Page 1

Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG 1 Pollyana Cândida da Fonseca Almeida de OLIVEIRA2 Indiara FERREIRA3 Universidade de Uberaba, Minas Gerais, MG

RESUMO O projeto visa à implantação de rádios escola em todos os Colégios Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, objetivando a interação entre pais, alunos e docentes. Por meio de pesquisa realizada com estudantes dos colégios militares e dos princípios da educomunicação, foi elaborada uma programação específica com assuntos de interesses dos alunos e da escola. A proposta é que a veiculação seja diária, no horário do recreio.

PALAVRAS-CHAVE: Educomunicação; Rádio; Colégio Tiradentes. INTRODUÇÃO A Educomunicação chegou ao Brasil há pouco mais de dez anos depois da primeira transmissão de TV no país, que ocorreu em 1950. Na época, não houve receptividade, no entanto, hoje, cabe como disciplina auxiliadora de todas as outras, promovendo a expansão do raciocínio dos alunos frente a dificuldades de outras matérias.

Uma pedagogia dos meios, para ser eficaz, deve inserir-se num projeto amplo de educação, no qual eu destacaria que o essencial é a sala de aula como um lugar privilegiado da educação e a escola como um local de criação e recriação da cultura e da cidadania. (Moacir Gadotti, 2001).

Entende-se que Educomunicação é a prática do futuro, uma experiência que ainda está sendo testada pelos comunicólogos e educadores como forma de ter uma melhor convivência e interpretação do meio escolar. É uma proposta diferente de ensinar e aprender.

1

Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011, na Universidade de Uberaba, Campos Aeroporto, Uberaba- MG 2

Aluna estudante do 8º. Semestre do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Universidade de Uberaba, email: pollyanafonseca@yahoo.com.br. 3

Professora Orientadora: Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba, e-mail indiara.ferreira@uniube.br


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

A Educomunicação consiste em utilizar ferramentas da comunicação para facilitar no aprendizado tanto em sala de aula, quanto no cotidiano. O projeto tem a intenção de criar, por meio da Educomunicação, um modelo padrão de rádio, que pode ser implantado nos 20 Colégios Tiradentes da Polícia Militar do estado de Minas Gerais. Essas instituições educacionais são estaduais, porém, controladas pela Polícia Militar. Com promulgação da Lei Nº 480, de 10/11/49, pelo Governador Milton Soares Campos foi criado no Departamento de Instrução (DI), em Belo Horizonte, o Ginásio Tiradentes da Polícia Militar. O Sistema de Educação Escolar da Polícia Militar de Minas Gerais visa oferecer uma educação de qualidade aliada a uma disciplina consciente e interativa. (Regimento Escolar, 5ª Região da Polícia Miliar, 2008, p.5 e p.6).

É neste ambiente que a Educomunicação, junto aos demais métodos de ensino em andamento, pode formar um elo de ação rumo ao melhor aproveitamento. Os principais formadores de opinião são os professores, por isso, são as pessoas ideais para disseminar a prática da Educomunicação na escola. “Existem distintas vertentes na área da educação para a comunicação, o que compreende desde posturas defensivas, de cunho moralista, até projetos que se caracterizam por implementar procedimentos voltados para a apropriação dos meios e das linguagens da comunicação por parte das crianças e jovens”. (Soares, 2003).

A escola que cria projetos voltados a esta prática proporciona aos seus alunos uma visão crítica que, a curto e longo prazos, pode contribuir com a formação de um cidadão mais atento às questões que afetam sua vida e a vida da comunidade. Atualmente, os jovens são os grandes consumidores de informação e integram a era em que a comunicação é mais questionada e observada. Para este projeto, será utilizada a rádio como ferramenta. Além de aprenderem o funcionamento do veículo, os alunos realizarão entrevistas dentro da escola - com colegas de séries variadas, professores, pessoas da comunidade, visitantes e até mesmo pais. Também farão entrevistas fora do


