Issuu on Google+


Presidência Publicação dirigida aos associados do Esporte Clube Banespa Diretor Responsável Vicente Archimedes Castaldo. Coordenação Editorial Reynaldo G. de Almeida. Editora e Jornalista Responsável Maira Del Ducca (Mtb 22.256). Editor de Arte Alexandre Alves da Cunha (Mtb 25.665). Fotógrafo Fabiano Amaral (Mtb 37.992). Produção e impressão Companygraf - Artes Gráficas. Comercial/Publicidade Tel.: 5536-8286. comercial@ecbanespa.com.br Endereço para correspondência e publicidade: Avenida Santo Amaro, 5355. CEP 04701-000 - São Paulo/SP. revista@ecbanespa.com.br A reprodução total ou parcial de matérias somente com autorização do Esporte Clube Banespa. As opiniões contidas em artigos assinados e anúncios são de responsabilidade de seus autores. DIRETORIA EXECUTIVA Presidente Carlos Roberto Emerenciano Vice-Presidente Walmyr Lisso Diretor Administrativo Antônio Sérgio Ferreira Godinho Diretor Financeiro Edson Ichiro Shibasaki Diretor Financeiro Adjunto Alaécio Benício Braga Diretor de Tecnologia João Francisco Bueno Coelho Diretor Social Antônio Sérgio Euzébio Diretora Cultural Josenice da Costa Soares Medina Diretor de Comunicação & Marketing Vicente Archimedes Castaldo Diretor de Patrimônio Cláudio Luis Secco Diretor de Esportes Alípio de Barros Neto Diretor de Esportes Adjunto Jefferson da Silva Diretor Geral - Sede Campestre Agostinho Zambon Diretor Geral - Sede Leste Everaldo Gila da Conceição Diretor de Esportes Cícero Bizerra de Lima Diretora Social/Cultural Elaine Cristina Rodrigues de Siqueira CONSELHO DELIBERATIVO Mesa do Conselho Presidente Floriano Rozanski Vice-Presidente Ioshito Fukushima 1º secretário Luiz Carlos Massi 2º secretário Samuel Pompilio Bastos Comissão de Justiça e Estatutos José Ângelo Moia, Roberto Gáudio, Ayrton Zanesco, Wilson Norberto Kaabe e Carlos Cantidiano da Silva. Comissão de Orçamento e Finanças Marco Antônio Sarpa Lima, Armando Ettore do Valle, José Senephonte Nicoletti Glingani, Sandra Regina Marchioro e Claudio Amábile. Conselho Fiscal José Agostinho Bueno, Adriano Ithya Takaki, Celso Cadena Del Porto, João Batista Tonon e Wagner Scorçafava.

www.ecbanespa.com.br twitter.com/clubebanespa facebook.com/clubebanespa

Ano de júbilo no E.C. Banespa Durante todo o ano de 2011, nossos associados, atletas e militantes participaram dos torneios internos, federados, interclubes, paulista, o Carlos Roberto disputado Pepac do Sindi-Clube, entre muitos Emerenciano Presidente outros. Com treinamento intensivo e muita Diretoria Executiva dedicação fizeram uma excelente campanha, colocando em evidência o nome do nosso Esporte Clube Banespa. No mês de dezembro, entregamos a premiação para os atletas que mais se destacaram durante a brilhante festa de confraternização. Reunir os amigos e atletas neste momento de congraçamento foi uma grande satisfação para nós da Diretoria Executiva. Nosso maior objetivo é oferecer aos associados o lazer, dentro de um contexto cultural, social e principalmente esportivo, com o enfoque em proporcionar um desenvolvimento aos jovens, melhorar a qualidade de vida dos adultos e prepará-los para chegarem na terceira idade com corpo e mente saudáveis. Este ano tivemos muitos acontecimentos importantes para o Clube, mas destacamos a Festa de Premiação de Vôlei do Sindi-Clube no dia 13 de dezembro, que tivemos a honra de recepcionar. Durante o evento, nossas jogadoras receberam troféus e medalhas. Almejamos novas conquistas em 2012 e queremos vocês aqui com a gente participando de todos os eventos do Clube.

