Page 1

Seguranรงa

1 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

2 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

3 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

4 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

5 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

6 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

7 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

8 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

9 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

10 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

11 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa Editorial

12 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

13 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

14 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

15 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

16 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

17 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

18 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

19 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Cinema

Segurança

Veja algumas novidades que serão sucessos em 2016 nas salas de

cinema no Mundo e no Brasil. Star Wars - O Despertar da Força Foi lançado no dia 17 de dezembro, o longa Star Wars – O Despertar da Força. Um dos filmes mais esperados pelo público, o sétimo filme da “Saga Guerra nas Estrelas”, é uma promessa de sucesso para o ano de 2016.

Alvin e o Esquilos, na estrada

Até que a sorte nos separe 3, a falência final

O cinema brasileiro está representado através do filme, “Até que a sorte nos separe 3 – falência final”. Leandro Hassum interpreta Tino. Após perder milhões por duas vezes, ele agora trabalha na empresa do pai do noivo de sua filha, porém se atrapalha e toma atitudes que leva a falência não apenas a empresa, mas todo o país. Completam o elenco Camila Morgado, Kiko Mascarenhas, Bruno Gissoni e Emanuelle Araújo.

Batman X Superman – A origem da Justiça Estreia no Brasil, no dia 24 de março, o filme Batman x Superman – A origem da Justiça. O longa relata que após os eventos de O Homem de Aço, Superman divide a opinião da população mundial. Muitos esperam contar com ele como herói e principal salvador, entretanto, outros não concordam com a sua permanência no planeta. Bruce Wayne está apoiando os inimigos de Clark Kent e decide usar sua força contra Batman. Enquanto ocorre a briga, uma nova ameaça ganha força.

O quarto episódio da franquia Alvin e os Esquilos foi lançado neste mês de dezembro, e promete fazer sucesso entre as crianças também no próximo ano. Intitulado como “Alvin e os Esquilos: Na estrada”, Dave irá casar com Samantha, mas o filho dela não tem simpatia com Alvin e a sua turma, devido a isto, Dave não decide convidar os esquilos para o seu casamento.

A Era do Gelo 5

20 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

Um grande sucesso nas telonas está de volta, é o Filme “A era do gelo 5”. A saga mostrará a procura épica de Scrat pela bolota impossível , que o dispara para o universo acidentalmente, desencadeando uma série de eventos cósmicos que transformam e ameaçam a Era do Gelo Mundial. Para salvar-se, Sid, Manny, Diegoe o resto do rebanho deixam seu lar e embarcam em uma missão cheia de humor e aventura. Eles viajam por terras estranhas encontrando novos personagens.

20

WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

21 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

22 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

23 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

24 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

25 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

26 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

27 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança Saúde IMAGEM ILUSTRATIVA

CONHEÇA O PODER DA CRIOLIPÓLISE.

A

palavra CRIOLIPÓLISE é definida por uma junção de termos científicos e palavras antigas “Crio”que quer dizer “frio” , “lipo” que quer dizer “gordura” e “lise” que quer dizer “destruição”. É caracterizada pelo “resfriamento” localizado do tecido adiposo subcutâneo de forma não invasiva, com temperaturas em torno de -5 a -15 ºC, dependendo da maquina utilizada, causando morte adipocitária por apoptose. A morte apoptótica do adipócito ocorre através da geração de uma paniculite local, que é uma resposta inflamatória induzida pelo resfriamento dos adipócitos precedendo a redução da camada de gordura. Esta inflamação é, portanto, considerada o elemento desencadeador do fenômeno da apoptose, sendo esta ultima, hipotetizada como a chave para a morte dos adipócitos, redução da gordura localizada e, consequentemente a responsável pelo o resultado estético do tratamento. As regiões que estão aptas a receberem essa técnica são flancos, braços, abdômen, parte inferior e superior das costas, região interna e externa das coxas e região subglútea. A área a ser tratada é iso-

28 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

lada com uma membrana protetora também liberada pela ANVISA junto com o aparelho que possui uma manopla com uma ponteira formada por duas placas de resfriamento que farão o congelamento dos lipídios localizados no interior dos adipócitos da região durante um período de congelamento de 45 a 60 minutos de duração. Após o término do procedimento, a área tratada fica avermelhada devido ao congelamento das células, onde o profissional fará uma massagem leve após a retirada da manopla e da manta. Quanto ao resultado, em apenas uma sessão a pessoa pode eliminar até 25% de gordura, deixando claro que o paciente precisa agregar uma vida saudável ao tratamento com exercícios regulares e uma alimentação saudável, o que corroboram com a remoção das células de gordura. Os intervalos de uma sessão para outra é de no mínimo 03 meses. A criolipólise é uma técnica super segura mas, pessoas que possuem sensibilidade ao frio podem sentir as regiões doloridas e adormecidas após as sessões que podem durar cerca de 01 semana. Em casos extremos de alergias ao frio, ou seja, uma sensibilidade exacerbada, o

procedimento não será indicado. Com relação a queimadura, pode acontecer por erro de técnica e de anamnese e por isso a exigência do profissional qualificado é de muita importância para aplicação correta da técnica junto ao seu protocolo de aplicação assegurado pela ANVISA. Ressaltamos ainda que, em virtude de não ser invasiva e de não necessitar do emprego de anestésicos nem repousos ou qualquer outro medicamento, a criolipólise pode ser realizada ao nível ambulatorial por um profissional que esteja capacitado e atualizado com o método.