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

colégio, com intuito de envolver os alunos e a comunidade com os mecanismos da Educomunicação. O procedimento básico do Educom.rádio (Educomuicação pelas ondas do rádio) foi uma estrutura criada para dar suporte a um projeto destinado a atender não a um grupo pequeno de pessoas, com ações desenroladas sob total controle por parte de seus promotores, mas a uma rede de escolas, caracterizada justamente pela complexidade das ações e pela imprevisibilidade das reações de seus membros. (Soares, 2003)

A atenção dos estudantes que se envolverem diretamente com o projeto não será somente para a notícia, mas também conduzida por meio das músicas para veicular na grade de programação, dando-lhes certa autonomia. Será valorizada a liberdade de escolha, ainda que os discentes estejam submetidos ao regimento militar. O professor é o ponto de referência dos alunos que participam do projeto. São eles que irão tirar dúvidas, dinamizar a programação no recreio e, principalmente, ampliar o conhecimento do grupo conforme a Educomunicação. Uma pesquisa desenvolvida pelo NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, junto a um grupo de 178 especialistas de 12 países da América Latina, entre 1997 e 1998, apontou que 47% dos Educomunicadores atuam em escolas, dedicando-se a trabalhos voltados para um melhor conhecimento do sistema de comunicação, desenvolvendo, junto aos alunos, ou junto a outros segmentos da sociedade, trabalhos na linha da leitura crítica da comunicação ou da educação para a comunicação. (Soares, 2003).

Tendo em vista que os estudantes estão cada vez mais multimídia, ou seja, eles estão mais envolvidos com a modernidade tecnológica e adaptados a desenvolver várias atividades ao mesmo tempo, a educação precisa estar preparada para acompanhar essas mudanças. A expressão criada por Mário Kaplun “Educomunicadores" é a definição do novo tipo de profissional que surge. Eles utilizam de iniciativas envolvendo a comunicação e a educação para estimular a participação dos estudantes em sala de aula e também em projetos fora do horário escolar. Esses indivíduos


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

estão cada vez mais requisitados, pois possuem habilidades para trabalhar com jovens e crianças de forma mais interativa. A tendência é que os métodos utilizados na educação sejam constantemente revisados, modificando-se anualmente com intenção de enriquecer o conteúdo aplicado em sala, preparando melhor os alunos para o período pós-escolar. Com esta reformulação, o domínio de algumas mídias e novas tecnologias será um diferencial necessário, não somente em sala de aula, mas também no cotidiano dos jovens. Dessa forma, a educação e a comunicação seguem juntas, sendo dois campos condutores de pensamentos, ideologias e, principalmente, formadores de cidadãos com capacidade de interpretação crítica. Dizer que os termos “comunicação” e “educação” aproximaramse bastante em nosso tempo significa reconhecer, quando o campo de reflexão é a escola, que as experiências videotecnológicas já estão nas salas de aula, malgrado sob a forma de uma “não presença”, pois tanto as crianças como os professores vivem num espaço social mediatizado por mensagens televisivas, radiofônicas, jornalísticas, etc., capazes de provocar alterações nos comportamentos, criar referências para o debate público, influenciar na tomada de decisões, além de revelar, muitas vezes, os próprios limites do discurso pedagógico. (Citelli, 2004).

Mário

Kaplún

(1998)

é

um

dos

responsáveis

pelo

termo

“educomunicação” na América Latina. A prática é usada de acordo com Kaplún pelos alunos como forma de fazer com que eles pratiquem, expressem, falem e não somente absorvam, ou seja, este mecanismo é para que, além de observar, entrem em ação para desenvolver atividades. Soares (1998) é outro teórico que defende esta prática no Brasil e declara que os dois universos competem entre si, com a educação lamentando as opções de sua clientela pelo colorido, agilidade e poder de sedução do mundo das comunicações. Os estudos sobre Educomunicação vêm sendo mais utilizados nas escolas, pois comunicólogos e educadores se misturam para observar o que verdadeiramente melhora tanto na visão dos alunos quanto nas práticas


