Page 1

Ano IV - #50 - Distribuição gratuita

TUDO ESCLARECIDO Em seu novo álbum, Tudo Esclarecido, Zélia Duncan homenageia o grande Itamar Assumpção e brinda fãs e admiradores com um de seus melhores trabalhos em estúdio ao longo de seus mais de 30 anos de carreira.

Turismo | Cultura | Moda | Beleza | Comportamento | Arquitetura | Tecnologia | Gastronomia | Vinhos


SESSÃO

EXPEDIENTE

EDITORIAL

Diretora Narriman Chede narrichede@estacaoaeroporto.com.br

Bate o sino!

Jornalista Responsável Rodrigo Brasil rodrigobrasil@hotmail.com Editor Executivo Dani Ferrera daniferrera@gmail.com Direção de Arte Anne Cristyne Pereira annecristyne@gmail.com Jornalista de Moda e Beleza Ana Marta Flores ana.marta.moreira.flores@gmail.com Diretora de Marketing Ana Carolina Rotolo carolachede@yahoo.com.br Coordenador de Marketing Mauricio Mendonça Gestor de Marketing e Mercado (31)9354-3141/ 95132710 mktestacaoaeroporto@ovi.com Colunistas Raul Caldas - contato@raulcaldasfilho.com.br Juliana Pamplona - estacaodepartida@gmail. com Jamil Nicolau - jamil.nicolau@gmail.com

Do jeito que o tempo passa rápido, temos que aproveitar todos os dias e fazer cada minuto valer a pena! Que sejam dias cheios de muito prazer. Esta é a ultima edição do Ano... Sendo assim, a gente acaba fazendo um balanço, contabilizando todas as edições para ver como podemos fazer o melhor sempre. Afinal, editamos a revista Estação Aeroporto para que ela vá parar na sua mão e que você sinta um grande prazer em folhear todas as páginas até a última. Mês a mês procuramos matérias que mostrem ideias de viagem, dicas de compras, cinema, moda e tantas outras coisas inovadoras, desafiando vocês, leitores, a vivenciarem experiências e sentimentos novos. E as fronteiras estarão sempre abertas, e é possível realizar sonhos. Chegamos a mais um final de ano, período de festas, em que somos contagiados pelo espírito do Natal. Tempo de curtir a família, dar e receber presentes, amar e ser amado. Também é tempo de curtir o verão, tirar férias, viajar, celebrar o Réveillon. Tempo de comemorar as conquistas e fazer novos planos para o próximo ano. Afinal, o mundo provavelmente ainda não acabou, e não vai acabar tão cedo, se Deus quiser e os homens cooperarem! A Estação deste mês vem recheada de matérias interessantes, como as matérias de turismo com dicas de praias incríveis para programar seu próximo roteiro. Desembarcamos também em Caraguatatuba, porta de entrada para o belíssimo litoral norte paulista; na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, com suas paisagens rochosas incríveis; e em Gravatá, Pernambuco, situada na Rota do Forró e famosa por sua programação de festas o ano todo. Para quem prefere ir mais longe e aproveitar a neve, uma boa dica é visitar Paris, a Cidade das Luzes, que neste período fica ainda mais iluminada! A matéria de capa traz entrevista com a cantora Zélia Duncan , que lança disco homenageando Itamar Assumpção, um de seus compositores favoritos. Ela também participa do espetáculo teatral “TôTatiando”, com músicas do compositor Luiz Tatit.

TXTCOM - Conteúdo Web e Unidade de Marca Mônica Corrêa - Novos negócios (48) 9977-2127 | monicacorreab@gmail.com

Outro destaque é o ator Mark Wahlberg, conhecido por filmes como "Boogie Nights – Prazer Sem Limites" e "Mar em Fúria", que agora estrela o filme "Ted – uma comédia de ação muito adulta", sobre um homem que se separa de seu companheiro de infância – um ursinho falante.

Florianópolis Narriman Chede (48) 9104-0919 | narrichede@gmail.com

Para aqueles que gostam de viajar com conforto ou têm curiosidade de conhecer como são os voos de primeira classe, produzimos uma matéria contando sobre algumas das regalias oferecidas pelas companhias aéreas aos passageiros VIP.

Balneario Camboriú e Região Mirla Fabiane G. Barrios | Ícone Agencia de Negócios SC (47) 8451.6774 | 9984.6922 | mirla.icone@ terra.com.br

Em moda, um ensaio com marcas exclusivas traz looks de festa com toque romântico para tornar seu fim de ano ainda mais requintado. Tem ainda matéria sobre o estilista catarinense Jardel Elbran, que vem conquistando as passarelas internacionais.

Rio de Janeiro DD9 . Chroma Design (21) 2619.2099 grupodd9@gmail.com Brasília Rafael Kern - (61) 9649-3673 rafaelkernbsb@gmail.com Curitiba Mirian Lins (41) 32323466 Paraná@centralcomunicacao.com.br Comercial Internacional Rita Branco (351) 964062130 ritabrancofl@gmail.com

Então, com muito ritmo, entregamos 2012 para receber 2013 com muito carinho! Feliz Natal!!! Beijo no coração!!! Que sua festa seja a melhor festa e que você possa estar com a família reunida, seus amigos e as pessoas escolhidas por você para estar ao seu lado!!! Desejamos um Feliz Natal repleto de amor, paz e união, e também um Ano Novo com muita saúde, realizações e prosperidade para todos nossos leitores. Que venha 2013!!! A Revista Estação Aeroporto pertence à E Editora Ltda. Apenas as pessoas que constam no expediente têm autorização para representá-la. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

REDES SOCIAIS

Sucursal Miami - Piquet Business Consulting Diretor: Luiz Piquet: luiz@piquetbusiness. com Assistant:Taina Piquet: taina@ piquetbusinesscom 305-781-8823 / 786-314-0886 www.piquetbusiness.com

www.estacaoaeroporto.com

Redação Av. Trompowsky 219 | Sala -202 Florianópolis | Centro. CEP- 88015-300. 6 Fone: 48-3222-1840

www.twitter.com/estacao

www.facebook.com/estacao.aeroporto


28 TUDO ESCLARECIDO 14 Mimos 16 Lugares por onde andei 18 Beleza 20 Aposte 22 Decoração

72

MODA

24 Turismo Internacional 26 Habitat 30 Mais Estação 32 Perfil 34 Entrevista 38 Tecnologia

12

HORIZONTES

38 Turismo 40 Cultura 52 Luxo 54 Desembarque 62 Perfumes 64 Gastronomia 66 Vinhos 68 Velocidade 70 Estação de Partida

08

MIMOS

80 Editorial de Moda 88 Destaque 90 Estação Final 95 Crônica 96 Página Poética


www. koerichimoveis.com.br

DESCUBRA ONDE MORAM

Rua Pres. Nereu Ramos Próximo ao Centro

eStúdio Central: Korpora Construtora LTDA. Reg. de Incorp.: 1º Ofício de Reg. de Imóveis de Florianópolis, nº 75.078. Reg. da Incorp. matrícula nº R9/75.078. CRECI 2227-J. eStúdio Oceano:


AS SUAS INSPIRAÇÕES.

Rua Arno Hoeschl Próximo à Beira-Mar

PLANTÃO DE VENDAS (48)

3223-0029

Koesa Construção e Incorp. LTDA. Reg. de Incorp.: 1º Ofício de Reg. de Imóveis de Florianópolis, sob nº 76.871. Reg. da Incorp. matrícula nº R1/76.871. CRECI 2227-J. Imagens ilustrativas.


HORIZONTES

Costa dos Coqueiros | BA

Águas quentes e calmas, e claro, muitos coqueiros, caracterizam a região.

A Estrada do Coco foi construída no final dos anos 1960. A mais antiga rodovia ecológica do país, foi inaugurada em 1993, quando ganhou continuidade a partir da Linha Verde. Estende-se da Praia do Forte até o povoado de Cachoeira do Itanhim, município de Jandaíra, agora por uma extensão de 192 km, até a divisa com Sergipe. A estrada desvendou áreas de belezas naturais ainda primitivas do Litoral Norte

12

da Bahia. As praias da Estrada do Coco proporcionam banhos de mar em águas calmas, quentes e quase sempre cercadas de quebra-mar natural. Diversos locais contam também com lagoas e rios, formando paisagens deslumbrantes. Fazem parte do conjunto de belezas naturais da região os rios Jacuípe, Pojuca e Joanes, sendo este ultimo ponto excelente para prática de esportes náuticos.

Fotos: divulgação.

F

ormada por municípios localizados ao norte da capital baiana - Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Lauro de Freitas e Mata de São João -, a Costa dos Coqueiros, uma das regiões turísticas mais procuradas da Bahia, reúne destinos conhecidos como Praia do Forte, Costa do Sauípe (maior conjunto de resorts da América do Sul), Imbassaí e Mangue Seco. A região é famosa pelos coqueirais, que adornam os quase 200 quilômetros de praias, além de rios, lagoas, pequenas cachoeiras e manguezais que ajudam a equilibrar a fauna marinha.

A famosa Praia do Forte abriga as instalações do Projeto Tamar e as ruínas do Castelo Garcia D’Ávila. Depois da entrada da Praia do Forte, a Estrada do Coco passa a se chamar Linha Verde. Nela se encontra o luxuoso Complexo Hoteleiro do Sauípe, montado em área de preservação ambiental da Costa dos Coqueiros e com estrutura cinco estrelas, que atrai visitantes do mundo inteiro. A seguir, no município de Entre Rios, estão as praias de de Massarandupió, freqüentada por naturistas, e de Subaúma. A partir daí, os vilarejos se sucedem com lugares paradisíacos, como a praia de Sítio do Conde, bem estruturada, badalada e cheia de atrações. Em Lauro de Freitas, é possível visitar o Terminal Turístico de Mãe Mirinha, curtir as praias de Villas do Atlântico, a de Ipitanga, boa para mergulhos, ou a de Buraquinho, onde o Rio Joanes encontra o mar. Imbassaí , litoral norte da Bahia .


Estrada aberta para o sol

ATRAÇÕ E S IMPERDÍVEIS

Fotos: divulgação.

• Baleias jubarte: Os cetáceos migram do Polo Sul diretamente para as águas quentes de Praia do Forte, para cumprirem o ritual de acasalamento.

Projeto Tamar assegura preservação das tartarugas.

• Castelo Garcia D’Ávila: Localizado na Praia do Forte, é considerada a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil.

Mais informações:

Secretaria de Turismo: www.setur.ba.gov.br

• Mangue-Seco: Pequena vila de pescadores em Jandaíra, município brasileiro do estado da Bahia, é a última praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo fronteira com o estado de Sergipe.

O sol brilha o ano inteiro no Estado. Igreja na Praia do Forte.

Ruínas do Castelo Garcia D'Ávila, na Praia do Forte.

13


MIMOS

Arte & Design Francesca Romana Diana uniu forças com a artista plástica Isabelle Tuchband para criar a coleção Primavera/Verão 2013. A designer é conhecida pelo trabalho que mistura a elegância italiana, as cores e a alegria típicas do povo brasileiro, traduzidas em peças sofisticadas, contemporâneas e originais. Isabelle traduziu sua alma flamenca em 26 quadros que a designer Francesca Romana Diana interpretou em brincos, lenços, pingentes e pulseiras. A coleção recebeu o nome de “La Gitane” e é a comemoração da sinergia entre as duas artistas.

Fotos: divulgação | Preços consultados em novembro de 2012

Preço: sob consulta. Mais em: www.francescaromanadiana.com

Verão Masqué Laranja, azul turquesa, verde, preto, entre outras cores, acendem os pés e deixam a estação Masqué ainda mais viva e alegre. Os saltos mais grossos proporcionam mais conforto e o design de peep toes e sandálias vão garantir um verão em alto estilo.

Preço: sob consulta Mais em: www.masque.com.br

Preço: sob consulta Mais em: www.julianajabour.com.br

Ju Jabour pendants A estilista mineira Juliana Jabour relança a coleção pendants, com criações de pingente em formatos inusitados. Tesouras, martelos e pentes, serão produzidos em tiragem limitada e todas as peças levam banho de ouro 18k.

14


Hora México O lançamento da série Caveira criada pelo designer Farah Bucater faz referência à cultura mexicana e à celebração “El Día de Los Muertos”. “Caveira já é um ícone da moda e a versão mexicana, com o bigode dos Mariachis, traz esse aspecto mais simpático e divertido”, explica Bucater. Os relógios estão disponíveis com pulseiras de metal dourado, prata e preto, de camurça caramelo ou de couro branco e têm como diferencial a caixa do relógio que simula o crânio da caveira.

Preço: R$ 398,00. Mais em: www.chillibeans.com.br

Fotos: divulgação | Preços consultados em novembro de 2012

Crochet Giannone O designer Fabrizio Giannone traz novidades para o alto verão. A linha cápsula de maxicarteiras de crochê com pedras brasileiras é a estreia de Giannone, com o crochê para criar efeito artesanal. Para dar a cara das peças da marca, gemas brasileiras foram aplicadas sobre tramas de cores vibrantes. A Maxicarteira amarela de crochê tem fecho de quartzo e madrepérola.

Preço: R$ 753,00. Mais em: www.fabriziogiannone.com.br

Alpargatas Bigodón A moda dos bigodes, estampados em vários acessórios e roupas, veio para ficar. Mas você sabia que por trás dessa imagem existe um símbolo de conscientização? A imagem do bigode começou a aparecer nos Estados Unidos com o objetivo incentivar os homens a se protegerem contra o câncer de próstata, mostrando ao público masculino o quanto é importante se cuidar e fazer todos os exames corretamente. Hoje os bigodes invadiram o Brasil e são usados tanto pelos homens como para as mulheres. E pensando nessa importância do símbolo, a Perky desenvolveu uma linha chamada El Bigodon que traz quatro alpargatas e um sneaker com estampas diferentes de moustaches.

Preço: sob consulta. Mais em: www.perkyshoes.com.br

15


LUGARES POR ONDE ANDEI Nova York | EUA

ChRistmas em NYC, por uma janela...

Avenida das Américas tem mágicas instalações natalinas.

Agora vem a maior festa, a do fim do mundo, que pelo calendário Maia será o fim. Mas a quem importa, aqui tudo é motivo de negócios e ideias e em todos os aspectos; a criação resurge da alma e dos sentidos, que comandam esta Big Apple já mordida por tantos de nós! Os novos adornos de Natal, a tecnologia de ponta que alumbra e dá vida, formam este espetáculo que muitos pagam com todas as forças para assistir. É mágico sentir um mar de gente a caminhar e se deliciar com todas estas emoções... Seria preciso uma edição inteira para contar todos os detalhes que aqui poderiam estar apresentados, ou quem sabe um número da Estação Aeroporto em uma apresentação por Youtube contendo as maravilhosas cenas e informações, como um floco de neve caído de tantos que ainda virão neste inverno. Aqui consegui capturar uma gota desta emoção natalina! Meu caso de amor com esta Big Apple é antiga começa no final dos anos 1980, quando vivi aqui pela primeira vez. Das três vezes que esta cidade cuidou de mim, posso dizer que a conheço mais que alguns cidadãos locais, e após 12 anos sem vir me deparo com uma prosperidade infinda, onde o passado drástico não é percebido de nenhuma maneira e se pode observar um progresso sem fim. Sem preguiça, tudo se renova, a arquitetura despon-

16

ta e o mundo visita, se percebe o orgulho em conjunto dentre habitantes, visitantes, administradores e da polícia, que após o 11 de setembro está presente por toda cidade. Nesta minha temporada como residente, vou seguir com antigos projetos, uma instalação de arte viva pelas ruas de NYC, como Nosferatu (A Ruína das Trevas), que encarnei em um curta de 2004 bastante visto em festivais de cinema no Brasil e no mundo, além de seguir meu trabalho como designer de joias, com uma exposição que acontecerá na Galeria Aaron Faber, na 53st, data a ser confirmada em breve. Meus passeios pela cidade são como de um local, já não de um turista, porém aqui todos somos turistas, e a cidade oferece sempre novos eventos, com atividades ecléticas que fascinam a todos. Também se sabe que a gastronomia é fabulosa e que por toda a cidade se consegue encontrar algo novo! Visitando amigas em Saks Fifth Avenue, na boutique Sisley Cosmetics Paris, recebi tratamento VIP, com direito a cuidados da pele e fotos feitas por um fotógrafo profissional contratado pela Sisley. Presentearam ainda com vários produtos para beauty, um mimo de amigas queridas! Já por onde circulam os artistas e boêmios desta Big Apple não se veem muitas luzes de Natal, "parece que Santa Claus está em greve". Acho que ainda abalada pelos aguaceiros recentes. Ainda assim as estrelas cadentes colocadas pela cidade brilham com seu charme nas ruas onde os turistas esqueceram de vistar, ou quem sabe ainda não acharam o mapa da mina, pois o mais novo de fino gosto das artes plásticas reina nas galerias e lojas. A maior das árvores de Natal pode ser vista de qualquer esquina de onde se pode ver o novo WTC brilhar, com todas suas luzes acesas e cintilantes! The Big Apple is there...

Fotos: do autor.

S

andy passou e o Natal vem... Já eu cheguei no 22 de novembro, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que para os estadunidenses é a maior das comemorações, com uma simbologia muito forte (a de agradecer e unir pessoas que fazem parte no cotidiano). Neste dia, Nova York não se aquieta!


As milhares de luzes na Columbus Circle.

Madison Avenue, com todo seu glamour.

Ruas do Soho e suas estrelas cadentes

Fotos: do autor.

Bloomingdales homenageia o Circo du Soleil em suas vitrinas natalinas

Ralph Lauren on Madison Avenue em branco. Donaldo Clough, reconhecido nadador dominicano, com o designer e ator Andree Guittcis.

