Page 1

www.galerajovem.net

1


2

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

3


4

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

5


6

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

7


8

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

9


10

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

11


12

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

13


14

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

15


16

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

17


18

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

19


20

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

21


antenados

Nova Parceria

O

lá gente, sou Eri Medeiros e em primeiro lugar quero agradecer a DEUS, depois ao Rannieri, proprietário dessa revista pelo convite para escrever um pouco sobre cultura e entretenimento. Bom, eu atuo no rádio há cerca de 20 anos, todos eles pela Rádio Panati FM, 93,9 onde atualmente comando o programa “Área 93” das 09 às 11 hs. Paralelo ao rádio, também desenvolvo outras atividades como a de produção de eventos, junto a Área badalada Eventos. Também sou artista plástico desde 2003. Desenhar, pintar, rabiscar sempre fez parte da minha vida, desde a época da escola e em 2003, resolvi fazer o curso profissionalizante de pintura e desde então, segui em frente, fazendo dessa arte, uma de minhas fontes de renda. Atualmente tenho o Atelier das Artes que fica localizada na Rua do Prado, 776, próximo a Campal. Produzimos telas no estilo Abstrato Moderno, além de telas personalizadas com a logomarca de sua empresa. O envolvimento com o rádio, a produção de eventos, a pintura fez com que adquirisse conhecimento sobre um pouco de cada coisa e me despertou o interesse de repassar para o público o que sei e o que é notícia do mundo artístico em geral: Rádio, TV, artistas musicais enfim, foi então que resolvi fazer um site para que através dele, eu pudesse repassar para as pessoas um pouco dessas informações, afinal, muitos são os que buscam notícias do seu artista preferido. Foi então que surgiu no dia 05 de maio de 2013, o site www.erimedeiros.com.br onde diariamente você tem acesso a várias informações do meio artístico. Então, a partir de agora, a

22

www.galerajovem.net

cada edição dessa conceituada revista eu também vou estar por aqui, informando sobre fatos marcantes do mundo artístico, eventos que irão acontecer nos próximos dias entre outros assuntos.

Próximo Evento

Já é grande a expectativa pelo Natal da Área que chega a sua 6ª edição em 2013. Grandes bandas já passaram pelo evento ao longo dos anos. Entre elas: Saia Rodada, Garota Safada e Forró Pegado. Para esse ano, o evento contará com a apresentação de três bandas, juntando gerações de duas épocas numa mistura de ritmos e estilo musical que promete agradar em cheio e levar um público ainda maior que nos anos anteriores. Estão escalados para animar o evento as bandas Forró do Dono, Forró Pegado e Sirano & Sirino. A festa acontecerá no dia 24 de dezembro no Patos Tênis Clube a partir das 22 horas.

E por falar em Forró do Dono...

A banda surgiu no início do ano e a cada dia se

firma cada vez mais no cenário musical, tornando-se uma das mais pedidas para shows e eventos. Com cerca de dez meses que foi criada, Forró do Dono já se apresentou no programa “Feminíssima”, pela TV Tambaú, afiliada do SBT em João Pessoa. A banda conta nos vocais com Rafael, Macaxa e Barbara, trio que vem fazenda a festa da galera forrozeira. Para o mês de dezembro, a banda conta com vinte shows agendados por várias cidades da Paraíba e do Pernambuco.

Fazendo Bonito... A paraibana Lucy Alves vem fazendo bonito no “The Voice Brasil”. Com sua sanfona inseparável, Lucy já se apresentou três vezes na atração conquistando a aprovação do público e de seu técnico Carlinhos Brow. Lucy se apresentou no programa do dia 05 de dezembro e passou para a próxima fase, sendo uma das favoritas do programa.

Falando em “The Voice”... A Globo acertou em cheio a mudança do dia de apresentação da atração. Na primeira temporada, o programa ia ao ar nos domingos às 02:15 da tarde. Na temporada de 2013, a atração ocupou a grade da quinta feira e só tem rendido bons frutos à emissora. A cada semana o ibope comprova o favoritismo do programa que já chegou a atingir a marca de 24 pontos, deixando a emissora em primeiro lugar confortavelmente onde na mesma hora a segunda colocada não passou dos oito pontos. Cada ponto no Ibope corresponde a 62 mil aparelhos de TV ligados.


www.galerajovem.net

23


antenados

O cinema perdeu um grande astro.

P

aul Walker, estrela do filme “Velozes e Furiosos” morreu no último sábado, dia 30 de novembro, vítima de um acidente automobilístico. Paul participou de um evento beneficente e quando voltava para casa na companhia de um amigo que dirigia o seu carro, bateu de frente num poste. Após a colisão, o veículo pegou fogo, vitimando Paul e seu amigo. O acidente aconteceu por volta das 15h30, horário local em Santa Clarita localizada no norte de Los Angeles nos Estados Unidos. Segundo o Xerife do comando de Los Angeles, a velocidade desenvolvida na hora do acidente pode ter sido a causa principal. Com 40 anos, Paul deixa uma filha de quinze e a namorada Rebeca. .

A semana foi de perda para a banda Noda de caju que perdeu de uma só vez seus dois principais vocalistas, os cantores Ricardinho e Valeria Cavalcante. O anuncio foi dado no domingo dia 1º de dezembro durante o evento “Vamos Emagrecer o Ricardinho” era um evento beneficente, cuja renda seria destinada ao pagamento da cirurgia bariátrica do cantor que sofre com obesidade mórbida, sendo necessária a intervenção cirúrgica para que tenha uma vida com mais qualidade. A banda Noda de Cajú, simplesmente não compareceu ao evento. Em lágrimas Ricardinho lamentou a ausência da banda em que canta há vários anos e aproveitou para fazer o anuncio de seu desligamento. Minutos após, sua companheira de palco que estava afastada da banda por problemas de saúde chegou ao evento e revoltada com a falta de respeito da banda para com o músico em não comparecer ao evento, anunciou que também estaria deixando a banda. Os dois seguirão em um novo projeto que até o momento está batizado “Valéria e Ricardinho”, voltado para o Forró das antigas.

Valéria e Ricardinho Bete Nascimento se desdeixam a banda Noda de taca como apresentadoCajú. ra. A cantora Bete Nasci-

mento vem se destacando nos últimos tempos como

24

www.galerajovem.net

apresentadora. Atualmente sob o comando do programa “Dá Notícias” na TV Somzoom, a cantora se supera a cada programa. Com cerca de 30 minutos de duração, Bete tem recebido diversos amigos em sua atração. Kátia Cilene, Aduílio Mendes, As Estyllozas (Daniela Campelo e Rozângela Bandeira), Rita de Cássia, Mara Pavanelle, são alguns dos nomes que já passaram pelo programa, contando um pouco de sua trajetória musical, fatos marcantes de suas carreiras e claro, também cantando sucessos que ganharam projeção no mundo forrozeiro através de suas vozes. O programa vai ao ar nas terças feiras às 20 horas e você pode acompanhar através do link : www.somzoom.com.br/tv-somzoom/ Vale a pena conferir.

