Page 1

REVISTA

Saiba quais estratĂŠgias foram utilizadas pela Air France no caso do voo 447


Sumário

03

Opinião Pública

05

Ética

07

Psicologia

09

Media Training


Editorial Reconhecendo a importância do trabalho realizado por nossos colaboradores, criamos uma nova forma de comunicação entre a Air France e você, integrante fundamental de nossa equipe. Esta revista é exclusiva aos colaboradores da Air France e tem como intuito trazer, mensalmente, informações de qualidade tanto para sua a vida pessoal, como profissional. A cada edição abordaremos um assunto, como lazer, carreira, saúde, família, cultura, entre outros. Nesta primeira edição falaremos sobre assuntos que estão presentes na sua rotina de trabalho, como a ética, media training, psicologia e opinião pública. Esclareceremos cada tema, e falaremos sobre a importância deles para o meio corporativo e qual o envolvimento de você, colaborador, com estes assuntos. Usaremos o incidente do Vôo 447 da Air France, ocorrido em 2009, como referência e forma de aprendizado. Aprimorar e dar suporte aos nossos colaboradores é um dever da Air France e uma forma de reconhecer a importância do trabalho que vocês realizam conosco. Estaremos abertos para sugestões e procuraremos trazer a esta revista conteúdo de qualidade. Atenciosamente, Air France.


Opini達o


Pública Os colaboradores possuem papel de protagonista dentro de uma organização, possibilitam que as atividades sejam executadas e são fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Devido sua grande importância e ao fato de sua imagem estar diretamente ligada a imagem corporativa, as consequências de uma atitude ou posicionamento equivocado de qualquer funcionário podem causar grandes danos à reputação da organização. Atualmente, a internet faz com que qualquer pessoa se torne formador de opinião, dá a possibilidade de influenciar tanto positivamente quando negativamente aqueles que os acompanham e tem acesso a suas informações. Tornando comentários e criticas fontes de informação e referência. A opinião pública é formada quando existe uma discussão de idéias e conceitos entre muitas pessoas que se interessam sobre determinado assunto. Após essa discussão chegam a uma conclusão que, nem sempre, é um consenso, mas que se torna a opinião pública. Essa troca de informações e argumentos tende a ser aquecida pelas redes sociais, como o twitter, facebook, Orkut, entre outras,

04

que torna esse processo mais dinâmico e intenso, além de formar novos líderes de opinião. Podemos perceber a força da opinião pública quando relembramos o caso do avião 447 da Air France. A mídia aproveitou-se da situação para fazer sensacionalismo, e, em alguns casos, agiu parcialmente em relação ao acontecimento, provocando forte comoção popular. Cada membro da equipe representa a voz da empresa, e deve, quando questionado a respeito das ações da organização, falar sobre seus valores e disseminar suas iniciativas. Os colaboradores são um dos nossos principais disseminadores de opinião e vestir a camisa da empresa contribuirá de grande forma para sucesso e desenvolvimento de ambas as partes.


Ética


06 Ética no trabalho e redes sociais: Até onde você, como funcionário, pode ir? As redes sociais vêm ganhando força e grande influência na vida das pessoas. Ela revolucionou a forma de se comunicar e se relacionar, trazendo maior interação entre os usuários, além de proporcionar à sociedade a possibilidade de se manifestar e expressar suas opiniões sobre diversos assuntos. É fato que está cada vez mais difícil separar esfera publica de esfera privada. Até onde se pode ir em uma publicação nas redes sociais? A liberdade existe, mas é importante pensar nas conseqüências que aquilo trará. Um bom começo para entender melhor a importância desses fatores, é falar em ética. Para cada individuo a ética é algo que somente ele acha correto. A moral é o que a sociedade acha correto, mas os dois variam de acordo com o bom senso de cada um e a legislação existe para regulamentar o que realmente deve ser seguido. A crise que nos afetou com a queda do avião 447, nos fez passar uma situação delicada e pode ser usada como referência ao falarmos da ética presente nas redes sociais. Neste caso, A Air France, com o intuito de ser o mais transparente possível,

teve a preocupação de disponibilizar informações relevantes e de grande interesse aos envolvidos em nosso site e no twitter, mostrando uma postura ética e responsável, em respeito aos familiares e amigos das vitimas, utilizando as redes sociais como instrumento de comunicação entre a empresa e os envolvidos. Grande parte do tempo das pessoas passase no âmbito organizacional, conseqüentemente a probabilidade de comentar e indiretamente expor assuntos relacionados à empresa é maior. Assim como é importante se policiar sobre esses assuntos no dia a dia, é necessário também ficar atento quando se trata de mídias sociais. A conduta do colaborador está diretamente atrelada à imagem da organização, e qualquer postura imprópria poderá causar danos a ambas as partes. Muitas vezes informações que se julgam sem importância podem afetar a empresa, e por isso é necessário filtrá-las antes de compartilhálas nas redes sociais. Você é um espelho da organização em que trabalha. Agir com ética é fundamental para preservar não só sua vida profissional, mas preservar a vida da empresa em que trabalha.


