consecutivos “O Melhor Quiosque de Praia de Ilhabela”, o Gaudí mistura a descontração do serviço de praia à sofisticação culinária de um bistrô, servindo pratos da cozinha mediterrânea em receitas como as tradicionais Paellas, uma das especialidades da casa. Instalado sobre as areias da Praia do Perequê, conta com serviço de praia durante o dia e bar e restaurante à noite. No cardápio, além de peixes e frutos do mar, também há carnes, aves, massas, saladas, petiscos, sanduíches, menu mediterrâneo, com comidas leves e saudáveis, e diversas opções de pratos infantis, enquanto o bar traz uma diversificada carta de bebidas, drinks especiais e vinhos armazenados em adega climatizada. Horário de funcionamento: Aberto todos os dias

Av. Princesa Isabel, 750 – Perequê (em frente ao hotel Ilha Flat) Tel. (12) 3896-2715

25 - Ilhabela Gastronomia


Fotos: Guilherme Andrade


Cozinha Internacional

Ilha Plaza Hotel

V

oltado aos hóspedes do hotel, o restaurante do Ilha Plaza tem um cardápio especial de pratos a base de peixes e frutos do mar, como o Camarão à moda do Chef, além de saladas, carnes, massas e sobremesas, como a Torta Trio de Chocolate, uma das especialidades da casa.

O restaurante funciona para almoço e jantar e também serve o café-da-manhã dos hóspedes. Para aquela fome fora de hora, tem sanduíches, sopas, porções e omelete. Para as crianças, há cardápio infantil. No bar da piscina, o menu traz diversas opções de porções e petiscos, ideais para acompanhar os drinks e caipirinhas preparados pelo barman ou uma das opções da carta de vinhos e espumantes, armazenados em adega climatizada.

Horário de Funcionamento: Todos os dias para café-da-manhã, almoço e jantar. Atende não-hóspedes somente mediante reserva.

Av. Almirante Tamandaré, 359 Tel. (12) 3896-5760 www.ilhaplazahotel.com.br 27 - Ilhabela Gastronomia


P

Empanadas Argentinas

Fotos: Guilherme Andrade

EmpanadasTucumanas

roduzidas artesanalmente, com ingredientes cuidadosamente selecionados, as Empanadas Tucumanas trazem todo o sabor desta clássica receita argentina. Em versões doces e salgadas, com diversas opções de recheio, são a escolha perfeita pra quem quer uma refeição prática, saudável e saborosa.

Criada em 2009, como um projeto de família e amigos, a marca nasceu em Maresias, com o simples propósito de levar aos visitantes dessa praia a tradição da produção artesanal de empanadas argentinas. Em 2016, a franquia chegou a Ilhabela e em pouco tempo conquistou o paladar de moradores e turistas com a qualidade de seus produtos gourmet. Entre os destaques do cardápio, estão as empanadas salgadas de Carne Cortada, Carne Apimentada e Camarão. Para a sobremesa, as preferidas do público são as de Doce de Leite Argentino com Banana e Nutela com banana e cobertura de Chocolate. A massa é assada e não leva fermento, e também há opções integrais.

Horário de Funcionamento: Durante a temporada, abre todos os dias, das 12 às 23h.

Rua Luis Amexeiro, 12 – Perequê Tel. (12) 3896-4316 facebook.com/EmpandasTucumanasIlhabela 29- Ilhabela Gastronomia


Foto: Divulgação


Creperia

Creperia N’Areia

C

riada com a proposta de trazer para Ilhabela um quiosque de praia diferente, a Creperia N’Areia, na Praia do Perequê, serve receitas saborosas do tradicional crepe francês adaptadas ao paladar brasileiro, com mais de 40 opções de recheios doces e salgados. Durante o dia, conta com serviço de praia e tem um menu especial de petiscos e porções. Além do quiosque, também tem uma filial na Vila, centro histórico da cidade, com as mesmas receitas de crepe. Para acompanhar, sucos naturais de diversos sabores, vitaminas de frutas, açaí na tigela, Milk Shake, cervejas, drinks e caipirinhas. Para os pequenos existem também opções de crepes kids, em tamanhos menores.