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

desenvolvidas em sala de aula. Nos últimos 40 anos, vários projetos do gênero foram implantados tanto em escolas quanto em outras instituições, com a finalidade de comprovar a real importância dos alunos terem este conhecimento ainda no período escolar. Sendo assim, é possível colocar a Educomunicação como uma prática capaz de propor o questionamento, a busca pelo conhecimento e a construção de mentes que conseguem interpretar e saber aprender. Seguido por este exemplo de interação e envolvimento com a modernidade é que o blog foi pensado para fazer parte da rotina da rádio. Ele será uma das ferramentas utilizadas para auxiliar os alunos. Todos podem ter conhecimento de tudo que está sendo desenvolvido na rádio, tanto direção pedagógica, quanto administrativa, como docente e pais.

OBJETIVO Mostrar que, por meio das ferramentas da Educomunicação, é possível implantar rádios nos Colégios Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, obtendo a participação ativa dos alunos e do corpo docente.

JUSTIFICATIVA O projeto surgiu pela necessidade de aproximação entre alunos, escola, pais e comunidade. A rádio é um instrumento que possibilitará que os estudantes se interessem pela rotina do colégio, estando bem informados sobre o que acontece no local e à sua volta. Todo o desenvolvimento se dará de forma lúdica e criativa. Para introduzir a prática da Educomunicação poderia ser usada qualquer mídia, no entanto, a que sobressaiu foi o rádio. A viabilidade não se refere apenas pelo baixo custo dos equipamentos, mas também pela facilidade de implantação, tendo em vista a rapidez com que os alunos aprendem os programas apropriados para trabalhar com o áudio e o maior entrosamento com a escola e colegas. Os pais e a comunidade entram como apoiadores e críticos de conteúdo a ser produzido para a rádio, já que a maioria viveu sua juventude durante a fase de ouro do rádio no país. Essa história é uma referência construtiva dos pais para com o trabalho dos filhos, podendo aumentar o estímulo dos jovens.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS Ismar Soares é o pesquisador/escritor referência no que diz respeito à Educomunicação no país e também neste trabalho. Posterior ao estudo de projetos que tiveram orientação direta e indireta de Soares foi elaborado um questionário para 500 alunos de determinados Colégios Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais responderem, com intuito de descobrir o que verdadeiramente esses estudantes desejam desenvolver. O questionário contém dez perguntas com linguajar apropriado para o Ensino Fundamental e outras dez destinadas ao Ensino Médio, já com um vocabulário mais rico. Ambos possuem quatro opções de respostas de acordo com os possíveis interesses dos alunos. Posteriormente, os questionários foram enviados via PA (Painel Administrativo) a quatro diretores, de cidades de diferentes regiões do estado: Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros e Uberaba. Em cada um deles, a pesquisa foi realizada com pouco mais de 10% dos alunos.

Após

analise

dos

resultados

e

seguindo

a

proposta

da

Educomunicação foi desenvolvida a grade de programação a ser implantada dentro dos CTPM.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO Consiste em um projeto que viabilizará a montagem de uma rádio escola dentro de cada Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM). A rádio se chamará TOP MIX CTPM, nome este escolhido por meio de pesquisa realizada entre os alunos de Uberaba e que identifica o colégio. A estrutura da rádio consiste em uma grade de programação de segunda a sexta-feira, no horário do intervalo. As entrevistas realizadas diariamente serão decupadas e postadas no blog da rádio TOP MIX CTPM. O tempo do recreio é de 20 minutos, porém a programação é de 15 minutos, já que os outros cinco ficam destinados ao tempo em que os representantes saem da sala, ligam os equipamentos da rádio e se organizam. Os alunos usarão no dia que forem os responsáveis por tocarem a rádio escola, uma camiseta própria da rádio, com logomarca e também um crachá de