Psicologia Diante da busca por relacionamentos eficazes, colaboradores satisfeitos e um bom ambiente de trabalho, o uso da psicologia organizacional é constante e possui muita importância dentro de uma empresa. As técnicas de psicologia são usadas, principalmente, em assuntos organizacionais ligados a gestão de recursos humanos, e buscam a saúde do colaborador e qualidade de vida no trabalho, incentivando bons relacionamentos através de atividades motivacionais e de interação. Está presente também nos processos de recrutamento, na realização de pesquisas internas e nas avaliações de desempenho dentro da empresa. Mas existe um momento em que o uso da psicologia pode ser essencial para a empresa: Um momento de crise. Em uma situação delicada como esta, deve-se lidar com as pessoas de maneira que os impactos sejam amenizados e de modo que a empresa mostre uma postura de preocupação com o ocorrido e com as pessoas envolvidas. O incidente que enfrentamos em 2009, com a queda do avião 447, pode melhor exemplificar essa situação, em que o uso da psicologia ajudou a reverter e amenizar os impactos que


08 inicialmente ocasionaram uma grande crise de imagem para a Air France. O ocorrido gerou um abalo emocional muito grande na sociedade, e foi necessário tomarmos diversas medidas para amenizar o impacto, como, por exemplo, apoio psicológico aos envolvidos.

Entenda o estresse pós-traumático

Utilizamos de vários artifícios para melhor atender e dar suporte psicológico aos familiares e amigos das vitimas. Uma base de auxílio psicológico foi instalada no aeroporto de Paris Charles de Gaulle e no salão nobre do Aeroporto do Rio de Janeiro, que fica localizado no 1º andar do prédio da administração, composta por médicos, psicólogos e alguns voluntários treinados para esse tipo de situação.

O que é?

Disponibilizamos uma verba de sete salários mínimos por dois anos para tratamento psicológico para familiares dos passageiros e acompanhamento médico para que os envolvidos pudessem se recuperar em relação ao ocorrido.

Quais os sintomas?

Todo esse investimento em apoio psicológico ajudou a Air France a amenizar o sofrimento das pessoas envolvidas e transmitiu uma imagem positiva da organização pela sua preocupação.

Entenda o que ocorreu com os familiares das vítimas do vôo AF447 e o que a Air France fez, e ainda está fazendo, para auxiliá-los.

O Transtorno de estresse pós-traumático ocorre quando enfrentamos um trauma emocional de grande impacto. Esse estresse pode ocorrer com as pessoas que possuem um forte sentimento pela vitima, as que presenciam o acontecimento e os que socorrem ou dá a notícia sobre o acontecimento.

Esse estresse não tem sintomas específicos e nem tempo determinado para que apareçam, pode ser que os sintomas sejam sentidos uma semana após ou em anos. Cabe então a profissionais competentes diagnosticar e tratar. Preocupados com o bem estar e melhor recuperação da família, nós disponibilizamos médicos e ajuda psicológica aos familiares das vítimas. Assim como um número 0800 para os que necessitavam de algum tipo de informação. Quais são os tratamentos? O indicado é o tratamento com Psiquiatra, caso seja necessário o uso de medicação para despertar um alívio inicial, e acompanhamento de psicólogos.

FONTE: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?143


Media Training


10 Qual a importância de estar preparado ao lidar com a imprensa? Muitas pessoas não têm consciência do quanto uma frase mal interpretada ou uma atitude negativa pode impactar na imagem da organização. Para isso, existe o profissional de Media Training, que busca treinar e preparar os portas vozes e executivos da empresa para lidarem da melhor maneira possível com todos os tipos de situação. O profissional de Media Training prepara os representantes das organizações para lidar com a imprensa, levanto em conta sua postura, o modo com que transmite as informações, sua aparência, seu tom de voz entre outros aspectos importantes para o sucesso de uma apresentação em público, conquistando a confiança da sociedade e credibilidade perante a mídia. Um caso de sucesso da utilização das técnicas de media training aconteceu quando a Air France passou por um incidente com o avião 447, em 2009, resultando em diversas vitimas e em uma possível crise. Antes mesmo do ocorrido, a empresa já havia adotado um método que concentraria todas as informações em diretores e presidente, ou seja, tudo que acontecia seria informado por meio de coletivas de imprensa e entrevistas com esses porta-vozes, diminuindo a chance de possíveis falhas na comunicação. Após

o acidente, os porta-vozes, já treinados e preparados, foram responsáveis por passar as informações referentes ao caso em uma coletiva de imprensa, de maneira alinhada, transparente, procurando não individualizar informações. As famílias e todas as mídias recebiam simultaneamente as notícias, com o intuito de não haver distorção. O bom uso destas técnicas pode, assim como aconteceu com a Air France, amenizar os problemas e mostrar preocupação por parte da empresa com relação aos envolvidos, agindo como uma organização responsável, ética e transparente.

Revista Eletrôcina Air France  

Revista Eletrônica produzida para o público interno da Air France

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you