Horário de funcionamento: Vila: das 17:00h à meia noite Perequê: das 16h às 23h durante a semana e das 10h à meia noite nos finais de semana, feriados e temporada.

Vila – Praça Cel. Julião, nº 57. Tel. (12) 3896-3985. Praia do Perequê, 336 (em frente ao Restaurante do Cura). Tel. (12) 3896-4239. www.creperianareia.com.br 31- Ilhabela Gastronomia


Foto: Guilherme Andrade


Restaurante por Quilo

Max Paladar

C

om a proposta de servir receitas saborosas, leves e saudáveis, o Max Paladar tem um cardápio variado de saladas, frutas, vegetais, opções integrais, peixes, carnes grelhadas e outros alimentos preparados cuidadosamente para oferecer refeições equilibradas, com baixo teor de gordura e alto valor nutricional. Servido em sistema de buffet, o cardápio varia a cada dia oferecendo desde saladas fresquinhas até receitas sofisticadas como lula recheada, pato confit, cordeiro assado com hortelã, bacalhau à portuguesa e peixe fresco assado, além das famosas massas preparadas ao vivo, com os ingredientes escolhidos pelo cliente. No buffet de sobremesas, diversos tipos de doces preparados na confeitaria do restaurante completam o almoço, e no Empório Max são vendidos pães integrais, cooks, grãos e sementes, frutas secas, granola e outras delícias para levar pra casa.

Durante a semana das 12h às 16h, nos finais de semana das 12h às 18h e durante a temporada das 12h às 22h.

Av São João, 243 – Perequê. Tel. (12) 3896-3700. www.maxpaladar.com.br 33 - Ilhabela Gastronomia


Fotos: Guilherme Andrade


Restaurante por Quilo

Restaurante do Cura

P

rimeiro restaurante a servir comida por quilo em Ilhabela, o Cura tem mais de 35 anos de história na cidade e se transformou num empreendimento familiar que é sinônimo de qualidade.

Instalado na Praia do Perequê, de frente para o mar, o restaurante oferece mais de 60 opções de pratos quentes e frios, saladas e sobremesas, além do Buffet de massas e grelhados preparados na hora com os ingredientes escolhidos pelo cliente. Elaboradas sempre com ingredientes frescos e selecionados, as receitas valorizam a culinária caseira, variando os pratos a cada dia e apostando na diversidade, com carnes, massas, aves, peixes e frutos do mar, saladas, vegetais, frutas e doces artesanais. Horário de funcionamento: Abre todos os dias, a partir das 11:30h.

Av. Princesa Isabel, 337 – Perequê. Tel. (12) 3896-1311. www.restaurantedocura.com.br 35- Ilhabela Gastronomia


Fotos: Guilherme Andrade


O

Restaurante Japonês

Marina Porto Ilhabela

Marina Porto Restaurante nasceu com a proposta de atender os clientes e frequentadores da tradicional Marina Porto Ilhabela, mas em pouco tempo fez tanto sucesso que os proprietários decidiram abrir a casa também ao público.

Em um amplo e charmoso quiosque cercado por decks sobre a areia, bem pertinho do mar, são servidos cortes variados de sushis e sashimis de peixes frescos cuidadosamente selecionados, missoshiro, sunomono, pratos quentes como yakissoba, shimeji, guiôza e rolinho primavera, peixes grelhados e empanados, vegetais, robattas e outras delícias da cozinha oriental, apresentadas em sistema de buffet, com preço único por pessoa ou em menu à la carte. Nesta temporada de verão, a atração do cardápio é o Poke, receita havaiana que é a nova onda na Califórnia e promete conquistar os paladares por aqui também! Para acompanhar, saquê, drinks e caipirinhas, cervejas e uma carta de vinhos e espumantes. Durante a temporada, abre as sextas e sábados para almoço, happy hour e jantar e aos domingos até às 18h. Fora da temporada abre sextas, sábados, feriados e vésperas, a partir das 20:30h.