Dra. Weslany campos

Bacharel pela fiP, Pós em fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva, Pós em fisioterapia em unidade de terapia intensiva, Curso de abordagem em novas tecnologias e técnicas em fisioterapia dermato funcional- formação avançada internacional, Curso completo de luz intensa pulsada-internacional.


Seguranรงa

29 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

30 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

31 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

32 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

33 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

34 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

35 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

36 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

37 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

38 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

39 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

40 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

41 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança Moda Saiba as tendências que farão sucesso neste verão

e não erre na escolha de seu biquíni

U

ma tendência que deve fazer sucesso neste verão são os modelos de biquínis em tricô, crochê e aplicações de telas em rendas. Vale lembrar que esta moda vem também para os maiôs. Com cores alegres e fortes, as estampas mesclam lycra com crochê. Confeccionados de forma bem artesanal incluem versões comportadas até as versões mais ousadas com calcinha que levanta o bumbum valorizando a mulher. Os preços variam entre R$130,00 à R$ 500,00, mas as pessoas fazem adaptações e procuram costureiras e este valor sai abaixo dos preços de lojas de grife. A calcinha de lacinho também promete ser a sensação no verão 2016. Além dos laços nas laterais da estampa, a calcinha vem na forma pequena para delírio de muitos marmanjos.

42 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

A tecnologia invadiu o gosto dos estilistas que lançaram os biquínis 3D ou biquíni biométricos. Bastante querido das celebridades, apresenta um estilo voltado de períodos antigos ao mesmo tempo que apresenta um estilo moderno. O destaque são tons fluorescentes que são típicos do verão. Confeccionados em neoprene, os modelos tem a costura em cor diferente da base da peça, formando recortes geométricos que causam a impressão 3D o que dão o nome para essa tendência.


Seguranรงa

43 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança

Polícia Militar

Operações e estatísticas do 3º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba

O

3º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba (3º BPM) está realizando no mês de Dezembro cinco operações: Operação Boas Festas, Operação Solidariedade, Operação Fecha Quartel, Operação Abono Natalino e Operação Impacto, esta última ocorre com o apoio da 6ª Companhia do Batalhão de Operações Especiais (6ª CIA/ BOPE), da 4ª Companhia de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário do BPTran (4ª CPTran) e de policiais militares que trabalham na administração do quartel do Comando de Policia44

WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

mento Regional II (CPR II). A Operação Abono Natalino ocorre com reforço do policiamento dos locais onde ocorrem o pagamento do abono natalino, que corresponde ao 13º pagamento do Bolsa Família, no período de 05 de dezembro a 23 de dezembro de 2015; A Operação Boas Festas consiste no planejamento e emprego estratégico do efetivo da Polícia Militar para garantir a segurança das festas de final de ano; A Operação Fecha Quartel corresponde ao emprego dos policiais militares, que trabalham na administração do 3º BPM, para reforçar o centro da cida-

de durante o horário comercial; A Operação Impacto se traduz no emprego de um grande número de policiais e viaturas de reforço para realizar blitzen e abordagens em toda a cidade de Patos durante os finais de semana selecionados, com o apoio e integração de policias militares da 6ª CIA/BOPE, da 4ª CPTran e do CPR II. Uma ação inovadora que ocorre durante o mês de dezembro consiste na OPERAÇÃO SOLIDARIEDADE que é uma ação da 3º BPM para arrecadar alimentos que terão sua distribuição entre famílias carentes da cidade de Patos, no


Segurança dia 23 de Dezembro de 2015, visando contribuir com um natal mais próspero para os moradores de comunidades patoenses, fortalecendo os valores de solidariedade e fraternidade entre a Polícia Militar e a Sociedade. Os policiais militares costumam se reunir em um grupo de três e cada grupo doa uma cesta básica, porém neste ano de 2015 um evento em parceria com os clubes de futebol da cidade, Nacional Atlético Clube e Esporte Clube de Patos, corresponderá ao dia “D” da arrecadação desse alimen-

tos, com um jogo beneficente entre as categorias de base desses dois times, no dia 13 de dezembro de 2015, às 16h, no Estádio Municial José Cavalcanti, e o ingresso cobrado corresponde a um quilo (1kg) de alimento não perecível. A Polícia Militar trabalha incansavelmente para garantir a segurança dos cidadãos paraibanos e os números traduzem o resultado do esforço dos nossos policiais, e somente durante esse ano de 2015, de janeiro a novembro, foram apreendidas 117 armas, foram realizadas

