Issuu on Google+

ANO 1, Nº 2, DEZEMBRO DE 2013 E JANEIRO DE 2014. ESTE EXEMPLAR É SEU!

PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO RN EVENTO: PROSSEGUIR 2013 MARCHA PARA JESUS MISSÕES: NATIVA MISSÕES DE IMPACTO CRISTOLÂNDIA MÚSICA: DOKMOS, A ORQUESTRA GOSPEL DE NATAL

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A BANDA CATEDRAL

CONGRESSO MULHERES DIANTE DO TRONO 2014 EM NATAL


editorial

quem fez revista

Edição 02 CONGRESSO MULHERES DIANTE DO TRONO 2014 EM NATAL

Editora-chefe: Luana Neves luananeves@outlook.com (84) 9688.8524 | 8873.5988

Ciclo repleto de alegrias e realizações

Diretor de arte: Bruno Andrade contatobrunoandrade@outlook.com (84) 9965.0758 Diretor comercial: Wagner Souza wagnermetas@gmail.com (84) 8723.8477 Colunistas: Ismar Welber | Miguel Levy | Marcus Vinícius Wagner Sousa | Wesley Alves | Juliana Celli Colaboradores: Marcelo França | Mikéias Cruz Fotos: Bruno Andrade | Luana Neves | Fotos de arquivo | Agenda Gospel | OsServos | Diego Silfer Repórter: Vanessa Laís

Chegamos a mais uma edição da Revista ATITUDE e a última de 2013 que para o nós foi um ano maravilhoso, daqueles que só Deus pode nos proporcionar. E para encerrar esse ano tão generoso, o Atitude (programa de TV e Revista) nesse mês de dezembro está promovendo em parceria com a Metas Propaganda, a primeira edição do troféu ATITUDE, uma premiação que surge como incentivo e instrumento para honrar a vida daqueles que se dedicam à música gospel. Foram premiados os destaques da música evangélica que participaram do programa Atitude durante 2013, os vencedores foram escolhidos através do voto popular, exclusivamente por meio da internet, mais de 15 artistas dentre bandas e cantores solo, concorreram em diversas categorias como: Artista/Banda Revelação, Melhor canção original e Banda estilo alternativo. Além das bandas, os eventos realizados este ano, também entraram na votação pelos seguintes critérios: Evento Realizado por uma igreja local ou instituição, Evento fechado de destaque e Evento aberto de destaque. As votações foram encerradas dia 19 e a premiação aconteceu no dia 26 de dezembro. Você conhecerá os vencedores e saberá todos os detalhes dessa celebração na próxima edição da nossa revista. Nessa publicação trazemos algumas novidades, todas as informações sobre o congresso Diante do Trono Mulheres que pela primeira vez acontece fora de Minas Gerais e sobre a chegada da Rádio Vida FM em terras potiguares nesse mês de dezembro. Destacamos alguns eventos relevantes que aconteceram na cidade, como a marcha pra Jesus e o congresso Prosseguir. Você conhecerá alguns projetos que estão fazendo a diferença no nosso estado como Luz em ação e o Nativa Missões de impacto. E ainda, colunas sobre vários temas, palavra pastoral, dicas de livros, música e muito mais para nossos queridos leitores tão participativos e bem-informados. Que 2014 seja um ano ainda melhor, repleto de saúde e felicidade para todos nós. Um caloroso Abraço.

Luana Neves Editora Chefe

Impressão: UniGráfica

idealizadores

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista ATITUDE.

Publicitária, redatora, roteirista e fotógrafa.

instagram.com/luana_nevess

wagner souza

luana neves

FALE CONOSCO revistaatitude@outlook.com facebook.com/atitudenamidia instagram.com/atitudenamidia

bruno andrade

Agradecimentos: Samy Costa, Gospel News, Janaína Cípolla e a todos aqueles que indiretamente contribuiram para este projeto.

Publicitário, design gráfico, músico e fotógrafo.

instagram.com/_brunoandrade_

A revista Atitude é uma publicação bimestral da METAS PROPAGANDA. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da revista.

Físico, mercadólogo, diretor do Programa Atitude e proprietário da Metas publicidade.

instagram.com/wagnersouza


ÍNDICE

6 retrovisor 8 por aí

Agricultores de Almas (Prosseguir 2013)

9 minha história

Cristina Alves, Miss do Rio Grande do Norte

10 coluna

Recomeço - por Wesley Alves

11 start Rádio Vida FM

12 política Jacó Jácome

14 Perfil Itácio Lisboa

15 coluna

A Marcha Renasce em Natal - por Ismar Welber

16 sound

22

Orquestra Dokmos

18 atitude entrevista Banda Catedral

20 coluna

9

Repessando nossa Música - por Marcus Vinícius

21 palavra de atitude Feliz o Ano que é Novo - Por Miguel Levy

14

18

22 capa

Diante do Trono está de Volta

26

26 cenário

Produção Cinematográfica no RN - Luz em Ação

29 ação Social Cristolândia - por Juliana Celli

30 projeto de atitude N’ativa Missões de Impacto

33 fica a dica Livro e Música

34 coluna

Estímulos Involuntários - por Wagner Souza


retrovisor

Sergio Lopes no anirvesário de 18 anos da Rádio Nordeste

DD Junior na marcha pra Jesus de Parnamirim

Thabata Medeiros e Mikeias Cruz no Semear Brasil

Alice Maciel no Semear Brasil

Liderança da ADBR no último dia do congresso Jovens Fortes

Cerimônia de Premiação do JOERN

Lançamento do primeiro CD do Expressando Louvor

6 | retrovisor

David Quinlan no Alternavida


Agricultores de almas por Vanessa Laís

Vanessa Laís, apaixonada por Jesus,Jornalista por boa opção, cantora nas horas não vagas, compositora na hora da inspiração, aspirante a atrizFilha, irmã, prima, sobrinha, amiga, um turbilhão de sanguinidade, mas sempre disposta a reconstrução.

Falar em Prosseguir é, para

mim, trazer à tona um turbilhão de memórias, você vai entender por que. O congresso, que esse ano foi para a sua décima segunda edição, foi marco na vida de gerações e, sem dúvida, continua sendo uma fonte de renovo, transformação e oportunidade inesquecível de rever o ‘agora’ para caminhar mais firme em sua vida com Deus. “Edificar cada jovem cristão, motivando-o a prosseguir na carreira que lhe foi proposta, capacitando-o a frutificar no corpo de Cristo”. Motivados por essa desafiante palavra, cerca de 1000 jovens, representando mais de 100 igrejas, não só de Natal como também de outras cidades do Estado, lotaram a Igreja do Nazareno, no bairro de Lagoa Nova, anfitriã do evento, durante os dias 14 a 16 de novembro. O congresso, em 2013, teve por tema “Selecionando Sementes”, assunto absolutamente pertinente nos dias de hoje, tendo em vista que vivemos um tempo de tantas propostas, oportunidades, avanços e dinamismo. Definitivamente, os jovens que ali estiveram puderam conhecer princípios e caminhos a fim de saber escolher bem as sementes que plantará na sua vida, as quais lhe possibilitarão a melhor colheita no futuro.

