Revista Bacana 35

Page 60

DICA S D E P ORT U G U Ê S

SAIBA COMO EVITAR OS ERROS MAIS COMUNS NA LÍNGUA PORTUGUESA Entramos 2022 com uma missão: evitar os deslizes no português e isso serve para todos nós. Alguns erros que cometemos é por desatenção ou esquecimento. Então vamos evitar errar e juntos seguimos nos ajudando. Vamos começar uma série de dicas ao longo do ano listando os erros mais comuns.

1. MAIS OU MAS Um “i” que muda tudo: você sabia que existe diferença entre o “mais” e o “mas”? Por terem sons um pouco parecidos, é comum que as pessoas confundam o uso dessas duas palavras, mas é bem fácil empregá-las do jeito correto. O “mas” é muito utilizado como conjunção adversativa, ou seja, quer dizer que você trará uma informação 60

que contraria a frase anterior. Quer uma dica? Veja se, no lugar do “mas”, você conseguiria usar um “porém”. Caso positivo, é sinal de que você deve usar “mas” e não “mais”. Já o “mais” é comumente empregado como pronome ou advérbio de intensidade. O seu oposto é a palavra “menos” e, por isso, ela não pode ser usada com o objetivo de contrariedade.


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.