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

identificação. Neste dia, os alunos não irão comer no horário como os outros, eles irão somente ao final do recreio, tendo 10 minutos para lanche. O software utilizado pelos alunos é o ZaraRádio. Cada sala terá suas próprias músicas na pasta, podendo também utilizar outras. Os textos que os alunos irão falar no dia, serão todos impressos com antecedência, assim como as perguntas que serão repassadas aos entrevistados, nos dias que houver. O corpo docente estará constantemente integrado as atividades desenvolvidas pelos integrantes da rádio. São eles que irão organizar e determinar quem serão os alunos representantes, vão corrigir os textos e fazer o intermédio entre os responsáveis pela rádio e os entrevistados. A escolha dos alunos será de acordo com o interesse deles em participar do projeto, caso seja mais de dois alunos interessados na turma haverá sorteio. Os quadros serão diários. Há produtos comuns aos estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, são eles: RECADOS DA SEMANA, que reunirá os principais recados daquela semana, como o próprio nome diz, podendo ser dos professores, alunos, direção e também alguma data comemorativa.

O quadro EU E O MESTRE será de entrevistas com os

docentes dos colégios focando em temas que estejam em evidencia na semana. A GENTE É TOP traz uma proposta diferenciada. Como a cada semestre, dois alunos de cada turma são escolhidos para participar do projeto, ou seja, este quadro prestigiará os demais alunos interessados na rádio. Um bom aluno que não integra a equipe entrevistará outro estudante do colégio que é reconhecido por algum talento: esporte, arte da pintura, teatro e dança, ou seja, um personagem considerado TOP naquela semana. Foram elaborados ainda quadros específicos, conforme a faixa etária dos estudantes: Ensino Médio – No quadro COMUNIDADE NA ESCOLA, os alunos convidarão um representante da comunidade para debater assuntos que acontecem em seus bairros, podendo também ser o espaço que os pais terão para se aproximar mais do ambienta escolar. Já no MIX DO ESPORTE, os alunos realizarão entrevistas com personalidades do esporte, podendo ser aqueles de maior destaque dentro do colégio, na cidade ou até mesmo no país. Também comentarão sobre a tabela


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

de campeonatos, jogos do fim de semana. No quadro ESPECIALISTA NA TOP, os repórteres entrevistarão um especialista referente aos principais temas que estiveram em evidência na mídia durante o mês. Os quadros específicos do Ensino Fundamental são MIX DO BABADO, que apresenta o estilo curiosidade alternativa, pode evento da semana, história de fim de festa, resultado de um confronto esportivo nos bastidores entre outros temas aprovados na reunião de pauta. Quadro O AMBIENTE É NOSSO tem como propósito envolver todo e qualquer assunto que se refere à sustentabilidade, reciclagem, meio ambiente de uma forma geral, podendo ser realizado com entrevista ou apenas com a leitura de notas rápidas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto foi elaborado totalmente de acordo com o Regimento dos Colégios Tiradentes do Estado de Minas Gerais e com princípios da Educomunicação. Direcionamos a proposta para os interesses dos alunos, visando à cooperação do corpo docente do colégio, direção e pais. Observamos ainda as possibilidades e diferença de cada município e de cada unidade do Colégio Tiradentes, com suas respectivas peculiaridades. No CTPM de Uberaba a rádio foi implantada e serve de modelo para as outras unidades, nela os alunos realizaram entrevistas fora e dentro do colégio, com especialistas, atores reconhecidos nacionalmente, educadores e diversas personalidades regionais. Trabalhar o meio de comunicação rádio em um colégio militar de acordo com suas limitações é uma experiência capaz de proporcionar tanto aos docentes, quanto aos comunicólogos o aprendizado aprofundado do real interesse dos jovens e como os conteúdos didáticos podem ser expostos de forma mais prazerosa e interativa.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA ALBUQUERQUE, Michele Rodrigues de; FERREIRA, Luzicléide; NASCIMENTO, Jaquelline. Rádio na escola: implantação de uma rádioescola no Colégio da Polícia Militar, em Juazeiro-BA.