8 | por aí

No que diz respeito à ministração da Palavra, os preletores Pastor Jean David (igreja do Nazareno em Quito, Equador) e o Pastor Adiel Amadeu (Igreja do Nazareno Mesquita no Rio de Janeiro) foram um presente a parte. O primeiro já era conhecido da maioria, por ter marcado presença no Prosseguir 2011; já o segundo além ter sido o tradutor oficial do congresso, trouxe ensinos do alto e também conquistou o carinho da galera. O porquê do turbilhão de memórias? Ora, eu explico: meus olhos se enchiam de desejo quando criança, ao ver meus primos chegando a casa descrevendo as suas experiências em um certo congresso que até então eu ainda não tinha idade suficiente para ir. Contabilizava os anos até poder viver aquilo que eles relatavam com tanta verdade. Agora entendo toda aquela descrição emocionada e, me fazendo valer do desabafo, foi recompensador cada segundo aguardado até o grande dia. O ‘Prosseguir’ também marcou a minha história.

fotos por Diego Silfer

POR AÍ

Com uma programação freneticamente executada, contando com louvor, encenações, danças e pregações da Palavra de Deus, o cansaço se tornava sujeito inexistente e, nos momentos de intensa alegria ninguém lembrava da tarde inteira passada naquele lugar, tal era a intensidade das ministrações oferecidas.


minha história

Sonho alinhado ao propósito de Deus Eu sempre tive o sonho de ser Miss. Mas, posso dizer que o meu sonho apenas se tornou real quando se alinhou aos propósitos de Deus pra minha vida. Tudo começou no inicio de 2013, quando surgiu a oportunidade de participar do Miss Parnamirim, conversei com minha pastora, ela abençoou e disse que a cobertura da igreja estava sobre mim. Nesse momento, comecei a entender que Deus estaria na frente da minha caminhada. Venci o concurso e fui ao Miss Rio Grande do Norte. Já no hotel, me pediram para convidar minha pastora para fazer um culto para as misses, e foi um grande derramar de Deus. Durante os dias de confinamento, foi muito difícil, mas posso dizer que vi o sobrenatural de Deus acontecer, tanto no resultado, como nos momentos que tive de divulgar o evangelho e orar por pessoas. Em setembro, fui representar o Rio Grande do Norte no Miss Brasil, fiquei apenas colocada entre as 10 finalistas. Mas, em momento algum senti tristeza, ao contrário, fiquei feliz pela Jakelyne Oliveira (Miss Brasil Universo), conseguia apenas pular e gritar de alegria. No confinamento, tive experiências indescritíveis com Deus, de falar do amor dEle e como transformou minha vida, orar, adorar e compartilhar histórias. Quando retornei a Natal, recebi o convite para ser a Miss Brasil Internacional, e representar o Brasil no Japão, no terceiro maior concurso do mundo, o Miss International. Fiquei totalmente surpresa, afinal, esse sempre foi um título dedicado a Miss que ficava em 2º lugar no Miss Brasil. Orei a Deus, e entendi que era um plano dEle. Fui ao Japão, não sabia falar inglês ou espanhol, e não teria tradutor em português. Mas, sabia que o meu Deus é um Deus de milagres, que quando Ele te chama, Ele providencia todas as coisas. Vivi o sobrenatural, falei do amor de Deus em um idioma que eu não dominava, e as meninas conseguiam me entender, não pela maneira que eu falava, mas porque o Espírito Santo trazia o entendimento. Com todas as experiências que vivi, posso dizer que os nossos sonhos, sempre que alinhados aos propósitos de Deus, vão ser realizados, não apenas pelo que queremos, mas para que o nome do Senhor seja glorificado onde quer que você esteja. Cristina Alves Miss Rio Grande do Norte

minha história | 9


coluna

Recomeço por Wesley Alves

Wesley Alves, 26 anos, Biólogo, apresentador do Programa Gospel News e líder de comunicação do Jesus Warriors Brasil. Instagram: @WesleyGospelNews facebook.com/wesley.alves.372

Todo fim de ano é tempo de reflexão; “o que eu fiz?” “O

10 | coluna

que me aconteceu?” “Foi bom, ou não foi?” “O que conquistei o que perdi?”. Em qualquer momento de nossas vidas podemos abrir novas portas, conhecer outros lugares, pessoas novas, ter outros sonhos ou até conquistar novos horizontes. Renovar o nosso compromisso com Deus. Não é porque o ano acabou e não aconteceu o que queríamos que devemos desanimar, na Bíblia está escrito “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” 2Pe 3.8 isso significa dizer que nada está perdido. Talvez você esteja triste, cabisbaixo, pensando que o Senhor te esqueceu de quando na verdade ele só está te olhando e esperando o momento certo para liberar sobre ti benção sem medidas. Não importa se está no começo ou fim de ano, Deus é Deus em todo o tempo, quando ele quer fazer não tem quem impeça ou que atrapalhe o seu agir “Não os temais, porque o Senhor vosso Deus é o que peleja por vós.” Deu 3.22 teus inimigos podem até estarem zombando dizendo que você não vai conseguir mais não se preocupe, pois o Senhor já começou agir em teu favor. Esse é o tempo de recomeçar, tirar a poeira de nossos ombros, se levantar do chão e alcançar os horizontes que o Senhor coloca em nossa frente. Já diz um hino bem conhecido “Não desista, não para de crer, os sonhos de Deus jamais vai morrer”, essa é uma verdade, pois “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria?” Num 23.19ab não te preocupe com o fim ou o começo de um novo ano, pois o Senhor já esta agindo a teu favor.


start

A Vida FM Chega a Natal

Causando grande impacto e acirrando a disputa por audiência no segmento. por Luana Neves

No dia 1º de dezembro, a cidade de Natal ganhou mais uma emissora de rádio voltada para o público Cristão, passou a receber o sinal de mais uma parceria da rede Vida FM de São Paulo. A emissora que é líder de audiência no segmento gospel da capital paulista passará a cobrir a capital do Rio Grande do Norte, fortalecendo assim a presença da marca na região Nordeste do país. A Vida FM 97.9 de Natal seguirá os mesmos moldes de operação das demais estações da Rede Vida FM SAT, executando a programação musical da rede, vinhetas de expectativa e ilustrações e mensagens do pastor Juanribe Pagliarin. A estreia da rádio em território nordestino ocorreu no ano de 2011 em Maceió. De lá pra cá a rede passou a contar com emissoras em Recife, João Pessoa e agora chega a Natal através da 97.9 FM. O ano de 2013 foi importante para a expansão e ampliação do projeto de rede da Vida FM de São Paulo. A marca passou a contar com trabalhos em Portugal, através da inauguração da Vida FM 89.1 de Lisboa (capital do país). Além das emissoras citadas na matéria, a VIDA FM também tem programação 24 h em Salvador, Alagoas, Brasília, Porto alegre, Paraná e, claro, a cabeça de rede: 96,5 FM de São Paulo, líder absoluta de audiência. Segundo medições recentes do Instituto Ibope a rádio Vida está entre as dez FMs mais ouvidas e é a única rádio gospel no ranking. Com essa força, a presença da Vida FM deve acirrar a disputa por audiência no segmento gospel da capital do Rio Grande do Norte ao substituir a programação popular da rádio Clube FM, trazendo um diferencial de ser uma emissora que toca música 24 horas por dia, conta com uma equipe formada por profissionais qualificados que mantém o ouvinte informado das principais notícias do dia, eventos, curiosidades e promoções. Com muita interação e criatividade a rádio Vida está causan do impacto e preenchendo uma lacuna no segmento.

“ “ start | 11


política

Jacó Jácome aprova recursos para eventos evangélicos por Luana Neves

O vereador Jacó Jácome (PMN) aprovou

emendas importantes para a população natalense durante a votação do Plano Plurianual (PPA), concluída nesta quinta-feira (19), após três dias de votação. As emendas do parlamentar implementam ações para moradores de rua e dependentes químicos que não estavam contempladas pelo PPA. Com aprovação por unanimidade, o parlamentar garantiu a emenda que assegura um milhão de reais para a consatrução de um Albergue Noturno para Natal. “Verifiquei que não havia no PPA nenhuma ação contemplativa aos albergues, esse equipamento tão importante para aquelas pessoas que habitam as ruas e que tem direito de dormir em um local digno e confortável e participar de ações socioeducativas”, explicou o vereador. Sobre os dependentes químicos o vereador também aprovou uma emenda modificativa, acrescentando casa de apoio a dependentes químicos como objetivo da ação 2852 do Programa de Apoio a Instituições da Sociedade Civil. Com a modificação o texto passa a seguinte redação: “Promover o desenvolvimento social nas comunidades, auxiliar entidades filantrópicas, casas de apoio a dependentes químicos, conselhos comunitários e exercer outras atividades humanitárias, sociais e eventos em geral”.