Eri Medeiros Blogueiro e radialista. Informações sobre esta coluna: eri-medeiros@hotmail.com


www.galerajovem.net

25


26

www.galerajovem.net


Fone/fax:(83)3421-3585 - E-mail:melquiadeshotel.pb@hotmail.com www.galerajovem.net 27 Rua: Rui Barbosa,20 - Centro - Patos - PB


28

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

29


gastronomia

Transformando sonhos A CULINÁRIA ITALIANA : em realidade. História da Gastronomia Italiana

D

entre os principais patrimônios que caracterizam a Itália, além de suas belezas paisagísticas e de sua arte, está a gastronomia. A cozinha italiana é talvez uma das mais ricas do mundo, principalmente no que diz respeito aos ingredientes característicos da cozinha típica e regional. Isso é sem duvida conseqüência dos vários povos que passaram pela península itálica através dos séculos e lá deixaram sua marca com a introdução de novos elementos e alguns pratos hoje apreciados em todo o mundo. Uma das etnias que mais influenciou na formação dessa cultura foram os árabes, que, a partir do século IX, principalmente na Sicília, implementaram a culinária local com o açúcar, o arroz, a canela, o açafrão, a berinjela e os doces de marzipã. Além disso, transmitiram as técnicas de produção de figos secos e passas. A partir de 1600 os espanhóis também deixaram sua marca, principalmente com novos produtos originários da América como, por exemplo, o tomate, a batata, o feijão, o milho, o cacau, o rum e o café. Na época de Napoleão Bonaparte, os franceses transmitiram agregaram à culinária italiana a utilização de pratos com produtos derivados do leite, como manteiga e creme de leite. Eles também ensinaram aos cozinheiros italianos formas mais refinadas de apresentação dos pratos, com um visual mais elaborado. Com a imigração dos italianos para a América (Nova York, Buenos

30

www.galerajovem.net

Aires e São Paulo), a partir de 1900, a Itália exportou sua culinária, principalmente com napolitanos, que passaram a divulgar a pizza e o famoso “spaghetti al sugo”, pratos conhecidos e apreciados em todo o mundo. Portanto, é difícil falar numa cozinha italiana, o mais correto é falar em cozinha típica regional italiana. Além das diferenças gastronômicas entre o sul e o norte, dentro da mesma região encontra-se em várias cidades, até mesmo próximas, diferenças históricas, devido aos povos que passaram no local, geográficas e climáticas que determinam os tipos de produtos elaborados e que, por sua vez, vão constituir os ingredientes dos pratos tipicamente regionais. Em poucas palavras, na gastronomia do norte da Itália predominam produtos de influência francesa, austríaca e húngara, com o emprego de muitos produtos derivados do leite, enquanto que no sul, predominam os de influência ára-

be, quais sejam: uso de muito molho de tomate, pouca carne bovina e muita carne de coelho, ovina, caprina e suína. Nos bosques e montanhas predominam os famosos “funghi” e muita caça. Já no litoral, encontra-se diversos tipos de peixe, com destaque para o atum e o peixe “spada”, além de muitos frutos do mar e bacalhau. Dentro do cenário gastronômico italiano, também há a Cozinha Mediterrânea, principalmente na parte meridional e nas ilhas da Sicília e Sardenha, a qual é conhecida pelos italianos como “cozinha sadia”, rica em carboidratos, frutas, verduras, peixes, pouca carne e muito óleo de oliva. Salames, queijos e vinhos de primeira linha completam a riquíssima cozinha tipicamente regional de todas as partes da Itália e apreciadas em todo o mundo.

Buon Appettito!


www.galerajovem.net

31


Tecnologia

“Agora eu quero o meu Facebook”,

diz idoso durante projeto de inclusão digital

T

rinta idosos da cidade de Cacimba de Areia – PB, no sertão paraibano, estão sendo pioneiros em um projeto de inclusão digital que está sendo desenvolvido pelo Tele Centro da cidade com o professor Cláudio Barreto Filho. A ação tem total apoio da Secretaria de Assistência Social e da Prefeitura Municipal de Cacimba de Areia. Durante a manhã desta quarta-feira, dia 13, os alunos da terceira idade tiveram um café da manhã com frutas, massas, sucos e frios para começar bem o projeto de inclusão digital que também será implantado nas cidades de Areia de Baraúnas, São José de Espinharas e São José do Bonfim, cidades polarizadas por Patos. Cláudio disse que todas as pessoas da chamada terceira idade tem muita força de vontade diante do mundo da informática e da internet. Alguns, disse Cláudio, já querem até abrir o seu pró-

prio Facebook. A Secretária de Assistência Social, Hislânia Cabral relatou que está surpresa com a aceitação da turma e que isso demonstra que nunca é tarde para novas descobertas. A turma pioneira da cidade de Cacimba de Areia no projeto de inclusão digital para os idosos terá o assistente social Alyson Lavôr para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. A reportagem do patosnline.com acompanhou a 1ª aula e pode ver expressões de quem viu um novo mundo através da rede mundial de computadores na internet. O senhor Antônio Carneiro e a senhora Maria de Lourdes Monteiro ficaram cismados nas primeiras instruções sobre com-

putação, mas depois virão que não é tão difícil de manusear. Os três Tele Centros da cidade de Cacimba de Areia estavam abandonados e agora começam a ter funcionamento. Os locais começam a funcionar durante toda a semana nos expedientes da manhã e da tarde

Professor diz que cursos através da internet ainda são pouco explorados pela população Cláudio Sousa Barreto Filho, professor de informática e coordenador dos Telecentros em Areia de Baraúnas, Tavares, Cacimba de Areia, São José do Bonfim, São José de Espinharas e Patos, diz que existem inúmeros cursos gratuitos e também pagos que podem dar uma grande contribuição para a formação profissional, mas ainda são pouco explorados pela população. Preocupado com a pouca procura e querendo tornar pública a possibilidade de se ter educação de qualidade e com preço módico e até mesmo gratuito, Cláudio está ofertando através da Associação Telecentro de Informação e Negócios – ATN, entidade Não Governamental e que trabalha com órgãos

32

www.galerajovem.net www.galerajovem.net

do Governo Federal e outras empresas, as informações necessárias para que os interessados possam ter acesso aos cursos. “São mais de 70 cursos, entre os quais: contabilidade, administração, informática enfermagem, direito, fisioterapia, farmácia entre outros. A ATN tem parceria com a Microsoft e outras grandes empresas que facilitam o acesso à educação através da rede mundial de computadores e esse fato tem que tornar-se público para auxiliar na educação dos inúmeros jovens desse país”, diz Cláudio. Todos os cursos oferecidos pela ATN são online com vídeo aula e salas de aulas e professores interligados através da rede mundial de computadores.