87 apreensões de drogas. O Polícia Militar, através do 3º BPM e a Polícia Civil, através Delegacia de Homicídios e Entorpecentes da cidade de Patos, em parceria, conseguiram elucidar aproximadamente 90% dos casos de homicídios na cidade, o que supera os índices de cidades de primeiro mundo. Durante esse ano de 2015 o 3º BPM também realizou a formação de 60 soldados da Polícia Militar que já estão na rua reforçando o policiamento e garantindo a segurança da sociedade sertaneja.

Francisco rubens de andrade campos Filho de José campos de sousa e francisca maria de andrade natural de igaracy -pb, tenente-coronel comandante do 3º bpm bacharel em segurança pública pela academia de polícia militar de cabo branco, especialização em segurança pública pela academia de polícia militar de cabo branco bacharelando em direito pelas FIP,

45

WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

46 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

47 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

48 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

49 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Tradições Segurança

FESTAS DE FINAL DE ANO CHEGANDO, confraternizações, enfim, muitas pessoas são amantes de um bom vinho, principalmente para as ocasiões especiais.

A

dúvida surge no momento que muita gente vai escolher qual o vinho ideal, pois a bebida está lacrada e não tem como saber se a procedência é boa, principalmente para quem não entende do assunto. Assim como qualquer outra bebida, o vinho estraga, ele pode ficar em boa qualidade se estiver bem conservado, se isso não ocorrer o ‘néctar dos deuses’ pode virar vinagre e ficar improprio para o consumo. Confira sempre o lacre da bebida, esta dica é fundamental, você pode optar por vinhos guardados em garrafas deitadas. O vinho deve estar dentro da garrafa até o nível superior do gargalo e se isto ocorrer é sinônimo que algo ocorreu como a evaporação, vazamento ou o produto pode ser falsificado. O vinho tinto não deve ter tons laranjas e os vinhos brancos não devem ter tons marrons. Isso acontece devido a oxidação, teve contato com o ar. 50 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

As bebidas mais caras, na maioria das vezes para as pessoas que tem o paladar mais aguçado. Já que você não entende muito sobre o tema, escolha beber os vinhos de preços medianos. Compre vinhos em lugares especializados, você poderá ter mais informações e alguém irá indicar um bom vinho, mas não esqueça destas dicas que

são fundamentais. Algumas pessoas pensam que os vinhos envelhecidos são os melhores, entretanto, a safra possui um tempo para ser degustado.


Seguranรงa

51 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

52 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

53 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Especial Segurança

ENTREVISTA

Nascido no dia 13 de novembro de 1963, na cidade de Patos - PB, Lenildo Morais, casado, tem dois filhos, cursou Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Mestre em Gestão de Ciência e Tecnologia pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília - UnB, é o atual VicePrefeito de Patos e Secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido

LENILDO MORAIS Gj - Como senhor está vendo o momento atual da Política Nacional? Lenildo Morais - O Brasil passa

54 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

por uma crise profunda na economia e na política. Mas, é preciso separar uma dar outra. Na economia, todo o mundo, passa por mudanças de rumos e ajustes, o Brasil, conseguiu “vencer” a crise de 2008, a partir do estimulo forte ao consumo interno e ao crédito. Neste momento, o ajuste requer das pessoas mudanças de hábitos e comportamentos, conheço pessoas que viajavam quatro vezes por ano, aos Estados Unidos, trocava de carro, a cada seis meses. A crise econômica traz para nós uma reflexão, será que a sociedade de consumo nos traz de fato, a felicidade? Somos felizes com o planeta se esgotando? Sem água potável? Os nossos biomas sendo destruídos? as cidades abarrotadas de carros? Nossos jovens sendo assassinados? Em relação a política, é preciso termos a coragem de propormos mudanças, o debate ético tem que ser recolocado na pauta política. A “politica” é vista hoje com um negócio, para se concentrar poder e capital financeiro, é preciso haver um pacto entre os atores políticos deste pais, este modelo tome lá da cá, está esgotado. A sociedade está reagindo, e cobra da classe política, uma postura mais descente. A escola será o grande mecanismo e instrumento de mudança à boa poli-