12 | política

“Trata-se de uma contribuição para o resgate de vidas, de famílias, com o tratamento e acompanhamento ao usuário de drogas. Em Natal não existe nenhuma casa de recuperação para esses dependentes”, ressaltou Jacó Jácome. Na esfera educacional, o vereador incluiu emenda modificativa que trata da inserção do projeto ‘Escotismo nas Escolas’ nas Ações Educativas Complementares do município. “O intuito é cumprir a Lei Nº 089/07 que institui na rede municipal de educação o projeto Escotismo nas Escolas. Este projeto possui resultados significativos a nível estadual e é referência para o Brasil”, afirmou o parlamentar. O vereador aprovou ainda emenda que garante recursos para atividades e festejos alusivos ao Dia do Evangélico. As emendas garantem a destinação dos recursos para os próximos quatro anos da administração municipal. “Estaremos atentos ao cumprimento das emendas aprovadas em benefício da população”, concluiu Jacó Jácome.


O vereador encerrou o ano com balanço positivo, em seu primeiro ano de mandato Jacó Jácome teve conquistas efetivadas em prol da população e apresentou proposições importantes que representaram mudanças significativas na realidade do Município.

Jacó Jácome é o presidente da Comissão de Justiça e Redação Final. Esta que é uma das comissões mais importantes da CMN, e conseguiu zerar a pauta de relatórios antes do término do ano. Passaram pela Comissão 864 projetos, cerca de 200 tiveram Relatoria do parlamentar Jacó. Apresentou projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de extratos de contas e de correspondências em braile aos usuários portadores de deficiência visual, pelas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, instituições financeiras e administradoras. (Projeto de lei Nº. 0142/2013)

Cumprimentando moradores em Ação Social

Apresentou um projeto de Lei visando a gestão democrática dos CMEI. Oferece cursos de qualificação profissional com turmas de Gastronomia, Eletricista Residencial, Eletricista Predial Corte de cabelo, Biscuit, Bombeiro hidráulico. Os bairros contemplados em Natal: foram Felipe Camarão, Redinha; Gramoré, Bom Pastor, Nossa Senhora da Apresentação, Loteamento Santarém, Conjunto Soledade 2, Conjunto Santarém, Conjunto Cidade Praia, Conjunto Jardim das Flores e também os Municípios São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Equador. Serviços de ações sociais e cidadania nas quatro regiões administrativas de Natal e em diversos municípios do estado, em parceria com o deputado estadual Antônio Jácome. Promoveu Aulões de preparação para o ENEM.

Entregando Certificado à concluintes dos cursos Profissionalizantes.

Destinou 1 milhão de reais para a construção de um Albergue Noturno para Natal. (Emendas do Plano Plurianual) Acrescentou casa de apoio a dependentes químicos como objetivo da ação 2852 do Programa de Apoio a Instituições da Sociedade Civil. (Emendas do Plano Plurianual) Inclusão do projeto ‘Escotismo nas Escolas’ nas Ações Educativas Complementares do município. (Emendas do Plano Plurianual) Aprovação de recursos para atividades e festejos alusivos ao Dia do Evangélico. (Emendas do Plano Plurianual)

Em um dos aulões da Cidadania

política | 13


PERFIL Esse é Itácio Lisboa, o nome do momento quando se fala em artes marciais no Rio Grande do Norte. por Luana Neves

Faixa preta, empresário e cristão

Feliz, apaixonado pela profissão, com muitos bons amigos e grato a Deus pela família que tem. Assim se define Itácio Lisboa, que sempre teve uma relação intensa com esportes em geral, passando por futebol, natação, basquete e voleibol, onde se destacou como levantador, chegando a jogar pela seleção do RN por dois anos, 1988 e 1989. A carreira no Voleibol foi interrompida por uma lesão no joelho ainda em 1989. Mas foi no tatame que o atleta se encontrou, enquanto se recuperava da lesão no joelho, começou a praticar Jiu-jitsu na extinta Associação Kawamura a convite de um amigo. Rapidamente evoluiu no esporte, em 1991, já era faixa azul e lecionava para turmas infantis. O tatame além da profissão de professor de artes-marciais lhe fez encontrar o seu grande amor e esposa, Aianne, o casal se conheceu quando Itácio ministrava aulas de técnicas de solo para uma turma feminina de Judô em 1996 na Academia Nagashima. Já estão casados há 13 anos e como fruto do relacionamento, têm uma linda filha chamada Yanni. A sua história com a Gracie Barra começou em 2001 numa viajem para o Rio de Janeiro, onde encontrou o mestre Carlos Gracie Jr, assim, o faixa preto se filiou a Gracie Barra, escola que representa até hoje, onde é diretor regional. O empresário Itácio está prestes a alçar vôos ainda mais altos, se prepara para abrir uma escola Gracie Barra nos Estados Unidos em 2014. Quando questionado se ainda tem algum sonho a realizar, o cristão Itácio responde: Ouvir de Deus um dia “Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” Mateus 25:23. O faixa preta 4º grau e diretor regional da Gracie Barra, mudou completamente o padrão e o conceito do Jiu-jitsu no estado potiguar, elevando-o a um patamar nunca antes alcançado por outra academia. A cara desse esporte está sendo mudada para muito melhor e, o professor Itácio Lisboa, é o responsável por essa façanha

14 | perfil

Nome: Itácio Lisboa Idade: 44 anos Profissão: Professor e Empresário Cidade: Natal O que não sai de casa sem: Orar Viagem inesquecível: Europa - para ministrar seminários em Portugal, Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica. Esporte: Jiu-jitsu Time de futebol: Flamengo Livro: Bíblia Filme: Corajosos Música: Eu só penso em você - Lucas Souza Banda Hobby: Jogar PlayStation Versículo bíblico: Salmos 128:1 - Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.


coluna

a marcha renasce em natal por Ismar Welber

Desde a sua primeira edição no ano de 1987 na cidade de Londres, no

Reino Unido. O movimento Cristão denominado “Marcha para Jesus” completa 26 anos de sua criação. Criada pelo Pastor Roger Foster, da Ichthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates do movimento Pioneer e Lynn Green, de Youth with a Mission. A expectativa inicial de 5 mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil participantes, encorajando e motivando assim a continuidade desse grande movimento. Unindo Católicos e Protestantes, a Marcha para Jesus na década de 90 já se espalhava por 49 cidades em todo Reino Unido, conquistando a marca de 200 mil religiosos participando dos eventos nos seus primeiros 6 anos. No ano de 1993 a Marcha chega finalmente ao Brasil, inicialmente comandada pela Igreja Renascer em Cristo e de outras lideranças evangélicas, neopentecostais e apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais. Essa edição levou cerca de 350 mil participantes às ruas do centro de São Paulo. No entanto, além de levar a alegria, a comunhão e a celebração às ruas, o movimento também se preocupa com o social, arrecadando roupas, agasalhos e alimentos destinados a entidades carentes em todo o Brasil. Hoje a Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional que ocorre anualmente em milhares de cidades e em mais de 170 países na mesma data. “O objetivo do evento é abençoar as cidades e o estado através da pessoa de Cristo. Pois esse é o modelo máximo que temos para imitar”, disse o pastor Silas Malafaia, que participa assiduamente do evento, ao lado de outros líderes, como apóstolo Estevam Hernandes, bispo Marcelo Crivella, Pastor Jarbes de Alencar, Pastor Marco Feliciano. Puxados por trios elétricos celebrando a vida, a família, promovendo a paz e os valores éticos da sociedade e também contando com a participação de vários cantores e bandas, pregadores, líderes e pastores, grupos de dança, de teatro, de evangelismo de diversas comunidades e igrejas cristãs e envolvendo diversas denominações, o movimento tem conquistado cada vez mais adeptos e atraindo os olhos da mídia em todo o mundo. Hoje a Marcha para Jesus é considerada como um dos maiores eventos brasileiros que reúne pessoas nas ruas.