Os interessados e aqueles que desejarem maiores informações podem fazer contato com o professor Cláudio através dos telefones: (83) 8119-1864/ 9684-6932. E-mail: globalclaudio@hotmail.com Cláudio foi o único professor que realizou o curso de Conexão Digital que acorreu na cidade de Recife – PE. Através desse curso abriu-se a porta para que houvesse parcerias oferecendo os cursos para pessoas interessadas no sertão paraibano.

Claudio Barreto Filho Coordenador, professor e empresário


www.galerajovem.net

33


34

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

35


36

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

37


38

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

39


40

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

41


42

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

43


44

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

45


46

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

47


48

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

49


50

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

51


Esporte

TÊnis de mesa: Uma tragetória de

vitórias com muitas dificuldades

W

eberson Leitão é um aficionado por tênis de mesa e sua pai-

xão foi muito mais além que a prática individual do esporte, pois ele conquistou vitórias em nível nacional que projetaram a cidade de Patos em todo país. Weberson levou sua experiência de campeão e socializou seus conhecimentos para quem desejou e deseja aprender. O mesatenista, literalmente, fez escola para muitos esportistas. Atualmente o espaço utilizado para treinar campeões está localizado na Rua Enaldo Torres Fernandes, Bairro Liberdade, em Patos, mas por falta de apoio poderá fechar suas portas deixando vários vitoriosos órfãos. O aluguel de R$ 800,00 está com dois meses de atraso. Essa quantia é paga por Weberson, que vez por outra tem apoio de frequentadores e amigos que admiram a luta em prol do tênis de mesa. Entre tantos campeões que aprenderam com Weberson podemos destacar: Lacordaire Segundo, Douglas, Marcela, Mércia, Fagner, Pedro Júnior, Igor, Ana Vitória, Zé filho, Yago, Joaby, Patrícia, Jady, Ivan, Raniere, Sofia, Amauri, kamila, Estefany, Jarlene, Jailma, Wiviane, Gê Maria e tantos outros que venceram competições municipais, estaduais e federais, além de vários torneios promovidos em nível de América Latina e do mundo. Alguns dos citados acima já foram convidados para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa. O espaço da escola de tênis de mesa é aberto sem custos para o artista plástico Mário Leitão que dá aulas de pintura e confecciona artesanato. Mário diz que também não tem apoio e é grato a Weberson pelo espaço. No local ainda acontecem aulas de

52

www.galerajovem.net www.galerajovem.net

judô que são ministradas pelo professor Daniel Anderson . Com o espaço fechado, várias crianças serão prejudicadas.

No mês de Novembro Weberson Leitão foi campeão em competição realizada em Salvador – BA. Mesmo com tantas vitórias e um currículo de mesatenista invejável, Weberson nunca havia relatado sua angústia devido à falta de apoio ao esporte na cidade de Patos. “Tenho feito quase tudo com recursos próprios, mas não tá dando mais. Vou colocar as mesas a venda, pois não quero ficar devendo nada. Pago o aluguel e sigo em frente”, relatou Weberson.


www.galerajovem.net

53


54

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

55


56

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

57


58

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

59


60

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

61


62

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

63


64

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

65


comportamento

Desejo cristão

O

cristianismo, mais que uma religião, é uma proposta. A mesma foi evidenciada por meio da experiência de Jesus, um jovem homem que cresceu em um povoado pobre da Galiléia, há dois mil anos. Sua proposta é exageradamente simples e demasiadamente humana. Sua simplicidade se deve ao fato de ser acessível a todos, e sua humanidade por visar o resgate original da essência dos homens e das mulheres. Trata-se de uma proposta, tornada atitude, que instaura o entendimento, a partilha, o desapego, a solidariedade, a bondade, o diálogo, a humildade, a simplicidade – o amor e a caridade. Hábitos simples e espontâneos, gratuitos e livres. Nada de fardos pesados, de juízos condenatórios, de exclusão e preconceito. Nada de disputas pelo poder, de vaidade egoísta, de presunção e arrogância. Nada de ganância, revide, falcatruas, hostilidades, intrigas e competições.

66

www.galerajovem.net

A imagem da manjedoura de Belém é profundamente simbólica e nos comunica a essência da proposta cristã. É o testemunho de Deus. É o sinal do cumprimento de uma antiga promessa: Deus viria até nós para nos resgatar de nossa desumanização. Não um resgate mágico e impositivo, mas um resgate em forma de convite: Vinde e vede! A contemplação do modo de vida dos discípulos com Jesus, como nos é narrado no Novo Testamento, deveria suscitar em nós o desejo de respondermos com um sim convicto e determinado ao tal convite. O tempo e os interesses diversos que caracterizam a história dos homens testemunham um esquecimento do cristianismo. Ele foi excessivamente adaptado, instrumentalizado e esvaziado. Porém, continua válido, a disposição da humanidade que segue a pe-

rambular em busca de sentido. Mas não pode ser um cristianismo mercantil, personalista, sectarizado, elitizado, prosélito nem apelativo. Natal é nascimento, é manjedoura, é Belém. O cenário no qual surgiu a proposta, em ato, do cristianismo. Desejo, pois, que você descubra a simplicidade e a humanidade desse acontecimento. Que a vivência cristã seja resgatada em sua essência, que os cristãos sejamos despertados de nosso esquecimento e que o desejo de sermos mais humanos e fraternos vá além de uma mera conveniência discursiva.

Francisco Almeida de Lucena Psicanalista Mestre em Filosofia pela UFPB


www.galerajovem.net

67


68

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

69


tecnologia

Novidades no mundo tecnologico

games & gadgets

os mais recentes lançamentos e o que está por vir IPAD AIR

TV OLED 55´ LG

O

s “applemaníacos” já podem ficar felizes. Com suas elegantes e finas bordas laterais e o chanfrado prateado que nós aprendemos a amar com o iPhone, o Air é sem dúvida o tablet mais bonito que a Apple já fez até hoje. Como um iPad Mini, mas maior, e com uma tela para a qual vale a pena olhar. Os ângulos mais marcados, mas ainda arredondados, do iPad Air parecem mais deliberados. Pela primeira vez, o corpo do iPad parece ter um senso de propósito como se o design tivesse sido feito para ser bonito por direito próprio, em vez de ser somente um esqueleto para segurar as peças necessárias para que a tela funcione. O iPad Air é um tablet grande que é tão bonito desligado quanto ligado, algo que até agora só o Surface tinha feito do jeito certo. O iPad Air é uma maravilha da tecnologia. É mais fino, mais leve e melhor do que qualquer tablet do seu tamanho. Mas mais importante, ele mostra que o iPad é capaz de melhorar por dentro e por fora.