17


BELEZA Black Gaga Nascida para superar todas as normas e os padrões da indústria de fragrâncias, Lady Gaga Fame é o primeiro perfume com líquido negro, que se torna invisível em contato com o ar e com a pele. A fragrância black-to-clear é uma inovação fantástica da patente da tecnologia de fluido, lançada exclusivamente para o produto. A artista Gaga trabalhou em conjunto com lendas da indústria da moda na criação do perfume: o frasco foi elaborado em parceria com Nick Knight e a campanha publicitária dirigida e fotografada por Steven Klein. Impressionante como tudo com a assinatura Gaga. Preços: R$ 129,90 (30 ml ), R$ 159,90 (50 ml) e R$ 400,90 (100ml) Mais em: www.sephora.com.br e www.frajo.com.br

Pó dourado em aroma Fotos: divulgação | Preços consultados em novembro de 2012

A Orofluido trouxe para o Brasil o Gift Box Orofluido, uma caixa dourada sofisticada composta de um Elixir Orofluido de 100 ml e o Gold Dust. O Gold Dust é a grande vedete desse presente, um vidro com atomizador com um pó dourado cintilante perfumado com a fragância Orofluido na assinatura. Basta pulverizar sobre o cabelo e no corpo como um perfume para dar um véu de brilho. Preço: R$179,00 Mais em: www.facebook.com/Orofluido.Brasil

Poder do vermelho A Ferrari Perfumes lança a linha Cavallino, inspirada nos valores do DNA da marca com destaque para Ferrari Red Power, uma nova fragrância dedicada ao homem forte, carismático e magnético por natureza. A fragrância reúne notas de bergamota da Calábria, pimenta vermelha, lavanda e laranja-de-sangue. Como notas de fundo musgo branco, fava tonka, cedro e patchuli. Preço: de R$189,90 (40 ml) a R$229,90 (125ml) Mais em: www.frajo.com.br

18


Laranja & Canela Os lançamentos especiais de Natal da Mahogany são puro aroma. A marca criou para 2012 o “Natal com amor exagerado” que traz entre as novidades o estojo Laranja e Canela. Os produtos têm uma fórmula balanceada ao pH fisiológico da pele. Com perfumação leve e agradável, promove a sensação de maciez e bem estar. Contém extrato de laranja e canela que possuem ação adstringente e hidratante. Em cartucho kraft, com decoração rústica chique, e válvula estilo provençal, é uma excelente opção de presente para pessoas de gosto requintado. No kit, sabonete líquido e em barra.

Fotos: divulgação | Preços consultados em novembro de 2012

Preço: R$59,00 Mais em: www.mahogany.com.br

Preço: R$149,00 Mais em: www.frei-apothekenkosmetik.de

Pele seca nunca mais

Preço: R$ 59,90 Mais em: www.revlon.com.br

A empresa farmacêutica alemã de dermocosméticos, fundada em 1959, lança a linha HYDROLIPID BALANCE que ajuda a pele a reconquistar suas funções naturais, além de protegê-la das causas do ressecamento. O completo Hydrolipid Balance (SPF 15) oferece três linhas de defesa para a pele contra os fatores diários de estresse: proteção contra os raios UVA e UVB; composto vegetal especial de fitoesteróis, que dificulta a entrada dos raios UVA, evitando a degradação do colágeno; e aloe vera e ureia, que deixam a pele livre do ressecamento.

Olhar 24 horas O Colorstay Crème Gel Eye Liner é o novo delineador em gel da Revlon, com fórmula ColorStay de longa duração e permanência de até 24 horas. Com a finalidade de deixar o olhar mais marcante, o produto possui um pincel que desliza com mais facilidade, criando traços bem definidos, sem borrar ou manchar os olhos. É à prova d’água, testado oftalmologicamente, não causa irritações nos olhos e está disponível em duas cores: preto e marrom.

19


APOSTE

Acabamento

impecável

O cabelo alinhado, com todos os fios no lugar sem o exagero de produtos de efeito molhado, dão um acabamento alinhado e chique para os cabelos. A inspiração vem do desfile Verão 2013 da italiana Gucci: um coque baixo finalizado com madeixas de cabelo alisadíssimas e no mesmo tom dos fios. Para ter esse efeito é importante ter os cabelos bem hidratados e uma escova lisa nos fios ajuda mantê-los mais comportados durante uma festa ou um evento. O acabamento com os fios em corte transversal dá um ar sharp no penteado sem jamais deixar de ser chique. Para deixar a produção ainda mais clássica, a pele deve ser bem corrigida mas com um brilho certo, adquirido com a aplicação de iluminador ou base cremosa. O tom nos lábios pode ser quase imperceptível, levemente rosado ou em tom de pêssego. O destaque vai para a escolha de nuances de bronze e marrom para as pálpebras com leve esfumado direcionado para fora, dando um efeito gatinho suave. Para dar um pouco de impacto, vale aplicar cílios postiços e finalizar com máscara preta para destacar ainda mais o olhar. Chique na medida e receita sem erro, a aposta no clássico é sempre segura e refinada. Aposte nela nas festas de final de ano e até 2013!

20

Fotos: divulgação.

J

á é sabido que as tendências de beleza variam tanto quanto às tendências de moda. Os direcionamentos na área são tantos que fica até difícil escolher apenas um para apostar. Pensando nas festas de fim de ano e em como o clássico é garantia de sucesso, a revista Estação Aeroporto elege o acabamento perfeito para uma produção de beleza impecável.


DECORAÇÃO Gamão à mesa Dado Castello Branco atua há quase 20 anos como arquiteto e é conhecido por executar projetos elegantes e detalhistas com maestria. Há alguns anos como designer de móveis, acrescenta mais uma novidade ao seu portfólio, a mesa de jogo de Gamão. Produzida com madeira certificada pelo selo FSC (Conselho de Manejo Sustentável), a peça foi desenvolvida com exclusividade para a ETEL INTERIORES. Madeira freijó, cobre e muito bom gosto fazem desta uma peça única que atende a um seleto grupo de pessoas interessadas em jogos de estratégia e perspicácia. Gamão é um jogo disputado entre duas pessoas, com lógica simples e cujo objetivo é avançar o campo adversário. Vence aquele que o fizer primeiro.

Preço: sob consulta Mais em: www.etelinteriores.com.br

Cor e conforto Referência no que se refere a reforma e restauração de móveis antigos, a designer Karina Vargas assina as peças do Estúdio Gloria. Cristaleiras, penteadeiras, cadeiras, sofás, armários e outros produtos com mais de 50 anos misturam traços vintage e contemporâneo. Reconhecida pelo seu trabalho, a profissional reaproveita móveis rejeitados para dar uma nova vida a eles. É o que ela chama de ‘móveis felizes’. Além de uma atitude sustentável, cada produto se torna único e exclusivo, e Karina Arruda aposta nas cores fortes e no estudo minucioso para repaginar cada peça. Este sofá de três lugares é original dos anos 1950 e o tecido de revestimento dá nova vibração para qualquer ambiente.

Verde vertical Em sintonia com a tendência de aproximação à natureza, mesmo na cidade, a Palazzo, que já é referência no segmento de pisos e revestimentos cimentícios, acaba de lançar uma linha específica de produtos para jardins. Dentro da linha Giardino, a empresa catarinense inova ao lançar o sistema Angle para jardim vertical. A nova linha inclui ainda pisantes para instalação em jardins convencionais, que se destacam pelo design arrojado e pela matéria-prima de alta qualidade. As peças acrescentam charme e elegância aos projetos de áreas externas, fazendo com que o verde tome conta dos ambientes de forma criativa e sofisticada. A técnica também é prática, pois é ideal para moradias com espaço verde limitado e ainda pode ser usada para a criação de hortas verticais.

22

Preço: sob consulta Mais em: www.facebook.com/palazzorevest

Fotos: divulgação | Preços consultados em novembro de 2012

Preço: sob consulta Mais em: www.estudiogloria.com.br


Chocolat de Nöel A chocolat du jour acredita que para cada estrela no céu você pode fazer um pedido. Se depender da quantidade de estrelas das latinhas especiais da marca, muitos sonhos serão realizados. Lata pequena com estrelinhas de chocolate: Nougat, Meio Amargo, Ao Leite, Cacau 70% (Pratigi) e Branco Crocante. Lata grande Varieté: Ao Leite, Nougat, Branco Crocante e Meio Amargo. Preços: de R$ 74,90 a R$ 145,00 Mais em: www.chocolatdujour.com.br

Cheirinho de café

Fotos: divulgação | Preços consultados em novembro de 2012

O irresistível cheiro de café é, com certeza, um dos preferidos do brasileiro. Tanto na bebida quanto em cosméticos, esse grão faz a cabeça de muitos, e a Kapeh Cosméticos sabe disso. Mundialmente conceituada, a marca possui um extenso portfólio, em que todos os produtos são feitos à base de extrato de café. O perfume para ambiente, enriquecido com extrato de café verde, revitalizante e energizante, combinado com notas cítricas, aromáticas e amadeiradas, reproduzem toda suavidade e frescor das folhas e dos grãos verdes da plantação de café.

Preço: R$ 33,90 Mais em: www.kapeh.com.br Preço: a partir de R$ 40,00 Mais em: www.bellizcompany.com.br

Tudo no lugar! A marca Ricca apresenta novas estampas para maletas organizadoras, desenvolvidas em cores e estilos que acompanham as tendências das fashionistas de plantão. As novas cores apresentam desde a discreta nude à estampa de cobra. São perfeitas para guardar joias, pincéis, acessórios de maquiagem e outros objetos por ter bandeja, elásticos na tampa para pinças ou itens maiores e espaço almofadado para anéis e pulseiras.

23


TURISMO INTERNACIONAL Paris | França

Cidade das luzes de Natal

A

pesar do frio, muita gente considera a época de Natal em Paris o melhor período para visitar a Cidade Luz. Suas ruas ficam ainda mais iluminadas e ganham uma decoração especial. Mais de 1,5 milhão de lâmpadas vão iluminar a Champs-Elysées neste final de ano. Elas vão decorar as 200 árvores da avenida mais charmosa da cidade. As lâmpadas coloridas formam anéis suspensos em torno de cada árvore. Este ano, os decoradores escolheram principalmente cores vermelhas, brancas e douradas. Para reforçar ainda mais o espírito natalino, eles decidiram criar uma cortina de luz cintilante de 7 metros de altura ao longo de toda a avenida.

Todo ano uma roda gigante é colocada no final da av. Champs Elysées, do outro lado do Arco do Triunfo, próximo da Place de la Concorde. Este é um dos passeios mais românticos a se fazer em Paris no Natal. Com 65 metros de altura, possibilita uma vista deslumbrante, permitindo ver Champs-Elysées, Arco do Triunfo, Louvre e as Tulheiras. A estrutura fica no local de 18 de novembro de 2012 a 17 de fevereiro de 2013 (aberta das 10h30 à meia-noite, 10 € por pessoa). As vitrines de Natal na Printemps Haussmann fazem uma homenagem à Cidade Luz feita por Christian Dior. A decoração tem bonecos Dior icônicos flutuando com balões sobre os telhados parisienses nevados.

Fotos: divulgação.

Já as Galerias Lafayette fizeram o tema “O Natal do século”, celebrando os 100 anos da cúpula que marca sua arquitetura. A decoração traz uma imensa árvore de Natal colocada logo abaixo da Cúpula Central. A gastronomia também ganha um sabor ainda mais especial. Diversos restaurantes e hotéis organizam jantares especiais para a noite do dia 24/12 e brush no dia 25/12. As crianças também vão adorar. Até porque este ano a Disneyland Paris festeja o seu 20º aniversário e, por isso, a celebração do Natal é ainda mais mágica. Todo o parque foi decorado a rigor para esta ocasião especial e até mesmo as personagens se vestiram de forma natalícia para receber os visitantes. Se durante o ano os dias na Disneyland Paris já são incríveis, nesta época torna-se uma experiência inesquecível! As luzes, as músicas, as personagens, os espectáculos, a decoração, a diversão, a magia e todo o ambiente do parque tornam este o local ideal para passear este Natal. E não apenas os pequenos, mas também os adultos se rendem a tanta magia e se perdem no meio de tantos pormenores, da adrenalina das diversões e do recordar de personagens da sua infância. Crianças e adultos se deixam encantar pela beleza das vitrines.

24


A avenida Champs-Elysées com a roda gigante ao fundo.

Fachada das Galerias Lafayette.

Fotos: divulgação.

Decoração da Printemps.

A árvore das Galerias Lafayette.

Árvore da Printemps.

25


HABITAT Hotel Amanruya | Turquia

Hotel Amanruya

I

nspirado na arquitetura turca tradicional, o mais recente hotel Aman Resorts fica em uma colina nos arredores de Bodrum, a pouco mais de uma hora de voo de Istambul, sobre o Mar Egeu. o Amanruya (“aman” de “paz” em sânscrito, e “ruya” de sonho em grego) recria o ambiente de um vilarejo, com elementos das arquiteturas mediterrânea e otomana. Aberto desde 2011, o Amanruya atrai vistantes graças à combinação única de uma arquitetura de estilo marcadamente tradicional com todos os confortos do mundo moderno. O prédio de pedra e a piscina de mármore verde completam o charme do local, situado próximo a um clube que permite ao hóspede explorar a praia. As 36 casas do Amanruya medem em torno de 807 metros quadrados e são equipadas com pisos tradicionais turcos, acentos brancos de mármore e lareiras de carvão. Porém, também possuem conveniências modernas, tais como piscinas privadas e máquinas de café expresso.

Arquitetura tradicional recria ambiente de um vilarejo.

Fotos: divulgação.

Todos os quartos são equipados com cama king-size, lareira, piscina privativa e banheira com vista para o jardim. Para completar, o lindo horizonte do Mar Egeu e uma enorme piscina de mármore atraem os hóspedes aos jardins, cercados por florestas de pinheiros e oliveiras. Na área comum ainda há biblioteca, adega, SPA, quatro restaurantes e até uma galeria de arte. O charmoso hotel oferece ainda, campo de tênis e estância termal. O resort está localizado na península de Bodrum- Turquia, um lugar fabuloso que foi palco de grandes histórias, como por exemplo, dos antigos gregos que consultavam seus oráculos, e também dos romanos que construíram magníficos templos para honrar seus deuses. A arquitetura e a decoração do hotel lembram este passado glorioso.

26

Hotel possui estância termal e jardins com oliveiras.


Quartos têm camas king-size e lareiras.

Mais informações:

Bülent Ecevit Cad., Demir Mevkii, Göltürkbükü, TR48483 Bodrum, Turkey. Tel: (90) 252 311 12 12. www.amanresorts.com/amanruya

Fotos: divulgação.

Decoração é simples e arrojada.

Banheiras têm vista para o jardim. Mármore branco dá um tom clean aos ambientes.

Hotel conta com SPA, biblioteca, campo de tênis e biblioteca.

27 Cuidado com detalhes faz o diferencial.


CAPA

Devidamente

E s c l a r e c e d o r

B y D ani ferrera & P atricia I ngo T endrich / P H O T O G RA P H S g a l opp i do

A

credito que tudo já foi dito sobre Zélia Duncan, ou quase tudo. Aquela menina que aos 16 anos resolveu enviar uma fita cassete para a sala Funarte e ganhou o concurso completa 30 anos de uma incrível e bem-sucedida carreira e numa única tacada brindou seus fiéis súditos com o espetáculo "TôTatiando", no qual coloca uma lente de aumento em aspectos da obra de Luiz Tatit, resultando em uma das melhores experiências teatrais dos últimos anos. Sob direção de Regina Braga, Miss Duncan sobe ao palco por exatos 60 minutos e utiliza todos os ensinamentos adquiridos na época em que cursou a CAL (Casa das Artes das Laranjeiras), hipnotizando o público com seu talento e desenvoltura. Sua nova cartada é o inenarrável álbum Zélia Duncan canta Itamar Assumpção - Tudo Esclarecido, uma incrível jornada pelo universo musical do grande Itamar Assumpção. No release de divulgação do disco, Arrigo Barnabé acerta ao dizer que “(...) temos que perceber esse trabalho interno realizado por Zélia, essa busca de compreensão de outro ser humano. Essa é a preocupação fundamental aqui, e isso merece toda nossa admiração, mais que uma homenagem, este é um trabalho de afeição, de amor”. Segundo Zélia, Arrigo acertou em cheio. já sua visão sobre Tudo Esclarecido é pura poesia: “Faz alguns anos, comecei a dizer que, um dia, gravaria um disco só de Itamar Assumpção. Ao longo do tempo e dos meus álbuns,

28

disfarçadamente já fui fazendo isso. Ao todo, 11 faixas, espalhadas pela minha vida fonográfica, já deixavam os rastros de sua importância pra mim, até este momento. Agora, como se eu tivesse finalmente engolido a orquídea, flor que ele tanto amava, me transformo de uma vez por todas em uma daquelas do seu jardim. Nos anos 80, só pensava em ir pra Sampa, batalhar uma vaga como sua vocalista. Isso não aconteceu, mas eu nunca vou deixar de me sentir uma delas. Mastigo suas palavras, mais vivas do que nunca. Elas me dão nutrientes, oxigênio, pétalas, cores, perfumes e cheiros fortes de terra fértil e negra. Este é um álbum ainda mais egoísta do que os meus anteriores. Ele existe porque eu amo Itamar e ponto final. Porém, me redime, porque preciso e quero muito dividi-lo com cada incauto ouvinte que passar por aqui – que, adoraria, fossem muitos. Não há aqui nenhuma pretensão didática ou cronológica. É uma gota no oceano caudaloso e precioso de sua obra. Ney Matogrosso e Martinho da Vila me fizeram explodir de emoção nas gravações e na cumplicidade em relação à importância de ter a música de Itamar cada vez mais entre nós. Kassin e os músicos por ele escolhidos encheram de sol e som os caminhos do bendito Beleléu Assumpção. Mais do que cantora de Itamar, sou sua devotada ouvinte e aprendiz”. Milhares de cópias vendidas e os inúmeros prêmios conquis-


"Sou uma sobrevivente saudável, que ama o que faz!" tados ao longo da carreira nada mais são que o reflexo de uma trajetória limpa e brilhante, trajetória de uma artista completa e apaixonada pelo que faz. Nesta entrevista, Zélia fala sobre Tudo Esclarecido, seus parceiros e participações no álbum, seu retorno à Warner Music e sobre sua admiração por Itamar Assumpção e sua obra. Estação Aeroporto - Por que o título Tudo Esclarecido? Zélia Duncan - Ao todo em álbuns anteriores, foram 11 faixas gravadas, e agora, mais 13, nesse álbum. Eu sempre disse que chegaria a hora de gravar um álbum inteiro com coisas dele. Me alimento, me identifico, me enriqueço ficando perto dessa obra sensacional e imensa. O nome, além de ser título de uma das inéditas dele, com Alice Ruiz, tem muitos significados. Literalmente esclarecer, sair do “underground” pro sol e também esclarecer de uma vez por todas que ele é sim um compositor popular e tão grande como os já considerados grandes. São seis músicas inéditas e sete regravações. Como se deu a escolha do repertório? Eu tenho muitas coisas gravadas, que me foram dadas por ele, por Alice Ruiz e sua filha, Anelis Assumpção. Na hora de escolher, fui pelo coração, pelo que tenho vontade de dizer neste momento.

intérprete. Escolhi uma música que é muito parecida com o universo do Ney, ele ficou encantado com a canção e vai cantar no show dele também. Martinho é um mestre compositor, negro, rei, popularíssimo, uma riqueza pro álbum, e também se mostrou muito entusiasmado com a obra de Itamar. Eu queria isso, coisas genuínas e de um valor indiscutível. Você se considera uma “especialista” em Itamar Assumpção? Como você o definiria? Não necessariamente, mas uma admiradora incondicional, sim! Itamar é singular em sua obra, como os autores geniais normalmente são. Pra mim, ele é como Djavan, João Bosco, Caetano, Gil, mas vindo de SP, onde o concreto é a realidade, desenvolveu sua personalidade num leque incrível de possibilidades. O disco é um pedacinho disso. Tem samba, forró, xote, folk, balada, uma riqueza imensa de ritmos e gêneros. Como foi trabalhar com Kassin na produção? Uma alegria infinita, um primeiro acerto, que trouxe com ele músicos incríveis e sonoridade muito especial. Kassin é um pesquisador, um amante de música de uma forma muito profunda. Estou completamente apaixonada pela sua maneira de viver a música.