AZEVEDO, Adriana. Escola e Comunicação: O rádio como instrumento de cidadania. Disponível em; http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/13.pdf. Acessado em 25 de agosto de 2010. CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. 3ª edição. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.

LIMA, Alberto Mendes de. Guia de implementação de projeto rádio escolar. Disponível em; http://www.usp.br/nce/manual/paginas/manual1.pdf. Acessado em 26 de abril de 2011.

MARCELO, Adriana Rabelo Rodrigues. Radio na escola: o jornalismo como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem. Disponível em; https://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/8/88/GT6_-_019.pdf. Acessado em 25 de agosto de 2010.

MENEZES, Elenezes. Um Novo campo Entre a Comunicação e a Educação. 2001. Disponível em; "http://www.usp.br/educomradio/midia/arquivos/Educa BR19-11-2001.pdf". Acessado em 04 de junho de 2011. SOARES, Ismar de Oliveira. “Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais”, in Contato, Brasília, Ano 1, M 1, jan./mar. 1999.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

ANEXOS


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

ORÇAMENTO

PRODUTO

QUANTIDADE

VALOR (Unitário)

Computador Qbex c/ Intel® Core i3 540M 4GB 1TB + LCD 15,6" Wide Placa de Som Sound Blaster Audigy 7.1

1

1.000

1

110.00

No-Break APC BE600G-BR 600VA-360W 120V-120V 6 Tomadas

1

193,00

Conexão com Internet

1

74,90 (mensais)

Web Cam Extream Lunar 8 Mega Pixels

1

109,00

Caixa Acústica 2.1 Clone 21007 35W RMS entrada USB/SD Mesa de Som Ciclotron MXM6S - 6 Canais

1

180,00

1

180,00

Microfones Shure SV100 Multi-Purpose de Mão

2

120,00

Fones de Ouvido Lyco LCPRO500 High Performance

2

70,00

Caixas Acústicas PASSIVA CSR CSR 570

3

300,00

1

1.200

TOTAL:

4.304,00

Amplificados de áudio (Potência): Ciclotron DBL2000 - 500W RMS


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

LOGOMARCA RÁDIO TOP MIX CTPM A logomarca da Rádio Top Mix está inserida no blog e em todas as produções gráficas produzidas.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

MODELOS DE CAMISETAS Essas camisetas serão usadas pelos alunos, representantes da rádio, durante suas apresentações no Colégio Tiradentes e também em momentos de entrevista externa.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

MODELOS DE BANNER Este material ficará exposto no Colégio Tiradentes para que todos possam conhecer o projeto.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

MODELO CRACHÁ Cada aluno terá um crachá, para ser usado dentro do Colégio, mas principalmente fora, quando estiverem em entrevista externa.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

CRONOGRAMA DA GRADE DE PROGRAMAÇÃO RÁDIO TOP MIX CTPM ENSINO FUNDAMENTAL

Período de veiculação: Segunda a sexta-feira Horário: Recreio – período de 20 minutos (a programação é de 15 minutos, tendo em vista que os outros 5 minutos se referem ao tempo que os alunos levam para sair da sala, ligar os aparelhos, colocar a programação do dia e receber o entrevistado - quando houver).

*Segunda-feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia, inclusive parabenizando os aniversariantes da semana. RODA MÚSICA (5 minutos): momento que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) QUADRO - RECADOS DA SEMANA (3 minutos): alunos responsáveis por este quadro divulgarão o cronograma semanal do colégio, evitando uso de bilhetes para informá-los referentes a recuperações, datas comemorativas, início e término de etapas, dentre outros inúmeros assuntos que possam envolver a instituição. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (5 minutos): momento em que os alunos lancham. ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (2 minutos): locutores se despedem e reforçam qual a turma responsável pela programação do dia seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)