Com apenas 4 milímetros de espessura e menos de 10 quilos, as TVs OLED – sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz – da LG reproduzem imagens vividas e realistas, devido ao avanço da tecnologia WRGB. O exclusivo sistema Four-Color Pixel da LG conta com um subpixel branco, que atua em conjunto com os tradicionais vermelho, azul e verde para criar cores perfeitas. A TV OLED de 55 polegadas possui a exclusiva tecnologia Color Refiner, que aprimora ainda mais os tons, e ainda, oferece uma taxa de contraste mais nítida.

pROJETOR WUXGA SONY A japonesa Sony traz mais uma novidade ao mercado eletrônico. O projetor WUXGA é o primeiro dispositivo do tipo a usar a tecnologia Light Laser Source e é capaz de trabalhar com intensidade de 4 mil lumens e exibir imagens com resolução máxima de 1900 x 1200 pixels. Além disso conta com o recurso 3LCD, que garante um tempo de uso de 20 mil horas antes que haja a necessidade de manutenção. O produto adota linhas limpas, capaz de fazê-lo se confundir com o ambiente.

70

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

71


Geral novidades 2014

O cheiro está no ar!!

Lançamentos de Perfumes para 2014.

F

altando alguns dias para entrarmos oficialmente no verão, mas as temperaturas já estão subindo e já guardamos nossos perfumes de inverno. Afinal, perfumes intensos, muito doces, se tornam enjoativos e pesados para dias ensolarados e noites calientes, certo? Você já sabe por que isto acontece: as notas olfativas são feitas de moléculas, que evaporam mais rápido com a ajuda do álcool contido nos perfumes. Os aromas ficam mais intensos. Notas muito densas, como almíscar, âmbar, notas amadeiradas quentes, orientais e perfumes muito doces, ficam ainda mais chamativos, com suas características muito realçadas. Perfumes fortes e muito doces no verão, além de serem incômodos para quem usa, também são uma gafe de etiqueta gravíssima!

Perfumes para homens para o verão Qual mulher não gosta de um homem perfumado? E qual homem que não gosta de estar perfumado? Perfumes têm o poder de marcar presença e servir de marca pessoal. O verão pede aromas mais leves e que evaporam mais rápido como floral, frutal e lavanda. Você pode usar o mesmo perfume de dia e de noite, porém com quantidades menores durante o dia. E, cuidado, modere na quantidade aplicada. Se você tem um bom perfume em mãos não é necessário tomar um banho de perfume. Dica: perfumes duram mais em quando borrifados no pulso, na nuca, no umbigo e até mesmo atrás dos joelhos. Você sabia dessa?

212 Men Ice – Carolina Herrera Um perfume misterioso, com uma mistura de aromas amadeirados e aquáticos – água fresca, violetas, alcaçuz, pimenta preta e almíscar.

Acqua di Gio – Giorgio Armani Sinônimo de verão e um dos mais populares perfumes para homens, possui notas marinhas, de alecrim, almíscar e cedro. Fragrância floral, leve e fresca.

Aqua Marine – Bulgari Clássico da marca, este perfume respira Verão – com seu frasco azul-mar e a aromática que teve a água dos oceanos de inspiração. Possui notas de seiva, flor de alecrim, madeira de cedro branco e toranja.

Bottled Night – Hugo Boss Este é ideal para aquelas noites quentes de verão, intenso e bem masculino ele é composto por notas de lavanda, violetas africanas, almiscar e nuances amadeiradas das árvores louro amarelo e bétula.

72

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

73


74

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

75


76

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

77


78

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

79


Saúde

Os efeitos do sorriso

Odontologia

A

saúde bucal é parte importante de nossa saúde em geral e é através da boca que conseguimos comunicar e expressar nossos sentimentos. Poucas pessoas sabem os efeitos que o sorriso tem. Quando você sorri, seu cérebro entende que está feliz e assim é lançada em você uma reação que diminui a liberação de hormônios do estresse. O sorriso encanta

e é uma grande ferramenta para quem quer elevar sua autoestima. O sorriso atrai, porque quando alguém sorri para outra pessoa, transmite a ideia de aceitação, simpatia. Você atrai o que você transmite. A frase de Lair Ribeiro no livro ‘O sucesso não ocorre por acaso’ retrata bem essa ideia: “O passarinho não canta porque está feliz, ele está feliz porque canta. O comportamento muda o sentimento, o sentimento muda o pensamento”. Vale à pena sorrir!

De tudo, da vida, não levar a vida tão a sério, simplesmente porque sorrir te torna divertido e atraente. Que a Paz do Senhor, venha reinar na sua casa, desejo a vocês toda felicidade do mundo e que Deus continue abençoando a todos. Feliz Natal e próspero ano novo.

Renata Guimarães Odontologa

80

www.galerajovem.net www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

81


estética Beleza

Vamos entender um pouco de proteção UVA/UVB

U

V é a abreviatura de ultravioleta, um tipo de radiação eletromagnética que é muito prejudicial ao ser humano. Ela pode ser subdividida em UVA, UVB e UVC. Esses raios invisíveis fazem muito mal à pele e podem causar até mesmo câncer de pele. Eles estão presentes em todas as estações do ano, especialmente no verão. Para proteção contra os raios UVB é indicado FPS (Fator Proteção Solar). O FPS é o índice que determina o tempo em que uma pessoa pode ficar exposta aos raios solares sem que a pele fique vermelha. Tomemos o exemplo de um ser humano que, ao se expor por 20 minutos ao sol, sua pele começa a ficar avermelhada. Consideremos que esse indivíduo usou FPS 10, então sua proteção durará por um tempo de 20 minutos x 10 FPS = 200 minutos; ou seja, sua pele estará protegida por aproximadamente 3h18, sem prejuízo à saúde. Veja mais situações para essa mesma pessoa.

Como demonstramos, o uso do FPS é determinado a partir das características exclusivas de sua pele. Um FPS que é excelente para uma pessoa, pode não ser o indicado para outra. Além do mais, um filtro solar de FPS 50, que é bem mais caro, pode não ser o mais indicado para determinada pessoa, pois, dependente da natureza de sua pele, poderá ultrapassar demasiadamente o tempo de exposição ao sol. Já a proteção UVA é medida em PPD (Persistent Pigment Darkening), que é o índice de pigmentação persistente. Este índice tem que ser até 1/3 do FPS para ser considerado um filtro seguro. Exemplo: se você usa um FPS 30, seu PPD dele deve ser no mínimo 10. A utilização do PPD adequado auxilia a pele contra o envelhecimento causado pelos raios UVA. Mas, atenção: os filtros solares que contêm uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc) bloqueia a função da tireoide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumentado, a pessoa engorda, surgem celulites e é altamente cancerígeno. Também observe a presença do princípio ativo Tinosorb nos protetores, já que essa substância protege dos raios UVA. Outro cuidado importante é não considerar o Sol como inimigo, pois, este, é a principal fonte de vitamina “D”, essencial para absorção do cálcio pelo organismo. Assim, é ideal expor rosto, pescoço, braços e pernas, antes das 10 horas da manhã, por um período de 10 a 15 minutos, em dias intercalados. Cansada dos pelinhos indesejados no seu corpo? Todos nós sabemos que as pessoas se sentem mais seguras quando não têm aqueles pelinhos nas axilas, no buço, na virilha, na barba, ou nas pernas, e a Salute Center tem a solução definitiva pra esse problema: a FOTODEPILAÇÃO. Ela consiste em emissão pulsada de luz que diminui o desenvolvimentodo pelo, que com certa quantidade e frequência de sessões, o pelo some, sendo necessária outra sessão um ano depois, para a manutenção. É um método indolor e bastante eficaz. Ligue-nos agora e agende uma avaliação para marcar uma sessão para você! O telefone é (83) 3421-1097.