O CD conta com as participações de Martinho da Vila em “É de Estarrecer” e Ney Matogrosso em “Isso Não vai Ficar Assim”. Conte um pouco sobre como foi gravar com eles.

Entre as inéditas, está “Zélia Mãe Joana”. Qual a história dessa música?

Ney já gravou Itamar, é um admirador dele e eventualmente seu

(rs) Eu não sei exatamente. Ele dizia que ia me proteger, mas era uma brincadeira que a gente tinha. Dizia que eu era “boazinha”

29


eu dizia que não, um dia ele me mostrou essa música maluca, nós cantamos pra subir, gravamos com atabaques e uma voz sussurrada dobrando tudo, ficou divertida, diferente.

Tudo Esclarecido soa como um disco alegre, pra cima, gostoso de ouvir. Como você explica isso? Ora, são as músicas e a maneira como decidimos abordar, conceituar o trabalho. Eu desde o começo disse ao Kassin que queria um disco delicioso de ouvir. Taí, na hora de ir à praia, põe no carro e vai feliz. Dentre estas músicas, qual a sua preferida e por quê? Impossível isso. sou uma mãe orgulhosa de cada filho! Arrigo Barnabé disse que “mais do que uma homenagem, este é um trabalho de afeição, de amor”. Você acredita que apresentar ao público algo que é terno pra você é mais fácil? Arrigo acertou em cheio, eu cultuo Itamar há muitos anos, é extremamente natural pra mim cantar seu universo. Você está de volta à Warner Music e seus primeiros discos foram relançados e remasterizados. O que você achou disso? Tô muito feliz, minhas lembranças da WEA são ótimas e o momento é diferente, somos parceiros e gosto de ver meu nome junto ao deles! Há um carinho fundamental. Como foi a experiência no teatro com Totatiando? Por que este formato? Está sendo uma coisa arrebatadora como Itamar! Porque é desafiador, diferente, inesperado. O que mais um artista pode querer pra si? Qual a sensação de fazer 30 anos de carreira? Boa! Sou uma sobrevivente saudável, que ama o que faz! Depois deste novo CD, tem algum outro projeto em vista? Não te conto de jeito nenhum, bora desfrutar do presente! rs

30


PERFIL

O BRASIL É DOS SHOWS!

BY DANI FERRERA / PHOTOGRAPH DIVULGAÇÃO.

O empresário Pedro Geraldo Bianco Junior conta como o Brasil se tornou um dos principais destinos dos astros da música

32


N

orah Jones, Seal, Diana Krall e Ray Charles são apenas algumas das estrelas que desembarcaram no Brasil pelas mãos do publicitário e jornalista Pedro Geraldo Bianco Junior. Fundador da Dançar Marketing & Comunicação, que esse ano celebra 30 anos, Pedro foi um dos pioneiros na inclusão do Brasil na rota das grandes turnês internacionais. Especialista em patrocínio de marketing cultural, o empresário é movido pela missão de democratizar a cultura e levar arte às mais diversas camadas da população. “Criei a Dançar com o propósito de disseminar cultura, realizar ações exclusivas de alta qualidade ao grande público e permitir o acesso, sem fronteiras”, comenta ele. A história da empresa começou com a criação da Revista Dançar, que foi uma das primeiras e únicas publicações especializadas no gênero. Bianco manteve por 10 anos a revista em circulação e, neste período, destacou-se pela realização de diversos eventos do gênero pelo país, entre eles o Festival de Dança Joinville, uma das principais referências de festival de dança na atualidade. A Revista Dançar inovou ao criar um moderno modelo de revista-programa para grandes espetáculos, como Hollywood Rock, Free Jazz Festival e Carlton Dance Festival. A publicação também obteve sucesso ao ser responsável pela comercialização e capitalização de patrocínio para viabilização destes eventos, consolidando o conceito de patrocínio de projetos proprietários. A revista deu origem à Dançar Marketing & Comunicações, que se consolidou no mercado cultural nacional. Em seu currículo, além dos nomes já citados, estão grandes turnês internacionais de artistas como George Benson, Herbie Hancock, Glenn Miller Orchestra, Ray Charles, José Carreras, Sarah Brightman, Kiri Te kanawa, Orquestra Johann Strauss de Viena, Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, Orquestra Filarmônica de Berlim, entre outros.Para celebrar este momento, a empresa realizou um grande concerto com o tenor Andrea Bocelli, que veio pela terceira vez ao País todas elas produzidas pela Dançar Marketing. Na apresentação o tenor foi acompanhado pela Orquestra e Coro da Philarmônica São Paulo, sob regência do maestro americano Eugene Kohn e com participações especiais do quarteto italiano DIV4s e da soprano cubana Maria Aleida. Neste bate-papo com a Estação Aeroporto, Pedro falou sobre os desafios de se trabalhar com cultura no país, a popularização da música erudita e os objetivos para os próximos anos.

Estação Aeroporto - Neste ano, a Dançar Marketing & Comunicações comemora 30 anos. Quais as dificuldades para atingir este marco com uma empresa diretamente ligada à cultura em um país como o Brasil? Pedro Bianco - Realmente trabalhar com cultura no Brasil é um grande desafio. Mas já enfrentamos barreiras muito maiores ao começar este trabalho nos anos 80. Dificilmente uma empresa investia em artes e o público brasileiro era mais resistente a certos tipos de espetáculos. Mas depois de anos de esforço e muito trabalho, começamos a colher bons frutos. Colaboramos ativamente para a viabilização da Lei Sarney e Lei Rouanet, além de disseminar o conceito de marketing cultural no meio corporativo, conquistando a confiança e adesão de grandes marcas. Por que você decidiu investir em um segmento tão específico como este de disseminar cultura? Por amor à arte e por acreditar que a cultura é um fator fundamental na formação e educação de um povo. O poder que um espetáculo cultural tem de tocar as pessoas, transformar suas perspectivas e dar sonhos me fez querer tornar acessível algo que era elitizado e restrito. A empresa já trouxe turnês de grandes nomes internacionais ao país, tais como Norah Jones, Diana Krall, George Benson, Ray Charles, Sarah Brightman, só para citar alguns. Quais são as principais dificuldades para trazer estas estrelas? Na década de 1980, tínhamos que convencer os grandes artistas internacionais que o mercado brasileiro era interessante, era uma oportunidade. Hoje, após tantos anos, o mercado internacional percebeu o potencial do Brasil na área de entretenimento. Fora isso, alguns artistas têm demandas específicas, uma grande equipe, uma mega estrutura de palco, mas nada que depois de 30 anos seja complicado de realizar, por conta do crescimento e profissionalização do setor.

A Dançar realizou um grande show com Andrea Bocelli. Por que ele foi escolhido para celebrar os 30 anos da empresa? O Bocelli é um artista único, de prestígio internacional e, sem dúvida, um dos maiores da história. Desde sua vinda ao país em 2009, a equipe da Dançar e do Bocelli trabalhou muito bem em parceria e, desde então, estabelecemos um forte laço. Fora que este espetáculo, no modelo em que foi planejado no Jockey, para o final de ano em São Paulo, foi ideal para a cidade. Há anos, sonhávamos em proporcionar este concerto para a cidade, e neste ano todas as datas se encaixaram. Para nós, é uma imensa honra coroar estes 30 anos de história com um concerto desta magnitude e que celebra as festividades da cidade. A Dançar foi responsável por grandes duetos de Andrea Bocelli com as cantoras Sandy e Ivete Sangalo, que atraíram milhares de pessoas. Você  se sente responsável por, de certa forma, popularizar a música erudita? Acredito que ao longo dos 30 anos de Dançar contribuímos para ajudar a disseminar e popularizar a música clássica. Fizemos diversos concertos ao ar livre com grandes nomes como Kiri Te Kanawa, Sarah Brightman, Barbara Hendricks, além de grandes  orquestras como a Philarmonica de Moscou, Philarmonica de Berlim, São Petersburgo, entre outros projetos que ajudaram a aproximar a música clássica de um público maior em grandes open air, como Concertos de Vinólia e Avon Women in Concert. Porém, mais do que ter mérito, queremos é que a arte alcance cada vez mais pessoas e ajude nosso país a crescer Com um currículo de shows com nomes tão marcantes, qual artista a empresa ainda sonha em trazer para o país?  A Dançar é uma empresa que tem em seu DNA o lema de realizar sonhos. Cada novo projeto, concerto ou desafio nós tratamos como se fosse nosso maior sonho.

33


ENTREVISTA

N

o ano que a banda Capital Inicial completa 30 anos de existência, Fê Lemos relembra fatos, a vida na estrada e sua trajetória rock’n’roll no livro intitulado Levadas e Quebradas. Os relatos dos shows, dos encontros com fãs e das andanças em cada cidade foram registrados no calor da hora, para não cair no esquecimento. Ele conta que estão sempre de passagem, sempre sem conhecer nada direito. Mesmo assim, narra lembranças interessantes das cores locais, dos habitantes e da culinária de lugares tão dispares como as grandes capitais e cidades desconhecidas da maioria, como São José do Mantimento, Capivari de Baixo, Piumhi, Ermo, Turvo e Sombrio. Antônio Felipe Vilar de Lemos nasceu no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1962 e veio morar em Brasília em 1968, acompanhando os pais, que haviam se transferido para a nova capital. Aí fez seus estudos, tendo ingressado na Universidade de Brasília, no curso de psicologia. Abandonou o curso quando faltavam dois ou três semestres para concluí-lo, a fim de tentar a carreira de músico com o Capital Inicial, em São Paulo. Ainda adolescente, viveu um ano na Inglaterra, em 1977, onde continuou o curso médio, assistiu a algumas aulas de bateria e, o mais importante, presenciou o auge do movimento punk. Foi um dos criadores, junto com Renato Russo, André Pretorius e Flávio Lemos, seu irmão, do chamado rock de Brasília, expresso na seminal banda Aborto Elétrico. Dela se originaram Capital Inicial e a lendária Legião Urbana, de constante presença no cenário da música brasileira.   Em 2006 lançou o CD de música eletrônica Hotel Básico. Neste bate-papo, Fê Lemos fala sobre o livro, influências e de quebra indica alguns livros para os fãs. Estação Aeroporto - Levadas & Quebradas é um tipo de diário. Você tinha o hábito de registrar suas experiências num diário, em sua adolescência? Fê Lemos - Não, nunca tive um diário na adolescência. Mas quando comecei a escrever letras, um pouco antes de formar o Capital Inicial, ainda nos meus 19 anos, percebi que as letras eram de certa forma um diário, já que elas surgiam a partir do meu cotidiano, das pessoas que eu conhecia, das experiências que a vida me trazia. Na abertura de seu livro há um trecho da canção “Heart and Soul”, escrita por Ian Curtis, da banda Joy Division. Quais letristas de rock você destaca no Brasil e na cena internacional?   Além do próprio Ian Curtis, admiro  Lennon & McCartney, os mestres da canção pop. Gosto de David Byrne (ex Talking Heads), Iggy Pop, Tom Waits, David Bowie, Tom Yorke (Radiohead), John Lydon (ex Johnny Rotten), Patti Smith, Nick Drake. No Brasil, Renato Russo é o maior da minha geração. Gosto do Lenine, do Cazuza, Chico Science, Alvin L. e do Marcelo Yuka (ex O Rappa). Quais livros você indicaria aos leitores do seu Blog? O Homem do Castelo Alto e O Homem Duplo (respectivamente The Man in the High Castle e A Scanner Darkly), do Philip K. Dick, Neuromancer, do William Gibson, A Fogueira das Vaidades, do Tom Wolfe. Quais os livros sobre Rock você indicaria aos leitores de seu Blog, livros publicados no Brasil que de certa forma acha importante que seus fãs conheçam? Matem-me por Favor (Please Kill Me: The Uncensored Oral History of Punk), de Legs McNeil; Vida, do Keith

34

Levadas & Quebradas BY DANI FERRERA / PHOTOGRAPH DIVULGAÇÃO

Richards; Many years from now, de Barry Miles, a biografia autorizada de Paul McCartney. Você sempre escreveu regularmente, inclusive algumas letras para as canções do Capital Inicial e para seu projeto solo, Hotel Básico. Existem alguns textos ou poemas inéditos que possam ser publicados em breve? Sim, eu tenho uma compilação de praticamente todas minhas letras inéditas do período 1982/1994, para a qual eu dei o nome de Alguma Mania e imprimi quatro volumes em 1995. Pretendo lançá-la como parte de um livro onde eu vou contar a história de todas minhas letras que viraram canções do Capital Inicial e do Hotel Básico. Incluirei também minha produção mais recente. Espero terminar este livro ano que vem e lançá-lo em 2014. Após tantas viagens pelo Brasil afora, qual a impressão que restou de nosso país em sua memória? É um país que ama seus artistas. Que adora shows e festas. De um povo que apesar dos contrastes encontra na música uma unidade. De um povo eclético em sua maioria, que gosta do rock ao funk ao pagode ao axé ao sertanejo ao eletrônico ao samba etc. É um país injusto, porém feliz. É um país que não cuida da sua memória, que não cuida das suas cidades, que ainda joga lixo nas ruas e queima suas florestas. É um país livre, porém com medo de se olhar de frente.


ENTREVISTA

MARK WAHLBERG BY DANI FERRERA / PHOTOGRAPH UNIVERSAL PICTURES

D

e garoto propaganda da Calvin Klein às paradas de sucesso com sua Marky Marky and the Funcky Bunch, antes de sua banda fez parte do New Kids on the Block, mas não demorou muito para Mark Wahlberg descobrir sua real vocação. Sua estreia no cinema foi em "Diário de um Adolescente", seguido de "Medo". Entre seus muitos sucessos, destaque para "Boogie Nights – Prazer Sem Limites","Três Reis", "Mar em Fúria", "Os Infiltrados", "Uma Saída de Mestre" e "Rock Star". Embora bem-sucedido como ator, Mark comanda uma produtora responsável por grandes sucessos, como as séries Entourage, In Treatment e Boardwalk. Envolvido ativamente em causas sociais, Mark fundou a Mark Wahlberg Youth Foundation (Fundação Mark Wahlberg para a Juventude), com o propósito de levantar e distribuir fundos para serviços e auxilio a jovens. O genial roteirista Seth MacFarlane, do sucesso "Uma Família da Pesada", marca sua estreia na tela grande com "Ted – uma comédia de ação muito adulta", sobre um homem (Mark Wahlberg) que se separa de seu companheiro de infância – um ursinho falante – para seguir em frente com sua cada vez mais impaciente namorada (Mila Kunis). Indicado ao Oscar por "O Vencedor (2010)", Mark Wahlberg estrela como John Bennett, o melhor amigo de Ted, nesta comédia fora do comum. Nessa entrevista, o ator fala sobre o processo de filmagens e da rápida identificação com o roteiro.

36


Estação Aeroporto: No começo do filme, seu personagem ganha Ted, o ursinho, de presente de Natal. Qual foi o melhor presente de Natal que você já recebeu? Mark Wahlberg: Ganhei uma bicicleta novinha quando era garotinho e convenci minha mãe, meu pai e meu irmão de que já sabia andar. Então, na manhã de Natal em Boston, eles me levaram na rua com a bicicleta, estava muito frio, mas eu estava tão entusiasmado. Subi na bicicleta e eles me deram um empurrãozinho. Fui descendo a ladeira e dirigindo a bicicleta. Nunca tinha andado de bicicleta e não sabia como parar, então acabei batendo na guia e trombando com a chaminé de uma casa. Aí meu irmão colocou rodinhas para eu treinar. Ao longo dos três meses seguintes, aprendi. Como foi trabalhar com Seth MacFarlane? Seth é um dos caras mais inteligentes que já conheci. Provavelmente o mais divertido. É também um dos caras mais simpáticos. Seu humor é bem legal, embora possa ser um pouco ofensivo de vez em quando, para algumas pessoas. Ele não procura ofender – apenas acha que não deve haver regras ou limites para o humor. O que você achou de Ted quando o ouviu falar pela primeira vez? Você e Seth têm o mesmo senso de humor? Pensei que era uma grande história de relacionamento e amizade. Quando terminei de ler o script, encontrei-me com Seth e começamos em seguida. Temos um senso de humor bem parecido. O dele é um pouco mais sofisticado e o meu é mais popular, mas ambos têm a mesma origem. No filme, John Bennett tem que crescer, quando percebe que encontrou a mulher certa. Foi assim com você também? Sim. Eu morava em um apartamento com cinco amigos, quando conheci minha mulher. Começamos a namorar e comprei uma casa nova. Meus amigos chegaram e começaram a escolher os quartos. Aí eu disse ‘Não! Vocês não vão morar aqui!’ Fiquei com o outro apartamento durante quatro meses, para que eles pudessem se organizar. Deixei um quarto na casa nova onde havia seis sacos de dormir, como do exército, e disse: ‘se vocês vierem passar a noite, podem dormir neles’. Eu não queria que eles ficassem muito confortáveis. Na tela, seu personagem relembra os detalhes de seu primeiro encontro com a ‘Lori’ de Mila Kunis. Você se lembra do primeiro encontro com sua mulher? Nós nos encontramos e ficamos com amigos comuns, uma noite. O primeiro encontro de verdade foi quando eu estava em um evento para um filme, em Nova York, e fomos à igreja de St. Patrick na minha hora de almoço. Não é fácil esquecer. Como você conseguiu cantar tão mal na cena em que subiu ao palco com Norah Jones?