Av. Almirante Tamandaré, 304 - Itaquanduba. Tel. (12) 3896-1243. 37 - Ilhabela Gastronomia


Restaurante Japonês

Fotos: Marco Yamin

Tori Sushi Bar

E

m um ambiente charmoso e descontraído, cercado por um belo jardim com lago ornamental, o Tori Sushi Bar é o lugar ideal para quem quer saborear receitas especiais da culinária japonesa, com atendimento atencioso e clima alto astral.

Com mais de dez anos de tradição em Ilhabela, o restaurante oferece um cardápio criativo, com receitas exclusivas, ingredientes especiais e peixes de alta qualidade, sempre frescos e selecionados. Além de versões clássicas de sushis, sashimis e temakis, o menu tem diversas especialidades gourmet, como as Lichias Recheadas com Gorgonzola. Para os que não são adeptos de peixe cru, há opções como o Salmão Grelhado com vegetais, saladinhas nutritivas e saborosas, vários tipos de Yakissoba e pratos vegetarianos. Quem quiser experimentar de tudo um pouco pode escolher o Menu Degustação ou um dos combinados caprichados. Para acompanhar, o bar oferece uma carta de saquês nacionais e importados, caipirinhas, coquetéis, cervejas e destilados.

Horário de funcionamento: Aberto de quarta a domingo, a partir das 19 horas Na temporada abre todos os dias.

Av.Pedro Paula de Moraes, 1.030 - Saco da Capela. Tel. (12) 3896-6241 / 3896-3404. facebook.com/torilhabela

39 - Ilhabela Gastronomia


Restaurante Italiano

Fotos: Guilherme Andrade

Famiglia Manzoli

F

undado em 1998 pelo chef italiano Vittorio Manzoli, o Ristorante Famiglia Manzoli se consagrou como um dos melhores restaurantes do litoral paulista, eleito quatro vezes consecutivas pela Revista Veja “O melhor restaurante italiano do litoral norte”.

O cardápio traz pratos fiéis à autêntica culinária italiana, com massas frescas preparadas artesanalmente na casa, carnes como a bistecca alla Fiorentina, risottos, peixes, camarões e frutos do mar. A casa oferece ainda um variado buffet de antepastos produzidos artesanalmente, servidos em um balcão refrigerado, arrematado em leilão do tradicional Grande Hotel Ca’doro. Horário de funcionamento: Abre de segunda a sexta das 19h às 24h e nos finais de semana e feriados das 13h às 24h. Durante a temporada, abre todos os dias para almoço e jantar.

Avenida Princesa Isabel, 207 - Perequê Tel. (12) 3896-5791 www.famigliamanzoli.com.br 41- Ilhabela Gastronomia


Restaurante Italiano

Capitano

F

iel aos sabores genuínos das diversas regiões da Itália, o restaurante Capitano tornou-se ponto de encontro de moradores e veranistas de Ilhabela, e conquistou o público pelo sabor autêntico de seus pratos e pelo ambiente agradável, com bar, piano para as noites de música ao vivo, amplo salão interno e mesas ao ar livre. Comandada pelo chef Fábio Piscioto, a cozinha do restaurante oferece um cardápio completo e variado de massas, além de antepastos e bruschetas, saladas, risotos, carnes, peixes e receitas lactovegetarianas, uma especialidade do cozinheiro. Na lousa pendurada no salão, toda semana, de acordo com a disponibilidade de ingredientes, são anunciadas novidades gastronômicas. Para acompanhar a boa comida, uma ampla e bem elaborada carta de vinhos traz rótulos procedentes de diversas regiões produtoras, armazenados em adega climatizada. Além das opções da carta, a casa tem um moderno Wine Bar com oito rótulos selecionados servidos em jarras de 250 ml.

Horário de Funcionamento: Abre de quarta a domingo, a partir das 19h. Durante a temporada abre todos os dias, sempre para o jantar.