*Terça- feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) QUADRO - EU E O MESTRE (6 minutos): alunos do projeto convidam algum professor para debater sobre assuntos em evidência na semana. Demais alunos participarão enviando perguntas via blog. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (2 minutos): momento em que os alunos lancham. ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (1 minuto): locutores se despedem e reforçam qual a turma responsável pela programação do dia seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)

* Quarta-feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia. RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) QUADRO A GENTE É TOP (3 minutos): Como a cada semestre dois alunos de cada turma são escolhidos para participar do projeto, este quadro prestigiará os demais alunos interessados na rádio. O repórter por um dia entrevistará outro aluno “TOP” da escola naquela semana, ou seja, outro talento seja do esporte, da arte da pintura, do teatro e até mesmo de dança. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (4 minutos): momento em que os alunos lancham. ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (2 minutos): locutores se despedem e reforçam qual a turma responsável pela programação do dia seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)

* Quinta-feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) QUADRO O AMIENTE É NOSSO (4 minutos): Todo e qualquer assunto que envolver sustentabilidade, reciclagem, meio ambiente de forma geral estará neste quadro, podendo ser com entrevista, sem entrevista. É aberto com objetivo de que o meio ambiente seja trabalhado de forma lúdica. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (1minutos): locutores se despedem e reforçam qual a turma responsável pela programação do dia seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)

*Sexta-feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia. RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) MIX DO BABADO: Naquele estilo curiosidade alternativa, onde os ditos “bafões” podem ser compartilhados. Pode ser aquele evento da semana, ou aquela história de fim de festa, o resultado de um confronto esportivo de bastidores. O quadro estará na grade uma vez por semana, podendo oscilar entre três e quatro minutos. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (3 minutos) ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (2 minutos): locutores se despedem lembrando qual a turma responsável do dia e salientam a turma que iniciará os trabalhos na semana seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

GRADE DE PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DO ENSINO MÉDIO

*Segunda-feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia, inclusive parabenizando os aniversariantes da semana. RODA MÚSICA (5 minutos): momento que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) QUADRO - RECADOS DA SEMANA (3 minutos): alunos responsáveis por este quadro divulgarão o cronograma semanal do colégio, evitando uso de bilhetes para informá-los referentes á; recuperações, datas comemorativas, início e término de etapas, dentre outros inúmeros assuntos que possam envolver a instituição. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (5 minutos): momento em que os alunos lancham. ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (2 minutos): locutores se despedem e reforçam qual a turma responsável pela programação do dia seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)

* Terça- feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia. RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos)


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

QUADRO - EU E O MESTRE (6 minutos): alunos do projeto convidam algum professor para debater sobre assuntos em evidência na semana. Demais alunos participarão enviando perguntas via blog. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (2 minutos): momento em que os alunos lancham. ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (1 minuto): locutores se despedem e reforçam qual a turma responsável pela programação do dia seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)

*Quarta-feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia. RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) QUADRO - A GENTE É TOP (3 minutos): O repórter comandará uma entrevista com outro colega sobre atividades que este participe ou pratique fora do âmbito escolar. Este quadro foi pensado para prestigiar os demais estudantes da escola, já que por semestre apenas dois alunos de cada turma são escolhidos para participar do projeto. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (4 minutos): momento em que os alunos lancham. ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (2 minutos): locutores se despedem e reforçam qual a turma responsável pela programação do dia seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)

Quinta-feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

chamada para os principais assuntos do dia. RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) QUADRO - COMUNIDADE NA ESCOLA (entre 3 e 5 minutos): Espaço onde os alunos convidarão alguém da comunidade para debater sobre assuntos que acontecem em seus bairros. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (2 minutos): locutores se despedem e reforçam qual a turma responsável pela programação do dia seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)

