Page 1

vipsul_37.indd 1

01/06/2013 00:16:30


vipsul_37.indd 2

01/06/2013 00:16:32


Sumário | JUNHO EXPEDIENTE

Wrley Remy,

EDITORA REVISTA VIPSUL CAPIXABA CNPJ: 11.314.570/0001-72 SUCURSAIS Muqui-ES / Cachoeiro de Itapemirim-ES Marataízes-ES / Mimoso do Sul-ES Guaçuí-ES / Jerônimo Monteiro-ES Rio Novo do Sul-ES DIRETOR GERAL Wrley Remy A. B. de Oliveira rvipsul@gmail.com DIRETOR EXECUTIVO DO LITORAL: BeƟnho Cel: 9883-4207 CONSULTOR JURÍDICO Dr. Jardel Luciano Dr. Fábio Mauri VicenƟ DIAGRAMAÇÃO Adilson Amaro Junior FOTÓGRAFA Erika Medeiros PERIODICIDADE Mensal DISTRIBUIÇÃO “Sul do Espírito Santo” Comercial de Jerônimo Monteiro Nabi (28) 9972-6205 Comercial de Cachoeiro Mirian Oliveira (28) 9975-9500 Andréa Tavares (28) 9945-9505 Poliana (28) 9901-4792 Comercial de Castelo / Venda Nova / Conceição do Castelo Maria Jordânia * Todos os arƟgos publicados aqui são de inteira responsabilidade de seus autores. * A empresa Vip Editora está a disposição para aqueles que querem realizar seu sonho de fazer uma revista, jornal, gibí, livros etc..., aqui a flexibilidade, qualidade e interesse em atender bem é a nossa meta.

vipsul_37.indd 3

S U M Á R I O

Diretor Geral

CAPA

LAZER

Descanso Merecido

RORAIMA Filho exemplar

ESPAÇO VIP Mirian Oliveira

BELEZA Pele

SAÚDE

Inauguração

SOCIAL VIP

Mimoso do Sul-ES

GUAÇUÍ Ações

JERÔNIMO MONTEIRO Encontro

MUQUI

Solidariedade

GASTRONOMIA Receita

04 06 09 11 12 15 17 19 20 22

01/06/2013 00:16:34


vipsul_37.indd 4

01/06/2013 00:16:35


vipsul_37.indd 5

01/06/2013 00:16:36


RORAIMA | Filho exemplar

O carinho de um filho para com seu pai EM 1989

o sr. Elias Romildo que morou a quase 20 anos em Boa Vista-RR aposentou do exército brasileiro e retornou para sua cidade natal (Muqui-ES), e que trouxe toda sua família para então se adaptarem a seu novo endereço (ES), mas, que o filho mais velho o Jordão Romildo não aceitou muito a sua vinda para Muqui, alegando que o município era muito pequeno e não oferecer muitas oportunidades de trabalho para os jovens, e foi por isso que o mesmo retornou com apenas 17 anos com a cara e a coragem para sua cidade natal (Boa Vista-RR). Todos os familiares admiraram tamanha coragem de Jordão Romildo em ter voltado sozinho e Deus para aquela capital tão distante do ES, um lugar extremamente perigoso para um adolescente que também estaria sem a presença de seus pais e irmãos (muita coragem desse menino). Tamanha foi à bravura deste jovem com sede e vontade de vencer na vida após algum tempo e de tanto apanhar na escola da vida, acabou conhecendo uma funcionária federal (Francineide), e acabaram se casando e constituindo uma família o qual deu lindos frutos (seus filhos: Yordânia e Yam). Após 20 anos e muito bem instalado em Roraima e agora pai de família e avô, Jordão descobre que seu pai uma pessoa que mais ama nesse mundo, se encontra debilitado em cima de um leito (cama), e Jordão ao saber do verdadeiro estado patológico do pai se comove e “chora” tendo o dever agora de retornar ao Espírito Santo e fazer uma visita prolongada para ficar perto do pai que não media esforços para ver o sucesso não só de Jordão, mas, como os outros filhos. Uma das coisas que comoveu os jornalistas da Revista VipSul Capixaba foi ver Jordão acariciando seu pai tentando conversar com palavras singelas de afeto e amor, e o Sr. Elias ali com os olhos fixos em seu filho e lacrimejantes sem poder responder uma só palavra mas entendendo todas as indagações, aquilo ali nos faz perceber o quanto uma pessoa que não responde por ordens verbais pode sentir tanto, e o quanto é importante a família se fazer presente nessas horas tão “cruciais” daquele ente querido que tanto contribuiu para uma sociedade, no caso do Sr. Elias um homem do bem que nunca destratou ninguém, e que sempre será querido por todos que tiveram a honra e a oportunidade de conhecê-lo – “Um Anjo de Deus”.