É muito fácil cantar mal. Pode crer. Sabe como é, você de cara com uma multidão de cinco mil pessoas. Eles não sabem sobre o que é o filme. Norah Jones está lá cantando. De repente eu apareço e canto o tema de "007 contra Octopussy", "All Time High". Não precisou de mais nada para eles começarem a me vaiar... (risos) Qual foi o maior desafio ao fazer Ted? Provavelmente contracenar sem nenhum ator, ter que fazer tudo sozinho. Mas eu estava confiante em fazer isso, nessa fase da minha carreira. Acho que não teria aceitado algo assim há dez anos. Quais os pontos de referência que você teve enquanto filmava? De vez em quando havia um bastão com duas bolinhas, que seriam os olhos. Algumas vezes não tinha nada. De vez em quando a produção colocava um bichinho de pelúcia por um tempo. Mas Seth sempre estava na outra sala ou fazendo a voz. Então a sequência de luta, era você e...? Apenas eu me mexendo, muito ridículo, me sentindo sem graça, mas confiava em Seth. O que chama sua atenção em um roteiro? Bem, se você não parar de ler lá pela página dez, é porque tem potencial. Se ainda estiver interessado por volta da página 65, for ao banheiro e mesmo assim não puser o script de lado, é porque é muito bom. Porém, não dá para saber até terminar, até ler todas as páginas. Você pode supor que a história toma um rumo, mas pode ir em outra direção. E isso pode ser bom ou ruim. O que você disse a seus filhos quando eles pediram pra ver seu novo filme com o ursinho? Eles viram os cartazes em toda a cidade e falaram: ‘Papai, podemos ver esse, né?’ E eu disse ‘Não’. Pus meu filho para dormir, naquela noite e contei a ele a história de Ted, obviamente a versão “livre” da história. Você é um homem de família agora. Você sente falta de sair com os amigos? Não, porque quando estou filmando, tenho amigos trabalhando junto e temos tempo de sobra para nos divertir. O que o motiva? Existe algo que você ainda queira realizar? Há muita coisa que ainda quero realizar e conseguir. Ainda sou tão ambicioso e decidido como quando comecei – talvez até mais, pois sou mais disciplinado agora. Os dias de festejar, beber e fumar ficaram para trás, portanto sou bem mais objetivo. Não sei bem o que é – se de onde vim, ou a possibilidade de voltar para lá. Aprecio imensamente as oportunidades que tive. Cada filme é o mais importante de minha carreira. Os outros são passado. Não me atenho às coisas que fiz no passado, sejam elas boas ou ruins.

37


TECNOLOGIA Som retrô Com design retrô, a caixa de som TDK Wireless Sound Cube tem amplificadores clássicos, botões giratórios para aumentar o volume ou alternar suas funções, dois alto-falantes e um subwoofer. Sua estrutura única, cúbica, propaga até 27 W RMS – o suficiente para animar uma festa. Porém, tem o inconveniente de não reproduzir músicas de pendrives e cartões e de ser pesado – pesa 5,72 kg. Preço sugerido: R$ 1.100 Mais informações: www.tdk.com.br

Smartphone de nova geração O iPhone 5, a sexta geração do smartphone, traz uma tela maior (4 polegadas) e conexão 4G. O aparelho tem espessura de 7,6 milímetros e pesa 112 gramas. A tela do iPhone 5 é de 4 polegadas (resolução de 1136x640) e continua utilizando a tecnologia Retina. Com a tela maior, agora é possível visualizar cinco colunas horizontais de aplicativos. O processador do aparelho é o A6. De acordo com a companhia, o chip é duas vezes mais rápido que o anterior. Preço: US$ 199 (16 GB), US$ 299 (32 GB) e US$ 399 (64 GB). Mais informações: www.apple.com/br

Filmadora com zoom de 70x A Panasonic lançou dois novos modelos de filmadoras no mercado brasileiro, a HC-V100PU-K e a HC-V10LB-K (acima). O modelo V100 filma em 1.080p, mas a V10 traz um zoom de 70x. As duas filmadoras são compactas, contam com estabilizador ótico de imagem e armazenamento em cartões SD, SDHC ou SDXC. As filmadoras são bem leves: a V10 pesa 212 g, e a V100, 181g.

Fotos: divulgação.

Preço: V10 sai por R$ 999, e a V100, R$ 1.699,00. Mais informações: www.panasonic.com.br

Tablet infantil A Tectoy lançou um tablet voltado para o público infantil e desenvolvido em parceria com a Disney. O Magic Tablet, com 10,8mm de espessura, traz tela capacitiva de 7 polegadas (resolução de 1024 x 600 pixels), 8GB de armazenamento com possibilidade de expansão de até 32GB por meio de cartão MicroSD, sistema Android 4.0, Wi-Fi, Bluetooth, câmera traseira de 2MP e frontal de 0,3MP. O dispositivo contará com produtos licenciados da Disney como wallpapers, trailers de filmes, jogos, apps e interface customizável com os personagens dos estúdios. Preço sugerido: R$ 599,00. Mais informações: www.tectoy.com.br

38

Monitor com design premiado A AOC lançou o monitor i2757fh (série 57), que traz acabamento com borda estreita de apenas 2 milímetros. A haste da base, que é metálica, serve como apoio sobre a mesa, mantendo o monitor inclinado (estilo porta retrato digital). Conectada na base, tem ainda ajuste de altura. Esta característica rendeu ao monitor o prêmio iF design award 2012 – um dos mais conceituados e antigos prêmios de design do mercado. O monitor traz tela de 27 polegadas com painel IPS (In-Plane Switching), para maior ângulo de visão, e tem resolução de 1920 x 1080 pixels, com 5 milissegundos de tempo de resposta. Preço sugerido: US$ 349,00. Mais informações: www.aoc.com.br

Ferrari para ouvir A Ferrari lança novos produtos com sua assinatura: o headphone Cavallino T350 e a dock Scuderia FS1, produzidos em parceria com a Logic3. De design é atraente, o headphone é feito de metal e couro e tem drivers de 40 mm e 110 dB. As almofadas são feitas com materiais que permitem a circulação de ar, o que torna o uso bem confortável. Já a dock é 2.1 e funciona por Bluetooth ou com conector de gadgets da Apple, que também carrega a bateria. Tem também a tecnologia DSP, que garante a melhor performance possível, timbre mais natural e boa resposta de frequências baixas. Preço: O Cavallino T350 custa US$

399,00, e o Scuderia FS1, US$ 549,00. Mais informações: www.logic3.com


CULTURA | TEATRO

Ausente dos palcos há cinco anos, Malu Galli está de volta, e em dose tripla. Para o seu retorno à cena, a atriz escolheu a tragédia grega "Oréstia", trilogia escrita por Ésquilo em 458 a.C. e que ganha agora sua primeira montagem carioca no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim. Fora do palco, Malu assina também a concepção do espetáculo e, ao lado de Bel Garcia, a direção desta versão inédita. Obra máxima do mais antigo dos três grandes tragediógrafos gregos e composta pelas peças Agamêmnon, Coéforas e Eumênides, a "Oréstia" marca, segundo Nietzsche, não apenas o nascimento da tragédia, mas o seu apogeu. Pela sua antiguidade, pela sua grandeza e pelo fato de ter realizado a proeza histórica de ser a única trilogia do teatro grego que sobreviveu até nossos dias, Ariane Mnouchkine, diretora do Theatre de Soleil que capitaneou uma célebre montagem da trilogia nos anos 1990, comparou o desafio de montar a "Oréstia" ao de escalar o Himalaia. O enredo nasceu da apropriação autoral que Ésquilo fez dos mitos relativos à família dos Átridas, a princípio transmitidos oralmente e finalmente fixados por Homero. Em Agamêmnon, primeira peça da trilogia, considerada por Goethe como “a obra prima das obras primas”, são apresentadas a volta triunfal do rei Agamêmnon, filho de Atreu, a Argos, sua cidade natal, depois que o exército grego comandado por ele dizimou Tróia, e o seu assassinato por Clitemnestra, sua esposa, tendo como cúmplice Egisto, primo de Agamêmnon e amante da rainha durante a sua ausência. Já na segunda parte da trilogia, passada dez anos depois do desfecho da primeira, e chamada de "Coéforas" em referência às “portadoras de oferendas fúnebres” que acompanham Electra, filha de Agamêmnon, quando ela vai ao túmulo do pai clamar pela ajuda do morto na vingança contra sua mãe, vemos o regresso de Orestes, filho de Agamêmnon, à sua cidade natal. Realizando o desejo da irmã, Orestes assassinará a própria mãe e também Egisto em nome do pai. A Terceira e última parte da trilogia, por sua vez, começa imediatamente após o matricídio, quando um Orestes enlouquecido, perseguido pelas Fúrias, divindades arcaicas encarregadas de vingar todos os crimes do próprio sangue, vai buscar no santuário da deusa Atená, em Atenas, a absolvição pelo crime cometido. Conforme o espírito da Atenas democrática em que vivia, é nesta terceira peça que Ésquilo toma as maiores liberdades com relação às versões tradicionais do mito dos Átridas. Contrariando toda uma tradição religiosa em que os deuses apareciam como senhores supremos das vidas humanas, em Ésquilo a deusa Atená abre mão de julgar sozinha sobre a culpabilidade de Orestes, defendido por seu irmão Apolo e perseguido pelas Fúrias, e institui o primeiro tribunal humano, composto por doze jurados encarregados de decidir democraticamente a sorte de Orestes. Serviço: Oréstia | De 3 de novembro de 2012 a 27 de janeiro de

2013 | Quinta a sábado, às 21h. Domingo, às 20h. | Casa de Cultura Laura Alvim | Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema, Rio de Janeiro.

40

Fotos: divulgação.

Oréstia

Depois da Queda Depois do sucesso de "Louise Valentina", o diretor  Felipe Vidal e a atriz Simone Spoladore voltam a trabalhar juntos e novamente mergulhados num ambiente ligado ao cinema mundial. No primeiro espetáculo, de 2010, diretor e atriz pesquisaram a fundo a vida de Louise Brooks, diva dos tempos do cinema mudo. "Depois da Queda" (After the Fall) é um dos mais relevantes textos de Arthur Miller, dramaturgo norte‐americano que é uma referência do teatro do século XX. No palco, uma história autobiográfica: a relação do escritor e dramaturgo com a musa Marilyn Monroe, um casamento que durou de 1956 a 1961, um ano antes da morte da atriz. O texto é estruturado com recursos expressionistas, com uma narrativa não linear, que alterna cenas do passado e do presente. Toda a ação é criada a partir das reflexões de Quentin (alter ego de Miller), um advogado nova-iorquino que decide reexaminar sua vida para ver se deve ou não se casar com Holga (Thais Tedesco), seu mais recente amor. O jogo é claramente inspirado na vida pessoal de Miller e os personagens e acontecimentos aparecem como o protagonista se lembra deles. A cena mantém um clima de mistério. Quentin  (Lucas Gouvêa) é apresentado como um homem consciente, subjetivo, mais de pensamento do que de ação. Maggie (Simone Spoladore), ao contrário, é pura inconsciência, intuição, impulsividade. Sobre Marilyn, Arthur Miller nunca escondeu o que pensava: “Tinha um perfil autodestrutivo”, dizia o ex-marido. SERVIÇO: Depois da Queda | Local: Teatro Gláucio Gill | Praça Cardeal Arcoverde, S/N, Copacabana, Rio de Janeiro, ao lado da estação Arcoverde do Metrô. | Horários: sexta a segunda, às 20h.


Seis Aulas de Dança

Fotos: divulgação.

De autoria do escritor, roteirista e produtor americano Richard Alfieri, a peça foi traduzida para mais de 12 idiomas e é uma das mais montadas dos últimos 50 anos. Comédia de sucesso na Broadway, montada no mundo inteiro, "Seis Aulas de Dança em Seis Semanas" chega ao Rio de Janeiro, depois de temporada vitoriosa em São Paulo. No divertido e emocionante espetáculo, Dona Lily (Suely Franco) é uma senhora vaidosa e elegante e Michael (Tuca Andrada) é um professor de dança atrevido e irreverente. A paixão pela dança parece ser tudo o que eles têm em comum, mas juntos descobrem que a vida é mais rica, divertida e surpreendente do que jamais imaginaram. Com belos números de dança e linda trilha sonora, a montagem passeia pelo universo da dança, entre seus diferentes ritmos, como tango, foxtrot, valsa e chá-chá-chá, com coreografias assinadas pelo coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus. Por todos os palcos por onde passou nos 20 países em que foi encenada, entre eles Inglaterra, Austrália, Japão, Espanha, Áustria, Israel, Holanda, República Checa, Turquia, Finlândia, Grécia e, claro, Estados Unidos, "Seis Aulas de Dança em Seis Semanas" foi sucesso absoluto. Atualmente, o autor trabalha na adaptação do texto para o cinema. SERVIÇO: Teatro Maison de France PSA Peugeot Citroën | End: Avenida Presidente Antonio Carlos, 58 Centro - Rio de Janeiro.

A Campanha Teatro Para Todos 2012, idealizada pela APTR, realiza sua 10ª edição consecutiva, entre os dias 23 de novembro a 23 de dezembro, consolidando uma trajetória de sucesso de contribuição para a democratização do acesso ao teatro e de fomento à produção teatral carioca. Proposta num período em que tradicionalmente há uma baixa na frequência de público, o projeto hoje faz parte do calendário da cidade, sendo aguardado com ansiedade pelos atores, produtores e espectadores. Norma Thiré, que faz parte do colegiado da APTR e é uma das organizadoras da campanha, conta quais foram os maiores desafios e conquistas nesses 10 anos. Com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e promoção da TV Globo, a campanha 2012 conta com 58 espetáculos inscritos - adultos e infantis - e mais de 61.000 ingressos disponibilizados, trazendo espetáculos como “Em nome do jogo”, “Eu era tudo pra ela..e ela me deixou”, “Gonzagão – A lenda”, “Lente de Aumento”, “Na sobremesa da vida”, “Nós Sempre Teremos Paris”, “Oréstia”, “Todo mundo tem problemas sexuais”, “Comédia em pé”, “A menina e o vento”, entre outros, que terão ingressos com valores inferiores aos de meia-entrada. Os preços variam entre R$ 5 e R$ 30 e o espectador pode adquiri-los no quiosque fixo (contêiner) que ficará na Cinelândia, ou ainda em um quiosque volante que circulará pelos principais bairros da cidade, como Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Madureira, Méier, Niterói, Central e Santa Cruz. A fim de evitar a ação de cambistas, novamente a Campanha limitará a venda de ingressos a quatro unidades por pessoa e por espetáculo. Outra medida tomada em edições anteriores com o objetivo de atender ao público da melhor forma e que será mantida é a liberação de vendas de ingressos por semana para evitar o esgotamento dos mesmos, principalmente no caso dos espetáculos mais procurados. Baseado na “Campanha Vá ao Teatro”, também conhecida como “Campanha das kombis” das décadas de 70 e 80, a Campanha Teatro Para Todos oferece ao público de todas as idades e classes sociais a oportunidade de assistir a espetáculos de qualidade, viabilizando a formação de novas platéias e preenchendo, assim, uma lacuna existente no mercado cultural.

CAMPANHA TEATRO PARA TODOS 2012

mais informações:

www.ingresso.com | (21) 4003-2330

41


Baião de Dois Idealizado e produzido por Fagner, em parceria com José Milton, o disco traz 15 faixas, sendo 12 com duetos póstumos viabilizados pela tecnologia digital e três gravados na década de 1980. Dentre as músicas regatadas, estão “Plano Piloto”, com participação de Alceu Valença, “Forró Nº1”, com Gal Costa, e “A Vida do Viajante”, em parceria com Gonzaguinha. Os novos duetos repaginam grandes sucessos do compositor que levou aos quatro cantos do Brasil os ritmos do sertão nordestino – o baião, o xote e o xaxado. As faixas reúnem nomes de diversas vertentes da música brasileira. Fagner, além da produção, aparece em uma das composições mais conhecidas de Gonzagão, “Asa Branca”, que abre o disco. O repertório segue com Zeca Pagodinho, em “Siri Jogando Bola”; Dominguinhos, em “Forró de Cabo”; Ivete Sangalo, em “Nem se despediu de mim”; Chico César, “Estrada de Canindé”; Zeca Baleiro, “Danado de Bom”; Zélia Duncan, “Qui Nem Jiló”; Zé Ramalho, “A Volta do Asa Branca”; Jorge de Altinho, “Deixa a Tanga Voar”; Alcione, na faixa-título; Geraldo Azevedo, “Onde Tu Tá Neném”; e Elba Ramalho, em “Paraíba”. Álbum: Baião de Dois | Artista: Luiz Gonzaga e convidados | Quanto: R$30,00 | Lançamento: Sony Music

One Direction Eles estão de volta! Apenas um ano depois do lançamento do seu debut, Up All Night, a One Direction – primeira banda britânica alcançar o topo da parada americana da Billboard com o disco de estreia – lança Take Me Home. O álbum chega ao Brasil em dois formatos exclusivos. Take Me Home - Versão Limitada (tiragem única), que além das 13 faixas conta com mais cinco exclusivas – “Truly Madly Deeply”, “Magic”, “Irresistible”, “One Thing (live)” e “I Wish (live)” – disponíveis somente na edição física do álbum. A segunda versão é a Take Me Home - Yearbook Edition (edição brasileira), que traz a versão standard do CD com 13 faixas, acrescidas de quatro inéditas (“She’s Not Afraid, “Loved You First”, “Nobody Compares” e “Still The One”“.), e um livreto de 32 páginas com fotos da banda. Esta versão também pode ser encontrada na íntegra no iTunes. Álbum: Take Me Home | Artista: One Direction | Quanto: R$35,00 | Lançamento: Sony Music

Coldplay Depois de nove anos, a banda Coldplay lança LIVE 2012, primeiro filme da banda e disco ao vivo, que documenta a aclamada turnê mundial de Mylo Xyloto. O show já foi visto por mais de três milhões de pessoas desde que começou em junho de 2011.O filme foi dirigido por Paul Dugdale, responsável pelo filme da Adele no Royal Albert Hall e Worlds On Fire do Prodigy. LIVE 2012 inclui imagens ao vivo de shows do Coldplay no Stade de France de Paris, Montreal, Bell Centre e da performance triunfante na Pyramid Stage em Glastonbury 2011. O set é composto de vários shows ao redor do mundo, usando a capacidade de 75.000 do Stade de France como a espinha dorsal. DVD: Coldplay Live 2012 | Artista: Coldplay | Quanto: R$ 52,90 | Lançamento: EMI Music.