Av. Pedro Paula de Moraes, 703 – Saco da Capela Tel. (12) 3896-5241 - www.pastadelcapitano.com.br facebook.com/CapitanoIlhabela 43- Ilhabela Gastronomia


J

Cozinha Contemporânea

Foto: Divulgação

Pousada Canto Bravo

antar no restaurante da Pousada Canto Bravo é uma experiência inesquecível! Primeiro, porque a pousada está instalada sobre as areais da Praia do Bonete, considerada uma das mais bonitas do Brasil, onde só é possível chegar a pé, através de uma trilha de 12 quilômetros que corta a Mata Atlântica, ou de barco. Como não há energia elétrica, o jantar é à luz de velas. Na cozinha, são preparados pratos inspirados em receitas do mundo todo, que misturam ingredientes locais e especiarias da horta orgânica da pousada aos peixes frescos capturados pelos boneteiros por meio da pesca artesanal. Além do jantar tradicional, que tem couvert, salada, prato principal e sobremesa, é possível experimentar também (sob encomenda) a opção Sabores Inesquecíveis, que traz pratos especiais da tradicional cozinha caiçara. Durante o dia, o restaurante serve petiscos, saladas, massas e grelhados, e conta com bar com serviço de praia, que tem drinks especiais como a famosa Caipirinha Canto Bravo, feita com folhas de tangerina, gengibre, abacaxi e limão.

Horário de funcionamento Aberto todos os dias, durante o ano inteiro.

Praia do Bonete | Latitude: S 23°54'42" Longitude: W 45°19'27". www.pousadacantobravo.com.br

45 - Ilhabela Gastronomia


Aperol Spritz

aprenda a fazer o drink que tem a cara do verĂŁo!


U

m pouco de história: principal ingrediente deste coquetel, o Aperol foi criado em 1919 pela família Barbieri, em Pádua, na Itália. Uma bebida aperitiva, com cor e sabor de laranja, leve, refrescante, com baixo teor alcoólico e que combina com várias outras bebidas.

Nos anos 1930, uma campanha publicitária dedicada às mulheres foi veiculada nos jornais de grande circulação do país, apresentando a bebida como uma boa opção para quem quisesse manter o corpo em dia, graças ao seu baixo teor alcoólico. Reza a lenda que o spritz foi inventado no século XIX em Vêneto, durante o período da dominação austríaca. Como os soldados austríacos não gostavam do sabor dos vinhos italianos, altamente alcoólicos na época, pediam sempre um pouco de água ou de bitter – Spritzen (borrifar em alemão) – para misturar com o vinho SPRITZ VENEZIANO (Receita do livro de Coquetéis Oficiais da International Bartender Association – I.B.A.) 06 cl de prosecco, 04 cl de bitter, uma borrifada de água com gás, gelo e uma rodela de laranja. APEROL SPRITZ (Receita do site da Aperol - www.aperolspritzbrasil.com.br) Faça o seu em 3, 2, 1! Numa taça coloque gelo e uma fatia de laranja 03 doses de Prosecco 02 doses de Aperol 01 doses de agua com gás R. David Lopes é Bartender, Gerente do Restaurante do Cura e Instrutor de Cursos da A.B.L. – Associação de Bartenders do Litoral. 47- Ilhabela Gastronomia


Gin Tônica ganha novos sabores

U

m dos grandes clássicos da coquetelaria, o Gin Tônica é uma bebida com origem histórica. No século XVIII, durante o período da colonização britânica na Índia, os soldados ingleses precisavam beber uma água tônica com quinino, com o objetivo de prevenir a febre causada pela malária. Como o gosto da bebida era muito ruim, eles a misturavam com um pouco de gim, criando uma receita que se aperfeiçoou, deixou de ser remédio e ganhou o mundo! Atualmente, a versão tradicional do Gin Tônica ganhou novos sabores, com frutas, ervas e especiarias, e conquistou a fama de drink perfeito para os dias quentes do verão.

Quer experimentar? Confira a receita super-refrescante do restaurante Famiglia Manzoli: 60 ml de Gin 3 morangos ½ maracujá Água tônica Cubos de gelo Coloque o maracujá no fundo do copo e cubra com os cubos de gelo. Espalhe as fatias de morango na lateral, acrescente o gin e complete com água tônica.

