Issuu on Google+

Linguagem visual Aprendemos por meio de conteúdo dado em sala de aula que, a LINGUAGEM VISUAL se divide em 3 níveis de significação, ou seja, informação mensagem apresentada por meio de imagens , são elas: -representatividade -simbólico -abstrato O espaço compositivo destinado à informação é chamado PLANO BÁSICO, este pode ser determinado pelo projetista. Num espaço compositivo, dividido por linhas diagonais, encontramos o CENTRO GEOMÉTRICO e, logo acima, o CENTRO PERCEPTIVO, onde se localiza o foco de atenção da mensagem apresentada. As informações apresentadas na parte superior do espaço compositivo sugerem uma idéia de LEVEZA, em contradição às informações em nível inferior, que sugerem PESO. A leitura da mensagem pode ser direconada como ENTRADA ( da esquerda para a direita, de cima para baixo) ou e SAÍDA (da direita para esquerda de baixo para cima). As mensagens de entrada tem por características a idéia de velocidade, as mensagens de saída compoem-se por potência ou esforço. "O lado esquerdo funciona com entrada, dando início a um desenvolvimento formal; o lado de cima confere leveza; o lado direito ação e energia; o lado de baixo peso visual. Os dois últimos, em conjunto, sustentam o clímax do desenvolvimento formal. O canto inferior direito é conhecido como "perigoso", pois sua ponta parece ter uma atração fatal para se sair do quadro, assim ao se fazer uma composição procura-se contornar esse canto para reenterar a imagem." (OSTROWER, Fayga - Universos da Arte. RJ, campus, 1987). ELEMENTOS BÁSICO DA LINGUAGEM VISUAL ( por DONDIS, A Donis) PONTO: elemento mínimo da comunicação visual. isolado tem poder de atração visual; aprupado pode criar linha , forma, tom, cor, textura, dimensão, escala e movimento; não pode ser reduzido a nenhum outro; possui precisão de posicionamento. LINHA: um ponto em movimento ou a trajétória de um ponto; possibilidade de percorrer diferentes trajetórias reta – racionalidade, precisão; horizontais – estabilidade; diagonais – movimento ou instabilidade; onduladas e curvas – suavidade e harmonia; As formas básicas da LINHA associadas formam todas as formas da natureza e da imaginação humana, são elas:


Agudeza Diferente do que pode sugerir, esta técnica não se relaciona ao uso de formas pontudas, agudas. Ela se refere sim ao uso de contornos bem delineados e visíveis. Ao uso do foco, da precisão dos contornos, na representação.

Difusão preocupa-se com a atmosfera de difusão, de suavidade, de calor. Dispensa o uso do contorno definido.

Técnicas Visuais: Assim como observamos com CONTRASTE, existem outras técnicas que permitem apresentar na composição aspectos do conteúdo trazido pela mensagem. Para a compreensão das especificidades de cada técnica, elas serão apresentadas em pares de polaridade. Assim equilíbrio se opõe em polaridade a instabilidade, mas podemos propor composições numa gama de situações intermediárias.

... no nível da expressão que implica apenas o contraste de elementos visuais...ou de significados mais complexos, o comunicador visual deve reconhecer o caráter de eficácia do contraste e sua importância enquanto instrumento de trabalho que pode, e deve, ser usado na composição visual.


O entendimento da diferença de sabores e de quantidade vem, neste caso do contraste de cor. Os matizes se contrapõem na mesma associação sensorial: Quente e frio. E são matizes complementares no espectro cromático, em oposição de posicionamento.

FOTO DE URIVI JAZIN

Observamos que nestes casos, o símbolo também tem como objetivo sintetizar a comunicação de conceitos e valores ou somente particularizar a Identidade Visual, trazendo estímulos que remetam aos serviços prestados por aquela empresa, ou profissional liberal. A costrução da forma deste símbolo também visa: - Que este seja de fácil memorização. Só se procura o que se conhece. Observamos que as tentativas de falsificação usam soluções visuais similares para confundir o consumidor, ou fazer referência a forma conhecida.


PREGNÂNCIA: Quanto mais facil for a identificação das unidades, mais harmoniosa, forte e veloz será a informação visual.


Revista digital