Sapucapeta O que começou como uma roda de samba virou bloco de carnaval e cresceu tanto que arrebanha milhares de pessoas em todas as apresentações com objetivo único: dançarem ao som de boa música. Seja samba, onde Leandro transita como poucos, ou pagode, funk, soul, pop, reggae ou rock. A escolha é do próprio público. Leandro formou uma big band, com naipe de metais, bateria, percussão, DJ, backing de LG, baixo e tudo o que os fãs têm direito. As cartas são colocadas à mesa com um funk-samba mais que pra cima que mistura três do Seu Jorge, “São Gonça”, “Mina do Condomínio” e “Burguesinha”. A mistura também está na receita para releitura pra lá de animada das clássicas na voz de Tim Maia “Gostava Tanto de Você” e “Você”. O samba um pouco mais puro acentua a festa e coloca público inteiro para dançar na sequência, com “Miss Favela” e em “Festa do Cabide”. E é pelo samba que temos o primeiro convidado da noite, Marcelo D2. DVD: Baile do Sapuca | Artista: Leandro Sapucahy (Sapucapeta) | Quanto: R$39,90 | Lançamento: Sony Music.

Fábio Jr. Comodismo é palavra riscada do dicionário de Fábio Jr. Neste 25º trabalho em pouco mais de 30 anos de carreira, “Intimo ao Vivo”, a prova está em CD e DVD.O trabalho é a coroação do bem-sucedido “Íntimo” em turnê, e foi registrado em São Paulo, no dia 1º de setembro último, em casa lotada. E se no disco de estúdio ele prestou homenagem a grandes compositores e canções brasileiras, incluindo algumas próprias, neste Fábio Jr. as veste em gala em homenagem ao público. “Epitáfio”, dos Titãs, marca a entrada em cena, seguida por “Só Você”, de Vinicius Cantuária. “Casinha Branca”, que já integrava o trabalho de estúdio “Íntimo”, precede o primeiro grande sucesso de Fábio na noite, “O Que é Que Há”. Ingressos esgotados com muita antecedência, o público delira com esta e com outro grande sucesso na voz do cantor, “Senta Aqui”. DVD: Fábio JR. Íntimo ao Vivo | Artista: Fábio Jr. | Quanto: R$49,90| Lançamento: Sony Music

42

Fotos: Divulgação.

CULTURA l MÚSICA


Fotos: Divulgação.

Stray Cats Stray Cats é uma banda americana de neo-rockabilly formada em 1979 pelo guitarrista evocalista Brian Setzer e seus colegas de escola Lee Rocker (Leon Drucker) e Slim Jim Phantom (James McDonnell). Quando os Stray Cats resolveram tocar em Montreux, em julho de 1981, eles eram o nome mais quente do momento. Tinham três músicas e o álbum de estreia entre os 10 mais vendidos das paradas britânicas. Uma série de concertos como atração principal, impulsionava mais ainda a banda ao sucesso. E tinham alcançado esse feito em menos de um ano, logo após a mudança de Nova York para Londres em 1980. A combinação explosiva de canções inspiradas no mais autêntico “rock’n’roll” com clássicos do “rockabilly” dos Anos 50, através de uma atitude punk cheia estilo. DVD: Stray Cats Live at Montreux | Artista: Stray Cats | Quanto: R$49,90 | Lançamento: ST2 Vídeo.

A Dama da Canção As primeiras quatro décadas de carreira de uma das maiores intérpretes Nana Caymmi, estão finalmente reunidas na caixa A Dama da Canção. Da estreia ao lado do pai, Dorival, em 1960, cantando “Acalanto”, passando por seu primeiro disco de 78 rotações na Odeon (“Adeus” e “Nossos beijos”), o primeiro LP gravado na extinta Elenco, em 65, e até o seu segundo CD de boleros, “Sangre de mi alma”, registrado em 2000. O box reúne um dos melhores repertórios de cantoras de que se tem notícia na história da MPB, com predominância de temas românticos ou brejeiros de inspiração na Bahia de antigamente. Nana sempre bateu o pé para gravar o que queria, independente de modismos, pagando muitas vezes um preço alto por isso, como o de ter ficado longos períodos sem gravadora ou sem ser programada em rádios ou TVs. Caixa: A Dama da Canção | Artista: Nana Caymmi | Quanto: R$ 449,90 Lançamento: EMI Music

Patti Smith Conhecida como “poetisa do punk”, Patti Smith estrela esse show de 2005 em Montreux que integrou a turnê de divulgação do álbum de 2004 de Patti, “Trampin”, com um repertório magnífico que traz faixas do primeiro trabalho até esse lançamento. Patti Smith ainda é uma artista extremamente vibrante ao vivo, e esta apresentação é um presente merecido para todos os fãs da cantora. Inclui o sucesso “Because the night” e outros clássicos como “Dancing Barefoot”, “People Have The Power”, “Redondo Beach”, “25TH Floor” e muito mais! Blu-ray: Patti Smith Live at Montreux 2005 | Artista: Patti Smith | Quanto: R$59,00 | Lançamento: ST2 Vídeo

The Doors Em 5 de Julho de 1968, o The Doors subiu ao palco do Hollywood Bowl para um concerto que, desde então passou a ser considerado lendário. A banda estava lançando o seu terceiro disco, “Waiting For The Sun” e a canção “Hello I Love You” liderava as paradas norte-americanas. Eles vinham aprimorando suas apresentações ao vivo ao longo dos últimos 2 anos e sentiam-se absolutamente no auge da forma. Somente agora, 44 anos depois e pela primeira vez, está sendo disponibilizado para os fãs da banda, o conteúdo do filme gravado no Hollywood Bowl. O material foi todo digitalizado e restaurado diretamente da película original para apresentar da melhor forma possível, o mais completo show já registrado do The Doors. Blu-ray: The Doors Live At The Bowl ‘68 | Artista: The Doors | Quanto: R$60,00 | Lançamento: ST2

Vídeo.

Live Kisses Este é o nome de um maravilhoso musical dirigido por Jonas Akerlund, que captura a magia de um concerto fechado, sem audiência, realizado por Paul McCartney no lendário Capitol Stúdios de Los Angeles na noite de 09 de Fevereiro de 2012. McCartney reuniu um time de músicos ‘All-Star’, para dar o sopro da vida a 12 ‘standards’ da musica norte-americana, numa única e exclusiva apresentação, no mesmo local onde meses antes gravara o álbum Kisses On The Bottom, seu mais recente lançamento. Foi um concerto diferente de qualquer outro que Paul McCartney já tinha participado. Na noite que esse time de estrelas, escolhidos pelo próprio McCartney, se reuniu sob a direção musical de Diane Krall (piano), lá estavam John Clayton (baixo), Karriem Riggins (bateria), John Pizzarelli (guitarra), Anthony Wilson (guitarra), Mike Mainieri (vibrafone), Abe Laboriel Jr. (vocais de apoio) e Joe Walsh (guitarra) do The Eagles, especialmente incumbido de fazer o solo de guitarra da faixa “My Valentine”. Blu-ray + livro: Paul McCartney Live Kisses | Artista: Paul McCartney | Quanto: R$150,00 | Lançamento: ST2 Vídeo

43


CULTURA | CINEMA

Detona Ralph Por décadas, Ralph é ofuscado por Conserta Felix Jr., o astro mocinho do jogo deles que sempre resolve os problemas. Cansado de interpretar o vilão, Ralph recorre às próprias mãos enormes e parte em uma jornada pelo fliperama através de jogos de todas as gerações para provar que ele tem o que é preciso para ser um herói. Em sua missão, Ralph conhece a durona Sargento Calhoun, do jogo de ação em primeira pessoa Missão de Herói, e a obstinada e rejeitada Vanellope Von Schweetz do jogo de corrida de carros de confeitos, Corrida Doce, que talvez possa vir a ser sua primeira amiga de verdade. Mas tudo muda quando um inimigo mortal é revelado, colocando em risco todo o fliperama e a própria Vanellope. Ralph finalmente tem a chance de ser um herói, mas será que ele vai conseguir fazer isso a tempo? Fazendo a voz de Ralph está John C. Reilly, a comediante e atriz Sarah Silverman faz a voz de Vanellope Von Schweetz, e Jane Lynch faz a voz da Sargento Calhoun.

A aventura segue a jornada épica de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) para recuperar o Reino dos Anões de Erebor do temido dragão Smaug. Convidado de repente pelo mago Gandalf (Ian McKellen), o Cinzento, Bilbo se vê entrando na aventura com mais 13 anões liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudo de Carvalho (Richard Armitage). A viagem irá levá-los às Terras Ermas através de terras traiçoeiras cheias de Orcs, Wargs e Feiticeiros. Embora seu objetivo esteja a Leste, nos terrenos baldios da Montanha Solitária, eles precisam primeiro escapar do túnel dos Orcs, onde Bilbo encontra a criatura que mudará sua vida para sempre... Gollum (Andy Serkis). Sozinho com Gollum nas margens de um lago subterrâneo, o despretensioso Bilbo Bolseiro não só descobre extrema habilidade e coragem, que surpreendem até ele mesmo, como também ganha a posse do “precioso” anel de Gollum, o qual guarda qualidades inesperadas e úteis... Um simples anel de ouro que está ligado a todo o destino da Terra-Média de formas inimagináveis.

44

Fotos: Divulgação.

O Hobbit – Uma Viagem Inesperada


A Escolha Perfeita Beca (Anna Kendrick) é a garota que prefere escutar o que está saindo de seus headphones do que o que está saindo da boca de qualquer um. Entrando para a Barden University, ela descobre que não é adequada a nenhuma panelinha, mas de alguma forma entra para uma que ela jamais teria escolhido: junto das garotas más, garotas doces e garotas estranhas cuja única coisa em comum é o quão bem elas cantam juntas, na nova e barulhenta comédia "A Escolha Perfeita". Quando Beca leva esse grupo de cantores para além de seu mundo de arranjos tradicionais e harmonias perfeitas para um mundo de novas mixagens (mash-ups), elas lutam para subir ao topo do mundo implacável das competições de música das universidades. Isso poderá acabar sendo a coisa mais legal que elas fizeram na vida ou a mais insana, provavelmente será um pouco de cada. O filme vem carregado com novas versões de antigos sucessos, hits de sucesso do momento, que são mixados juntos, novas mixagens (mash-ups) e arranjos que você nunca ouviu antes.

A Filha do Pai

Fotos: divulgação.

Em 1939, Patricia (Astrid Bergès – Frisbey), uma garota com os modos refinados de uma jovem dama, engravida de Jacques Mazel (Nicolas Duvauchelle), um rapaz de boa família. Sem saber da gravidez, ele é enviado ao fronte como piloto de caça. O tradicional poceiro Pascal Amoretti (Daniel Auteuil), pai da garota, a expulsa de casa quando a família de Jacques a acusa de chantagista e se recusa a reconhecer a criança, mas volta atrás depois e vai buscar a filha. Pouco depois, Jacques desaparece e é dado como morto. Na esperança de recuperar um pouco do filho, os pais de Jacques tentam se reconciliar com Amoretti para se aproximar da criança que rejeitaram de forma tão desprezível. Inspirado no livro de Marcel Pagnol, que já tinha adaptado seu próprio romance para o cinema em 1940, em plena guerra, a história de La Fille du Puisatier faz parte dos grandes clássicos populares franceses.

Paris Manhattan Alice (Alice Taglioni) é uma mulher bonita e apaixonada pelo seu trabalho como farmacêutica, seu único problema é que continua solteira. Ela se refugia do mundo com a paixão por Woody Allen, chegando ao ponto de recomendar seus filmes às pessoas que procuram a farmácia em busca de algum medicamento e até mesmo conversar com o diretor, em seus pensamentos. A família de Alice insiste em lhe arranjar pretendentes, mas ela constantemente ignora os apelos da família para que se case. No entanto, o encontro com Victor (Patrick Bruel) pode mudar a sua vida.

45


CULTURA | HOME VIDEO Uma Viagem ao Mundo das Fábulas

DVD: Uma Viagem ao Mundo das Fábulas | Apenas para locação | Lançamento: Vinny Filmes

E.T. O Extraterrestre E.T. O Extraterrestre, a mágica aventura do diretor Steven Spielberg, ganhador do Oscar, comemora seu 30º Aniversário com lançamento de uma embalagem metálica contendo o Blu-ray + Cópia Digital e 4 Fotocards exclusivos do filme. Apresentando imagem totalmente nova, digitalmente remasterizada, com seis vezes a resolução do DVD, e som 7.1 surround totalmente novo, o combo Blu-ray "E.T. O Extraterrestre" - Edição de Aniversário inclui o filme de 1982, uma entrevista totalmente nova com o diretor Steven Spielberg e “Os Diários de E.T.”, com uma hora de metragem inédita do set de filmagem. O combo também oferece aos fãs a oportunidade de reviver o mistério, os risos e o sonho desse lendário filme, a qualquer hora e em qualquer lugar. Em 1982, "E.T. O Extraterrestre" tornou-se o maior arrasa-quarteirão do ano, estreando como nº 1 em todo o mundo. Até hoje, continua sendo um dos filmes mais adorados e de maior sucesso de todos os tempos. Blu-ray: E.T. O Extraterrestre | Quanto: R$69,90 | Lançamento: Universal Pictures

46

Uma Família da Pesada Mais Big Bang pelo seu dinheiro ao levar para casa esta coleção hilária de 14 episódios de Uma Família da Pesada. Nesta temporada, Peter precisa de um rim novo, Lois vira campeã de boxe, Chris descobre um novo hobby e Brian e Stewie viajam no tempo num esforço para salvar o universo. Viaje a uma nova dimensão da comédia com Uma Família da Pesada! DVD: Uma Família da Pesada 11 º Temporada Completa | Quanto: R$99,90 | Lançamento: Fox Home

Último Samurai Hirokin Em Aradius, um mundo diferente, a sociedade é dividida em tribos e a lei é feita pelo mais forte. O jovem Hirokin (Wes Bentley) leva uma vida pacata ao lado de sua família, fazendo o possível para ficar longe de problemas. No entanto, o rapaz e seus familiares acabam no lugar errado e na hora errada e se tornam vítimas de um cruel grupo de bandidos, liderados por Griffin (Julian Sands). O resultado é que Hirokin é levado prisioneiro e seus parentes são assassinados violentamente. Quando tudo parece perdido para Hirokin, uma chance de salvação aparece – Moss (Angus McFayden), o maior inimigo de Griffin, liberta o rapaz e o ensina a arte da guerra. DVD: Último Samurai Hirokin | Apenas para locação | Lancamento: Vinny Filmes

Cocktail Tom Cruise, em uma de suas melhores performances, é Brian Flanagan, um jovem e ambicioso bartender que, com a ajuda do talentoso veterano Doug Caughlin (Bryan Brown), torna-se a sensação dos bares sofisticados de Manhattan. Quando Brian se muda para a Jamaica e conhece Jordan (Elisabeth Shue), vive com ela um tórrido romance, que o faz questionar sua vida e sua ambiciosa carreira. Ele sabe que encontrou alguém que pode ensiná-lo a verdade sobre o amor, a felicidade e, principalmente, a verdade sobre ele mesmo. Blu-ray: Cocktail |Quanto: R$59,90 | Lançamento: Walt Disney Studios Home Entertainment

Fotos: Divulgação.

No século IX, no mosteiro de uma vila medieval remota sob o cerco das invasões bárbaras, vive um jovem menino de apenas 12 anos, chamado Brendon. Ele tem a misteriosa tarefa de concluir e mostrar ao mundo o mais fantástico dos livros. Para completar este lendário livro de Kells, ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan, e a ajuda de Aisling, uma misteriosa mulher-lobo. Para cumprir sua tarefa, ele ainda desobedece ao seu amado tio Abbott Cellach e penetra na floresta encantada, onde a força de uma serpente diabólica protege o incrível olho de cristal. Após enfrentar a invasão dos terríveis e assustadores vikings, Brendon descobre que este é apenas o começo de sua grande jornada, repleta de emocionantes aventuras, que vão divertir e surpreender a toda a família.


Fotos: Divulgação.

Glee Na 3ª temporada da série eletrizante e premiada, o grupo está se preparando para o concurso nacional e para a formatura! Um pessoal mais jovem se junta ao New Directions, enquanto os mais velhos estão descobrindo, ainda que de maneira incerta, a vida fora do Glee Club. Apresentando alguns dos números musicais mais famosos e interessantes da TV, Glee continua a ter seu lugar garantido no coração do público do mundo todo. DVD: GLEE 3º Temporada Completa | Quanto: R$129,90 | Lançamento: Fox Home

Katy Perry O divertido, glamoroso, pungente, inspirador, diário de uma das maiores artistas do planeta é revelado, quando o filme "Katy Perry Part of Me" chegar às lojas e locadoras de todo Brasil. Dando aos fãs acesso sem precedentes à vida real da sensação musical, o filme expõe o trabalho duro, dedicação e o fenomenal talento de uma garota que permaneceu fiel a si mesma e sua visão para realizar seus sonhos. Apresentando raras entrevistas de bastidores, momentos pessoais entre Katy e seus amigos, e total acesso à metragem de ensaios, coreografia, o estilo característico de Katy e muito mais. O longa revela a convicção da cantora de que se você pode ser você mesma, então você pode ser tudo.

Downton Abbey Downton Abbey conta a história da família Crawley em torno da suntuosa propriedade chamada Downton Abbey. A casa tem sido o lar da família por muitas gerações, mas também é onde os criados vivem, planejam, sonham e lutam ferozmente por uma posição. Eles sabem muitos segredos da família, enquanto a família pouco sabe de seus subalternos. Uma série de conflitos está por vir e tudo mudará em Downton Abbey. A primeira e a segunda temporadas da série poderão ser encontradas nas lojas em um único Pack DVD: Downton Abbey | Quanto: R$129,90 | Lançamento: Universal Pictures

Blu-ray 3D: Katy Perry : Part of Me | Quanto: R$89,90 | Lançamento: Paramount Home

O Ditador O comediante Sacha Baron Cohen  ficou famoso por seu humor corrosivo, politicamente incorreto, voluntariamente grosseiro e vulgar. "O Ditador" narra a história heróica de um ditador Aladeen (Cohen) que arrisca sua vida para garantir que a democracia nunca chegue ao país que ele amavelmente oprime. Nos filmes anteriores Cohen abusava das piadas e confrontos, nesse filme ele prova de vez por todas estar acima dos comediantes de sua geração. As participações especiais dão um toque ainda mais engraçado ao filme.

zA Walt Disney reuniu em um único pack todos os filmes da Pixar. São eles: "Toy Story" (1995), "Vida de Inseto" (1998), "Toy Story 2" (1999), "Monstros, S.A." (2001), "Procurando Nemo" (2003), "Os Incríveis" (2004), "Carros" (2006), "Ratatouille" (2007), Wall-E (2008), "Pixar Short Films Collection Volume 1" (2008), "Up – Altas Aventuras" (2009), "Toy Story 3" (2010), "Cars Toon – As Grandes Histórias do Mate" (2010), "Carros 2" (2011), "Pixar Short Films Collection Volume 2" (2012), "Valente" (2012).