vipsul_37.indd 6

Jordão, somente uma pessoa que ama muito seu pai é que poderia vir de tão longe para se ajuntar ao restante dos irmãos e, poder compartilhar esse momento tão doloroso e ao mesmo tempo especial ao lado daquele pai herói que todo filho gostaria de ter ao lado. Parabéns Jordão! E, volte para Roraima tendo em mente que sua missão foi cumprida, e espalhe para seus filhos e netos o grande exemplo de homem pai e avô que eles tiveram um dia.

“ Pai...pensamentos de carinho são emanações de Amor, e podem ser sentidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar, até mesmo por aqueles que nunca conheceram você...”

01/06/2013 00:16:38


vipsul_37.indd 7

01/06/2013 00:16:40


vipsul_37.indd 8

01/06/2013 00:16:41


vipsul_37.indd 9

01/06/2013 00:16:43


vipsul_37.indd 10

01/06/2013 00:16:44


Pele | BELEZA

Por Rayana Lopes – Esteticista Graduada

Cada pele um cuidado VOCÊ SABE qual o seu tipo de pele? Aliás, já se perguntou se os produtos que você utiliza são os mais apropriados para o seu biotipo cutâneo? De nada adianta cuidar diariamente da pele se não souber usar os produtos adequados a mesma, sendo que o melhor creme não poderá fazer o efeito que promete em sua pele, justamente pelo fato do produto não ser indicado para o seu biotipo cutâneo. A maioria das pessoas não tem a mínima idéia de como é a sua pele, das suas necessidades, dos cuidados diários necessários, e produtos corretos para o seu uso. Por isso, vamos falar um pouco sobre os tipos de pele que existem, para que assim, cada um(a) possa identificar o seu e passar a fazer uso de produtos mais específicos. Lipídica ou oleosa É muito encontrada em adolescentes e jovens. É caracterizada pela produção excessiva de sebo (oleosidade), pois a glândula sebácea está mais ativa produz excessivamente oleosidade na pele, deixando propícia a formação de cravos e espinhas. Ela apresenta poros dilatados e oleosidade em toda face.

Alípica ou seca É caracterizada pela diminuição da atividade da glândula sebácea(responsável pela produção de oleosidade da pele) e não podemos esquecer que os fatores externos (poluição, fumo, frio, excesso de sol, etc) contribuem bastante por sua aparência áspera, sem brilho e com pouca elasticidade.

É de grande importância ter cuidados diários com nossa pele para mantê-las cada vez mais bonitas, saudáveis e jovens. A limpeza, tonificação e hidratação são etapas importantes para qualquer tratamento de rosto independente do tipo de pele. Para você não errar na hora de comprar seus produtos, preste atenção nestas dicas: Os hidratantes na forma de creme são ideais para peles secas e normais, pois o creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Já os hidratantes com veículo em gel, spray, de textura fluida, não comedogênicos, livres de óleo, são indicados para as peles oleosas ou mistas, pois permitem que a pele respire, não a deixando com uma sensação pegajosa, e não obstruindo os poros, evitando assim o aparecimento de cravos e espinhas.

vipsul_37.indd 11

Eudérmica ou normal Esse é o tipo de pele que todo mundo gostaria ter, na qual nosso órgão (a pele) está funcionando na medida correta, possuindo o equilíbrio perfeito da sua hidratação e oleosidade. Seus poros quase não são visíveis e possuem uma textura lisa e aveludada.

Mista Neste tipo de pele existe uma diferença entre pontos da face. Nas regiões de testa, nariz e queixo (conhecida por zona T), existem um excesso de oleosidade e nas demais regiões ela se apresenta normal ou seca.

A loção tônica é indicada para todo tipo de pele, sendo que as loções com ações adstringentes são mais indicadas para as peles oleosas, pois ajudam a controlar a oleosidade e fechar os poros. Seja qual for o biotipo cutâneo ou o tratamento que esteja sendo realizado, não se deve esquecer que a alimentação exerce um papel muito impor tante. Espero poder ter esclarecido algumas dúvidas sobre o assunto abordado e até a próxima matéria.