Fran Lima Fisioterapeuta Dermato funcional. CREFITO 1: 158465-F Saluter Center

82

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

83


84

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

85


86

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

87


Segurança

Patos: o palco das

grandes operações

Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a ação é indispensável. Victor Hugo

N

os últimos três anos, o município de Patos\PB foi palco das grandes operações policiais do Estado, trabalhos esses bastante significativos e inéditos, que trouxeram consequências positivas na redução da criminalidade. Em uma união até então nunca vista na história, Policiais Civis e Militares, conseguiram, graças a um trabalho de integração, reduzir à criminalidade do município e região. Em que pese, se saber que o fenômeno do crime não se combate

88

www.galerajovem.net

apenas com a atuação policial, e sim com várias políticas públicas,empregadas de forma harmônica, é inegável os esforços que foram empreendidos pela polícia patoense. Para que se possa ter como parâmetro, nos anos de 2011 e 2012, o município registro mais de 60 homicídios por ano, o que não ocorre com o ano em curso, até o início de dezembro, foram registrados, menos de 38 homicídios, um número bastante significativo na redução de crime desta natureza em relação aos anteriores. Dentre os trabalhos de destaque realizados pelas polícias,

podem ser citados a Operação “Laços de Sangue”, concretizada em conjunto com Policiais de Catolé do Rocha, que pois fim a uma guerra de clãs que já tinha resultado à morte de várias pessoas. O trabalho policial teve repercussão nacional, sendo, inclusive, matéria de reportagem de abertura do Fantástico da Rede Globo. Outro grande trabalho realizado, foi o desencadeamento da Operação Hidra, que teve por objetivo a desarticulação de uma organização criminosa que comandava o tráfico de drogas ilícitas de dentro do Presídio Regional de Patos, e que


Segurança contava com a participação de servidores públicos. Além dos citados, vários outros trabalhos como Operação Alto da Tubiba, Folha Verde, Linha de Ferro, Beiral, Vale do Sabugi, Tempestade no Sertão, Mãos Dadas, Cinara, Sem Limites, Aahbran e Renascer, tiveram um papel importante no controle da criminalidade no município. Recentemente, outro grande trabalho de destaque à nível nacional, foi a Operação Prefixo, que desestruturou uma organização criminosa de caráter internacional, que era liderada por um peruano. Em que pese todos os esforços realizados pela polícia para garantir a paz social, sabemos que a proposição de políticas públicas de segurança, no Brasil, consiste num mo-

vimento pendular, oscilando entre a reforma social e a dissuasão individual. A ideia da reforma decorre da crença de que o crime resulta de fatores socioeconômicos que bloqueiam o acesso a meios legítimos de se ganhar a vida. Esta deterioração das condições de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da população a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e serviços, assim como na má socialização a que são submetidos nos âmbitos familiar, escolar e na convivência com subgrupos desviantes. Conseqüentemente, propostas de controle da criminalidade passam inevitavelmente tanto por reformas sociais de profundidade como por reformas individuais voltadas a reeducar e resso-

cializar criminosos para o convívio em sociedade, e não exclusivamente na atuação das polícias(Cláudio C. Beato Filho. Políticas públicas de segurança e a questão policial). Acredita-se, que quando tivermos atuando de forma convergente, polícias e políticas públicas, com certeza, a redução da criminalidade será mais significativa, pois não basta apenas reprimir, mas e principalmente, prevenir, para que possamos gozar da tão esperada paz social. Fonte: 15ª AISP(Área Integrada de Segurança Pública).

www.galerajovem.net

89 89


90

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

91


92

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

93


94

www.galerajovem.net


95

www.galerajovem.net


96

www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

97


Moda em foco

Vai de flor ou de fruta?

O

v e rã o v e m colorido e

saboroso,repleto de peças estampadas com identidade br asileiríssima,morango,caju,ab acaxi, vai de fruta ai ? Isso não é uma receita de salada de frutas,mais sim a nova tendência para a estação mais esperada do ano,as peças ganharam as brasileiras e estão em araras e vitrines anunciando que o verão vai ser das “frutas”, pode soar brega,estranho,mais o verão terão também o clima tropical,étnico continua,mais para as mais ousadas e coloridas,as frutas são a bola da vez mesmo.A nova tendência,também chamada

de “petit fruit”,foi sensação nas passarelas e já esta fazendo a cabeça das fashionistas de todo o mundo. A macro ou micro tem estampas que vai do abacaxi ao caju e tudo mais que podemos imaginar e encontrar em uma salada de fruta,os tons seguem o padrão tropical,cores cítricas,como o amarelo, o laranja,amarelo e verde,tons de vermelho e rosa,roxo a variações de azul.Para as ainda mais ousadas,vale o mix da estampa “salada de fruta” com padronagens menos óbvias,como o grafismo,bolinhas,flores...As descombinações ficam super atuais e fashion.Para as que não gostam muito de ousar,preferindo uma peças mais discreta, podem apos-

www.roupaerimel.com.br

tar sem medo nas estampas Florais,pois garantem a feminilidade e traduzem um estilo mais delicado.O verão vai vir com tudo e com tendências para todos os gostos,mais bom senso é fundamental,lembre-se que para um bom mix de estampas,o interessante é que elas estejam em perfeita sintonia.Então,Vão de flor ou de fruta?

Acesse direto do seu smartphone

Priscyla Morais Colunista e bloqueira da Revista Galera Jovem

98

www.galerajovem.net www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

99


100 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

101


102 www.galerajovem.net


103 www.galerajovem.net


104 www.galerajovem.net


105 www.galerajovem.net


106 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

107


108 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

109


informativo

Dep. federal

hugo motta

Hugo Motta: Hugo Motta destina R$ 30 Milhões para construção do Hospital de Trauma do Sertão

C

om a aproximação do término do prazo para a apresentação das emendas orçamentárias para a Lei Orçamentária Anual de 2014 (LOA), o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) adiantou que a sua prioridade para a emenda de bancada será o Hospital de Trauma do Sertão. De acordo com o deputado, o montante destinado será cerca de R$ 30 milhões. O hospital será construído no município de Patos e atenderá a todo o Sertão paraibano. Hugo Motta ressaltou que o Hospital Regional de Patos tem recebido uma grande demanda e que os casos de maior gravidade, que requerem atendimento especializado, necessitam ser deslocados para as cidades de Campina Grande e João Pessoa e essa demora no atendimento prejudica ainda mais a vítima, aumentando os riscos de morte. “O nosso Sertão necessita urgente de um Hospital de Trauma. Não podemos mais permitir que vítimas de acidentes graves tenham que ser deslocadas para Campina Grande ou João Pessoa para serem atendidas. Sabemos que o pronto-atendimento é fundamental para um melhor reestabelecimento da vítima, por isso, estamos travando mais essa luta”, explicou Hugo. O Hospital de Trauma do

