Revista Contraste #03

Page 186

Pesquisa do Instituto Polis “Moradia é central: inclusão, acesso e direito à cidade”, publicado em 2010. Encontra-se disponível em: http:// www.moradiacentral.org.br/ index.php?mpg=08.05.04. [Acesso em: 10 out. 2012].

1

ocupação de terras nos distantes bairros para a terra multiplicada pelas lajes de concreto, uma “terra” que se para o mercado não havia valor, para muitos significava o acesso a bens urbanos e principalmente a formas diversificadas de trabalho em uma pujante área de concentração de comércio e serviços. A partir disto, de fato, inúmeros edifícios transformaramse em moradia para famílias de baixa renda, como o Edifício Labor, o Riskallah Jorge, o Maria Paula, o Fernão Sales, o antigo Hotel São Paulo, entre tantos outros. Estudos indicam que esta mobilização social conquistou a moradia bem localizada para mais de 10 mil famílias1. Pode-se avaliar tal conquista quantitativa de inúmeras maneiras, como uma melhoria efetiva na vida de muitas famílias, ou críticas quanto à diminuta área da moradia e um longo endividamento que compromete as rendas futuras do trabalhador, entre outras. No entanto, é importante apreender o maior significado político da ocupação em si. Neste momento, ao questionarem o descumprimento da função social da propriedade, e até que haja negociação com seu proprietário, não há qualquer forma de pagamento por seu uso. Portanto, enquanto as famílias ali vivem, toda a renda obtida pelo trabalho da família já não segue para o bolso dos proprietários de imóveis ou para os bancos e seus

viagem enorme. A gente já chega no serviço cansado, aí busca a criança na escola pra voltar...fica muito difícil. Pode contar mais sobre sua experiência na ocupação antes de chegar aqui?

186

ALINE: Lá era um terreno onde construiram um monte de barraco, mas logo chegou a polícia e tirou todo mundo. Eu fui morar lá e eu não sabia, mas eles já tinham avisado o pessoal. Quando aconteceu eu estava lá tinha uns três meses, mas eu saía pra trabalhar muito cedo e voltava muito tarde então não tinha contato com os vizinhos e não fiquei sabendo mesmo. E que aqui a gente também não está seguro. A gente fica bem pensativo porque não tem uma certeza. Parece que a prefeitura precisava depositar um dinheiro pro dono do prédio e até hoje não aconteceu isso, então a gente fica com um pé na frente outro atrás, pensativo sobre “pra onde


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.