49- Ilhabela Gastronomia


Glenfiddich apresenta drinks comemorativos


Para homenagear os Mavericks, companhia cria receitas especiais A Glenfiddich, o Single Malt Mais Premiado do Mundo, traz para o Brasil o conceito Maverick, que tem o intuito de homenagear profissionais que saíram da zona de conforto e criaram um legado inovador. Confira a receita do Glenfiddich Sour, preparado para homenagear o cineasta Marcos Tellechea, que inaugurou a plataforma Mavericks no Brasil e firmou sua carreira como parceiro na produção do premiado filme "O Regresso". Glenfiddich Sour 60 ml de Glenfiddich 12 anos 15 ml de suco de limão 15 ml xarope de açúcar 15 ml de clara de ovo pasteurizada 4 pedras de gelo Angostura à gosto Antes de fazer o drink será necessário preparar o xarope de açúcar. A porção é de 1 para 1, ou seja, 1 copo de açúcar para 1 copo de água. Basta misturar água com açúcar refinado e levar ao fogo em uma panela. Mexa bem até criar uma calda espessa. Na sequência, com auxílio de um dosador, adicione 60 ml de Glenfiddich 12 anos, aproximadamente duas medidas, em uma coqueteleira de inox. Adicione também o suco de limão, o simple syrup e a clara de ovo pasteurizada. Adicione o gelo e bata bem durante alguns segundos. Quanto mais bater, mais espuma será formada. Depois de batido, adicione o conteúdo em uma taça de cocktail e se quiser, decore com spray de angostura ou com algumas gotas dele.

51- Ilhabela Gastronomia


Chandon Passion on Ice: O drink do VerĂŁo Chandon


O

Verão Chandon é mais que uma estação do ano, é um estado de espírito. É a mistura de todas as coisas boas, do encontro sem hora marcada, de muitos aromas e sabores, da música que toca na pista, das férias, das festas de fim de ano...

E é nesse clima alegre do verão brasileiro, que a variedade mais refrescante e surpreendente da Chandon, Chandon Passion, apresenta uma novidade para deixar o melhor momento do ano ainda mais irresistível. Ideal para ser consumida com gelo, transforma-se num drink saboroso e fácil de preparar: Chandon Passion on Ice. É só colocar 2 cubos de gelo em uma taça de boca larga e pronto! Esse drink é a mistura perfeita para a temporada: faz um brinde à brasilidade, com uma combinação aromática, que remete a frutas tropicais, à alegria incondicional e à explosão sensorial de um povo descontraído, cool e chique. Nesta temporada, Chandon Passion - espumante criado especialmente para o paladar brasileiro - continua com sua garrafa transparente e, dessa vez, também pode ser encontrado em um pack especial. O pack Chandon Passion on Ice, que vem com 1 garrafa de Chandon Passion + 2 taças acrílicas exclusivas de boca larga, é uma ótima dica de presente e perfeito para momentos relax com amigos na piscina, na praia, em sunsets e nos warm-ups de verão.

53- Ilhabela Gastronomia


Drip Coffee


E

xclusividade do Café Gourmet Santa Monica, o Drip Coffe é uma espécie de “café de bolso”, em dose individual, para ser coado na hora. Aromático, saboroso e muito fácil de preparar, o café 100% arábica é apresentado em forma de sachê com hastes flexíveis, que se encaixam nas bordas de copos ou xícaras. Basta adicionar água quente e curtir um autêntico café gourmet. Por ser embalado individualmente, é possível levar sua dose de café para onde quiser.