A maior das Marchas para Jesus em todo mundo ainda ocorre na cidade de São Paulo, e chega a reunir anualmente milhões de pessoas crescendo a cada ano. Hoje já espalhado por todo território Brasileiro não ficando apenas nas capitais, a Marcha para Jesus já faz parte do calendário oficial das atividades culturais em suas cidades desde Setembro de 2009, onde o presidente Lula sancionou a lei que oficializa a data da Marcha para Jesus em todo território nacional. Não diferente do que tem ocorrido pelas cidades de todo o mundo, em nossa cidade Natal, a Marcha para Jesus no último dia 07 de dezembro de 2013, reuniu mais de 7 mil pessoas de acordo com a polícia local, mostramos mais uma vez a força da igreja evangélica em nossa cidade, fomos as ruas, pregamos o amor, os valores éticos da família, sem levar placa de igreja, sendo uma das maiores Marchas até hoje na Cidade. Tivemos crianças, jovens, adultos, cadeirantes, idosos reunidos e intercedendo por nossa cidade, por nossas famílias, cada um levando suas placas, faixas, rostos pintados, sempre com frases de encorajamento, paz, amor e declarando que Jesus é o Salvador de Natal. Muito ainda tem que ser conquistado e alcançado. Muitas barreiras ainda por serem quebradas. Mas provamos que com a Unidade em Cristo somos mais fortes. Agradecemos aos Coordenadores o Apóstolo Walber e a Bispa Flávia por terem aceitado esse desafio. As Igrejas envolvidas, aos ministérios, aos líderes. Aos veículos de divulgação as Autoridades locais que com cada tarefa executada fez com que a Marcha para Jesus 2013 ficasse marcada nas vidas e nos corações de todos os natalenses. Ismar Welber, 33 anos, administrador, vocalista do Ministério VamBora e diretor do Salva & Liberta. instagram.com/ismarwel ismarwelber@gmail.com

coluna | 15


sound

a fim de bailar? por Vanessa Laís

Festa é sinônimo de pessoas queridas, alegria, mesa

farta e claro boa música. Foi pensando primordialmente neste último ingrediente que o estudante da Escola de Música da UFRN Rodrigo Amorin, decidiu fundir em uma diferenciada proposta, as suas duas paixões, Deus e sua profissão. Foi a partir daí que em 2012 surgiu a Orquestra Dokmos. O nome aparentemente pode nos soar desconhecido, mas já ganha em sua significação à adesão do alto, traduz-se também como aprovados por Deus. A banda tem por essência animar festas cristãs na formação de orquestra baile. Sem dúvidas o sinal de aceitação não foi apenas dos céus. O público cristão de fato aprovou a idéia. Afinal não há nada melhor do que regar momentos de celebração com canções de adoração e gratidão a Deus. O repertório da orquestra é extenso e por meio de

16 | sound

arranjos bem trabalhados e canções delicadamente selecionadas, os músicos prezam por agradar gregos e troianos, permeando os mais diversos estilos dentre rock, forró, Soul Black/Dancing, Regaae, Músicas Congregacionais até as célebres canções românticas que fizeram sucesso no meio gospel. A banda tem ganhado a simpatia principalmente das noivais evangélicas, que estavam carentes de serviços como esse em suas festas. Já que o mercado de casamentos no Brasil é ascendente, tendo crescido mais de 8% só em 2013, o grupo tem um grande e abençoado caminho pela frente. Os membros são: Gabriel Barcelos, Thays Morais e Priscila Medeiros - vocais; Rodrigo Amorim - guitarra; Ítalo Alves - contrabaixo; Rickson Oliveira - bateria; Tathi Lima - teclado; Rafael Luna - saxofone; Silas Barreto - trombone; Amós Andrade - trompete.


fotos por Elindemberg Lisboa

Contatos para eventos e Shows: Rodrigo Amorim: 8714-8478 | 9970-1730

sound| 17


ATITUDE entrevista

Banda Catedral por Luana Neves s o m o s, s cristão plural, s o m ito o s nós em é de oi mu uma Conhecida por abordar suas cristã positiva e popular, somada a fcanções e , r s p a fase mensagem lo s m u s t e o ó l, de rock cristão mais notável da década s n r e v A , . lá a o letras poéticas e românticas. A Banda Catedral Foi à banda c a it t ic b u a ee mus os m despontando to é in Hoje, com quase 25 anos de carreira e muitas social gospel nossa , clano ostam des 90, ssecenário s crisnacional. g u a s e o J o ã t a Nós n rianos, mhistorias egmen , nosentre a fé em e gião, s praistcontar, s s altos e baixos, polemicas e controvérsias, Kim, Julio e Guilherme, ainda li it o e b ã r s e e r r d p o c de energia e vivem um dos melhores momentos da carreira com a bem sucedida mcheios ndente estão os. Co ocrática. indepe rotularmturnê MIM (Maior Idade Musical). O Trio esteve recentemente em Natal durante a sua turnê e deu m s a é de não no sa musicuma entrevista exclusiva para o Atitude. os mas n

18 | atitude entrevista


Vocês foram pioneiros, quebraram diversos paradigmas, pois trouxeram a musica gospel para o cenário nacional, passaram por muitas fases, e atualmente como vocês definem a banda catedral? Catedral - Nós não gostamos muito rótulos, nós somos cristãos, somos presbiterianos, mas a nossa musica, sempre foi muito plural, independente de religião, segmento, classe social e etc. A nossa fase é de não nos rotularmos. Como cristãos, nossa fé em Jesus cristo é inabalável, mas nossa musica é democrática.

Uma característica da banda é a união, qual o segredo? Catedral - Isso é interessante, porque só de banda já são 25 anos e já nos conhecíamos antes, então é a amizade, que é uma coisa natural e verdadeira não só relacionamento pelo compromisso profissional. Nós conversamos muito, não é nada forçado, nós realmente nos damos bem. Vocês abriram as portas para o cenário gospel, inclusive ao entrar em uma grande gravadora, que hoje tem sido o caminho dos artistas evangélicos de destaque, na época vocês sofreram preconceito e hoje é comum, o que mudou? Catedral - Apanhamos muito, mas hoje está tudo mais receptivo. Mas, é bacana a gente vê que nossa trajetória ela teve uma importância grande nesse sentindo, do mercado popular começar a ver com mais carinho os artistas do mercado gospel. A Aline Barros também tinha uma entrada muito grande, mas o Catedral em termos de banda, nesse estilo pop rock, realmente foi uma grande revolução, porque a gente tocou nas rádios do Brasil inteiro, programas de TV, realmente quebramos paradigmas, tudo que conquistamos, reconhecimento, prêmios nesses canais de segmento popular, de uma certa forma influenciou muitos artistas do mercado evangélico, porque começaram a vislumbrar uma possibilidade real. A musica gospel também cresceu, estamos falando de 12 anos atrás, houve uma evolução muito grande e ficamos felizes de uma certa forma ter ajudado nesse processo.

Catedral - O público alvo é qualquer publico, não temos esse lance de cantar para um segmento especifico, mas acreditamos que o maior público da banda é dentro do gospel, nós temos também um publico muito bom no mercado popular que vem crescendo com um percentual bastante satisfatório pelo que observamos dentro das redes sociais, mas a base é o mercado gospel. Nós como banda não fazemos um projeto novo pensando especificamente no público, a gente pensa na música, na qualidade do trabalho. E outra coisa, é que o fã do catedral tem uma característica diferente dentro do público gospel, normalmente são pessoas mais abertas, menos rígidas de conceitos.

E quais são os novos projetos do Catedral? Catedral - Em 2013 ainda estamos trabalhando o MIM (Maior idade musical) que é nossa turnê atual e o Cd solo Kim “Intimidade sonora” mais o DVD de um projeto com a banda Novo Som “Mais que amigos irmãos”, e para o ano que vem um comemorativo de 25 anos de carreira da banda.