* Sexta-feira (Total 15 minutos) RODA VINHETA DE ABERTURA (15 segundos) ABERTURA DO PROGRAMA (2 minutos): apresentação dos locutores e chamada para os principais assuntos do dia. RODA MÚSICA (3 minutos): momento em que os alunos lancham. RODA VINHETA DO QUADRO (15 segundos) QUADRO – MIX DO ESPORTE (10 minutos): Tendo em vista que aos finais de semana existe maior quantidade de eventos esportivos, os alunos realizarão na sexta-feira entrevistas com personalidades do esporte, podendo ser aqueles de maior destaque dentro do colégio, na cidade ou até mesmo no país. Também comentarão sobre a tabela de campeonatos, jogos do final de semana, realizando até mesmo homenagens a times e atletas que se destacam no meio esportivo. RODA VINHETA DA RÁDIO (15 segundos) ENCERRAMENTO DO PROGRAMA (1 minuto): locutores se despedem lembrando qual a turma responsável do dia e salientam a turma que iniciará os trabalhos na semana seguinte. RODA VINHETA DE ENCERRAMENTO (15 segundos)


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

QUADRO EXTRA QUADRO MENSAL - ESPECIALISTA NA TOP (6 minutos): Repórteres entrevistarão um especialista referente aos principais temas que estiveram em evidência na mídia durante o mês. A duração da entrevista pode ser acrescida em dois minutos para valorizar a vinda do especialista no colégio. O quadro substituirá uma vez por mês o EU E O MESTRE, veiculado na terça-feira.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

LAUDA RÁDIO TOP MIX CTPM Veículo: Rádio Escola

Edição: Luiz Carlos Veríssimo

Programa: Quadro “Eu e o Mestre”

Data: 18/06/2011

Locutor 1: Mirela Beatriz Soares

BGs/Trilhas 1

Locutor 2: Júlio César Alves

Duração: 15’26 minutos

Locutor 3: Magna Aspásia

VINHETA DA RÁDIO TOP MIX

MÚSICA KATY PERRY TEENAGER DREAM

VINHETA DO QUADRO EU E O MESTRE

SOBE BG LOC1

BOA TARDE GALERA. AQUI QUEM FALA É A MIRELA.

LOC 2

BOM DIA GENTE, E AQUI É O JÚLIO.

LOC 1

HOJE É DIA DO QUADRO “EU E O MESTRE”

LOC 2

VAMOS RECEBER A PROFESSORA E MESTRE EM FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LINGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL E PESQUISADORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, MAGNA ASPÁSIA.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

DESCE BG LOC 1

PROFESSORA MAGNA HOJE ESTÁ MAIS FÁCIL DE JOVENS COMO NÓS VIAJARMOS PARA O EXTERIOR// POR CAUSA DAS NOVAS FACILIDADES NA LEI PODEMOS IR ATÉ MESMO SOZINHOS, MAS É CLARO COM A AUTORIZAÇÃO DOS NOSSOS PAIS.

LOC 2

NESTE CASO É MAIS IMPORTANTE AINDA APRENDERMOS FLUENTEMENTE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA?

LOC 3

(MAGNA COMENTA SOBRE ESTA IMPORTÂNCIA)

LOC 1

TEMOS AQUI NO COLÉGIO AMIGOS QUE JÁ ESTÃO PROGRAMANDO VIAGENS PARA O EXTERIOR, QUAL A SUA RECOMENDAÇÃO PRA ELES?

LOC 3

(MAGNA FAZ AS RECOMENDAÇÕES)

LOC 2

ALÉM DAS DICAS PARA QUEM JÁ ESTÁ PROGRAMANDO EM PASSEAR PELO EXTERIOR. QUAL A DICA PARA AQUELES QUE AINDA NEM SE PLANEJAM E CONHECEM SOMENTE A LÍNGUA PORTUGUESA?

SOBE BG

LOC 3

(MAGNA RESPONDE)

LOC 1

PROFESSORA MUITO OBRIGADA PELAS


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

DICAS. LOC 2

E PRA QUEM GOSTOU DA ENREVISTA DEIXE O SEU POST NO BLOG DA NOSSA RÁDIO TOP MIX CTPM.