Representando cada um dos integrantes do Conselho que me honra presidir, desejo que sagradas bênçãos se derramem do infinito, em cascatas cintilantes de estrelas, transbordando nos corações, nas mentes e nos espíritos de cada associado e de suas famílias, rios de alegria e oceanos de felicidade. Floriano Rozanski Que os seus sonhos naveguem Presidente Conselho Deliberativo em fantásticas caravelas de velas desfraldadas, em águas tranquilas, enfunadas pelos suaves ventos da esperança, até o porto seguro da plena realização, em suas vidas pessoais, profissionais e familiares. E, para o nosso Esporte Clube Banespa, a sequência brilhante da sua trajetória vitoriosa, em 2012 e assim por diante...

3


Especial

Pedro, César e Alípio

Xyco, Zuchini, Josenice e Irene

Os atletas do E.C. Banespa receberam as homenagens durante a Festa de Encerramento, em 17 de dezembro. A Diretoria promoveu um jantar dançante no Restaurante Bistrô da Villa para a entrega de troféus aos melhores da temporada 2011. O evento contou com a animação da Banda DM, que fez uma apresentação sensacional. Parabéns aos vencedores e a todos que participaram o ano todo das atividades do Clube.

Josenice, Marcelino, Adelaide e Cacio

Bizerra e Secco

Nicolas, Valmir, Neto, Walmyr e Marcelo

Ruy, Carlos Emerenciano, Alaécio, Cunha e Edinho

Edson e Roberto

Valmir, Cacio e Netinho

Valmir, Edinho, Gila, Cacio, e Netinho

Nicolas e Walmyr

Ruy, Cunha e Godinho

4

Nicolas, Valmir, Carlos Emerenciano, Neto e Marcelo

Anderson e Secco

Alípio e Marcelino

Fabiano e Secco


Social Soci

Carne de sol, costela na brasa, escondidinho de carne seca, feijão de corda e costelinha de porco foram os ingredientes de um Rastapé muito animado. Os associados curtiram o melhor do Forró Pé-deSerra e Sertanejo Universitário no restaurante do Esporte Clube Banespa em 25 de novembro, das 21 às 2h. Tiziu do Araripe mostrou o verdadeiro forró Pé-de-Serra, um show com zabumba, triângulo e sanfona. O artista gravou com grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Carmélia Alves, Dominguinhos, Martinho da Vila, entre outros. E para a felicidade dos convidados, Marco Paulo & Mathias apresentaram um repertório animadíssimo do Sertanejo Universitário com a banda completa.

Já em clima de folia O Esporte Clube Banespa antecipou a alegria do festejo popular e organizou o Carnaval e Samba no Solário da Lanchonete Central em 3 de dezembro. Os associados tiveram uma tarde animada e alegre com a presença dos grupos Manaka´s e Filhos do Sol.

5


Feminino

O Departamento Feminino organizou um Jantar Dançante Natalino, em 9 de de dezembro, com animação da Banda Sonho Azul e som de DJ. O clima foi de muita alegria e confraternização entre associados, familiares e amigos.

6


Cultural Feiras de Artesanato

Exposiçã Exposição ão de Arte Em novembro, a Sala Banespa de Exposições reuniu os trabalhos do pintor Ricardo Lopes. Intitulada Natureza Pequena em Grande Escala, a exposição é o resultado da experiência acumulada em mais de 25 anos de pintura em diversos tipos de materiais e superfícies. Com início em dezembro, a Sigbol Fashion Modas realizou a exposição Concurso Tesoura de Ouro “Os Melhores do Oscar”. A entrega da estatueta é uma das cerimônias mais importantes do mundo e também a mais antiga. Estilistas proporcionam verdadeiros shows buscando espaço e oportunidade em vestir celebridades. Estrelas como Anne Hathaway, Diane Kruger, Kate Winslet, Katherine Heigl, Miley Cyrus, Demi Moore, Vera Farmiga, Jennifer Lopez e Cate Blanchet foram inspirações para o concurso.

Neste final de ano, o Cultural promoveu Feiras de Artesanato. Em 26 e 27 de novembro, a Feira em Comemoração à Criatividade e 10 e 11 de dezembro com artigos de Natal. Com barracas diversificadas, as feiras foram montadas na marquise do subsolo e os associados tiveram várias opções para presentear seus amigos.

Curso de Culinária O Departamento Cultural ofereceu aos associados um Curso de Culinária em parceria com a Perdigão em 13 de dezembro. A culinarista Maria Antônia Accarino Martins ensinou receitas especiais para as ceias de Natal e Ano Novo. Os pratos foram preparados e desgustados pelas participantes, que também concorreram ao sorteio de brindes.