Show em Natal - Fotos : Os Servos

A banda catedral agrada há vários públicos, mas, qual o publico alvo da Catedral?

atitude entrevista| 19


coluna

REPENSANDO NOSSA MÚSICA por Marcus Vinicius “Montanha” de Freitas

A importância da música no meio cristão bem que poderia ser entendida como indiscutível, já que, ao longo de séculos e séculos de história da igreja, ela tem se feito presente entre os que professam a fé em Cristo. E, assim, a música tem sido importante não apenas no momento do culto propriamente dito, mas em muitas outras ocasiões nas quais a igreja está envolvida, superando até mesmo as chamadas “quatro paredes” dos locais de reunião das igrejas. Todos temos sido testemunhas do grande crescimento da chamada “música gospel” e muitas são as implicações que este crescimento traz a todos nós e, em especial, à prática musical cristã. Muito tem sido veiculado sobre a “música gospel” e isto atinge diretamente a música que é praticada dentro da igreja, já que líderes e ministros de louvor, espalhados pelo país, têm enxergado os famosos nomes dessa música no Brasil como referência e modelo a ser seguido. O grande problema é que nem sempre o que é apresentado por estes expoentes da “música gospel” pode (ou deve) ser aplicado à igreja local. E, quando é possível aplicar aquilo que se vê, é necessário, contudo, que isto se adeque à realidade da igreja em questão. Nem todos, porém, têm essa compreensão e, por isso, presenciamos meras reproduções (para não dizer “cópias”) do que é realizado por artistas de renome, que, em muitas ocasiões, não estão vinculados a uma igreja local e, portanto, não tem conhecido bem essa realidade. O que fazer, então? De maneira prática, o que pode ser feito para que este quadro seja mudado? Acredito que é preciso repensar nossa música. Digo “repensar” e bem que poderia, simplesmente, dizer “pensar”. Isso porque REpensar nossa música significa pensá-la de novo, mas me parece que há muitos casos e contextos em que ela, possivelmente, nunca tenha sido pensada, principalmente nas igrejas mais recentes. Parece-me que muitas delas nunca se deram ao trabalho de analisar aquilo que cantam e/ou dedicar tempo a avaliar o que se tem ouvido e trazido à comunidade eclesiástica. Ao contrário, apenas reproduziram aquilo que viram acontecer em muitos lugares. E não apenas elas, mas muitas igrejas que já deveriam demonstrar certa maturidade pelo tempo que possuem também se deixam levar por este vento impetuoso que tem soprado em nosso país. E é por isso que as consequências têm sido, por vezes, um tanto assombrosas. Entretanto, é preciso compreender a importância da música na igreja ao ponto de entender que o zelo na prática musical eclesiástica é indispensável. É preciso também se ter consciência de que, mesmo aquela música praticada fora dos “claustros” dominicais precisa de critérios. E, assim, como qualquer outra prática por parte dos cristãos, a música também deve ser feita com todo o cuidado e atenção, de modo que, em tudo, Deus seja glorificado. Acredito totalmente que a primeira grande ação que a igreja de Jesus precisa realizar é este repensar de sua música. Precisamos refletir sobre o que ouvimos e tocamos e quais as razões que nos levam a ouvir e tocar o que ouvimos e tocamos. Deus tem sido o alvo principal de nossa prática musical? Nossa música tem contribuído para que Seu nome seja cada vez mais honrado e exaltado ou queremos apenas vender mais e mais CDs e DVDs? Pessoas têm sido atingidas por esta música? E, como elas têm sido atingidas? Elas têm sido apenas estimuladas a manifestações físicas de alegria ou têm, de fato, experimentado da ministração de servos do Espírito Santo em suas vidas? Pessoas que não conheciam a Cristo, O têm visto por meio das canções que entoamos ou têm apenas curtido estilos musicais de que gostam? Saiba que não é meu objetivo responder a todas estas questões, e sim levantá-las. É possível que muitos, cada um em seu contexto, tenham as respostas para todas as elas e esta é a minha esperança: que aqueles que as possuem possam, então, compartilhá-las e que aqueles que ainda não encontraram tais respostas possam buscá-las com afinco, por meio do diálogo e, principalmente, da reflexão. É esta reflexão que produzirá frutos de mudança e aperfeiçoamento em nossa prática musical. Que Deus nos ajude!

Marcus Vinicius “Montanha” de Freitas, casado e servo de Jesus. Líder de jovens e diretor musical da Igreja Batista da Esperança. Teólogo pelo STBP, Bacharel em Música pela UFRN e mestrando em Música pela mesma instituição. e-mail: montanhamvinicius@yahoo.com twitter: @mviniciuseu facebook.com/mviniciusdefreitas Blog: adorecommusica.blogspot.com

20 | coluna


Palavra de ATITUDE

FELIZ O ANO QUE É NOVO por Pr. Miguel Levy

Miguel Levy, pastor da AD Bom Retiro em Natal/ RN, esposo, pai, músico, escritor e líder do Motoclube Fé na Estrada. mlap0001@gmail.com www.mlap.com.br

Todos os anos estamos aqui, revendo resulta-

dos e planejando novas metas e projetos para o ano novo. Envolvidos pelo clima de virada de ano, acreditamos ser o momento ideal para marcar um novo começo em alguma área de nossa vida, ou em toda ela. As promessas são muitas. Segundo informações de indicadores econômicos, durante o mês de janeiro, o movimento das academias de ginástica chega a ser o dobro em relação aos demais meses do ano. As clínicas de estética tem seu faturamento incrementado em 30%. Tudo em função da mudança de hábito de muitas pessoas durante o mês de Janeiro, muito embora esse movimento caia consideravelmente já no mês de fevereiro, e depois do carnaval... tudo volta ao normal. O ano novo é apenas uma referência no calendário para que possamos contar o tempo e nos referenciarmos durante a história que vivemos, mas por algum motivo somos levados a crer que na virada do ano algo especial pode acontecer. O pobre ano velho tem a obrigação de levar todas as mazelas que nos alcançaram e o ano novo trará novas esperanças, sonhos, projetos, planos, mudanças. O que não nos damos conta é que inevitavelmente o tempo passa independentemente de como estamos contando. Horas, dias, meses ou anos e mais importante do que o movimento dos ponteiros do relógio ou do passar das folhas do calendário é o que acontece de fato em nossa vida. A tendência natural da passagem do tempo não é renovar e sim desgastar, corroer, envelhecer. Esperar que o tempo resolva o que esta dentro de nós é uma inocente ilusão. Se nos deixarmos levar pela simples ação do tempo, além de antigos vamos ficar velhos e o melhor que pode acontecer é nos acostumarmos com as mazelas de nossa vida.

Sou contra a afirmação que diz “o tempo cura tudo”. O tempo nos dá oportunidade para refazer os caminhos e consertar os erros cometidos. Problemas causados por máguas, ressentimentos só são curados com perdão verdadeiro. Feridas não tratadas, com o tempo, apodrecem. O poder de mudança não esta no tempo, esta em nós quando deixamos que o espírito realmente capaz de mudar possa agir em nossa vida. No livros de Gênesis, capítulo 1, vemos um quadro caótico de uma terra sem forma, vazia e em trevas que certamente estava sofrendo o efeito do tempo, presenciando ano após ano a estagnação do seu estado. O que fez toda a diferença e provocou a relevante mudança foi a ação do Espírito Santo de Deus agindo conforme a Palavra de Deus. O evangelho de Jesus Cristo veio nos trazer a possibilidade de viver uma mudança onde o tempo deixaria de ser um agente envelhecimento e passaria a ser uma testemunha de renovação de vidas. Os que recebem Jesus e passam a viver nele, por ele e para ele são feitos nova criação. As coisas velhas, sujeitas a ação corrosiva do tempo ficam para traz e tudo se faz novo (2Cor5:17) e com possibilidade de ser renovado não a cada ano, mas a cada dia. Por isso esperar a passagem de ano para encenar uma mudança pode ser um procedimento perigoso uma vez que comprar roupas novas, pintar os cabelos, usar cores específicas não poderão mudar a natureza do homem e nem de longe garantir a sua eternidade, pois só há uma maneira de se chegar a eternidade sem apodrecer que é através da vida abundante que recebemos de Jesus. Em função de tudo isso, o que eu desejo a todos é uma vida renovada durante todos os próximos dias do ano. Sendo novo a cada dia, buscando viver no propósito de Deus e expressando o seu amor ao mundo poderemos sim viver no ano novo uma vida feliz. Não podemos deixar o tempo passar sem buscarmos a renovação de vida e entendimento que nos fará experimentar a perfeita vontade de Deus durante todos os dias do ano novo.

palavra de atitude | 21


capa

Diante doestá Trono de volta O Congresso Mulheres Diante do Trono será realizado cidade de Natal nos dias 20,21 e 22 de março de 2014. por Luana Neves

O Congresso de Mulheres DT que teve sua primeira edição realizada em 2011 na Igreja Batista da Lagoinha e já entrou no calendário anual de eventos evangélicos mais esperados e pela primeira vez será realizado fora de Belo Horizonte.