Blu-ray: O Ditador | Apenas para locação | Lançamento: Paramount Home

Blu-ray: Pixar Edição de Colecionador | Quanto: R$249,90 | Lançamento: Walt Disney Studios Home Entertainment

47


CULTURA | ARTES VISUAIS

Sucesso de público

Serviço: Horários da exposição: terça-feira a domingo, das 10h às 20h (acesso

até 19h). Local: OCA – Pq. do Ibirapuera - Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº, Portão 03,

São Paulo (SP). Site oficial: www.esplendoresdovaticano.com.br Agendamento de escolas: Diverte Cultural – (11) 3883-9090 – ex-

posição@divertecultural.com.br. Visitas de escolas públicas – isenta de pagamento: (11) 5083-2314

-agendamentoexposicao@t4f.com.br – VAGAS LIMITADAS.

48

Fotos: Divulgação.

N

a Oca desde 21 de setembro, a exposição Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte será prorrogada até o dia 31 de março de 2013. A exposição possui 200 obras, que narram os momentos históricos da humanidade. Destaca-se, desta forma, a contribuição das artes e dos artistas para mostrar a beleza de Deus, também através dos objetos preciosos e elementos significativos do culto litúrgico. Todas as obras da exposição são importantes, porque cada uma delas é como uma peça de um mosaico, onde até mesmo o menor fragmento é funcional para criar a ideia do conjunto. Existem muitas obras que possuem histórias maravilhosas, como a Pietà de Michelangelo, em que Maria, jovem e bonita, é retratada com a mesma idade do filho; A Verônica de Guercino, que mostra o Cristo com a Coroa de Espinhos; Madonna del Sassoferrato; um relicário com ossos atribuídos a São Paulo e São Pedro; a escultura em mármore O Martírio de São Paulo; A Deposição no Sepulcro, de Giorgio Vasari; os afrescos salvos do incêndio da Basílica de São Paulo e uma galeria exclusiva dedicada a João Paulo II. Além de muitas outras obras que farão os visitantes se encantarem pelos 2000 anos de história do Vaticano. O Vaticano conserva e reúne afrescos, esculturas e objetos históricos há séculos, o que mostra que a conexão entre o Vaticano e a arte é muito forte. Sua importância histórica e cultural é nitidamente observada através dos milhões de visitantes que passam anualmente por Roma para visitar este patrimônio da humanidade. É imperdível a visita ao segundo andar da Oca, que possui um visita virtual à famosa Capela Sistina, com detalhes dos afrescos monumentais pintados por Michelangelo. Com a comemoração de 500 anos da pintura da Capela Sistina, o Vaticano anunciou a restrição no número de visitantes ao espaço. O que torna esta experiência uma oportunidade única para apreciar em detalhes este magnífico patrimônio cultural da humanidade, sem sair de São Paulo.


O próximo verão pode ser tudo o que você sempre sonhou. Antecipe suas reservas e garanta as melhores tarifas.

Noronha Fernando de

Peru

Punta Cana

ESTAÇÃO Cuba

Saint Barts

St. Martin

VERÃO Porto de Gal inhas

Curaçao

Itajaí | (47) 2103.8400 | lazer@tripservice.com.br Navegantes | (47) 3342.9282 | navegantes@tripservice.com.br Blumenau | (47) 3335.0755 | blumenau@tripservice.com.br tripservice.com.br


CULTURA | LITERATURA

Prêmio Odebrecht apresenta livro sobre comércio do açúcar no Brasil Por Mônica Corrêa

O livro O comércio do açúcar - Brasil, Portugal e Países Baixos (1595-1630) reúne pesquisa minuciosa e analítica do comércio do açúcar no início da colonização do Brasil e suas dimensões sociais, econômicas, políticas e religiosas. No século XVI e início do século XVII, o Brasil chegou a ser o principal produtor mundial de açúcar, a commodity mais cobiçada do período. A importância e reconhecimento do produto para o desenvolvimento do país foram amplamente estudados, mas parte dessa história ainda carecia de aprofundamento. Daniel Strum, autor do livro, traduz para o público em geral como funcionava a comercialização internacional deste produto e seu complexo sistema de trocas que lançou as bases das permutas internacionais e inaugurou procedimentos econômicos, jurídicos e financeiros ainda hoje praticados.

O autor, mestre e doutor em História pela Universidade Hebraica em Jerusalém, mergulhou em um vasto acervo de documentos notariais, contábeis, inquisitoriais e governamentais que revelaram o modo pelo qual, diante de tantas incógnitas e incertezas, era possível, naquele período, comprar e receber partidas de açúcar produzidas em um lugar remoto, como era o Brasil, e transportadas pelo Oceano Atlântico, povoado de aventureiros e piratas. Um comércio verdadeiramente multidimensional, que cruzava fronteiras nacionais e imperiais e unia circuitos mercantis que incluíam católicos, protestantes e judeus. O livro, da Versal Editores, relata como a exportação de açúcar consistia na principal fonte de riqueza da colônia e era ela que viabilizava o acesso da população luso-brasileira aos necessários e cobiçados produtos europeus. O comércio do açúcar também trazia, senão sustento, ao menos prosperidade às Ilhas Atlânticas e a Portugal, notadamente ao norte do Reino, enquanto infundia vitalidade à economia neerlandesa. A obra, com relevante acervo iconográfico, reúne uma seleção de cerca de 400 imagens, muitas delas publicadas pela primeira vez no Brasil, oriundas de mais de 120 instituições e coleções particulares, de 18 países, entre os quais Holanda, Espanha, Alemanha, Israel e Portugal. Sobre a obra Título: O Comércio do Açúcar - Brasil, Portugal e Países Baixos (1595-1630). Autor: Daniel Strum. Preço: R$ 240,00. Editora: Versal Editores. Páginas: 467.

50

Fotos: divulgação.

O projeto, vencedor do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares, iniciativa da Organização Odebrecht, explora os meandros e imbricações que garantiram a exportação do açúcar para Portugal e, de lá, sua reexportação para outras regiões, principalmente para os Países Baixos.


CULTURA | SHOW

Roberto Carlos emociona no fim de ano

O

mito, a voz, o amor e o carisma de Roberto Carlos poderão ser conferidos nos shows que o ídolo da música brasileira fará no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Roberto Carlos vai apresentar o novo disco “Esse Cara Sou Eu”, cuja música homônima está entre as mais tocadas nas rádios do País. O álbum traz também o funk melody “Furdúncio”, composto em parceria com Erasmo Carlos. O repertório ainda trará sucessos reunidos em mais de 40 anos de carreira, como “Detalhes”, “Emoções” e “Jesus Cristo”. Roberto subirá ao palco acompanhado de coral e sua orquestra de 16 músicos e três vocais, com regência do maestro Eduardo Lages. Cada vez mais moderninho, ele também convidou o DJ Memê para tocar em seus shows. Memê subirá ao palco para remixar “Fera ferida” e Roberto Carlos vai cantar por cima. Os ingressos para o espetáculo logo se esgotaram. No dia 25 de dezembro, o público poderá conferir na TV o show intitulado ‘Reflexões’’. O show será veiculado pela Rede Globo na noite de Natal. No seu repertório recheado de grandes sucessos, uma mistura de estilos como samba, funk, pagode e rap. O objetivo é fazer uma dupla homenagem à paisagem carioca, eleita patrimônio mundial da humanidade e aos seus ritmos, sons e gingados.

Fotos: divulgação.

O tradicional especial de fim de ano começará com um passeio do cantor por alguns cartões postais do Rio de Janeiro. Roberto vai cruzar a cidade de carro com seus sucessos remixados pelo DJ Memê. A apresentação contará com as participações especiais de Arlindo Cruz, Seu Jorge, Michel Teló e as Empreguetes Cida (Isabelle Drummond), Rosário (Leandra Leal), Penha (Tais Araújo), Chayene (Cláudia Abreu) e Socorro (Titina Medeiros). O espetáculo começa com Roberto cantando “Emoções”. A cenografia, assinada por May Martins, trará elementos arquitetônicos bem cariocas. O Rei também homenageará a saudosa apresentadora Hebe Camargo no especial de TV. Em 2013, o Rei retoma o Projeto Emoções em Alto Mar que, detalhe, entre os dias 26 e 30 de janeiro. Desta vez o evento será a bordo do moderníssimo navio Costa Favolosa, que vem pela primeira vez ao Brasil e America do Sul — a embarcação sai de Santos com paradas em Ilhabela, Búzios, Rio de Janeiro, volta para Ilhabela e termina a viagem em Santos. Serviço: O quê: Show de Roberto Carlos. Quando: 14, 15 e 16 de dezembro. Onde: Ginásio Maracanãzinho -

Maracanã, Río de Janeiro (RJ). Quanto: Ingressos esgotados. www.ingressorapido.com.br

Com 52 anos de carreira, mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Roberto Carlos é o artista número um do Brasil e da América Latina. Cantor e compositor de mais de 500 músicas, ídolo da juventude e maior expoente do movimento denominado Jovem Guarda, na década de 60, encontrou sua identidade nas canções românticas e consolidou o sucesso na década de 70. Primeiro e único artista no país a gravar 1 disco por ano, já cantou para o Papa João Paulo II, em 1997, e com o tenor Luciano Pavarotti. Atualmente, o cantor tem duas músicas de sua autoria na trilha sonora da novela 51 “Salve Jorge”: Esse cara sou eu” e “Furdúncio”.


LUXO

Réveillon

em alto estilo

D

Para começar o ano com sorte, um dos acompanhamentos da noite é o arroz de forno com a tradicional lentilha, além de batata ao murro, purê de beterraba com queijo brie, farofa da casa e cogumelos salteados. E, para encerrar a ceia, sorvetes Bobberg com folhados crocantes, como sobremesa. Os hóspedes também terão um prosecco, como cortesia da pousada, para brindarem a chegada de 2013. O pacote de cinco diárias já inclui a ceia e o café da manhã com horário estendido até às 16h. As reservas para o Ano Novo no Ronco do Bugio devem ser feitas com antecedência pelos telefones ou por email. O valor dos pacotes pode variar de R$ 3.875,00 a R$ 7.325,00 por casal. O Ronco do Bugio Pouso e Gastronomia faz parte da Associação Roteiros de Charme, reconhecida por sua hospedagem de qualidade e seus conceitos de sustentabilidade. As 13 suítes da pousada são totalmente privativas e compostas por camas queen size, lareira e ofurô em alguns quartos, TV, lençóis e roupões da Trousseau e amenities L’Occitane. Os hóspedes com animais de estimação também são bem-vindos. A pousada oferece um kit pet com uma bacia – para dar banho ou lavar as patinhas do animal – toalha, cobertor, biscoito e um recipiente para guardar a ração. A pousada ainda possui piscina de água natural, espaço terapêutico, com massagens e banhos relaxantes, e academia. O Ronco do Bugio também tem parceria com guias para trilhas a pé ou de bicicleta.

Serviço: Pousada Ronco do Bugio – Pouso e Gastronomia | Es-

trada PDD, 128, Bairro dos Pires, Piedade (SP). | Reservas: (15) 3299.8600 | (11) 8259.7788 |reservas@roncodobugio.com.br

52

Fotos: divulgação.

e 27 de dezembro a 1º de janeiro, o Ronco do Bugio Pouso e Gastronomia, localizado em Piedade (SP), terá uma programação especial para as pessoas que querem passar o Réveillon em um ambiente tranquilo, luxuoso e com alta gastronomia. A noite do dia 31 começa com um coquetel acompanhado dos petiscos do chef, os saborosos petits fours de queijo de cabra com tomate confit, patê de tomate com rúcula e mussarela de búfala, patê de shitake com ervas e folhadinho de purê de abóbora com camarão. Para a ceia de Ano Novo, a equipe do restaurante do Ronco do Bugio preparou um menu especial, tendo como entradas salada de folhas da horta e salada cremosa de frango defumado. Como pratos principais, pernil de forno com ervas, filet de badejo na folha de bananeira e peru em lascas à moda da casa.


PROTEÇÃO DE AR QUE SE VÊ. Samsonite VizAir com cápsulas de ar. Maior proteção para seus aparelhos eletrônicos. Mova-se como quiser.

samsonite.com.br @SamsoniteBrasil

facebook.com/samsonitebrasil


DESEMBARQUE Caraguatatuba | SP

Maravilhas

Voo livre é uma das atrações. Cidade é a porta de entrada para o litoral norte do Estado.

C

om pouco mais de 100 mil habitantes, Caraguatatuba oferece belas praias e passeios inesquecíveis aos visitantes. A cidade está localizada entre o Oceano Atlântico e a Serra do Mar, onde se localiza o Parque Estadual da Serra do Mar, nascente dos principais rios que deságuam nas praias da região. A Ilha do Tamanduá, a maior do município, encanta pela natureza intocada e é indicada para mergulho. O acesso é feito por barcos que saem das praias de Mococa, Cocanha e Tabatinga. Outro atrativo muito procurado, principalmente pelos jovens, é o Morro de Santo Antônio, mirante de onde se avista toda a enseada formada por Caraguá e São Sebastião, tendo ao fundo a Ilhabela. O local é dotado de rampas para a prática de voo-livre e seu acesso é feito pela estrada Dr. Ivan Ferreira Fonseca. Uma das mais bonitas e frequentadas praias de Caraguá, a Martin de Sá é ponto de encontro de jovens e turistas. Tem quiosques com música, exposição de artesanato, calçadão, ciclovia e projeto paisagístico. Outros atrativos são os passeios de escuna e banana-boats, vôlei de praia e aeróbica. A paradisíaca Lagoa Azul é um dos principais atrativos da Praia do Capricórnio. Tranquila, a lagoa de água doce contrasta com as for-

54

tes ondas e o mar aberto, separados por bancos de areia branca. A Ilha do Tamanduá, a maior de Caraguá, pode ser acessada por barcos que saem das praias Mococa, Cocanha e Tabatinga. A ilha encanta pela natureza intocada e é indicada para mergulho. Caraguatatuba era conhecida pelos índios tupis como “a enseada dos altos e baixos”. A cidade, em sua formação geográfica, apresenta uma enseada com muitos recifes e pequenas ondulações de areia. Dessas formações rochosas nasceu a pedra do Jacaré, na Prainha, e ainda a pedra do Sapo. A beleza de Caraguatatuba é ainda maior pela passagem do rio das Pedras, com suas várias quedas d’água. Situada a apenas 182 km da Capital, a cidade é a porta de entrada para o Litoral Norte Paulista. Com uma população de quase cem mil habitantes, é o maior município do Litoral Norte. Conta com boa infra-estrutura, comércio diversificado, setor de serviços bem desenvolvido. A base de gás da Petrobrás, instalada na cidade em 2008, fez a estrutura de comércio e serviços se movimentar ainda mais: é a melhor do Litoral Norte paulista. No verão, as praias centrais lotam, mas costumam ficar impróprias para banho. A parte norte da orla é mais tranquila e tem os hotéis com as melhores áreas de lazer.

Fotos: Secretaria de Turismo de SP/ divulgação.

marítimas


ATRAÇÕ E S IMPERDÍVEIS

Ilha do Tamanduá: É a maior ilha de

Caraguá e seu acesso é feito por barcos que saem das praias Mococa, Cocanha e Tabatinga. A ilha encanta pela natureza intocada e é indicada para mergulho. Voo livre: No morro Santo Antônio, que possibilita uma bela visão de Caraguá, existe uma rampa para voos de asa delta e parapente. A Associação de Voo Livre tem profissionais especializados para dar suporte aos turistas. Tel.: (12) 8115-1033.

• Fazenda de Mexilhão: A maior Fazenda de Mexilhões do estado de São Paulo localiza-se na Praia da Cocanha. As atividades são desenvolvidas por pescadores locais, que produzem em torno de 8 mil toneladas por ano. Passeios de barco possibilitam conhecer o cultivo.

Fotos: Secretaria de Turismo de SP/ divulgação.

Praia Martim de Sá atrai público jovem.

Mais informações: Portal Caraguatatuba: www.portal.caraguatatuba.sp.gov.br

No alto do Morro, estátua de Santo Antônio.

Morro de Santo Antônio é procurado por praticantes de asa delta.

55


DESEMBARQUE Chapada dos Guimarães | MT

U

ma das principais atrações do cerrado brasileiro, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui enormes formações rochosas de arenito, mirantes que oferecem ampla visão da planície pantaneira e muitas quedas d’água, graças à rica hidrografia e às bruscas mudanças de altitude. Localizado no município de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, a 55 km de Cuiabá, o parque abriga paisagens ainda intocadas. As árvores retorcidas revelam-se únicas; flores de todas as cores e frutos exóticos exibem um cerrado generoso e formoso. A cachoeira do Véu de Noiva, próxima ao Centro de Visitantes, é o cartão postal da Chapada do Guimarães. O local também abriga em seus 33 mil hectares mais de 50 sítios arqueológicos com pinturas rupestres e fósseis de animais pré-históricos. É um patrimônio natural brasileiro. Os atrativos turísticos dentro do parque são acessados por trilhas, a maioria em área de cerrado sem sombra. Por isso é recomendado evitar caminhar nas trilhas nos horários mais quentes do dia, entre 11 e 15 horas; usar meias e calçados adequados para caminhadas mais longas, além de estar usando boné ou chapéu e protetor solar. O Parque fica aberto para ao público das 8h às 17h, e pode ser visitado durante o ano todo. A melhor época para conhecer o local é entre maio e julho, quando a região está toda florida e as cachoeiras estão bem cheias. No período de chuvas, entre dezembro e abril, as trilhas ficam perigosas e algumas atrações têm seu acesso impedido. Na Cidade de Pedra, é possível caminhar por formações rochosas, esculpidas pelo vento e pela água, que se formaram nessa escarpa da Chapada, a 350 metros de altura. O local lembra uma cidade de pedra, o que deu origem ao nome. O acesso é feito pela estrada que liga a Chapada dos Guimarães ao distrito de Água Fria, num trajeto de 24 km.