Modo de Preparo Para uma melhor extração, umedeça o sachê com um pouco de água quente (90º) e aguarde 10 segundos. Depois adicione o restante da água lentamente por mais duas vezes, aguardando o tempo de filtragem. Sugerimos entre 80 à 120 ml de água de acordo com a sua preferência, se mais forte menos água, se mais suave mais água. Em Ilhabela, o Café Gourmet Santa Mônica é representado com exclusividade pela Degutti Cafés e Crepes, que escolheu a marca por sua excelência, desde o plantio e colheita dos grãos até chegar à xícara do consumidor. E para oferecer todo o sabor de um café Premium de qualidade única, a equipe passa por treinamentos e atualizações constantes sobre os equipamentos e produtos. Além do tradicional Espresso, na Degutti é possível experimentar o menu completo dos produtos Santa Monica, como Cappuccino, Chocolate Quente e Chai. Também há diversas bebidas e sobremesas à base de café, incluindo versões Frozen, perfeitas para o verão. Os sachês do Dripp Coffee podem ser degustados na cafeteria ou levados pra casa!

55- Ilhabela Gastronomia


Lazer Entretenimento Turismo Cultura Gastronomia Consumo Saúde Bem-estar Preservação Ambiental Sustentabilidade e as últimas notícias da região!


Veículo de comunicação voltado aos moradores, veranistas, turistas, visitantes e apaixonados por Ilhabela e pelo Litoral Norte paulista, a Revista Ilhabela, há 13 anos, leva aos seus leitores notícias e informações sobre uma das regiões mais bonitas e preservadas do Brasil, com textos e imagens exclusivas e um projeto gráfico e editorial que prima pela qualidade e pelo respeito ao leitor e aos anunciantes. Nossos exemplares são distribuídos gratuitamente em hotéis, pousadas, restaurantes, cafés, lojas, prestadores de serviços e diversos outros estabelecimentos em Ilhabela. Garanta o seu ou acesse a versão online em www.revistailhabela.com.br e boa leitura! 59- Ilhabela Gastronomia


Entre o mar e a Mata Atlântica

I

lhabela tem 346 quilômetros quadrados de área total, formando o arquipélago que compreende a ilha de São Sebastião, que em sua parte voltada para o canal de mesmo nome abriga a área urbanizada, três ilhas menores: Vitória, Búzios e Pescadores, e os ilhotes das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas. Desde 1977, 83% dessa área é protegida por um Parque Estadual, criado para preservar uma das maiores faixas contínuas de Mata Atlântica remanescentes na região. A medida garantiu ao arquipélago a manutenção de uma imensa e exuberante área verde, que somada à beleza de suas praias e cachoeiras faz de Ilhabela um destino que agrada e surpreende turistas brasileiros e estrangeiros. Em 140 quilômetros de costa, estão espalhadas mais de 40 praias, todas cercadas pelo frescor da Mata, que também esconde inúmeras cachoeiras e trilhas para a prática de ecoturismo. No fundo do mar, mais de 20 naufrágios entre cargueiros, pesqueiros, rebocadores, paquetes e petroleiros, fazem da Ilha o maior "cemitério" de navios do Brasil, atraindo mergulhadores do mundo todo. E para receber este turista, empreendedores de diversos ramos investem na região, criando hotéis, pousadas, restaurantes e lojas

projetados para atrair um público exigente e selecionado, que quer aproveitar o que a cidade tem de melhor com conforto e sofisticação. Reunidos, estes ingredientes fazem de Ilhabela um dos melhores destinos tuírsticos do Brasil, escohido por milhares de brasileiros e estrangeiros que desembarcam por aqui em busca de lazer e entretenimento em um ambiente tranquilo, seguro e preservado. Para compartilhar estes atributos e mostrar o que a cidade tem de melhor, a Revista Ilhabela, publicação bimestral da Ilha Editorial, há 13 anos homenageia Ilhabela em suas capas e em cada uma de suas páginas, com o objetivo de divulgar os atrativos locais, promovendo o turismo racional e sustentável, e incentivando a preservação de seu patrimônio natural, histórico e cultural, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de desfrutar seus encantos e belezas. Revista Ilhabela, há 13 anos imprimindo a cultura caiçara e as belezas naturais de uma das regiões turísticas mais bonitas do país!

www.revistailhabela.com.br


Guia Ilhabela Gastronomia - 6ª edição  

O melhor da Gastronomia de Ilhabela.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you