110 www.galerajovem.net

Sertão terá um espaço especializado no atendimento às vítimas com traumatismos, para atender os casos de acidentes automobilísticos, atendimento aos queimados e disporá também de neurocirurgia. “A saúde precisa de investimentos e estamos fazendo

a nossa parte, sempre contando com o apoio da população. Precisamos concretizar esse projeto que só trará benefícios para o povo, que tanto sofre sem assistência adequada na área da saúde”, concluiu


informativo Em solenidade no Ministério das Comunicações, Hugo Motta e prefeito de Teixeira celebram assinatura do Cidade Digital

Na tarde desta terça-feira (19), o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) acompanhou o prefeito do município de Teixeira, Edmilson Alves (conhecido como Nego de Guri), na cerimônia de assinatura de Acordo entre a prefeitura e o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cidades Digitais. O projeto tem como objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de gran-

de circulação, como praças, parques e rodoviárias. De acordo com o ministro Paulo Bernardo, o Cidades Digitais é um processo de evolução do país e tem sido um grande desafio para o governo. Ele teve início como um projeto-piloto o qual contemplou cerca de 80 municípios e nessa etapa está contemplando cerca de duzentos municípios com até 50 mil habitantes. Hugo Motta ressaltou que na era tecnológica em que vivemos é muito importante essa inclusão digital. “Atualmente a internet tem tido grande serventia em diversos setores, principalmente no aprimoramento da educação e saúde. Os avanços tecnológicos são muitos e é precisamos incluir também os menos favorecidos nesse processo”, afirmou o parlamentar.

No Estado da Paraíba, nove municípios foram contemplados: Teixeira, Algodão de Jandaíra, Mari, Riachão do Poço, Seridó, Sobrado, Solânea, Sumé e Vieirópolis. O prefeito de Teixeira afirmou que será um grande avanço tanto para os serviços da prefeitura como também para a população que poderá ter acesso gratuito à internet. “Assinamos o convênio e agora vamos aguardar o início do processo licitatório e vamos trabalhar para que no prazo estabelecido pelo Ministério o Cidade Digital esteja funcionando no município de Teixeira”, finalizou Nego de Guri. Milena Feitosa, assessora de comunicação do deputado federal Hugo Motta

www.galerajovem.net

111 111


112 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

113


114 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

115


116 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

117


118 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

119


120 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

121


122 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

123


124 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

125


estética E Bleza

Cuidados da pele no verão! bronzear sem queimar Se você não abre mão do bronzeado...

S

ão poucos os que resistem a ganhar uma corzinha durante as férias de verão. Sair da praia com a mesma cor que chegou dá a sensação de que ficou faltando algo. Este conceito é resultado do culto ao bronzeamento, muito comum no Brasil, onde o encontro social acontece nas praias e piscinas, principalmente durante o verão, e muitos acham que a pele bronzeada tem um aspecto mais saudável... Se você não quer abrir mão do sol de jeito nenhum, vamos ajudá-lo a sair das férias bronzeado, mas sem descascados e ardidos, prejudicando menos a sua pele. Compreenda que, para se bronzear, você não precisa se queimar! Queimaduras repetidas ao longo dos anos podem levar ao câncer e devem ser evitadas. Entre 10 e 16 horas aumenta muito o ultravioleta B, causador das queimaduras solares, portanto, neste horário, proteja-se sempre! Já o ultravioleta A, o mesmo usado nas câmaras de bronzeamento, não causa queimaduras, mas bronzeia. Está disponível antes das 10 e após as 16 horas em grande intensidade. No entanto, lembre-se de que esta radiação, além de envelhecer sua pele precocemente causando manchas e rugas, também predispõe ao surgimento do câncer. Expor sua pele ao sol em demasia é um risco que pode trazer consequências sérias futuramente e o prejudicado será você.

Como se bronzear sem se queimar...

Antes de mais nada, nunca tente adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia de férias. Você deve entender que

126 www.galerajovem.net

o bronzeado só vai começar a aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. Este é o tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células. É um processo gradual e não adianta exagerar no sol para tentar apressá-lo. Proceda assim: durante a primeira semana, chegue na praia antes das 9 horas, exponha-se por 20 minutos ao sol e então aplique generosamente o protetor solar, sempre com FPS 15 ou maior. Lembre-se de que o protetor leva de 20 a 30 minutos para atingir sua proteção máxima e de que, mesmo com filtro solar, uma parte da radiação ultravioleta está atingindo sua pele e estimulando o bronzeamento. Reaplique o protetor a cada 2 horas ou sempre que mergulhar ou suar muito. Não esqueça de usar bonés e barraca de praia, principalmente no horário entre 10 e 16 horas. Se você não consegue acordar cedo nas férias, e chega na praia sempre no pior horário, aplique o filtro solar assim que

chegar. Como ele vai levar 20 a 30 minutos para agir e a intensidade de radiação solar neste horário é muito maior, você já estará recebendo estímulo suficiente para o bronzeamento, que vai aparecendo aos poucos. Acredite e experimente, em poucos dias você estará com a cor desejada e sem queimaduras. É fácil ver se está funcionando. A partir do terceiro dia, verifique sua marca de biquini ou calção, você vai ver a diferença. Uma vez que você adquiriu seu bronzeado, basta continuar o esquema acima para manter a cor e sua pele estará mais saudável, sem o sofrimento das queimaduras e sem descascar. Mas veja bem, se você tem fototipos I e II (conheça o seu fototipo), dificilmente você se bronzeará, portanto, não adianta insistir, você só vai danificar a sua pele. No seu caso, você deve assumir sua condição e buscar outro padrão de beleza, que já começa a ganhar força no meio artístico e da moda, a pele branca, sem manchas.


www.galerajovem.net

127


O

O ano de 2013 foi um ano de conquistas

ano de 2013 foi um ano de conquistas para as vítimas de violência doméstica na cidade de Patos-PB, em primeiro lugar pela mudança de sede, tendo passado a funcionar em uma estrutura mais ampla na Rua Elias Asfora, 803, Jardim Guanabara, Patos-PB, o que possibilitou mais conforto e segurança para as usuárias desse importante serviço policial. Em segundo lugar pela Delegacia da Mulher ter passado a funcionar em regime de plantão 24 horas nos finais de semana e feriados. Segundo a Delegada Titular, Tâmara Lenina Xavier de Lucena, essas conquistas foram significativas no atendimento às vítimas de violência doméstica, acrescentando que: “a violência doméstica é uma violência com peculiaridades e que necessita de tratamentos diferenciados. A vítima necessita de um espaço acolhedor e onde se sinta à vontade para denunciar agressores que fazem parte de seu ciclo de convivência (companheiros, namorados, irmãos, pais, filhos) e a Delegacia da Mulher se presta a ser esse espaço humanizado para fazer procedimentos criminais e encaminhar as vítimas para outros serviços como CREAS, CRAS, Maternidade (em casos de Estupro), Casas Abrigos, entre outros serviços da rede de enfrentamento à violência doméstica e que estão à disposição das vítimas”. Com relação ao funcionamento em regime de plantão, a Delegada Tâmara asseverou que somente a Delegacia da