Conselho Deliberativo

Notícia

Análise e deliberação da Previsão Orçamentária 2012

Presença marcante do Sindi-Clube no ECB

Em 26 de novembro de 2011, realizou-se a 9ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, com a presença de 125 conselheiros para análise e deliberação da Previsão Orçamentária para o exercício de 2012, tendo sido aprovada por maioria absoluta de votos. Foi aprovado o reajuste das taxas de manutenções conforme proposta da Diretoria Executiva. Também foi aprovada a composição da Comissão Eleitoral para cuidar da próxima eleição, que ocorrerá no mês de abril de 2012. Ficou designado o conselheiro Luiz Carlos Massi para Presidente, e os seguintes membros: Durval José Carrara, Edson Joaquim Lima, Eliel Batista da Silva e Honório Yoshio Nishizawa. 8

Em 29 de novembro, Diretores e o Presidente do Sindi-Clube, Cezar Roberto Leão Granieri, estiveram no Esporte Clube Banespa para um almoço com o Presidente Carlos Roberto Emerenciano e Diretores do Clube. O ECB também sediou a Festa de Premiação de Vôlei do Sindi-Clube no dia 13 de dezembro. Durante o evento, nossas jogadoras do Vôlei Master receberam troféus e medalhas. Uma festa de alegria e comemorações.


Cultural

Para o encerramento do ano letivo, os alunos do Departamento Cultural fizeram um belíssimo espetáculo de dança e música em 17 de dezembro com participação especial dos professores. Às 11 da manhã, teve o 7º Encontro dos Músicos Souza Lima e Coral do E.C. Banespa. O espetáculo de dança foi apresentado em dois atos, às 16h, A Bordo do Cruzeiro Sir ECB e às 19h, Festa em Alto Mar. Um show de coreografias que encantaram a plateia. Parabéns aos alunos e professores!

10


11


Esportes Voleibol

Conquistas do Vôlei Com grande destaque no cenário do vôlei paulista, as equipes participaram dos campeonatos do Sindi-Clube, Federação Paulista, além dos torneios Masters em Águas de São Pedro e Torneio LM de Vôlei, categoria Iniciantes. Pelo Sindi-Clube, as equipes Masters tiveram as seguintes classificações: Série Prata: E2 - Campeão e E1 - 3º colocado. Série Bronze: D2 - 3º colocado. Também pelo Sindi-Clube, as categorias de base tiveram boas colocações. Iniciantes - 3º colocado da Série Prata e Pré-Mirim - 4º colocado da Série Ouro. O E.C. Banespa também foi bem representado no Campeonato da Federação Paulista. Mirim - Campeão Série Prata, Infanto - Vice Série Bronze. Infantil - 3º colocado Série Bronze. Além das conquistas, vale lembrar os destaques individuais nas categorias de base levando algumas jogadoras a entrarem para o quadro de atletas em

alguns dos principais clubes do vôlei nacional, como São Caetano, Barueri e Sollys Nestlé. Assim terminou o ano com várias conquistas e destaques nas diversas categorias, firmando cada vez mais o nome do ECB no voleibol paulista. O

Departamento de esportes convida as associadas nascidas em 2000 e 2001 para participarem da Escola de Esportes e das equipes competitivas. Os treinos acontecem às terças e quintas, das 16h30 às 18h. Informações na Secretaria de Esportes. Bocha

Sinuca

Campeonato Interclubes

Vice-campeão no Paulista

O E.C. Banespa ficou em sexto lugar da Série Ouro do Paulista Interclubes, representado pelos associados Gomes, Tadeu, Mané, Ernesto, Geraldo, Higa, Alfredo e Paulinho. A 50º Edição do Campeonato encerrou em 29 de novembro e contou com a participação de 212 atletas. As equipes representaram os Clubes Atlético Indiano (Campeão Série Ouro e 3º Série Prata), Homs (Vice Série Prata), Ypiranga (3º Série Ouro), Tênis, AABB/SP (Vice Série Ouro), ECB, Macabi, Sírio, Hebraica, Paineiras, Democrático do Ypiranga (Campeão Série Prata) e Saint Moritz. 12

A equipe masculina sagrou-se vice-campeã no Paulista, conseguindo acesso para a elite de Bocha na temporada 2012. O Esporte Clube Banespa participou do campeonato com os mais tradicionais clubes, como Aramaçan, Corinthians, Esperia, São José, Ypiranga, Círculo Militar, Palmeiras, Mesc, 1º de Maio, Ponte Preta, entre outros. Após conquistar o Campeonato Paulista, a equipe feminina disputou o Estadual em Campinas e Indaiatuba e classificou-se em 3º lugar.