Segurança tica, precisamos trazer para a escola, o significado da verdadeira política, para que no futuro, a sociedade possa apropria-se dela. Gj - Então, a crise econômica é estrutural? Lenildo Morais - Claro. É Histórica. Estamos todos vulneráveis, do cidadão ao Planeta. A natureza do modo de produção e consumo da sociedade industrial não está em sintonia com os limites da vida na Terra; a fumaça das chaminés das fábricas industriais, antes o símbolo máximo da época histórica do industrialismo, agora é condenada como um dos símbolos de contaminação. Por isso, os países mais industrializados, auto denominados “desenvolvidos”, também estão em crise. Trata-se de uma crise civilizatória que ameaça a existência de todas as formas e modos de vida em todos os continentes, inclusive no Brasil. Portanto, a Paraíba não é imune aos impactos e consequências da referida crise global. Gj - Como a sociedade pode reagir a este modelo econômico?? Lenildo Morais - Propondo Rupturas, uma crise tanto gera rupturas como emergências paradigmáticas. Se, por um lado, está em crise o paradigma clássico de industrialização, que penetrou também a agricultura mundial durante a chamada Revolução Verde, que privilegiou o paradigma químico, estão emergindo outras opções paradigmáticas, inclusive para a agricultura, como a Agroecologia, uma ciência emergente que reconhece a interdependência entre todas as formas e modos de vida em qualquer território e, por isso, promove o cuidado e o cultivo das relações, significados e práticas que geram a vida, sustentam a vida e dão sentido a vida humana e não humana. .

Gj - Como o senhor ver a ações para a juventude, hoje em nossa cidade? Lenildo Morais - Com mui-

ta preocupação. Muitos usam a atual crise, como desculpa, temos que ter uma política permanente para juventude, nossos jovens precisam de espaços para cultura, esporte e lazer e de incentivos para o primeiro emprego. Temos que usar da criatividade, mobilizar a sociedade, sem pensar em tirar proveito político, não basta só criticar, temos que reagir às mortes de nossos adolescentes, em um esforço conjunto, entre governos e sociedade.

Gj - Isso não é decorrente dá falta de oportunidade para os jovens ? Lenildo Morais - Talvez o cer-

ne da questão está na ausência de perspectivas, Patos hoje, é uma cidade universitária, precisamos aproximar mais a academia, da sociedade, a gestão pública municipal precisa inovar e buscar nas parcerias públicas e privadas, os investimentos necessários, para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Assim, temos que aproveitar este momento de retração econômica para formular, elaborar projetos, firmar parcerias, a nossa cidade tem que está no centro do debate regional. E, isso, gera oportunidades para nossa juventude.

Gj - O que o senhor diria para um jovem que concluiu o ensino médio, não está na universidade e nem tem emprego? Lenildo Morais - Boa pergun-

ta. Já passei por isso, eu e muitos jovens que conseguiram ter uma oportunidade a duras penas, vencendo toda e qualquer adversidade, talvez a ansiedade dos pais e dos jovens sejam o maior gargalo, a pressão é muito grande. São enormes os conflitos no nosso dia a dia, somos obrigados a rece-

ber uma bateria de informações, sejam elas: pela mídia ou redes sociais, com pouco conhecimento. A cada dia, surge uma nova descoberta, nem sempre, a mais apropriada. Temos que estimular os jovens a terem objetivos, a terem motivação à vida e a buscar a sua felicidade. Para isso, devemos estimular a nunca desistir de seus sonhos, a família precisa estar preparada, a proteção é importante, mas, a liberdade de ter utopia é essencial, a escola deve buscar sempre o estimulo a criatividade e a solidariedade.

Gj - se o senhor fosse o Prefeito de Patos, Qual seria a sua principal prioridade? Lenildo Morais - Percebe-se

hoje, um pragmatismo exacerbado em tudo que se faz, acho que as coisas devem ser mais leves, na minha visão, temos que construir com a sociedade todas a prioridades, quando assumir a secretaria de Agricultura Familiar, tomei a iniciativa de reunir os movimentos sociais, para definir: missão, desafios, objetivos e ações estratégicas à inovação. Na minha modesta opinião na gestão municipal, é a mesma coisa, o controle social deve ser aprimorado em nosso município. A sociedade precisa ser mais ouvida, muitas vezes, podemos realizar uma ação, que não e prioridade da população. Por fim, para Gramsci, pensador italiano, as rupturas e tomadas de poder não ocorrem se não forem precedida, por mudanças de mentalidade e tendo como um dos instrumentos mais importantes, para a conquista da cidadania, seria a escola.

55 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança

Tênis de Mesa Patoense Unidos somos mais fortes

TITULOS DE 2015 JOABY SOUSA: Bi Campeão TOP 12 a Paraíba, Campeão Absoluto Paraibano, Campeão Nordeste AABB

GABRIEL FERREIRA (CCR): Campeão Juventude Paraibano, equipe paraibana na Olimpíada Nacional dos Jogos Escolares da Juventude RANIERE PORTO (GEO): Campeão Paraibano Categoria A dos Jogos Escolares.

