Revista FH - Ed. 201

Page 35

infraeStrutura É importante relembrar que, para a aplicação proporcionar o desempenho esperado e adequado aos usuários, a infraestrutura precisa estar adequadamente dimensionada. os componentes mais básicos consistem nos servidores, como internet, de aplicação, base de dados e armazenamento (storage), assim como os elementos de rede, como switches, roteadores, cabeamento, links de comunicação. com vistas a manter a devida disponibilidade dos dados, é necessário prever redundância, que pode ser online, por meio de vários servidores ativos simultaneamente, situados em localidades afastadas fisicamente, ou offline, por meio de mídias de backups e servidores stand by. Outros elementos, voltados à segurança, como firewall, Intrusion Detection, sistemas anti-vírus, também devem estar presentes na arquitetura. tem crescido o uso de sistemas biométricos para a autenticação, assim como de certificação digital para assinatura, demandando sistemas específicos. A autenticação centralizada é algo bastante desejável, pois promove a mitigação do risco de descentralização acima citado. Alguns usos do PEP podem demandar outros tipos de infraestrutura, tais como redes sem fio e dispositivos móveis, como carrinhos, tablets e PDA (Personal Digital Assistant), para atendimento à beira de leito, centro cirúrgicos e locais onde a desinfecção dos materiais é necessária; equipamentos com rFiD (radio-frequency identification) e leitores do código de barras para identificação de pacientes, profissionais e equipamentos, assim como localização geográfica na instituição, dentre outros. Sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos podem disponibilizar, por meio de scanners, as informações de prontuários em papel em formato digital. todos esses dispositivos, de alguma forma, interagem com o PEP e requerem integrações

pep Sem papel um dos pontos mais discutidos ultimamente são os hospitais sem papel, impulsionados pela demanda de projetos sustentáveis e pela redução de custos. E o PEP, apesar de não ser o único, é o principal ator nessa história. Para evitar a impressão em papel de um ato clínico é necessário que se utilize um PEP que integre as funcionalidades de verificação e assinatura digital, e que as assinaturas sejam geradas com uso de um certificado digital ICP-Brasil, produzindo um documento assinado com valor e eficácia legais. Para o reconhecimento desse documento como válido pelo conselho Federal de Medicina (cFM), adicionalmente é necessário que o sistema esteja em conformidade com os requisitos do manual de Certificação de Sistemas de registro Eletrônico de Saúde da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Há algumas dezenas de casos dessas implantações no Brasil e os resultados são bastante positivos, tanto por parte dos usuários, que aprovaram a substituição da assinatura manuscrita pela digital, quanto pelas instituições, que registraram efetiva redução de impressão e custos, e significativa melhora nos processos. Destaca-se que uma implantação de PEP sem uso da certificação digital, resulta em um aumento do uso de papel, já que todo ato clínico necessita ser impresso para registro da assinatura do profissional.

o uSo efetivo do pep o envolvimento da equipe assistencial para o uso efetivo do PEP é uma questão que não pode deixar de estar no planejamento. A começar pelo comprometimento da alta direção, uma equipe multidisciplinar precisará atuar na redefinição dos processos, no treinamento, na implantação e no suporte pós-implantação, com dedicação intensa nos primeiros dias de produção, mas que se mantenha acompanhando por alguns meses. Eliminar o problema dos usuários assim que identificados, preferencialmente mantendo pessoas de suporte próximas fisicamente, é um fator que pode contribuir para o sucesso do projeto, assim como o forte engajamento do time de enfermagem. A grade de treinamentos deve considerar horários e locais variados, assim como um programa de incentivo aos participantes.

35

lay_scholl_2012.indd 35

11/07/12 11:13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.