Esportes

Campeonato

Interno de

Futebol Doutores do Futebol Campeão: Nacional, Patrono Toninho Artilheiro: Edson Ataliba Candido, Nacional

Sênior Campeão: Marília, Patrono Fernando dos Santos Goleiro Menos Vazado: Ivan David de Oliveira, Cruzeiro Artilheiro: Edson Ataliba Candido, Marília Melhor Jogador: Carlinhos Graúna, Marília Troféu Fair-play: Juventus

Master Campeão: Corinthians, Patrono Cacio Goleiros Menos Vazados: Valmir Ferreira da Silva e Emerson de Oliveira, Corinthians Artilheiros: Daury Piacenty, Mixto e Sérgio Henrique S. Paes (Cuca), Atlético MG Melhor Jogador: Netinho, Corinthians Troféu Fair-play: Brasiliense

Veterano Campeão: Atlético PR, Patrono Cesar Martins Goleiros Destaques: Emerson de Oliveira Lopes e Anderson Viana Pereira, Atlético PR Artilheiros: Fabiano Hypolito, Atlético PR e Francisco de Assis (Loidi), Colorado Melhor Jogador: Fabiano Hypolito, Atlético PR Troféu Fair-play: Flamengo

Principal Campeão: Flamengo, Patrono Izildo Goleiro Menos Vazado: Eduardo Redona Chiste, Portuguesa Artilheiro: Renan, Portuguesa Melhor Jogador: Nicolas, Flamengo Troféu Fair-play: Atlético MG

13


TAÇA ESPORTE CLUBE

Doutores do Futebol CAMPEÃO: Nacional, Patrono Toninho VICE: Portuguesa, Patrono Sr. Brasil

Sênior CAMPEÃO: Cruzeiro, Patrono Ulysses VICE: Marília, Patrono Fernando

Master CAMPEÃO: Corinthians, Patrono Cacio VICE: Guarani, Patrono Teixeira

Veterano CAMPEÃO: São Caetano, Patrono Cácio VICE: Atlético PR, Patrono Cesar

Principal CAMPEÃO: Portuguesa, Patrono Dino VICE: Flamengo, Patrono Izildo

14


2011

BANESPA

Esportes

Sênior CAMPEÃO: Portuguesa, Patrono Sr. Brasil VICE: Atlético Mineiro, Patrono Cacá

Master CAMPEÃO: Mixto, Patrono Roberto VICE: Juventus, Patrono Maurício

Veterano CAMPEÃO: Colorado, Patrono Bizerra VICE: Flamengo, Patrono Maurício

Principal CAMPEÃO: Atlético MG, Patrono Luiz VICE: Catanduvense, Patrono Felipe


Esportes Futsal

1 2

S Sub 15 do ECB vence o Pepac v A categoria Sub 15 do Futsal ma masculino do ECB garantiu o título do Pepac 2011 (Programa Esportivo pa para Associados de Clube) - Taça de Br Bronze, ao vencer em casa, no dia 12 de novembro, o Ypiranga, por 5 a 0. Gu Gustavo Veronesi foi o destaque do time time, que além do título, comemorou o belíssimo b gol marcado ao dar um cchapéu no adversário. Neste mesmo campeonato do Sindi-Clube, a equipe Sub 11 classificou-se em terceiro lugar. O campeonato, que tteve início em abril, contou com a participação de 1.270 atletas do futsal com 68 equipes em diversas categorias.