56

Maior caverna de arenito do Brasil, a caverna Aroe Jari (Morada das Almas) conta com 1.550 metros de extensão e várias inscrições pré-históricas em seu interior. O acesso até ela é feito por uma trilha moderada – 4,5 km, média de 1h20 de caminhada. A 30 minutos de caminhada dali, fica a Gruta da Lagoa Azul, uma lagoa de águas cristalinas, onde os banhos são proibidos. A visitação é limitada a 50 pessoas por dia, e a contratação de um guia é obrigatória.

Fotos: Embratur/ divulgação.

Paraíso do cerrado


Cachoeira Véu de Noita é cartão-postal da Chapada. Fauna e flora são exuberantes na região.

ATRAÇÕ E S Fotos: Embratur/ divulgação.

IMPERDÍVEIS

• Casa de Pedra: Gruta de 70 metros quadrados com riacho e trilha leve desde o Centro de Visitante do Parque. Conta também com inscrições rupestres em seu interior. • Morro de São Jerônimo: Um dos pontos mais altos de Mato Grosso, com 1.020 metros, proporciona uma vista panorâmica fabulosa. A puxada caminhada até o topo passa por formações areníticas curiosas, como o Jacaré de Pedra, a Pedra Furada e a Mesa do Sacrifício.

Parque abriga muitas nascentes e cachoeiras.

• Garimpo do Salvador: Situado no distrito de Água Fria, a 40 Km da sede da Chapada, o garimpo possui uma antiga pousada que era utilizada pelos tropeiros, além de formações rochosas esculpidas pelo vento.

Local é visitado por turistas de todo o mundo. Formações rochosas têm cerca de 350 metros de altura.

Mais informações: Informações turísticas: +55 (65) 3301-2045 Site oficial: www.chapadadosguimaraes.com.br

57


DESEMBARQUE Gravatá | PE

Belezas do sertão agreste

U

ma das principais estações de férias de Pernambuco, Gravatá faz parte da chamada “Rota do Forró”, e oferece muitas atividades culturais e animação durante todo o ano. Localizada numa região serrana em pleno Nordeste, possui clima mais ameno que outras cidades do Estado: tem como média 20° no verão e 15°C no inverno.

Situada a 80 km de Recife, Gravatá tem aproximadamente 85.000 habitantes, mas nos fins de semana, quando ocorrem eventos famosos, essa população atinge cerca de 140 mil pessoas. Turistas de todo o mundo que vêm desfrutar do clima agradável e gracioso da cidade. No Alto do Cruzeiro, situa-se a estátua do Cristo Redentor. O seu acesso pode ser pelos 365 degraus da denominada Escadaria da Felicidade. De lá se pode provar a gastronomia em restaurantes locais, além de observar o pôr-do-sol. O local oferece atrações como a Serra das Russas, com belos mirantes e barraquinhas de frutas regionais, as chácaras com chalés em estilo alpino, jardins cheios de cores, haras com cavalos de raça, muitas vaquejadas e shows artísticos. Os amantes da natureza precisam incluir no roteiro uma visita até as Cachoeiras do Doé e da Palmeira. O Balneário de Dona Nadir, situado a 12 km da cidade, tem piscinas naturais e bicas. A cidade preserva seu Patrimônio histórico, como a Sede da Prefeitura (1908), a Igreja Matriz de Sant’Ana (1810), os casarios da avenida Joaquim Didier e a Capela do Cruzeiro, que dão um charme todo especial a Gravatá. A Igreja Matriz de Sant’Ana, de estilo neo-clássico, teve sua construção iniciada em 1810 pelo fundador do município, José Justino Carreiro de Miranda. O município é também um importante polo de cultivo de hortaliças e legumes do agreste pernambucano, especialmente no setor de orgânicos. Produz e comercializa, em média, duas toneladas semanais, em feiras da cidade e ainda de Caruaru e Recife. Também tem papel de destaque no cultivo de plantas e flores, com a produção de diversos tipos de rosas, crisântemos e outras espécies de flores, que garante a Gravatá o título de maior produtor de flores temperadas do Nordeste.

58

Fotos: Secretaria de Turismo PE/ divulgação.

Casarios da avenida Joaquim Didier.


Patrimônio histórico está bem preservado.

Estação do Artesão reúne produção local.

Cachoeira da Palmeira.

Cidade é grande produtora de flores.

ATRAÇÕ E S Fotos: Secretaria de Turismo PE/ divulgação.

IMPERDÍVEIS

• Festas: A cidade ferve na Semana Santa, quando acontece o Karawatá de Motocross e uma das etapas do circuito pernambucano de vaquejada, na Festa do Morango (Novembro), bem como durante o ciclo junino e todo o mês de julho. • Artesanato: Na Estação do Artesão, localizada na antiga estação ferroviária, os artesãos locais comercializam suas peças. Destacam-se os móveis em madeira e vime, as peças em bronze, os brinquedos educativos, as talhas, a cerâmica utilitária e as mimosas “Bonequinhas da Sorte”, feitas em pano. • Feira Livre: Oferece uma grande variedade de frutas e verduras típicas da região. Funciona nas quartas e nos sábados.

Cerâmica utilitária em barro.

Festas religiosas são destaque.

59


MAIS ESTAÇÃO

Voos dos sonhos

P

oltronas privativas e totalmente reclináveis, refeições preparadas por chefs renomados, televisão própria com programação diferenciada, além de mimos como chinelos, pijamas e artigos de higiene pessoal, são alguns dos diferenciais oferecidos pelas empresas aéreas aos passageiros de primeira-classe. Em terra, o serviço também é diferenciado: clientes da primeira classe têm sala VIP, check in exclusivo e podem embarcar/desembarcar do avião antes de todos.

O serviço de bordo é mais personalizado, com alimentos e bebidas exclusivas. As refeições são servidas em porcelana fina, e o passageiro pode solicitá-las na hora que quiser. O cardápio inclui caviar, lagosta, camarões, entre outras iguarias. A carta de vinhos traz vinhos raros, e pode-se optar por tomar champanhe. Caso o passageiro deseje tomar um banho, basta solicitar o serviço à recepção, e recebe roupão, toalhas aquecidas e nécessaire com produtos especiais. Tomadas individuais para notebook, sistema de iluminação que se ajusta automaticamente de acordo com o horário, sistema acústico que anula o ruído do avião são outros dos diferenciais oferecidos. O voo de primeira classe da Air France, por exemplo, dispõe de poltrona-cama com dois metros e comandos integrados, com massagem nas costas, fone de ouvido hi-fi redutor de ruídos, vídeo “on demand”, tomada para PC, telefone individual, luz suave e luz de leitura individual de fibra.

Refeições são comparáveis com aquelas servidas pelos melhores restaurantes. Passageiros podem tomar banho durante voo.

60

Cabines privativas são destaque.

Muitas opções de lazer são oferecidas.

Fotos: divulgação.

Toda essa mordomia naturalmente tem um preço. Uma passagem de 1ª classe em um voo de ida e volta entre São Paulo e Londres pela British Airways, por exemplo, sai por R$ 18.560,00 (out.2012), enquanto o preço da classe econômica no mesmo voo é R$ 2.715,00.


Fotos: divulgação.

PERFUMES

Sedução pelo Aroma Novo conceito e prática de marketing Janice Zanatta, aromaterapeuta.

U

ma nova ferramenta de marketing vem surgindo no mercado - empresas vêm fidelizando sua clientela por meio de aromas personalizados.

porém, com a fragrância floral e outra mista. Nada menos que 84% das pessoas disseram ter gostado mais dos calçados da sala perfumada.

Esta forma diferenciada de se aproximar do cliente é resultado das descobertas da neurociência sobre o comportamento humano. Se uma pessoa aromatiza seu quarto com aroma de lavanda e dorme melhor, não é porque é influenciável, e sim porque comprovadamente esse cheiro é neurossedativo e provoca alterações bioquímicas no corpo.

Quando o cheiro de pão quente é disperso num supermercado, as vendas de sua padaria triplicam. Administradores de cinemas e teatros dispersam aroma de pipoca para estimular os espectadores à compra.

O sentido do olfato é um dos mais antigos da raça humana, responsável por decodificações de emoções mais primitivas, como sono, fome, desejo sexual, etc. Aliás, muito do que chamamos de paladar é realmente olfato. Os cheiros podem despertar emoções ou ressuscitar lembranças. Aperfeiçoar vendas e provocar apetite. É nosso sentido mais íntimo, diretamente ligado ao cérebro. Ao contrário de outros sentidos, não existem pontos de parada ao longo dos nervos olfativos - os sinais recebidos dirigem-se sem interrupção até a área do cérebro conectada ao subconsciente. Em 1989 o Sense of Smell Institute, de Nova York – fundação para pesquisa do olfato – criou o termo aromacologia para descrever o estudo entre os aromas e seus efeitos psicofisiológicos – quando famintos e sentimos cheirode comida imediatamente salivamos. Em suas experiências com uso de fragrâncias específicas no ponto de venda, a Smell and Taste aumentou 40% o volume de apostas feitas em cassinos, em 25% as vendas de sapatos com cheiros que lembravam couro, e 12% o consumo de soda-limonada em cadeias norte-americanas de fast-food ao colocar fragrâncias com notas olfativas cítricas. Em outro experimento, os mesmos modelos dos calçados Nike foram colocados em duas salas com a mesma ambientação. Uma,

62

O cheiro de chocolate lançado no ar em frente às confeitarias em São Paulo induz as pessoas à salivação e à compra de bolos achocolatados. O cheiro de carro novo é uma excitante tentação para a maioria dos consumidores e um forte fator de indução para sua compra. Em Curitiba, a novidade já vem tomando conta de vários segmentos. A empresa Goodsmell, especializada em marketing olfativo, vem vivenciando experiências positivas nas áreas de casamentos, restaurantes, consultórios médicos e odontológicos, lojas. Os depoimentos dos responsáveis são surpreendentes. Num restaurante local, o proprietário duplicou a venda da sobremesa petit-gateaux, após aromatizar o restaurante com a fragrância de chocolate. Num consultório odontológico, a cirurgiã dentista diz ter ficado impressionada com o clima de tranquilidade que o aroma de verbenna desencadeou em seus pacientes, incluindo crianças. Numa exposição de apartamentos decorados promovido por uma construtora, os organizadores confirmaram que o apartamento em exposição que estava aromatizado foi duas vezes mais visitado. Em casamentos, a aromatização tanto da igreja como da cerimônia tem despertado um clima de muita confraternização e alegria.


GASTRONOMIA

O mais Amado de Salvador Por Mônica Corrêa

E

le fica localizado no antigo trapiche da praia da Preguiça, em frente ao elevador Lacerda, na orla da Bahia de Todos os Santos, onde se concentram os restaurantes mais badalados de Salvador. A vista é fabulosa. O ambiente é sofisticado e tem a assinatura do arquiteto Paulo Jacbsen. Tem excelente comida e costuma ser frequentado por vários artistas baianos, como a cantora Ivete Sangalo e Carlinhos Brown. No cardápio, comida contemporânea e regional.

A carta de vinhos conta com 2.500 garrafas, 220 rótulos de 16 países e uma equipe de maitres e sommeliers para atender aos clientes mais exigentes. O bar do restaurante também é uma atração a parte. Com vista para o mar, o restaurante é excelente para happy hours. Oferece drinques bem brasileiros e conta como uma variedade grande cachaça artesanal do Rio Grande do Sul e do Ceará. Uma carta de charutos baianos e cubanos, além de cigarrilhas, também está à disposição dos clientes. O Amado também é um restaurante premiadíssimo. Além da Veja Salvador, da Revista Gula e Guia 4 Rodas, também foi premiado pelo Gula Diners, como campeão dos campeões da cozinha contemporânea. Uma excelente opção para quem visita a capital baiana, que encanta não só pela receptividade, beleza arquitetônica e alegria dos baianos, mas também pela sofisticada gastronomia.

64

Serviço: Restaurante Amado Avenida Lafayete Coutinho, 660 - Comércio Salvador (BA), 40015-160. Tel.: 55 -71 - 3322-3520.

Fotos: divulgação.

Penne de Manacá, (vieiras, lulas e camarões com leve creme aromatizado com sálvia e manjericão) e risoto de linguiça picante com feijão carioquinha estão entre os pratos mais apreciados. Entre as entradas, a que mais se destaca é a salada de funcho, com laranja, tomate cereja, rabanete e agrião. Entre as opções de sobremesa, estão as com frutas de cupuaçu, cajá e acerola e quitutes regionais, como a cocada branca mole.Quem assinao cardápio é o chef e proprietário da casa, Edinho Engel.

Edinho Engel, chef e proprietário do Amado


VINHOS

Casa Pisani lança vinhos para o verão 2013 Por Mônica Corrêa

A

As primeiras mudas foram plantadas em 2004. Hoje a vinícola já conta com vários produtos, destacando-se o Casa Pisani Tinto Cabernet Sauvignon/Merlot 2009, medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas; e o Casa Pisani Espumante Brut 2011, considerado pela crítica especializada a maior surpresa da altitude de Santa Catarina nos últimos anos. Um verdadeiro blanc de blancs. Na última Expovinis - maior feira de vinhos da América Latina - ele foi apontando como um dos melhores espumantes com custo benefício de até R$ 50 pela revista especializada Prazeres da Mesa.

CASA PISANI VIOGNIER safra/2012 Vinho cristalino e delicado, de coloração amarelo-palha. Típica fragrância de um bouquet floral, seguido de frutas como pêssego, pera e lima. No paladar apresenta um frescor pulsante, acidez equilibrada e ótima persistência. Harmonização: Excelente vinho para harmonizar com culinária asiática (Thai, Chinesa), pratos fortes (com temperos fortes) de peixes e frutos do mar, como à moda provençal. Graduação alcoólica: 13,6%. Site da Vinícola : http://veraocasapisani.com.br/

66

Fotos: divulgação.

vinícola Casa Pisani acaba de lançar os vinhos de verão 2013. A estrela deste lançamento é um Viognier safra 2012, elaborado pelo enólogo chileno Sven Bruchfeld, um dos mais premiados do mundo, com o apoio de outro enólogo, o português Miguel Viseu. Além do Viognier, a vinícola também lança o seu Demi-Sec 2011, um espumante rosé, leve e refrescante, próprio para a temporada mais quente do ano. O vinhedo com plantações de uvas merlot, chardonnay, cabernet sauvignon, além da viognier, fica localizado em Monte Carlo meio oeste catarinense. Este é o sexto rótulo da vinícola, que vem se destacando como uma das melhores do Brasil, em produção de vinhos finos de altitude. A empresa nasceu em meados do ano 2000, com o então empresário catarinense Caio Pisani do Grupo Imaribo.


VELOCIDADE Mercedes CSC

Fotos: divulgação.

Provocativo & arrojado

O

Mercedes-Benz CSC (Concept Style Coupé) foi apresentado no Salão de Pequim e se tornou o astro do Salão de São Paulo. O conceito do CSC aponta o caminho para o modelo que irá disputar espaço com o A3 da Audi e a Série 1 da BMW. O veículo traz configuração 2.0 com tração integral, 211 cavalos de potência e câmbio de sete marchas e dupla embreagem. O protótipo antecipa o já prometido CLA, modelo previsto para 2013, que irá compartilhar a mesma plataforma dos novos Classe A e Classe B, assumindo a elegante carroceria de cupê de quatro portas, já vista no CLS. O estilo do conceito é pautado pelas linhas agressivas estreadas no Classe A. Destaque para o desenho do conjunto ótico seguindo a moda das luzes de leds. O carro é equipado com um motor 2.0 litros turbo com injeção direta de combustível de 4 cilindros. Com turbocompressor, o motor irá produzir 208 cv, de acordo com a Mercedes. A transmissão de 7 velocidades e a embreagem dupla e o sistema de tração nas quatro rodas 4Matic também figuram entre os equipamentos do CSC. O interior é marcado pelos bancos com apoios de cabeça integrados e pela mistura de materiais diferentes no acabamento, como alumínio e fibra de carbono. O modelo mede 4.637 mm de comprimento, 1.891 mm de largura e 1.398 mm de altura, o que faz dele 46 mm mais longo, 121 mm mais largo e 49 mm mais baixo que o Classe C sedã.

68


EMPREENDIMENTO MAIS ALTO DA AMÉRICA LATINA JÁ TEM ENDEREÇO CERTO: BALNEÁRIO CAMBORIÚ OBELISCO RESIDENCIAL TERÁ 66 ANDARES COM VISTA DEFINITIVA PARA O MAR Situada no litoral norte de Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú é um verdadeiro fenômeno imobiliário. O skyline que ainda está se desenhando é uma saudável competição em altura, glamour, sofisticação, modernidade. A cidade catarinense tem menos de 50 anos, apenas 46 km2 e já está ocupando rapidamente a hegemonia da capital paulista e fluminense como referência no segmento de construção civil. A população fixa é de 108 mil habitantes, mas incha para 1,5 milhões na temporada de verão. Proporcionalmente, é o município mais verticalizado do país. Além de ser um dos raros oásis de segurança no Brasil. Pode-se passear na praia com Rolex no pulso tranquilamente. Nas ruas, Lamborghinis e Ferraris circulam sem blindagem e sem receio. Impensável em qualquer outra cidade! E segurança atrai bem nascidos. O empreendimento projetado para quebrar o recorde dos arranha-céus, que foi até matéria da Forbes, é o Infinity Coast, na Barra Norte da Praia Central, da FG Empreendimentos, que faz parte de uma holding de 10 empresas. A previsão de entrega é 2017. Será voltado ao público que tem afinidade com o luxo. Ainda não foi feito o lançamento oficial, mas praticamente todas as unidades já estão pré-reservadas. Metade delas para Foz do Iguaçú, a mais de mil quilômetros de distância de Balneário! É um case! Imagine a vista deslumbrante, de perder o fôlego, do alto dos seus 240 metros! Vai dar para ver onde o oceano termina e faz a curva! Imagine! O apartamento estilo new loft da FG tem infraestrutura de resort inédita e surpreendente, com alto padrão de acabamento. Terá piscina com geradores de aquecimento com energia solar. Piscina panorâmi-

ca com espelhos d'água para relaxamento e hidromassagem. Decks para descanso produzidos com material reciclado. Quer mais? Campo de minigolfe, muro de escalada e até paisagismo ecológico e árvores frutíferas em uma área de lazer de quase 5 mil metros. O Infinity Cost será alinhado com o marketing 3.0. Além de bem viver, o morador vai ajudar a construir um mundo melhor, pois o projeto é altamente sustentável. Em adicional à energia solar, ainda a eólica. Devido à altura, a energia de descida dos elevadores de alta performance, com velocidade de 3,5 metros por segundo, também será armazenada e utilizada para iluminação das áreas comuns. Não bastasse isso, até mesmo a Sharon Stone se apaixonou pela cidade e encontrou afinidades que a levaram a assinar um contrato de 18 meses com a FG. Praias limpas, beleza natural, as melhores baladas, gastronomia internacional, segurança, sustentabilidade, imóveis de luxo à altura de seus desejos, Sharon Stone... O que falta aqui? Só você! Quer comprar um imóvel antes da temporada? Procure-me no Espaço FG Norte.