01/06/2013 00:16:46


SAÚDE | Inauguração

Biofórmula Manipulação: Agora é qualidade em dobro para você Os laboratórios possuem uma infra-estrutura moderna, com equipamentos de última geração, um amplo estoque de matérias primas e um rígido controle de qualidade do produto acabado. A Biofórmula possui a presença do profissional farmacêutico em horário integral com uma equipe de profissionais altamente treinados de forma a garantir a excelência na produção dos seus medicamentos. E mais, com ótimos preços, o que proporciona mais economia e maior facilidade de adesão ao tratamento aos seus clientes. Venha conferir... Na Biofórmula o atendimento é personalizado e o cliente tem a certeza de que a fórmula prescrita será entregue no prazo combinado e com a marca de qualidade BIOFÓRMULA.

A BIOFÓRMULA Manipulação inaugurou no último dia 13 de maio a sua mais nova filial na cidade de Muqui, uma Farmácia conceito feita sob medida para você que procura por um serviço de manipulação personalizado e diferenciado. Temos o compromisso de oferecer a mais alta qualidade em manipulação de medicamentos e produtos cosméticos.

VipSul Capixaba

vipsul_37.indd 12

12

Faça-nos uma visita e confira as novidades para a sua saúde e bem-estar. Você tem a receita, nós temos a fórmula.

www.maratimba.com

01/06/2013 00:16:47


vipsul_37.indd 13

01/06/2013 00:16:49


vipsul_37.indd 14

01/06/2013 00:16:51


Fotos: Erika Medeiros

Concurso de Beleza | MIMOSO DO SUL

Candidata a Rainha Vip Mimosense 2013 SERÁ UMA NOITE aImperdível!! 08 de junho no Divan Cerimonial de Mimoso do Sul as 22h00, e logo após esse grande concurso de beleza onde Paula Vivas também estará desfilando, teremos um Super Show com o melhor do sertanejo universitário com a dupla que é maior sucesso nas noites de Vitória – Alex e Alencar. CONHEÇA UM POUCO MAIS UMA DAS CANDIDATAS AO TÍTULO 2013

Paula Vivas

Idade: 14 anos Hobby: Fotografar Gênero Musical: Eclética, gosto de tudo um pouco! Filme: O Menino do Pijama Listrado Atriz ou Ator: Zac Efron Time: Vasco da Gama

Um Sonho: Tornar-me uma Über Model Uma Mania: Me maquiar, não saio sem uma produção! O que mais admira em um ser humano: Carisma e Educação Uma Frase: “Se você pode sonhar, você pode fazer” Walt Disney www.maratimba.com

vipsul_37.indd 15

15

VipSul Capixaba

01/06/2013 00:16:55


vipsul_37.indd 16

01/06/2013 00:16:57


Ações | GUAÇUÍ

Pronto Socorro de Guaçuí vai realizar cirurgia de urgência GOVERNO DO ESTADO aprovou a implementação de cirurgia de urgência no Pronto Socorro de Guaçuí que será realizada na Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí, nos próximos dias. Durante uma reunião realizada dia 19 de abril, foi assinado um termo de compromisso para garantia de acesso que foi assinado pelo Coordenador Estadual de Urgência e Emergência, Carlos Roberto Guerra, a Prefeitura de Guaçuí, secretários de saúde da região e o Provedor da Santa Casa Renato Pinho. No termo, a Santa Casa assume compromisso para usuários do SUS em urgência cirúrgica atendendo os municípios de Alegre, Apiacá, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Irupi e Iúna. Em contrapartida, o governo vai investir recursos no hospital para a realização de todos esses procedimentos. A homologação do termo aconteceu no dia 9 de maio, no auditório da Superintendência Regional de Saúde em Cachoeiro. Para o provedor do hospital de Guaçuí, Renato Pinho, a novidade é o inicio de um novo tempo a ser vivido na Santa Casa. “Às vezes tomamos decisões que somos incompreendidos, a adesão do Pronto Socorro foi uma dessas decisões, mas aos poucos corrigimos falhas e temos certeza que pela gestão da Santa Casa o paciente tem mais acesso a saúde pública de qualidade. Queremos ser referência em cirurgia no Caparaó, estamos saindo na frente de muitos municípios. Queremos agradecer ao Governo do Estado e ao município pela confiança”, comentou Renato. O Coordenador Estadual de Urgência e Emergência deixou claro que a decisão foi do próprio Secretário de Saúde Tadeu Marinho, que sabe das dificuldades da região. “Vamos renovar a contratualização e dar todo suporte financeiro para a Santa Casa que vai se tornar referência para