DESCE BG VINHETA DE PASSAGEM

MÚSICA LUAN SANTANA – UM BEIJO LOC 2

VALEU GALERA POR HOJE É SÓ

LOC 1

AGRADECEMOS A PRESENÇA DA PROFESSA MAGNA E ATÉ A PRÓXIMA.

VINHETA DA RÁDIO MÚSICA LADY GAGA – BORN THIS WAY


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

RÁDIO TOP MIX CTPM Veículo: Rádio Escola

Edição: Luiz Carlos Veríssimo

Programa: “Especialista na TOP”

Data: 18/06/2011

Locutor 1: Júlio César Alves

BGs/Trilhas 1

Locutor 2: Líbia de Sousa

Duração: 15 minutos

Locutor 3: Tiago Pires

VINHETA DA RÁDIO TOP MIX

MÚSICA IVETE SANGALO – NÃO VALE MAIS CHORAR POR ELE

VINHETA DO QUADRO ESPECIALISTA NA TOP

SOBE BG

LOC1

PESSOAL BOM DIA. AQUI QUEM FALA É A LÍBIA

LOC 2

BOM DIA GENTE, E AQUI É O JÚLIO CÉSAR

LOC 1

HOJE É DIA DO QUADRO “ESPECIALISTA NA TOP”

LOC 2

VAMOS RECEBER TIAGO PIRES CHEFE DE SEÇÃO DE AREAS VERDE DO PARQUE DO JACARANDÁ, CONHECIDO COMO BOSQUE OU ZOOLÓGICO.


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

LOC 1

O BOSQUE FOI ASSUNTO NA CIDADE POR VÁRIAS VEZES, MAS NEM SEMPRE FAVORÁVEL.

LOC 2

NO FINAL DO ANO PASSADO UMA CHUVA FEZ UM ESTRAGO ENORME NO BOSCO

LOC 1

TIAGO ESTES ESTRAGOS JÁ FORAM TOTALMENTE RESTAURADOS OU NÃO?

LOC 3

(TIAGO RESPONDE)

LOC 2

DEPOIS DA CHUVA FOI COGITADO A VENDA DO TERRENO QUE HOJE É OCUPADO PELO BOSQUE, DEVINO A CONTRUÇÃO DO NOVO SHOPPING. ESTA POSSIBILIDADE É VERDADEIRA?

LOC 3

(TIAGO RESPONDE)

LOC 1

A POPULAÇÃO SE MANIFESTOU NA PORTA DO BOSQUE CONTRA A POSSSIBILIDADE DA RETIRADA DO BOSQUE. NESTE CASO O MOVIMENTO FEITO PELOS MORADORES DA CIDADE AJUDOU A DECISÃO?

LOC 3

(TIAGO RESPONDE)

LOC 2

TIAGO, MAS E HOJE COMO ESTÁ O ESTADO DO BOSQUE?

LOC 3

(TIAGO RESPONDE)


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

LOC 1

QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO?

LOC 3

(TIAGO RESPONDE)

LOC 2

TIAGO MUITO OBRIGADO PELAS DICAS

LOC 1

E DEIXAMOS O CONVITE PARA QUEM

SOBE BG DESCE BG

VINHETA DA RÁDIO

FERNANDO E SOROCABAVENDAVAL

VINHETA DA RÁDIO

SOBE BG

QUISER VISITAR O BOSQUE É AQUI BEM PRÓXIMO AO COLÉGIO. AGRADECEMOS A PRESENÇA DO CHEFE DE SEÇÃO PELO BOSQUE TIAGO PIRES E ATÉ A PRÓXIMA.

LOC 2 DESCE BG

BRITNEY SPEARS TILL THE WORLD END

VINHETA DA RÁDIO

VALEU GALERA POR HOJE É SÓ


Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, submetido à banca avaliativa, no dia 1º de julho de 2011. Educomunicação - Rádio Escola nos Colégios Militares /MG .

Paper pollyana fonseca  

O projeto da aluna Pollyana Fonseca, visa à implantação de rádios escola em todos os Colégios Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Min...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you