Natal foi escolhida por já ser uma antiga parceira do ministério, que gravou seu 14º álbum por aqui no dia 16 de julho de 2011 na Praia do Meio com um público estimado de 120 mil pessoas. Mas devido as fortes chuvas que antecederam àquele dia, a gravação foi prejudicada pelo tempo. Então, dois dias depois o grupo gravou novamente o álbum, mas no Teatro Riachuelo, também em nossa capital.

A líder do Grupo Ana Paula Valadão expressou sua alegria em mais uma vez está em Natal realizando um grandioso evento.

22 | capa

É muito especial nos reunirmos com mulheres de todo o Brasil, que viajam à Minas Gerais para juntas terem um encontro renovador com o Senhor Jesus. Mas muitas não podem ir tão longe. E é por isso que o Senhor nos ordenou que levássemos essa ferramenta poderosa para as mulheres em diferentes lugares do país. E a primeira edição fora de BH será em Natal, no Rio Grande do Norte. Ana Paula Valadão


No último dia 07 de novembro, Júnior Monteiro, diretor executivo do Diante do Trono esteve em uma reunião com a governadora do estado potiguar, para definir os detalhes do projeto, que contará com o apoio do governo. A audiência foi realizada na Governadoria, no Centro Administrativo, e contou com a participação do presidente da Câmara dos vereadores de Natal, Albert Dickson, do secretário-adjunto do Gabinete Civil, Galbi Saldanha, e de David Emanuel, coordenador do Projeto Alternavida Natal. “Esse é o momento de reforçar a fé e de atrair mais visitantes que buscam o nosso estado para praticar o turismo religioso. Isso vai gerar emprego e dará oportunidades ao nosso povo” Declarou a Governadora Rosalba Ciarlini.

Foto de Vivian Galvão

O congresso deve reunir seis mil mulheres e será realizado no Centro de Convenções nos dia 20, 21 e 22 de março de 2014 e envolve um engajamento pessoal do presidente da Câmara dos vereadores de Natal, Albert Dickson que foi uma peça fundamental no estreitamento dos laços do grupo Diante do trono com a nossa cidade.

Vereador Albert Dickson, Governadora Rosalba Ciarlini, Junior Monteiro, David Emanuel.

Queremos regionalizar o Congresso das Mulheres e, como já gravamos o CD e DVD Sol da Justiça aqui, Natal foi a nossa primeira e mais consciente escolha para isso por causa do nosso vínculo. Júnior Monteiro

O congresso também contará com o apoio da Prefeitura do Natal através da Seturde (Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico) e outra grande novidade é que um show do grupo poderá ser realizado no estádio Arena das Dunas. O secretário Fernando Bezerril irá manter contato com os diretores da empresa que detém os direitos de exploração do estádio para estudar a possibilidade de sua realização. Outras demandas para organização do congresso também serão providenciadas pela secretaria de Turismo. Alice Barros, Valeska Magalhães, David Emanuel, Fernando Bezerril e Júnior Monteiro.

capa | 23


A vinda do congresso DT mulheres para nossa cidade impulsionará o turismo, já que são esperadas pessoas de todo Brasil. Num período reconhecidamente de baixa estação o congresso trará bons fruto econômicos para a hotelaria e as demais cadeias produtivas do turismo local. Esperamos também que

o congresso traga bons frutos espirituais, que seja um encontro poderoso e transformador para mulheres que buscam em Deus forças, sabedoria e direção.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES VALOR DA INSCRICAO R$ 150,00 - individual R$ 140,00 – caravana com no mínimo 40 ou mais integrantes. Através do site: www.diantedotrono.com LOCAL Centro de Convenções de Natal Av. Dinarte Maris, s/n – Ponta Negra (Via Costeira) – Nata/RN Telefone (84) 3236-2843 PRELETORAS JA CONFIRMADAS Ana Paula Valadão Ana Nóbrega Devi Titus Ezenete Rodrigues Contatos (31) 3492-7878 (de 2ª a 6ª feira de 9h às 17h) congressomulheres@diantedotrono.com

24 | capa


O presidente da Câmara dos vereadores de Natal, Albert Dickson concedeu uma entrevista exclusiva para revista Atitude para contar os detalhes do evento. Vereador, como foi que surgiu a ideia de trazer o congresso mulheres DT para nossa cidade? ALBERT - Desde quando terminou a gravação do DVD Sol da Justiça, Ana Paula Valadão ficou de trazer para Natal outro evento. Ela gostou muito da receptividade da cidade e fomos atrás desse compromisso para realizar um congresso aqui. Então, ela resolveu trazer o Congresso de Mulheres, que pela primeira vez acontecerá fora de Belo Horizonte. Como foi o processo para conseguir a viabilização do congresso? ALBERT - Após o start de Ana Paula, o diretor executivo do Diante do Trono, Júnior Monteiro, veio a Natal e começamos um trabalho de articulação junto a Prefeitura do Natal e o Governo do Estado para garantir o apoio necessário. Logo após, o Congresso de Mulheres foi lançado e será um grande sucesso em nome de Jesus. O Senhor tem se engajado em trazer conquistas para os evangélicos do nosso estado, esforços que envolvem desde TV e rádio á eventos para o publico gospel, tem mais alguma novidade pra compartilhar com nossos leitores? ALBERT - Vamos realizar um grande evento no primeiro semestre de 2014 com o Pastor Silas Malafaia na Arena das Dunas. Outra boa notícia é que através de emendas de minha autoria no Plano Plurianual serão destinados recursos para a realização da Marcha para Jesus, Alternavida e Orando por Natal, além da recuperação do Monumento à Bíblia Sagrada.

Dedicação a Propagação do Evangelho

Albert Dickson na Batista de Lagoinha, em BH/ MG, no Congresso de Louvor do Diante do Trono, anuciando a gravação do álbum em Natal.

A gravação do álbum Sol da Justiça no dia 16 de Julho de 2011, na praia do Meio e no Teatro Riachuelo.

Monumento a Bíblia Sagrada, presenteado pelo vereador à cidade de Natal.

Vereador Dr. Albert Dickson Dr. Albert Dickson é casado com a médica Dra. Hilkea Carla e pai de dois filhos. É oftalmologista e membro da Assembléia de Deus (Templo central), sendo integrantes do coral “Homens de Fé” e professor da escola dominical. É o presidente da câmara municipal do Natal (sendo o primeiro evangélico a ocupar este cargo), e filiado ao PROS (Partido Republicano da Ordem Social). Vereador mais atuante, segundo pesquisa de opnião pública, realizada pelo Instituto Tiradentes. Realiza todos os dias, gratuitamente, atendimento médico oftalmológico e cirúrgico a população de todo o estado. Possui trabalho de evangelização através das cruzadas no RN. Trouxe para Natal a TV Rede Super (Canal 164 cabo) - TV Diante do trono e a TV Gênesis canal 41. Idealizador e realizador do único monumento da cidade em homenagem a bíblia sagrada, situado na praia do meio. Coordenou a gravação do diante do trono em natal (Cd e DVD sol da justiça). Instituiu na abertura do ano legislativo a leitura da bíblia sagrada. Autor dos projetos de lei que institui o dia do evangélico, natal para cristo, dia da marcha para Jesus e Alternavida Natal.

Com o pastor Silas Malafaia em visita a Arena das Dunas.

Homenagiando o pastor Martin, presidente estadual da Assembleia de Deus, pelo dia do Evangelico, na Camara Municipal de Natal

capa | 25


CENÁRIO

Produção cinematográfica no RN por Luana Neves

A organização internacional Luz em Ação grava série cinematográfica no estado, utilizando algumas das nossas paisagens que são semelhantes ao do Oriente-médio.