Prefeitura Melhora Iluminação da Cidade A PREFEITURA de Guaçuí, por meio da secretaria de administração vem investindo em melhorias na iluminação pública. Depois do Bairro Vale do Sol receber novos braços de luz com lâmpadas mais fortes, agora é a vez da Praça da Matriz ter sua iluminação reparada. Lâmpadas queimadas estão sendo trocadas e alguns pontos mais escuros estão recebendo novos pontos de luz. Na praça já é possível ver as pessoas frequentando novamente o espaço no período noturno. Antes, o local estava sendo usado até para uso de drogas. As luminárias estão sendo lavadas e recebendo novos fios. A grama e as árvores da praça também estão sendo aparadas. “Não é só para iluminar, mas têm dar segurança as pessoas. A Praça da Matriz é um ponto de lazer do povo. Não é um lugar de uso de drogas e assaltos”, disse a prefeita Vera Costa. Outros pontos da cidade também terão melhorias na iluminação. Foi o que disse o secretário de administração, José Maria de Oliveira. “A rodoviária também será reparada. É uma reivindicação que vamos atender. As comunidades podem aguardar que logo estaremos com nossa cidade iluminada”, finalizou o secretário.

vipsul_37.indd 17

alguns municípios do Caparaó. O estado sabe que é preciso a organização porque a vida dessas pessoas está em jogo”, destacou Guerra, que lembrou da constante necessidade de transferência de pacientes para Cachoeiro. Secretários de outros municípios presentes Os secretários municipais de Saúde de Dores do Rio Preto e de Apiacá também estiveram presentes no evento e assinaram o termo. “Apiacá tem menos de oito mil habitantes e fazemos o que podemos na saúde, mas temos um serviço de atendimento básico e precisamos de um hospital como a Santa Casa de Guaçuí para atender nossos pacientes”, lembrou o Secretário de Apiacá Marcelo Sliti. O diretor clínico da Santa Casa, Alberico Benicá, comentou que a conquista da cirurgia geral já é um grande passo para as mudanças. “Estávamos com a cirurgia geral parada há anos e temos profissionais qualificados para realizar o procedimento. Ainda temos a necessidade de resolução de traumas, mas estamos na expectativa de resolver também este problema”, disse Alberico.

Jogos Escolares de Guaçuí são realizados com sucesso OS JOGOS Escolares de Guaçuí terminaram no último dia 13 de abril e foram quatro dias de competição e muita dedicação por parte dos estudantes atletas. Os jogos ocorreram no Ginásio Municipal Zilton Meireles. As equipes vencedoras agora vão disputar a fase regional dos jogos que aconteceu em Guaçuí nos dias 26 a 29 de maio e contou com a presença de vários municípios do sul do estado. O objetivo da Prefeitura de Guaçuí, por meio da Superintendência Municipal de Esporte é que os jogos vão além da competição. O rendimento também visa à parte pedagogia, a formação do cidadão através da disciplina, do companheirismo, do trabalho em equipe e dos fatores gerados pela prática esportiva. Saiba as escolas que foram vencedoras da fase municipal e que representaram Guaçuí na fase Regional: HANDEBOL MASCULINO JUVENIL - MONSENHOR MIGUEL DE SANCTIS | HANDEBOL FEMININO JUVENIL - MONSENHOR MIGUEL DE SANCTIS | HANDEBOL MASCULINO INFANTIL - COLÉGIO ISRAEL | HANDEBOL FEMININO INFANTIL - COLÉGIO ISRAEL | VOLEIBOL MASCULINO JUVENIL - MONSENHOR MIGUEL DE SANCTIS | VOLEIBOL FEMININO - JUVENIL MONSENHOR MIGUEL DE SANCTIS | VOLEIBOL FEMININO INFANTIL - DEOCLECIANO DE OLIVEIRA | FUTSAL MASCULINO JUVENIL - MONSENHOR MIGUEL DE SANCTIS | FUTSAL FEMININO JUVENIL - MONSENHOR MIGUEL DE SANCTIS | FUTSAL MASCULINO INFANTIL - ANTONIO CARNEIRO | FUTSAL FEMININO INFANTIL - DEOCLECIANO DE OLIVEIRA

01/06/2013 00:16:59


vipsul_37.indd 18

01/06/2013 00:16:59


Encontro | JERÔNIMO MONTEIRO

Ministra-chefe Ideli Salvatti e prefeito Sebastião Fosse.

