Estação Aeroporto Março 2014

Page 55

a cidade. O lugar é bem tranquilo e suas paisagens são capazes de atrair cada vez mais visitantes do Brasil e do mundo. Navios de cruzeiro internacionais ancoram na região, que também recebe muitos mochileiros, em geral jovens estrangeiros, que se aventuram e viajam nas gaiolas – barcos de transporte de passageiros típicos do Rio Amazonas – de Belém a Manaus, com parada em Santarém. Mais recentemente, com a construção do aeroporto e a chegada de voos comerciais regulares, várias agências de turismo nacionais e internacionais passaram a oferecer pacotes de Ecoturismo.

Praias fluviais formam-se de agosto a dezembro.

Foto: Geraldo-Ramos/ Paratur.

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS: ARTESANATO: Vale conhecer a cerâmica produzida pelos índios tapajós, a cerâmica tapajônica. Vasos e estátuas reproduzem sua cultura e seus costumes em desenhos de figuras humanas e animais. Esta cerâmica é uma das mais antigas e, de tão perfeita, chega a ser comparada com a mais fina porcelana chinesa. Na cidade de Santarém, os visitantes podem conhecer um pequeno legado dessas peças no Centro Cultural João Fona (Avenida Tapajós, Centro).

Aquifero de Alter do Chão abastece Santarém e Manaus.

Local é conhecido como o Caribe Amazônico.

FESTAS RELIGIOSAS: Os dois maiores eventos culturais da cidade são a Festa do Sairé, realizada na Vila de Alter do Chão durante o mês de setembro, durando cerca de cinco dias. Nesta festa ocorre a Disputa dos Botos Tucuxi e Cor-de-rosa. A festa é conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular. No final do mês de novembro, é realizado o Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, cuja festa se estende até o dia 8 de dezembro. COMIDA TÍPICA: A gastronomia local é tam-

bém muito rica e possui diversos pratos típicos. O pato no tucupi, o principal deles, utiliza jambu em seu preparo, um vegetal que tem o poder de adormecer a língua de quem prova a iguaria. Mas também os pratos à base de peixes da região amazônica, como tucunaré, tambaqui e pirarucu, são muito apreciados. Artesanato indígena.

Muiraquitã é feito de jade ou madeira.

55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.