Mensagem: Gê Maria, dedicamos os nossos resultados a você que tanto ajudou e incentivou a todos!

56 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

57 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

58 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

59 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

60 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

61 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

62 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

63 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

64 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

64 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

65 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

66 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

67 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

68 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

69 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança Educação

Patos agora tem PróAtivo

C

hegou a hora de ir mais longe! Esse é o lema do cursinho prévestibular Pró-Ativo que funciona no auditório da Rádio Espinharas na cidade de Patos. A equipe de professores foi formada para atender todos os requisitos necessários para uma aprendizagem dinâmica e eficaz diante dos desafios de ingresso na universidade.

A professora Gerlúzia Vieira, coordenadora do cursinho Pró-Ativo, relatou que a metodologia será diferente das convencionais, pois o cursinho vem com visão inovadora de quem conhece de perto a realidade e as deficiências da educação. “Queremos proporcionar um ambiente de aprendizagem inovador. Eu tenho 14 anos de experiência em sala de aula e isso me fez observar pequenas coisas que

fazem a diferença em um ambiente de educação”, relata Gerlúzia. T odos os professores que compõem a equipe Pró-Ativo são os que mais aprovam no vestibular. A escolha dos professores se deu por critérios técnicos, de compromisso e de experiência no setor mais importante da sociedade, ou seja, a educação.

Todas as informações sobre o Cursinho Pró-Ativo, podem serem obtidas pelos telefones: (83) 9- 8856-9824/ 9- 9602-9824 ou pelo facebook Gerluzia Vieira.

Faça a escolha certa!

70 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

Profª Gerlúzia Vieira


Seguranรงa

71 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

72 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

73 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

74 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

75 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança Turismo Conheça o Litoral Paraibano,

um lugar belo e paradisíaco no Nordeste Brasileiro

A

Paraíba possui várias praias belas e paradisíacas e muita gente ainda desconhece. A Revista Galera Jovem indica algumas opções para você aproveitar bastante neste verão. A orla urbana da capital João Pessoa oferece um calçadão para as pessoas caminharem ou fazerem atividades físicas. As praias são Bessa, Cabo Branco, Manaíra e Tambaú. Nelas encontram-se hotéis, bares e restaurantes, as pessoas podem apreciar a brisa marítima batendo papo e se divertindo. Na Praia de Tambaú, existe uma feirinha com vendas de comidas típicas e vendas de produtos artesanais. Cabo Branco está situado em uma falésia, onde localiza-se um Farol, o ponto mais oriental das Américas, em outras palavras, lugar onde o sol nasce primeiro no Brasil Continental. Uma característica que diferencia a capital paraibana das demais como Recife, Natal e Fortaleza, é o Plano Diretor, restringindo à altura dos prédios próximos a praia. Na beira-mar de Tambaú, nenhum prédio pode ter menos de três andares, isto faz com que o trânsito seja

76 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

mais calmo e permite que o ar marinho siga centenas de metros no continente. Também existem praias formosas no litoral sul, a 30 km da cidade de João Pessoa. No município de Conde encontra-se a praia de Coqueirinho. Nela além de contemplar o mar, a vegetação e os kenios com falésias coloridas inspira qualquer um que deseje desbravar a região. Uma praia bastante conhecida a nível internacional é a praia de Tambaba, que atrai inúmeras pessoas simpatizantes do Naturismo. Tabatinga não tem muita estrutura, mas possui um ambiente com paisagens belíssimas. Um local para descansar ao redor da natureza, com árvores e um pequeno rio que encontra com o mar proporcionando um delicioso mergulho tanto em água doce, quanto em água salgada. Em Cabedelo, cidade portuária, existe um banco de areia denominada Areia Vermelha, bastante frequentada por paraibanos e turistas. Quando a maré bai-

xa formam-se esses bancos a aproximadamente 02 km do continente. Para chegar até o local, as pessoas se deslocam em catamarãs, lanchas e jet skis. O lugar é lindo repleto de belezas naturais, podendo observar os peixes e os corais nas piscinas naturais, além das cidades de João Pessoa e Cabedelo. É oferecido nos barcos serviços de bar com vendas de frutos do mar e petiscos.


Seguranรงa

77 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança Saúde

DICAS DE SAÚDE

Curta um verão saudável sem riscos a saúde.

