Page 1

Projeto de assessoria de comunicação para a Prefeitura de Santa Vitória – MG Darci de FREITAS 1 Indiara FERREIRA 2 Universidade de Uberaba UNIUBE

RESUMO O Projeto de Assessoria de Comunicação para a Prefeitura de Santa Vitória busca reforçar a imagem institucional do executivo com os públicos interno e externo a partir de ações baseadas nas três vertentes da Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

PALAVRAS-CHAVE: assessoria de comunicação; prefeitura municipal; Santa Vitória; comunicação integrada

INTRODUÇÃO A atividade de assessoria de comunicação consiste basicamente no elo entre a instituição e seu público externo e interno, por meio das ferramentas do Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Sua finalidade é difundir informações relevantes à sociedade, firmar uma marca, gerenciar crises, facilitar o acesso de jornalistas às fontes internas de informação, motivar o público interno e externo com ações de comunicação, dentre outras. FRANÇA (2004) aborda o trabalho do assessor de imprensa em diversos ângulos, defendendo a importância da inovação, dentro do âmbito da comunicação, trazendo mudanças com a finalidade de sair do senso comum e assim satisfazer os diferentes públicos. A Prefeitura de Santa Vitória, instituição que será contemplada com o presente projeto, conta hoje com aproximadamente 900 servidores, sendo 220 contratados e o restante efetivos. Os meios de comunicação utilizados não possuem uma estrutura concreta. Os únicos veículos de comunicação da cidade são duas rádios (AM e FM) e um jornal de Ituiutaba, que circula diariamente no município, além das redes de TVs regionais: Globo (Integração), SBT (Vitoriosa), Record (Paranaíba), Cultura (Redeminas) e Band (Band Triângulo). O trabalho de campo realizado mostra que a prefeitura carece de um Departamento de Comunicação para desenvolver as ações que viabilizarão o fortalecimento da imagem da

1

2

Aluno do 8º. Semestre do Curso de Jornalismo da Uniube, e-mail: darcifilho22@hotmail.com

Orientadora do trabalho. Professora do curso de Comunicação Social da Uniube, e-mail: indiara.ferreira@uniube.br


instituição por meio da comunicação interna e externa e relacionamento com as mídias regionais.

2 OBJETIVOS O objetivo do presente projeto é viabilizar a implantação de um Departamento de Comunicação (DeCom) na prefeitura de Santa Vitória, promovendo um forte relacionamento da instituição com os seus diversos públicos (servidores, população e imprensa). Serão trabalhadas ações de comunicação que fomentem o envolvimento tanto dos funcionários, quanto da população, com a prefeitura e seus gestores.

3 JUSTIFICATIVA Principalmente com o desenvolvimento da democracia é necessário que a prefeitura, como um órgão que trabalha a verba pública, tenha um canal de comunicação com a comunidade em geral. A assessoria de comunicação vem de encontro a essa necessidade. Para DUARTE (2007), a assessoria de imprensa serve não só de meio promocional ao governo, mas também garante ao cidadão acessibilidade e inclusão, fomentando a transparência das políticas públicas realizadas na gestão. Neste contexto, a comunicação está apresentada como uma oportunidade, visto que os gestores da organização estão atentos à necessidade da implantação de um departamento profissional. Atualmente, a prefeitura não trabalha com comunicação sistematizada ou estruturada. Está evidente a necessidade de criar canais de comunicação que propiciem o relacionamento não só com a população, mas também com o público interno. GARCIA (2004) expõe caminhos que traçam a relação entre assessorado e imprensa, fomentando a melhor forma para se fazer esse tipo de comunicação e intermédio com a mídia. A autora mostra como a formação do profissional também pode influenciar no desenvolvimento do trabalho. Segundo ela, é primordial que esse profissional acompanhe os avanços tecnológicos e saiba agir em determinadas crises, desde a administração até o resultado final. Ela ainda pontua a responsabilidade social, como forma de se atingir ótimos resultados, como por exemplo, firmar a marca institucional entre os formadores de opinião e os públicos. A criação de projetos focados na transparência, que apresentem as ações da administração municipal como um todo, certamente, cumprirá o papel informativo.


4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADAS Para o desenvolvimento do projeto, foram levantadas informações na prefeitura de Santa Vitória, por meio de estágio realizado no ano de 2009; entrevistas com pessoas ligadas diretamente ao trabalho de comunicação realizado atualmente; consulta e análise de publicações da instituição e das peças de comunicação desenvolvidas pela agência prestadora de serviço (material informativo, peças gráficas, jornais, revistas etc); pesquisa de campo nas prefeituras de Uberaba e Campinas (Departamento de Comunicação). Tais informações deram origem à estruturação de um Departamento de Comunicação, subordinado à Secretaria Municipal de Governo, integrando profissionais das três áreas da Comunicação Social, encarregados por gerir e conceber as ações propostas. Foram criados produtos da comunicação, focados nos públicos interno e externo. Para o público externo temos o jornal oficial (A Voz de Santa Vitória), com o objetivo de levar informações do executivo à população, o programa de rádio (A Voz de Santa Vitória) veiculado nas rádios locais trabalhará os dados de forma leve para prender a atenção do ouvinte. O Departamento de Comunicação estará encarregado de alinhar as campanhas publicitárias que englobam produtos como spots, carro de som, telemarketing, cartazes, panfletagem, dentre outros, conforme as reais necessidades do município. Pretendemos utilizar as mídias sociais (Orkut, Facebook, Twitter) para interagir com os usuários de internet que exploram texto, áudio e vídeo. Haverá também a reestruturação do site da prefeitura, com a implementação de links alternativos para o cidadão apresentar suas críticas, elogios ou sugestões, além da publicação na íntegra dos produtos criados, entre outros. Ainda pensando no público externo, há previsão de estruturação de equipe completa de cerimonial para acompanhar autoridades e proceder com toda a organização e protocolo dos eventos previstos no calendário oficial do município. Para o público interno, criamos o house organ (Servidor em Foco) para que os servidores estejam integrados a partir de suas referências pessoais e informados das ações do executivo que os atingirão diretamente. A reestruturação do site prevê também ícone especial para que o servidor possa se conectar. Também será implantada a Rádio Prefeitura, com uma frequência apenas nas dependências dos prédios públicos, a programação será composta por boletins informativos ao longo do dia de interesse dos funcionários.


5 CONSIDERAÇÕES FINAIS As potencialidades do município deixam evidentes a necessidade de um Departamento de Comunicação (DeCom). A implantação do presente projeto permitirá que os gestores da prefeitura compreendam a vastidão da área da Comunicação Social, a partir dos resultados práticos com a disseminação de ideias que atingirão o público interno e a comunidade em geral. Entre os reflexos imediatos certamente estarão o reforço da imagem institucional e coorporativa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, governo, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.

FRANÇA, Fábio. Públicos: Como identifica-los em uma nova visão estratégica. São Paulo: Yendis Editora, 2004.

DUARTE, Jorge Antonio Menna. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo, Atlas, 2002.

DUARTE, Jorge Antonio Menna. Pesquisa & Imprensa: orientações para um bom relacionamento. Brasília, Embrapa, 1994.

GARCIA, Maria Tereza. A arte de se relacionar com a imprensa. São Paulo, Editora Novatec, 2004.

KOPPLIN, Elisa e FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre,Sagra, 1993.

Paper projeto de assessoria na prefeitura de santa vitória (mg)  

O Projeto de Assessoria de Comunicação para a Prefeitura de Santa Vitória feita por Darcy de Freitas, busca reforçar a imagem institucional...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you