128 128 www.galerajovem.net

consciêntização

Balanço das ações da Delegacia da Mulher em Patos no ano de 2013

Mulher de João Pessoa e agora a de Patos (desde julho de 2013) funcionam em regime de plantão atendendo a reivindicações sociais, pois a demanda maior desse tipo de violência era nos finais de semana e feriados, sendo o requerimento para esse funcionamento elaborado pela Chefe do Legislativo Municipal e prontamente atendido pelo Governador do Estado. Por fim, questionada sobre os números de violência doméstica nessa cidade, a Delegada Tâmara relatou que: “em 2010 quando assumimos a Delegacia, tivemos 78 inquéritos policiais, no ano de 2011 foram 106, no ano de 2012 tivemos 220 inquéritos e, no ano de 2013, até o mês de novembro já estamos com 315 inquéritos e com 149 medidas protetivas requeridas, o que nos revela um aumento significativo de ocorrências, sendo um dado preocupante, entretanto, podemos concluir que esse aumento reflete não somente o aumento da violência doméstica, mas a maior mobilização das mulheres vítimas em d e nu n c i a r os agressores já na primeira agressão como consequência da constante divulgação

da Lei Maria da Penha pela grande mídia, o que torna a mulher mais consciente de seus direitos e das garantias oferecidas pela citada Lei”. Concluindo, a Delegada afirmou que a equipe da DEAM Patos (Delegada, agentes, administrativos) vem se empenhando para prestar um serviço de qualidade às mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual, apesar dos poucos de recursos humanos e do aumento das ocorrências, motivo pelo qual agradece a toda equipe pelo esforço e dedicação, bem como agradece aos parceiros (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Legislativo Municipal, CREAS) pelo apoio que prestam nas ações dessa Especializada.


www.galerajovem.net

129


130 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

131


132 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

133


turismo

Vai viajar?,

Conheça a Paraíba, um dos mais procurados destinos turístico do país. “Aqui, até o sol se levanta mais cedo!”

S

eja qual for o estado de espírito, o Estado é a Paraíba: aqui, os viajantes encontram muita aventura e diversão. Do litoral com belas praias até o interior do Sertão, passando pela arte popular do Cariri, é impossível não se apaixonar pela simpatia e hospitalidade dos paraibanos. Para os festeiros e amantes de uma boa história, tem-se a combinação de praias paradisíacas, atrações históricas e boas compras, além das trilhas de fé pelos caminhos do interior e dos festejos populares, como o maior São João do Mundo, no ritmo mais original do Nordeste, e porque não falar em Patos, despontando como um dos destinos mais procurados pelos nordestinos no período junino. Existe ainda o tempero e sabor com uma culinária local de dar água na boca. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e considerada pela ONU a segunda mais verde do mundo. Seu centro histórico compõe uma das maiores e mais importantes construções históricas do Brasil, uma boa opção para quem quer descanso com sol, mar e cultura. A cidade promove a beleza da arquitetura

134 www.galerajovem.net

dos últimos três séculos e outros encantos, com hotéis, igrejas e praças antigas. O visitante também não pode perder o mais novo cartão postal da cidade, a Estação Cabo Branco, com as inconfundíveis curvas de Oscar Niemeyer.

No nosso sertão também há o que se visitar e com o que se encantar. Parque Cruz da Menina No ano de 1923, um casal de retirantes de passagem por Patos confiou a adoção de uma das filhas a uma tradicional família patoense. Depois de muito sofrimento, ocasionados pelos maus-tratos e espancamentos constantes, a criança veio morrer. O pai adotivo, então, resolveu ocultar o cadáver

em um local ermo, próximo à sede da cidade. Descoberto o crime, a população construiu uma cruz; e, hoje, o município transformou o local do achado macabro em um importante centro de ro-


Vale dos Dinossauros Um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe em uma extensão de 700 Km². Estegossauros, Alossauros, Iguanodontes, enfim, inúmeras espécies de dinossauros viveram no sertão paraibano entre 250 e 65 milhões de

Serras do Yayu

anos. O Pico do Yayú, ou Pedra do Yayú, localiza-se a 10 km da cidade de Santa Luzia, com uma altitude de 606 m. Exce¬lente para a prática de escalada e rapel, com uma belíssima paisagem para contemplação. O por do sol no alto do Yayú apre¬senta beleza única.

lajedo Pai Mateus

135 www.galerajovem.net

Um imenso mar de granito se destaca na paisagem cinza do lugar. São dezenas de blocos de granito que, há milhares de anos, serviram para que os índios que habitavam o Nordeste deixassem suas marcas. Sítios arqueológicos se multiplicam na região. Pai Mateus na verdade refere-se a um antigo ermitão que vivia sob as pedras e acabou emprestando seu nome ao lugar, hoje invadido por turistas do mundo inteiro. O local já conta com boa estrutura para visitas, a exemplo de hotel e guias capacitados. Engana-se, porém, quem acha que é só isso. Esportes de aventura, cavalgadas e expedições pelos sítios arqueológicos são apenas algumas das atrações oferecidas a quem decide desbravar esse pedaço do Cariri. www.galerajovem.net 135

turismo

marias, que representa um dos mais importantes centros turísticos religiosos do Estado. Conta a história que um agricultor fez uma promessa à menina, pois havia uma grande seca assolando a região, para que fosse encontrada água a fim de matar a sede dos animais que já morriam nos pastos. Ele orou para que no chão de sua propriedade jorrasse água, o que teria acontecido tempos depois. O acontecimento, tido como um autêntico milagre, foi retribuído com a construção da capela que hoje serve de templo de orações à menina Francisca. A capela se transformou num grande templo de orações. À margem da estrada que liga Patos à Pombal, pela rodovia BR- 230, encontra-se o santuário conhecido popularmente como “A Cruz da Menina”, local de permanentes romarias, e atração turística, beneficiado com a construção de um moderno parque constituído de cobertura de alumínio (sobre a capela erguida em memória do trágico fato ocorrido em 1923), salas de ex-votos, casa das velas, altar externo, ao pé de uma cruz com 10 metros, lanchonete, lojas de “souvenir”, teatro de arena, passarelas e jardins. Fonte: Governo da Paraíba