O

verão chegou, a estação mais esperada pela maioria das pessoas inicia geralmente no dia 21 de dezembro e tem seu término no dia 20 de março. Esta é a ‘estação das férias’ e por ser um período de altas temperaturas, as pessoas aproveitam bastante esta época para se divertirem em praias, açudes e piscinas. O que é diversão pode tornar-se um grande problema, isso poderá ocorrer porque muitas pessoas se expõem ao sol com mínima ou sem nenhuma proteção a pele. A Dra. Lígia Almeida Bezerra (CRM-PB 6108) informou a reportagem da Revista Galera Jovem sobre os cuidados com o corpo que devem ser feitos durante todo o ano, entretanto, no verão deverão ser intensificados. “Na verdade os cuidados com a pele devem ser o ano inteiro não 78

WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

apenas no verão, mas neste período deverão ser intensificados. Seriam eles, uso de higienizadores não abrasivos, sem sabão e sem álcool; hidratantes e fotoprotetores adequados à sua pele, lábios e cabelos. Hoje em dia podemos utilizar inclusive roupas, chapéus e óculos escuros com fotoproteção”, disse. A hidratação é essencial para o corpo, a médica orienta ainda que, as pessoas procurem um especialista para ser realizado acompanhamento médico no sentido de melhorar os aspectos dermatológicos. ”A hidratação não pode ser esquecida, pois quando tomamos banho de piscina, banho de mar e nos expomos muito ao sol, a pele resseca bastante. A hidratação oral é fundamental, muita gente exagera em bebidas alcoólicas, isso prejudica a saúde. As pessoas que têm uma tendência maior de manchar a pele, devem evitar a fotoexposi-

ção e podem sim fazer os tratamentos necessários para que esta pele não manche tanto. Depois do período de maior fotoexposição que as pessoas geralmente fazem no verão, elas podem se submeter a procedimentos em ambiente ambulatorial para melhorar estes aspectos. É bom procurar um médico para a prescrição do produto mais adequado à sua pele, lábios e cabelos”, destacou. Curta um verão saudável sem riscos a saúde.

Dra Lígia Almeida Bezerra (CRM PB 6108) Graduada em Medicina pela UFCG; Pós Graduada e atualmente professora de Dermatologia pelo Centro Brasileiro de Ciências Médicas em Recife-PE; membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

IMAGEM ILUSTRATIVA

Dermatologista orienta para os cuidados com a pele neste Verão


Seguranรงa

79 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

80 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

81 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

82 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

83 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

84 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

85 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

85 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

86 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

87 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

88 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

89 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança

Esporte e lazer

novas instalações O Centro de Treinamento TOP FUNCIONAL inaugura seu novo espaço com ampla estrutura, o CT agora conta com um espaço de 300m² adaptado a prática do TREINAMENTO

FUNCIONAL E ABORDAGENS DE CROSSFIT. Através de um metodologia eficaz em EMAGRECIMENTO, GANHO DE MASSA MUSCULAR E GANHO DE

MOBILIDADE ARTICULAR, o CT conta ainda com Avaliação Física, Avaliação de Movimento e Acompanhamento externo de Personal Trainer.

Estamos localizados na Rua São José, n°300, bairro Santo Antônio.

OI (83) 98837-2256 / TIM (83) 99895-0757 90 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

@Top_Funcional / @VmPersonal/ @KitaDantas 90 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Informe

Segurança

Presidente da Câmara de Vereadores de Catingueira faz balanço das principais ações durante o ano

A

Câmara Municipal de Vereadores de Catingueira – PB presta contas a população de alguns projetos que foram aprovados na atual gestão, presidida pelo vereador Lindeilton Leite. Foi sancionada a Lei nº 571/2015 que cria no município o Prêmio de Qualidade de Inovação (PMAQ/ AB), com base na portaria GM/MS nº 1.654/2011, que institui o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Outra lei sancionada foi a de n° 569/2015 que dispõe sobre a atualização do piso salarial para profissionais de Educação fixada pelo Governo Federal com recursos do Fundeb e dá outras providencias. Estas leis

beneficiam os funcionários da Saúde e da Educação. Foram também aprovados dois projetos de sua autoria, um que dispõe sobre a exclusividade de instalação de pequenos comércios ambulantes nas ruas e praças da cidade durante as tradicionais festas do município, custeadas pelo Poder Público Municipal, garantindo prioridade aos pequenos comerciantes locais. O segundo projeto de lei proíbe a exposição de radiação solar dos agentes de limpeza públicas (garis) nas atividades a céu aberto, no horário compreendido das 10 horas às 16 horas no Município. Fica autorizada a Prefeitura a fornecer mensalmente protetor solar aos agentes de limpeza pública que exercem sua atividade a céu aberto, além do adicional de

insalubridade. Após uma reunião entre o presidente da Câmara e representantes da Energisa, foi corrigido um erro na cobrança da taxa de iluminação pública. Na reunião, representantes da empresa alegaram que a cobrança se faz baseada na lei anterior por falta de comunicação oficial da prefeitura local, mas que a situação será solucionada após a comunicação do Poder Legislativo, feita na oportunidade por Lindeilton, quando protocolou ofício comunicando existência da Lei Municipal nº 506/2011, de 06/04/2011, que introduzia modificações nos procedimentos de cobranças da taxa de iluminação pública. Isso gerou descontos que chegam a 6%

Mensagem do Presidente “Neste ano de 2015, a Câmara de Catingueira esteve mais próxima das pessoas, demonstrando serenidade e transparência nos seus trabalhos. È com esse espírito que levamos até você e sua família, os nossos votos de um feliz natal e um ano novo repleto de realizações, saúde e conquistas. Boas festas!”