26 | cenári0


Cinema é uma arte poderosa, é um méto-

do eficaz para entreter, educar, doutrinar e influenciar. Nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos e hoje somam se as mais avançadas técnicas de computação gráfica. A imagem animada atribui aos filmes um poder de comunicação universal, através da dublagAem ou legendas, que traduzem o diálogo em outras línguas, Assim os filmes têm alcance mundial. Utilizando o potencial dessa ferramenta, o Luz em ação está usando cinema para explicar o evangelho. Partindo da criação indo até Jesus, simplesmente explicando a bíblia. No Formato curta-metragem e documentário, a série cinematográfica “Tetelestai” de 12 Episódios tem a intenção de interligar e explicar as histórias principais entre Gênesis e a ressurreição de Jesus Cristo.

Mostrando a bíblia como uma única história, que tem uma mensagem que atravessa as diferenças entre culturas e perspectivas religiosas. A série encontra se no quarto ano de produção Com lançamento previsto para 2014, a produção alcançará audiência internacional com parceiros em todos os 6 continentes com projetos já iniciados em mais de 30 línguas, parcerias com organizações, agências, e distribuidores internacionais. A Associação Luz em Ação é uma organização internacional de caráter cultural, educacional, de assistência e promoção social, sem fins lucrativos, sediada em Parnamirim, RN. Formada em 2007 no estado de Santa Catarina, se mudou para o Rio Grande do Norte em 2008, por causa das paisagens do estado que tem semelhança com as do Oriente-médio, necessárias para produção da série Tetelestai.

Equipe Luz em Ação

É um trabalho cristão e inter-denominacional com um foco em explicar claramente a Palavra de Deus através do cinema. É Formada por inúmeros voluntários, que trabalham como atores, figurantes, produção e outras funções, sendo que 6 se-dedicam integralmente aos projetos audiovisuais da associação; Arlen Isaak (diretor e apresentador), Joel Craig (diretor de arte), Jonathan Enns (diretor de fotografia), Ana Cassia Fornari (Diretora de Casting e de Ações Sociais), Stefanie Craig (Figurinista), e Cynthia Isaak (Apresentadora e diretora de produção).

cenári0 | 27


Seja um voluntário Tetelestai encontra-se ainda na fase de produção, e o Luz em Ação precisa de atores e figurantes voluntários de todas as faixas etárias desde bebês a idosos. Não precisa ter experiência previa e as filmagens geralmente acontecem nos finais das semanas e nos feriados. Interessados podem se inscrever online no site www.luzemacao.com.

Contato

Fones: Sede: (84) 2030-1327 Ana Cássia: (84) 9947-9068 Jonathan: (84) 9650-4687

www.luzemacao.com

28 | cenári0


ação social

cristolândia Um lugar cheio

Um lugar cheio do verdadeiro amor de Cristo por Juliana Celli

Seja de carro ou de ônibus, sempre passamos por eles. São tão

“comuns” que muitas vezes estão invisíveis aos nossos olhos. Quantas vezes fechamos o vidro ou andamos depressa para que eles não cheguem perto demais. As pessoas em “situação de rua” são, talvez, as mais excluídas da sociedade. Muitas delas não tem, sequer, documentação, portanto não existem para os governos, nem para muitos políticos. É aí que arrumamos uma boa desculpa para deixá-los cada vez mais distantes. Colocar a culpa no poder público e nos governantes parece ser a nossa salvação. Não para Deus. Em Natal, um projeto tem feito a diferença na vida dessas pessoas, que na maioria das vezes são usuárias de crack. A Cristolândia, coordenada pelo Irmão Roberto Marques e mantida pela Comunidade Batista, funciona de terça-feira a domingo. Num prédio alugado, na Avenida Rio Branco e bem próximo às cracolândias, a partir das 20h, os moradores recebem alimentação, tomam banho e recebem roupas limpas, e o principal, conhecem o amor de Deus através do ensino da Bíblia e dos voluntários que os tratam como pessoas, ou melhor, como irmãos. Cheguei a Cristolândia numa noite de sábado. Estava incomodada para conhecer esse projeto que para mim era tão desafiador. A única coisa que sabia sobre usuários de crack era que a cura é quase impossível. Anos atrás, perdi um amigo para as drogas. Hoje, o jovem de classe média vive nas ruas como “mendigo” e sua família e também nós, amigos, desistimos dele, mas Deus não. Ele não esqueceu e não desistiu dessas pessoas. É essa a história de boa parte daquelas pessoas. Sem família, amigos, sem sonhos. O craque destruiu tudo; a mente, o corpo, a esperança. “Sonhos? Olhe para mim. Eu vivo um dia de cada vez”, disse Renato, um dos atendidos pela Cristolândia. O crack vicia em apenas 3 segundos e é responsável por pelo menos 95% dos assaltos e homicídios nas grandes cidades. Alguns dizem que é o mal dessa geração. Sem dúvida, é uma arma e tanto do inimigo para destruir vidas. Para essa situação, Só existe uma salvação: Cristo. Infelizmente, muitos de nós, cristãos, e muitas de nossas igrejas não estão preparadas para lidar com esses irmãos.

Juliana Celli, cristã, Jornalista e apresentadora de TV. E-mail: cellijuliana@hotmail.com

Na Cristolândia, eles são recebidos com abraços, cuidados básicos com a saúde e um amor sobrenatural de Cristo. Afinal, onde Jesus estaria agora? Já parou para pensar nisso? E se fosse Jesus ali? Em Mateus 25:40, Jesus diz: “O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”. Criada em outubro de 2013 em Natal, a Cristolândia já conseguiu afastar das drogas 12 pessoas. O projeto, que iniciou em São Paulo e já existe em 8 estados, tem uma sede para tratamento químico em Recife. É lá que está o primeiro “discípulo” natalense. “O nosso objetivo é fazer discípulos. Quem for tratado, será encaminhado para missões ou para atividades profissionais”, disse o irmão Roberto, que antes de assumir o projeto, passou 1 ano estudando sobre drogas e visitando cristolândias em outras cidades. “Passei alguns dias na rua para saber o que eles passam”, disse ele. Em dois meses de trabalho, os números surpreendem: 1.240 moradores de rua e usuários de crack foram atendidos, 2.000 refeições, 1.118 banhos, 1.080 pares de roupas doadas, além de atendimentos de primeiros socorros, cortes de cabelo e histórias de transformação como a de Wilson, que já voltou para a casa e está há 40 dias sem o uso do crack. Uma prova de que quando há impossibilidades, Deus faz milagres! Agora, o desafio da Cristolândia Natal é fortalecer o trabalho através de doações e construir uma unidade de tratamento químico no Estado. “Não queremos ter que encaminhar essas pessoas para Recife. Estamos procurando quem queira doar um sítio para que façamos aqui o trabalho de tratá-las até devolvê-las ao convívio social, com emprego ou com uma missão”, explicou o irmão Roberto. “Amar ao próximo como a ti mesmo”. O mandamento mais conhecido entre os cristãos ganhou um novo significado para mim. Precisamos entender que Jesus morreu na cruz por mim, por você, por Renato, por Wilson, sem distinção. Negá-los é negar a Jesus! Pense nisso...