136 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

137


138 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

139


Segurança

A vingança Privada e a criminalidade infanto-juvenil

A

Polícia Militar a cada dia que passa tem procurado aderir a políticas de Segurança Públicas voltadas para o bem estar da sociedade, visando sempre cada vez mais ser pro-ativa e com isso se antever aos fatos, coibindo ações delituosas, cuja a maioria delas se consegue combater com ações Ostensivas preventivas ou repressivas, nesse último caso quando algo já tenha acontecido. 2.Entretanto quando se trata de crimes premeditados e por vingança privada, seja por quaisquer motivações, brigas de família, acerto de contas de drogas, e outras situações, nesses casos se torna quase impossível a prevenção em função do planejamento que geralmente envolve esse tipo de crime. De modo que Polícia tem muita dificuldade para evitar, primeiro porque os desafetos se reservam nas suas maldades internas e curtem ou amargam o sentimento de vingança, e nisso preferem resolver eles próprios no momento oportuno, mesmo correndo o risco do seu algoz o pegar primeiro. E quando se consegue evitar um homicídio ou uma chacina, é um ledo engano, na verdade o que fazemos é apenas adiar, pois acaba acontecendo em outra oportunidade. 3.Em Patos temos visto um diferencial que torna o qua140 www.galerajovem.net

dro ainda mais preocupante, que é justamente uma criminalidade composta em sua grande maioria por indivíduos INFANTO-JUVENIS, os quais pela característica da pouca idade são geralmente ousados, imaturos e na busca pela auto-afirmação no submundo do crime fato que o torna ainda mais periculosos para toda a sociedade, sobretudo ela consciência de protetividade legal que eles possuem e que os deixa muito mais a vontade para realizar suas ações infracionais que afrontam as autoridade e causam medo na população. 4.No cenário atual e sobretudo nos centros mais desenvolvidos como a cidade de Patos-PB, “capital do sertão”, este problema tem acontecido em larga escala em função do crescente tráfico de drogas, cujas as dívidas não honradas ou as disputas por territórios

são resolvidos na bala, mesmo acontecendo de forma cruel esse tipo de crime, muitas vezes se resolve com a fuga da vítima em potencial, já no caso anterior, das desavenças familiares que motiva a VINGANÇA PRIVADA, a distância parece instigar mais ainda o amargoso sentimento revanchista de tirar a vida do outro, e mais cedo ou mais tarde acaba por se consumar. Imaginem agora quão potencializado fica a criminalidade que já possui


tregaram a Deus”. 6.No crime motivado pela vingança existem algumas situações que contribuem ainda para o acontecimento, tais como: 1- descuido das vítimas em potencial, que muitas vezes além de se exporem; 2-a subestima dos desafetos, fato que instiga e faz aflorar mais rapidamente o sentimento da vingança; 3- a exposição em público facilitando a ação do algoz, dentre outras situações. 7.A passagem Bíblica extraída do Salmo 127 que diz “SE O SENHOR NÃO GUARDAR A CIDADE, EM VÃO VIGIA A SENTINELA”, no meu singelo entendimento das coisas, traduz a idéia de que: num lugar onde as pessoas não tiverem Deus em seus corações, abrem-se espaços para sentimentos ruins como o ódio, a vingança e a revolta, e nesse ambiente pouco as autoridades poderão fazer algo para evitar o crime, por que esses indivíduos deixam de lado a razão, e buscam a solução nos meios ilegais, procurando sanar seus conflitos interpessoais de maneira criminosa, e isso é o

Segurança

um criminoso jovem e que agora conheceu a droga. 5.Inserido ainda nesse contexto vem a fragilidade do nosso ordenamento jurídico que atribui penas que aparentemente severas, mas quando se aplicam as circunstâncias atenuantes, as causas de diminuição de pena, e os outros benefícios pós-condenação, como as progressões de regime de cumprimento, resta quase nada, e isso acredito que serve de desestimulo para as famílias enlutadas procurarem as autoridades, muitas vezes não denunciar, apenas costumam dizer que ‘en-

que presenciamos acontecer em grupos pequenos e em determinados bairros da cidade de Patos, mas que acaba por causar um clima tenso em toda sociedade do entorno, que não aceita esse tipo de situação, porém acaba sendo prejudicada com o clima tenso criado no cenário. 8.O pior de tudo é que esses fatos apesar de isolados, são avaliados friamente e se transformam em números, e projetam externamente uma imagem bastante estereotipada de toda a urbe, que em sua grande maioria são pessoas que reprovam esses acontecimentos. A solução a meu ver só vem a longo prazo quando se passar por um processo de evolução de pensamento através de uma reengenharia da educação familiar, bem como da educação escolar com o advento da escola em tempo integral, bem como as pessoas se conscientizando de que existem as polícias, Ministério Público e a Justiça como solução viável para as suas demandas. Por deficiente que seja o aparato estatal, mas esse é que deve ser o caminho para as soluções das demandas, é o rito correto para se dormir o sono dos justos e se buscar a paz duradouro perante os conflitos.

Enéas da Cunha Rolim Neto Ten Cel comandante do 3º BPM, bacharel em Segurança pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, e bacharel em Direito pela UFCG, Pós-graduado em Segurança pública Pela UFCG e Academia de Polícia Militar do Cabo Branco.

www.galerajovem.net

141 141


142 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

143


144 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

145


146 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

147


148 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

149


150 www.galerajovem.net


151 www.galerajovem.net


152 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

153


154 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

155


156 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

157


www.galerajovem.net

158


www.galerajovem.net

159


160 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

161


162 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

163


Tendência

O Jeans e o verão 2014

Jeans Destroyed

U

ma das apostas para o verão 2014 é uma customização: o jeans destroyed. Peça fundamental no guarda-roupas de qualquer pessoa, o jeans salva qualquer look na hora da indecisão e a grande aposta em jeans para o verão 2014 é o destroyed. Para você quebrar aquele ar muito despojado o ideal é misturar um camisa de alfaiataria, fica super charmoso e um look para trabalhar ou sair. Essa tendência destroyed aparece não somente nas calças, mas sim em diversas roupas do vestuário feminino: blusas, camisas, shorts, saias, macaquinhos e jaquetas. Ele ainda aparece com

164 www.galerajovem.net

fundo de outros tecidos estampados ou mais delicados como a renda, pode ainda ter bordados e aplicações com pedrarias, pérolas e spikes. Esse estilo aparece em diversas lavagens de jeans: delavé, preto, branco e outras cores que são tendência para essa estação. E ainda apa-

rece em jeans estampado seguindo as trends do verão 2014.


www.galerajovem.net

165


166 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

167


168 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

169


170 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

171


172 www.galerajovem.net


www.galerajovem.net

173


174 www.galerajovem.net


GRAFICA

175 www.galerajovem.net


176 www.galerajovem.net


177 www.galerajovem.net


178 www.galerajovem.net

4 Revista Galera Jovem  

Dezembro 2013

Advertisement