9191 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

Vereador Lindeilton Leite Presidente

91

WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

92 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

92 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

93 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Opinião

Segurança

SUPORTE FAMILIAR: Um caminho necessário para enfrentar a depressão

V

ivemos numa época marcada por um grande sofrimento psíquico refletido no profundo sentimento de insignificância, intimamente conectado a uma sensação de vazio existencial. Essa realidade cada dia cresce e amedronta as famílias, pois chega de repente, como uma tempestade trazendo a todos um desamparo, que exige das famílias, amigos e sociedade um apoio e compreensão mais profunda para melhor enfrenta-lo. Dentre tantos sofrimentos psíquicos, destaco os transtornos do humor, que são clinicamente caracterizado pela experiência subjetiva de grande sofrimento, podendo-se observar perda de energia e interesse; humor deprimido; diminuição do desejo em realizar tarefas que antes causavam prazer (anedonia); problemas relacionados ao sono; perda de energia ou fadiga constante; dificuldade de concentração e diminuição na habilidade de pensar, além de dificuldades em tomar decisões; perda de apetite; baixa auto-estima; sentimentos de inutilidade ou culpa e pensamentos sobre morte e suicídio. T odos esses sintomas acabam por comprometer a vida social, profissional e interpessoal do indivíduo (Kaplan e Sadock, 1993). No ultimo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão, que é um transtorno de humor se situa em quarto lugar entre as principais causas de ônus entre todas 94 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

as doenças, e as perspectivas são ainda mais sombrias. Se persistir a incidência da depressão, até 2020 ela estará em segundo lugar. Então, diante dessa realidade que está tão perto de nós: o que fazer? Como podemos ajudar e conviver com um familiar ou amigo que desenvolva um quadro depressivo? Dizendo simplesmente: Não chore! Não sofra! Não pense! Seja forte! Erga a cabeça! Tenha fé! Percebo que diante de tantos atendimentos e escutas que venho realizando esse não é o caminho. Podemos até tentar compreender e sentir o outro em sua angústia, mas a dor e o sofrimento são intransferíveis e subjetivos. Dai a importância do suporte familiar para o enfrentamento dessa realidade. Entende-se por suporte familiar um tipo de relação entre os integrantes familiares, tais como superproteção, carinho, atenção, afetividade, interesse, empatia, entre outras atitudes. Não tenho dúvida, que o suporte familiar pode ser um relevante construto associados à capacidade de enfrentamento de problemas, autoconceito, afeto positivo, bem-estar psicológico, diminuindo a recorrência de diversos transtornos, como por exemplo, no caso dos transtornos de humor, a exemplo da depressão. As crises econômicas, politicas, sociais e éticas, que estão ocorrendo atualmente, afetam as famílias e consequentemente parecem ter alguma relação com a prevalência de depressão,

do vazio que existencial que assombra a humanidade. É claro, que seria muito ingênuo pensar que somente estes fatores estariam contribuindo para isto, porém não deve ser desprezado que a família funciona como um colchão amortecedor para os eventos estressores, pelos quais os o ser humano enfrenta no seu cotidiano. Portanto, caro leitor, precisamos ajudar o individuo diante do seu sofrimento psíquico a encontrar sentido para a sua vida. E neste caminho será muito importante a compreensão e acolhida por parte dos familiares e amigos para enfrentar os monstros e as noites escuras, que tentarão destruir a alegria e a motivação do viver. Sei que não é fácil conviver com essa realidade, no entanto, precisamos descobrir que o ser humano é maior do que sua patologia, e leva-lo a desenvolver essa esperança que o transcende diante de qualquer situação que lhe cause vazio e sofrimento existencial. Portanto, nesta busca de sentido “façamos da interrupção um caminho novo; da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte e da procura um encontro!”.

Padre alixandre soares de carvalho

Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Patos PB 94 Graduando em Psicologia WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

95 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

96 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

96 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

97 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

98 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

99 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

100 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

101 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

102 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

103 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

104 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

104 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

105 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

106 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

107 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


PROJETO VOLUNTÁRIO DE EQUOTERAPIA É DESENVOLVIDO PARA CRIANÇAS NA CIDADE DE PATOS

MAIS INFORMAÇÕES AS PESSOAS DEVEM LIGAR PARA O NÚMERO: (0XX83) 99912-2904.