BARBARA REITER CRECI-SC 4649/12 - Corretora de Imóveis - Balneário Camboriú – barbara@fgempreendimentos.com.br # (47) 9629-2999


ESTAÇÃO DE PARTIDA

JULIANA PAMPLONA Jornalista, apaixonada por viagens de todos os tipos, curtas ou longas, à cidade vizinha ou ao outro lado do mundo. Carrega na bagagem um passaporte carimbado em diversos países, experiências e descobertas, que divide aqui com vocês, leitores. estacaodepartida@gmail.com

ORIGINAL A China tem sido um destino bastante procurado pelos brasileiros antenados nas oportunidades de importações. Mas, além do turismo de negócios, o País é um interessante destino turístico. A Grande Muralha, ou simplesmente Muralha da China, como é conhecida, é um dos pontos indispensáveis de visitação.

VIAGENS INESQUECÍVEIS Já pensou ter acesso a um conteúdo exclusivo sobre 101 lugares espetaculares do planeta com dicas de repórteres especializados em turismo? Um desejo que se tornou realidade! A Viagem e Turismo lançou o livro "Destinos de sonho – 101 viagens inesquecíveis" que, de tão bom, foi indicado ao 54º Prêmio Jabuti, na categoria Turismo e Hotelaria. Além de informações privilegiadas, o leitor ainda tem acesso a fotos incríveis de cada local. Eu curto muito estas leituras pois é sempre uma maneira de antecipar aquela sensação gostosa de viajar.

EM PARIS Dica quente de um hotel descolado em Paris - e muito bem localizado! Na “rue de l’Arc de Triomphe”, bem próximo da famosa avenida Champs Elyseés, fica o moderninho Hotel Hidden. Com uma decoração atemporal e muitos mimos para os hóspedes, o hotel surpreende pelo bom atendimento, excelente gastronomia e quartos diferentes. E se você tiver sorte, assim como eu tive, conseguirá uma diária bacana pelas promoções do portal www.hoteis.com. Bonne chance!

70

Fotos: divulgação.

Trata-se da maior obra arquitetônica humana, com mais de 6 mil quilômetros de extensão. Construída por várias dinastias que remontam ao ano de 221 de nosso calendário, servia de proteção contra os invasores. Os pontos mais famosos são os das cidades de Yanqing e Badaling, porém as partes mais originais e preservadas ficam em Jinshanling. Quase deserto, o trekking alternativo pode ser feito no silêncio, sem atropelamento humano, com o vento como companheiro e a paisagem típica de cerrado.


VIAJANTE PRÁTICO Toalha umedecida é sempre uma boa pedida para os viajantes de carteirinha. Carregá-la na bolsa é prático e tem muitas utilidades, tanto para a sua higiene quanto para a de seus sapatos, tênis e bolsas. Além dos modelos normais, eu sempre carrego uma pequena de higiene íntima e outra demaquilante. Ocupa pouco espaço e tem grande utilidade.

ESCAPADA NO NATAL

Fotos: divulgação.

O site da CNN listou oito hotéis nos Estados Unidos para se passar o Natal como se fosse em casa, fugindo das diversas tarefas que esta data traz consigo. Dentre os indicados está o The Plaza, em Nova York, há apenas alguns passos da 5ª Avenida e do Central Park. A decoração dos seus salões é fantástica, mas as tarifas não são nada baratas. A segunda dica do site é o hotel centenário Grove Park, em Asheville, na Carolina do Norte, cercado por montanhas e famoso por abrigar uma curiosa competição nacional de pães de gengibre. Outra sugestão é o hotel Big Cedar Lodge, em Ridgedale, na região de Missuri. Neste roteiro é possível pedir que duendes visitem o quarto para entregar meias repletas de guloseimas às crianças ou ainda contar histórias ao pé da cama. Já no Fairmont Scottsdale Princess, em Scottsdale, no Arizona, o “Natal na Princesa”, como é chamado, tem pista de patinação no gelo, além de caminhadas para conferir mais de meio milhão de luzes que iluminam o vasto terreno do hotel. Os hóspedes também podem participar das rodas de conversa ao redor da fogueira, com marshmallows assados e muito mais.

POR TERRA Quem gosta de fazer turismo de carro conta com uma grande ajuda, além do sagrado GPS! No portal www. estradas.com.br você encontra informações completas sobre as estradas brasileiras, as tarifas de pedágios, os melhores pontos nas rodovias para se parar e até dicas de segurança. Vale conferir antes de colocar as rodas na estrada.

A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar.

Margareth Lee Rimbeuk

71


MODA

por Ana Marta M. Flores | Fotos: Agência Fotosite

E

squeça os estereótipos de Brasil. A moda brasileira traça seu próprio caminho de tendências enquanto solidifica traços particulares de estilistas de peso. Essa constatação é ainda mais evidente depois de analisar os desfiles das mais recentes semanas de moda do país, Fashion Rio – de 07 a 09 de novembro e Minas Trend Preview – de 20 a 23 de novembro. O inverno 2013 apresentado nas passarelas do Rio e de Minas tem muito de Brasil ao considerar o clima ameno e o gosto feminino e moderno da mulher contemporânea. A modelagem confortável e ao mesmo tempo refinada atinge um patamar de qualidade e inteligência de design que poucos profissionais conquistam. A riqueza de texturas e detalhes é também uma característica genuína da cultura brasileira, um mashup de formação. Nas próximas páginas, a revista Estação Aeroporto seleciona os principais aspectos da moda brasileira quando o tema é cor, textura, estampa, detalhes imperdíveis e sapatos para o próximo inverno.

72


OESTUDIO

2ND FLOOR

PATRÍCIA MOTTA

SACADA LUCAS MAGALHÃES

2ND FLOOR

FILHAS DE GAIA

ACQUASTUDIO

HERCHCOVITCH

OH, BOY! APARTAMENTO 03


GIG

PATRÍCIA MOTTA

2ND FLOOR

ESPAÇO FASHION

HERCHCOVITCH

ANDREA MARQUES

2ND FLOOR

74

FILHAS DE GAIA

FILHAS DE GAIA

AUSLÄNDER

VIVAZ

HERCHCOVITCH

COCA-COLA CLOTHING

COCA-COLA CLOTHING

SACADA

R.GROOVE


COCA-COLA CLOTHING

COCA-COLA CLOTHING

LUCAS MAGALHÃES

COCA-COLA CLOTHING

AUSLÄNDER

R.GROOVE

COCA-COLA CLOTHING

ESPAÇO FASHION

VICTOR DZENK

OH, BOY!

LUCAS MAGALHÃES

COCA-COLA CLOTHING


PATRÍCIA MOTTA

VIVAZ

JARDIN

ACQUASTUDIO

LUCAS MAGALHÃES

PLURAL

76

HERCHCOVITCH

JARDIN

HERCHCOVITCH

FILHAS DE GAIA

OESTUDIO

VICTOR DZENK

VICTOR DZENK

NICA KESSLER

LUCAS MAGALHÃES

PATRÍCIA MOTTA


AM

U!

NICA KESSLER

SACADA

SACADA OH, BOY!

LUCAS MAGALHテウS

VIVAZ

JARDIN

77


EDITORIAL DE MODA

80


82


83


84


85


86


87


Santa Catarina nos Holofotes Internacionais

N

ão é de hoje que o mercado da moda vem projetando talentos catarinenses no exterior. A novidade é que não são apenas modelos que estão conquistando os holofotes nas passarelas. Jardel Edebran, florianopolitano de coração, vem se destacando como stylist e diretor criativo em campanhas e desfiles fora do Brasil. No dia 10 de setembro deste ano ele assinou, pela segunda vez, a produção do desfile da top estilista Farah Angsana na semana de moda de Nova York, a Mercedes Benz Fashion Week e qual a nova empreitada do stylist? Ele está em negociação com a equipe da aclamada designer Diane von Furstenberg para uma temporada em seu escritorio de criação em NY. Jardel Edebran trabalha na área há três anos, com clientes nacionais e internacionais. Foi o primeiro catarinense a produzir um desfile para a semana de moda de Nova York, a Mercedes Benz Fashion Week, na coleção Outono/Inverno 2012. Recentemente também esteve em Paris e Londres, onde fotografou

88

campanhas para marcas catarinenses e a campanha internacional Spring Resort da estilista Farah Angsana no Hotel Vendome, um dos principais hotéis de Paris, com vestidos de alta costura. A modelo Izabel Tomazoni, de Florianópolis, foi a estrela da campanha. Em Londres, produziu um editorial de moda para uma revista brasileira, com o fotógrafo irlandês Johnny McMilan. Formado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, Jardel também cursou Moda na UDESC e se especializou em Marketing de Moda na FIT, principal faculdade de moda em Nova York. - Temos sempre que evoluir dentro de nossa realidade. Contribuo e quero continuar contribuindo com a moda em Santa Catarina e no Brasil. Quero ser o editor chefe de uma grande revista de moda um dia, e quero adquir o maximo de bagagem possivel para exercer esse cargo, o ser humano nunca deve cessar a busca pelo conhecimento, nosso maior concorrente somos nós mesmos. afirma o stylist. MAIS INFORMAÇÕES: www.azurbureau.com

Fotos: Divulgação.

DESTAQUE


ESTAÇÃO FINAL

by Jamil Nicolau

CARRERA'S PARTY EM FLORIPA

Bernardo Amorim e Mariana

Camila Fraga e Ricardo Pereira

Miriam Koerich, Marcelo Salum, Mariana Fontes, Juliano Aguiar e Rafael Beduschi

Ana Madeira

Bruno Bittencourt e Fernando Daquino

Cynthia Bolzan e Pinho Menezes

Giulia Librizi e Adrielle Guimarães

Juliana e Anna Carolina de Paula e Isabela Teixeira

Tatiana e Leo Ribeiro Isabela Nogueira e Pedro Etchepare

Arthur Afonso, Carolina Lobato e Duda Dacampora Jamil Nicolau e Andréa Druck

90

Marcel Mangioni e Caco Figueiredo

Fotos: In Press assessoria

Camila Silva e Giovani Conti


FOLIANร“POLIS 2012

Andreia Nunes e Gabriela Floriani e Carolina Naquel e Camila Beninca e Mariana Nunes

Flavia Siqueira e Rodrigo Daux

Carol Castagna e Luciano Martins

Flavia Scherer e Marcelo Scherer Diana Dias e Marcelo Puel

Rafael Barreto Bornhausen e Fabi Pagani

Isabel Moreira e Antonio Freitas e Dj Pic Schmitz e Leticia Milani

Fotos: David Collaรงo e Lucas Moรงo.

Ivete Sangalo

Max Mazzafera

Monique BBB

Maira BBB

Germana Toniolo e Marcelo Amorin

Saulo da Banda Eva Tati Kindermann

Karen Kounrouzan

91


BLACK & GOLD BY POSH EM SÃO PAULO

Ariana Dechen

DJ Jack-E 3 Guilherme e Felipe Angotti

Chico Longo

Marcela Barci e Leo Quialheiro

Fernanda Motta

Gustavo Gutierrrez

Edo Krause

Íris Stefanelli

Yndiara Brito Jessica Rodrigues

92

Ricardo Goldfarb

Fotos: Cassiano Souza e Gui Urban.

João Foltran e Roger Rodrigues

Ana Paula Junqueira


SUNSET CASA PISANI By Mônica Corrêa

Grupo de jornalistas prestigia o evento

Bruno Pisani, com a sommelier Adri Wiest e o enólogo chileno Sven Bruchfeld.

Fotos: Mônica Corrêa.

Ligia Gastaldi

Juliano Loss jornalista Maria Paula Lucas Silva e Adriana Krauss Jesualdo Pinheiro e Claudia Schmidt

Julio e Paulo Pisani

COQUETEL PIQUET REALTY E FERRETTI GROUP NA TOOLS & TOYS Shoping Cidade Jardim - SP

Cristiano Piquet e Otavio Mesquita. Cristiano Piquet e Roberto Justus.

Otavio Mesquita e Melissa Wilman.

Roberto Justos e Barbara Reiter.

Roberto Justus e Ticiane Pinheiro.

Marcio Christiansen, proprietário da Ferreti & Tools, Cristiani Piquet, Otavio Mesquita e Roberto Justus.

93


CRÔNICA

AS PENÚLTIMAS DO ANO Raul Caldas Filho *

E

m março de 2011 escrevi neste espaço uma nota a respeito do mensalão, cujo trecho final transcrevo a seguir: “A quadrilha (o termo é do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo no STF), liderada por José Dirceu (apontado também por Barbosa como chefe do bando), está no momento pretendendo desmoralizar a acusação (tentativa que tem o aval de Lula), alegando que tudo não passou de uma conspiração, visando derrubar o governo do ex-presidente e um aroma de pizza já começa a se exalar dos fornos brasilienses. Se essa versão “pegar” a Justiça brasileira pode fechar as portas para balanço. Ou então locupletemos-nos todos, como diria o saudoso Sérgio Porto, mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta.” Ao contrário, porém, do meu pessimista vaticínio, os ministros do STF rejeitaram a pizza encomendada, com duas desonrosas exceções, Lewandowski e Toffoli, que procuraram amenizar os “malfeitos” dos principais réus, a ponto de absolvê-los. Já Ayres Britto destacou-se por presidir com serenidade, firmeza e equilíbrio as tumultuadas sessões, principalmente nos muitas vezes descontrolados confrontos entre Barbosa e Lewandowski. Mas considerando que os debates e votações transformaram-se num show midiático, bem que suas excelências poderiam ter tirado a toga do vernáculo e se expressado de uma forma menos empolada, para que qualquer cidadão leigo entendesse. Resta saber quando os componentes da quadrilha começarão a cumprir as suas penas, emperradas pelo cipoal burocrático da legislação brasileira. E cadê o dinheiro roubado? Provavelmente está escondido em alguma cueca. Ou em várias cuecas. *** Pílulas políticas (ou: o que dizem por aí, nas esquinas ou na internet): “A diferença entre Getúlio e Lula é que Getúlio saiu da vida para entrar na história, enquanto Lula saiu da história para cair na vida.” “O PT deixou de ser um partido de presos políticos para se transformar num partido de políticos presos.” * “O PMDB não segue a Bíblia, nem o Livro de Lúcifer. Segue o Diário Oficial mesmo.”

zinhas com laptops, tablets e outras engenhocas da parafernália eletrônica atual. É a era Gutenberg chegando ao fim. *** Pessoalmente ele achava aquele sujeito um chato de galhocha. Mas quando se comunicavam pelo celular o papo era só sorrisos. Falsidades à distância. *** Se há 40, 30, ou mesmo 20 anos atrás, tivesse havido um responsável planejamento familiar no Brasil, orientando mulheres de baixa renda a só ter filhos que pudessem criar com amor e dignidade, muito provavelmente a criminalidade não chegaria ao assustador estado atual, quando até a outrora pacata Santa Catarina está sentindo na própria carne as marcas da violência. Mas por obra e graça das religiões e seu retrógado preconceito contra a pílula anticoncepcional tal planejamento nunca ocorreu. E os futuros marginais e criminosos continuam nascendo aos borbotões. *** Estamos prestes a ingressar em 2013 d.C., de acordo com o calendário gregoriano, promulgado pelo Papa Gregório XIII em 1582 e adotado por todos os países ocidentais, após alguns séculos de controvérsias. Mas para o Judaísmo, cuja virada acontece em setembro ou outubro, corre o ano de 5773. E os chineses já estão em 4709, enquanto os mulçumanos chegaram a 1435. Assim caminha a humanidade, com sua diversidade de crenças e deuses. A propósito: estou digitando estas notas no dia 21 de novembro de 2012, exatamente um mês antes de o mundo acabar, segundo as previsões da milenar cultura maia. Mas como será que eles conseguiram acertar logo o ano estabelecido pelo calendário cristão, em detrimento de outros, mais antigos? Em suma: mais uma profecia furada (reavivada por catástrofistas ou espertalhões) sobre o fim do mundo, como já ocorreram tantas outras. *** Mas por que “penúltimas”? - poderá indagar algum leitor a respeito do título desta coluna. Porque, de acordo com um velho provérbio de bar, “a última é sempre no céu.”

* “A política brasileira é um show business, mais para business do que para show.” *** Num bar do aeroporto de Salvador, enquanto tomo um chope aguardando a hora de embarcar, verifico que sou o único “dinossauro” a ter um jornal nas mãos, em meio a pessoas nas mesas vi-

RAUL CALDAS FILHO Jornalista, cronista e ficcionista www.raulcaldasfilho.com.br contato@raulcaldasfilho.com.br

95


PAGINA POÉTICA Num frio dia de Dezembro, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando com desejo, tremendo de frio. Uma senhora aproximou-se do rapaz e disse: - Você está com pensamento tão profundo, a olhar essa vitrine! - Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos - respondeu o garoto... A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao empregado para dar meia duzia de pares de meias ao menino. Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O empregado atendeu-a rapidamente e ela levou o menino para a parte detrás da loja e, ajoelhando-se lavou os seus pés pequenos e secou-os com a toalha. Nesse meio tempo, o empregado havia trazido as meias. Ela calçou-as nos pés do garoto e também comprou-lhe um par de sapatos. Depois entregou-lhe os outros pares de meias e carinhosamente disse-lhe: - Estás mais confortável agora. Como ela se virou para ir embora, o menino segurou-lhe na mão, olhou o seu rosto com lágrimas nos olhos e perguntou: Fotos: Cleiton Thiele/Serra Press.

- Você é a mulher de Deus?

96


r  

r

r

r

r

r

São os votos de toda a equipe estação aeroporto

r


Revista Estação Aeroporto Dezembro 2012  

Revista Estação Aeroporto Dezembro 2012 - #50

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you