ACONTECEU no dia 12 de abril, o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas do Espírito Santo, foi realizado no Centro de Convenções de Vitória às 9h. Dos 78 prefeitos convidados, estiveram presentes 60 prefeitos e 09 vice-prefeitos além de secretários e assessores municipais. Inclusive o prefeito Sebastião Fosse, a vice-prefeita Aparecida Giri, secretários e assessores do município de Jerônimo Monteiro, marcaram presença. O governador Renato Casagrande e o vice-governador Givaldo Vieira, também estiveram presentes. Contou-se ao todo 700 convidados.

O Encontro foi realizado por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em parceria com o Governo do Estado. Par ticiparam também deste evento a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e representantes da equipe técnica de oito ministérios para orientarem os novos prefeitos sobre as políticas públicas do Governo Federal. Foram apresentadas orientações sobre os principais programas do Governo Federal nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social, infraestrutura, saneamento básico, habitação e políticas voltadas à modernização da gestão pública. Com objetivo de ajudar os novos gestores no primeiro ano de mandato, em relação à execução dos programas federais e apresentar novas oportunidades de financiamento para os projetos municipais. Inclusive foram montadas oficinas de capacitação e salas de atendimento aos gestores municipais. Este foi o terceiro encontro realizado pelo Governo Federal nos estados neste ano.

Fotos Miguel A. Lima

O município de Jerônimo Monteiro também participa de Encontro estadual com novos Prefeitos e Prefeitas do Espírito Santo

Jerônimo Monteiro Uma cidadezinha muito legal no sul capixaba. Desconhecida por aqui, essa simpática cidade tem paisagens encantadoras que vale ser vista. O município é pequeno, mas produz muita laranja e café. População 11.146 hab. est. IBGE2008

www.maratimba.com

vipsul_37.indd 19

19

VipSul Capixaba

01/06/2013 00:17:01


MUQUI | Solidariedade

Camisa oficial do Fluminense e autografada pelo grande elenco de profissionais do tricolor carioca! APÓS ARBITRAR a partida Fluminense X Friburguense no CT Vale das Laranjeiras em Xerém-RJ, válida pela 2ª rodada da Taça Guanabara/Juvenil 2013, o árbitro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) Deyvid Ramos de Jesus, foi presenteado com uma camisa da equipe do Fluminense. A camisa foi levada à Laranjeiras, sede do Clube Tricolor onde foi autografada pelos jogadores Deco, Rafael Sóbis, Gum, Rhayner, Anderson, Marcos Júnior, Valência... A camisa será entregue a administração do Hospital Maternidade Martagão Gesteira (Hommage) de Muqui para que a mesma seja rifada ou leiloada, e a renda será revertida ao hospital.

O árbitro muquiense Deyvid Ramos de Jesus passando a camisa tricolor para o Administrador Hospital.

O árbitro muquiense Deyvid Ramos de Jesus com o jogador tricolor Rhayner.

TORCIDA TRICOLOR DE MUQUI E REGIÃO, COMPREM A RIFA, AJUDEM O HOSPITAL E BOA SORTE NO SORTEIO!! VipSul Capixaba

vipsul_37.indd 20

20

www.maratimba.com

01/06/2013 00:17:03


vipsul_37.indd 21

01/06/2013 00:17:04


GASTRONOMIA | Receita

Assado de queijo Ingredientes: • • • • • • •

1 copo de leite 1/2 copo de óleo 50 g de queijo parmesão ralado 2 xícaras de trigo 4 ovos 2 colheres de sobremesa de fermento em pó Sal a gosto

Recheio: • • • •

Molho de tomate tipo para pizza pronto 250 g queijo mussarela fatiado Azeitonas Orégano

Modo de Preparo 1. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador | 2. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha | 3. Leve para assar em forno médio | 4. Depois de assado cubra com uma camada de molho de tomate tipo pizza | 5. Por cima do molho coloque o queijo mussarela, salpique orégano e decore com azeitona | 6. Para finalizar coloque no forno mais uma vez para gratinar o queijo

vipsul_37.indd 22

01/06/2013 00:17:05


vipsul_37.indd 23

01/06/2013 00:17:07


vipsul_37.indd 24

01/06/2013 00:17:08

Revista Vipsul Edição 37  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you