U

m método terapêutico e educacional está sendo desenvolvido na cidade de Patos – PB, através do projeto Equo Patos, que utiliza o cavalo em sessões multidisciplinares e interdisciplinares. O projeto foi criado em maio de 2015 pelo porteiro Rivanio Sousa, um apaixonado por cavalos. Inicialmente as ações começaram a ser desenvolvidas com um filho de um amigo portador de necessidades especiais. Após o início dos trabalhos, fotografias foram postadas em redes sociais e atraíram outras famílias. O tratamento é desenvolvido com dois cavalos em uma pequena chácara localizada próxima a BR 230, conta com o apoio voluntario de uma psicóloga, fisioterapeuta e uma fonoaudióloga. O trabalho ocorre nas segundas-feiras, terças-feiras e sextas-feiras no horário das 16 horas às 18 horas. Rivanio Sousa, criador do

108 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

projeto, pediu apoio de pessoas e empresas para incentivar o trabalho voluntário. “Estamos precisando da ajuda de pessoas e empresas no projeto. Precisamos de apoio de profissionais e apoio financeiro, visto que os custos são altos para manter um projeto como este. Não só eu, mas outras pessoas veem este trabalho com extrema importância. Será um prazer receber as pessoas que queiram conhecer a nossa ação e saber mais um pouco sobre a equoterapia”, disse. A psicóloga Rita de Cássia Lima Herculano, falou dos benefícios que a equoterapia proporciona aos praticantes e a satisfação de realizar um trabalho voluntário. “Os benefícios são muitos, em relação à psicomotricidade; a coordenação motora ampla; a questão do equilíbrio da criança e a consciência corporal. Na parte psicológica, está bem relacionada a autoconfiança, a autonomia da criança que ela vai adquirindo através do vinculo do animal, superando os limites. A satisfação

é imensa porque é um projeto de método terapêutico educacional do praticante, beneficiando vários problemas, pois é um auxilio ao tratamento convencional, então é uma satisfação em saber que estou trabalhando com algo que traz resultados em tão pouco tempo”, explicou. O coordenador pedagógico, Fred Ivo, é pai do garotinho Miguel de cinco anos que foi a primeira criança a participar da equoterapia. Ele falou de resultados obtidos após o tratamento. “O projeto em si, ele tem um embasamento muito bom porque ele proporciona aos nossos filhos uma melhor condição na postura, na sociabilidade, na conduta com animais. Especificamente para Miguel, melhorou consideravelmente na postura, visto que, ele tem paralisia celebral e dificuldade em sentar, a socialização com as crianças no projeto também é algo bom. Patos não tinha este projeto e a satisfação é grande porque vemos a evolução dos nossos filhos nesta ação”, relatou.

IMAGEM ILUSTRATIVA

Segurança Saúde


Seguranรงa

109 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

110 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

111 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

111 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranテァa

GRテ:ICA MOURA RAMOS

112 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

112 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

113 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Segurança Moda Tenha um visual estiloso neste verão;

siga as nossas dicas e acerte no look.

O

v e r ã o chegou e a cada edição, os estilistas e as grandes lojas criam estilos ou retornam tendências para as pessoas ficarem sempre na moda. O estilo Esporte Fino Sockless, promete invadir não apenas as passarelas, mas as ruas. O estilo sem meia, com os calcanhares aparecendo, com a barra da calça dobrada ou no estilo normal. Esta forma é muito usada em bermudas, o tradicional, ou seja, homens usam a bermuda sem meia ou com ‘micro meias’. A dica também é usar meias invisíveis, principalmente em dias quentes para evitar o mau cheiro. Outra tendência que deve fazer sucesso neste verão é camisa manga curta estampada. Nas formas Florais, Tropicais, Minimalistas, Listradas e Xadrez. Este estilo é ideal principalmente para o verão na região Nordeste, onde o

114 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

aumento de temperatura é constante. As camisas podem vir direto de fábrica com mangas curtas, bem como a pessoa pode dobrar a manga de uma camisa que não seja tão curta, ficando na moda do mesmo jeito. Jeans nunca sai de moda e no verão pode-se usar o Light Jeans, aquele mais claro, dando destaque para as camisas, bermudas

e calças. Para uns é simples, sem ênfase, entretanto, o tênis branco vem forte. É sempre bom ter o modelo mais baixo e no estilo esportivo.


Seguranรงa

115 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

116 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

116 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

117 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

118 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

118 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

119 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

120 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

120 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

121 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

122 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

123 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

124 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

125 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

126 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

127 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

128 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

129 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR


Seguranรงa

130 WWW.GALERAJOVEM.COM.BR

Edição de N° 45 Revista Galera Jovem Novembro/Dezembro 2015  
Advertisement