4

3

5

6

7

8

13

15

10 12

9

17 14

16

11

18

Sub 15: Marcel, Geraldo, Flavinho, Breno, Guiga, Jefferson, Bebeto, Fernando, Ricardo, Matheus, Luis Felipe, Pedro, Rafael, Vinny, Gustavo, Daniel, Felipi e Victor

Campeonato Estadual

Os atletas do Futsal do Esporte Clube Banespa fizeram uma boa campanha em 2011. As equipes federadas Sub 15 e Sub 17 terminaram o Campeonato Estadual entre os oito melhores de São Paulo. Futebol

Destaque no Interclubes O ECB participou do 31º Campeonato Interclubes nas categorias Sub 11, 13, 15 e 17. Clubes participantes série A: E.C. Banespa, Ypiranga, Corinthians, AABB, Pinheiros, Indiano, S. Paulo, Aramaçan e Macabi. A equipe Sub 17 classificou-se em terceiro lugar. O Atleta Wallace da S. Viana foi vice-artilheiro com 14 gols. A Equipe Sub 11 chegou em sétimo lugar e o Sub 15 em oitavo lugar. Já a equipe Sub 13 disputou uma semifinal emocionante contra o Ypiranga sendo eliminada na prorrogação e ficando em terceiro lugar. Destaques para os atletas Gabriel Lagarez, Bruno Tricate, Pedrão e Jim, que foram convidados a fazer teste no São Caetano. O Atleta Thony A. da S. Carvalho foi terceiro artilheiro com sete gols. 16

Sub 11 - Nícolas, Andrey, Bruno, Matheus, Vitor, Gabriel, Geraldo, Bebeto e Marcel. Agachados: Pedro, Guilherme, Felipe, Gabriel, Rodrigo, Vítor, Lucas, João Pedro e Luca

Basquete

Excelente campanha na Federação Paulista O Esporte Clube Banespa participou do campeonato organizado pela Federação Paulista de Basquete contra equipes tradicionais, como Corinthians, Paulistano, Esperia, Hebraica, Bauru, Franca, Internacional de Santos, S��o Caetano, Assis, Marília, Barueri, Santo André, Palmeiras, entre outros. As equipes obtiveram os seguintes resultados: • Pré e Mini: Campeões de vários festivais • Sub 14 (Mirim): 4º Lugar, Bronze • Sub 15 (Infantil): Campeão, Bronze • Sub 16(Infanto): 7º lugar • Sub 17(Cadete): Vice-campeão, Bronze • Sub 19 (Juvenil): 12º Lugar Vários atletas receberam convites para atuar em outras equipes.


Tênis

Atletas vencem importantes torneios

Torneio Sortudos no Esporte Clube Banespa em 17 de dezembro

Torneio entre amigas no Clube Med/Rio das Pedras, em novembro: jogadoras do ECB, Clube Indiano e Círculo Militar

Márcia Elias, Denise Molina, Anna Maria Campos, treinador Clodoaldo Doria, Sueli Monteiro, técnico Haroldo e Michelle Prada

Nos últimos meses, o Esporte Clube Banespa teve destaque no tênis somando várias conquistas. Andréa Rosso Baladi garantiu o título categoria 3ª Classe no Esporte Clube Sírio em 22 de outubro. Amélia H. Furuzawa foi vice-campeã no Torneio de Damas da Federação Paulista de Tênis no Clube Esperia, na categoria 3 F2, dia 29 de outubro. Anna Maria Campos, Denise Molina, Marcia Elias e Sueli Monteiro disputaram contra o Clube Pinheiros em 19 de novembro e ficaram em segundo lugar, na categoria 3ª Classe Duplas da FPT. A tenista Andréa Nassar venceu o XIV Torneio Academia Eduardo Eche de Tênis, 30 de julho; XXVII Torneio Master de Tênis, 9 de outubro e o Campeonato Paulista 3ª Etapa, 2 de novembro. Com a vitória nestes três torneios da Federação, na categoria PF2, foi promovida para a 4ª Classe. Andréa venceu também o Torneio Interno Banespa de Tênis em agosto. Para fechar o ano, o ECB realizou o Torneio Sortudos em 17 de dezembro. Campeãs: Teresa e Michelle; vice: Anna e Idalina. Campeões: Fernando e Klaus; vice: Mituca e Nelsinho (masc. A). Campeões: Rafael e Carlos; vice: Faria e Celso (masc. B). Parabéns aos atletas que representaram muito bem o E.C. Banespa em diversas competições durante todo o ano.

Free Estadias

Campanha 2011

o ã ç o Prom

Regulamento no site: www.banstur.com.br/estadiafree Benefícios para os associados do Esporte Clube Banespa.

e! cip ar i t r Pa ndic i É só iajar! ev


Esportes Natação

Avaliação Infantil Em 19 de novembro, na Piscina Aquecida, teve apresentação da turma do 2º semestre do Curso de Natação com a metodologia Gustavo Borges. A ficha de avaliação de cada aluno, na faixa etária de 2 a 13 anos, foi entregue aos pais.