Ajude a Cristolândia

Telefones: (84) 3346.3379 ou 9686.0440 Caixa Econômica Federal Ag: 0035 operação 013 C/P: 00234275-0

ação social| 29


PROJETO de ATITUDE

30 | projeto de atitude


projeto de atitude | 31


Rhema Brasil celebrou com alegria a formatura da turma 2013 No dia 30 de novembro O Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil em Natal-RN,

celebrou a solenidade de formatura dos 68 alunos graduados do segundo ano. A solenidade ocorreu no centro de convenções da cidade, contando com a presença de mais de quinhentas pessoas. Compondo a mesa diretiva estiveram presentes Humberto Albuquerque, supervisor e representante do Ministério Verbo da Vida, Lucerna Palhano, Diretora do centro de treinamento Bíblico Rhema Brasil Natal- RN, Roberto Palhano, Pastor da Igreja Evangélica Verbo da Vida em Natal – RN , Lidiane Oliveira, Vice Diretora do centro de treinamento Bíblico Rhema Brasil Natal- RN, Scheilla Kelly, Diretora do Rhema Brasil Patos-PB representando os professores da turma concluinte. Lucerna Palhano, Diretora da escola local, realizou a abertura oficial da solenidade. Com muita alegria, parabenizou a todos os alunos que completaram satisfatoriamente os dois anos de curso. Na ocasião também foi exibido um vídeo como homenagem póstuma ao fundador do Ministério Verbo da Vida, Bud Wright, contando um pouco de sua história e animando a todos os formandos e presentes a prosseguir com a mensagem da fé pelo Brasil e pelo mundo. O momento mais intenso da festa foi à entrega dos diplomas aos alunos. Cada diploma entregue foi celebrado com muita alegria, era perceptível a felicidade no rosto de cada aluno. Felizes pela oportunidade de desfrutar do ensino da Palavra de Deus. Por dois anos, cada um deles esteve conhecendo mais do caráter de Deus, aprendendo e sendo equipados com conhecimento suficiente para influenciar outras pessoas, proclamando o evangelho a todos, são homens e mulheres que farão a diferença onde estiverem. No final da solenidade ocorreu a tradicional virada do pendulo, momento que simboliza a graduação dos alunos.

Seja um aluno do Rhema em 2014 Matriculas abertas!

Av. Bernardo Vieira, 2279 - Alecrim - Natal - RN CEP: 59015-450 - Tel:(84) 3213-9367 www.rhema.org rhemanatal_rn@hotmail.com


fica a dica

Pr. Marcelo França, 36 anos, Pastor da Igreja Batista Zona Sul, mestrando em Teologia do Novo Testamento – Betel Brasileiro/PB e executivo do Instituto Haggai no Brasil para o RN. marceloibzs@hotmail.com

Livro

A vida de C. S. Lewis do Ateísmo as terras de Nárnia Alister McGrath

Dizer que esta biografia é consistente seria apenas, uma mínima expressão diante da grandeza da obra. Alister McGrath surpreende mais uma vez os seus leitores, acostumados à sua abordagem histórica e apologética, desta feita, com esta abordagem singular, minuciosa e iluminativa sobre a mente de um dos maiores intelectuais do século 20, o mais relutante dos convertidos C.S. Lewis. A partir de uma profunda pesquisa, surge das penas de McGrath: “A Vida de C. S. Lewis do Ateísmo às Terras de Nárnia”. Uma leitura fascinante sobre a fascinante obra deste cristão que ficou conhecido por suas “As Crônicas de Nárnia”, mas a vida de Lewis (1898-1963) não se resume apenas a esta obra. Lewis é amplamente conhecido como referencia literária e cultural. Os mundos da literatura e cinema foram profundamente influenciados por ele e seu amigo J. R. R. Tolkien (1892-1973), autor de “O Senhor dos Anéis”. Dizem os historiadores que Lewis é o “parteiro” do livro O Senhor dos Anéis, por sua proximidade e apadrinhamento de Tolkien ao lhe indicar para o premio Nobel de Literatura, por sua obra épica. Após sua conversão, Lewis tornou-se um estudioso e prolífico escritor e defensor da fé cristã. Dentre sua vasta obra, podemos citar Cartas de um diabo ao seu aprendiz, A anatomia da dor e Cristianismo Puro e Simples, considerada a obra religiosa mais influente e importante do século 20. Tinha um grande interesse em compartilhar sua fé, que para ele, um dia tornou-se irresistível, pois defendeu por muito tempo o ateísmo. Neste livro, McGrath não se preocupa apenas em documentar fatos históricos e especiais sobre a vida de Lewis e sim sobre o seu pensamento. A expressão de sua mente a partir dos escritos é que ganham uma tonalidade especial nesta obra. Os interesses mais ricos e profundos de Lewis são apresentados mediante o desenrolar da vida genial desse irlandês de Belfast e grande professor de Oxford. Advogo que todo cristão sério deveria conhecer a obra de Clive Staples Lewis e compreender que nossa fé é viva, maravilhosa, imaginativa, eficaz e eterna. Inunde-se de ATITUDE! Leia e seja transformado!

Te amo mais que tudo Jonas Vilar Mikeias Cruz, 25 anos , cantor e compositor. MikeiasCruzOficial@Hotmail.com

Lançamento: Julho/2013

Música

Selo/Gravadora: Som Livre Há um tempo atrás, a música gospel no Brasil era apreciada apenas por evangélicos dentro das Comunidades ou Igreja Cristãs, hoje o estilo tomou uma proporção diferenciada, ganhando um espaço expressivo no mercado fonográfico, a música Gospel agora é cosumida e apreciada por uma grande massa. Faz figura entre as músicas mais tocada nas rádios e assistida nas TVs do Brasil. E nessa nova realidade, alguns estilos estão ganhando força, como o sertanejo universitário gospel, e um dos nomes que tem se destacado no Brasil e já está rompendo as fronteiras com turnê nacional e até internacional, é o cantor Jonas Vilar que já está em seu quarto álbum, e esse ano lançou seu novo trabalho “Te Amo Mais que Tudo” gravado ao vivo em São Paulo, caravanas de todo o Brasil participaram da gravação, resultando em uma grande multidão que cantou, dançou, adorou e celebrou ao Senhor. O repertório traz 16 músicas (a maioria inéditas e algumas regravações) e a mais conhecida delas é “Vitória no deserto” que ganhou uma nova roupagem. O álbum contou com as participações especiais de André & Felipe, da Banda Tchê Varão e do cantor Marcos Nunes. Vale a pena Conferir #SuperIndico

fica a dica | 33


por Wagner Souza

Em minhas leituras de pesquisa, deparei-me com um livro que trata de um assunto muito interessante, que quero compartilha com vocês. Acabou-se o tempo onde se fazia propaganda apenas por intuição, onde a criatividade bastava para se convencer as pessoas a decidirem a compra. Hoje os profissionais de marketing para planejar uma campanha, analisam diversos fatores do seu público alvo, cultura, idade, localização, comportamento, e até as reações cerebrais. O cérebro humano é formado por uma rede de mais de cem bilhões de células nervosas, os conhecidos neurônios, são responsáveis pelas tarefas motoras e comportamentais. Para entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através das reações neurológicas, foi criado o campo do marketing chamado neuromarketing. Umas das teses defendida e difundida pelos especialistas em neuromarketing é sobre os neurônios-espelhos, que são responsáveis pelas repetições das ações quase que automaticamente pelo cérebro e isso pode ocorrer tanto no sistema motor quanto no sistema emocional. Quem nunca foi estimulado a bocejar,

34 | coluna

quando vê outra pessoa bocejando? Ou de deliciar alguma comida, ao ver uma pessoa comendo? Essa vontade involuntária na verdade é culpa dos neurônios-espelho, são esses neurônios também responsáveis por você aprender a fazer ações apenas olhando uma outra pessoa realizando a mesma tarefa. Isso acontece em várias situações, quando vemos amigos exibindo alguns bens de consumo, quando observamos pessoas que admiramos, nestes casos também gera-se uma imitação involuntária. A partir destas percepções foram desenvolvidas diversas ações de marketing, como test-drives, distribuição de amostras grátis e diversas outras, que estimulam os neurônios-espelhos e provocam estímulos de repetição e de fazer novamente, provocando o aumento na decisão final de compra. Esses estudos também explicam o uso de famosos em propagandas, afim de gerar um estimulo de repetir involuntariamente a compra pelos produtos expostos pelos famosos, além de ser alocado na memória dos consumidores que na hora da decisão da compra lembram involuntariamente dos testemunhos dos famosos nas propagandas. A quem pregue que o futuro da propaganda está nos neurônios-espelho. É o Marketing invadindo a mente do consumidor.

wagnermetas@me.com

Estímulos Involuntários

Wagner Souza, físico, mercadólogo, diretor do Programa Atitude e proprietário da Metas publicidade.

coluna



Revista Atitude - Edição 02