Ed 79 site01

Page 7

ica reversa

palestra dência ctos modernização

sumo pauta

reciclagem

ênfase ponto

eal

Programa aborda os principais temas de interesse da indústria

novidades

processos conteúdo

debate PET

tema polêmico: as mudanças introduzidas no novo código brasileiro de mineração. O primeiro a tratar do assunto será Sérgio Augusto Dâmaso, diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, DNPM, com a abordagem sobre a importância da criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), que substituirá o órgão com as funções de fiscalizar, mediar conflitos e formular diretrizes para o aproveitamento dos recursos minerais. Na sequência, Carlos Nogueira da Costa Júnior, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, falará sobre o cenário da água mineral no novo Marco Regulatório e os impactos para o setor. Dada a importância do tema, o assunto volta à mesa de debate no último dia do evento, com a palestra de Ricardo de Oliveira Moraes, superintendente do DNPM de São Paulo, que coloca em pauta se há real necessidade de um novo Código de Águas Minerais. Também no encerramento do Congresso, outro assunto merece toda a atenção: a questão da sustentabilidade ambiental e reciclagem de PET no Brasil, que será abordada por Auri Marçon, presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET). A discussão ganha especial relevância em um

Eventos paralelos Outro atrativo do Congresso é a realização da Expo-Abinam’2013, tradicional vitrine de novidades e tendências das empresas fornecedoras de produtos e insumos para o mercado de águas envasadas. Também o Water Bar confere diferencial ao evento, já que é um ponto de encontro e descontração para os participantes degustarem e conhecerem as novidades e lançamentos de produtos. Ponto alto do programa, a entrega dos prêmios Waldemar Junqueira Filho, Fraterno Vieira de Jornalismo e a premiação de Qualidade NSF, destinada às indústrias do setor certificadas pelo órgão internacional em 2012, conferem às empresas a chancela de destaque e reconhecimento pelo esforço em prol da promoção e desenvolvimento do mercado de águas minerais.

momento em que as empresas brasileiras dos mais diversos setores, inclusive o de águas minerais, têm de se adaptar às exigências da lei federal que instituiu a Logística Reversa. A norma estabelece a obrigatoriedade de procedimentos para gerenciar e operacionalizar a coleta e o retorno de produtos e materiais ao setor empresarial, após sua venda e consumo. Tendências e modernização do setor Entre outras abordagens igualmente relevantes, ganha destaque ainda no primeiro dia, a conferência sobre as perspectivas atuais e futuros desafios da indústria de águas minerais, de Annick Moreau, diretora de Assuntos Científicos e Regulatórios da Danone Waters, França. Uma oportunidade para acompanhar as tendências do mercado internacional e os desafios para a gestão das empresas. No segundo dia do Congresso, o programa dá ênfase a processos e conteúdos voltados para o aprimoramento e modernização do setor, com as apresentações do professor Ricardo Pastore, coordenador de Pós-Graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), sobre marketing de varejo, e de Lincoln Seragini, presidente da Seragini Design e Engenharia de Embalagens, que mostrará como o branding design pode criar valor para o produto água mineral.

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.