Classificação Geral

TRUCO 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

- Gilberto e Tiago - Ivan e Graziano - Toni e Nardi - Edson e Jarbas - Torquato e Rodrigues - João e Leila - Zizi e Denise - Fontana e André - Fontana e Jorge - Santoni e Zé Luis

Ginástica Olímpica

Apresentação das alunas

TRANCA 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º

- Rosa e Wanda - Zuchini e Irene - Conceição e Julio - Adair e Beth - Real e Italo - Sergio e Lurdes - Lourdes e Mercedes - Xyco e Italo - Conceição e Eneida - Sérgio e Italo - Érica e Vilma - Mitiko e Xyko

Com a presença de pais e convidados, as alunas da Ginástica Olímpíca colocaram em prática todo o aprendizado no decorrer do ano em uma belíssima exibição em 9 de dezembro, no Ginásio 3.

Judô

Exame de Faixa

A cerimônia de entrega de Faixa de Judô aos alunos ocorreu em 11 de dezembro com a presença do professor Douglas Vieira (6º Dan) e da judoca brasileira Ednanci Silva.

18


Anúncio CB&JR


$6$Ă“'('$81,3e

0$,680$9(=265(68/7$'26'$81,9(56,'$'(3$8/,67$ă81,312(1$'( 6­2(;&(3&,21$,6(129$0(17(26$/8126'$81,3%5,/+$5$0 9(-$$%$,;2$325&(17$*(0'(&21&(,726326,7,926(0&85626 '(%$&+$5(/$'2'$Ăˆ5($'$6$Ă“'('$81,3'($&25'2&202Ă“/7,02(1$'( SĂƒO PAULO CAPITAL*

&85626

ž/8*$5123$Ë6 Fonte: Folha de S.Paulo,18/11/2011.

ESTADO DE SĂƒO PAULO**

BRASĂ?LIA GOIĂ‚NIA MANAUS

RESULTADO BRASIL

ODONTOLOGIA









ENFERMAGEM









BIOMEDICINA









EDUCAĂ‡ĂƒO FĂ?SICA









FARMĂ CIA









FISIOTERAPIA









MEDICINA VETERINĂ RIA









NUTRIĂ‡ĂƒO









*Anchieta, Chåcara Santo Antônio, Cidade Universitåria/Pinheiros, Indianópolis, Marquês de São Vicente, Norte, Paraíso/Vergueiro e TatuapÊ. **Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba/Alphaville, Santos, São JosÊ do Rio Pardo, São JosÊ do Rio Preto, São JosÊ dos Campos e Sorocaba.

9$/('(67$&$548(2&8562'(2'2172/2*,$'$81,3&2148,6728235,0(,52/8*$512%5$6,/ (287526&85626(67­2(175(260(/+25(6&2022'((1)(50$*(048($/&$1d28$ 35,0(,5$&2/2&$d­212(67$'2'(6­23$8/2($48$57$123$Ë6

=E9AK

$81,37$0%e0&216(*8,8(02875$6(',dÂŽ(6'2(1$'(5(68/7$'26 (;&(3&,21$,6(09Ăˆ5,26&856269(-$$/*816'(66(6&85626$%$,;2

DIREITO



ADMINISTRAĂ‡ĂƒO



CIÊNCIAS ECONÔMICAS



CIĂŠNCIAS CONTĂ BEIS



PSICOLOGIA



PEDAGOGIA E LICENCIATURAS*



ENGENHARIAS**



COMUNICAĂ‡ĂƒO SOCIAL



TURISMO



* LETRAS E MATEMĂ TICA **CIVIL, MECĂ‚NICA E DE PRODUĂ‡ĂƒO

(06­23$8/2(126'(0$,6(67$'26%5$6,/(,526(048($81,3(67Ăˆ,167$/$'$265(68/7$'26 1$6Ă“/7,0$6(',dÂŽ(6'2(1$'($7(67$0$(;&(3&,21$/48$/,'$'('$1266$81,9(56,'$'(

3$5$%e16$/8126(352)(6625(6'$81,3 INSCRIÇÕES ABERTAS

 48$/,'$'(&203529$'$

ZZZXQLSEU


Revista ECB